You are on page 1of 10

Determinao de capital de giro

Determinao do Capital de Giro


Foco da Palestra Orientar e esclarecer os conceitos bsicos para determinao e gerenciamento do Capital de Giro da empresa. Classificar e analisar as fontes e aplicaes de recursos financeiros que determinam a Necessidade de Capital de Giro, o Capital de Giro Prprio e Saldo Lquido de Caixa. Determinar a Necessidade de Capital de Giro atravs do Ciclo Financeiro da empresa. Orientar e demonstrar com exemplos, as principais variveis que aumentam e/ou diminuem a Necessidade de Capital de Giro, o Capital de Giro Prprio e o Saldo Lquido de Caixa. Objetivos desta Palestra Oferecer aos empresrios e empreendedores, conhecimentos sobre a Gesto do Capital de Giro, que propiciem o desenvolvimento das habilidades gerenciais e, atravs disso, as condies para a obteno de melhores resultados econmicos e financeiros em seus empreendimentos. Cenrio atual O sucesso de qualquer empresa depende tambm das condies em que so administrados os recursos diretamente relacionados com o capital de giro. No momento atual, a maioria dos pequenos negcios est encontrando dificuldades para sobreviver em virtude da ausncia de capital de giro prprio para movimentar as atividades operacionais da empresa, e quando conseguido, apresenta altos custos financeiros que comprometem os resultados das atividades. O Capital de Giro nada mais que o valor financeiro do ciclo operacional da empresa, compreendendo as operaes: Comprar, Produzir, Estocar, Vender, Pagar e Receber, isso tudo especfico ao seu segmento, ou seja, Indstria, Comrcio e Servios. Determinar o Capital de Giro significa dimensionar/definir o valor financeiro necessrio que a empresa apresenta para manter as atividades operacionais. A cada dia temos uma nova situao a enfrentar para conseguirmos manter bem o empreendimento e/ou empresa, dessas situaes destacamos algumas que certamente tm afetado em muito a necessidade constante de estar melhor para sobreviver. O Custo financeiro alto, quando do uso do capital de terceiros, por exemplo, reduz o lucro da empresa, e este, sem dvida nenhuma, a melhor fonte de reposio e manuteno do Capital de Giro.
Palestras Gerenciais 27

Determinao de capital de giro

Com o aumento da necessidade de mais competitividade em decorrncia da concorrncia acirrada, tem-se dificultado o giro mais rpido dos estoques, o que representa volumes financeiros que esto "imobilizados", muitas vezes por longos perodos. Por essa razo,torna-se necessrio manter os estoques em nveis adequados, negociar reposio no menor tempo possvel, evitando assim imobilizao de recursos financeiros. Os clientes,de forma geral,esto exigindo prazos maiores para pagar suas compras, em virtude principalmente das condies que o mercado de modo geral vem impondo aos hbitos de consumo e nas condies de compras. Os fornecedores esto diminuindo os prazos concedidos nas compras, tambm com objetivo de melhorar a performance do capital de giro de suas empresas. Por outro lado concordam em ampliar os prazos,desde que sejam aplicados os encargos financeiros. Alguns questionamentos... A empresa perde a condio de continuar existindo, quando no dispe de capacidade para pagar suas dividas, isso conhecido por falncia. Normalmente, as empresas quebram por terem problemas relacionados com a sua liquidez, ou seja, com o seu poder de pagamento. As provveis causas que contribuem para que isso acontea so diversos fatores de carter operacional e decises estratgicas que por alguma razo no deram certo, como por exemplo: Volumes de vendas inadequados; Inadimplncia nos recebimentos; Altos valores de custos e margem de ganhos reduzida em relao s expectativas; Aumento excessivo de concorrncia; Retiradas excessivas e inadequadas de recursos financeiros por parte dos scios - misturar gastos pessoais com o caixa da empresa. Infelizmente, nesse contexto, em virtude dos problemas acima relacionados, o capital de giro da empresa o mais afetado, ficando assim a empresa desprovida de recursos financeiros suficientes para manter a atividade empresarial. Ento, Capital de Giro ... Em uma empresa,capital de giro o conjunto de recursos financeiros formados pela soma dos valores aplicados no caixa e bancos, valores a receber de clientes e os estoques. A identificao desses valores depende das aes de gerenciamento e controles realizados freqentemente sobre elas.

28 Palestras Gerenciais

Determinao de capital de giro

Determinao do Capital de Giro - Valor aplicado O Capital de Giro representa o montante de recursos que a empresa necessita em razo das estratgias planejadas e das caractersticas das atividades operacionais, prazos de produo, tempo de permanncia nos estoques, prazos de recebimentos e pagamentos. comum empresrios dizerem que iniciaram suas empresas sem capital de giro, e por isso se vm em situaes apertadas. Talvez estejam se referindo ao capital de giro formado com recursos prprios, e ento podemos entender dessa fala que na verdade iniciaram somente contando com capital de terceiros, ou seja, prazo nas compras, emprstimos e ou limites de crdito em contas correntes - cheque especial, e a de fato as condies ficam mais desfavorveis, mas, muitas empresas superam e com os movimentos das vendas acabam saldando emprstimos e formando o prprio e necessrio capital de giro, ainda que contando com os recursos de terceiros, outras j no tm a mesma "sorte". As aplicaes de recursos relacionados com o capital de giro so: aumento do estoques, concesso de maiores prazos nas vendas para os clientes etc.. Toda empresa para movimentar sua atividade operacional necessita aplicar recursos no "giro", ou seja, para estocar mercadorias para revenda ou matrias-primas, vender seus produtos/servios a prazo. Fontes de Capital de Giro O montante correspondente ao capital de giro pode ser provido de fontes prprias e/ou de terceiros, entendido por: Fontes de Financiamento do Capital Giro - de onde vem o dinheiro. Aplicaes no Capital de Giro - em que os recursos do giro esto aplicados (caixa e bancos, estoques, contas a receber). E por este entendimento, possvel utilizar informaes da empresa que possibilitem a compreenso da situao em que esta se encontra em relao ao capital de giro, assim como das fontes que esto bancando (financiando) esse montante, e ainda em que os recursos obtidos destas fontes esto afetando resultados, proporcionando foras empresa ou ao contrrio,exercendo presso que na verdade tem comprometido a operacionalizao das atividades. As origens de recursos relacionados com o capital de giro so: aumento de capital por parte dos scios, obteno de novas linhas de crdito, obter junto aos fornecedores maiores prazos nas compras etc.. As fontes que financiam o capital de giro de empresas so: Capital prprio.
Palestras Gerenciais 29

Determinao de capital de giro

Recursos financeiros obtidos de bancos atravs de emprstimos ou descontos de cheques/duplicatas. Lucros acumulados. Recursos financeiros obtidos de terceiros tais como, salrios a pagar, encargos sociais a pagar, impostos a recolher etc. Empresa: Giro Lento O exemplo trazido com dados hipotticos demonstra as informaes necessrias bem como a necessidade da organizao dessas informaes, separando-as em aplicaes e origens, para que se possa proceder s correspondentes anlises sobre o Capital de Giro. Mais detalhes sobre as separaes e outras classificaes sero comentadas nos prximos tpicos. Aplicaes dos Recursos O grupo das informaes correspondentes s aplicaes de recursos representa o valor total do Capital de Giro existente na empresa, no momento em que estiver sendo analisada; a separao dessas aplicaes nos grupos abaixo permite aprofundar e conhecer mais detalhes da composio do Capital de Giro. Aplicao do Giro - Financeiro = corresponde aos recursos aplicados em disponibilidades, ou seja, Caixa e Bancos e representa valores que bancam o dia-a-dia de pagamentos. Aplicao do Giro - Operacional = trata-se de recursos financeiros aplicados na atividade operacional, ou seja, estoques e valores a receber de clientes em virtude das vendas a prazo, e representam as operaes da empresa de Compras, Produo e Vendas. Aplicao no Ativo Fixo - refere-se aos recursos financeiros aplicados no imobilizado da empresa, e que permaneceram na empresa por vrios anos dando condies desta realizar as atividades operacionais. Ressaltamos que estas separaes das Aplicaes dos Recursos em Giro Financeiro, Operacional como tambm no Ativo Fixo tem como finalidade possibilitar as apuraes da Necessidade de Capital de Giro, Capital de Giro Prprio e do Saldo Lquido de Caixa. Origens dos Recursos As origens de recursos so as informaes relativas s fontes de financiamento das atividades operacionais, indicam quem est bancando a empresa. Origens Financeiras - correspondem s fontes de recursos onerosos (geram encargos financeiros), tais como Emprstimos Bancrios, Descontos de Cheques e Duplicatas.
30 Palestras Gerenciais

Determinao de capital de giro

Origens Operacionais - so fontes de recursos no onerosos (podem ter encargos nas vendas a prazo, mas no tanto como os de emprstimo de dinheiro), ou seja, a empresa no paga encargos financeiros na utilizao de tais recursos. Estas fontes referem-se aos Fornecedores, Salrios e Encargos Sociais do Pessoal, e Impostos a Recolher, Comisses etc.. Pode parecer estranho considerar impostos como fonte de recursos de Capital para o Giro, mas se lembrarmos que estes esto inclusos nos Preos de Venda, e que ficam no caixa da empresa at o momento de serem repassados aos governos, e que portanto enquanto isso so utilizados para o que precisar ser pago, ento podemos admitir que contribuem com o Giro, mesmo sendo por um curto perodo de tempo, normalmente 30 dias. Origens de Recursos Prprios - representam recursos dos proprietrios investidos na empresa, tais como Capital Inicial e os Lucros ou Prejuzos Acumulados - os resultados das vendas. Lembre-se de que Lucro a principal fonte de gerao de recursos para Capital de Giro. Demonstrao Grfica da Empresa - Balano Em resumo, essas informaes da empresa, separadas permitem para melhor compreenso de uma visualizao grfica, onde as partes destacadas do uma noo mais apurada do quanto cada uma delas representa na empresa como um todo. Capital de Giro: "instrumentos para a administrao" A administrao do capital de giro consiste em definir inicialmente o montante de recursos financeiros necessrios a serem investidos no ciclo operacional da empresa, ou seja, recursos para financiar a atividade empresarial, conforme j comentado. Quanto ter em estoques? Quanto das vendas sero a prazo e quanto tempo ser concedido aos clientes e, ainda, qual o montante de caixa ideal para o dia-a-dia? Definido estes valores e identificadas as fontes onde esses recursos sero obtidos, e com as operaes da empresa iniciadas e/ou j com algum tempo ocorrendo, administrar o Capital de Giro consiste entre outras aes na anlise mais depurada dos elementos que o compem. Essa anlise divide-se em trs momentos: Necessidade de Capital de Giro - NCG = que a relao do que est investido no Giro Operacional com as respectivas fontes operacionais de recursos, ou seja, tudo o que se refere atividade operacional da empresa ento novamente, Estoques, Contas a Receber, Impostos e Despesas
Palestras Gerenciais 31

Determinao de capital de giro

Operacionais (salrios, aluguis, impostos etc.). Capital de Giro Prprio - CGP = que a identificao da existncia ou no na empresa de recursos prprios, Capital dos Scios e Resultados das Vendas acumulados ( lucros/prejuzos), que possam estar financiando o Giro Total. Saldo Lquido de Caixa - SLC = que apresenta se o caixa da empresa dispe de recursos suficientes para a liquidao dos recursos obtidos por emprstimos, ou desconto de valores a receber (duplicatas/cheques), assim como a dependncia da empresa por recursos de terceiros para financiar as atividades. Compreendidas as finalidades de cada etapa da anlise, NCG, CGP e SLC, o prximo passo aplic-las na empresa com o propsito de proceder ento a administrao das variveis do Capital de Giro. NCG - Necessidade de Capital de Giro A apurao do valor relativo a NCG poder ser feita de duas formas: - Atravs dos saldos das contas que compem o ciclo financeiro, ou seja, Valores a Receber, Estoques, Fornecedores e Despesas Operacionais. A base para o levantamento desses saldos so os respectivos controles, acompanhamentos que freqentemente esto atualizados, e isso demonstra o quanto de domnio tem-se da empresa. - Apurando NCG atravs dos Prazos Mdios - PM. Uma outra forma de calcular a NCG seria atravs dos prazos mdios de estocagem, recebimentos das vendas e pagamentos das compras e despesas. Veja transparncias com exemplos nas ltimas pginas. Esses prazos so determinados em razo das estratgias definidas pelos empresrios para que a empresa desenvolva mais competitividade. Entretanto, o comportamento real dos prazos mdios na empresa pode ser apurado, considerando: P.M. Estoques (PME) PME = (Estoque Mdio do ms x 30 dias) / Custos das Vendas P.M. Recebimentos (PMR) PMR = (Valores a Receber Mdio x 30 dias) / Vendas Totais P.M. Pagamentos (PMP) PMP = (Valores a Pagar Mdios x 30 dias) / Total Comprado no ms - considerar tanto para fornecedores e despesas operacionais O prazos tm ainda que ser ajustados aos valores de vendas, levando em considerao o valores totais realizados no perodo em relao ao valor total das compras, as despesas, e corresponde ao valor de custos das vendas (baixas do estoque a valor de custo), para que seja possvel apurar a NCG considerando os prazos.
32 Palestras Gerenciais

Determinao de capital de giro

O mtodo da apurao da NCG em funo dos prazos recomendado para o caso do planejamento de capital de giro e fontes de recursos, quando do inicio da empresa ou quando de alteraes de volumes de vendas. NCG - Necessidade de Capital de Giro A Necessidade de Capital de Giro indica quanto do montante do Capital de Giro Operacional est ou no sendo financiado por recursos operacionais de terceiros. Sobre essa indicao ressaltamos: Se os recursos operacionais de terceiros forem maior que o giro operacional, ento 100% do Giro Operacional est sendo coberto por esses recursos. Por existir essa "sobra" cabe a anlise sobre em que est aplicado essa "sobra", ou a empresa vendeu e no usou esse dinheiro recebido para pagar os compromissos com esses terceiros, por exemplo. Se os recursos operacionais forem iguais ao giro operacional, tambm 100% do giro operacional coberto por recursos de terceiros, e parece apresentar uma condio em que, quando o giro operacional for realmente transformado em dinheiro (pois so mercadorias e duplicatas), ser suficiente para pagar o que a empresa deve a eles. Se os recursos operacionais forem menores que o giro operacional, indica que parte do giro operacional est sendo mantido com recursos de outras fontes, como recursos prprios e/ou ainda com recursos financeiros de emprstimos. Quando j se tem esse retrato sobre a empresa, adquirem-se condies de avaliar as variveis que afetam os resultados que a empresa vem obtendo, e ento inicia a busca e implementao por melhores alternativas. As variveis mais freqentes referem-se a: A NCG aumenta com: Aumento das vendas Aumento do Prazo Mdio de Permanncia dos Estoques Aumento dos Prazos de Recebimentos das Vendas Reduo nos prazos de pagamentos de compras e despesas Aumento do volume de vendas a prazo E diminui com efeitos opostos ocorridos nestas variveis. Aps determinar o montante da Necessidade de Capital de Giro, a empresa dever decidir qual ser a estratgia para financiar este montante, sempre considerando a relao custo/benefcio. O sucesso do planejamento financeiro est ligado diretamente com a adequao do ciclo financeiro e com o volume de vendas adequado para a empresa. Portanto, torna-se importante administrar os estoques, contas a receber e as contas a pagar, por meio de controles financeiros atualizados e precisos.
Palestras Gerenciais 33

Determinao de capital de giro

CGP - Capital de Giro Prprio Capital de Giro Prprio refere-se ao montante de recursos prprios da empresa contribuindo com o total de Capital de Giro da empresa. O valor encontrado pela relao do total de recursos prprios com o montante de imobilizados (Ativo Fixo). (Veja transparncia com a demonstrao desses clculos). Quando o resultado em CGP for menor que 1 significa que a empresa no possui recursos prprios investidos no Capital de Giro, o que indica tambm que todo o recurso prprio esta bancando o Ativo Fixo. Quando o resultado em CGP for maior que 1 significa que a empresa dispe de recursos prprios investidos no Capital de Giro e, portanto, complementando a Necessidade de Capital de Giro. O que pode dificultar em empresas que j tenham sido iniciadas h algum tempo justamente apurar o valor atual de recursos prprios. Isso pode ser feito considerando-se o Valor Total dos Ativos (estoques, caixa, contas a receber, mquinas, equipamentos, veculos mveis etc.), subtraindo o valor total de contas a pagar (impostos, fornecedores, despesas etc.), o valor encontrado refere-se ao montante aproximado de recursos prprios. CGP - Capital de Giro Prprio O capital de Giro Prprio bastante vulnervel, e pode deixar de cumprir os propsitos de reposio e manuteno do investimento em Capital de Giro, por variaes de vendas, de custos e despesas, de estratgias sem sucesso, e ainda em caso de retiradas indevidas de capitail por parte dos scios. Outro ponto que normalmente compromete o Capital de Giro Prprio o investimento realizado para ser pago pela Empresa em curto espao de tempo, tem-se a Capital e Giro Prprio sendo direcionados do Giro para as Imobilizaes e provocando aperto de caixa. O CGP aumenta atravs da gerao de lucros, aumento de capital por parte dos scios, obteno de financiamentos a longo prazo para o caso de imobilizaes. O CGP diminui atravs da gerao de prejuzos, distribuio de lucros e aquisio de imobilizados pagos com recursos prprios,sem que estejam totalmente disponveis para tal feito. SLC - Saldo de Lquido de Caixa O Saldo Lquido de Caixa indica a situao relativa aos recursos financeiros disponveis em Caixa/Banco quando relacionados com o montante de recursos obtidos por emprstimos, no caso de curto prazo (dentro de 1 ano para ser pago totalmente). Considerar os valores descontados de cheques pr-datados e duplicatas como emprstimos, inclusive limites de contas correntes e/ou ou34 Palestras Gerenciais

Determinao de capital de giro

tros limites de cobertura de saldo utilizados pela empresa. (Veja transparncia com a demonstrao desses clculos). Quando o valor do montante em Caixa e Bancos maior que o valor total de emprstimos significa que a empresa no est dependente desses recursos de terceiros, e que j tem em caixa o suficiente para saldar essas dividas, e/ou continuar utilizando-as e direcionando os recursos em caixa para as operaes de giro. Quando o valor do montante em Caixa e Bancos menor que o valor total de emprstimos significa que a empresa est dependendo dos recursos de bancos para financiar o seu capital de giro. E o que tem em caixa no cobre essa divida e que depender do sucesso das prximas vendas para acumular caixa e amortizar essa divida,ou prolongar essa utilizao at que tenha condies de pagar os emprstimos e formar capital de giro prprio. Nessa mesma condio e ainda quando o Capital de Giro Prprio menor que 1, alm dos recursos de terceiros estarem bancando o Giro, esto tambm cobrindo as imobilizaes. O uso dos recursos de terceiros no caso de Bancos natural nas operaes da empresa, afinal no se consegue sempre ter os prazos de recebimentos ocorrendo muito antes dos prazos de pagamentos, e nem mesmo os estoques so vendidos assim que as mercadorias chegam. Contudo, devem ser utilizados com cautela e somente quando necessrio. SLC - Saldo da Lquido de Caixa O Saldo Liquido de Caixa, por ser uma condio derivada da relao dos recursos em Caixa com os emprstimos obtidos, diretamente influenciado quando ocorrem variaes nos componentes que integram estes elementos, ou seja: O SLC aumenta com a reduo da Necessidade de Capital de Giro e com aumento do capital de giro prprio ou do valor dos emprstimos, e diminui com efeitos contrrios dessas ocorrncias. O Saldo de Caixa quando positivo revela que a empresa tem sobra de recursos financeiros, demonstrando uma situao de fluxo de caixa favorvel. Quando o Saldo de Caixa negativo demonstra que a empresa depende de mais recursos financeiros de terceiros em curto prazo, para financiar suas necessidades de capital de giro e isso por si s ocasiona mais encargos financeiros, de tal forma que pode ser preciso mais recursos de terceiros para pagar recursos tomados de terceiros, e mais encargos, e assim tem o famoso termo acontecendo: "Vender o almoo para pagar a Janta", e que, ainda que estejam ocorrendo lucros, estes esto ficando com os terceiros no com a empresa, e quando os lucros cessarem e a empresa no puder mais arcar com os encargos,nem amortizar os emprstimos, tem declarada a
Palestras Gerenciais 35

Determinao de capital de giro

situao falimentar. Determinao do Capital de Giro "instrumentos para a administrao" Resumindo: Quanto maior for a Necessidade de Capital de Giro apurado, mais delicada a situao para a empresa, pois indica que precisa de mais capital de giro prprio ou recursos de terceiros por emprstimos. Mas sempre preciso avaliar por exemplo se essa necessidade, em funo da forma como encontrada, se no est por demais influenciada por saldo de estoques elevados e neste esteja contido o valor de mercadorias "encalhadas", quaisquer que sejam os motivos disso. Em funo da Necessidade de Capital de Giro e do Capital de Giro Prprio, tm-se os reflexos na Situao Lquida de Caixa, situao esta que sempre que positiva melhor para a empresa, existe mais liquidez (capacidade de pagar as dividas), e portanto mais condies de operacionalidade da empresa. Quanto maior for o Capital de Giro Prprio, a empresa apresentar melhores condies para as suas atividades operacionais de: comprar, estocar, produzir, prestar servios e vender,e se o mesmo suficiente para financiar as atividades operacionais, acumular lucros e reduzir a dependncia do capital de terceiros, diminuindo os encargos que so pagos por este recurso. Ateno especial para no "perder" o Capital de Giro Prprio em aes no estudadas exaustivamente, em que ao menos os menores riscos no tenham sido identificados e evitados totalmente. "...Entre os tantos desafios, que o dia-a-dia de uma empresa proporciona, o Capital de Giro deles, um dos que merece total e especial ateno, afinal se a empresa no "girar" tudo mais ficar imvel.. " Sugestes para leitura complementar: Anlise Financeira das Empresas - Jos Pereira da Silva - Ed.Atlas Anlise Financeira de Balanos - Dante C. Matarazzo - Ed.Atlas Guia Prtico de Administrao Financeira para Pequenas e Mdias Empresas - Roberto Assef - Ed. Campus

36 Palestras Gerenciais

You might also like