You are on page 1of 3

A Configurao Brocard

Nvel 3
Marcelo Mendes de Oliveira marcelom@ceara.net

O Teorema de Miguel
Se um ponto marcado sobre cada lado de um tringulo A 1A2A3 e por cada vrtice do tringulo e pelos pontos marcados sobre os lados adjacentes um crculo desenhado, esses trs crculos se cortam em um ponto (Ponto de Miguel). A seguir vejamos alguns resultados para prosseguir com a teoria. TEOREMA A: As retas do Ponto de Miguel aos pontos marcados formam ngulos iguais com os respectivos lados. TEOREMA B: Reciprocamente, se P um ponto fixo no plano do tringulo A 1A2A3 , ento possvel determinar de infinitas maneiras um tringulo de Miguel para P. TEOREMA C: Todos os tringulos de Miguel de um ponto P so semelhantes.

Algumas Definies e Teoremas Iniciais


Definio 1: a reta passando por um vrtice do tringulo, paralela ao lado oposto chamada exmediana. O ponto de interseo de duas ex-medianas chamado ponto ex-mediano. Definio 2: Simediana a isogonal da mediana. Definio 3: As tangentes pelos vrtices do tringulo ao circuncrculo so chamadas ex-simedianas. TEOREMA D: Por cada ponto ex-mediano passa uma mediana do vrtice oposto. As perpendiculares de um ponto sobre uma ex-mediana aos lados adjacentes so inversamente proporcionais aos lados e as perpendiculares de um ponto ex-mediano sobre os trs lados so inversamente proporcionais aos comprimentos desses lados. Uma mediana divide o lado oposto na razo 1, enquanto uma ex-mediana divide na razo +1. Uma mediana dividida pelo baricentro na razo 1/2 e por um ponto ex-mediano na razo +1/2. Os tringulos cujas bases so os lados do tringulo dado e cujo vrtice um dos pontos ex-medianos tm reas iguais. TEOREMA E: Uma reta passando por um vrtice do tringulo e tangente ao circuncrculo isogonal reta paralela ao lado oposto do tringulo (ex-mediana). A partir de um ponto sobre a tangente, as perpendiculares aos lados do ngulo so proporcionais aos comprimentos desses lados.

A Configurao Brocard
OS PONTOS BROCARD: Em qualquer tringulo A1A2A3, existe um e somente um ponto P tal que PA1A2 = PA2A3 = PA3A1 = e um ponto P tal que PA2A1 = PA3A2 = PA1A3 = . Esses dois pontos so chamados pontos Brocard do tringulo.

Se um ponto P existe, considere o A1A2P; como PA2A3 = PA1A2 inscrito no arco PA2, segue que A2A3 tangente ao crculo. Em outras palavras, o ponto P comum aos trs dados crculos, cada um tangente a um lado do tringulo em um vrtice e passando por um segundo vrtice. Denotando por c1 o crculo tangente a A1A2 em A1 e passando por A3, etc, os crculos c1, c2, c3 so, portanto, concorrentes (caso particular do Teorema de Miguel). O ponto de interseo est necessariamente no interior do dado tringulo e o ponto P completamente determinado. Analogamente, P a interseo dos trs crculos c1, c2, c3, onde c1 toca A1A3 em A1 e passando por A2.

PROBLEMA 1: Construir cada ponto Brocard de um dado tringulo. TEOREMA 1: cotg = cotg = cotg 1 + cotg 2 + cotg 3. COROLRIO: Os Pontos Brocard so conjugados isogonais. TEOREMA 2: cotg =
2 2 2 a1 a2 a3 . 4S

PROBLEMA 2: Construir um tringulo, dado um lado, um ngulo adjacente e o ngulo Brocard.

TEOREMA 3: Se dois tringulos tm o mesmo ngulo Brocard e um ngulo de um deles igual a um ngulo do outro, ento eles so semelhantes. TEOREMA 4: As distncias do ponto simediano K aos lados opostos do tringulo so KK 1= pois TEOREMA 5: As perpendiculares aos lados do tringulo a partir do ponto simediano so proporcionais aos comprimentos dos lados. TEOREMA 6: Um raio Brocard, uma mediana e uma simediana so concorrentes. Mais claramente, A1P, A2K e A3M se cortam em um ponto; analogamente, A 1P, A2M e A3K cortam-se no isogonal do ponto anterior. TEOREMA 7: Os tringulos pedais de P e P so semelhantes ao tringulo A 1A2A3 dado.

a1tg , etc. 2

PROBLEMA 3 (OBM 1999): Dado tringulo ABC mostre como construir com rgua e compasso um tringulo ABC de rea mnima com CAC, AAB e BBC tal que BAC=BAC e ACB=ACB.

C'

B'

A'

Bibliografia - Johnson, Roger A., Advanced Euclidean Geometry, An Elementary Treatise on the Geometry of the Triangle and the Circle, Dover Publications, New York, 1960

You might also like