You are on page 1of 7

Da Segregao Incluso

Um pouco da historia...
ANTIGUIDADE Degenerao da raa humana. IDADE MDIA Indivduos possuidores de poderes especiais (bruxarias, magias). IDADE MODERNA Era visto sob o ngulo da patologia e da anormalidade (filosofia humanista). IDADE COMTEMPORNEA: So considerados diferentes e passam a ter uma educao especializada, segregadas em escolas especiais. Surgem propostas educacionais onde os objetivos da Educao Especial so os mesmos da educao geral. So vistos sob o aspecto de suas potencialidades. Integrao sociedade.

INCLUSO EDUCACIONAL E SOCIAL DA PESSOA COM DEFICINCIA NO BRASIL Aspectos polticos e legais
Sculo XVII abandono de crianas com deficincias; Sculo XVIII criao da roda de expostos: em Salvador, Rio de Janeiro e S. Paulo;

Sculo XIX incio a institucionalizao dessas crianas que eram cuidadas por religiosas. Da Constituio de 1824: outorgada por D. Pedro I privava do direito poltico o incapacitado fsico ou moral (ttulo II, art. 8, item 1). 1874: fundado o hospital Juliano Moreira em Salvador/Ba primeira instituio para atendimento s pessoas com D.M 1903: criado o pavilho Bourneville (Rio de Janeiro) primeira Escola Especial para Crianas Anormais. At mais da metade do sculo XX: o atendimento pessoa com deficincia foi implementado atravs da institucionalizao, da implantao de escolas especiais mantidas pela comunidade e de

classes especiais nas escolas pblicas para os variados graus de deficincia mental. - Em 1949: 40 estabelecimentos de ensino para pessoas com D.M no pas (27 - escolas pblicas e os demais em instituies particulares ou beneficentes. - Em 1959: o nmero de instituies era de 190 e, destas, 77% eram pblicas. - Em 1960: crescimento das APAEs e inicia-se o movimento educao para todos. - Por volta de 1970: mais de 800 estabelecimentos de ensino especial no Brasil. - Em 1973: criado o Centro Nacional de Educao Especial (CENESP) primeiro rgo oficial para definir a poltica de Educao Especial no pas. - Em 1986: criada a Coordenadoria Nacional para a Integrao de Pessoa Portadora de Deficincia (CORDE) com o objetivo de coordenar as aes em Educao Especial.

Da Constituio de 1988 Legislao vigente:


1988: - surge a democratizao da educao brasileira. - a Constituio Federal estabelece que a educao direito de todos, garantindo atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na escola regular. 1989: Lei 7853 disciplina a atuao do Ministrio Pblico e define crimes no item da educao prev: - a oferta obrigatria e gratuita da Educao Especial em estabelecimentos pblicos de ensino. crime punvel com recluso de um a quatro anos e multa aos dirigentes de ensino pblico ou particular. 1990: a) aprovado o estatuto da Criana e do adolescente (ECA) que reitera os direitos garantidos na Constituio. b) assinada a Declarao Mundial sobre a educao para todos (JOMTIEN, TAILNDIA). 1994: Declarao de Salamanca, Espanha afirma um compromisso mais efetivo com a educao das pessoas com deficincia que deve dar-se, preferencialmente, no sistema regular de ensino a Lei Federal 9394/1996 que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional.

Lei n 10.098/00 - Estabelece normas gerais e critrios bsicos para a promoo de acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida e d outras providncias;

2001: o Ministrio da Educao (MEC) publica as Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica.

Outros Movimentos Mundiais surgiram para garantir o acesso e o sucesso das crianas com deficincias na escola: Declarao de Guatemala (1999), a Declarao de Pequim (2000), a Declarao de Caracas e Sapporo (2002) e a Conveno Internacional para proteo e promoo dos direitos e dignidade das pessoas com deficincia (EUA, 2003) objetivo - avaliar, como o movimento de incluso estava acontecendo. Em 2006, aprovada pela ONU na Conveno sobre os Direitos da Pessoa com Deficincia devem assegurar um sistema de educao inclusiva em todos os nveis de ensino, o desenvolvimento acadmico e social compatvel com a meta da plena participao e incluso de todos.

O plano Nacional de Educao (PNE), Lei n 10.172/2001


Estabelece objetivos e metas para que os sistemas de ensino favoream o atendimento s necessidades educacionais especiais dos alunos: - dficit na oferta de matrculas, formao docente, acessibilidade fsica e ao AEE. A Resoluo CNE/CP n 1/2002 estabelece as Diretrizes Nacionais para a formao de professores da Educao Bsica definindo que as instituies de ensino superior devem prover: formao docente voltada para a diversidade contemplando conhecimentos especficos dos alunos com necessidades educacionais especiais.

A incluso de crianas com deficincia na rede pblica tem aumentado, conforme Censo Escolar do MEC/INEP (2009).

100,0% 90,0% 80,0%

70,0% 47% Ensino Regular e da EJA) 60,0% 50,0% 40,0% 30,0% Especiais) 20,0% 10,0% 2007 53%

54%

61%

(Classes Comuns do

46%

39%

(Escolas Exclusivas/Classes

2008

2009

De acordo com os resultados de 2009, a matrcula de 639.718 alunos com deficincia corresponde a apenas 1,2% da matrcula total da Educao Bsica. Dos 639.718 alunos da Educao Especial, 252.687 esto matriculados em 5.590 estabelecimentos exclusivamente especializados ou em classes especiais e correspondem a 39,5% da matrcula total, conforme grfico visto. Os demais 387.031 alunos estudam em classes comuns do ensino regular e da educao de jovens e adultos, o que evidencia os resultados positivos da poltica de incluso de alunos com deficincia no ensino regular.

Pessoas com deficincia mental so as que mais necessitam de apoio educacional por ser a de maior incidncia na populao
O Decreto n 6.094/2007: estabelece as diretrizes do compromisso de Todos pela educao; dar a garantia do acesso e permanncia no ensino regular e o atendimento s necessidades educacionais especiais dos alunos;

O Decreto n 6.571/2008: objetiva ampliar a oferta de atendimento educacional especializado nas escolas pblicas do pas em parcerias com as instituies especializadas sem fins lucrativos e secretarias estaduais e municipais de educao, abrindo espao para a sua expanso em suas unidades.

Para Dutra (2008, p. 15), a educao inclusiva constitui um paradigma fundamentado na concepo de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferena como valores indissociveis e supera o modelo de equidade formal, passando a incidir par a eliminar as circunstncias histricas da produo e excluso dentro e fora da escola.

Conquistas da incluso
O sucesso na aprendizagem escolar tem grande influncia sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo: Os surdos esto conseguindo vencer a barreira da lngua; Obteno de emprego atravs da lei das cotas; Respeito dos colegas e dos professores; Sala de recursos multifuncionais; Vagas em concurso publico para deficientes. Incluso Digital O curso de Letras/Libras (com a maioria das vagas para os surdos); Aumento do nmero de cegos nas Universidades.

Cursos: Formao continuada; Ps em educao especial entre outras; Seleo para profissionais especializados.

Reflexo

O desafio com que se confronta a escola inclusiva o de ser capaz de desenvolver uma pedagogia centrada na criana, susceptvel de educar com sucesso todas as crianas, incluindo as que apresentam graves incapacidades. O mrito destas escolas no consiste

somente no fato de serem capazes de proporcionar uma educao de qualidade a todas as crianas; a sua existncia constitui um passo crucial na ajuda da modificao das atitudes discriminatrias e na criao de sociedades acolhedoras e inclusivas. Declarao de Salamanca (1994).

DESAFIO

Quais Dificuldades ainda presentes no processo de incluso? Como posso contribuir para que a educao inclusiva seja uma realidade?

Dinmica de Sensibilizao
Formar grupos O que voc entende por deficincia? Desenhar uma rvore colocando nas seguintes partes o que pra vc um empecilho para as pessoas com deficincia. Raiz dificuldades encontradas no ambiente escolar;

Tronco causas das dificuldades; Copa perspectivas de soluo das dificuldades.

REFERNCIAS BRASIL. Presidncia da Repblica. Ministrio da Educao MEC. Secretaria da Educao Especial SEESP . Fundamentos da educao inclusiva. In: Formao de professores: prticas em educao inclusiva / CAPELLINE, Vera Lucia M.

F.; RODRIGUES, Olga M. P. R. (Organizadoras). UNESP Univ. Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho. Bauru/FC, 2009.
http://mec/inepcensoescolar2009jhtm acessado em 13/01/2011.

You might also like