You are on page 1of 7

FERTIRRIGAO PARA INICIANTES

Roberto Lyra Villas Boas PqC da FCA - UNESP Botucatu rlvboas@fca.unesp.br

Rosemary Marques de Almeida Bertani Pqc do Plo Regional do Centro Oeste/APTA rosemary.bertani@apta.sp.gov.br Aparecida Marques de Almeida Pqc do Plo Regional do Centro Oeste/APTA almeida@apta.sp.gov.br

Alosio Costa Sampaio PqC da FC UNESP Bauru aloisio@fc.unesp.br Terezinha de Ftima Fumis PqC da FC UNESP Bauru

Introduo O Brasil o maior produtor mundial de maracuj e o seu cultivo vem servindo de suporte econmico principalmente para pequenos produtores rurais. O maracuj mais um dos produtos em que elevar a produtividade e a qualidade pode ser altamente compensador, sendo assim, os produtores tm adotado novas tecnologias de conduo e manejo da cultura, como adensamento, mecanizao, irrigao e fertirrigao, com a finalidade de aumentar a produtividade e, consequentemente o lucro. Este fato, tem provocado o interesse de tcnicos e produtores no que diz respeito a fertirrigao do maracujazeiro. O

www.aptaregional.sp.gov.br

quanto, quando e como fertirrigar, bem como o manejo dessa tcnica, so dvidas que tm surgido com relativa freqncia. E, aliado ao fato, do aumento da populao mundial estar ocorrendo numa proporo inversa a disponibilidade de recursos hdricos e de terras cultivveis, torna-se necessria a utilizao de uma agricultura mais intensiva, em que os produtos qumicos e fertilizantes so amplamente utilizados, com o objetivo de aumentar a oferta de alimentos para essa populao crescente. com essa perspectiva que a fertirrigao tem sido utilizada cada vez mais no Brasil e no mundo.

O que Fertirrigao? A utilizao do prprio sistema de irrigao como condutor e distribuidor de adubos juntamente com a gua de irrigao conhecida como FERTIRRIGAO. No s adubos so aplicados por meio da gua de irrigao pois tambm inseticidas, fungicidas, herbicidas, reguladores de crescimento so conduzidos e aplicados e a prtica de forma generalizada passou a ser conhecida como QUIMIGAO.

A Fertirrigao pode ser utilizada em qualquer sistema de irrigao Qualquer sistema de irrigao teoricamente pode conduzir e distribuir agroqumicos juntamente com a gua. Como a uniformidade de distribuio dos produtos depende da uniformidade de distribuio da gua pelo sistema, aqueles sistemas de irrigao que apresentam alta uniformidade de distribuio de gua so os mais adequados para fazer a Fertirrigao. Alguns sistemas de irrigao so mais eficientes na aplicao de gua, como o caso do gotejamento e microasperso, o que torna, tambm, mais eficiente o aproveitamento pelas plantas dos nutrientes aplicados. Portanto, quando se trata de fertirrigao, deve-se considerar o sistema de irrigao que est sendo utilizado. Para o uso adequado de fertilizantes em fertirrigao a caracterstica do sistema de aplicao tambm importante.

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 3, n.2, Jul-Dez 2006

www.aptaregional.sp.gov.br

TABELA 1. Diferenas entre os sistemas de irrigao com relao aplicao de gua e fertilizantes (VILLAS BAS et al., 1999).

Quais as vantagens e limitaes da Fertirrigao A aplicao de fertilizantes via gua de irrigao apresenta muitas vantagens em relao ao sistema convencional. Dentre suas vantagens se tem: Melhor aproveitamento do equipamento de irrigao; Economia no custo de aplicao de fertilizantes, pois economiza mquinas e mo de obra; Aplicao dos adubos nas doses e momento exatos exigidos pelas culturas; Maior eficincia no uso da gua e dos fertilizantes; Menos compactao do solo e danos fsicos s culturas.

Algumas limitaes podem ser consideradas: Exige clculos precisos para quantificar concentraes e doses dos adubos;

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 3, n.2, Jul-Dez 2006

www.aptaregional.sp.gov.br

Necessita de adubos mais puros; Pode promover entupimento do sistema de irrigao quando utilizado de forma incorreta; Pode levar a salinidade pelo uso excessivo de adubo; Necessita de mudana de mentalidade do produtor.

Como injetar os fertilizantes no sistema de irrigao H diferentes tipos de injetores de fertilizantes, que podem variar quanto a forma de energia que utilizam (eltrica ou hidrulica), capacidade de injeo, preo, etc. A seguir so apresentados os injetores mais comuns.

Tanques pressurizados Consistem em tanques metlicos com tampas hermticas que so conectados em dois pontos ao sistema de irrigao sendo que a gua ao passar pelo tanque solubiliza e arrasta o fertilizante.

Bombas injetoras hidrulica So injetores que trabalham como um "carneiro hidrulico" a presso da rede de gua aciona o movimento de um eixo vertical que comprime um diafragma de borracha para que ocorra a injeo do fertilizante. Existem no mercado vrios tipos de bombas injetoras com capacidade de injeo variando de 10 a 250 L/h e trabalhando nas presses de servio variando de 1,8 a 8 kg/cm2. A grande vantagem no utilizar energia eltrica para injeo.

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 3, n.2, Jul-Dez 2006

www.aptaregional.sp.gov.br

Injetor tipo Venturi O injetor tipo Venturi um dispositivo de polipropileno, PVC ou metlico que possui uma seco convergente gradual, seguida de um estrangulamento e de uma seco divergente gradual para igual dimetro da tubulao a ele conectado conforme fotografias apresentadas na Figura 1.

Figura 1. Injetor tipo Venturi

Os venturis so peas baratas e com grande capacidade de injeo, porm requerem presso extra no sistema.

Bombas injetoras eltricas So tambm bastante variadas quanto aos modelos, potncia e material. H no mercado bombas com rotor de ao inox que evita corroso em contato com o adubo.

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 3, n.2, Jul-Dez 2006

www.aptaregional.sp.gov.br

Qualquer adubo pode ser utilizado em Fertirrigao Deve-se dar preferncia para adubos de alta solubilidade, com pouca impureza e sem qualquer tipo de substncia empedrante. Portanto, na fertirrigao deve-se utilizar produtos de melhor qualidade. De modo geral so utilizados como fonte nitrogenada: uria, nitrato de amnio, sulfato de amnio, nitrato de clcio e potssio. O uso do cloreto de potssio (de preferncia o branco) bastante comum, sendo tambm utilizado em casos especficos o sulfato de potssio e o nitrato de potssio. As fontes de fsforo comumente utilizadas so o cido fosfrico, que ajuda a limpar a tubulao e os gotejadores e o MAP. Uma outra vantagem da fertirrigao o uso de micronutrientes na forma de sais e quelatos.

A Fertirrigao utiliza a mesma quantidade de fertilizantes em relao a apliao do adubo slido A princpio pode-se utilizar a mesma quantidade, porm na prtica tem se observado que as doses so menores, uma vez que com o parcelamento da adubao, os nutrientes so melhor aproveitados, evitando a lixiviao, alm disso os fertilizantes so aplicados onde h gua e razes.

Com que frequncia devo fertirrigar A fertirrigao permite que o fertilizante seja aplicado em tantas vezes quanto a cultura for irrigada. Portanto, a freqncia pode ser diria, a cada dois ou trs dias ou at 1 vez por semana. Melhores resultados, principalmente em solo arenoso ocorrem quanto mais freqente for a fertirrigao.

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 3, n.2, Jul-Dez 2006

www.aptaregional.sp.gov.br

A Fertirrigao produz mais do que a adubao convencional slida Muitos produtores tem obtido produtividades maiores quando utilizado a fertirrigao, no entanto h produtores onde a fertirrigao foi pior, pois no empregou a metodologia correta, e quando isto ocorre os resultados podem ser desastrosos. Portanto, a fertirrigao mais tcnica e deve ser utilizada apenas por produtores conscientes e tcnicos.

Referncias BURT, C., OCONNOR, K., RUEHR, T. Fertigation. San Luis Obispo: California Polytechnic State University, Irrigation Training and Research Center 1995. 295p. FOLEGATTI, M. V.; CASARINI, E.; BLANCO, F. F.; BRASIL, R. C.; SOUZA, R. S. Fertirrigao: citrus, flores, hortalias. v.2. ed. Gaba: Agropecuria, 2001. p. 336. VILLAS BOAS, R. L., BULL, L. T., FERNANDES, D. M. Fertilizantes em fertirrigao. In: FOLEGATTI, M. V. coord. Fertirrigao: citrus, flores, hortalias. Guaba: Agropecuria, 1999, p. 293-319. VITTI, G.C.; BOARETTO, A.E.; PENTEADO, A.R. Fertilizantes e fertirrigao. In: VITTI, G.C.; BOARETTO, A.E. ed. Fertilizantes fluidos. Piracicaba: POTAFOS, 1994. p.283-308. VIVANCOS, A. D. Fertirrigacion. Madrid: Mundi-Prensa. 1996, 233 p.

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 3, n.2, Jul-Dez 2006

You might also like