You are on page 1of 11

Empreendedorismo

Plano de marketing

Objetivo da Aula
Apresentar o plano de marketing e estudar os 4Ps do marketing. Analisar o produto, praa, preo e promoo dentro dos critrios e abordagem do marketing.

Para que o plano de negcios se torne um sucesso preciso conhecer o mercado, para isso necessrio fazer uma pesquisa e procurar informaes sobre o mercado em que a empresa est inserida. Os mercados a serem pesquisados e normalmente necessrios para o plano de marketing so: o mercado fornecedor, o mercado concorrente e o mercado consumidor. Market, em ingls, significa mercado. O marketing significa o mercado em movimento. Quando fazemos um estudo de marketing, estamos acompanhando esse movimento, isso quer dizer que acompanhamos quando aparece um novo concorrente, uma alta de preos, uma mudana de mercado. O mercado no para e estamos sempre nos transformando e nos adaptando a ele. O plano de marketing ajuda o empreendedor a encontrar as necessidades do consumidor e tambm a entender a melhor forma de satisfaz-las. O plano de marketing no esttico, afinal o mercado no para e o empreendedor deve estar atento e usar os melhores mtodos para ficar atualizado. Para Chiavenato (2004), marketing pode ser considerado como aes que precisam ser tomadas para criar produtos/servios e coloc-los no mercado, no local, preo, quantidade e prazo. O principal foco do marketing o cliente.

Aula 15 pg 139

Empreendedorismo

Veja a figura 01 ao final desta aula.

Quando o empreendedor elabora o plano de negcios, j procura determinar qual ser o principal atributo de mercado para atender ao cliente. O atributo poder ser qualidade, preo ou prazo.

Os 4Ps do marketing
Para elaborar o plano de marketing, o empreendedor deve utilizar uma ferramenta do marketing chamada 4Ps (saiba mais sobre o assunto ao final da aula) e que tem como base: Produto, preo, praa, promoo. O empreendedor tem de encontrar a relao adequada entre esses componentes para obter eficincia e eficcia. Se o plano de marketing for muito bom em dois ou trs pontos, mas falharem em um deles poder no ter sucesso no negcio.

Produto

Produto/servio aquilo que tem valor de troca para a empresa que o fabrica. O produto precisa ter um posicionamento perante o mercado e para isso necessrio conhecer os produtos ou servios similares ao ofertado pela empresa. Um produto deve ser analisado pelo seu design e inovao. O design pode ser padro, como os j existentes no mercado, ou inovador. As empresas tm buscado a mudana dos seus produtos para manterem-se competitivas dentro da rea em que atuam.

Aula 15 pg. 140

Empreendedorismo

Preo

Existem empresas que consideram o preo a melhor estratgia de competio no mercado, mas a relao preo e lucratividade muito grande. Sendo assim, necessrio rever todos os custos e variveis para que a alterao de preo no seja um grande problema. Mesmo que o consumidor considere que o preo mais barato muito bom, podemos tambm considerar que esse mesmo consumidor ir dizer que o preo mais alto pode ser um indcio de qualidade. O preo deve estar de acordo com o mercado em que o empreendedor est atuando com seu empreendimento. O preo tambm pode estar de acordo com a demanda, ou seja, maior demanda ou mesmo uma diminuio da oferta pode ocasionar a alta do preo. Caso ocorra a reduo da demanda ou mesmo um aumento da oferta, poder ocorrer uma queda de preo. Para se estudar o preo necessrio saber que h tambm o custo e o valor. Para produzir um determinado item ou mesmo para prestar um servio temos os custos fixos e variveis. J, o valor so os benefcios que o cliente percebe no produto ou servio (qualidade, prazo etc.).

Praa

onde est localizado o seu produto/servio em relao logstica de distribuio e localizao fsica para atender ao mercado consumidor. Aqui determinamos a facilidade de encontrar o produto/servio pelo consumidor, pois para que ocorra a venda deve haver disponibilidade do produto. Para que isso acontea necessrio escolher os pontos de venda ou as melhores formas de distribuio. Todo empreendedor deve contemplar, em seu plano de negcios, o local de instalao de seus produtos e para isso necessrio que conhea onde esto os clientes. Uma melhor forma de descobrir o melhor lugar para sua empresa colocar-se no lugar do cliente e s ento focar no espao escolhido. Nessa fase analise tambm os pontos fortes e fracos de cada uma das escolhas de local.

Aula 15 pg 141

Empreendedorismo

Tipos de canais de distribuio

De acordo com Maximiano (2007), nem todas as empresas vendem seus produtos diretamente ao consumidor final. Muitas empresas trabalham com agentes intermedirios, que podem ser varejistas, atacadistas e corretores. Existem quatro formas de distribuio, uma direta e trs indiretas. Distribuio direta ocorre quando o produtor efetua a venda direta ao consumidor final. As formas de acesso so muitas, como por exemplo: internet, telemarketing, catlogos etc. Distribuio indireta pode ocorrer de trs formas diferentes e ter mais de um intermedirio entre o produtor e o cliente final. As formas de distribuio indireta so: A Produtor para varejista para cliente final ou consumidor a forma mais simples de distribuio indireta e a que a empresa tem uma capilaridade maior. B Produtor para atacadista para varejista para cliente final ou consumidor a forma em que a empresa tem apenas alguns grandes atacadistas que se responsabilizam em colocar o produto no mercado por meio de vrios pontos de varejo. C Produtor para vendedor ou corretor para atacadista para varejista para cliente final ou consumidor forma aplicada em alguns mercados ou empresas especficas, em que necessria uma maior especializao na comercializao dos produtos. Na rea de prestao de servios o contato direto para executar o servio torna mais comum a distribuio direta.

Aula 15 pg. 142

Empreendedorismo

Promoo

Com a promoo, a empresa apresenta seu produto ao mercado e faz com que o consumidor queira o produto. por meio da promoo que o ponto, o produto e o preo so divulgados. Uma promoo bem-sucedida quando capaz de aumentar a procura pelo produto ou servio. Embora se confunda promoo com propaganda, na realidade ela uma das formas usadas nas empresas para fazer promoo. Citamos, a seguir, duas formas de fazer uma promoo: Propaganda um meio de divulgao do produto/servio para o consumidor pela comunicao de massa (jornais, televiso, folhetos etc.). Representantes de vendas uma pessoa que conhece o mercado e tem o poder de influenciar o comprador ou o consumidor.

Acesse o ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE para praticar seus exerccios.

Aula 15 pg 143

Empreendedorismo

Saiba Mais
4Ps: um conceito que Jerome McCartht criou no incio da dcada de 1960 e composto de quatro pontos principais: produto, preo, praa e promoo. O estudo dessas quatro variveis passou a compor a estratgia de mercado.

Referncias
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao esprito empreendedor. So Paulo: Saraiva 2005. DORNELAS, Jos Carlos Assis. Empreendedorismo - transformando idias em negcios. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008. PINCHOT, Gifford. Intra-empreendedorismo na prtica: um guia de inovao nos negcios. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2004. CAVALCANTI, Marly. Gesto Estratgica de Negcios. So Paulo: Pioneira, 2001. DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. So Paulo: Cultura, 1999. MAXIMIANO, Antnio Csar Amaru. Administrao para empreendedores. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Aula 15 pg. 144

Empreendedorismo

Figuras
Produto
Nome e marca Funcionalidade Estilo Qualidade Segurana Embalagem Garantias e consertos Acessrios e servios

Preo
Estratgia de preo Preo sugerido de venda ao consumidor Descontos para grandes volumes e atacadistas Descontos para pagamentos antecipados Preos sazonais Grandes embalagens Flexiblidade nos preos

Mercado - Alvo

Praa (distribuio)
Canais de distribuio Cobertura no mercado Escolha de distribuidores especficos Administrao de estoques Armazenagem Centros de distribuio Administrao de pedidos Transportes

Promoo
Estratgia de promoo Propaganda Fora e esforo de vendas Promoes de vendas Relaes pblicas e publicidade Oramento para promoo

Fonte: adaptado de <http://www.netmba.com/marketing/mix/>.

Aula 15 pg 145

Empreendedorismo

Anotaes

Empreendedorismo

Anotaes

Empreendedorismo

Anotaes

Empreendedorismo

Anotaes

You might also like