You are on page 1of 6

LINHA DE PRODUTOS

Page 1 of 6

MANUAL PRTICO DE CORDAS


Introduo Tipos de Cordas
Torcida 3 ou 4 pernas Tranada sem alma Tranada com alma Tranada com alma e alerta visual Tranadas especiais

Fibras mais utilizadas na cordoaria


Naturais Sintticas

Principais caractersticas das fibras utilizadas em cordoarias no Brasil O qu observar na hora de escolher uma corda
Dimetro Rendimento Carga de Ruptura Carga de Trabalho Flutuabilidade Elasticidade

Cuidados e recomendaes no uso de cordas


Ns Emendas Abraso gua Salgada Intempries Temperaturas Produtos Qumicos Contato Manual

Introduo
Desde a infncia estamos envolvidos em situaes que nos requer a utilizao de cordas. Quem no teve problemas ao amarrar seu primeiro sapato? E quo difcil no foi perceber a perda do preo para a ausncia deste tipo de conhecimento! A histria da corda, um instrumento de auxlio e extenso, confunde-se com a prpria histria da humanidade. Suas vrias aplicaes so bastante amplas, da construo civil e eletromecnica, passando por utilizao "offshore" como amarrao de petroleiros e ancoragem de plataformas e nonobias, alm de atividades esportivas e recreativas, at alcanarem as artes e o vesturio. Tudo isso permite-nos afirmar que, apesar de simples, seu uso quase irrestrito. O uso das cordas de fibras naturais, bem como sua forma construtiva vem sendo amplamente substitudos pelas sintticas e formas especficas de construo, a fim de adequar-se s normas tcnicas e oferecer

http://www.plasmodia.com.br/manualdecordas.htm

19/9/2012

LINHA DE PRODUTOS

Page 2 of 6

segurana queles que se submetem a esses elementos tensis. As fibras sintticas mais utilizadas na atualidade so o polietileno, polipropileno, polister e o poliamida (nylon). As cordas esto e estaro sempre presentes como auxiliares responsveis pela conquista de vrias situaes em que o homem sozinho jamais ousaria desafiar.

ndice MANUAL PRTICO DE CORDAS

Tipos de Cordas
Torcida 3 ou 4 pernas

Muito utilizada nas atividades ligadas a navegao, nutica e pesca, sua principal caracterstica a facilidade da confeco de emendas, alas e costuras. Sua geometria helicoidal garante a corda um maior alongamento. Eventualmente podem ocorrer o distorcimento ou o encavalamento das pernas, quando mal construdas ou submetidas a grandes esforos de trao.

Tranada sem alma

Tem sua aplicao garantida na pecuria para a fabricao de cabrestos e outros acessrios de montaria. tambm utilizada na fabricao de bolsas e artefatos,. Sua principal vantagem a facilidade na confeco de alas, onde sua ponta introduzida no seu prprio corpo que co. Normalmente tem sua resistncia trao reduzida em relao s suas congneres.

Tranada com alma

Apesar de introduzida recentemente no Brasil, este tipo de corda tem tido seu uso ampliado a muitas aplicaes e em todas as regies. Muito usada na amarrao de cargas devido a sua excelente capacidade de confeco de ns. Na lida com o gado ou mesmo na nutica, sem emprego garantido e seguro.

Tranada com alma e alerta visual

http://www.plasmodia.com.br/manualdecordas.htm

19/9/2012

LINHA DE PRODUTOS

Page 3 of 6

Usada como corda de segurana e resgate, utilizada para rapel e em trabalhos de altura que exijam grande segurana. Existe, neste segmento, a corda para cadeira suspensa ou travaqueda, especificada conforme portaria M.P. n 013 de 09/07/2002.

Tranadas especiais

Englobamos nesta categoria as cordas utilizadas na nutica de vela, as cordas de escalada e de usos especiais.

ndice MANUAL PRTICO DE CORDAS

Fibras mais utilizadas na cordoaria


So divididas em Naturais e Sintticas, sendo estas ltimas, hoje em dia, as preferidas, principalmente pelas suas caractersticas de resistncia trao e durabilidade. So elas:

Naturais Sintticas

Das que ainda so produzidas na indstria brasileira, podemos destacar o sisal e o algodo. Alm disso, existem ainda o cnhamo, manila, rami e a juta. Entre as principais, destacam-se o Poliamida (nylon), polipropileno, polietileno e polister. Estas fibras so apresentadas em:

ndice MANUAL PRTICO DE CORDAS

http://www.plasmodia.com.br/manualdecordas.htm

19/9/2012

LINHA DE PRODUTOS

Page 4 of 6

Principais caractersticas das fibras utilizadas em cordoarias no Brasil

ndice MANUAL PRTICO DE CORDAS

O qu observar na hora de escolher uma corda


Dimetro
a espessura da corda Traduzida em milmetros ou polegadas. Nas aplicaes em que a mo do homem estar em permanente contato com a corda, importante que se observe a "pega". dimetros inferiores a 12 mm no so recomendados nestes casos.

Rendimento Carga de Ruptura

a quantidade de metros encontrada em um quilo de corda (kg/m). Cordas de um mesmo dimetro tm rendimentos diferentes em funo do peso especfico de suas matrias-primas. o ponto de rompimento de uma corda quando submetida a esforo de trao maior que a sua resistncia. Ao escolher uma corda, nunca o faa pelo seu limite que a carga de ruptura. Utilize sempre a CARGA DE TRABALHO como padro de carga a ser usada. Lembre-se que a carga de ruptura o limite mximo de resistncia trao da corda.
Importante: ao dar um n em uma corda a sua resistncia automaticamente reduzida (tem-se o efeito de ns e emendas).

http://www.plasmodia.com.br/manualdecordas.htm

19/9/2012

LINHA DE PRODUTOS

Page 5 of 6

Portanto, lembre-se que as tabelas de cargas de rupturas referem-se a cordas sem n.

Carga de Trabalho

Carga de Trabalho significa a carga mdia ideal a que uma corda deve ser submetida quando em uso. Este o padro correto na escolha de uma corda. A carga de trabalho est intimamente relacionada com a carga de ruptura, isto , ela encontrada usando-se um fator redutor na carga de ruptura. Este redutor pode variar de acordo com o grau de responsabilidade e risco empregado no uso de uma corda. Em aplicaes de baixo risco utilizado um fator redutor entre 5 a 7 vezes a carga de ruptura. J para aplicaes em que existe o risco de vidas humanas, o fator (ndice) aumenta para 10 a 12 vezes a carga de ruptura.
Importante: neste caso tambm deve-se considerar a queda de resistncia trao de uma corda quando da aplicao de um determinado n, o qual poder reduzir a resistncia em at 40%. Exemplo: uma Corda cuja carga de ruptura seja de 1.400 kgf, para aplicao de baixo risco, calcula-se da seguinte forma: 1.400 : 7 = 200.

Flutuabilidade

a capacidade que uma corda tem de flutuar quando em contato com a gua. Esta flutuabilidade decorrente do peso especfico da fibra utilizada na produo da corda. Em determinadas aplicaes, a flutuabilidade pe um fator importante e decisivo na escolha de uma corda.
Exemplo: Corda (ou cabo) para ncora (poita) de embarcaes deve (por lei) afundar para evitar que ao flutuar outras embarcaes enrosquem suas hlices ao passar perto de um barco fundeado.

Elasticidade

a propriedade de alongamento de uma corda. Este alongamento (alto ou baixo) o resultado de uma combinao de elasticidade da fibra e da construo utilizada na corda. Cordas com maior alongamento so mais indicadas para aplicaes em que o "tranco" um fenmeno que ocorre com freqncia. A alta elasticidade capaz de reduzir o impacto e absorver melhor sua energia.

ndice MANUAL PRTICO DE CORDAS

Cuidados e recomendaes no uso de cordas


Ns
So indispensveis em grande parte das aplicaes e uso de cordas. Entretanto, eles so responsveis pela reduo de cerca de 40% da resistncia de uma corda. Dessa forma, ao utilizar uma corda com n, lembrar que sua resistncia trao est consideravelmente reduzida. O mesmo efeito deve ser levado em conta com a carga de trabalho.

Emendas

So utilizadas sempre que necessrio unir uma corda a outra. Quando bem feitas, no causam reduo nas cargas, j que a corda na emenda dobra de dimetro. So muito utilizadas para reparar uma corda quando esta sofreu abraso muito forte em determinada seco do sem comprimento. mais indicado eliminar-se um pedao de corda sensivelmente afetada pela abraso e fazer-se uma costura de emenda.

Abraso

talvez uma das principais causas de desgaste e reduo da vida til de uma corda. Por ser sensvel ao atrito em superfcies cortantes, speras e pontiagudas, as cordas devem ser manuseadas evitando-se sempre que possvel este atrito. Portanto, evite o contato da corda com superfcies de grande abrasividade. agressiva s cordas de fibras naturais, como o sisal e o algodo. Alm da umidade, a gua salgada pode conter bactrias especficas que levam a decomposio da fibra num processo acelerado e

gua Salgada

http://www.plasmodia.com.br/manualdecordas.htm

19/9/2012

LINHA DE PRODUTOS

Page 6 of 6

contnuo. J com as fibras sintticas, a gua salgada no tem grande influncia. observado apenas um "endurecimento" da corda proveniente da absoro do sal pelas fibras, mas nada alm disto. De qualquer maneira, havendo possibilidades, lave sempre a corda com gua doce aps seu uso no mar.

Intempries

A ao dos raios ultra-violeta (UV) e a umidade sobre as fibras de uma corda reduzem sensivelmente sua vida til e a segurana no uso do produto. Portanto, evite, sempre que possvel, deixar uma corda exposta ao tempo. Cordas fabricadas com fibras naturais so muito sensveis umidade, fator que provoca o surgimento de fungos e bactrias que a destroem. Algumas fibras sintticas, derivadas do petrleo (polipropileno, por exemplo), podem ser sensveis aos raios UV se no forem tratadas (estabilizadas) com produtos qumicos na sua fabricao. Altas temperaturas (acima de 80 C) ou muito baixas (inferiores a -10 C) interferem na performance e durabilidade das cordas. Evite a exposio e a utilizao das cordas em temperaturas extremas.

Temperaturas

Produtos Qumicos

Na maioria dos casos, RECOMENDA-SE MANTER AS CORDAS LONGE DE PRODUTOS QUMICOS. Algumas fibras so mais resistentes do que outras a produtos de origem cida ou alcalina. No caso de utilizao da corda requerer um contato prximo e freqente com determinados produtos qumicos, consulte o fabricante e informe suas necessidades, antes de adquiri-la.

Contato Manual

Parece que no, mas este um item importante para o usurio de uma corda. A relao entre o dimetro da corda, a textura de sua fibra e a mo do usurio muito importante para sua segurana e conforto. Fibras naturais e multifilamentadas com dimetros superiores a 12 mm so melhores no contato manual e tm boa "pega". Assim, procure sempre estar atento a esta relao para obter um melhor resultado!
ndice MANUAL PRTICO DE CORDAS

CABOS E CORDAS TRANADOS E TORCIDOS COM: POLIPROPILENO, POLIETILENO, NYLON POLIAMIDA E POLISTER FONE: (11) 2088-9922 FAX: (11) 2088-9929 Avenida Chiyo Yamamoto, 267 - Vila Nova Bom Sucesso - Guarulhos/SP CEP 07176-040 www.plasmodia.com.br plasmodia@plasmodia.com.br

http://www.plasmodia.com.br/manualdecordas.htm

19/9/2012

You might also like