You are on page 1of 2

Do x Make - Qual a Diferena e Como Usar?

"Fazer" ou "Fazer"? - Eis a Questo!

Esta uma pergunta comum: quando usar o verbo "to do" e o verbo "to make", se os dois significam "fazer"? Qual a diferena? Antes de nos acostumarmos com as sutilezas da lngua inglesa, e portanto adquirir fluncia, a confuso entre "do" e "make" bem comum. Eis a resposta:

Use "do" quando o "fazer" no contexto significar execuo, realizao, deselvolvimento de ao. Use "make" quando o "fazer" no contexto significar criao, elaborao, fabricao, transformao num processo.

Estude os exemplos e compare com a teoria acima:

I'll do my best to not be late.

Farei o melhor para no me atrasar. Este "farei" no tem sentido de "criao" - e sim de execuo. Eu vou agir (desenvolver ao) da melhor forma para no me atrasar. Podemos considerar que seja um "fazer" abstrato, pois no implica em transformao de matria. Compare com:

You make the best chocolate cake in the world!

Voc faz o melhor bolo de chocolate do mundo! Este "faz" tem sentido de "criao/fabricao", e no de execuo abstrata. Voc 'cria' uma matria diferente quando mistura os ingredientes do bolo. Existe uma transformao. como fabricar algo: voc usa a matria prima e transforma em outra coisa. Quando existe esse processo de transformao, use 'make'.

A dica para lembrar a diferena entre "do" e "make" :

lembre-se da frase que o mundo inteiro conhece: "Made in China" Se o "fazer" da sua frase tiver o mesmo sentido do "fazer" de "Feito na China" (FABRICADO/CRIADO) ou implicar em transformao de uma coisa em outra (matria, sentimento, emoo), ento o verbo "make" (made in the past tense).

Mais exemplos: This dress was made by a renowned tailor in France. (o vestido foi fabricado/criado). I make coffee every morning. (eu crio o caf atravs do processo de mistura de gua e p de caf - existe uma transformao). I do thirty push-ups per day. (eu deselvolvo, executo trinta flexes por dia, eu no "crio" ou fabrico as flexes). I'll make this call, and then you please tell me what to do next. To make a call (fazer uma ligao telefnica) criao, pois voc transforma a situao - voc tecla um nmero e algo acontece do outro lado. H um processo de transformao entre um estado A (no comunicao) para um estado B (telefone tocando, comunicao). J quando eu falo a voc o que fazer (tell you what to do) no sentido de o que voc vai executar, que tipo de ao vai tomar. I'll tell you how to act, what to perform. No fabricamos atos de comportamento, e sim os executamos, desenvolvemos. I'll tell you what to do (como agir) and how to make the best of your studies! (como criar a melhor produtividade para seus estudos) You make me happy. Existe uma transformao em fazer feliz. Se voc me faz feliz, eu passo de um estado emocional (e at fsico) X para um estado Y. Voc no "executa" me fazer feliz, voc "cria uma transformao" quando me faz feliz. Would you do me a favor? (fazer um favor execuo de algum ato, no a fabricao) I'm sorry I am making you cry! (transformao de estado)

Did I make things clear or do you need more help?

Obs.: O "do" nesta frase acima, bem como o "did", so apenas verbos auxiliares aqui, necessrios na pergunta. No tm funo de verbo fazer.

You might also like