You are on page 1of 2

LABORATRIO CENTRAL DE SADE PBLICA DR.

ARISTEU LOPES UNIDADE DA GERNCIA DA QUALIDADE


Misso do Lacen Alagoas Realizar exames laboratoriais com qualidade, agilidade e confiabilidade e coordenar a rede estadual de Laboratrios, produzindo informaes que orientem aes eficazes para promoo da Sade Pblica em Alagoas.

AUDITORIAS INTERNAS
Um Sistema de Gesto da Qualidade (SGQ), para garantir o controle e eficincia das diversas atividades desenvolvidas pela instituio, tm que contar com um processo avaliativo sistemtico, independente e transparente objetivado a identificar aes, situaes e conceitos que ferem direta ou indiretamente aos princpios da nossa poltica da qualidade e/ou as normas adotadas como referncia para o nosso sistema de gesto, neste caso a ABNT NBR ISO/IEC: 17.025 e NIT-DICLA083. Portanto, no Boletim da Qualidade deste ms, estaremos explicando de forma simples as AUDITORIAS INTERNAS. O avaliado deve responder de forma verdadeira somente o que for perguntado pelo auditor, nada mais! E nunca deve procurar camuflar possveis erros de servios, procedimentos ou condutas, caso isto tenha sido percebido por ele.

Boletim da Qualidade Ano 2 N 7 Abr/07

Durante uma auditoria so gerados documentos de registros de: no-conformidades que a constatao do no atendimento a um requisito especfico da norma; observaes onde so notadas aes ou situaes que no necessariamente est infringindo a um requisito da norma, mas poder infringir ou se constituir um problema para o auditado (no-conformidade potencial); oportunidade de melhorias que um aperfeioamento de algo que j est certo.

A comisso que executa a auditoria formada, na maioria das vezes, por um auditor lder, um ou mais auditores tcnicos, podendo ter auditores observadores, auditores em treinamento e especialistas. O auditor lder coordena o planejamento da auditoria junto com a UGQ, as reunies de abertura e fechamento das auditorias e a prpria execuo das auditorias. Ele o canal de comunicao entre a comisso de auditoria e o responsvel pela rea auditada. E quem elabora o relatrio da auditoria. Normalmente, sua ateno encontra-se voltada para os requisitos do Sistema de Gesto da Qualidade.

A norma define que o Gerente da Qualidade GQ o principal responsvel pelas auditorias internas. No entanto, dentro da Unidade da Gerencia da Qualidade UGQ, o gerente trabalha de forma integrada com outros membros da equipe designados para darem ateno especfica a este requisito da norma. As auditorias internas alcanaro todas as reas de atividades e responsabilidades do laboratrio buscando evidncias das conformidades e no-conformidades dos servios desenvolvidos. Um auditor interno recebeu treinamento e est qualificado para avaliar o sistema e os processos que foram designados para ele. No raro, poder proceder a avaliao usando um Check-List ou Lista de Verificao que contm detalhes que no devem ser esquecidos.

A quantidade de noconformidades geradas por um setor um forte indicador do seu grau de envolvimento e comprometimento com a garantia da qualidade, em especial, da pessoa responsvel pelo setor. Tambm uma ferramenta excelente de identificao dos problemas que atrapalham e atrasam o processo de implantao, o progresso das atividades normais ou de melhorias do SGQ. Quando uma no-conformidade for identificada uma ao-corretiva deve ser planejada e executada para a correo definitiva do problema. Portanto, ao corretiva a ao tomada para eliminar as causas de noconformidades existentes ou situaes indesejveis, de maneira a evitar a reocorrncia das mesmas. Por isso, todas as no-conformidades sero levadas ao conhecimento da AltaDireo.

O auditor tcnico conhece no somente os requisitos tcnicos que esto alistados e so exigidos pelas normas, mas tambm os aspectos tcnicos prticos dos procedimentos executados e tudo que pode influencilo de forma negativa e que induzem a produo de resultados duvidosos. Portanto, a parte prtica da auditoria ser acompanhada por ele. Caso no exista um auditor tcnico com conhecimentos apropriados e suficientes para acompanhar de forma satisfatria uma tcnica especfica, o laboratrio pode convidar um especialista (externo) que acompanhar o procedimento junto com um auditor tcnico, da, ambos chegaro a uma avaliao plausvel.

O primeiro momento do processo de auditoria ser a reunio de abertura. Ela coordenada pelo auditor lder e tm como objetivos apresentar o grupo auditor, o plano de auditoria, resumir as atividades que sero empreendidas, confirmar os canais de comunicao, ou seja, os guias que recebero os auditores em cada setor, etc. uma reunio breve, objetiva e esclarecedora. E normalmente encontram-se presentes, alm da equipe auditora, a Alta Direo, os gerentes tcnicos e da qualidade, auditados, supervisores, etc.

reexaminar aleatoriamente trabalhos j aceitos e comparar os resultados com os requisitos de aceitao utilizados; e, examinar o controle e os registros de servios executados para se determinar a conformidade com os requisitos especificados. Quando se faz uma constatao de no-conformidade ela deve ser analisada criticamente com o auditado, visando uma confirmao da noconformidade. Sempre que houver opinies divergentes sobre as evidncias e/ou constataes de auditorias, todo esforo deve ser feito para que tudo seja esclarecido.

O foco da ateno so os requisitos tcnicos das normas, especialmente, os requisitos que j foram tratados nos BQs anteriores, so eles: organizao e ordem das reas de trabalho, registros, garantia da qualidade dos ensaios, controles de documentos, equipamentos e biossegurana. As reas auditadas sero:
REAS Almoxarifado Biologia Molecular Citohistopatologia Compras Direo Geral Entomologia/Parasitologia Esterilizao/Higienizao Fsico-Qumica Imunologia/Virologia Microbiologia/Micologia Microbiologia de Produtos e Ambiente Microscopia de Produtos Patologia Clnica Patrimnio, Manuteno e Transporte Unidade de Produo de Insumos Recepo e Atendimento ao Cliente Secretaria Executiva Servio de Controle da Qualidade de Produtos Servio de Desenvolvimento de RH Treinamento

Passada esta fase, a equipe auditora se reunir para analisar criticamente as constataes da auditoria e quaisquer outras informaes em relao aos critrios da auditoria. Chegar a um consenso quanto s concluses, preparar recomendaes, caso existam, e discutiro sobre outros assuntos que fazem parte do processo de auditoria.

A UGQ conta com a cooperao de todos para que tudo d certo e todo processo ocorra de forma natural.
Poltica da Qualidade
Cumprir o que previamente acordado com autoridades municipais, estaduais e federais e com os nossos clientes; Satisfazer as necessidades e expectativas de nossos clientes atravs do aprimoramento contnuo da qualidade de nossos servios; Desenvolver a capacidade profissional dos funcionrios atravs de treinamentos e conscientizaes para a qualidade; Aprimorar a capacidade de nossos laboratrios e da prestao de servios em geral para a populao, trabalhando com equipamento, materiais e insumos com qualidade assegurada a fim de refletir os bons resultados esperados pelos nossos funcionrios e ao nosso usurio; Garantir o reconhecimento da proficincia tcnica de nossos servios e funcionrios com um sistema da qualidade eficaz e garantido; Aprimorar continuamente nosso sistema da qualidade, buscando sempre cumprir os requisitos pr-estabelecidos.

Num segundo momento, dar-se incio a auditoria em si, nas reas escolhidas, onde se faro entrevistas, observaes das atividades e se far uma anlise crtica dos documentos. Nestes momentos que se fazem as constataes das evidncias de auditoria contra os critrios de auditoria gerando as constataes de auditoria que so as no-conformidades e as oportunidades de melhoria. Cabe ao responsvel pela rea auditada indicar o guia da sua rea, providenciar todos os recursos necessrios para o grupo auditor, prover meios, permitir o acesso ao material comprobatrio, conforme requerido pelos auditores, e cooperar de todo possvel com a auditoria. O auditor procurar evidncias objetivas da implementao do Manual da Qualidade e dos demais documentos e procedimentos operacionais nas reas auditadas; examinar os registros de treinamento quando houver exigncia ou necessidade de habilidades especficas; selecionar e

Por fim, chega-se a reunio de encerramento, que tambm um momento conduzido pelo auditor lder. Os participantes desta reunio so os mesmo da reunio de abertura. o momento em que se apresentaro as constataes e concluses da auditoria, alm de ser o tempo de acordar prazos para que os auditados apresentem um plano de aes corretivas e preventivas. E, a Unidade de Gerncia da Qualidade deve monitorar as aes corretivas e preventivas decorrentes das no-conformidades identificadas nas auditorias.

Apoio:

Equipe da UGQ
Alessandra Cavalcante - Gerente Everaldo Campos Gerente Substituto Meire Fonsca Coordenao de Auditorias Katiane Rios Gesto de Informaes Ceclia Souza Apoio Tcnico Keila Rodrigues Apoio Administrativo.
UGQ: Fone 3315-2701 / e-mail: lacen.al.ugq@gmail.com

Queremos informar que neste ms de Abril, nos dias 24 a 27, a UGQ iniciar os processos de auditorias internas do SGQ do LACEN/AL.

You might also like