You are on page 1of 3

Projeto de estudo para concursos pblicos

Postado em: 2 de julho de 2013

O meu amigo e professor Alessandro Sanchez teve publicado um artigo bastante interessante com o ttulo acima no respeitoso e especialista jornal JC Concursos. Seguem 10 dicas para montar um projeto de estudo: 1) Avalie suas prioridades. este o momento de analisar qual a carreira escolhida, lembrando que dentre as carreiras jurdicas, algumas delas exigem a aprovao no Exame de Ordem, o que no pode ser um impeditivo em sua vida, caso o resultado desta avaliao aponte para este sentido. Em nosso pas as palavras de Ayrton Senna tem muito valor e no para menos, eis um exemplo de prioridade em suas palavras: Se voc quer ser bem sucedido, precisa ter dedicao total, buscar seu ltimo limite e dar o melhor de si. 2) Enfrente as presses. A presso para a aprovao grande, sabemos disso. Tal presso s vezes vem dos pais ou dos amigos. A maioria dessas pessoas tem boa inteno, mas geralmente no conseguem ajudar muito a resolv-lo e alguns at parecem fazer para aumentar essas dificuldades. Reconhea e respeite os sentimentos deles, sem sacrificar seu direito de viver de acordo com seus prprios padres. Ainda que no resolva o problema, uma boa conversa antes de iniciar os estudos pode minimizar bastante os conflitos e ajudar em mais essa empreitada. Mantenha o esprito tranquilo e enfrente a presso. Os obstculos existiro, mas pensem nas palavras de Henry Ford Obstculos so aquelas coisas assustadoras que voc v quando desvia seus olhos de sua meta.

3) Tempo de estudo. V com calma, embora tambm saibamos que no se trata de um objetivo fcil, de maneira que gradativamente, possa aumentar o tempo de estudo, assim o crebro assimila melhor a matria, a no ser que j esteja acostumado a estudar um grande nmero de horas diariamente. Comece com uma meta alcanvel e aos poucos aumente o tempo de estudo dirio, organizando as matrias do edital, separando o material e deixando tudo organizado esperando o tempo que reservou para o estudo. A disciplina significar o momento em que voc conquistar a si prprio, isso vai te dar nimo pelo fato de respeitar as suas vontades, os seus sonhos e respeito o seu padro de estudo como bem orienta Blaise Pascal: Quando lemos demasiado depressa ou demasiado devagar, no entendemos nada. 4) Tempo de recreao. Aps determinado tempo de estudo semanal, a produtividade certamente cair, e isso muito justo. Reserve em sua programao um tempo para exerccios fsicos, seja uma caminhada, uma partida de futebol, musculao, isso vai trazer um melhor trabalho intelectual, e posso garantir, em curto prazo de tempo. Scrates adverte: No est ocioso apenas aquele que no faz nada, mas tambm aquele que poderia fazer algo melhor. 5) Motivao. Se estiver nesse projeto porque sabe o que quer, sendo que jamais deve dizer frases como no gosto de estudar; as coisas no do certo pra mim; as chances so poucas. Colabore. Se tiver um propsito definido, perceber que os hbitos e habilidades necessrias a um estudo eficiente no demoram a aparecer. Entenda como fator motivador a ideia de que aprender timo e isso enriquecer a sua vida e quanto mais se l e aprende, mais fcil se torna ler e aprender. Lembrem-se: Somos feitos da mesma matria de nossos sonhos como Shakespeare. 6) Fazendo um horrio de estudo. Voc a nica pessoa capaz de montar seu horrio e grade de estudo. Cuide de destinar mais tempo s matrias que considera difceis; diversifique as matrias de estudo; se assistiu uma aula, estude o mais prximo possvel de seu trmino. Sempre reveja o seu horrio. Ouse conquistar a si mesmo Nietzsche. 7) Persistncia. Defina o tempo de estudo e se tiver problemas com concentrao, comece por tornar curtos estes perodos, programando descanso em intervalos previstos e quando estiver estudando, no faa nada que no seja estudar, sendo muito vlido escolher um bom lugar, buscando sentar-se reto em uma mesa ou escrivaninha e jamais deitado ou sentado na cama, em lugar bem iluminado, certificando-se finalmente de que todo material est a seu alcance. A vitria cabe ao que mais persevera.- Napoleo Bonaparte.

8 ) Identificando e corrigindo suas fraquezas. Lembre-se de coisas que o impea de estudar com eficincia e as enumere. Aps enumer-las, trate de mudar determinados hbitos relacionados a essas fraquezas sempre que estudar e ento perceber, pouco a pouco, que capaz de obter sucesso por seus prprios hbitos. Ainda que algum medo paire sobre ti vale lembrar as palavras de Rocky Balboa: Quando temos medo de nosso adversrio, nos esforamos muito mais. 9) Aprendendo com as provas. Faa simulados de provas anteriores, verificando o resultado com a finalidade de corrigir seus mtodos de preparar-se para os exames. O que as vitrias tm de mau que no so definitivas. O que as derrotas tm de bom que tambm no so definitivas. Jos Saramago 10) Como obter ajuda. Aproveite a era da comunicao eficaz e pea ajuda para vdeos, pesquisas e dicas na internet, bibliotecas e se for o caso, matricule-se em um curso onde possa ser ajudado a se disciplinar nesses estudos. Finalmente gosto de pensar em Deus e no estou falando de religio, alis citarei aqui um grande vencedor que fazia do mesmo modo, como segue: Deus Grande, Deus forte, quando ele quer no tem quem no queira. Ayrton Senna

Os comentrios esto fechados.

You might also like