You are on page 1of 4

12

Antioxidantes e Radicais Livres


O que so os radicais livres e antioxidantes? Radicais livres so molculas instveis, pelo fato de seus tomos possurem um nmero mpar de eltrons. Para atingir a estabilidade, estas molculas reagem com o que encontram pela frente para roubar um eltron.

Uma parte do oxignio que respiramos se transforma em radicais livres, que esto ligados a processos degenerativos como o cncer e o envelhecimento. Deve ser lembrado os radicais livres tambm tem um papel importante atuando no combate a inflamaes, matando bactrias, e controlando o tnus dos "msculos lisos". Os antioxidantes protegem o organismo da ao danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes so produzidos por nosso prprio corpo e outros - como as vitaminas C, E e o beta-caroteno - so ingeridos. Que alimentos tem maior poder antioxidante?:
Anncios Google

Pesquisadores da U. S. Department Comece a perder barriga hoje mesmo Abdomen Definido com Bamboles of Agriculture nutrition center na Tufts www.bambolex.com.br University, em Boston, esto testando quais alimentos tem maior poder Cuide do Seu Corao antioxidante. Para isto, Dr. Ronald A Beneficncia Portuguesa convida: Saiba Mais sobre o Prior e seus colegas, mediram a Infarto Feminino capacidade de absoro de radicais SeuCoracao.com.br/SeCuide livres dos alimentos. O problema Emagrecer que os testes foram feitos com os Perca at 8kg em 7dias x 7refeies Dieta com menos alimentos comprimidos em tubos. de 1000 kcal/dia Eles ainda no descobriram como www.upplastica.com.br/emagrecimento testar o poder antioxidante no corpo humano. Os pesquisadores descobriram que os vegetais e frutas com maior poder antioxidante so os listados na tabela abaixo: Poder Antioxidante Vegetais Repolho Beterraba

Bamboles Adulto Fitness

Pos. 1 2

Frutas Morango Ameixa

3 4 5 6 7 8 9

Pimenta vermelha Brcolis Espinafre Batata Milho . .

Laranja Uva Ma Tomate Banana Pra Melo

Anncios Google

Exerccios fsicos produzem radicais livres? Dr. Kenneth Cooper, em seu livro "Revoluo Antioxidante" (Editora Record, 1994), descreve duas maneiras pelas quais os radicais livres so produzidos durante exerccios fsicos.

Namoro Depois Dos 50


Um relacionamento srio te espera. be2: encontre o amor da sua vida www.be2.com.br

Dieta Para Emagrecer


Conhea Nosso Programa de Dietas. J Ajudamos Mais de 250 Mil Pessoas www.dietaesaude.com.br

Quer Emagrecer com Sade?

Exercite-se na Bio Ritmo. Acesse e Ganhe um Free A primeira est ligada aos exerccios Pass: 15 Dias Grtis exaustivos nos quais h um aumento www.bioritmo.com.br de 10 a 20 vezes no consumo de oxignio no corpo. O enorme bombeamento de oxignio atravs dos tecidos desencadearia a liberao de radicais livres. Para se evitar isto, Cooper recomenda praticar os exerccios entre 65-80% da sua freqncia cardaca mxima.

A outra forma de produo de radicais livres durante os exerccios est ligada ao processo que conhecido como isquemia-reperfuso. Quando os exerccios fsicos intensos so praticados, o fluxo sangneo desviado dos rgos no diretamente envolvidos para os msculos em atividade. Assim, uma parte do corpo ir passar por uma deficincia de oxignio. Ao trmino do exerccio h reperfuso, quando o sangue retorna aos rgos que estiveram privados. Este processo foi associado liberao de grandes quantidades de radicais livres. Verificamos ento a importncia do desaquecimento, ou volta calma.

Ento atletas sofrem mais a ao dos radicais livres? No necessariamente! verdade que pesquisas detectaram que sees de exerccios provocam um aumento na ao dos radicais livres. Mas Edmund Burke, Ph.D., salienta, em sua coluna para o site da Endurox, alguns pontos importantes a se considerar nestas pesquisas. Primeiro que a ao dos radicais livres aumenta apenas temporariamente voltando depois ao nvel normal. Outro ponto importante, geralmente despercebido, que em pessoas bem treinadas o aumento da ao dos radicais livres devido ao exerccio bem menor. Isto se deve ao fato de que atividade fsica regular aumenta os nveis de enzimas que destroem os

radicais livres. Uma demonstrao disto o estudo realizado pela Universidade de Tubingen na Alemanha. Homens treinados e no treinados realizaram um teste de intensidade progressiva em esteira ergometrica at a exausto. O dano ao DNA nas clulas brancas no sangue foi significativamente menor nos homens treinados. Deve-se lembrar que os treinados correram por mais tempo e por isso consumiram mais oxignio (International Journal of Sport Medicine, 1996, 17 : 397-403). Os exerccios de baixa/moderada intensidade combatem os radicais livres? Sim. Segundo o Dr. Kenneth Cooper os exerccios entre 65-80% da sua freqncia cardaca mxima tem importncia fundamental no combate aos radicais livres. Sem eles as defesas internas de seu organismo contra os radicais livres ficam fragilizadas.

Que quantidade de vitaminas devemos ingerir para combater os radicais livre? A maior parte dos mdicos e nutricionistas segue as recomendaes de quantidades dirias de vitaminas (RDA) do departamento de agricultura do governo americano (U. S. Department of Agriculture). Entretanto as superdoses de algumas vitaminas tm o aval de pesquisadores de renome como o cientista americano Linus Pauling, Prmio Nobel de Qumica em 1954 (e da Paz oito anos mais tarde). Pauling se auto prescreveu 10 gramas dirios de vitamina C, equivalentes a duzentos copos de suco de laranja. J o Dr. Kenneth Cooper recomenda um coquetel antioxidante dirio a base de vitaminas para combater a ao danosa dos radicais livres. O beta-caroteno uma espcie de vitamina A desmontada que o corpo s monta quando tem necessidade. Seno, elimina suas sobras, o que no faz com a vitamina A que altamente txica. Por isso, cuidado para no adquirir suplementos de vitamina A, mas sim de beta-caroteno. Na verdade, nebulosa a rea entre o necessrio sade e os excessos nocivos. Os adversrios das megadoses argumentam que o corpo humano no precisava mais do que poucos miligramas de vitamina C por dia, sendo o excesso eliminado pela urina. O mdico americano Stephen Lawson, diretor do Instituto Linus Pauling de Pesquisas, rebate dizendo que a vitamina C leva seis horas at ser eliminada, de modo que durante esse perodo ela fica ativa, circulando pelo sangue. Sendo assim a melhor estratgia ao se tomar suplemento de vitamina C fracionar a ingesto em doses menores ao longo do dia. O Instituto Nacional do Sade, nos Estados Unidos, revelou que o hbito de comer vegetais ricos em vitamina C diminui 13% o risco de enfartes. Se esse bom hbito for somado a comprimidos da mesma vitamina, a incidncia despenca 37%. No se sabe a dose extra exata para se obter esse efeito preventivo. Mas a dvida no apaga o fato: 37% menos chance de se morrer do corao.

Com relao vitamina E, Liz Applegate , nutricionista consultora da Runner's World, lembra que vrios estudos j demonstraram que a ingesto diria de 400 UI protege os atletas dos danos oxidativos provocados pelo treinamento de longa distncia. Como nutricionista ela adoraria afirmar que possvel obter 400 UI pela alimentao mas reconhece que isto muito difcil.

You might also like