You are on page 1of 2

Como Lidar com um Parente Bipolar - wikiHow

http://pt.wikihow.com/Lidar-com-um-Parente-Bipolar

como fazer qualquer coisa


Editar

Como Lidar com um Parente Bipolar


Lidar com um membro da famlia bipolar demanda compaixo, pacincia e educao. Ao encontrar estas qualidades em si mesmo, voc ver muitas vezes que elas tm um efeito dramtico sobre a pessoa que sofre com o transtorno bipolar e a qualidade de seu relacionamento.

Lidar com um Parente Bipolar

Passos

Entenda que esse transtorno bipolar uma doena do crebro. Isso significa que no culpa da pessoa; o mesmo que se essa pessoa tivesse um cncer. Se voc partir deste ponto, isso pode ajud-lo a ser mais compassivo.

Se um membro da famlia tivesse um ataque cardaco, voc no tentaria realizar a cirurgia de corao sozinho! Em vez disso, voc iria a um cirurgio. Pea ajuda profissional: transtorno bipolar deve ser tratado por um psiquiatra.

Aprenda a ver os comportamentos de seu familiar no contexto da doena. Por exemplo, se uma pessoa bipolar tornar-se irritada ou defensiva, frequentemente um sintoma da sua doena. Isso requer pacincia e compaixo.

Entenda que a doena provoca uma sensao de caos interno na pessoa que pode resultar em todos os tipos de comportamentos defensivos, controladores e destruidores. Permita-se imaginar o que seria acordar sem saber se nesse dia voc estaria em depresso ou elevada a um estado frentico de energia. Tente demonstrar empatia com relao a isso.

Lembre-se de seus prprios comportamentos e de seus sentimentos internos por ele(a). Se voc estiver ansioso ou irritado com essa pessoa ou com seu comportamento, isso ser transmitido a ela. Pessoas com transtorno bipolar podem perceber ansiedade e raiva como ameaas, tornando-se assim defensivas.

Familiarize-se com os sintomas de mania e depresso. Por exemplo, uma pessoa que tagarela sobre si mesma de modo egosta ou se vangloria normalmente reconhecida como arrogante ou autocentrada. Esse comportamento em uma pessoa com transtorno bipolar um sinal de mania, como muitos comportamentos irresponsveis e arriscados que podem ser igualmente desagradveis para voc. Reconhecer que este um sintoma da doena, e no um mau comportamento, pode ajud-lo a ser mais compassivo.

Se possvel, participe no tratamento da pessoa. Terapia familiar e apoio so uma parte integrante da qualidade de vida de uma pessoa com transtorno bipolar.

Elogie-os em uma base diria. Diga-lhes algo agradvel sobre eles. E diga-lhes que voc os ama. Se voc no estiver confortvel em faz-lo, tente fazer alguma coisa para eles. Ex:

1 de 2

06/03/2013 02:01

Como Lidar com um Parente Bipolar - wikiHow


dobrar suas roupas, lavar os pratos deles ou simplesmente ter mais pacincia com eles.

http://pt.wikihow.com/Lidar-com-um-Parente-Bipolar

Pense sobre si mesmo tambm. Seu bem-estar to importante quanto o da pessoa doente. Se a doena acaba se tornando um problema emocional para voc, voc no pode ajud-lo! Alm disso, voc vai estar lidando com dois problemas. Assim, no se sinta culpado(a) por ter seus prprios problemas, sua prpria felicidade e sua prpria vida.

2 de 2

06/03/2013 02:01

You might also like