You are on page 1of 20

TEMA 2 Rehabilitacin y refuerzos de estructuras

A importncia dos Aparelhos de Apoio na Reabilitao de Estruturas de Pontes


Luiz Carlos Mendes1,a, Marcelo Henrique Ruas Gonzles Puga2,b e Vancler Ribeiro Alves3,c
1

D.Sc. Universidade Federal Fluminense, Rua Passo da Ptria 156, sala 360, bloco D, CEP 24210-240, Niteri, Rio de Janeiro, Brasil.

M.Sc. Universidade Federal Fluminense, Rua Passo da Ptria 156, sala 360, bloco D, CEP 24210-240, Niteri, Rio de Janeiro, Brasil. D.Sc. Universidade Federal Fluminense, Rua Passo da Ptria 156, sala 360, bloco D, CEP 24210-240, Niteri, Rio de Janeiro, Brasil.
a

lcarlos@predialnet.com.br, mhpuga@bol.com.br, ribalvs@bol.com.br

Palavras-chave: pontes, aparelhos de apoio, point rocker, aparelhos pot, reforo.

Resumo Um aparelho de apoio de pontes mal dimensionado ou escolhido de forma incompatvel com os deslocamentos que a estrutura quer possibilitar pode trazer consequncias danosas para todo o conjunto superestrutura e infra-estrutura, gerando patologias de todo o tipo, principalmente pelas aberturas de fissuras causadas pelas deformaes excessivas. A escolha correta destes aparelhos permite um melhor funcionamento destas estruturas e no permite o surgimento de patologias seja no concreto ou no material metlico. Muitas pesquisas tm surgido na anlise de aparelhos de apoio no mundo inteiro, uma vez que as concepes mais modernas de pontes e viadutos tendem para estruturas mais leves associadas s maiores deformaes e tenses aplicadas. Neste trabalho aparelhos de apoio modernos tipo point rocker, pot, esfricos e deformveis so analisados com tratamento computacional algbrico simblico segundo as normas internacionais pertinentes. Tal anlise visa assegurar os limites de deformaes e de solicitaes para os quais devam ser empregados para assegurar uma correta funcionalidade, no permitindo dessa forma o surgimento de patologias inerentes de deformaes excessivas nem de escolhas inadequadas ao funcionamento correto. So apresentados vrios casos de aparelhos deteriorados por excesso de solicitaes, e apresentadas propostas de escolhas do tipo adequado para cada caso, permitindo assim uma durabilidade maior das estruturas de pontes.
Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Introduo Os aparelhos de apoio so todos os elementos dispostos entre as peas estruturais com a finalidade de acomodar as condies limites, com a funo de transferir as reaes da superestrutura infra-estrutura, cumprindo os requisitos de projeto relativos s foras, deslocamentos e rotaes[1]. Um levantamento minucioso das incidncias dos tipos de aparelhos de apoio nas estruturas de pontes pode ser considerado como o ponto de partida para qualquer metodologia sobre concepo estrutural e preveno de patologias. Para isto, necessria uma anlise de todos os movimentos dos aparelhos a fim de se possibilitar a avaliao da sua empregabilidade nos sistemas estruturais diversos. Uma simples inadequao na escolha do tipo de aparelho pode desencadear problemas patolgicos mais abrangentes, que atingem a rea da segurana estrutural da ponte, causando um estado de comprometimento das peas estruturais envolvidas, gastos desnecessrios e bastantes elevados de recuperao e, at mesmo, seu colapso[2]. Assim, existe a necessidade de realizao de todo um estudo comparativo aprofundado, por meio de grficos, sobre a escolha tima entre os diferentes tipos de aparelhos a partir de suas concepes de esforos, possibilitando a preveno de patologias futuras. Funes e solicitaes nos aparelhos de apoio Os tipos principais dos aparelhos de apoio mais utilizados e que cumprem com as suas funes primordiais, permitindo os deslocamentos e rotaes necessrios pela anlise estrutural com resistncia muito baixa durante todo o tempo de vida til da ponte, encontram-se apresentados na Tabela 1. So os elastomricos, os do tipo disc, os do tipo pot, o esfrico, o de ao e os do tipo leaf. A Tabela 2 fornece todos os movimentos possveis para cada tipo de aparelho de apoio. A Fig. 1 ilustra um exemplo tpico de aparelho de apoio sob uma superestrutura de ponte.

Figura 1: Gruyre Bridge em Berna (Sua)[5].


Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Tabela 1: Tipos de aparelhos de apoio[8].

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Tabela 2: Tipos dos aparelhos de apoio com suas funes e respectivos movimentos[8].
Nmero Smbolo Funo -Fixo para translao em todas as direes; -Permite rotao em todas as direes. Tipos de Aparelhos de apoio -Tipo point rocker; -Tipo pot; -Elastomrico fixo. -Tipo point rocker deslizante unidirecional; -Tipo pot deslizante unidirecional ; -Esfrico deslizante unidirecional. -Tipopoint rocker livre; 3 -Tipo pot com deslizam. -Permite movimento de translao livre; livre; -Permite rotao em todas as direes. -Elastomrico livre; -Esfrico com deslizam. livre. 4 -Fixo para transl. em todas as direes; -Permite rotao em um s eixo. -Permite movimentode translao em uma direo; -Permite rotao em um s eixo. -Permite movim. de translao livre; -Permite rotao em um s eixo. -Tipo linear rocker; -Tipo leaf. -Tipo rolo; -Tipo link; - Tipo linear rocker de deslizamento unidirecional. -De rolamento livre; -Tipo link livre.

-Permite movimentode translao em uma direo; -Permite rotao em todas as direes.

-Fixo para translao horizontal em todas -Transmitem fora as direes; horizontal. -Permite rotao em todas as direes. -Permite movim. horizontal em uma direo; -Permite rotao em todas as direes. -Guiado.

-Permite rotao em todas as direes.

-Elastomrico.

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Os aparelhos de apoio devem resistir a todas as foras externas, aes trmicas, mudanas de umidades do ar e condies do tempo adversas de cada regio[3]. A anlise de todos os aparelhos deve ser feita para investigar a sua empregabilidade no sistema estrutural. A Tabela 3 mostra as cargas concentradas e os momentos fletores que podem ser transferidos para os diversos tipos de aparelhos nas suas direes recomendadas. Cargas representadas com um X devem ser levadas em considerao para a estrutura em todos os casos, bem como cargas marcadas com um (quadrado) devem ser verificadas independentemente dentro de cada caso e cargas marcadas com um (crculo) so aquelas sempre insignificantes para a estrutura tanto de um modo global quanto de um modo local. Em geral, os deslocamentos no plano do aparelho de apoio devem ser permitidos. s vezes, as possibilidades de deslocamentos em ngulos retos a estes planos so exigidas, mas os aparelhos de apoio correspondentes com a possibilidade de ajuste de altura so somente os aparelhos de apoio tipo pot. O uso dos calos para o ajuste de altura no deve ser interpretado como um projeto diferente do aparelho de apoio. Os aparelhos de apoio guiados permitem tambm o movimento em um ngulo reto ao plano de apoio (como um efeito lateral). A rotao do apoio deve ser considerada em trs direes em ngulo reto entre cada um dos eixos. Antes de se calcular o movimento do aparelho, o seu tipo (aparelho de apoio deformvel ou aparelho de apoio deslizante) deve ser selecionado. Esta seleo baseada na carga externa, feita como uma aproximao preliminar. Se as instalaes dos aparelhos de apoio mveis (aparelhos deslizantes, aparelhos de rolo) so exigidas, ento fatores de segurana so necessrios para o movimento calculado da situao do apoio, a fim de se levar em conta as inexatides de medidas da instalao[6]. Para estimativas no precisas, os seguintes deslocamentos podem ser avaliados, baseados nas seguintes distncias[8]: a) estruturas de ao: 0,50 mm/m, b) estruturas de concreto: +0,30mm/m, -0,60 mm/m e c) estruturas de concreto protendido: +0,30 mm/m , -1,20 mm/m . Tabela 3: Cargas que podem ser transferidas nos aparelhos de apoio[8].

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Aparelhos de apoio elastomricos Os aparelhos de apoio elastomricos so os tipos mais simples. Na modalidade bsica consistem meramente em um bloco elastomrico, geralmente retangular ou redondo, conforme Fig. 2. O elastmero funciona como uma parte macia entre a infra-estrutura e a superestrutura da ponte e permite movimentos em todas as direes, pelos deslocamentos ou pelas rotaes elsticas[4]. Sob cargas verticais, o bloco elstico se flexiona conduzindo aos deslocamentos verticais. Uma soluo para este problema foi encontrada para se reforar o bloco elstico atravs da introduo de finos pratos, placas de ao horizontais, vulcanizadas ao elastmero. As placas de reforo previnem o bloco de abaulamento, assim conduzindo a deslocamentos verticais muito pequenos. Entretanto elas no impedem os deslocamentos horizontais em cada direo, como tambm permitem rotaes pequenas em todas as direes. Cada deslocamento e rotao conduzem a foras e momentos restringentes que tm que ser levados em considerao no clculo da estrutura da ponte.

Figura 2: Aparelho de apoio elastomrico [9].

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Aparelhos de apoio de disco Os aparelhos de apoio de disco foram introduzidos nos anos 60. As cargas verticais so transferidas por um disco elastomrico feito do polmero polyether-urethane. Diferentemente de um aparelho de apoio tipo pot, uma extenso transversal do disco elastomrico possvel. A capacidade e o funcionamento deste aparelho de apoio so comparveis com um aparelho de apoio elastomrico. As rotaes em torno do eixo central horizontal so transferidas pela deflexo diferencial do disco. As rotaes causam uma mudana do eixo da carga do centro do aparelho de apoio, que deve ser considerada no projeto. As foras horizontais so transferidas por um dispositivo de restrio cisalhante que permite deformao e rotao verticais. O tipo bsico um aparelho de apoio fixo como na Fig. 3. Os aparelhos de apoio livres so construdos por elementos deslizantes adicionais e, se necessrio, por sistemas guiados, conforme mostrado nas Figs. 4 e 5.

Figura 3: Aparelho de apoio tipo disco fixo [8].

Figura 4: Aparelho de apoio tipo disco unidirecional [8].

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Figura 5: Aparelho de apoio tipo disco multidirecional

[8]

Aparelhos de apoio tipo pot Segundo RAMBERGER [8], estes aparelhos foram inventados nos anos 50 combinando duas propriedades desejveis: capacidade de oscilao, ou rotao, com uma pequena resistncia e a transmisso da reao do aparelho de apoio sobre uma rea definida. O aparelho de apoio tipo pot consiste em um vaso (ou panela) de ao, preenchido com um disco elastomrico e uma tampa ou um pisto no topo, conforme mostrado na Fig. 6.

Centro de Rotao

Disco Elastomrico Tampa Vedao-Selagem


Pot-Parede

Pot-Fundo Figura 6: Aparelho de apoio tipo pot [8]. Quando sujeito a foras de compresso elevadas, o disco elastomrico sem reforo comporta-se similarmente como um lquido. Rotaes podem ocorrer devido ao volume quase constante do elastmero, cujo coeficiente de Poisson de aproximadamente 0,5 .
Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Sendo assim, de grande importncia a vedao entre a almofada elastomrica e a tampa, pois caso tal selamento apresente um defeito, ento a almofada elastomrica escapa como um lquido viscoso. O tipo padro de aparelho de apoio tipo pot permite somente a rotao. As foras verticais so transmitidas diretamente para a almofada, j as foras horizontais provenientes da tampa so transmitidas ao vaso (ou panela).

Disco Elastomrico

Figura 7: Aparelho de apoio tipo pot fixo [8]. A fim de se liberar o movimento de translao numa direo deslizante, uma construo adicional torna-se necessria, como mostrada nas Figs 8 e 9. Esta construo deslizante consiste em trs componentes: um disco de polytetrafluorethylene, mais conhecido como PTFE ou teflon, uma superfcie de ao inoxidvel polido conectado a uma placa deslizante de ao estrutural e graxa de lubrificao.

Guia de Deslocamento Unidirecional

Figura 8: Aparelho de apoio tipo pot confinado em somente uma direo[8].

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Placa de Ancoragem Placa Deslizante PTFE Tampa do Pot Selagem Fundo do Pot Ao Inoxidvel Polido Disco Elastomrico

Figura 9: Aparelho de apoio tipo pot livre [8]. Para confinar o movimento em uma direo, uma guia adicional usada acoplada a tampa. Este dispositivo da guia permite movimentos em somente um sentido, conforme se mostra na Fig. 8. Segundo RAMBERGER[8], os aparelhos de apoio tipo pot so usados para foras verticais nele de 1.000 kN at 100.000kN. Dependendo do padro aplicado compresso admissvel entre a tampa e a almofada, o amortecedor elastomrico no deve exceder a tenso de 4,0 kN/cm2. A compresso admissvel para o PTFE de 3,0 kN/cm2 para cargas permanentes e de 4,5 kN/cm2 para cargas como as de trfego, vento, etc. Os aparelhos de apoio tipo pot tm a vantagem de apresentar uma rigidez vertical muito elevada, pois parte do elastmero quase incompressvel. Isto comparativamente independente para o tamanho do aparelho de apoio e da carga aplicada. Esta caracterstica importante para o aparelho de apoio de pontes ferrovirias de velocidade elevada, pois os de baixa rigidez vertical podem conduzir a danos aos trilhos. Aparelhos de apoio esfricos O tipo bsico do aparelho de apoio esfrico consiste em trs partes principais: uma placa cncava inferior, uma parte da esfera no centro e um prato superior feito de ao de construo[4], conforme mostrado na Fig. 10.

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Ao Inoxidvel Polido

Placa Deslizante PTFE

Plano de Rotao

Parte da Esfera PTFE Placa Cromada com Superfcie Polida

Figura 10: Aparelho de apoio esfrico [8]. Para admitir deslocamentos entre as partes, superfcies deslizantes so necessrias. A placa cncava inferior do aparelho de apoio tem uma chapa de PTFE (polytetrafluorethylene) na superfcie superior. A parte da esfera tem uma superfcie laminada cromada e polida na face inferior e uma placa de PTFE tambm na sua superfcie superior e o prato superior deslizante tem uma placa de ao inoxidvel polida na sua face inferior. As placas de PTFE so compartimentadas completamente na metade da espessura e tm sacos de lubrificao com graxa de silicone, como as placas deslizantes para os aparelhos de apoio tipo pot. A resistncia frico das peas deslizantes causa momentos reativos devido s rotaes. Eles devem ser levados em considerao para considerar tenses adicionais no projeto do material do aparelho de apoio. Os aparelhos de apoio de ao Os aparelhos de apoio de ao so os tipos mais antigos[7]. O princpio simples: uma placa lisa que rola sob outra placa de ao com uma superfcie curvada. Se esta superfcie for parte de uma esfera, teoricamente obtida uma tangncia em um ponto. Se esta superfcie da pea for de um cilindro, teoricamente obtida uma tangncia em uma linha. O primeiro tipo classificado como aparelho de apoio de rotao, ou oscilao pontual, ou tipo point rocker (Fig. 11). No segundo exemplo tm-se aparelhos de apoio linear rocker (Fig. 12). Estes aparelhos de apoio permitem rotaes em todas as direes como o point rocker, ou em uma direo como o linear rocker, mas ambos no permitem deslocamentos lineares.
Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Figura 11: Aparelho de apoio tipo point rocker [8].

Figura 12: Aparelho de apoio tipo linear rocker [8]. Sob reaes verticais mnimas em combinao com cargas horizontais os aparelhos de apoio de oscilao pontual, point rocker, e os de oscilao linear, tipo linear rocker, podem exibir danos em suas conexes, por causa das tenses elevadas. Em combinao com os elementos deslizantes, estes aparelhos de apoio passam a atender s necessidades de deslocamentos horizontais, podendo causar como conseqncia o levantamento parcial da viga e o desgaste excessivo dos materiais envolvidos. As tangncias lineares podem, tambm, ser encontradas nos aparelhos de apoio de rolo que consistem em um rolo metlico, placa superior e placa inferior, como mostrados na Fig. 13. Estes aparelhos permitem rotaes e deslocamentos lineares em somente um sentido.
Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Figura 13: Aparelho de apoio de rolo [2]. O problema com estes aparelhos de apoio a concentrao pontual ou linear da fora sobre ele, que teoricamente, conduz a tenses infinitas. A concentrao da tenso local tem que ser distribuda pelas zonas de contato entre ele, o pilar e a superestrutura. Consequentemente, os aparelhos de ao normalmente necessitam de placas mais espessas para a distribuio das tenses do que outros tipos de aparelhos, que transferem as reaes do aparelho de apoio sobre uma rea. Segundo RAMBERGER[8], os aparelhos de apoio de rotao pontual so usados para reaes do aparelho na escala de 500 a 2.500kN. J os tipo linear rocker e os de rolo, para cargas na escala de 200 a 20.000kN. As zonas de contato dos aparelhos de apoio de ao no podem ser protegidas contra a corroso. Conseqentemente, camadas resistentes corroso do ao altamente adulterado devem ser usadas para as reas de contato. Isto pode ser construdo pela forja ou pela soldadura. Entre o ao macio e o ao endurecido altamente adulterados da superfcie deve haver uma zona soldada ou forjada de amortecimento rija. A espessura t (em milmetros) da camada endurecida tanto no rolo (raio R em milmetro) como na placa deve ser expressa conforme Eq. 1: t > 0,14.R - 2 (1)

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Aparelhos de apoio de pndulo tipo leaf Os aparelhos de apoio de pndulo tipo leaf, como na Fig. 14, so usados quando as foras de trao como tambm as foras de compresso precisam ser transferidas. Eles podem somente transmitir foras no sentido da charneira (reunio de duas peas de metal encravadas num eixo comum, em torno do qual uma pelo menos mvel). Para transferir foras no sentido transversal, os aparelhos de apoio devem ser usados de modos separados.

Placa de base superior

Pino metlico Placa de base inferior

Figura 14: Aparelho de apoio pndulo tipo leaf

[8]

Um aparelho de apoio de pndulo tipo leaf consiste em uma placa de base inferior com uma chapa transversal e uma cavidade e uma placa de base superior com uma chapa transversal e uma cavidade, todos conectados por um pino metlico. Aparelhos de apoio do tipo pndulo permitem a livre rotao em um sentido. Segundo RAMBERGER[8], o pino metlico e a cavidade do pino devem ter um ajuste menor do que 0,3 mm, pois nos casos de foras com um grande relaxamento e variveis o pino perfurar a cavidade. A chapa do pino e o prprio devem ser de tipos diferentes de ao para evitar a captura. As chapas do pino so feitas de ao estrutural, e as cavilhas freqentemente de ao temperado.

Patologias estruturais geradas pelos aparelhos de apoio A sintomatologia das falhas e problemas ocorridos nas estruturas so analisados, de um modo sistemtico, pela rea de Patologia das Estruturas. Esta possui a preocupao de observar e analisar as estruturas desde a sua fase de concepo, projeto e produo, com a finalidade de se poder identificar e criar um diagnstico, conhecendo-se a origem, as causas e os processos de deteriorao que gerou o problema. Uma das causas fsicas da deteriorao do concreto pode ser representada pelas fissuraes, que ocorrem em conseqncia do carregamento estrutural, das sobrecargas excessivas, dos impactos no
Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

previstos, das cargas cclicas e das escolhas incorretas dos aparelhos, podendo provocar solicitaes que ultrapassam as solicitaes resistentes de fissurao, gerando o aparecimento destas patologias. A Fig. 15 ilustra um exemplo de total esmagamento de um aparelho de apoio numa ponte sobre o Crrego do Ouro em Minas Gerais.

Figura 15: Esmagamento da panela metlica e do elastmero do aparelho de apoio da ponte do Crrego do ouro, em Minas Gerais, Brasil. Observa-se que na maioria dos casos as fissuras nos pilares respondem por mais da metade das patologias encontradas. Dessa forma, a busca por fissuras na verdade no apenas a procura pelas condies ideais de carregamento da estrutura, como tambm pela escolha tima dos aparelhos de apoio, bem como suas interferncias e interaes com o meio. A partir disso, quando forem observados fissuramentos acentuados e progressivos na superfcie da extremidade superior dos pilares, junto ou nas imediaes dos aparelhos de apoio, conforme Fig. 16, deve-se ento rever as condies de clculo e realizar uma comparao entre os aparelhos atravs da anlise grfica, possibilitando assim identificar qual o mais indicado a ser implantado de modo a diminuir tais fissuras e colapsos parciais do topo dos pilares e dos prprios aparelhos de apoios.

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Figura 16: Fissuras no topo de pilares de pontes sobre o Rio Tocantins, Par, Brasil.

Anlise computacional e grfica das tenses de Hertz nas superfcies horizontais dos diversos aparelhos de apoio A anlise grfica das tenses de Hertz nas superfcies horizontais dos diversos tipos de aparelhos deve conduzir a resultados conservadores das foras restringentes, tais como as foras de atrito nos aparelhos de apoio mveis. Resultados conservadores so observados tambm em foras e momentos de reao agindo nos aparelhos de apoio elastomricos e nos elastmeros dos aparelhos de apoio tipo pot. Quando a deformao no pode ser absorvida adequadamente, surgem efeitos desfavorveis que se distribuem entre a superestrutura e a infraestrutura. Para a anlise dos grficos mostrados na Fig. 17, foram considerados alguns parmetros constantes de entrada no programa MathCad (Computao Algbrica Simblica), a fim de se gerar resultados comparativos para a anlise do comportamento dos aparelhos.
Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Figura 17: Grficos para anlise de tenses de Hertz nas superfcies horizontais dos diferentes tipos de aparelhos de apoio. Tais legendas indicam: oL.POINT (N/mm2) a presso de Hertz causada pela presso aparelho de apoio tipo Point Rocker; oL.POT (N/mm2) - a presso de Hertz causada pela presso aparelho de apoio tipo Pot; oL.ESFER (N/mm2) - a presso de Hertz causada pela presso aparelho de apoio tipo Esfrico; oL.ART (N/mm2) - a presso de Hertz causada pela presso aparelho de apoio tipo Articulado; oL.POT.DEF(N/mm2) - a presso de hertz causada pela presso aparelho de apoio tipo Pot deformvel. vertical no vertical no vertical no vertical no vertical no

Observa-se que os valores das tenses oL.POT , oL.ESFER e oL.POT.DEF apresentaram os mesmos valores numricos e as curvas so superpostas com os valores de oL.POT.DEF.

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

A anlise grfica da Fig. 17 pode tambm ser utilizada para a escolha dos tipos de aparelhos de apoio que permitem uma maior ou menor transferncia de cargas por intermdio das tenses de Hertz. Deve ser verificado para os aparelhos de apoio tipo pot o ngulo de rotao como sendo um valor importante do projeto. Mesmo se o valor deste ngulo for excedido somente uma vez na vida da estrutura, isto pode conduzir a consequncias desagradveis para a estrutura porque a borracha avoluma-se para fora. Anlise funcional dos aparelhos de apoio Problemas surgem nas superfcies de contato do ao no caso da simultaneidade de cargas horizontais e rotao conduzindo a uma resistncia contra o movimento resultante, causados pelo movimento relativo entre as duas superfcies de contato devido ao atrito, gerando, assim, as tenses resultantes da transferncia de carga, sendo definida e analisada pelas equaes de Hertz. A princpio foram variados os esforos horizontais NSd e verticais Vxy,Sd para simulao de resultados comparativos para a anlise funcional e desempenho dos aparelhos de apoio fixos, conforme apresentado na Fig. 18.

Figura 18: Grfico de variao dos esforos NSd e VxySd na anlise sobre as tenses de Hertz nas superfcies horizontais dos diferentes aparelhos de apoio.

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

Foi observado que os aparelhos de apoio tipo point rocker so os que transferem a menor tenso horizontal ao apoio, pois a fora residual de cisalhamento F V utilizada no clculo da tenso de Hertz neste tipo de aparelho, sofre uma dissipao devido considerao dos esforos verticais e de atrito. Isto no acontece nos demais aparelhos de apoio, os quais no levam em considerao o atrito devido s cargas verticais para a diminuio das cargas residuais de cisalhamento pelo atrito. Para os aparelhos de apoio point rocker a fora residual de cisalhamento se escreve de acordo com a Eq. 2: FV =VxySD - k .NSD (2)

Para os demais aparelho de apoio esta fora se escreve de acordo com a Eq. 3:
F V =V xySD (3)

onde: VxySD carga horizontal solicitante de clculo, em N; NSD carga vertical solicitante de clculo, em N; k valor caracterstico do coeficiente de frico; rk raio de referncia, em mm; Ek mdulo de elasticidade caracterstica, em N/mm2. J os aparelhos de apoio que obtiveram a maior transferncia de tenses horizontais oL ao apoio foram os articulados, pois devido sua exigidade geomtrica do material metlico articulado, metade dos demais, foi observado que as tenses de compresso de Hertz laterais foram mais concentradas e bem maiores que as demais, devido as condies de transferncia de cargas horizontais do aparelho de apoio articulado estarem delimitadas por um dimetro menor DZ, conforme expressas pela Eq. 4. (4) onde: oL tenses horizontais despertadas; Ek mdulo de elasticidade caracterstico; Fv fora residual de cisalhamento; DZ dimetro da articulao de presso. Atravs da anlise realizada pela Computao Algbrica Simblica se verifica que o funcionamento dos aparelhos de apoio assume considervel importncia na durabilidade e na prpria segurana das pontes no que diz
Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

respeito ao possvel surgimento de patologias, especialmente as relacionadas a fissuras, as quais podem levar a danos irreversveis. Concluses Faz-se imprescindvel uma anlise pertinente s tenses, deformaes, esforos gerados, deslocamentos e variaes de dimenses em aparelhos de apoio, com o objetivo de se avaliar o seu emprego correto e otimizado, nos mais diversos sistemas estruturais para qualquer tipo de material. Quando aplicados os conhecimentos relativos escolha tima entre os tipos de aparelhos, especialmente na fase de projeto, tal procedimento funciona como uma medida de preveno e muitos problemas podem ento ser evitados, como tenses exageradas e sobrecargas, dificultando o surgimento de patologias, principalmente fissuras e esmagamento de aparelhos. A anlise dos resultados dos ensaios possibilitou que fossem formuladas algumas concluses a respeito do comportamento dos diversos tipos de aparelhos de apoio sob solicitao e parmetros de valores iguais. Fica ento demonstrada a importncia, bem como a necessidade, da realizao de um estudo comparativo aprofundado, por meio de grficos, com respeito escolha entre os diferentes tipos de aparelhos de apoio a partir de suas concepes de esforos, possibilitando projetos otimizados de pontes e dos seus apoios, evitando-se assim muitas patologias futuras. Referncias [1] B. Bakht and L. G. Jaeger: Bridge analysis simplified. Ed McGraw-Hill Book Company, New York, (1985). [2] S. M. Cremades: Cuadernos de Concepcin de Puentes. Editora da UPV, Valencia U.P.V., (2004). [3] A. R. Cusens, and R. P. Pama: Bridge deck analysis. Ed John Wiley & Sons, London, (1975). [4] H. Eggert and W. Kauschke: Structural Bearings. Ernst & Sohn, Berlin, (2002). [5] F. Leonhardt: (1982). Brucken-Bridges. Ed. The Architectural Press, London,

[6] L. C. Mendes: Pontes. Editora da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, UFF, (2003). [7] E. Pennels: Concrete bridge designers manual. Ed Viewpoint Publication, London, (1978). [8] G. Ramberger: Structural Bearings and Expansion Joints for Bridges. IABSE-AIPC-IVBH, Zurich, (2002). [9] www.mageba.ch: Site acessado em 28 de junho de 2009, (2009).

Cinpar 2010 - www.cinpar2010.com.ar - cinpar2010@scdt.frc.utn.edu.ar

You might also like