You are on page 1of 13

FACULDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS - FACEB

PRESCRIO E DECADNCIA

Ana Carolina Diniz Vaz Marco Aurlio Rodrigues Braga

BOM DESPACHO 2013

Ana Carolina Diniz Vaz Marco Aurlio Rodrigues Braga

DIREITO CIVIL PRESCRIO E DECADNCIA

Atividade acadmica sobre anlise feita prescrio e decadncia, elaborada no 3 perodo de direito, como requisito parcial de avaliao e ADA da disciplina de Direito Civil, ministrada pela professora Norzila Campos Vargas, no curso de bacharelado em Direito desta Faculdade.

BOM DESPACHO 2013

Introduo

Neste presente trabalho, estaremos abordando o tema Prescrio e Decadncia, aonde iremos nos aprofundar nos aspectos gerais e jurdicos que os envolvem. O exerccio de um direito no pode ficar pendente indefinidamente, deve ser exercido pelo titular em determinado prazo. Isto no ocorrendo, perder o titular a prerrogativa de fazer valer seu direito. O tempo exerce influncia abrangente no direito pblico e direito privado. O Cdigo Civil de 2002 inovou na abordagem da matria, pois o Cdigo de 1916 no tratou do assunto com relevncia e no se referia expressamente sobre a decadncia, trazendo em um s captulo os prazos prescricionais e decadenciais. Com este trabalho vamos procurar demonstrar conceitos, definies sobre o assunto e apresentar as principais caractersticas dos institutos. A prescrio e decadncia decorrem da projeo de efeitos jurdicos no decurso do tempo, visto que o mesmo tem influncia na aquisio e extino de direitos. O tema citado est inserido nos arts. 189 ao 211 do cdigo civil de 2002.

Noes conceituais

A prescrio a perda da pretenso de reparao do direito violado, em virtude da inrcia do seu titular, no prazo previsto pela lei (Art. 189. CC/2002). Por ser uma exceo oposta ao exerccio da ao (em sentido material), tem por escopo extingui-la, tendo por fundamento um interesse jurdicosocial. Esse instituto foi criado como medida de ordem pblica para proporcionar segurana s relaes jurdicas, que seriam comprometidas diante da instabilidade oriunda do fato de ser possibilitar o exerccio da ao por prazo indeterminado. Violado um direito nasce para o seu titular a pretenso, ou seja, o poder de exigir, em juzo, uma prestao que lhe devida. Entretanto, para se chegar idia de prescrio atinge a pretenso, e no o direito de ao em si, longo caminho foi percorrido. Pretenso a expresso utilizada para caracterizar o poder de exigir de outrem coercitivamente o cumprimento de desfavor de seu sucessor (art. 196, CC/2002), a ttulo universal ou singular, salvo em se tratando de absolutamente incapaz.

Prescrio Extintiva e Prescrio Aquisitiva

A prescrio extintiva, prescrio propriamente dita, conduz perda do direito de ao por seu titular negligente, ao fim de certo lapso de tempo, e pode ser encarada como fora destrutiva. A prescrio aquisitiva consiste na aquisio do direito real pelo decurso de tempo. Tal direito conferido em favor daquele que possuir, com nimo de dono, o exerccio de fato das faculdades inerentes ao domnio ou a outro direito real, no tocante a coisas moveis e imveis, pelo perodo de tempo que fixado pelo legislador. So dois os fatos essenciais para a aquisio de direito real pelo usucapio: o tempo e a posse. O decurso de tempo essencial, porque cria uma situao jurdica. A posse cria estado de fato em relao a um direito. Embora tanto na prescrio extintiva como na prescrio aquisitiva o ponto de contato seja o decurso do tempo, os institutos tm finalidades diversas. Em razo disso, correta a posio de ambos os Cdigos em separar as duas formas de prescrio. A prescrio extintiva estruturada na parte geral, uma vez que se aplica a todos os direitos, enquanto o usucapio regulado na parte especial, dentro do direito das coisas, onde tem seu campo de aplicao, pois sua finalidade a aquisio de direitos reais.

Impedimento, Suspenso e Interrupo da Prescrio

No se confundem impedimento, suspenso e interrupo da prescrio. No que concerne vontade, esta no tem a faculdade de alterar o curso do prazo prescricional, que pode ser impedido, suspenso ou interrompido em determinadas hipteses, cuidadosamente previstas em lei. O cdigo no faz expressamente distino entre suspenso e impedimento. Embora alguns autores faam a distino no rol de causas apresentadas pela lei, tais causas ora impedem, ora suspendem a prescrio, de modo que os arts. 197, 198, 199 e 200 (antigo, arts. 168, 169 e 170) aplicam-se a ambas as situaes. So causas impeditivas ou suspensivas da prescrio: a) entre cnjuges, na constncia do matrimnio; b) entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; c) entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, na vigncia do exerccio da tutela ou da curatela; d) contra o depositante, o devedor pignoratcio, o mandante e pessoas representadas, na guarda dos bens pelo depositrio, pelo credor pignoratcio, pelo mandatrio, pelo representante, de modo a no correr a favor destes e contra aqueles a prescrio das aes resultantes de direitos ou obrigaes relativas a esses bens; e) contra os incapazes, em sua incapacidade absoluta; f) contra todos, na condio suspensiva e o prazo ainda no vencido; g) contra o adquirente, e a favor do transmitiste, a pendncia de ao de evico proposta por terceiro. h) Contra os ausentes do Pas em servio publico da Unio, dos Estados ou dos Municpios. i) Contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas, em tempo de guerra (exclusivamente em perodo de guerra, no se aplicando em tempo de paz).

Nelson Rosenvald engloba todos os itens como suspensivos e impeditivos. Venosa separa os dois ltimos itens como sendo causas suspensivas e as demais impeditivas da prescrio. Apesar de o CC/2002 no fazer meno expressa, h de se entender que tambm no haver curso do prazo prescricional na constncia de unio estvel (entre companheiros), bem como entre os parceiros nas unies homoafetivas. Determina o art. 200, CC/2002 que quando a ao se originar de fato que deve ser apurado no juzo criminal antes da respectiva sentena definitiva, tambm no flura o prazo prescricional. J as causas interruptivas dizem respeito a circunstncias que possuem o condo de inutilizar o lapso prescricional j iniciado. O ponto autorizado da perda do direito de ao pela prescrio e a inrcia do titular, portanto, no pode ser punido o presciente quando defende seu direito, com a inteno de inutilizar a prescrio. Desse modo, a prescrio interrompida como o foto hbil a destruir o lapso de tempo pretrito. Ao contrrio da suspenso, em que o tempo anterior ao fato X computado. A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se nos termos do citado art. 202 do novo cdigo civil. Uma vez interrompida a prescrio voltar a fluir o prazo a partir da data do ato que a interrompeu ou do ultimo ato do processo para interromp-la (art. 202, Pargrafo nico, CC), a depender da causa interruptiva. Quando o correr o ultimo ato do processo, que a formao da coisa julgada, voltar a fluir o prazo prescricional retornado ao incio. importante salientar que a interrupo da prescrio por fora da novidade introduzida no art. 202 do CC, somente poder ocorrer uma nica vez, o que se apresenta excessivamente vantajoso para o devedor. A propsito do tema, frise-se quem em se tratando de causa interruptiva judicial, a paralisao prazal nica que alude dispositivo legal diz respeito a cada tipo de pretenso. Assim, interrompida a prescrio, uma nica vez, no processo de conhecimento, no obsta que se venha interromper, tambm, a prescrio executiva, pelo despacho no processo de execuo. Prescreve a execuo no mesmo prazo de prescrio da ao Smula 150 do pretrio Excelso. A prescrio poder ser interrompida por qualquer interessado (CC, art. 203), alargando o espectro de legitimados. Considerando que os efeitos da prescrio so pessoais, a sua interrupo por um credor no aproveita aos demais, assim como, reciprocamente, promovida contra um devedor, no prejudica os demais. o que emana, inclusive, do art. 204 do estatuto civil. Flexibiliza-se a regra quando se tratar de obrigao solidria, estendendo-se a prescrio por todos os interessados.

Temos ainda o caso de fiana, onde a interrupo do lapso prescricional contra o devedor principal prejudica, tambm, o fiado, em face do carter acessria do contrato de fiana.

Alegao de Prescrio

A prescrio pode ser alegada em qualquer grau de jurisdio pela parte a quem aproveita (art. 193, CC). Muito embora, deva o ru, na primeira oportunidade que tenha para se manifestar no processo, alegar toda a matria defensiva, possvel suscitar a prescrio a qualquer tempo, inclusive em grau recursal, ds que nas vias ordinrias. Por evidente, no poder ser argida em sede de recurso especial ou extraordinrio, dirigido ao Superior Tribunal de Justia ou ao Supremo Tribunal Federal, respectivamente, pois implicaria em inovao na lide, violando a exigncia de prequestionamento da matria. A alegao da prescrio poder se dar: a) em qualquer grau de jurisdio, pela parte interessada ou pelo ministrio publico; b) pelo ru na primeira oportunidade que tenha para se manifestar no processo expondo toda a matria defensiva, sendo possvel assim suscitar a prescrio a qualquer tempo, inclusive em grau recursal. Se dilatar o prazo, o ru dever se arcar com as despesas supervenientes (art. 22 do CPC). c) nos processos de conhecimento, de execuo e at no cautelar (art. 810 do CPC); d) no processo executrio apenas em relao pretenso executiva (prescrio superveniente sentena art. 74, VI do CPC) e ser formulada tanto nos embargos execuo, na fase de penhora, quanto em momento posterior, antes, claro, da concluso procedimental; No poder ser argida em sede de recurso especial ou extraordinrio, dirigido ao STJ ou ao STF, respectivamente, pois implicaria em inovao na lide, violando a exigncia de prquestionamento da matria. De acordo com o novo entendimento emanado do art. 219, pargrafo 5 do CPC, o juiz poder (rectius, dever) pronunciar de ofcio a prescrio, passando a ter conhecimento ex-ofcio, em qualquer circunstncia, apesar de dizer respeito a interesses patrimoniais. Pretende-se assim alcanar ideais de justia, evitando que o titular do direito em disputa venha a ser prejudicado pela inrcia de seu advogado ou representante.

Percebe-se ntida mitigao do princpio dispositivo do art. 2 do CPC, que consagra a regra da inrcia (nemo judex ex offcio), permitindo que o juiz conhea de ofcio, matria que diz respeito a interesse particular. Constitui inovao do cdigo civil de 2202, em seu art. 194 que o juiz no pode suprir, de oficio, a alegao de prescrio, salvo se favorecer absolutamente incapaz. No pode, portanto, conhecer da prescrio, se no for invocado pelas partes, salvo em benefcio de absolutamente incapaz.

Prazos Prescricionais Afirmou a Lei Civil que os prazos prescricionais so aqueles previstos nos arts. 205 (verdadeira clusula geral de prescrio ou, em outras palavras, prazo comum ou ordinrio de prescrio) e 206 (prescrio especial, hipteses especficas), sendo todos os demais de natureza decadencial. A prescrio ordinria fixada, para qualquer situao, em 10 anos, tanto para as aes pessoais quanto para as aes reais (art. 205, CC), a no ser que a lei lhe haja fixado prazo menor. Os prazos prescricionais so de ordem pblica, no podendo ser alterados por acordo das partes (art. 192, CC), ou seja, no podero ser reduzidos nem dilatados. O art. 206, CC, elenca os prazos especiais, estipulando prazos de um a cinco anos. A contagem do prazo prescricional se inicia com o surgimento da pretenso, que decorre da exigibilidade do direito, subjetivo; o princpio do actio nata (art. 189, CC). Na disposio do referido artigo, faltou apenas a referencia necessidade de efetivo conhecimento do interessado acerca da violao ao direito efetivado. Adota-se o princpio actio nata, admitindo-se que a prescrio tolhe o direito de ao, ou, mais especificamente, dentro do direito material, a prescrio faz extinguir a pretenso, que o espelho do direito de ao.

Decadncia Noes Gerais A decadncia mereceu ateno especial do legislador 2002. Tambm chamada de caducidade, certo que a decadncia faz perecer o prprio direito, atingindo-o na essncia. Talvez por isso, alguns doutrinadores, como o ilustre professor argentino Carlos Alberto Ghesi, afirmam que a decadncia mais profunda do que a prescrio, atingindo o direito na sua poro mais funda. A decadncia est atrelada, fundamentalmente, aos direitos potestativo. que sendo exercidos atravs de mera manifestao de vontade do prprio titular, independendo da submisso de terceiros, inadmitem os direitos potestavios violao e, via de conseqncia, no trazem consigo pretenso (tpica dos direitos subjetivos que, por isso, submetem-se a prazos prescricionais). A partir de tais idias, j se pode asseverar que a decadncia a perda do prprio direito (potestativo) pelo seu no exerccio em determinado prazo, quando a lei estabelecer lapso temporal para tanto. No despiciendo salientar que, no havendo prazo em lei para o exerccio de determinado direito potestavio, ele no estar sujeito extino pelo no exerccio, no se submetendo a decadncia (nem tampouco, por evidente, clusula geral de prescrio). Importante fixar que os prazos decadenciais, em regra, no se interrompem, nem se suspendem, ao revs dos prazos prescricionais. de decadncia, por exemplo, o prazo de durao das funes do Presidente da Repblica (CF/88, art. 84, prazo decadencial de quatro anos). A regra geral a de que no se aplicam decadncia os dispositivos legais que tratam da suspenso, impedimento e interrupo da prescrio, fluindo o prazo decadencial contra todos automaticamente e sem soluo de continuidade. No entanto, existe uma exceo a esse princpio, estabelecendo que o prazo decadencial no corre contra os absolutamente incapazes.

Espcies de Decadncia

A partir das disposies legais acerca da matria, constates do cdigo civil de 2002, especialmente, detecta-se duas diferentes modalidades de decadncia. So elas: a) a decadncia ex vi legis (decadncia legal), que advem de expressa previso de lei, sendo de

ordem pblica e irrenuncivel. b) a decadncia ex vi voluntatis (decadncia convencional), que possui carter de ordem privado originada da previso das partes em negcios jurdicos, sendo renuncivel e no podendo ser conhecida de oficio de juiz. Um exemplo dessa decadncia, so os prazos estabelecidos em contratos de compra e venda. Alegao de Decadncia

Devido a sua natureza de ordem pblica, a decadncia pode ser alegada a qualquer tempo ou grau de jurisdio, no duplo grau de jurisdio consagrado no direito processual brasileiro. Todavia, vem se entendendo, em sede jurisprudencial, que nas instncias especiais (em sede de recurso extraordinrios ou especial, junto ao STF ou STJ, respectivamente) somente ser possvel conhecer a decadncia se houver anterior prequestionamento, atendendo ao requisito constitucional. O juiz pode conhecer de oficio a decadncia legal, tambm sendo licito ao Ministrio Pblico, quando estiver intervindo no processo. No poder, no entanto, conhecer motu prprio, sponte sua, sem provao da parte interessada, a decadncia convencional, que, sendo instituda pelas partes, somente por ela poder ser suscitada.

DISTINO ENTRE PRESCRIO E DECADNCIA

Apesar de serem institutos similares, a decadncia no se confunde com a prescrio,

embora, primeira vista, ante o trao comum do lapso de tempo aliado inao do titular, possa parecer que os prazos prescricionais no se distinguem dos decadenciais. Decadncia a ao de cair ou o estado daquilo que caiu. No campo jurdico, indica a queda ou perecimento de direito pelo decurso do prazo fixado para seu exerccio, sem que o titular o tivesse exercido. grande a analogia entre decadncia e prescrio. Ambos os institutos se fundam na inrcia do titular do direito, durante certo lapso de tempo. Ambas jogam, portanto, com conceito de inrcia e tempo. Muitos foram os doutrinadores do passado que no viam diferena entre ambos os institutos. O objetivo da decadncia, portanto, o direito que nasce, por vontade da lei ou do homem, subordinado condio de seu exerccio em limitando lapso de tempo. Todo direito nasce de um

fato a que a lei atribui eficcia para ger-lo. Este fato pode ser acontecimento natural, assim como pode emanar da vontade, transfigurando-se em ato jurdico (ou negcio jurdico) praticando no intuito de criar direitos. Em ambos os casos, quer o acontecimento seja proveniente de acontecimento natural, quer proveniente da vontade, a lei pode subordinar o direito, para se tornar efetivo, condio de ser exercido dentro de certo perodo de tempo, sob pena de decadncia. Se o titular do direito deixar de exerc-lo, deixando transcorrer em branco o prazo, sem tomar a iniciativa, opera-se sua extino, a caducidade ou decadncia, no sendo mais lcito ao titular coloc-lo em atividade. Uma das caractersticas da prescrio que a ao tenha nascido, isto , que seja exercitvel. A decadncia, por seu lado, extingue o direito antes que ele se torne efetivo pelo exerccio, impedindo o nascimento da ao. Posto isso, podemos elencar as distines entre prescrio e decadncia: 1. A decadncia tem por efeito extinguir o direito, enquanto a prescrio extingue a ao. 2. A decadncia no suspensa nem interrompida e s impedida pelo exerccio do direito a ela sujeito. A prescrio pode ser suspensa ou interrompida pelas causas expressamente colocadas na lei. 3. O prazo de decadncia pode ser estabelecido pela lei ou pela vontade unilateral ou bilateral, uma vez que se tem em vista o exerccio do direito pelo seu titular. O prazo de prescrio fixado por lei para o exerccio da ao que o protege. 4. A decadncia pressupe ao cuja origem idntica do direito, sendo por isso simultneo o nascimento de ambos. A prescrio pressupe ao cuja origem distinta da do direito, tendo assim, nascimento posteriormente ao direito. 5. A decadncia deve ser reconhecida de ofcio pelo juiz e independe da argio do interessado. A prescrio das aes patrimoniais no pode ser decretada ex offico, e depende sempre da alegao do interessado. 6. A prescrio admite renncia (art. 191, CC/2002) por parte dos interessados, depois de consumada. A decadncia em qualquer hiptese no pode ser renunciada. 7. A decadncia opera contra todos, j a prescrio no opera para determinadas pessoas elencadas pela (art. 168, CC/2002).

CONCLUSO Com a realizao deste trabalho, podemos concluir que prescrio e decadncia tem em comum alguns aspectos, mas no podemos confundir. A prescrio a perda do direito de ao, enquanto na decadncia, o que se perde, o prprio direito material. Ambos os institutos visam a certeza e a estabilidade das relaes jurdicas. O prazo fundamental para encerrar um direito ou come-lo, sendo necessrio observao estrita, tanto pelas partes quanto pelos operadores do direito. Portanto, prescrio e decadncia no s importante como indispensvel segurana scio jurdica, deve-se convir com que o direito instituto valido e indispensvel estabilidade social e consolidao de todos os direitos.

BIBLIOGRAFIA

ROSENVALD, Nelson Direito Civil Vol. I, 7 edio, Rio De Janeiro ed. Lumen Jris, 2007 (pgs. 553 591) VENOSA, Slvio de Salvo Direito Civil Parte Geral, 6 edio, So Paulo ed. Atlas, 2006 (pgs. 569 604) GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Parte Geral, 9 edio, So Paulo ed. Saraiva 2002, vol I (pgs. 199 206) DINIZ, Maria Helena Teoria geral do direito civil, So Paulo, ed. Saraiva

You might also like