You are on page 1of 10

UM BOMBEAMENTO HIDRULICO NO CONVENCIONAL: ELEVADOR CHEREPNOV

D O R A L I C E A P A R E C I D A F A V A R O SOARESa PODALYRO A M A R A L DE SOUZAb

SOARES, D.A.F. & SOUZA, P.A. de Um bombeamento hidrulico no convencional: elevador Cherepnov. Semina, v. 12, n. 4, p.214-223, dez. 1991. RESUMO Este trabalho trata do estudo de um dispostivo alternativo para elevao de gua que no necessita de combustvel ou energia eltrica. O dispositivo estudado foi o elevador Cherepnov, que de origem russa e data de 1962. O elevador proposto pelos russos foi estudado por engenheiros americanos. Este continha controladores automticos que necessitavam de algum tipo de energia que no fosse a disponvel no escoamento. O escoamento atravs do elevador descrito por uma grande quantidade de equaes de considervel complexidade. Neste estudo foram feitas modificaes no elevador de forma a automatizar os ciclos, utilizando somente a gua e a energia disponvel no escoamento. Estas modificaes levaram a alteraes no equacionamento do escoamento atravs do elevador, aumentando ainda mais o nmero de equaes e sua complexidade, pois cada estgio foi teoricamente descrito com bastante rigor. Um total de 93 equaes algbricas e diferenciais foram necessrias para descrever todo o funcionamento do ciclo de equilbrio do elevador e para se resolver estas equaes foi elaborado um programa computacional. Para ajustes e validao do modelo terico foi construdo um modelo fsico nas dependncias do Centro Tecnolgico de Hidrulica. Aps validado o modelo terico, escoamentos foram simulados para se estudar vrios aspectos do elevador. PALAVRAS-CHAVE -.Elevador Cherepnov, Bombeamento no Convencional, Bombeamento Hidrulico.

- INTRODUO

O Elevador Cherepnov um dispositivo para elevar gua utilizando a prpria energia potencial desta. Este consiste n u m c o n j u n t o de trs tanques interligados por t u b o s como descrito a seguir e mostrado na figura 1. O tanque 1 um tanque aberto e recebe gua de uma f o n t e de alimentao (lago, r i o , rede de abastecimento de uma cidade, etc.), o tanque 2 um tanque hermeticamente fechado e recebe do tanque 1 a gua a ser elevada, o tanque 3 t a m b m hermeticamente fechado e recebe do tanque 1 a parte da gua a ser drenada. O tanque 1 o mais elevado, o tanque 2 est localizado ligeiramente abaixo do tanque 1 (h12) e o tanque 3 est numa posio bastante i n f e r i o r ao tanque 1 ( h 1 3 ) . O tanque 1 ligado ao tanque 2 atravs do t u b o 4 e neste h uma vlvula de reteno que s permite que a gua passe do tanque 1 para o tanque 2. Ao tanque 2 est ligado o t u b o 7 que t a m b m c o n t m uma vlvula de reteno, que no permite que a gua retorne do t u b o ao tanque, e responsvel pela conduo da gua a ser elevada.

O tanque 1 est ligado ao tanque 3 atravs do t u b o 5 e a entrada deste se faz em uma posio bastante acima do f u n d o do tanque 1 ( h 1 5 ) . Este t u b o deve ser executado de f o r m a a p e r m i t i r que em determinados instantes reine a presso atmosfrica em t o d a a sua extenso (para que se possa garantir presso atmosfrica no interior do tanque 3 quando necessrio). Ao tanque 3 est ligado um sifo { t u b o 8) responsvel pela drenagem deste. Os tanques 2 e 3 so interligados por um t u b o de menor dimetro ( t u b o 6) responsvel pela equalizao da presso do ar nestes tanques. O ciclo de f u n c i o n a m e n t o pode ser descrito da seguinte f o r m a : o ciclo se inicia quando o nvel d'gua no tanque 1 sobe at a entrada do t u b o 5 ( Z 1 = h 1 5 ) ; neste instante o tanque 2 e o t u b o 7 esto completamente cheios ( Z 2 = Z 2 m x ) e o tanque 3 completamente vazio; a presso nos tanques 2 e 3 igual atmosfrica; o sifo est completamente vazio; a gua comea a passar ao tanque 3 atravs do t u -

a b

Departamento de Construo Civil - CTU/Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6 0 0 1 , CEP 8 6 0 5 1 - 9 7 0 . Londrina - Paran Brasil. Departamento de Hidrulica e Saneamento/Escola Polittica da Universidade de So Paulo/USP.

214

FIGURA 1 Elevador Cherepnov


bo 5; o ar do tanque 3 comea a ser comprimido; a presso interna do tanque 3 comea a subir alm da atmosfrica, e comea a ser transferida ao tanque 2 atravs do tubo 6; a vlvula de reteno do tubo 4 (entre os tanques 1 e 2) se fecha; o nfvel da gua no tanque 3 continua subindo at que a presso interna dos tanques 2 e 3 fique maior que a gerada pela coluna lquida do tubo 7 (p > g (h7 Z2) + po) e ento a vlvula de reteno do tubo 7 se abre e a gua do tanque 2 elevada; este estgio continua at que o sifo fique completamente cheio (no instante em que o sifo estiver completamente cheio, o nfvel da gua nos tanques 1 e 3 ser mximo e no tanque 2 ser mnimo); com o sifo completamente cheio, comea a ser drenada a gua do tanque 1 que est acima da entrada no tubo 5, e a gua do tanque 3; o ar do tanque 2 comea a ser descomprimido; baixa a presso dos tanques 2 e 3; a vlvula de reteno do tubo 7 fecha-se, no permitindo o retorno da gua ao tanque 2; a vlvula de reteno do tubo 4 abre-se, permitindo a alimentao do tanque 2;

Semina, Ci. Exatas/Tecnol., v.12, n.4, p.214-223, dez. 1991

215

o nvel da gua no tanque 1 baixa alm da entrada do t u b o 5 ( Z 1 < h 1 5 ) ; o t a n q u e 3 e o t u b o 5 f i c a m c o m p l e t a m e n t e drenados e consequentemente se estabelece presso atmosfrica nestes e no t a n q u e 2; o sifo esvaziado c o m p l e t a m e n t e ; o nvel da gua no tanque 1 sobe at a entrada do t u b o 5, e no t a n q u e 2, o nvel d'gua atinge sua cota m x i m a , encerrando-se assim o c i c l o de equilbrio.

e t c , e grandes unidades podem ser usadas para irrigao, drenagem, abastecimento de gua de c o m u n i d a d e s , aumento de carga em usinas hidreltricas de baixa carga, etc. O elevador Cherepnov tagens: apresenta as seguintes van-

E c o n o m i a de energia: no se necessita de energia eltrica ou motores a c o m b u s t o para se m o v i m e n tar o dispositivo. C o n f i a b i l i d a d e : ao c o n t r r i o das bombas convencionais, que p o d e m ser i n t e r r o m p i d a s pela falta de energia ou c o m b u s t v e l , o elevador Cherepnov opera anos sem nenhuma i n t e r r u p o , c o m o c o m p r o v a a l i t e r a t u r a russa A R N O V I C H , 1 9 6 6 ) . Pouca m a n u t e n o : c o m o o elevador no c o n t e m n e n h u m a parte m v e l , ele p o u c o ou nada precisa de m a n u t e n o . livre de p o l u i o e bastante seguro por no causar incndios, choques eltricos, acidentes de trab a l h o , e t c , c o m o no caso das bombas c o n v e n cionais; E c o n o m i a : o nico custo do elevador o de sua construo, que em geral no maior que o de u m a b o m b a convencional da mesma capacidade; No a u m e n t a sensivelmente a e n t r o p i a do sistema por funcionar "isotermicamente".

O Elevador Cherepnov " s i m i l a r " ao Carneiro H i d r u l i c o pelo f a t o de que nestes a energia u t i l i z a d a para o recalque vem da p r p r i a gua e que uma parte do a f l u xo t o t a l drenada, sendo elevada somente a parte remanescente. T a m b m , ambos os dispositivos so operados a u t o m t i c a e c i c l i c a m e n t e . P o r m , ao c o n t r r i o do Carneiro H i d r u l i c o , o Elevador Cherepnov u t i l i z a mais energia p o t e n c i a l do que cintica para a elevao de gua. 0 Elevador Cherepnov livre de vibraes e r u d o s t o r n a n d o insignificante a abraso de seus c o m p o n e n t e s . Sua p r i n c i pal desvantagem que a gua no pode ser recalcada a uma altura de elevao (diferena entre a cota de sada do t u b o 7 e o nvel m x i m o do t a n q u e 1, H2) maior do que a diferena entre nveis m x i m o s de guas dos tanques 1 e 3, logo, c o m a utilizao de vrios aparelhos associados em srie, a altura de elevao da gua pode superar o l i m i t e acima i n d i c a d o , e m b o r a haja u m a perda de gua em cada elevador. T a l c o m o o Carneiro H i d r u l i c o , o Elevador Cherepnov pode ser u t i l i z a d o somente onde se t e n h a , ou possa se p r o d u z i r , um p o t e n c i a l h i d r u l i c o . Porm, apesar de certas limitaes geogrficas e topogrficas, o elevador pode ser u t i l i z a d o em situaes bem mais diversas.

Apesar das muitas vantagens do elevador Cherepnov, ele requer local c o m sbita mudana de elevao, local acidentado, rea montanhosa ou situaes onde exista barragem. Segundo A R N O V C H ( 1 9 6 6 ) , o elevador t e m sido usado c o m sucesso em algumas granjas pecurias e em cooperativas e cita t a m b m que um dispositivo deste t i p o f u n c i o n a v a j a q u a t r o anos, sem n e n h u m a manuteno, na cooperativa " Z A V E T i S C H T C H A " na regio de Spasskii na p r o v n c i a de G o r k i i e seus parmetros so: o manancial t e m uma queda d'"gua de 8 , 2 m e o recalque da gua f e i t o 7 , 0 m acima da f o n t e , a vazo da f o n t e de 70m 3 / d i a , cada ciclo d u r a 15 m i n u t o s e f o r n e c i d o um v o l u m e de 2 2 0 litros ao c o n s u m i d o r , representando, caso a vazo fosse c o n s t a n t e , u m a vazo de 14,7 l / m i n , e o v o l u m e que passa pelo d r e n o a cada c i c l o e de 510 l i t r o s , o que corresponde a uma vazo de 36 l / m i n .

OBJETIVOS
Os objetivos deste t r a b a l h o so: 1 . Fazer u m estudo p o r m e n o r i z a d o Cherepnov. 2. Propor modificaes do elevador. nos controles

do

Elevador

automticos

3. P r o p o r nova classificao dos estgios do ciclo de e q u i l b r i o d o elevador. 4. Elaborar um programa c o m p u t a c i o n a l que venha resolver as equaes que descrevem o c o m p o r t a m e n t o d o elevador. 5. C o n s t r u i r um m o d e l o f s i c o para validao do m o d e l o m a t e m t i c o , bem c o m o o b t e n o de informaes que no p o d e r i a m ser obtidas somente atravs da t e o r i a .

- TRATAMENTO TERICO

-VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ELEVADOR CHEREPNOV


O elevador Cherepnov, se largamente empregado, po-

de p r o p i c i a r grande e c o n o m i a de energia, pois pequenas unidades do elevador p o d e m ser c o n s t r u d a s para suprim e n t o de casas individuais, fazendas, parques, indstrias,

O f u n c i o n a m e n t o do elevador Cherepnov c c l i c o , p o r m antes que ocorra o ciclo de e q u i l b r i o , acontece um ciclo p r e l i m i n a r que se inicia c o m t o d o s os tanques vazios ( F E S S E H A Y E , 1 9 8 2 ) . A resoluo das equaes que descrevem o c o m p o r t a m e n t o do elevador Cherepnov neste ciclo inicia! fornece os valores iniciais para se resolverem as equaes do ciclo de e q u i l b r i o , mas, se as condies iniciais para o c i c l o de e q u i l b r i o f o r e m conhecidas, sem a resoluo destas equaes preliminares, a anlise do c o m p o r t a m e n t o do elevador poder ser f e i t a para apenas o ciclo de e q u i l b r i o , o que far c o m que o resultado seja o b t i d o mais rapidamente ( S O A R E S , 1 9 9 2 ) .

Semina, Ci. Exatas/Tecnol., v.12, n.4 p.214-223, dez. 1991

216

A descrio dos estgios iniciar pelo estgio 3, pois neste estgio as condies iniciais so conhecidas (SOARES, 1992). Cabe ressaltar que todo o equacionamento do Elevado Cherepnov - baseado em apenas duas leis bsicas e uma subsidiria: Leis bsicas: Equao da Conservao de Massa; Equao da Conservao de Energia. Lei subsidiria: Lei dos gases perfeitos.

lor mximo (Z1 = Z1mx e Z3 = Z3mx); a gua atinge a crista do sifo formado pelo tubo 8 (Z8I = hd + hp); a vazo elevada atravs do tubo 7 torna-se nula; o nvet da gua no tanque 2 atinge seu valor mnimo (Z2 = Z2mn). Durante este estdio o nvel da gua no tanque 2 continua a baixar, os nveis da gua nos tanques 1 e 3, e no sifo sobem e a vazo elevada (Q7) maior que zero.

Estgio 1 4.1 Descrio dos estgios Sub-estgio 1.0 Estgio 3 Condies iniciais: Condies iniciais:
o nvel da gua no tanque 1 atinge a entrada do t u b o 5 ( Z 1 =h15); o nvel d'gua no tanque 2 atinge sua cota mxima (Z2 = Z 2 m x ) ; o tanque 3 est completamente vazio; a presso no interior dos tanques 2 e 3 igual presso atmosfrica (p = po). o nvel da gua no sifo atinge sua crista Z8l = hd + hp); a vazo elevada nula (Q7 = 0); o nvel da gua no tanque 1 est acima da entrada do tubo 5 (Z1 > h15); p > po + g (Z1 + h 1 2 - Z 2 ) .

Condies finais:
o nvel da gua no tanque 1 baixa at a entrada do tubo 5, (Z1 = h15L ou; o sifo fica completamente cheio, (Z8I = 0), o u ; p < po + g {Z1 + h 1 2 - Z 2 ) . Durante este estgio drenada a parte da gua do tanque 1 que est acima da entrada do tubo 5 e preenchido parte ou todo o ramo descendente do sifo.

Condio final:
a presso no interior dos tanques 2 e 3 atinge a presso gerada pela coluna lquida do tubo 7 (p = p o + g ( h 7 - Z 2 ) ) . Durante este estgio a gua do tanque 1 comea a passar para o tanque 3 atravs do tubo 5, o nvel da gua no tanque 3 e nos tubos 5 e 8 sobem, a presso nos tanques 2 e 3 aumenta.

Sub-estgio 1.0.1.1
Este sub-estgio s vai ocorrer se o sub-estgio 1.0 for finalizado por ser Z8l = 0.

Estgio 4 Condies iniciais:


o nvel da gua no tanque 2 igual ao nvel mximo (Z2 = Z2mx); a presso do ar nos tanques 2 e 3 maior que a gerada pela coluna lquida do tubo 7, ou seja, p > po + g (h7 - Z2).

Condies iniciais:
o sifo est completamente cheio (Z8l = 0); a vazo elevada nula (Q7 = 0); p > po + g ( Z1 + h 1 2 - Z 2 ) ; o nvel da gua no tanque 1 est acima da entrada do tubo 5 (Z1 > h15).

Condio final:
nvel da gua no tubo 5 atinge seu topo (Z5 = h13 + h15). Durante este estgio ocorre vazo atravs do tubo 7, Q7 > O, e portanto, baixa o nvel da gua no tanque 2. Os nveis da gua no tanque 3 e no tubo 8 continuam a subir. No tubo 5 o nvel sobe at ench-lo completamente.

Condies finais:
o nvel da gua no tanque 1 baixa at a entrada do tubo 5 (Z1 = h15), ou; p < p o + g (Z1 +H12 - Z 2 ) . Durante este sub-estgio drenada parte ou toda a gua do tanque 1 que est acima da entrada do tubo 5.

Estgio 5 Condio inicial:


o tubo que liga o tanque 1 ao tanque 3 (tubo 5) fica completamente cheio (Z5 = h13 + h15).

Sub-estgio 1.0.1.2
Este sub-estgio s ocorre quando a condio de trmino do estgio 1.0 for Z1 < h15.

Condies iniciais: Condies finais:


o nvel da gua nos tanques 1 e 3 atinge seu vaSemina, Ci. Exatas/Tecnol., v.12, n.4, p.214-223, dez. 1991

nvel da gua no tanque 1 baixa at a entrada do tubo 5 (Z1 = h15);

217

a vazo elevada nula (Q7 = 0 ) ; o ramo descendente do sifo no est c o m p l e tamente cheio ( Z 8 l > 0 ) .

D u r a n t e este sub-estgio o nvel da gua nos tanques 1 e 3 baixa e no tanque 2 sobe.

Sub-estgio 1.2.2 Condies finais:


o ramo descendente do sifo est c o m p l e t a m e n t e cheio ( Z 8 I = 0 ) , o u : p < po + {Z1 + h 1 2 - Z 2 ) . Durante este sub-estgio e n c h i d a o ramo descendente do sifo e drenada parte da gua do t u b o 5, o u , t o d a a gua do t u b o 5 e parte da gua do t a n q u e 3.

Condies iniciais:
a c o t a do nvel da gua no tanque 1 igual cota de entrada do t u b o 5, ( Z 1 = h 1 5 ) ; o ramo descendente do sifo ainda no est c o m pletamente c h e i o . p < po +

g (Z1

+ h12 - Z2),

Sub-estgio 1.0.2 Condies inciais:


o ramo descendente do sifo est c o m p l e t a m e n t e cheio; a presso p m a i o r que po + g { Z 1 + h 1 2 - Z 2 ) .

Condio final:
o sifo est c o m p l e t a m e n t e cheio. Durante este estgio baixa o nfvel da gua nos t a n ques 1 e 3 e nos t u b o s 5 e 8. No tanque 2 o nfvel da gua sobe, ( Q 4 > 0 | .

Estgio 2.1 Condies finais:


a presso p atinge o valor (po +g (Z1 + h 1 2 Z2); comea a ocorrer vazo atravs do t u b o 4. Durante este sub-estgio drenada parte da gua do t u b o 5, o u , t o d a a gua do t u b o 5 e parte da gua do tanque 3 at baixar a presso interna dos tanques 2 e 3 e t u b o 6 o suficiente para abrir a vlvula de reteno do t u b o 4 (que liga o tanque 1 ao tanque 2 ) . Neste sub-estgio o nvel d'gua no tanque 1 fica constante.

Condio inicial:
o nfvel da gua no t a n q u e 1 est na mesma cota da entrada do t u b o 5, ( Z 1 = h 1 5 ) .

Condies finais:
o tanque 3 est c o m p l e t a m e n t e vazio porm o sifo est c o m p l e t a m e n t e c h e i o ; p = po. D u r a n t e este sub-estgio o nvel da gua no tanque 1 baixa alm da entrada do t u b o 5. A gua no tanque 2 c o n t i n u a a subir e no tanque 3 c o n t i n u a a baixar at atingir sua cota m n i m a .

Sub-estgio 1.1
Este sub-estgio ocorre se o sub-estgio 1.0 no o c o r rer.

Condies iniciais:
o nvel da gua no ramo ascedente do sifo atinge sua crista, ( Z 8 I = hd + h p ) ; p < po + (Z1 + h12 - Z 2 ) ; o nvel da gua no tanque 1 atinge sua cota m x i ma, (Z1 = Z 1 m x ) .

Sub-estgio 2.2 Sub-estgio 2.2.1 Condies iniciais:


o tanque 3 est c o m p l e t a m e n t e vazio; o sifo est c o m p l e t a m e n t e cheio.

Condio final:
o ramo descedente do sifo est c o m p l e t a m e n t e cheio. Durante este estgio enchido o ramo descendente do sifo, o nvel da gua nos tanques 1 e 3 desce e no tanque 2 sobe.

Condies finais:
o ramo ascendente do sifo est c o m p l e t a m e n t e vazio; o ramo descendente do sifo est c o m p l e t a m e n t e cheio. Durante este sub-estgio drenada a gua do ramo ascendente do sifo e o nvel da gua no tanque 2 c o n t i nua s u b i n d o .

Sub-estgio 1.2.1 Condies iniciais:


o sifo est c o m p l e t a m e n t e cheio (Z8l = 0 ) ; o nvel da gua no t a n q u e 1 esta acima da entrada do t u b o 5, ( Z 1 > h 1 5 ) .

Sub-estgio 2.2.2 Condies iniciais:

Condio final:
o nvel da gua no t a n q u e 1 atinge a entrada do t u b o 5 {Z1 = h 1 5 ) .

ramo ascedente do sifo est t o t a l m e n t e d r e n a d o : o ramo descendente do sifo est c o m p l e t a m e n t e cheio.

Semina, Ci. Exatas/Tecnol., v.12, n . 4 , p . 2 1 4 - 2 2 3 , dez. 1991

218

Condio final:
ramo descendente do sifo est completamente drenado. Durante este sub-estgio a gua continua a subir nos tanques 1 e 2 enquanto o ramo descendente do sifo drenado. A presso do ar nos tanques 2 e 3 e no tubo 6 continua igual presso atmosfrica. Ao final deste sub-estgio o nvel da gua no tanque 1 deveria atingir a entrada do tubo 5, (Z1 = h15), e o nvel da gua no tanque 2 deveria atingir sua cota mxima, mas, se caso isto no acontecer, ocorrer mais um subestgio, o sub-estgio 2.3, que ser descrito frente. Se o nvel da gua atingir a entrada do tubo 5 antes do final deste sub-estgio, a gua passar para o tanque 3 e ser imediatamente drenada pois o sifo ainda no estar completamente vazio e drenar a gua assim que ela entre no elevador, quebrando assim o seu ciclo de funcionamento. Para que isto no ocorra, dever ser diminuda a vazo de entrada, Qo. Se Z1 baixar at zero (Z1 = 0), a vazo Q4 fica igual vazo de entrada Qo. onde:

TRATAMENTO COMPUTACIONAL

Sub-estgio 2.3 Condio inicial:


o nvel da gua no tanque 1 est abaixo da entrada do tubo 5, (Z1 < h15).

Condio final:
o nvel da gua no tanque 1 atinge a entrada do tubo 5 (Z1 = h 1 5 ) . Durante este sub-estgio o nvel da gua no tanque 2 sobe at seu nvel mximo e no tanque 1 sobe at a entrada do tubo 5.

4.2 Rendimento
O rendimento do elevador Cherepnov dado pela relao entre as potncias hidrulicas dos escoamentos na entrada do elevador e na sada do recalque, ficando representada da seguinte forma:

A quantidade e a complexidade das equaes que descrevem o comportamento do elevador inviabilizou uma soluo analtica, o que exigiu a elaborao de um programa computacional para que tal soluo fosse obtida. O objetivo do programa elaborado foi simular o escoamento atravs do elevador Cherepnov, e no dimension-lo. Com o objetivo de se ter algo bastante acessvel, o programa foi elaborado em linguagem BASIC, O processo de dscretizao das equaes diferenciais origina equaes algbricas. Parte das equaes obtidas so no lineares, consequentemente, um mtodo direto de soluo destas equaes no pode ser empregado, devendo ser utilizado um mtodo iteratvo para tanto. O processo utilizado para se resolver o problema em questo foi o mtodo de Newton-Raphson, que converge quadraticamente (CONTE, 1971). A dificuldade deste mtodo que ele necessita da derivada de cada uma das equaes com relao a cada uma das variveis, mas esta dificuldade foi superada facilmente por serem pequenos e bastante esparsos os sistemas de equaes (SOARES, 1992). Dos mtodos testados, observou-se que o tempo de processamento requerido pelo mtodo indireto foi muito maior que o tempo requerido pelo mtodo direto, o que fez com que fosse escolhido o mtodo direto para se resolver o sistema de equaes linearizado. O problema a ser resolvido um problema de evoluo, ou seja, os resultados posteriores necessitam dos resultados atuais e isto gera a necessidade de que os resultados atuais sejam realmente muito bons, pois qualquer erro repet i d o pode ser amplificado em cada iterao e isto produzir uma divergncia rpida do resultado real, e portanto, para se reduzir este erro foi necessria a utilizao de um valor de A t (intervalo de tempo de clculo) realmente pequeno, no caso, Dt = 0,05 segundos. Como o valor das variveis envolvidas muito diferente da unidade, o critrio de preciso utilizado foi o teste do erro relativo ( ( D xi/xi) < e ). A figura 2 mostra esquematicamente o ciclo de equilbrio do Elevador Cherepnov.

Semina, Ci. Exatas/Tecnol., v.12, n.4, p.214-223, dez. 1991

219

FIGURA 2 - Ciclo de equilbrio do Elevador Cherepnov

Seraina, Ci. Exatas/Tecnol., v.12, n.4, p.214-223, dez. 1991

220

- MODELO FSICO

Os objetivos da construo de um modelo fsico do elevador Cherepnov foram: validar o equacionamento terico pela comparao entre resultados experimentais e resultados obtidos atravs da soluo numrica das equaes; verificar aspectos do comportamento do elevador que no poderiam ter sido observados apenas com o estudo terico.

mido do tanque 3 escapasse, fazendo com que a presso interna dos tanques 2 e 3 no aumentasse, ficando por um longo perodo igual presso atmosfrica. Para se resolver este problema, colocou-se um quebra vrtice na entrada do tubo e como resultado obteve-se a diminuio, mas no a eliminao, do arraste de ar, porm, o ar que agora arrastado eliminado, antes de chegar ao tanque 3, pelo prprio tubo 5, no atrapalhando mais o funcionamento do elevador. Uma vista geral do modelo fsico mostrada atravs da fotografia 1.

6.1

Projeto

Os tanques 1 e 3 foram confeccionados em acrlico transparente de espessura 7,6mm e as dimenses internas so 0,317mx0,333mx0,60m. O tanque 2 foi confeccionado com o mesmo material, porm suas dimenses internas so 0,137mx0,333mx0,55m. As tubulaes que conectam os tanques so mangueiras transparentes (mangueira cristal). Tanto a parte do tubo 5 que fica dentro do tanque 1 como as curvas so de PVC rgido sotdvel marrom. O dimetro interno de cada uma das mangueiras : D4 = D5 = D7 = 1" e D 6 = D 8 = 5 / 8 " . As vlvulas de reteno foram confeccionadas utilizando um disco de cobre com espessura de 1,0mm, dimetro interno igual a 17,0mm e dimetro externo igual a 51,55mm. Ao disco de cobre foi colado um anel de borracha flexvel (e = 1,5mm) com uma tampa para o orifcio do disco de cobre, permitindo que a gua s escoasse em um nico sentido. Para se medir a vazo elevada foi construdo mais um tanque em acrlico cujo volume era um pouco maior que o volume do tanque 2. A vazo de entrada (Qo) foi medida volumetricamente antes e depois da realizao de cada ensaio.

6.2

Ensaios

Para a comparao entre os resultados obtidos terica e experimentalmente, foram coletados os seguintes dados: cota do nvel da gua nos tanques 1, 2, 3 e a variao do nvel da gua no tanque que coletava o volume elevado, em intervalos regulares de tempo. Os dados foram coletados da seguinte maneira: Em cada tanque colou-se uma fita de papel em branco em uma das paredes onde foram marcados os consecutivos nveis d'gua. Antes de se iniciar a coleta dos dados, esperou-se que pelo menos 2 ou 3 ciclos completos ocorressem para se garantir que aquele que fosse medido fosse realmente o ciclo de equilbrio e no tivesse mais nenhuma influncia do ciclo inicial. Observou-se, durante os ensaios preliminares, que havia a formao de um vrtice na entrada do tubo 5, que liga o tanque 1 ao tanque 3, e este vrtice gerava um ncleo de ar em toda extenso do tubo, permitindo que o ar compriSemina, Ci. Exatas/Tecnol., v.12, n.4, p.214-223, dez. 1991

FOTOGRAFIA 1- VISTA GERAL DA INSTALAO DO MODELO FSICO

- ANLISE DOS RESULTADOS E CONCLUSES

A preciso do modelo terico foi verificada comparando-se os resultados analticos obtidos atravs do programa computacional com os resultados experimentais. A figura 3 mostra que o elevador se comporta conforme descrito teoricamente.

221

FIGURA 03 - Comparao entre os resultados obtidos atravs do modelo fsico e do modelo terico para Cp=2,39m. H 1 =2,42, H 2 =0,50m; Qo=l,022xl0 4 m 3 /s

Uma vez validado os modelos t e r i c o e c o m p u t a c i o nal, vrios aspectos puderam ser analisados, c o m o ser descrito a seguir. O elevador Cherepnov um sistema de bombeamento bastante simples e que realmente pode ser operado sem a necessidade de n e n h u m t i p o de energia externa ao escoamento. Para a correta descrio do c o m p o r t a m e n t o do elevador f o i necessria uma nova classificao dos estgios, inclusive c o m a incluso de novos sub-estgios que no constavam das propostas anteriores. A substituio da vlvula c o n t r o l a d o r a do dreno do tanque 3 pelo sifo, e da ventosa pela entrada direta do tubo 5 ao tanque 3 fizeram c o m que o elevador funcionasse m u i t o bem e c o m controladores apenas hidrulicos.

O r e n d i m e n t o d i m i n u i c o m o a u m e n t o da vazo de entrada. O r e n d i m e n t o ser t a n t o maior q u a n t o m e n o r f o r a cota da crista do sifo. Q u a n t o maior a altura elevada para uma dada vazo, m e n o r a durao do ciclo. Q u a n t o menor a durao do ciclo maior ser Q7 e p o r t a n t o maior ser o rendimento. Para um dado desnvel inicial, a eficincia cresce c o m o decrscimo da altura elevada. O r e n d i m e n t o m a i o r q u a n d o h15 maior. C o n f o r m e aumenta a relao Q 7 / Q o aumenta a durao d o c i c l o . O m x i m o r e n d i m e n t o f o i observado para a relao RH = H 2 / H 1 = 0 , 3 . A d i m i n u i o da cota da crista do sifo faz c o m que

Semina, Ci. Exatas/Tecnol., v,12, n.4,p.214-223, dez. 1991

222

o volume elevado por ciclo, e a durao de cada ciclo sejam menores. O rendimento aumenta c o m o aumento do volume dos tanques. So baixas as perdas de carga que ocorrem nas t u b u laes por serem pequenas as velocidades. C o m o na crista do sifo ocorrem presses negativas, quando escorvado, sua cota m x i m a dever ser tal que no ocorra (na crista) presses negativas extremas. O volume do tanque 3 necessita ser maior que o do tanque 2. A durao do c i c l o , a vazo de sada e o rendimento variam c o m a vazo de entrada, a cota da crista do sifo e

c o m a distncia do f u n d o do tanque 1 entrada do t u b o 5, h15. A vazo de entrada no produz efeito considervel nos valores m x i m o s e m n i m o s da presso e do volume m x i m o elevado. O aumento do valor de h15 pode melhorar m u i t o o rendimento do elevador mas, no influencia no volume elevado por ciclo. O aumento de h15 faz c o m que haja uma reduo do ciclo. O aumento da rea dos tanques no traz melhorias para o elevador, apenas encarecendo-o e d i f i c u l t a n d o sua instalao.

SOARES, D.A.F. & SOUZA P.A. de A nonconventional hydraulic pumping: the Cheiepnov lifter. Semina, v. 12, n. 4, p.214-223, Dec. 1991. ABSTRACT This work is about the study of an alternative device for water elevation, which does not need any kind of fitei or electric energy. The device studied was the Cherepnov water lifter, which had its origin in Rssia in 1962. The lifter proposed by the Russians was studied by American engineers. It had automatic controllers that needed some kind of energy not available in the water flow. The flow from the lifter is described by means ofa large quantity of equations of high complexity. In this study, modifications were made in the lifter to automatize the cycles using only the water and the energy available in the flow. These modifications changed the equation of the lifter's flow, this way, increasing more and more the number of equations and their complexity, since each stage was theoretically described rigorously. To describe all the cycle of the lifter equilibrium operation, a total number of 93 algebraic and differential equations were necessary. To resolve all of these equations computer program was elaborated. In order to adjuste and to validate the theoretical model a physicalmodel was built in some of the Centro Tecnolgico de Hidrulica's rooms. After the validation of the theoretical model the flows were simulated to study several aspects of the lifter. KEY WORDS: Cherepnov Lifter, Nonconventonal Pumping, Hydraulic Pumping, REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Semina, Ci. Exatas/Tecnol., v.12, n.4, p.214-223, dez. 1991

223

You might also like