You are on page 1of 14

1

UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PR-REITORIA DE EXTENSO E PS-GRADUAO ESCOLA DE ENGENHARIAS E CINCIAS EXATAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SEGURANA NO TRABALHO

BENEDITO EMANUEL SALES DA SILVA CHARLENE KLVIA SILVA SANTIAGO DRCIA CARNEIRO DOS SANTOS FRANCISCA JANAINE LOPES DA MOTA SILVA MARTONE RODRIGUES DA SILVA

AUSNCIA DO CINTO DE SEGURANA NA FROTA DE NIBUS ESCOLARES DA CIDADE DE CARABAS COM DESTINO A MOSSOR-RN

MOSSOR 2013

BENEDITO EMANUEL SALES DA SILVA CHARLENE KLVIA SILVA SANTIAGO DRCIA CARNEIRO DOS SANTOS FRANCISCA JANAINE LOPES DA MOTA SILVA MARTONE RODRIGUES DA SILVA

AUSNCIA DO CINTO DE SEGURANA NA FROTA DE NIBUS ESCOLARES DA CIDADE DE CARABAS COM DESTINO A MOSSOR-RN

Artigo apresentado Universidade Potiguar UnP, como parte dos requisitos para a obteno da nota E1U1 da disciplina de Projeto Interdisciplinar V de Segurana no Trabalho da turma 5NA. ORIENTADOR (A): Prof Josimeire Filgueira de Medeiros

MOSSOR 2013

SUMRIO 1 INTRODUO 4 INTRODUO............................................................................. 5 2 REFERENCIAL TERICO............................................................6 3 METODOLOGIA........................................................................8 4 RESULTADOS E DISCUSSES....................................................9 5 CONSIDERAES FINAIS........................................................12 REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS REFERENCIAR CORRETAMENTE!12 ANEXO .........................................................................12 : Roteiro da entrevista feita ao motorista do nibus e aos alunos que utilizam esse transporte coletivo........................................12

AUSNCIA DO CINTO DE SEGURANA NA FROTA DE NIBUS ESCOLARES DA CIDADE DE CARABAS COM DESTINO A MOSSORRN

BENEDITO EMANUEL SALES DA SILVA CHARLENE KLVIA SILVA SANTIAGO DRCIA CARNEIRO DOS SANTOS FRANCISCA JANAINE LOPES DA MOTA SILVA MARTONE RODRIGUES DA SILVA RESUMO Analisa a problemtica da ausncia do cinto de segurana nos transportes escolares urbanos, no contexto da cidade de Carabas. O estudo tem o objetivo de descrever e analisar o transporte de nibus escolar e a falta dos dispositivos de segurana como uma realidade dessa cidade. A busca por conhecimento sobre o transporte escolar se deu por meio da pesquisa bibliogrfica. A concluso desta exposio cientfica que a ausncia de fiscalizao por parte das autoridades competentes e o descaso com os usurios por parte das empresas de transporte escolar contribui com desprezo das leis traadas pelo cdigo de transito brasileiro e com a vida dos usurios, expondo dessa forma as falhas na elaborao e na aplicao das leis. Palavras - chaves: Transporte Urbano, nibus escolar, segurana. ABSTRACT Analyzes the problem of lack of seat belts in school buses urban context of the city of Carabas. The study aims to describe and analyze the school bus transportation and lack of safety devices as a reality that city. The search for knowledge about the school transportation was through the literature search. The conclusion of this scientific exposition is that the lack of supervision by the competent authorities and neglect of users by business school transport contributes contempt of the laws set forth by the Brazilian traffic code and users' lives, exposing the failures in drafting and implementing laws. Key - words: Urban Transport Bus school safety.

INTRODUO Na Europa nos anos 20, os carros mal alcanavam os 30 Km/h, mesmo assim havia muitos acidentes e os jornais repercutiam grandes acidentes que assustavam ate mesmo mdicos naquele perodo prguerra. Neste perodo, o cinto dois pontos foi criado, e algumas montadoras da poca tentaram incrementar o dispositivo nos carros fabricados, mais foi quando um engenheiro da Volvo Cars Corporation,uma das marcas mais fortes na indstria automvel,que criou o cinto trs pontos, a inveno lhe rendeu uma patente, que mais tarde o prprio inventor cedeu sem cobrar nada a outras montadoras e salvou mais de 50 milhes de vidas pelo mundo.
As regras para o transporte escolar esto no Cdigo Brasileiro de Trnsito e determinam que todos usem cinto de segurana. O motorista precisa ter mais de 21 anos e habilitao categoria D. Alm do motorista, um monitor deve acompanhar o grupo. obrigatrio o uso do tacgrafo, equipamento que registra a velocidade do veculo. (Hugo Vitria Neto Administrador).

A ausncia do uso do cinto de segurana nos nibus escolares relata a realidade desrespeitosa aos usurios e as irregularidades encontradas descumprindo as exigncias de acordo com a lei. A inexistncia do cinto de segurana como principal risco populao. A negligncia encontrada nos transportes escolares compromete a segurana e o conforto dos usurios causando insatisfao por parte dos mesmos.
Ressalte-se que assegurar os meios de acesso educao, incluindo-se nele o transporte escolar, no competncia exclusiva da Unio. Com efeito, o art. 23 da Constituio combinado com o inciso V estabelece: Art. 23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: (...) V proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia.

A partir do problema relatado pelos usurios da cidade de Carabas, podemos atravs desta pesquisa relatar a insegurana e insatisfao denunciada pelos mesmos em relao a evidente perigo, e observamos as, mas condies estruturais e funcionais desse transporte coletivo. Assim, justifica-se a importncia deste estudo, que busca evidenciar a situao de veculos em circulao com pssimas condies de funcionamento, com relao segurana pblica desses usurios da cidade de Carabas com a falta de fiscalizao por parte dos rgos competentes desse municpio.

De acordo com a pesquisa realizada objetivamos relatar os motivos pelos quais, os usurios do nibus escolar de Carabas com destino Mossor no RN no fazem uso do cinto de Segurana.

2 2.1

REFERENCIAL TERICO CARABAS BREVE HISTRICO A Cidade da cidade de Carabas-RN, encontra-se no mdio oeste potiguar

a 300 km da capital Natal e a 72 KM da cidade de Mossor, tem 19.739 habitantes de acordo com o IBGE. As cidades circunvizinhas so na totalidade 10: Ao NorteNordeste: Governador Dix-Sept Rosado, Upanema, Campo Grande. Ao Sul-Sudeste a cidade de Jandus, Messias Targino, Olho Dagua dos Borges, a Leste-Noroeste a cidade de Pat ao Oeste-Sudoeste a cidade de Apod, Felipe Guerra. Com relao ao uso de cinto de segurana tambm obrigatrio em nibus, conforme a Lei Federal n 9503/97 CTB . A existncia de cinto de segurana obrigatria para todos os veculos de transporte coletivo de passageiros fabricados a partir de 01/01/1999 (Resoluo CONTRAN n 14/98, Art. 2, Inciso IV, Letra a). Enquanto estiver a bordo, mantenha o cinto de segurana afivelado. A utilizao do cinto de segurana uma obrigao legal (CTB, art. 65). A no utilizao do cinto de segurana est sujeita multa, classificada como infrao grave. (CTB, art. 167). Usando o cinto de segurana, voc contribui para que a viagem de nibus fique ainda mais segura. 2.2 IMPORTNCIA DO USO DO CINTO DE SEGURANA Se ocorrer algum tipo de acidente e o passageiro no estiver usando cinto de segurana o seu corpo sofrer uma grande variao no peso de seus rgos e, conseqentemente no seu peso total devido as desaceleraes provocadas pelos acidentes, mesmo em baixa velocidade. O Cinto de segurana usado corretamente alm de minimizar as leses em casos de acidente, evita que o passageiro seja projetado ou expulso de seu assento, e distribui a energia cintica gerada no impacto entre as partes mais fortes do corpo.

Mesmo que os nibus modernos dispem de um sistema chamado de "compartimentalizao". Onde a alta absoro de energia por parte dos encostos dos assentos combinada com os espaos estreitos entre os bancos cria um "compartimento" protegendo os ocupantes em caso de colises, porm no caso de capotamento e tombamento, o banco alm de dificultar o salvamento, aumenta gradativamente a gravidade das leses.

Figura:1 Os tipos de acidentes mais frequentes que envolvem nibus nas rodovias so: Coliso Traseira O maior risco a leso em coluna cervical, "devido ao movimento de chicote feito pela cabea", a qual evitada pelo passageiro caso o mesmo esteja sentado corretamente na sua poltrona, pois o encosto de cabea evitar esse movimento. E dever estar associado ao cinto de segurana, pois caso contrrio perder sua eficcia. Coliso Frontal Leses de face, de tecido cerebral (direta ou indireta), de coluna cervical (luxao e / ou fratura) devido o chicote provocado pelo impacto com o banco do passageiro da frente, traumas torcicos, que podem resultar em "exploso

pulmonar" (pneumotrax), fraturas de arcos costais que em grande nmero podem acarretar problemas ventilatrios (trax instvel), ruptura de artria aorta por deslocamento das estruturas do mediastino, fraturas de fmur, leses ligamentares e vasculares nos joelhos e membros inferiores, etc. Coliso Lateral Muito importante levar em conta o outro veculo envolvido, devido diferencial de altura. As mais importantes so nibus X nibus e nibus X Caminho / Carreta. => As estruturas do veculo iro atingir os seus ocupantes. Posso encontrar fraturas de mero, clavcula e arcos costais, leses de estruturas intratorcicas e intraabdominais (lado esquerdo / motorista - bao e direito / passageiro - fgado), fraturas de fmur e "bacia" e risco de dano em coluna cervical, etc.

Analisar a razo da inexistncia do cinto de segurana no transporte escolar Descrever quais foram s dificuldades encontradas pelos estudantes com Conscientizar a empresa sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de

da cidade de Carabas com destino a Mossor. relao falta do cinto de segurana. segurana para condutor e passageiros em todas as vias do territrio nacional, salvo em situaes regulamentadas pelo CONTRAN. Propor aos rgos competentes medidas de fiscalizao e cumprimento da lei Relatar os riscos observados pelo motorista nesse percurso com a na ausncia desse dispositivo em transportes coletivos intermunicipais. inexistncia do cinto de segurana.

METODOLOGIA

O trabalho de pesquisa ora apresentado enquadra-se na modalidade de pesquisa qualitativa. A escolha da estratgica metodolgica recaiu sobre o estudo de casos, com abordagem de entrevistas. A pesquisa se desenvolveu na cidade de Carabas, no estado do Rio Grande do Norte. A declarao de ser um estudo de caso do que se baseia numa analise da situao atual do transporte dos alunos da

cidade de Carabas a Mossor. Quanto forma de abordagem, baseia-se de relatos de experincia e pesquisa em campo. O motorista de nibus a fonte direta para coleta de dados e sendo que o pesquisador o instrumento chave. Para o levantamento de dados, foi feita uma entrevista ao motorista responsvel do nibus da cidade de Carabas, onde se obter informaes necessrias sobre segurana no transporte dos alunos no trecho Carabas/ Mossor, sobre tambm a deficincia de alguns itens de segurana indispensveis e a opinio dos alunos que se submetem a este tipo de transporte escolar irregular, de acordo com as exigncias de segurana estabelecidas pelo Cdigo de Transito Brasileiro.

4 4.1

RESULTADOS E DISCUSSES A EVIDNCIA DOS DADOS NAS ENTREVISTAS Para efetivar o estudo desta varivel optou-se pela tcnica da entrevista semi-

estruturada com o motorista e os alunos usurios desse transporte escolar pesquisado. A entrevista, de carter coletivo com os alunos, foi realizada com base em cinco pontos bsicos: Conhecimento dos usurios sobre o Cdigo de Trnsito Brasileiro, as medidas de segurana assim estabelecidas aos nibus escolares; Necessidade de fiscalizao nas condies de segurana nesse transporte coletivo. Segurana nos nibus escolares em viagens intermunicipais.

Foi realizada uma entrevista aos passageiros/alunos da cidade de Carabas/Mossor, sobre os conhecimentos do CTB (Cdigo de Transito Brasileiro) em que foi realizada com uma amostra com 20 alunos de um total de 45 que representa cerca de 45% da populao entrevistada. Sobre perguntas simples de fcil entendimento com trs opes de respostas j pr-formuladas.

10

Cerca de 90%, acha importante o uso de cinto de segurana no transporte coletivo, 5% no acha importante e 5% desconhece sua importncia do uso do cinto de segurana no transporte coletivo.

Foi realizada a seguinte pergunta: Segundo a Lei federal n9503/97 CTB, obrigatrio o uso do cinto de segurana no nibus, voc usaria o cinto de segurana se o coletivo estivesse equiparado com o mesmo, no trajeto Carabas/Mossor.

11

Obteve-se 85% das respostas SIM (17), Obteve-se 15% das respostas NO (3) e 0% de respostas no item DESCONHEO.

Foi realizada a seguinte pergunta: Voc esta ciente dos riscos que esta exposto com ao uso do cinto, e que em caso de acidente pode ser arremessado pra fora do coletivo? Obtendo 100% das respostas SIM (20) e 0% em NO e DESCONHEO.

12

Foi feita a seguinte pergunta: Tem conhecimento da infrao em que a empresa esta exposta ao descumprir a lei do nosso cdigo de transito brasileiro em relao ao cinto de segurana? Obteve-se 55% das respostas SIM (11), e 45% das respostas NO (9) e 0% na DESCONHEO.

CONSIDERAES FINAIS Os resultados obtidos da pesquisa afirmam a falta de conhecimento e

informao. Constatou-se que o transporte escolar no est regularizado de acordo com as condies mnimas de segurana exigidas pelo nosso Cdigo de Trnsito Brasileiro. Ausncia de cinto de segurana ao condutor e os usurios, extintores, so exemplos da falta de ateno em relao aos passageiros, nota-se que a insegurana o trao marcante no transporte coletivo de estudantes, na ausncia uma infra-estrutura e fiscalizao adequada para o transporte escolar.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS REFERENCIAR CORRETAMENTE! http://www.denatran.gov.br/ctb.htm - CTB. (1997). Cdigo de Trnsito Brasileiro. Lei n 9.503. Lei 9394/96 LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional.
LEI N 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012. LEI N 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

ANEXO :

Roteiro da entrevista feita ao motorista do nibus e aos alunos que utilizam esse transporte coletivo.
ENTREVISTA Perguntas ao motorista 1. Quando foi realizada a ultima inspeo no nibus? 2. J recebeu alguma reclamao dos usurios por falta do cinto de segurana nos bancos de passageiros?

13

SIM (

NO ( )

3. Recebeu alguma advertncia por parte dos rgo competentes da fiscalizao do transito sobre a obrigatoriedade do cinto de segurana tanto do condutor como dos passageiros em viagens intermunicipais? SIM ( ) NO( ) 4. Tem conhecimento dos riscos a que est exposto no decorrer do percurso realizado diariamente em conduzir um transporte coletivo sem as mnimas condies de segurana?
SIM ( ) RESPEITO. NO ( )

( ) SIM, POREM NO POSSO FAZER NADA A

5. J ocorreu alguma vez acidente com o Sr. conduzindo o nibus?


SIM ( ) NO( )

Perguntas aos usurios do nibus 1. Acha importante o uso de cinto de segurana no transporte coletivo?
SIM ( ) NO ( )

( ) DESCONHEO SUA IMPORTANCIA

2. Segundo a lei Federal n 9503/97 CTB, obrigatrio o uso do cinto de segurana no nibus, voc usaria o cinto de segurana se o coletivo estivesse equiparado com o mesmo, no trajeto Carabas/Mossor?
SIM ( ) NO ( )

3.

voc est ciente dos riscos que esta exposto com o no uso do cinto, e que em caso de acidente pode ser arremessado pra fora do coletivo?
NO ( )

SIM ( )

4.

Tem conhecimento da infrao em que a empresa esta exposta ao descumprir a lei do nosso cdigo de transito brasileiro em relao ao cinto de segurana?

SIM ( )

NO ( )

5.

J relatou ao motorista sobre a necessidade do cinto e qual o motivo da ausncia do mesmo no transporte escolar atual?
NO ( )

SIM ( )

14

You might also like