You are on page 1of 4

35 FALNCIA: DISPOSIES DECRETAO E AUTOFALNCIA

GERAIS,

PROCEDIMENTO

PARA

Disposies gerais: Conforme j visto, a falncia decretada no caso de insolvncia do empresrio ou da sociedade empresria. Nos termos do art. 75 da LRE, o devedor afastado de suas atividades e nomeado pelo juiz um administrador para gerir os interesses da massa falida. Na falncia, em resumo, so vendidos os bens do devedor (empresrio ou sociedade empresria), listados os credores, que sero pagos seguindo a ordem de preferncia prevista na lei. H classes de credores com prioridade no recebimento e, queles que estejam na mesma classe ser assegurada a proporcionalidade, para que todos recebam equitativamente ( par conditio creditorum). Caso o patrimnio do devedor seja menor que o total da dvida, pode ocorrer de os credores co preferncia receberem a totalidade dos crditos e no sobrar para saldar os de classes inferiores, que ficam no prejuzo. Procedimento para decretao: o juzo onde a falncia houver sido decretada ser o competente para conhecer todas as aes sobre bens, interesses e negcios do falido, ressalvadas as causas trabalhistas e fiscais (art. 76), sendo o juzo universal da falncia (art. 5). O processo falimentar divide-se em trs etapas: a pr-falimentar, a falimentar propriamente dita e a ps-falimentar. A primeira tem incio com a petio inicial do pedido de falncia e objetiva a verificao dos pressupostos da instaurao do concurso de credores. A ltima diz respeito reabilitao civil ou penal dos envolvidos. A etapa falimentar propriamente dita visa definir o ativo e o passivo da falida, promover a realizao do ativo e a satisfao do passivo. A fase pr-falimentar aquela que vai do pedido de falncia at a sentena do juiz, que pode ser denegatria, caso em que o processo extinto sem instaurao da execuo concursal, ou declaratria, hiptese em que se iniciar o processo falimentar propriamente dito, com reunio de credores e a liquidao do patrimnio do devedor. Nessa fase, o juiz analisar os seguintes pressupostos: qualidade de empresrio do devedor e o seu estado de insolvncia, para ento decidir se decreta ou denega a falncia. Independentemente do fundamento do pedido (art. 94, I - impontualidade; II frustrao de execuo; ou III - prtica de ato de falncia), algumas regras so comuns: a) pedido deve ser feito na comarca do principal estabelecimento do devedor ou da filial da empresa que tenha sede fora do Brasil (art. 3); b) pedidos de falncia esto sujeitos a distribuio obrigatria, respeitada a ordem de apresentao (art. 78);

c) distribuio do pedido previne o juzo para qualquer outro pedido referente ao mesmo devedor m(art. 6, 8); d)os processos de falncia e seus incidentes preferem a todos os outros na ordem dos feitos, em qualquer instncia (art. 79). Para se decretar a falncia da sociedade empresria, irrelevante a insolvncia econmica, caracterizada pela insuficincia do ativo para solvncia do passivo. Exige a LF a insolvncia jurdica, que se configura pela impontualidade injustificada (art. 94, I), execuo frustrada (art. 94, II) ou prtica de ato de falncia (art. 94, III). Mesmo que a sociedade tenha patrimnio lquido, ser-lhe- decretada a falncia. O ttulo da obrigao lquida , para autorizar o pedido de falncia por impontualidade injustificada, alm de executivo e protestado, deve ser de valor igual ou superior a 40 salrios-mnimos. Admite a lei que os credores se renam em litisconsrcio ativo para, somando os seus crditos, alcanarem juntos esse patamar. A execuo frustrada que caracteriza a insolvncia jurdica aquela em que o devedor executado no paga, no deposita e no nomeia bens penhora (trplice omisso) (Pesquisar diante das alteraes no CPC). desnecessrio o protesto e o valor de 40 salrios-mnimos. Atos de falncia: a) liquidao precipitada; b) negcio simulado; c) alienao irregular de estabelecimento; d) transferncia simulada do principal estabelecimento; e) garantia real, a instituio dessa garantia em favor de um dos seus credores deve operar-se posteriormente constituio do crdito, pois atribui a quem j credor uma condio mais favorvel, na eventualidade de quebra (na ordem de pagamentos, o titular de garantia real tem preferncia sobre os credores no garantidos); f) abandono do estabelecimento empresarial; g) descumprimento de obrigao assumida no plano de recuperao judicial. Rito: quando requerida a falncia pelo credor ou scio minoritrio, o rito tem caracterstica contenciosa (arts. 94 a 96 e 98 da LF). Para a autofalncia o rito tem natureza no contenciosa (arts. 105 a 107 da LF). O prazo para defesa do requerido de 10 dias . Nesse mesmo prazo, a sociedade empresria poder ilidir a falncia, depositando o valor da obrigao em atraso. A eliso pode acompanhar a defesa ou ser feita independentemente de resposta. Dentro daquele, o devedor poder pleitear a recuperao judicial.

Na autofalncia, o juiz no deve decret-la em caso de desistncia tempestiva. Trata a hiptese de verdadeira retratao, se apresentada pelo devedor antes da sentena. A participao do MP compreensvel somente aps a instaurao do concurso de credores, quando podem entrar em conflito, de um lado, os interesses dos trabalhadores, do fisco e de sujeitos de direito vulnerveis e, de outro, os dos credores cveis, normalmente empresrios e bancos. A sentena declaratria da falncia no declaratria, mas constitutiva, porque altera as relaes entre os credores em concurso e a sociedade devedora falida, ao fazer incidir sobre elas as normas especficas do direito falimentar. Na sentena declaratria da falncia (ou em deciso proferida at a entrega do relatrio do sndico), o juiz fixa o termo legal, ainda que em carter provisrio. O termo legal da falncia o lapso temporal correspondente s vsperas da decretao da quebra que serve de referncia para a auditoria que o administrador judicial deve realizar nos atos praticados pelos representantes legais da sociedade empresria falida. Quando a falncia tem por fundamento impontualidade injustificada ou execuo frustrada, o termo legal no pode retroagir por mais de 90 dias do primeiro protesto por falta de pagamento; na hiptese de autofalncia ou ato de falncia, o termo legal no pode retroagir por mais de 90 dias da petio inicial; e se o caso de convolao em falncia de recuperao judicial ou de recuperao extrajudicial homologada em juzo, no pode retroagir por mais de 90 dias do respectivo requerimento. Da deciso que decreta a falncia cabe agravo de instrumento, e da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe apelao (LF, art. 100). O juiz ao acolher a contestao da sociedade empresria e julgar improcedente o pedido de falncia deve examinar a conduta do autor. Se esse atuou com dolo manifesto, deve o juiz conden-lo ao pagamento de indenizao em favor da sociedade empresria, cujo valor ser objeto de liquidao de sentena; se no atuou com dolo manifesto, a sociedade empresria pode buscar indenizao em ao prpria.

35. Questes de concursos responder e apontar fundamento legal


1)(OAB MG Abril 2007) Nos termos da Lei n. 11.101/05, marque a alternativa CORRETA. a)A microempresa e a empresa de pequeno porte podero, exclusivamente, apresentar plano especial de recuperao judicial. b)Na classificao dos crditos, os scios e os administradores, sem vnculo empregatcio, precedem as multas contratuais. c)Os processos de falncia e os seus incidentes preferem a todos os outros, na ordem dos feitos, em qualquer instncia. d)Os crditos trabalhistas cedidos terceiros sero considerados subordinados. 2)(OAB Nordeste 2005/2) correto afirmar que a)da deciso que decreta a falncia ou da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe apelao. b)da deciso que decreta a falncia cabe agravo, e da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe apelao. c)da deciso que decreta a falncia cabe apelao, e da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe agravo. d)da deciso que decreta a falncia ou da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe agravo. 3)(Juiz o Trabalho PB 2005) Sobre as novas disposies relativas falncia, correto afirmar que I- ser decretada a falncia do devedor que no paga, no vencimento, e nem justifica atravs de relevante razo de direito, obrigao assumida, cujo valor seja inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais), na data do pedido. II- no ser decretada a falncia se provada a falsidade do ttulo que serviu de base ao pedido. III- ser decretada a falncia do devedor, se este, em processo de execuo por quantia lquida superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais), no paga, nem garante o juzo de execuo, nos prazos legais apropriados. IV- no ser decretada a falncia, se provadas situaes como a prescrio, nulidade do ttulo ou pagamento da dvida. V- ser decretada a falncia do devedor em decorrncia da utilizao de meio fraudulento para realizao de pagamentos. a)as alternativas I, II e IV esto erradas. b)as alternativas II e III so verdadeiras. c) as alternativas II, IV e V so verdadeiras. d) as alternativas I, IV e V so verdadeiras. e)somente a alternativa III verdadeira.

You might also like