You are on page 1of 11

3.

RISCOS FSICOS
Os Riscos Fsicos incluem rudo, temperaturas elevadas ou baixas, radiaes ionizantes e radiaes no-ionizantes vibraes e presses anormais. Abordaremos neste texto apenas aqueles riscos fsicos mais incidentes e mais prejudiciais aos trabalhadores nos ambientes fabris. 3.1. RUDO Som definido como o fenmeno fsico que estimula nosso sistema de audio. Pode ser definido tambm como uma onda acstica que resulta do distrbio de um meio elstico, como o ar, devido a uma fonte vibratria. A nossa legislao utiliza o termo "presso sonora" que a variao da presso atmosfrica causada no ar pela vibrao de uma superfcie. O som se caracteriza por trs variveis: freqncia, intensidade e timbre. Freqncia o nmero de oscilaes do movimento vibratrio do som por segundo e sua unidade o hertz (Hz). O ouvido humano capaz de captar sons entre 20 e 20.000 Hz, conhecida como faixa audvel. Abaixo de 20 Hz esto os infra-sons e acima de 20.000 Hz esto os ultra-sons. Intensidade do som a quantidade de energia contida no movimento vibratrio e est relacionada aos limites de percepo e dor exposio (Quadro I). A unidade que utilizamos para intensidade o decibel (dB). A escala de decebis no linear, a cada 3 dB de acrscimo dobramos a intensidade do som. Timbre a forma da onda da vibrao sonora. Se tocarmos a corda de um piano e a de um violo com a mesma freqncia e a mesma intensidade diferenciaremos o som dos dois instrumentos pelo timbre.

Rudo geralmente definido como "sons indesejveis". Nveis elevados de rudo podem ser facilmente identificados e, na maioria das vezes, seu controle tecnicamente alcanvel. s vezes esse controle relativamente barato, mas em algumas situaes pode ter custo elevado por incluir a troca de equipamentos ou mquinas. A Norma Regulamentadora 15 (NR 15) do Ministrio do Trabalho e Emprego, que trata das Atividades e Operaes Insalubres, define os limites de tolerncia para rudo contnuo ou intermitente (Anexo 1 da NR 15) e para rudo de impacto (Anexo 2 da NR 15). Rudo de impacto definido como aquele que apresenta picos de energia acstica de durao inferior a um segundo, a intervalos superiores a um segundo. Rudo contnuo ou intermitente aquele que no se enquadra como rudo de impacto.

Quadro I

150

Avio a jato na pista Martelete pneumtico Trovo forte Buzina de automvel Serra circular Oficina Mecnica Rudo do metr Rudo do trfego urbano Voz humana (alta) Voz humana (normal) Escritrio Som em uma sala de estar Rudo em uma biblioteca Quarto de dormir noite Barulho das folhas na brisa

Limiteda dador dor Limite Limitedo do Limite conforto conforto

130 120 110 100 90 80 70 60 50 40 30

Limiteda da Limite percepo percepo

20 10 00

dB(A)

3.1.1. EFEITOS DO RUDO A perda de audio o efeito mais comum da exposio a nveis elevados de rudo, mas no o nico. Zumbidos, hipertenso arterial, distrbios emocionais e neurolgicos podem ser desencadeados pelo rudo em ambiente ocupacional. O ouvido humano dividido em trs partes: ouvido externo, ouvido mdio e ouvido interno. Existem trs tipos principais de perda auditiva: condutiva, sensorioneural ou mista. A perda condutiva se refere a dificuldade do som atingir o ouvido interno e geralmente no est associada nveis elevados de presso sonora. A perda sensorioneural se refere a alteraes no ouvido

interno e podem ser causadas por nveis elevados de presso sonora. A perda mista representa a associao de perda condutiva e sensorioneural. Diagrama do ouvido

A perda de audio por exposio prolongada a nveis elevados de presso sonora (rudo) causada por leso na cclea, rgo do ouvido interno. Inicialmente a leso reversvel e dura apenas algumas horas, mas, se houver exposio continuada, a leso torna-se permanente. As exposies prolongadas a mais de 85 decibis (dB) so potencialmente lesivas, entretanto existe grande variao na sensibilidade individual ao rudo. Ou seja, alguns indivduos podem sofrer leses auditivas quando expostos a menos de 85 dB, enquanto outros no apresentam leses mesmo quando expostos a mais de 85 dB. O ouvido humano capaz de distinguir sons entre 20 hertz (Hz) e 20.000 Hz, entretanto a faixa mais importante para a recepo da fala humana se encontra entre 500 Hz e 3.000 Hz. Como a exposio a nveis elevados de rudo causa perda auditiva inicial em 4.000 ou 6.000 Hz, essas perdas no so notadas pelo trabalhador no incio do quadro. Outro tipo de perda auditiva aquela causada pela exposio a elevadssimos nveis de rudo em um curto intervalo de tempo. Essa perda auditiva conhecida como Trauma Acstico e freqentemente causada por exploses, vazamentos de gases em alta presso ou outros acidentes. Nesse caso a parte do ouvido geralmente atingida o ouvido mdio, com leses no tmpano ou em outras estruturas. 3.1.2. AVALIAO DO RUDO E LIMITES DE TOLERNCIA Em uma avaliao inicial de rudo podemos estimar o nvel de presso sonora atravs da dificuldade de se conversar em um ambiente. Estima-se que se for necessrio os interlocutores falarem alto para manter uma conversa, o nvel de presso sonora est acima de 80 dB. Se for necessrio que gritem, o nvel deve estar entre 85 e 90 dB. Acima de 95 dB os interlocutores tem que estar muito prximos para se comunicarem. A avaliao quantitativa de rudo pode ser feita de dois modos principais:

avaliao pontual, utilizando um decibelmetro; dosimetria, utilizando um dosmetro de rudo, um medidor de rudo integrado que avalia a exposio em toda a jornada do trabalhador e fornece os nveis mdios e mximos de rudo, alm de diversos outros clculos.

Na avaliao pontual de rudos contnuos ou intermitentes utilizamos um decibilmetro operando no circuito de compensao "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). Os tempos de exposio no podem exceder os limites de tolerncia fixados no Quadro do Anexo n 1 da NR 15, sendo que o limite para 8 horas de jornada de 85 dB(A). Se houver perodos de exposio com nveis diferentes de presso sonora devem ser considerados seus efeitos combinados de acordo com equao abaixo. Se o resultado for maior do que 1, a exposio estar acima do limite. Outra opo para a avaliao da exposio a nveis diferentes de presso sonora a utilizao de um dosmetro. C1+ C2 + C3 + Cn T1 T2 T3 Tn Onde: Cn indica o tempo total em que o trabalhador fica expostoa um nvel de rudo especfico e Tn indica a mxima exposio diria permissvel a este nvel. No caso de avaliao de rudo de impacto , o decibelmetro deve estar operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. O limite de tolerncia ser de 130 dB (LINEAR). Em caso de no se dispor de decibelmetro com circuito de resposta para impacto, ser vlida a leitura feita no circuito de resposta rpida (FAST) e circuito de compensao "C". Neste caso o limite de tolerncia ser de 120 dB(C).

3.1.3. CONTROLE DO RUDO 3.1.3.1. CONTROLE PELA ENGENHARIA A situao ideal para controle da exposio dos trabalhadores a nveis elevados de rudo evitar que equipamentos ruidosos sejam incorporados planta industrial. Nesse momento, os responsveis pelos novos projetos na empresa so de fundamental importncia. Novos equipamentos ou novos processos de trabalho devem ser avaliados no somente pelo seu impacto na produo, mas tambm pelos riscos ambientais que sero introduzidos aps sua implementao. Junto com a seleo adequada de equipamentos, a avaliao do "layout" essencial. A instalao e movimentao de um equipamento muito mais simples durante a fase de desenho de um projeto do que aps sua instalao e incio de funcionamento. Uma regra simples a disposio de mquinas e processos com nveis semelhantes de rudo juntas e a separao das reas mais ruidosas das menos ruidosas por reas de rudo intermedirio.

No caso de uma planta j em funcionamento, o primeiro passo para o controle a identificao das fontes do rudo. As seguintes tcnicas podem ser utilizadas: medida do espectro de freqncia; medida da presso sonora em dB(A) em funo do tempo; comparao da freqncia entre equipamentos semelhantes; isolamento ou desligamento de mquinas e componentes durante as medies.

Feita a identificao da fonte de rudo do modo mais acurado possvel, deve-se selecionar o tipo adequado de controle. A primeira tentativa deve ser diretamente na fonte, seja uma mquina ou parte dela, atravs de modificaes no desenho ou em componentes que sejam ruidosos. Caso isso no seja possvel, o controle deve basear-se no enclausuramento do equipamento ou na implantao de barreiras para o som. Se ainda assim a exposio do trabalhador for elevada, nos casos possveis, devem ser criados locais com tratamento acstico adequado para que os trabalhadores se afastem das reas mais ruidosas sempre que possvel. 3.1.3.2. CONTROLES ADMINISTRATIVOS O controle da exposio dos trabalhadores a nveis elevados de rudo pode ser feita administrativamente. Isso alcanado atravs da reduo da jornada diria de trabalho ou reduo do nmero de trabalhadores expostos. O controle da jornada, evitando-se prorrogaes e a realizao de horas extras, fundamental, pois a Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT) probe horas extras em locais ou atividades insalubres. 3.1.3.3. PROTETORES AURICULARES A utilizao de protetores auriculares representa a ltima medida para se controlar a exposio ocupacional ao rudo e s deve ser considerada aps o fracasso de todas as medidas citadas anteriormente. Infelizmente, por desinformao ou pela busca do "menor custo", os protetores so normalmente utilizados como a primeira e, muitas vezes, nica medida de proteo dos trabalhadores expostos a nveis elevados de presso sonora. Essa conduta em uma empresa denuncia falta de conhecimento dos responsveis ou pouco interesse dos mesmos com a SST. Existem dois tipos principais de protetores auriculares: concha e intra-auricular (plug), cada um com vantagens e desvantagens: CONCHAS PLUGS Eliminam ajustes complexos de colocao.Devem ser adequados a cada dimetro e Podem ser colocados perfeitamente porlongitude do canal auditivo externo qualquer pessoa So grandes e no podem ser levados facilmenteSo fceis de carregar. Mas so fceis de nos bolsos das roupas. No podem seresquecer ou perder. guardados junto com as ferramentas. Podem ser observados a grande distncia, No so vistos ou notados facilmente e criam permitindo tomar providncias para adificuldade na comunicao oral. comunicao oral. Interferem com culos pessoais ou EPIs. No dificultam o uso de culos ou EPIs. Podem ajustar-se mesmo quando se usam luvas Devem-se tirar as luvas para poder coloc-lo.

Podem acarretar problemas de espao em locais No produzem problemas por limitao de pequenos e confinados. espao. Podem produzir contgio somente quandoPodem infectar ou lesar ouvidos sos. usados coletivamente. Podem ser confortveis em ambientes frios, masNo so afetados pela temperatura ambiente. muito desagradveis em ambientes quentes. Sua limpeza deve ser feita em locaisDevem ser esterilizados freqentemente. apropriados. Podem ser usados por qualquer pessoa, de Podem ser inseridos apenas em ouvidos sos. ouvidos sos ou enfermos. O custo inicial grande, mas sua vida til O custo inicial baixo, mas sua vida til curta. longa. Independentemente do tipo de protetor auricular, todos so classificados de acordo com o nvel de proteo estimada atravs de um ndice chamado NRR (noise reduction rating). No Brasil utilizamos o ndice NRRsf, considerado mais fidedigno e de mais fcil utilizao. Para calcular a exposio do trabalhador utilizamos a seguinte frmula: exposio = nvel de presso sonora em dB(A) - NRRsf Exemplo: um trabalhador exposto a 97 dB(A) em seu ambiente de trabalho utiliza um protetor auricular com NRRsf igual a 15. Qual a exposio estimada para esse trabalhador? exposio estimada = 97 - 15 = 82 dB(A). Importantssimo lembrar que essa exposio estimada e seus efeitos na sade do trabalhador dependem de diversos fatores: utilizao do protetor durante todo o tempo de exposio; utilizao correta do protetor durante todo o tempo de exposio; no realizao de horas extras, pois os clculos realizados se referem a uma jornada de trabalho de 8 horas; no exposio a substncias ototxicas. 3.2 TEMPERATURAS ELEVADAS A exposio ao calor intenso pode causar diversos tipos de alteraes clnicas, como dermatites, hipotenso arterial, sncopes, cimbras e choques fatais. Essas alteraes ocorrem quando no h equilbrio entre a absoro e a eliminao de calor pelo organismo, as quais so alteradas pela temperatura e umidade ambientes. Portanto, trabalhadores expostos a nveis elevados de temperatura, principalmente se associado a atividades fsicas vigorosas, devem ser acompanhados rigorosamente. Tambm necessria a avaliao quantitativa dos ambientes de trabalho que apresentem calor intenso. Os limites de tolerncia ao calor so definidos no Anexo n 3, da NR 15. A exposio ao calor deve ser avaliada atravs do ndice de Bulbo mido - Temperatura de Globo (IBUTG) definido pela seguinte frmula: ambientes internos ou externos sem carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg

ambientes externos com carga solar:

IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg

Onde: tbn = temperatura de bulbo mido natural; tg = temperatura de globo e tbs = temperatura de bulbo seco.

A taxa de metabolismo, ou seja, a influncia que a atividade fsica tem nos efeitos do calor sobre o trabalhador baseada no Quadro n 3 da NR 15:

Considerando o IBUTG encontrado e definindo a taxa de metabolismo de acordo com a atividade do trabalhador, podemos definir o limite de tempo de trabalho e de descanso no prprio local utilizando o Quadro n 1 da NR 15:

Entretanto, se houver um local de descanso em condies mais favorveis que o local de trabalho, os limites de tolerncia sero dados pelo Quadro n 2 da NR 15:

Onde M a taxa de metabolismo mdia ponderada para uma hora, determinada pela frmula: M = Mt x Tt + Md x Td 60 60 E o IBUTG o valor mdio ponderado para uma hora, determinado pela frmula: IBUTG = IBUTGt x Tt + IBUTGd x Td 60 60 Alm da adequao do tempo de trabalho e do tempo de descanso, conforme descrevemos acima, devem ser tomadas outras medidas de preveno das alteraes clnicas causadas por calor. A principal delas a reduo do calor no local de trabalho, o que nem sempre possvel devido s caractersticas da empresa. A utilizao de vestimentas apropriadas e o fornecimento regular de gua para os trabalhadores tambm auxiliam na reduo dos efeitos do calor sobre o trabalhador. 3.3 RADIAO NO-IONIZANTE E RADIAO IONIZANTE O espectro de ondas eletromagnticas dividido em duas partes: no-ionizante e ionizante (vide figura adiante). As radiaes no-ionizantes (radiofreqncia, micro-onda, infra-vermelho, ultra-violeta) so aquelas que no carregam energia suficiente para alterar a estrutura de molculas ou tomos pela remoo de eltrons. Esse efeito conseguido pelas radiaes ionizantes (raios-X e raios-), representando maiores riscos para os seres humanos. Com relao s radioaes no-ionizantes, os efeitos biolgicos dos campos eletromagnticos mais fracos (radiofreqncia e micro-onda) tm sido muito estudados nos ltimos anos mas ainda no existem orientaes claras quanto necessidade de restrio sua exposio em ambiente ocupacional. Por outro lado, os efeitos biolgicos da radiao infra-vermelha e da radiao ultra-violeta so bem conhecidos. A radiao infra-vermelha est associada a processos industriais com elevadas temperaturas, como soldagem, fabricao de vidros e metalurgia, e seu principal efeito no trabalhador so as leses oculares, como ceratites (leses na crnea) e catarata (leso no cristalino). Leses dermatolgicas (pele) tambm podem ocorrer mas so de menor importncia.

A radiao ultra-violeta (UV) est presente na radiao solar, que a principal fonte de exposio ocupacional. Outras possveis fontes so os arcos de solda e a utilizao de raios UV como germicida. A radiao UV pode causar leses nos olhos e na pele dos trabalhadores expostos. O melhor exemplo a "conjuntivite dos soldadores", mas cataratas e outras leses oculares tambm podem ser causadas. Na

pele, destacamos as leses pr-malgnas ou malignas (cncer) que podem ser desencadeadas pela radiao UV. A proteo dos trabalhadores expostos a radiao infra-vermelha ou radiao ultra-violeta deve incluir a orientao sobre seus riscos e o fornecimento de equipamentos de proteo coletiva (EPC) e equipamentos de proteo individual (EPI) adequados, como, culos, protetores faciais, capacetes e luvas. Os efeitos biolgicos da radiao ionizante so divididos em (1) somticos, que afetam o prprio indivduo exposto e (2) herdveis, que afetam os descendentes do indivduo exposto. Os efeitos somticos incluem desde leses agudas na pele at cnceres nos mais diferentes tecidos humanos. Os efeitos herdveis podem ser percebidos anos ou dcadas aps a exposio e incluem defeitos congnitos, cnceres e alteraes hematolgicas. Diversas atividades podem estar associadas com a exposio radiao ionizante, como a produo e a utilizao de combustvel nuclear, a radiografia industrial, a inspeo de peas metlicas utilizando fontes radioativas, a radiografia mdica e odontolgica e a minerao de urnio. No Brasil, a Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estabelece, atravs da Norma CNENNN-3.01, os requisitos bsicos de proteo radiolgica das pessoas em relao exposio radiao ionizante. Essa Norma de cumprimento obrigatrio e se aplica s exposies ocupacionais, exposies mdicas e exposies do pblico. No endereo eletrnico abaixo encontramos a ntegra da Norma. http://www.cnen.gov.br/seguranca/normas/nn_301.pdf 3.4 VIBRAO Vibrao ocorre quando a energia mecnica de uma fonte oscilatria transmitida para outra estrutura. Dois tipos de exposio vibrao podem ocorrer em um trabalhador: (1) vibrao do corpo inteiro e (2) vibrao transmitida pelas mos (vibrao localizada). A vibrao de corpo inteiro ocorre quando o indivduo est posicionado em cima de um base vibratria, como o piso de um caminho ou de uma grande mquina. Esses trabalhadores podem sofrer distrbios musculares, sseos, neurolgicos, circulatrios e digestivos. A vibrao transmitida pelas mos ocorre quando o indivduo utiliza equipamentos como marteletes, serras manuais ou furadeiras. O efeito mais freqente a Sndrome da Vibrao Mo-Brao, caracterizada por adormecimento e enbranquecimento da extremidade dos dedos. Casos mais avanados podem resultar em degenerao dos ossos e cartilagens das mos, levando incapacidade para o trabalho. O controle da vibrao em um ambiente ocupacional tem que ser feito atravs da avaliao e manuteno das mquinas e equipamentos, visando reduzir a incidncia dessa vibrao ou o seu contato com os trabalhadores.

You might also like