You are on page 1of 42

UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Instituto de Geocincias e Cincias Exatas Campus de Rio Claro

Barragens e Reservatrios
BASILIO BOTURA NETO BRUNO CAVALCANTI CARLOS EDUARDO ARTUR JOS ROBERTO ERLER MARCOS TAGLIATTI MATHEUS HENRIQUE ROLDAN ROBERTO MATSUMOTO

Prof. Dr. Fabio Reis

RIO CLARO 2007

INTRODUO
Barragens j eram construdas na Antigidade para regularizar o suprimento de gua das cidades, para a irrigao das lavouras e para o controle de inundaes. Com o desenvolvimento do uso de emergia energia eltrica no final do sculo XIX, as barragens passaram a ser utilizadas tambm com a finalidade de gerao de energia eltrica, proveniente do aproveitamento do gradiente hidrulico dos rios. Devido a esses fatos e a crescente necessidade do ser humana em ter gua e usar energia eltrica os estudos em torno da implantao de uma barragem aumentaram drasticamente uma vez que estas freqentemente rompiam-se ou seu projeto de implantao no era adequado para a realidade exposta, estatsticas realizadas em 1973, pela Icold, conforme citado em Stapledon (1976), mostram que, nas barragens anteriores a 1965, cerca de 1% sofreram ruptura total e 2% tiveram acidentes srios, estima-se , ainda, que cerca de 30 a 40% desses acidentes forma causados por fatores geolgico-geotcnicos e que, aproximadamente, 10%de todas as barragens apresentavam aspectos geolgicos imprevistos que podem gerar modificaes de projeto variadas. Sendo assim trata-se de uma obra onde a geologia de engenharia de extrema complexidade e necessria para uma construo de riscos imediatos e futuros. Para facilitar o estudo das barragens, simplificada mente, foram classificadas em dois tipos principais, sendo eles as barragens do tipo de concreto e de terra, a seguir separamos cada uma e seus respectivos tipos.

BARRAGENS DE CONCRETO Definio:


Barragens construdas com concreto convencional ou, com freqncia crescente, em Concreto Compactado com Rolo (CCR).

Barragens de concreto-gravidade:
So barragens de estabilidade assegurada pelo seu peso e pela largura da sua base, logicamente em funo da resistncia da fundao da mesma. Os principais esforos atuantes so: o peso do concreto (Pc), as presses da gua no parmetro de jusante (Hj), o peso da gua sobre o parmetro de jusante (P aj), as presses da gua no parmetro de montante (H m) e a subpresso (U) que a presso, de baixo para cima, exercida pela gua que se infiltra por fissuras e poros da rocha no contato da base da barragem com a fundao ou nas descontinuidades (vide figura abaixo).

Principais esforos atuantes Sendo assim dois mecanismos principais de ruptura podem ocorrer e so decorrentes da ao das foras resistentes (Pc, Hj e Paj) e desestabilizadoras (Hm e U) que se manifestam na forma de tombamentos e deslizamentos. Mecanismos de tombamento a barragem tende a girar em torno do ponto P como mostrado na figura abaixo.

Mecanismo de tombamento. Contudo esse no o mecanismo principal de ruptura uma vez que antes ocorrer so concomitantes os esforos de trao e aumentos de subpresso a montante,

aumento de compresso a jusante e, finalmente, ruptura por deslizamento, este o principal mecanismo de ruptura. Assim o principal mecanismo de ruptura no caso deste tipo de barragem so os deslizamentos que nada mais que o deslocamento da barragem para jusante ao longo de uma superfcie de baixa resistncia ao cisalhamento, podendo ser esta superfcie a base da barragem ou qualquer plano de fraqueza da fundao. A estabilidade pode ser assegurada pela seguinte expresso que correlaciona s foras atuantes;

Fs o coeficiente de segurana ao deslizamento, na base, c a coeso na base e A a rea da base da estrutura.

o angulo de atrito

Apesar de este estudo permitir o aumento da confiabilidade ao rompimento e indiretamente ao tombamento, as armadilhas geolgicas freqentemente so notadas sendo elas principalmente as descontinuidades, ou camadas de baixa resistncia ao cisalhamento, suborizontais principalmente uma vez que quando o ngulo com a horizontal for maior que 30 a superfcie ser menos influente na barragem, prximas ao contato concreto-rocha como podemos verificar em esquemas da figura abaixo (Marques & Geraldo, 1998, Geologia de Engenharia, ABGE).

Diagramas de subpresso e descontinuidades.

Barragens de gravidade aliviada e contrafortes:


So barragens em que a subpresso fica muito reduzida devido a menor rea da base, enquanto o peso da gua sobre o parmetro inclinado de montante elimina praticamente a chance de tombamento. Em contraposio, aumenta os esforos de compresso sob os contrafortes, este parmetro dependendo da altura e geometria da barragem (figura abaixo). Devido a seu peso muitas vezes reduzido so mais sensveis ao deslizamento.

Seo tipo da barragem de contrafortes.

Barragens em arco:
Barragens de estabilidade garantida pela forma da curva que esta apresenta e faz com que as presses de gua se concentrem principalmente em suas ombreiras, mas para isso o vale que comportar este tipo de obra devera ser estreito e regular, com relaes comprimento de crista/altura da ordem de 5 ou menos(Figura 6).

Seo tipo barragens em arco.

Freqentemente estes tipos requerem escavaes considerveis nas reas de fixao das ombreiras e no leito do rio, tanto para atingir a rocha s devido as suas exigncias de fundao maiores nas ombreiras, quanto, principalmente, para garantir uma geometria adequada, sendo comum resultarem engastadas na rocha. Os esforos de compresso so em geral mais elevados nestes tipos, sendo estas barragens tambm mais sensveis a fundaes com baixos ndulos de deformabilidade e a variaes bruscas de resistncia ao longo da base. A estabilidade tambm depende das caractersticas geolgicas, dentre as quais, tanto defeitos suborizontais como subverticais e inclinados, podem associar-se para compor cunhas, pouco estveis.

Problemas relacionados a barragens em arco.

Barragens de Terra
Feitas com solos de granulometria fina a grossa; Baixa permeabilidade; Comportamento condicionado por poropresses. Necessitam de taludes abatidos: Evitar escorregamentos internos e proteo contra eroso; Pouco inclinados e bases largas, transmitem presses baixas; Podem ser construdos em fundaes de solos e rochas decompostas.

Tipos de Barragens de Terra

Barragens Homogneas Barragens Zoneadas Ambos os tipos podem ser construdos sobre fundaes de solo

Barragens Homogneas(BH)
Feitas do mesmo tipo de solo (Argiloso,pouco permevel); Taludes mais abatidos, da ordem de 2,5-2 H:1V

Barragens Zoneadas(BZ)
Uma zona central impermevel (Ncleo impermevel) Duas zonas externa mais permeveis e mais resistentes aos deslizamentos (Espaldares).

Mecanismos de acidentes de barragens de terra


Galgamento(overtopping); Deslizamento de taludes; Eroso interna(pipping) Fissuramento

Galgamento(overtopping)
Causa mais freqentes de acidentes-Barragens de aterro no resistem a passagem de gua sobre elas. Medidas de preveno : Projetos com maior segurana- estruturas de desvio, descarregadores de cheias e altura da crista sobre o nvel do reservatrio (borda livre).

Deslizamentos de taludes
Ocorrem quando tenses cisalhantes, ao longo de uma superfcie,ultrapassam a resistncia media dos materiais utilizados. Mais comuns em obras de terra do que nas de terra do que nas de enrocamento. Relacionam-se com o desenvolvimento de poropresses ou presses de percolao elevadas. Deslizamento durante a construo Deslizamento de talude de jusante causando por infiltrao Deslizamentos de taludes de montante causados por deplecionamento do reservatrio Deslizamento relacionado com defeitos da fundao, ou geometrias internas desfavorveis Deslizamentos devido a abalos ssmicos Resultam do aumento de poropresses causadas pelo alteamento da estrutura combinada com particulariedades de sua geometria interna. Exemplo: Barragem Armando Ribeiro Gonalves,Au (RN), (Carvalho,1982). Causado por infiltrao Dependem de caractersticas da obra e de suas protees internas. Geralmente ocorrem em barragens baixas, sem proteo interna Causados por depleo do reservatrio Resultam das foras de percolao dirigidas a montante.

Podem manifestar-se de vrias formas:


Deslizamento de taludes durante a construo

Deslizamento de talude de jusante

Deslizamentos de taludes de montante Deslizamento relacionado com defeitos da fundao


Qualquer um dos mecanismos podem se combinar com planos de fraqueza da fundao como: Camadas superficiais de argila mole; Horizontes de baixa resistncia sob outro mais resistente Camada permevel sobre outra impermevel Topo de rocha sobre uma camada de solo

Deslizamentos devido a abalos ssmicos


Abalos ssmicos podem causar: deslizamentos de talude, fissuras longitudinais, assentamentos de crista. Em camadas de areia fina da fundao ou do corpo da barragem esses fenmenos podem causar liquefao, adensamento e ruptura por deslizamento.

Eroso interna (pipping)


So mais comuns em barragens construdas em solos finos e de baixa coeso gua de percolao , ao atingir a superfcie a jusante arrasta as partculas constituintes e inicia um processo de eroso interno. Cria um conduto sobre a barragem ou atravs dela (pipping ou entubamento). Maior vunerabilidade a eroso se d em areia fina, de baixa capacidade e pequeno peso especifico sem coeso.

Menor vulnerabilidade em solos mais densos, como cascalho em solo coesivo, como argila compactada. Se os gradientes hidrulicos forem grandes a eroso pode ocorrer em solos coesivos, pedregulhos e rochas friveis ou muito fraturadas Pode ocorrer pela fundao ou pelo corpo da barragem, no ponto onde a gua irrompe a superfcie ou numa superfcie interna.

Controle de eroso interna


Dreno Chamin e tapetes drenantes: Construdos de areia e brita Permite a sada controlada das infiltraes Protegem contra a subpresso por infiltraes pela fundao Projetados como filtros material arenoso, drenante, com granulometria adequada Injees de impermeabilizao Trincheiras de vedao Diafragma de cimento e argila Cortina de estacas prancha Tapetes impermeveis Controlam ou diminuem a permeabilidade das fundaes

Barragens de Enrocamento
Aterro feito com fragmento de rochas ou casacalho, compactados com rolos vibratrios pesados. Devem ser livremente drenantes evitando poropresses e subpresses. Construidas sobre fundaes resistentes. Podem ser implantadas em rocha alteradas, saprolitos densos aluvies compactos (deformabilidade e resistncia compatveis com a dos materiais da barragem).

Tipos de Barragens de Enrocamento


Barragem de enrocamento com ncleo de argila ECRDs (Earth Core Rock Dams). Barragens de enrocamento com face de concreto CFRDs (Concrete face Rock Dams)

ECRDs
Pode causar deslizamentos profundos, fissura e eroso interna devido ao ncleo de terra. Exemplo: barragens de Furnas, Estreito, Salto Osrio e Salto Santiago

ECRDs X CFRDs
Ambas as barragens requerem fundaes de rocha dura e no-erodvelimpermeabilizada por meio de injees de cimento. CFRDs: gradiente hidrulico sob o plinto maior- requer fundaes de rocha mais duras, com impermeabilizao feita pro meio de uma laje delgada de concreto recobrindo o talude a montante. ECRDs: fundaes de rocha com concreto dental, para que infiltraes pelo ncleo no possam carrear o solo para vazios da rocha.

Deformabilidade do enrocamento
Avaliada pelo seu modo de compressibilidade que depende da resistncia da rocha e da granulometria da enrocamento. Cascalho bem graduados: mdulos de 200MPa ou mais; Rochas duras bem graduadas: mdulos de 100MPa; Basaltos (sem finos): mdulos de 30-50MPa, bastantes deformveis.

Estruturas auxiliares e complementares


Obras de desvio Vertedouros Obras de gerao

Obras de desvio
Constam de condutos por onde passam a gua do rio durante a construo da barragem, complementados por ensecadeiras; Obras provisrias construdas o mais economicamente possvel, maiores riscos que a barragem; Os condutos e ensecadeiras so projetados com intervalos de 5-500 anos;

Tuneis construidos com o minimo de proteo e revestimento conforme o tipo de rocha.

Vertedouros
Construdos de concreto; Dimensionados de acordo com critrios hidrolgicos rigorosos; Barragens de grande porte projetados para descarregar cheias de 10.000 anos; Barragens de concretos: vertedouros construdos sobre a estrutura principal; Barragens de aterro: vertedouros situado nas encostas Constitudos de uma estrutura de controle, de um rpidos e de um dissipador de energia .

Dissipador de energia dos vertedouros


Bacia de dissipao: usadas quando nvel de gua a jusante alto, contribuem para amortecer a energia. Bacia de ressalto hidrulico: revestida de concreto, usadas quando as rochas locais so fracas e erodveis. Defletores de jato livre: gua lanada longe do p da estrutura de concreto, para no produzir danos. Na rea de impacto forma uma depresso. Vertedouros de canal no invertidos: Exige rocha de boa qualidade como Basalto.

Obras de gerao
Constam de estrutura de aduo, tomada dgua, condutos forados e casa de fora. Tomada d`gua: em obra de queda moderada a alta so construdas acima das escavaes para a casa de fora. Condutos forados: podem ser a cu aberto ou subterrneos. Casas de foras:

A cu aberto: mais comum. Subterrneas: vantajosa em regies de costas instveis e rocha de boa qualidade.

Fatores Geolgicos Condicionantes Cobertura de solos e rocha decomposta


A cobertura de solos e rocha decomposta (alterada) constitui um fator importante para a definio do tipo de barragem. Algumas alternativas so muito sensveis espessura desses materiais, como o caso das barragens de concreto. Um segundo aspecto diz respeito transio solo-rocha ser brusca e bem definida, ou com recorrncias de rocha, solo e mataces. Outros fatores significativos so: origem, modo de ocorrncia, caractersticas geotcnicas e permeabilidade. A origem do solo permite prever algumas de suas peculiaridades como modo de ocorrncia e transio ao macio rochoso. Por origem entende-se, aqui, o mecanismo geolgico de formao, se residual, coluvial ou sedimentar recente. A figura abaixo, por exemplo, mostra a relao entre esses tipos de solo numa encosta basltica e na sua transio para um vale fluvial, onde superposio relativamente comum de material coluvial sobre solos moles aluvionares pode criar eventuais surpresas e problemas.

Perfil de solo na transio entre uma ombreira e um vale aluvionar numa regio de basalto. A seqncia de solos sedimentares recentes nas vrzeas fluviais, formada, comumente, por camadas basais e cascalho, uma zona de areia e argila e um horizonte superior de solos orgnicos, constituem outra fonte de problemas e dificuldades para o projeto e a construo de barragens em regies midas. Em regies montanhosas e semi-ridas, os mecanismos de eroso e aluvionamento so diferentes, tendendo a originar vales profundos, entulhados por cascalho e detritos, onde no rara a ocorrncia de paleocanais e paleovales. A importncia das caractersticas geotcnicas e de permeabilidade varia com o tipo de barragem. Em obras de concreto ou enrocamento, a cobertura de solos removida e os parmetros a considerar so principalmente, aqueles relacionados com escavao, estabilidade de taludes e emprego do material em ensecadeiras e obras

similares. Nas barragens de terra, alm das propriedades dos solos como material de aterro, passam a ser muito importantes as suas caractersticas de suporte e permeabilidade. A permeabilidade dos solos, devido sua natureza intergranular, difcil de ser tratada por meio de injees, requerendo a construo de cut-offs e obras similares. Nos solos da regio amaznica verificou-se a presena de canalculos, ou seja, vazios tubulares originados por ao animal, vegetal ou pedolgica. Na usina hidreltrica de Balbina este problema foi controlado por meio de injees de caldas de cimento e argila a alta presso. J a capacidade de suporte dos solos constitui um fator que exige, normalmente, a execuo de ensaios in situ e laboratoriais de mecnica dos solos, e pode requerer tcnicas muito sofisticadas de investigao.

Paleocanal preenchido por sedimentos e coberto por basaltos. Barragem de Piedra del Aguila.

Macio Rochoso
Sempre se procura situar as fundaes das estruturas de concreto sobre rocha. Entretanto, at barragens de terra tm vantagens quando so construdas sobre materiais deste tipo, caso que problemas de recalque, deslizamentos ou eroso interna, causados por defeitos da fundao, ficam praticamente eliminados. Nas obras apoiadas sobre rocha, natural tirar proveito da melhor qualidade da fundao, tornando mais esbeltas as estruturas de concreto, usando menos concreto nos vertedouros, deixando de revestir tneis de desvio, tornando mais delgadas as estruturas de impermeabilizao ou adotando taludes mais ngremes nas barragens de terra e enrocamento. Tais medidas no constituem problemas significativos em macios rochosos de boa qualidade, mas podem criar dificuldades quando a rocha apresenta defeitos, neste caso com o agravante de que as dificuldades nem sempre so to evidentes como quando a fundao de solo.

O projeto de uma barragem construda sobre rocha condicionado por fatores do macio rochoso como resistncia a compresso, deformabilidade, resistncia ao cisalhamento e permeabilidade, entre outros. Em alguns locais, e em funo das alternativas e tipos de obras projetadas, as tenses originais do macio podem ser importantes; em outros, a sismicidade e o vulcanismo recente podem constituir condicionantes essenciais. Esses fatores dependem basicamente das propriedades da rocha matriz e das caractersticas do macio rochoso, particularmente defeitos geolgicos e estruturais, grau e distribuio do intemperismo, etc.

Matriz Rochosa
Os comentrios apresentados a seguir se baseiam na classificao da Tabela 1, baseadas em algumas caractersticas de resistncia da matriz rochosa, sem considerar defeitos estruturais ou de outra natureza. A tabela foi elaborada de forma simplificada para facilitar a introduo de alguns conceitos e destacar alguns tipos de comportamento at certo ponto previsveis, pois a designao petrogrfica das rochas tem significao geomecnica muito limitada. Na classe 1 predominam rochas como granitos, diabsios, basaltos macios, andesitos, rochas metamrficas do tipo gnaisse, migmatitos, quartzitos e algumas rochas sedimentares como calcrios ou variedades macias de mata-conglomerados, metaarenitos e meta-grauvacas. Estas rochas so muito mais resistentes que o concreto e tendem a menos dos defeitos estruturais a ser boas ou mesmo excelentes fundaes para quaisquer tipos de barragens, inclusive de arcos delgados. So bons materiais de construo, de escavao subterrnea fcil e permitem construir vertedouros, tneis de desvio e de aduo, apenas parcialmente revestidos. Na classe 2 agrupam-se basaltos vesiculares, rochas de mdio a baixo grau de metamorfismo, pouco xistosas, como quartzo e anfiblio-xistos, variedades sedimentares no argilosas (bem cimentadas ou incipientemente metamorfisadas), de arenitos, grauvacas ou siltitos. Ainda so mais resistentes que os concretos e constituem boas fundaes para barragens, embora, perto do limite inferior da resistncia, sejam menos apropriadas para barragens em arco e pouco usadas como agregados de concreto. Podem ser mais suscetveis eroso em vertedouros ou tneis de desvio no revestidos. A classe 3 engloba rochas consideradas pouco resistentes, mas que tm resistncia comparvel ou at mesmo superior dos concretos: tufos soldados, brechas baslticas, rochas metamrficas xistosas ou micceas, como mica-xistos e filitos quartzosos, rochas sedimentares bem cimentadas como folhelhos-slticos compactos, e arenitos medianamente resistentes. Tais rochas no constituem fundaes muito apropriadas para barragens em arco ou de contrafortes, mais so adequadas para estruturas a gravidade. Em algumas a escavao subterrnea menos fcil que nas rochas da classe 2. Raramente so usadas como agregados para concreto, embora muitas variedades constituam material de enrocamento bom a satisfatrio. Podem ser suscetveis a considerar eroso em descarregadores de cheia e as variedades argilosas podem apresentar problemas de desintegrao expansiva. Na classe 4, as variedades mais comuns so as rochas sedimentares medianamente cimentadas ou constitudas por minerais brandos, como o caso de folhelhos argilosos, arenitos brandos (arenito Caiu, por exemplo), filitos grafitosos, talco-xistos, etc. No limite superior ainda podem ser quase to resistente quanto os concretos mas, no limite inferior, so mais fracas e deformveis. Permitem, tambm, construir barragens de gravidade. Em obras mais altas, a deformabilidade da fundao

pode constituir um aspecto significativo. So boas fundaes para enrocamentos, mas requerem cuidados com as estruturas de impermeabilizao, pois podem ser erodveis ou deformveis. A escavao de tneis pode requerer tcnicas especiais e muita conteno. As estruturas sujeitas a fluxos de gua devem ser revestidas de concreto. No so usadas como agregados para concreto, e os enrocamentos feitos com estas rochas tendem a sofrer esmagamento na compactao, requerendo seleo de zonas de rochas melhores para garantir a drenabilidade. As variedades argilosas tendem a sofrer desintegrao, quando expostas ao tempo. A classe 5 rene variedades sedimentares pouco a medianamente litificadas ou de cimentao argilosa (por exemplo, variedades friveis de arenito Bauru), argilitos, siltitos brandos. So rochas que s vezes, podem se desconsolidar ou desintegrar quando expostas ao tempo. Em geral, sofrem esmagamento quando compactadas, comportandose como estruturas de terra e no como enrocamentos. Permitem, ainda, a construo de estruturas de gravidade baixas, mas requerem vertedouros com bacias de dissipao revestidas. Constituem fundaes adequadas para obras de enrocamento, porm, nas variedades arenosas, requerem cuidados contra eroso interna e externa. As obras subterrneas exigem tcnicas especiais de escavao, muita conteno e cuidados com a deformabilidade do macio. No limite inferior j so praticamente solos compactos.

Feies estruturais
O comportamento de um macio depende tanto ou mais do que do tipo de rocha de fatores como as suas caractersticas estruturais e o seu padro de alterao, entre outros. As feies estruturais mais significativas so as estruturas de porte mdio: estratificao, xistosidade/foliao, diaclasamento, e as macroestruturas: falhas, fraturas de descompresso, juntas-falhas, contatos litolgicos. As estruturas de porte mdio, muito abundantes, requerem mtodos estatsticos de anlise e tratamentos de fundaes, taludes, tneis, etc., generalizados, por exemplo, concreto projetado, chumbadores sistemticos, tela metlica, etc. As macroestruturas, menos comuns, mas geomecanicamente mais significativas costumam ser investigadas e tratadas individualmente, podendo requerer tratamentos extensos. Devido ao seu maior porte, entretanto, so mais fceis de identificar enquanto que a importncia das estruturas de porte mdio pode passar mais facilmente despercebida e causar surpresas. As fraturas de descompresso ou de alivio so juntas ou zonas cisalhadas formadas durante a eroso de um vale, como decorrncia da reduo dos esforos

verticais e da modificao do campo preexistente de tenses. Podem assumir geometrias variadas. Algumas descontinuidades se formam no fundo de vales estreitos, aparentemente por cisalhamento. Quando o vale largo, de fundo plano e rochoso, como em Salto Caxias, as fraturas tendem a ser sub-horizontais, enquanto que, em encostas ngremes elas se dispem subparalelamente superfcie. Essas fraturas, frequentemente, se apresentam abertas e alteradas. Em rochas baslticas, destacam-se as juntas-falhas descontinuidades subhorizontais muito extensas e permeveis que foram objeto de estudos e tratamentos em diversas barragens construdas na Bacia do Paran. Em macios metamrficos ou sedimentares dobrados, com intercalaes de estratos mais e menos resistentes, o cisalhamento causado pelo dobramento tente a concentrar-se nas camadas fracas, produzindo zonas cisalhadas subparalelas ao acamamento (foliation-shears). Na verdade, a simples ocorrncia de camadas argilosas, entre estratos mais resistentes de rochas sedimentares no dobradas, pode criar planos de fraqueza estrutural significativa. Os contatos litolgicos, tanto estratigrficos como tectnicos, particularmente quando separam rochas geomecanicamente bem diferentes, podem construir planos de fraqueza e caminhos preferenciais de infiltrao de gua e alterao, influenciando profundamente a morfognese e as caractersticas geotcnicas e hidrogeolgicas dos macios. Um caso bem conhecido o dos contatos entre derrames baslticos.

Alterao diferencial
As feies estruturais proporcionam a alterao diferencial e do intemperismo seletivo que formam zonas alteradas e, at mesmo, camadas de solo, dentro de macios de rochas competentes. Muitas das estruturas descritas podem ser pouco significativas, quando no-alteradas, porm crticas para a estabilidade quando decompostas.

Caractersticas de Permeabilidade
Nas barragens, a permeabilidade das fundaes representa, obviamente, um parmetro muito importante. Quando envolve a segurana da obra, os trabalhos de investigao e os tratamentos so necessariamente amplos e minuciosos. Quando a segurana da obra no est em jogo a permeabilidade causa apenas perdas de gua, torna-se importante estimar o valor de gua, no dimensionamento dos tratamentos. A permeabilidade de uma fundao depende da porosidade intergranular da rocha e dos defeitos estruturais ou de outra natureza. A porosidade intergranular tem significao pequena a moderada nos macios de rocha, salvo casos excepcionais, como, por exemplo, arenitos grossos, de porosidade muito elevada. At mesmo o arenito Botucatu, considerado um bom aqfero, constitui uma fundao satisfatria, em termos de perda de gua, conforme constatado em diversas obras. J fraturas e descontinuidades planares podem criar caminhos de condutividade hidrulica elevada, de quantificao mais difcil. A partir dos ensaios convencionais de perda de gua em sondagens, pode-se calcular uma vazo especfica e um coeficiente de permeabilidade equivalente, por meio do qual possvel avaliar, em fundao do grau de fraturamento da rocha, uma abertura mdia das fraturas, parmetro que orienta o projeto dos tratamentos. O coeficiente de

permeabilidade equivalente permite tambm utilizar os princpios da hidrulica dos meios porosos para fazer estimativas simplificadas das perdas de gua.

Comportamento Crstico
Um caso parte o dos macios carstificados, ou seja, que apresentam vazios de dissoluo. A grande maioria destes macios constituda de rochas calcrias mas fenmenos similares tambm podem ocorrer em algumas outras litologias. A carstificao, pelo menos em calcrios, um fenmeno cuja velocidade no altera significativamente os macios, no perodo de vida til de uma obra. Assim, a preocupao maior com os vazios j existentes num macio, que podem formar uma rede de condutos subterrneos intercomunicantes capaz de causar perdas de gua extremamente grandes. A obturao desses condutos pode ser muito complicada, exigindo a execuo de cortinas profundas de injeo, eventualmente complementadas por paredes-diafragma e tampes de concreto. muito difcil, durante as investigaes, constatar com segurana a extenso e a geometria das dissolues, sendo freqentes em casos em que a carstificao revelou-se muitssimo maior do que o previsto. Como exemplo cita-se o caso da barragem Hales Bar (EUA), abandonada devido s infiltraes de mais de 50m/s, e o da Barragem de Keban (Turquia), que requereu mais de 570.000 m de cortinas de injeo e 50.000 m de diafragmas de concreto. Evidentemente, rochas de dissoluo mais rpida, como alguns tipos particulares de calcrio e, principalmente, rochas a base de sulfato de clcio e outros evaporitos, podem constituir problemas bem mais importantes.

Modelos geomecnicos e critrios de projeto


Os aspectos anteriores, essencialmente geolgicos, permitem construir o que se chama de modelo geolgico, ou seja, uma visualizao adequada da geologia local, com suas unidades litolgicas principais, geometrias internas e externas, coberturas de solo, zonas de alterao e defeitos estruturais. Sobre esse modelo faz-se uma anlise dos fatores mais significativos levando-se em conta as caractersticas do projeto, os tipos e geometrias das estruturas previstas, o projeto das escavaes e as liberdades de movimento resultantes, a grandeza e orientao das solicitaes, mecnicas e hidrulicas, e as hipteses de mecanismos de instabilizaco. Da resulta a priorizao dos fatores geolgicos mais significativos e a definio dos defeitos que devem ser melhor estudados. Esta anlise pode ser quantificada, conforme o porte da obra e a significao dos fatores geolgicos, por meio de estimativas controladas, ensaios de laboratrio ou ensaios de mecnica de rochas.

Tipos de Solues e Tratamentos


As barragens podem ser construdas sobre fundaes constitudas por rochas desde muito boa qualidade at fracas e solos pouco resistentes, desde que sejam tomados os cuidados de projeto e construo adequados. Entretanto, em todos os casos, podem requerer solues e tratamentos individualizados, em funo das caractersticas especficas das alternativas adotadas e dos fatores geolgico-geotcnicos efetivamente encontrados.

Sabe-se que as propriedades de uma barragem esto diretamente relacionadas ao tipo de rocha ou de solo sobre o qual ela construda. A seguir, sero analisados seis tipos principais de litologias encontrados no Brasil, os problemas que podem causar na construo de uma barragem e mais adiante, as solues e tratamentos cabveis.

A Granitos e gnaisses
Ocorrendo na maioria dos estados brasileiros, ocupando vastas reas, constituem uma fundao relativamente impermevel e bastante resistente, prpria para a construo de barragens. Particularmente, deve-se prestar ateno orientao da xistosidade em gnaisses, evitando zonas de fraquezas. A principal caracterstica a ser analisada nessas rochas o tipo de intemperismo a que esto sujeitas. Tais fraturas podem, assim como falhas e dobras, constituir zonas de enfraquecimento e percolao de gua. Para trat-las, costuma-se fazer uso de injees de concreto ou outro material impermevel, tornando a fundao homognea. No Sudeste, o intemperismo qumico predominante, gerando espessuras de solo com at 80m. Ao material inalterado encontrado, comumente, no meio do solo, isolado, d-se o nome de mataces. Durante a fase de sondagens deve-se dar especial ateno a esses mataces, de modo a no confundi-los com a rocha firme das fundaes. Como exemplos de barragens sobre gnaisses, tm-se as de Euclides da Cunha, Graminha e Limoeiro, no alto Rio Pardo. A de Euclides da Cunha, particularmente, encontra-se sobre 50m de solo.

Barragem de Euclides da Cunha, em So Jos do Rio Pardo, tipo terra.

B Basaltos
Cobrindo quase um tero da rea dos estados sulinos, os derrames baslticos so de enorme importncia. Podem aparecer sob duas formas, a vesicular e a macia. A forma vesicular repleta de vesculas e amgdalas. J a macia uma rocha de dureza elevada e alta resistncia. Esta ltima forma a mais indicada como fundao de barragens. Entretanto, deve-se atentar para a presena de juntas e diaclases nesses basaltos macios. Assim como as falhas em granitos e gnaisses, tais fraturamentos constituem zonas de fraquezas. O tratamento tambm semelhante, geralmente feito atravs de injees de cimento. Um exemplo infeliz de barragem no tratada a de Wilson Lake, em Idaho, EUA. Com uma vazo de 28m por segundo, devido presena de fraturas, o reservatrio jamais foi completamente preenchido por gua, sendo abandonado aps grande desperdcio de dinheiro. comum encontrar-se os dois tipos de basaltos associados, com o tipo vesicular cobrindo o macio, como uma manta. Nesse caso, antes de se iniciar a construo da barragem, recomenda-se a remoo da capa vesicular e, se necessrio, o tratamento das fraturas na parte macia.

Como exemplos brasileiros e bem-sucedidos tm-se as barragens de Jupi, Ilha Solteira e Itaipu, todas no Rio Paran.

Usina de Wilson Lake, EUA.

C Quartzito

Usina de Itaipu, no Rio Paran

considerada uma litologia resistente, bastante dura. No entanto, costuma apresentar intenso diaclasamento, gerando zonas de infiltrao de gua. Tal problema cria a necessidade de grande injeo de cimento, encarecendo a obra. Outro inconveniente a freqente intercalao de xistos, delgados e de baixa resistncia. Como exemplo brasileiro, tem-se a barragem do Jaguar, entre Minas Gerais e So Paulo.

D Xistos
So inmeras as variedades de xistos, sendo a resistncia e a impermeabilidade diretamente proporcionais ao grau de metamorfismo da rocha. A forte presena de minerais lamelares gera baixa resistncia ao cisalhamento e tendncia ao escorregamento. Sendo assim, o xisto , apenas em raros casos, recomendado como fundao de barragens e, portanto, os exemplos brasileiros so escassos. A Barragem de Jaguar apresentou interessante problema geolgico. Geologicamente, a barragem est situada em quartzitos puros silicificados, com camadas de xistos intercaladas. Na fase de detalhe, as sondagens confirmaram a presena de uma camada de xisto decomposto de pequena resistncia. Esse fato exigiu o deslocamento das estruturas de concreto para 50 m a jusante, a fim de reduzir os custos de escavao da rocha decomposta. Nas margens do rio, a decomposio da rocha varia de 10 m a 15 m. No leito do rio, a rocha est bastante fraturada. A camada decomposta no local das estruturas citadas mergulhava cerca de 150 m em direo margem esquerda. A camada de xisto no oferecia condies de fundao para as estruturas de concreto, porm sua remoo total e a do quartzito subjacente exigiram um volume extra de escavao e concreto. A soluo foi tambm deslocar o eixo da barragem em 50 m na rea da tomada d`gua e da casa de fora.

Barragem de Jaguar, no Rio Grande

E Calcrio e dolomito
So rochas bastante solveis em gua natural, com alto nmero de rios subterrneos, de fendas e cavernas, alm de contato irregular com o manto de solo. Assim sendo, observa-se baixa estanqueidade, suscetibilidade eroso, alta permeabilidade e resistncia comprometida, sendo frequentes os desabamentos. Os exemplos brasileiros so raros. H, entretanto, muitas barragens em calcrio na Amrica do Norte e Europa.

F Folhelhos e siltitos
Como rochas sedimentares argilosas, so bastante consistentes e altamente impermeveis. Ocorrem sob a forma de lentes e de camadas, normalmente acompanhados de siltitos, com praticamente as mesmas propriedades. Um inconveniente seu est no comportamento rptil que costumam apresentar aps sucessivos encharcamentos e secagens, o que deve ser estudado antes da implantao da barragem. Outros problemas consistem na baixa resistncia ao intemperismo e na tendncia ao escorregamento. Tais elementos devem ser considerados durante a elaborao do projeto, recebendo o devido peso.

Mesmo depois de analisado o tipo de rocha e, assim, os seus pontos fortes e fracos h ainda vrios outros aspectos a se observar:

A Quanto deformabilidade
Baseado na frmula d = .D/Em, sendo: d = deformao, = esforo aplicado, D = espessura da camada e Em = mdulo da deformabilidade da rocha em questo. Costuma-se aumentar a resistncia deformao atravs do alargamento da base, abatendo-se os taludes da barragem. Igualmente, realiza-se a remoo das camadas de menor resistncia e aumenta-se o Em por meio de injees de consolidao. Tais injees so introdues de calda de cimento, com o uso de misturadores coloidais, a volume e presso controlados. Tem-se exemplo dessas injees em obras como o metr de Braslia.

B Quanto resistncia ao cisalhamento


Considera-se instvel uma rocha que, incapaz de resistir s foras de empuxo, sofre ruptura por cisalhamento. J uma rocha estvel apresenta altos valores de coeso, largura de base e presso vertical, alm de baixa atuao de foras horizontais e de subpresso. A subpresso controlada atravs de cortinas de drenagem, tapetes drenantes e/ou poos de alvio, como realizado na barragem de Salto Santiago, no Paran.

Usina de Salto Santiago, no Rio Iguau, Paran Atravs da aplicao de tirante, pode-se tanto aumentar a presso vertical quanto reduzir as foras horizontais. Sendo assim, esse um procedimento muito comum, principalmente em barragens do tipo arco e do tipo contraforte. Em barragens de concreto, os deslizamentos so evitados atravs do aumento da coeso. Para tanto, escava-se a rocha da fundao de modo a ajustar o seu contato com o concreto. Defeitos profundos exigem a remoo de partes defeituosas da rocha, com a substituio dessas partes por injees de concreto. So as chavetas de cisalhamento ou shear-keys. Foram, por exemplo, utilizadas durante a construo da barragem de Itaipu.

Shear-keys em Flamatt, Sua.

C Quanto permeabilidade
Os problemas relacionados permeabilidade so tratados pela reduo da infiltrao, das subpresses (j abordado) e da presso de percolao. As vazes de infiltrao so tratadas atravs de injees de impermeabilizantes e tambm pelo aumento do caminho de percolao. Esse aumento promovido pela construo de tapetes impermeabilizantes. A fora de percolao reduzida pela construo de redes de drenagem e poos de alvio. Conforme Dobereiner e Vaz, redes de drenagem so empregadas em fundaes de barragens, taludes e cavas de minerao, para a retirada de grandes massas de gua do macio em questo, cujo uso pouco difundido devido ao alto custo de implantao. A Usina Hidreltrica de Tucuru e a barragem de Itaipu utilizam-se dessas galerias.

Usina de Tucuru, no Par.

Detalhamento dos tratamentos A - Tratamento das fundaes Processos de injeo


Nos trabalhos referentes s fundaes, sempre que for economicamente possvel deve-se eliminar todo material que possa causar recalque ou infiltraes excessivas de gua. Deve-se, porm, fazer uma distino de imediato se o tipo de barragem ou no de concreto. Para o caso da barragem de terra, normalmente basta a remoo simples da camada mais superficial de solo, constituda de matria orgnica e material terroso solto. A espessura dessa limpeza de terreno em mdia de 2 metros. Nos locais onde se localizaro as estruturas de concreto (vertedores, casa de mquinas), deve-se, alm da

limpeza superficial, escavar todo materila decomposto que recobre a rocha s. Esta seria a superfcie onde as estruturas se apoiariam. Nas barragens de concreto, quando a espessura de solo e rocha decomposta no muito grande, conveniente a remoo desses dois horizontes at atingir-se a rocha s. Os processos de injeo, aplicados no treinamento das fundaes de uma barragem, so aqueles utilizados para vedarem, nas rochas, os vazios existentes, atravs de um lquido injetado sob presso. Esse lquido de injeo, ou lquido cimentante, aquele que, com a passagem do tempo, se consolidar e tornar a zona injetada mais resistente e relativamente mais impermevel. O tratamento das fundaes de barragens de mdio a grande porte um dos principais problemas da construo civil. essencial que a fundao suporte o mximo de peso nela aplicado. Se a rocha de fundao no seu estado natural inadequada, pode ser possvel prevenir as deficincias existentes, fornecendo-se rocha adequada capacidade de carga, por meio de injeo de cimento com gua ou outro material, que sob presso forado a preencher os espaos inacessveis, consolidando a massa como um todo. A injeo usada principalmente para reduzir a infiltrao de gua atravs dos materiais subjacentes ou em torno da estrutura e para a reduo da subpresso. Ao mesmo tempo, aumenta a resistncia das fundaes. No Brasil, vrias de nossas barragens utilizaram processos de injeo, como por exemplo, a de Urubupung, no Rio Paran, onde a injeo teve por finalidade vedar as fraturas existentes nos basaltos, bem como os contatos dos derrames entre si e com o arenito. Na barragem de Jaguar, Rio Grande, localizada em quartzitos altamente fraturados, foi executado tambm intenso programa de injeo.

As duas imagens so da Barragem de Barra Bonita, no Rio Tiet, a primeira experincia do IPT em injees de calda de cimento em fundaes de Os materiais adequados para a consolidao da rocha de fundao, pelos mtodos de injeo, precisam ser suficientemente fluidos para permitirem o

bombeamento e de granulao suficientemente fina para passagem atravs de pequenas aberturas e fraturas. Normalmente, uma mistura de gua com cimento Portland satisfaz essas condies. Para a cimentao de ensecadeiras, pequenos diques, etc outros materiais podem ser usados separadamente ou em combinao com o cimento, como a injeo de concreto, que consiste numa mistura fluida de gua e cimento, acrescida de bentonita, areia, pozolana ou outros elementos. utilizada para impermeabilizar, fixar, proteger ancoragens, alm de outros usos. Asfalto quente tem sido usado para vedar cavidades ou juntas que no seriam normalmente cimentadas pelas misturas comuns, devido existncia de gua percolante. Esse tipo de cimentao caro e somente aplicado em casos onde os outros mtodos no funcionarem. Muitas vezes, acompanhando as injees aplicadas a determinadas profundidades, feito um tratamento superficial, destinado a vedar as fraturas e rachaduras dos materiais, de modo a evitar que, quando da aplicao das injees, o material cimentante suba e se espalhe pela superfcie. Esse tratamento conhecido como gunnite, e aplicado em toda a rea do ncleo da barragem. Atravs de jatos de gua faz-se a limpeza do terreno, removendo os fragmentos de rocha, solo etc. Aps essa limpeza, faz-se a aplicao do gunnite tambm sob presso, que uma mistura de 4,5 partes de areia fina a mdia com uma parte de cimento. Outras precaues que devem ser tomadas juntamente com o gunnite, em rochas muito fragmentadas, so os chumbamentos, atravs de barras de ferro de 3 cm de dimetro e cerca de 2, 4 e 8 metros de comprimento. |Em rochas argilosas como o folhelho, mesmo que no estejam excessivamente fraturadas, comum revesti-las com a camada de gunnite (cuja espessura mxima de 7,5 cm), para proteo contra o intemperismo, uma vez que o mesmo as desagrega facilmente em pequenas placas, quando aparecem expostas na superfcie. Em rochas estratificadas, o gunnite impede a fuga lateral do material injetado ao longo das camadas.

Finalmente, para completar o tratamento superficial das fundaes, existe o tratamento conhecido como dental, onde os materiais indesejveis encontrados ao longo de canais de dissoluo, planos de falha, etc so retirados, e o local preenchido com concreto. As injees podem ser divididas, de acordo com suas finalidades, em: a) Injees de impermeabilizao: destinam-se a obturar as fissuras e descontinuidades de qualquer tipo de rochas de fundao. Em conseqncia,

provocam a perda da carga hidrosttica, reduzem a percolao da gua e as subpresses. b) Injees de consolidao: aumentam a compacidade das rochas, melhorando sua resistncia mecnica e seu mdulo de elasticidade. Empregam-se em rochas fraturadas de baixa resistncia e refletem na sua impermeabilizao. c) Injees de colagem: aumentam a aderncia na interface barragem e fundao, contribuindo para a reduo da permeabilidade e da subpresso. O incio da injeo se faz do fundo do furo para a superfcie. A presso de injeo deve ser cuidadosamente estudada, de modo a se evitar que ocorra um levantamento das camadas localizadas acima do trecho a ser injetado, principalmente em rochas com acamamento ou estratificao.

Piezometria em Barragens
Os piezmetros tm sido amplamente utilizados no monitoramento e previso de comportamento de diversas barragens no mundo inteiro. A variao dos registros piezomtricos pode ocorrer quando se verifica uma das seguintes condies: aumento da vazo de percolao; elevao do nvel dgua de montante ou jusante; aumento da permeabilidade de materiais a montante do piezmetro; reduo da permeabilidade de materiais a jusante do piezmetro. Por exemplo, Vincenzo e Silveira (1987) avaliaram as subpresses nas fundaes das barragens de gua Vermelha e Itaipu por intermdio de piezmetros tipo Casagrande. Pretendeu-se, atravs das comparaes entre as subpresses previstas numericamente e as observadas in situ, avaliar os coeficientes mdios de permeabilidade das vrias camadas de fundao. Rougui e Arjouan (1994) relatam a utilizao de piezmetros na avaliao da segurana da barragem de terra Hassan Addakhil, no Marrocos, que apresentava vazamentos no talude de jusante. Os dados piezomtricos permitiram avaliar o impacto destes vazamentos na estabilidade da obra.

Percolao em barragens: Problema e controle


Wilson e Marsal (1979) concluram que as causas mais comuns de fissuramento em barragens so o galgamento; a eroso interna (piping, no macio, na fundao ou nas ombreiras), alm de problemas de estabilidade na face de jusante da barragem, causados por elevados gradientes hidrulicos e subpresses. Dentre as 4 maiores rupturas analisadas por Leonards (1987), 3 foram causadas por problemas complexos de fluxo na fundao ou aterro: Baldwin Hills, Teton e Malpasset. Ley (1973) define como percolao segura aquela onde no h eroso por piping e no ocorre instabilidade das estruturas devido a subpresses elevadas ou ao aumento da saturao. A determinao da percolao admissvel deve utilizar mtodos tericos e/ou inspeo de campo. O autor destaca alguns aspectos que auxiliam na avaliao de risco potencial devido ao fluxo: (a) observar evidncias de piping na superfcie; (b) destacar reas superficiais saturadas; (c) monitorar vazamentos; (d) monitorar os poos de observao e piezmetros; (e) checar a existncia de slidos nos fluidos de percolao. Estes itens devem ser registrados e avaliados periodicamente, pois qualquer alterao pode indicar o desenvolvimento de uma situao de risco. Alguns exemplos: Vargas et al. (1955) e Budweg (1982) relatam o acidente ocorrido na barragem de Pampulha (1954) no Estado de Minas Gerais, como um exemplo de acidente por eroso regressiva (piping). A barragem fundada em solo residual e possuia um sistema de drenagem inadequado e com zonas de filtragem

dimensionadas de forma incorreta. Algum tempo antes deste acidente, fraturas se desenvolveram na proteo do talude de montante. Estas fraturas serviram como caminho preferencial de percolao e, face ineficincia do sistema de drenagem, causaram o incio do piping por eroso interna. Acredita-se que o fluxo pela fundao tambm tenha desenvolvido o mesmo fenmeno. Em 1976, durante o enchimento rpido do reservatrio, a barragem de Teton (Figura 10),em Idaho, EUA, rompeu por deficincia dos sistemas de controle de percolao. Apesar da evidncia de ocorrncia de piping, no houve tempo suficiente para solucionar o problema. A barragem apresentava uma altura de aproximadamente 93m e comprimento de 975m com apenas medidores de vazo e poos de inspeo. Dois dias antes da ruptura, surgncias comearam a ser observadas, primeiramente pelas ombreiras e depois pelo dreno de p do talude de jusante (Gould e Lacy, 1973).

Ruptura da Barragem de Teton Estados Unidos (USBR, 2003) Quando as medidas corretivas no forem indicadas, um contnuo programa de monitoramento necessrio para que se possa detectar deteriorao a longo prazo, capaz em colocar em risco a segurana da barragem. Os dispositivos de controle de fluxo devero evitar que ocorram problemas srios e danosos barragem devido aos efeitos da percolao. Dentre os principais problemas, os mais freqentes so: eroso interna (piping), excesso de subpresso, que pode levar ao comprometimento da estabilidade da obra, e considerveis perdas dgua. O efeito da eroso interna o mais grave em funo da rapidez do processo que pode culminar com a ruptura da barragem. Para as barragens cujo solo de fundao permevel, deve-se lanar mo de um mtodo de tratamento que procure satisfazer s condies de segurana e economia. O uso de geotxteis no controle de percolao em barragens tem tornado-se comum especialmente em reas onde o fluxo no crtico. Roth e Scheider (1991) recomendam que os geossintticos sejam utilizados em grandes barragens somente em conjunto com outros mtodos e quando for possvel haver manuteno.

Filtros e Drenos
Os filtros e transies finas de areia compactada, em barragens de terra, funcionam como descontinuidades no interior do macio, separando o ncleo de argila das abas ou a zona de montante (saturada) da de jusante (drenada). A drenagem

freqentemente executada na forma de trincheiras ou tapetes, utilizando-se materiais permeveis podendo ser incorporados coletores ou tubulaes. Os drenos de p so, em geral, parte de um sistema de drenagem, pois sua principal finalidade a coleta das guas captadas pelos tapetes drenantes. A conduo das guas at o ponto de sada pode ser executada com tubos cermicos, de concreto ou metlicos. Para evitar o entupimento, os tubos devem ser colocados em valas e envolvidos por um filtro adequado. As valas drenantes se aprofundam ligeiramente na fundao permevel, sendo que o principal objetivo controlar os gradientes elevados que possam surgir no p de jusante. A seleo do material empregado deve ser criteriosa. Os drenos devem obedecer aos critrios de filtro e apresentar valores de permeabilidade indicados no projeto. Inmeras barragens de terra homogneas possuem drenos internos constitudos de um nico material, atendendo o critrio de filtros de Terzaghi. A preocupao bsica era a preveno ao fenmeno de eroso interna regressiva (Massad e Gehring, 1981). Cedergren (1977) apresenta um mtodo de clculo racional das espessuras de drenos, admitindo que os tapetes drenantes trabalham livremente, sem carga. O dimensionamento, segundo este mtodo, requer uma previso adequada da vazo das guas de infiltrao. Esta previso difcil, pois depende da qualidade da estimativa dos coeficientes de permeabilidade, os quais so influenciados pelo nvel de tenses, pelo grau de anisotropia, entre outros.

Restrio do Nvel do Reservatrio


A diminuio da cota do reservatrio uma das primeiras medidas de emergncia, para reduo dos riscos de acidentes devido percolao pela fundao. A reduo da carga hidrulica produz um efeito imediato. Entretanto, dependendo da funo econmica da barragem, esta alternativa deve ser encarada como medida temporria, at que uma soluo permanente seja executada (Ley, 1973).

Poos de Alvio
Poos de alvio so sistemas de drenagem profundos que podem atravessar diversos estratos. A teoria bsica sobre poos de alvio foi apresentada por Middlebrooks e Jervis (1947). Este tipo de sistema recomendado em casos de fundao permevel, para evitar ruptura por piping, quando a camada impermevel sobre a fundao, a jusante, tiver peso menor que a coluna dgua do reservatrio. Resultados de ensaios em modelos apresentados por Turnbull e Mansur (1961) mostram que a eficcia de um sistema de poos de alvio funo principalmente do comprimento da zona drenante que penetra na camada permevel.

Tapetes Impermeveis
O controle da vazo atravs de tapete impermevel consiste no lanamento de camadas de material argiloso a montante da barragem, com a funo de aumentar a trajetria de percolao. Com isso reduz-se o gradiente hidrulico e a subpresso na regio de jusante. Em alguns casos, o tapete pode ser lanado somente em alguns trechos da barragem, considerados mais crticos. Esta tcnica apresenta boa eficincia e deve ser executada diante de um horizonte de fundao permevel e profundo. Alm disso, deve ser empregada quando

se necessita uma vazo pela fundao bem reduzida. Sua execuo muitas vezes econmica, pois permite empregar materiais argilosos destinados a bota-fora. Bennett (1946) apresentou uma metodologia para dimensionamento de tapetes impermeveis. Esta metodologia foi concebida atravs da estimativa da eficincia deste sistema de impermeabilizao em termos de comprimento efetivo do tapete. Os bacos propostos permitem a avaliao da vazo percolada atravs da fundao permevel para diversos comprimentos, espessuras e permeabilidades dos tapetes. Turnbull e Mansur (1961) apresentaram recomendaes sobre tapetes impermeveis, poos de alvio e bermas, indicando, para cada caso, valores mximos para os gradientes de sada.

Tapetes Drenantes
O principal objetivo deste mtodo de controle de percolao aliviar as subpresses e prevenir a ruptura por eroso interna. Recomenda-se que os tapetes sejam executados no lado de jusante da barragem. O tapete drenante deve possuir um coeficiente de permeabilidade maior do que a fundao, no devendo ocorrer perda de carga considervel no fluxo que percola atravs do tapete. A granulometria deve ser tal que impea o carreamento dos gros do solo de fundao e a sua espessura deve permitir uma capacidade drenante superior vazo prevista. Terzaghi e Peck (1948) apresentam recomendaes para o dimensionamento de tapetes drenantes.

Trincheiras de Vedao Vertical (cut-off)


O cut-off pode ser executado de duas formas distintas: vedao total ou vedao parcial. Quando se utiliza a vedao total, a camada permevel da fundao totalmente atravessada pelo elemento, encaixando-se no horizonte impermevel. A execuo pode ser feita com material argiloso compactado, estacas metlicas ou muros de concreto. O cut-off parcial geralmente utilizado quando o custo da execuo no justifica a construo de um dispositivo que penetre totalmente na camada permevel. Segundo Amorim (1976), no existe uma relao direta entre a reduo de fluxo percolado e a reduo do desnvel entre o cut-off parcial e a base da camada permevel da fundao. Lambe e Whitman (1969) apresentam exemplos sobre o efeito do cut-off parcial com penetrao em torno de 43%, em fundaes permeveis e homogneas, comparando condies de barragem sem cut-off, com cut-off no p de montante e com cut-off no p de jusante.

Exemplos de Controle de Percolao


A Barragem de Parano (DF), construda no final da dcada de 50, apresentou infiltraes na ombreira direita, durante o enchimento. Os dados obtidos na instrumentao mostravam um lento agravamento da situao com o decorrer do tempo, levando a proprietria da obra (Companhia de Eletricidade de Braslia) a considerar a necessidade de serem tomadas medidas para o controle das infiltraes nas ombreiras. As solues mais onerosas, como a execuo de cortina de injeo ou ampliao do tapete drenante, foram descartadas, sendo adotada uma trincheira de drenagem na ombreira, associada a drenos

subverticais e subhorizontais. O posicionamento e a direo dos drenos foram projetados de modo a interceptar os contatos permeveis da ombreira (Gaioto, 1981). O projeto bsico da Barragem de Trs Irmos (Rio Tiet - SP) previa a execuo de um dreno horizontal de elevada permeabilidade. Entretanto, estudos realizados por meio de Mtodo dos Elementos Finitos constataram que a linha de saturao estaria acima do filtro, o que acarretaria em um dreno de espessura economicamente invivel. A soluo adotada, sem alterao significativa no custo global do sistema de drenagem interna, foi a execuo de drenos de brita, denominados tipo francs, transversalmente ao eixo da barragem, interligados por tapete de areia. Alm disso, foi executado um dreno de p, interligando os drenos e reduzindo os riscos decorrentes de uma eventual obstruo das sadas (Pacheco et al., 1981). Bister et al. (1994) recomendaram como mtodo de controle o rebaixamento do nvel do reservatrio da barragem de St. Pardoux devido ao comportamento inadequado da estrutura, observado atravs dos registros piezomtricos. Neste caso a barragem era utilizada para lazer e seu rebaixamento no implicou em perdas significativas de sua funcionalidade. Siqueira et al. (1981) relatam os servios de impermeabilizao das fundaes da barragem de Itaipu, atravs da execuo de uma cortina de injeo de cimento constituda por 250.000 m de furos de at 120 m de profundidade. Barros e Barbi (1983) afirmam que a eficincia da cortina de injeo, executada em Itaipu, de quantificao difcil, face a proximidade e interferncia do sistema de drenagem. A partir da anlise das vrias sees instrumentadas, foi observado que a cortina de injeo no possua influncia nos horizontes menos permeveis. Por outro lado, em regies mais permeveis, notou-se uma maior perda de carga. Segundo Ley (1973), os poos de alvio so muito utilizados em fundaes de barragens de concreto e devem estar posicionados logo a jusante da cortina de injeo ou galeria de drenagem. Quando localizados em fundaes erodveis, o projeto deve ser detalhado para evitar o piping. Nos casos onde a drenagem no feita por gravidade, pode-se utilizar bombeamento a vcuo. Silveira et al. (1981) avaliaram a eficincia do sistema de poos de alviolocalizados no p de jusante da Barragem de gua Vermelha. O grande interesse desta avaliao foi o fato de ter se empregado, de forma pioneira no Brasil, a manta de polister Bidim, como filtro de transio entre o solo de fundao e o cascalho de preenchimento dos poos. Apesar de um restrito perodo de observao, a piezometria indicou, em pontos localizados, uma reduo de 4,0 metros na coluna dgua a jusante dos poos de alvio. Tal fato, aliado ao nvel piezomtrico de jusante estar prximo da base do dreno horizontal, indicou um adequado desempenho desse sistema de drenagem no local.

Soluo de tapete impermevel foi aplicada na barragem de Aswan (Egito) tambm em associao com outros sistemas de controle de percolao (cortina de injeo e poos de alvio) (Hammad, 1963). Vista de satlite da Barragem Aswan - Egito. (NASA, 2002)

O Reservatrio
Sabendo-se que o objetivo da construo da barragem a formao de um lago artificial, torna-se importante o conhecimento desse reservatrio e de suas caractersticas principais:

A Estanqueidade:
Entende-se como estanqueidade a capacidade do reservatrio em armazenar gua, sem que ela percole pela fundao. Assim, quanto maior a estanqueidade, menos gua ser perdida do sistema, permitindo que ele permanea cheio. A posio do lenol fretico de essencial importncia na determinao da estanqueidade. Lenis abaixo da cota do reservatrio tendem a pedir gua do lago, ao contrrio de lenis com cota igual ou maior. Outro fator determinante o tipo de rocha da fundao. Baixa permeabilidade e baixo fraturamento contribuem para uma elevada estanqueidade.

B Assoreamento e eroso:
Mesmo uma rocha com alta impermeabilidade e baixa deformabilidade est passvel de sofrer eroso. Em alguns casos, essa suscetibilidade to alta que se faz necessria, para maior segurana, a construo de uma cortina de proteo. No barramento do Rio Mississipi, em Iowa, construiu-se uma ampla cortina de concreto para impedir o calcrio de ser arrastado. O mesmo foi feito na barragem de Glem Canyon, no Colorado. Relacionado eroso est o assoreamento, que depende, principalmente, das condies climticas da regio onde o reservatrio est instalado e da declividade dos rios que o abastecem. O afluxo de material slido (principalmente argila e silte) de montante para a barragem natural e aceitvel. No entanto, quando ele supera as expectativas pode, rapidamente, diminuir o nvel de gua do reservatrio, inutilizandoo. Como exemplo, tem-se algumas barragens nas Montanhas Rochosas, nos EUA, que em menos de trs dcadas aps a construo, perderam sua funcionalidade. ndia e Indonsia tambm sofrem com o assoreamento. Para minimizar esse inconveniente, o principal mtodo utilizado a intensificao da cobertura vegetal que margeia o rio fornecedor. Quanto mais desenvolvida a mata ciliar, menor e a eroso e o conseqente afluxo de partculas.

C Estabilidade dos Taludes:


Taludes estveis so essenciais para a conservao da utilidade do reservatrio, bem como para a segurana dos recursos humanos e do maquinrio que trabalham ao redor do lago. O principal problema relacionado aos taludes o deslizamento de grandes massas. Tais eventos so capazes de afetar as estruturas de suporte da barragem e de invadir reas marginais ao reservatrio (plantaes, escritrios, estradas). Esses escorregamentos costumam ocorrer durante o enchimento do reservatrio quando a alterao do meio fsico se faz de modo mais drstico, enfraquecendo as estruturas pretritas ou ento durante eventos de rebaixamento do lenol fretico, fazendo as estruturas de sustentao do reservatrio subsidirem.

Um exemplo de deslizamento de grande porte se deu em Vajont, na Itlia. Apesar do aviso dos engenheiros, constru-se uma barragem de 264m, que cedeu, em outubro de 1963, com a morte de mais de 1500 pessoas.

Barragem de Vajont, Itlia, antes do deslizamento de 1963.

Linha traada por um dos engenheiros, indicando a cota mxima da barragem, que no foi respeitada.

Descrio dos principais elementos da barragem de Vajont.

Destroos, logo aps o deslizamento.

Deslizamentos como esses tendem a ocorrer em reas montanhosas, de rochas sedimentares pouco consolidadas ou em vales profundos. Outro problema a eroso por ao das ondas, que atinge todo o reservatrio. A ao erosiva depende do material que compe as margens do reservatrio, da direo preferencial dos ventos e do contexto geolgico local. Esse processo, a mdio e longo prazo, pode gerar deslizamentos, com os mesmos prejuzos dos escorregamentos mencionados acima.

D Sismicidade:
J se espera que sismos naturais afetem as estruturas de uma barragem, bem como de quaisquer outras obras civis. O enchimento de grandes reservatrios tambm pode induzir sismos de pequeno e mdio porte, que, por sua vez, podem abalar as estruturas da barragem. No Brasil, h casos de magnitude inferior a 4,0 pontos na escala Richter, como nas barragens de Cajuru, Capivari-Cachoeira e Porto Colmbia-Volta Grande. Em todos os casos, os danos emocionais populao foram maiores que os prejuzos s estruturas do reservatrio.

Barragem de Porto Colmbia.

Interfaces de Concreto
Sempre que dois materiais diferentes so colocados em contato, cria-se uma interface. A interface caracteriza-se como uma descontinuidade, porque materiais diferentes se comportam de forma diversa e, no contato ocorrera uma descontinuidade de tenses e de deformaes, alem de se criar um contraste de permeabilidade e tambm de fluxo. O que ocorre na interface e uma transferncia de tenses causadas pela diferena da deformabilidade e da resistncia dos dois materiais justapostos. Em alguns casos podem ocorrer vazios, que acarretam fluxos concentrados e que podem por em risco a segurana da barragem. Um grande numero de acidentes e mesmo de rupturas de barragens foi causado por problemas de interfaces. Os efeitos das interfaces podem ser amenizados, inclundo-se entre dois materiais muito diferentes um terceiro material de propriedades intermediarias as chamadas transies. Em principio, uma transio deveria atender a requisitos de permeabilidade, erodibilidade, deformidade e resistncia. Estes quatro requisitos nem sempre so atendidos e muitas vezes as transies acabam por se tornar novas interfaces com os seus problemas especficos. Um caso muito comum e o de transies granulomtrica, necessrias para atender a problemas de filtragem e controle de fluxo (areias, britas e cascalhos), que passam a constituir verdadeiras paredes rgidas, inseridas em solos compactados de ncleo e enrocamento de espaldares, na maioria dos casos muito mais compressveis que as areias, as britas e os cascalhos.

Interfaces Solo-Concreto e Enrocamento-Concreto


Os contatos entre as estruturas de concreto e os trechos da barragem em terra e enrocamento representam um dos problemas mais crticos do projeto de barragens. Devido s diferenas de compressibilidade entre o concreto e o solo, as presses de contato podem ficar reduzidas, e se as presses piezomtricas que se estabelecem com o enchimento do reservatrio forem superiores a presso de contato ocorrera um deslocamento do solo da estrutura do concreto, criando-se assim um caminho de fluxo preferencial. Este poder acarretar a ruptura da barragem, se dispositivos adequados de controle de fluxo no forem incorporados ao projeto. O problema e reconhecido desde as conhecidas rupturas das barragens da ndia ate casos recentes de rupturas de barragens por piping ao longo de galerias de desvio, no entanto, as providencias necessrias no tem sido corretamente implantadas.

Muros de ligao
Quando o arranjo geral de uma barragem inclui estruturas de concreto (vertedores, eclusas, tomadas de gua e casas de forca) e o fechamento do rio e feito com barragens de terra, ou terra- enrocamento, sempre ocorrera o encontro de um tipo de estrutura com outro. Esses arranjos so os mais comuns em barragens em rios de vales abertos e ombreiras suaves, quase sempre em solo. Somente em arranjos em vales fechados, onde o vertedor se localiza em ombreiras, e a tomada de gua e a casa de forca esto desincorporadas da barragem do leito do rio, e que os encontrosso evitados. O encontro entre a barragem e a estrutura de concreto pode ser do tipo frontal, quando a barragem encosta no muro de vertedor ou da tomada de gua ou do tipo de abrao, quando a barragem envolve um muro especialmente construdo com o encontro da barragem com as estruturas de concreto que, neste caso, ficam isoladas da barragem. A opo por uma ou outra soluo depende da altura da barragem, ou seja, das presses de contato (empuxos) que atuaro nas estruturas de ligao. vila (1980) menciona que barragens com alturas ate cerca de 20 m, os muros frontais so mais econmicos. Para maiores alturas, os empuxos atuantes tornam as estruturas de concreto, antieconmicas porque e freqente a situao de se ter os empuxos atuando num s lado da estrutura, devido ao rebaixamento do reservatrio na rea de montante, ou do esvaziamento do canal de fuga ou da bacia de dissipao do vertedor por problemas de manuteno. J os muros de abrao recebem empuxos de ambos os lados. E necessrio, no entanto, considerar que a incorporao do empuxo de jusante no calculo do muro de abrao em concreto depende de algumas hipteses de deformao no bem definidas e, em alguns casos, consideradas de forma inadequadas. O dimensionamento dessas estruturas de contato deve atender aos seguintes itens: I)estimativa dos empuxos devido ao solo e/ou ao enrocamento e a gua; II)controle do fluxo, que envolve tanto a vedao como a drenagem; III)estimativas dos possveis deslocamentos da estrutura e a conseqncia destes deslocamentos nos valores dos empuxos e no controle do fluxo;

Empuxos
Os empuxos so resultados das presses atuantes na interface e dependem dos seguintes fatores: - inclinao da interface; - transferncia de tenses na interface devido s diferenas de deformidade entre o concreto e o solo e/ou o enrocamento; - presses piezomtricas resultantes do fluxo da gua na interface; A inclinao da interface depende do tipo de muro. No caso dos muros frontais, o trecho superior do muro(primeiro dois metros em geral) e vertical, passando a inclinado no resto do muro. Como a base da estrutura tem geralmente uma largura entre 0,6e 0,7da altura, e outra face e subvertical, o talude na rea de contato resulta entre 0,6 e 0,7(V) para 1(H), j nos muros de brao tende a ser 9(H)para 1(V). Essas diferenas de inclinao na interface resultam em diferentes formas de transmisso de esforos, devido s forcas de adeso e de atrito que se desenvolvem entre o solo e/ou o enrocamento e o concreto.

O que ocorre de fato e um alivio das tenses verticais na interface e nas proximidades do muro, e as presses de contato acabam por ser influenciada diretamente por esse alivio de tenses. Idealmente, o que se deseja e que o solo possa se deformar sem a interferncia do muro, ou seja, sem alivio das tenses, para que as presses de contato sejam sempre superiores `as presses piezomtricas, resultantes do fluxo de gua. Se a presso piezomtrica for maior que a presso de contato a gua ira progressivamente deslocar o solo do muro, abrindo uma cunha de gua que avana para jusante, podendo resultar em um piping. O ideal e dispor de superfcies lisas e compactar o solo em unidades elevadas, para propositalmente reduzir a sua resistncia ao cisalhamento, reduzindo ao Maximo a transferncia de esforos e, conseqentemente, o alivio das tenses.

Controle do fluxo na interface


O controle do fluxo na interface envolve vedao e drenagem Vedao A interface solo/concreto pode tornar-se um caminho preferencial de fluxo, por isso e necessrio desenvolva uma vedao. Drenagem O controle do fluxo numa interface deve ser completado por um dreno colocado junto `a aresta da jusante do muro de ligao. Os drenos devem ser colocados ate a altura do N.A Maximo dos reservatrios. A primeira camada do dreno deve ser de areia, seguida de granulomtricas crescentes ate se chegar ao enrocamento.

Estruturas enterradas
Um grande numero de pequenas barragens, ou mesmo barragens de mdio porte, em rios de pequena vazo incluem no seu arranjo uma galeria enterrada, que serve na fase de construo para o desvio do rio, e na fase de operao para descarga de fundo, escoamento das vazes de irrigao, e outros objetivos. Essas estruturas devem ser estudadas com os seguintes propsitos: I)determinao das tenses atuantes; II)determinao dos deslocamentos verticais e horizontais; e III)controle do fluxo nas interfaces Determinao das tenses nas estruturas enterradas As tenses atuantes em estruturas enterradas dependem da deformabilidade do material de fundao da estrutura, do material do aterro, e do material da estrutura. Dependem ainda da forma geomtrica da estrutura. A incluso de uma estrutura rgida, como por exemplo, uma galeria de concreto, num macio compressvel (solo compactado), tem como resultado uma concentrao das tenses nas suas laterais. Por esta razo e, sempre que possvel, recomenda-se que as galerias de concreto sejam encaixadas em trincheiras escavadas parcial ou totalmente em rocha, para que reduza ao Maximo a concentrao de tenses no seu topo, promovendo conseqente alivio das tenses nas laterais.

Estabilidade de barragens e esforos atuantes


O clculo da fora de presso ou empuxo que os fluidos em repouso exercem sobre as superfcies slidas que os limitam, efetuado com base nos princpios da hidrosttica e encontra aplicao em inmeros problemas de engenharia, como nos projetos de barragens, comportas, reservatrios, etc. No caso das Barragens, as foras atuantes so: empuxos horizontais - exercidos pelo nvel de gua de montante e jusante, empuxos verticais - exercidos pela subpresso de gua, sobrepresso de gua a montante e jusante e peso prprio da estrutura, e empuxos quaisquer exercidos por esforos externos. Segue abaixo um exemplo de diagrama de esforos:

Calcula-se a estabilidade da Barragem principalmente aos esforos de Escorregamento, Tombamento, Presses na base e Cisalhamento. Mas deve-se verificar a estrutura tambm ao empuxo de sedimentos, sismos, gelo, ondas, etc. A estabilidade quanto ao tombamento considera o somatrio de todos os momentos atuantes em relao ao p da barragem, adotando um coeficiente de segurana prximo a 2.

Em relao ao escorregamento, calcula-se a fora de atrito entre a barragem e o solo base e analisa-se em relao ao somatrio das foras horizontais, adotando-se um coeficiente de segurana em geral, prximo a 1,5.

Para o clculo das presses na base, analisa-se a resultante de todas as foras que agem sobre a estrutura em relao ao seu ncleo central de inrcia, e calcula-se as tenses mximas que a Barragem exerce sobre o solo base. Compara-se ento estas tenses com as tenses admissveis deste solo.

No clculo do cisalhamento, verifica-se o somatrio das foras horizontais em relao resistncia do concreto. Geralmente adota-se um coeficiente de segurana superior a 4.

Os clculos quanto a sismos, ondas, empuxo de sedimentos e gelo cada vez mais esto sendo aplicados nos projetos de Barragens, mas estes requerem clculos avanados e especializados. Tais precaues existem em resposta a desastres ocorridos em vrios pontos do planeta, onde no se imaginava a possvel ocorrncia de tais fenmenos, assim como suas magnitudes. Prudentemente, tais aplicaes se restringem aos fatores climticos e fsicos da regio a ser implantada a barragem, no intuito de no inviabilizar financeiramente sua construo. Fatores tambm importantes so as caractersticas em relao densidade da gua (ver lista abaixo), que afeta diretamente os clculos de resistncia das barragens, podendo causar, se no forem considerados, danos irreversveis, ou seja, possveis desastres. . gua doce < 1000 kg/m3 . gua salobra 1000 a 1017 kg/m3 . gua salgada 1017 a 1027 kg/m3 . gua hipersalina > 1027 kg/m3

Estudo de tenses e deformaes em barragens de terra e enrocamento e em suas fundaes


A avaliao adequada da segurana de uma barragem requer uma anlise do estado de tenses e dos deslocamentos que ocorrem no seu interior e nas suas fundaes, e um conhecimento das caractersticas de tenso-deformao dos materiais envolvidos. Duas barragens com o mesmo coeficiente de segurana nominal de 1,55, por exemplo, obtidos por clculos de equilbrio limite para o talude de jusante no regime

permanente de operao, podem envolver uma segurana real ou um risco estatstico de ruptura totalmente diferentes, em funo dos solos, enrocamentos e rochas que compe o seu corpo e as suas fundaes.

Deformabilidade e Deslocamentos
Os materiais de fundao, bem como os materiais que constituem o macio compactado de uma barragem, sofrem deformaes em funo das tenses aplicadas segundo leis prprias e em alguns casos muito particulares. As aproximaes s teorias da elasticidade e da plasticidade e aos modelos reolgicos so as formas usualmente encontradas para explicar tal comportamento, mas por se tratarem de aproximaes nem sempre conduzem a previses muito prximas das deformaes que ocorrem no prottipo. A mobilizao da resistncia, a possvel gerao de presses neutras, a ocorrncia de trincas, e a potencialidade formao de planos causadores de ruptura hidrulica dependem fundamentalmente das variaes volumtricas que ocorrem e, portanto, o interesse de definir deslocamentos admissveis muito mais abrangente do que os convencionais clculos de estabilidade por equilbrio limite. A presena do ar e da gua nos vazios traz complicaes adicionais e, em funo da permeabilidade dos materiais, os fenmenos deformacionais so afetados pelo fator tempo. Some-se ainda o fator de quebra das partculas ou locos, comuns nos enrocamentos, e em menor escala nos grumos ou partculas aglutinadas de argila e at nos gros de areia. As figuras abaixo mostram os principais tipos de ensaios de laboratrio usualmente empregados para a obteno dos parmetros de compressibilidade dos solos:

Tais clculos, comuns na engenharia, no sero analisados com o devido detalhamento no presente trabalho, visto que o principal objetivo deste o entendimento geral das tenses envolvidas em barragens e reservatrios, assim como os problemas a elas associados. Como procedimentos essenciais para uma boa anlise inicial de determinada barragem, so propostos os seguintes passos: 1. Considerada uma determinada seo de barragem, deve-se procurar identificar problemas relacionados com tenses totais, neutras, efetivas, e problemas relacionados com deslocamentos diferenciais. Estes, em geral, podem resultar em trincas no corpo da barragem, criando caminhos de fluxo preferencial; 2. Deve-se tambm procurar introduzir no projeto linhas de defesa, para eliminar ou ao menos reduzir tais problemas; 3. Fazer uma previso das tenses e deslocamentos que possam ocorrer, com base em dados disponveis; 4. No caso de persistirem dvidas quanto aos problemas identificados, , deve-se recorrer a Mtodos Numricos, instrumentao, e observar a barragem e prever todos os recursos de interveno que possam ser necessrios; 5. Por fim, no caso dos Mtodos Numricos realimentados com os dados iniciais do comportamento da obra confirmarem os problemas previstos, necessrio modificar o projeto de forma radical, para evitar um possvel acidente. Tais procedimentos (citados por Paulo Teixeira da Cruz em seu livro 100 Barragens Brasileiras) devem servir de linha guia nos casos em que no se tem certeza do uso dos mtodos matemticos na soluo de problemas futuros ou incipientes.

Bibliografia
Oliveira, Antonio Manoel dos Santos. II. Brito, Srio Nertan Alves de. Geologia de Engenharia So Paulo : Associao Brasileira de Geologia de Engenharia, 1998.

Cruz, Paulo Teixeira da. 100 Barragens Brasileiras : casos histricos, materiais de construo, projeto / Paulo Teixeira da Cruz. So Paulo : Oficina de Textos, 1996. CHIOSSI, N.J. Geologia Aplicada Engenharia. Universidade de So Paulo, Escola Politcnica. 2 Edio. 1979

Bibliografia Digital
www.compoende.com.br www.cesec.ufpr.br www.georoteiros.pt http://www.cesec.ufpr.br/etools/oe3/applets/barragem/ (Animaes) AES Tiet - http://www.aestiete.com.br/artigo225.asp MINISTRIO DOS TRANSPORTES - Secretaria Executiva - Banco de Informaes dos Transportes - INFORMAES SOBRE BARRAGENShttp://www.transportes.gov.br/bit/barragens/

You might also like