You are on page 1of 5

COLGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II Aluno(a): ____________________________________ Turma: _____ Data: ____ / ____ / ____

1. Leia o texto com ateno. Voc j comeu feijoada? um dos pratos brasileiros tpicos. Imagine que o seu almoo de ontem tenha sido uma feijoada. Acompanhe agora o caminho percorrido por alguns dos ingredientes dessa refeio: arroz, laranja, feijo, couve, carne-seca, farinha. Escreva, no caderno, o que cada letra em destaque do texto abaixo indica. Era uma vez uma deliciosa feijoada. Ela entrou no meu organismo pela A. Dentro dessa cavidade, um lquido chamado B misturou-se aos ingredientes, tornando-os midos. Os dentes C perfuraram a carne-seca; os D cortaram as tiras couve e trituraram o restante do alimento. Finalmente, um nutriente presente na farinha da farofa, o E, comeou a ser digerido na prpria A. O bolo alimentar foi engolido e, por um longo tubo, o F, chegou ao G, um rgo em forma de saco. Nesse local, a H da carne da feijoada comeou a sofrer a ao de uma enzima que s existe nesse rgo. Ento o bolo alimentar passou pelo tubo mais longo do meu organismo, o I. Nesse tubo, passou a receber um lquido cuja funo dissolver gorduras em gua, a J, que produzida em uma das mais importantes e versteis glndulas do corpo humano, o K. Recebeu tambm outro lquido, este sim com uma coleo de enzimas que digerem os vrios ingredientes da feijoada. Esse lquido produzido por uma glndula, o L. Os ingredientes da feijoada foram ento transformados em pequenas unidades (molculas) que so capazes de atravessar a parede do longo tubo e cair na circulao. Mas os restos da feijoada que no foram digeridos chegam ao M, onde a gua absorvida. Embora as fibras presentes na couve, no feijo e na laranja no sejam absorvidas pelo organismo, elas so importantes porque ajudam a controlar o funcionamento do intestino. Finalmente, o que no foi utilizado pelo organismo eliminado na forma de N. De acordo com as informaes contidas no texto, as letras A, F, G, H, J, K e N, referem-se respectivamente a: a) Boca, estmago, esfago, lipdeo, fgado, suco pancretico, fezes b) Boca, fgado, intestino delgado, protenas, suco pancretico, estmago, fezes c) Boca, estmago, esfago, lipdeo, bile, fgado, fezes d) Boca, esfago, estmago, protena, bile, fgado, fezes 2. Rodrigo e Paulo so vizinhos e vivem de maneira totalmente diferente. Rodrigo passa boa parte do dia dormindo, jogando vdeo game ou assistindo televiso e, s vezes, senta-se para entrar na Internet. Paulo vai quase todos os dias correndo at o clube para nadar. Ambos ingerem diariamente cerca de 4 000 kcal.

A partir dessas informaes, responda. A dieta ingerida por ambos est mais de acordo com as atividades de Rodrigo ou de Paulo? Justifique sua resposta.

As turmas do oitavo ano realizaram no laboratrio de bioqumica, algumas prticas que simularam um circuito da digesto, sobre as referidas atividades, responda as questes de 3 a 6. 3. Em uma das etapas do experimento, os alunos misturaram gua e leo em copo e posteriormente o detergente. O que o ltimo reagente representou na prtica e qual seria sua funo no corpo? a) O suco gstrico, sua funo a digesto dos carboidratos. b) A saliva, sua funo misturar os alimentos. c) A bile, sua funo misturar os lipdeos para facilitar sua digesto. d) A pepsina, enzima que tem como funo digerir os lipdeos.

4. Em outra etapa, os alunos colocaram pequenos pedaos de ovos em quatro tubos de ensaio, cada um contendo um suco (limo, abacaxi, mamo e gua). Aguardaram alguns dias e retomaram a observao. No resultado, todos perceberam que somente o ovo que estava inserido no suco de abacaxi foi digerido graas ao de uma enzima. Qual o nome dessa enzima? a) Pepsina b) Bromelina c) Amilase salivar d) Suco pancretico 5. O que foi simulado quando os alunos colocaram a esponjinha imersa em um copo de gua? a) Os movimentos peristlticos. b) As vilosidades intestinais. c) A parede do estmago. d) A limpeza do organismo.

6. O que ocorre em nosso corpo, que se assemelha a mistura de leite e vinagre realizada em uma etapa da atividade experimental? a) A digesto dos carboidratos. b) A digesto dos lipdeos. c) A digesto dos sais minerais. d) A digesto das protenas.

7. (Mackenzie-SP) O esquema abaixo representa o aparelho digestivo humano. Com base na anlise da imagem e em seus conhecimentos, classifique os itens em verdadeiros (V) ou falsos (F).

a) ( ) O intestino grosso responsvel pela digesto de protenas. b) ( ) A triturao dos alimentos pelos dentes um exemplo de processo fsico da digesto. c) ( ) O bolo alimentar desce pelo esfago empurrado pelos movimentos peristlticos. d) ( ) A bile produzida pelo pncreas e responsvel pela digesto das protenas. 8. Assinale as alternativas CORRETAS. a) A maioria dos problemas que prejudicam o nosso sistema digestrio o consumo de alimentos inadequados ou a incorreta forma de ingeri-los. b) As intoxicaes alimentares so produzidas por ingerirmos alimentos em mau estado. c) A lcera no estmago surge quando nos alimentos com muita carne. d) Encontramos a Salmonella principalmente em pes e bolos.

10. Assinale a resposta correta: Lauro aps muitos anos ingerindo bebida alcolica, chegou ao hospital apresentando pele amarelada e queixando-se que sua urina estava escura, as fezes claras e problemas no fgado. Que doena relacionada ao sistema digestrio o senhor Lauro deve ter adquirido? a) b) c) d) lcera pptica Gastrite Salmonelose Hepatite

11. O fgado humano uma glndula que participa de processos de digesto e absoro de nutrientes, ao a) produzir diversas enzimas que atuam na digesto de carboidratos. b) produzir secreo rica em enzimas que digerem as gorduras. c) produzir a insulina e o glucagon, hormnios reguladores dos nveis de glicose no sangue. d) produzir secreo chamada bile que facilita a digesto e a absoro de gorduras. e) absorver excretas nitrogenadas do sangue e transform-las em nutrientes proteicos. 12. (UFSC-adaptada) "Os seres vivos necessitam de um suprimento de energia capaz de manter sua atividade metablica. Essa energia extrada dos alimentos, que podem ser produzidos pelos prprios organismos, no caso dos auttrofos, ou obtidos a partir de uma fonte orgnica externa, no caso dos hetertrofos. As substncias orgnicas, tais como protenas, carboidratos e lipdios, devem ser desdobradas em compostos mais simples e mais solveis, de tal maneira que possam ser assimiladas pelo organismo. A esse processo de transformao dos alimentos em compostos relativamente mais simples, absorvveis e utilizveis denominamos digesto." W. R. Paulino. "Biologia Atual", Ed. tica, 1996. p. 296. Com relao a esse assunto, assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(S). a) A mastigao, a deglutio e os movimentos peristlticos constituem a digesto qumica. b) A gua e os sais minerais so absorvidos, pelo tubo digestivo, sem transformao qumica. c) A digesto do amido rpida e ocorre em dois momentos: na boca, pela ao da amilase salivar e no estmago, sob a ao das peptidases. d) Os nutrientes digeridos so absorvidos principalmente no intestino delgado, onde as clulas epiteliais das vilosidades apresentam expanses -as microvilosidades -, que aumentam, consideravelmente, a superfcie de absoro dos nutrientes. e) Pessoas que tiveram sua vescula biliar extirpada no apresentam dificuldade em digerir lipdios e, por isso, podem fazer uma dieta rica em gorduras.

13. Na pirmide alimentar representada abaixo, esto os alimentos necessrios ao nosso organismo.

Que nutrientes devem ser ingeridos em menor quantidade a) Carboidratos b) Protenas c) Lipdeos d) Sais minerais e) Vitaminas

You might also like