You are on page 1of 22

Matias eleito apstolo Descida do Esprito Santo ................

Discurso de Pedro Converso de trs mil almas ........... 6

Cura de um coxo Pedro e Joo aprisionados ............ 9

Unio entre os crentes Ananias e Safira................................... 12

Apstolos libertados Conselho de Gamaliel ....................... 15

Diconos Estevo ................................................. 18

................................................... 21

Matias eleito apstolo Descida do Esprito Santo

Texto base:

Atos 1:15-26 e 2:1-13

Aps Jesus subir ao cu, na presena de seus discpulos, eles retornaram cidade de Jerusalm. Ali, Pedro se levantou entre os seguidores de Cristo e disse que, para que se cumprisse o que dizia as Escrituras (o Velho Testamento), era necessrio que Judas andasse com Jesus e o trasse, e que depois tirasse sua prpria vida. Disse tambm que era preciso que algum, entre os homens que receberam o batismo de Joo Batista e conviveram com Jesus e os discpulos, durante todo o tempo, fosse feito Apstolo, para ser testemunha juntamente com os outros onze apstolos. Foram apresentados dois homens: Jos e Matias, e, aps orarem, pedindo a Deus que mostrasse qual era o escolhido, Matias foi eleito apstolo. Quando chegou o dia de Pentecostes (um dia santo para os judeus), estavam todos da igreja reunidos, e, de repente, veio do cu um som forte e encheu toda a casa em que estavam reunidos, e foram vistas sobre cada um deles lnguas repartidas, parecendo fogo, e ficaram cheios do Esprito Santo. E comearam a falar em outras lnguas, que no haviam aprendido. E todos os que eram de outros lugares, ouvindo falarem em suas lnguas, ficaram maravilhados, outros, porm, zombavam deles, dizendo que estavam bbados. Naquela poca, Deus deu aos seus servos dons especiais como o de falar em outras lnguas, curar os doentes; mas depois que a Bblia foi completamente escrita, Deus parou de dar esses dons.

Os discpulos estavam reunidos quando umas coisas como lnguas de fogo desceram sobre eles. Qual desses grupos de discpulos diferente dos demais? Pinte a resposta certa!

Leia Atos 1:21-22 e pinte as qualidades descritas que algum precisaria para ser apstolo como Matias:

Cretenses e rabes, TODOS os temos OUVIDO em nossas prprias LNGUAS falar das GRANDEZAS de DEUS.
Atos 2:11

No Pentecostes, os discpulos comearam a falar em lnguas. As pessoas que estavam l conseguiam entende-los? Leia em Atos 2:8-11 e escreva o nome de trs povos que os podiam entender. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

Discurso de Pedro Converso de trs mil almas

Texto base:

Atos 2:14-47

Ao verem os cristos falando outras lnguas, muitos que no entendiam zombavam deles, dizendo que estavam bbados. Vendo isso, Pedro, pondo-se de p, disse aos que estavam ali: estes homens no esto embriagados, como vocs pensam, mas isso aquilo que foi profetizado por Joel. Pedro explicou que aquilo era obra do Esprito Santo, como j estava escrito nas Escrituras. Depois de explicar essas coisas, Pedro pregou o evangelho (as Boas Novas), dizendo que Cristo, que foi morto por eles, havia ressuscitado e enviado o Esprito de Deus. Muitos, quando ouviram essas coisas, tiveram seus coraes tocados e perguntaram a Pedro e aos outros discpulos o que deveriam fazer, Pedro respondeu: Arrependei-vos. E com muitas outras palavras, Pedro e os demais discpulos pregavam e ensinavam, e, naquele dia, foram convertidas e batizadas quase trs mil pessoas. E todos eles perseveraram e se reuniam no templo todos os dias, louvando a Deus e pregando Sua Palavra.

Leve a multido de pessoas at o templo!

Complete usando a legenda e descubra onde est a passagem citada por Pedro:

E, perseverando unnimes todos os dias no templo, e partindo o po em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de corao.
Atos 2:46

Os crentes descritos na histria faziam muitas coisas juntos! Leia Atos 2:45-47 e escreva 2 coisas que eles faziam! Repartiam suas coisas com os outros / ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

Cura de um coxo Pedro e Joo aprisionados

Texto base:

Atos 3 e 4:1-31

Certo dia, Pedro e Joo estavam indo ao templo, na hora da orao. E um homem que no podia andar, desde que nasceu, foi trazido porta do templo para pedir esmolas. Quando este homem viu a Pedro e Joo, pediu que lhe dessem esmola, mas Pedro lhe disse: Olha para ns. No tenho prata nem ouro, mas o que tenho te dou. Em nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda. E ento o pegou pela mo e ajudou-o a se levantar, e logo se firmou e andou com eles para dentro do templo, saltando e louvando a Deus. E todos o viam andar e foram junto de Pedro e Joo, que mais uma vez pregaram a Cristo. Mas, enquanto eles falavam ao povo, vieram os sacerdotes, o capito do templo e os saduceus que, no gostando que eles anunciassem a Jesus, os prenderam. E os interrogaram, perguntando com qual poder eles curaram o homem coxo, e respondeu Pedro que pelo poder de Cristo, a quem tinham crucificado. No tendo como os deixar presos, por no terem motivo e por causa do povo, que estava louvando a Deus pelo milagre naquele homem, os soltaram; mas, antes, disseram a eles para no mais falarem sobre Cristo, porm Pedro respondeu: No podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. Pedro e Joo ento foram para junto da igreja, para contar tudo o que havia ocorrido. E ouvindo-os, todos louvaram a Deus e permaneceram firmes, orando e anunciando a Palavra de Deus.

Encontre 6 diferenas entre as cenas da cura do paraltico. Depois pinte a primeira cena!

Pinte as parte com pontinhos para completar a frase:

10

E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Atos 4:12

Leia Atos 4:31 e escreva duas coisas que os crentes devem fazer! Orar e anunciar com ousadia a palavra de Deus ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

11

Unio entre os crentes Ananias e Safira

Texto base:

Atos 4:32-5:16

A igreja em Jerusalm continuava a crescer e todos viviam em amor e comunho, pregando o evangelho. E nenhum deles passava necessidade, pois os que tinham casas ou terrenos vendiam e entregavam todo o dinheiro que recebiam aos apstolos, que repartiam entre os crentes, segundo a necessidade de cada um. No entanto, um homem chamado Ananias, junto com sua mulher, Safira, vendeu um propriedade e, ficando com metade, levou a outra parte aos apstolos, dizendo que aquele era todo o dinheiro que havia recebido. Mas Pedro, sabendo que Ananias mentia, perguntou por que ele havia feito isso e disse mais: No mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu, ento alguns dos moos que estavam ali o levaram para ser enterrado. Depois de quase trs horas, no sabendo o que tinha acontecido com seu marido, Safira foi at os apstolos. E Pedro perguntou por quanto haviam vendido aquela propriedade, e, mentindo como Ananias, Pedro lhe disse: Por que vocs combinaram em tentar o Esprito de Deus? Ali esto os que sepultaram seu marido e vo levar a voc tambm. E logo ela tambm caiu morta, e levaram -na para sepultar. E todos tiveram grande temor, ao ver aquelas coisas.

12

Utilize a legenda para desvendar por que Ananias e Safira morreram!

13

Desembaralhe as letras e descubra o nome do homem que vendeu seu terreno e deu todo o dinheiro aos apstolos!

Disse ento Pedro: Ananias, por que encheu Satans o teu corao, para que mentisses ao Esprito Santo, e retivesses parte do preo da herdade?
Atos 5:3

Voc pode explicar com suas palavras por que Ananias e Safira morreram? Resposta pessoal ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

14

Apstolos libertados Conselho de Gamaliel

Texto base:

Atos 5:17-42

Vendo as grandes coisas que Deus fazia atravs de Seus servos, o sumo sacerdote e os que estavam com ele encheram-se de inveja e prenderam os apstolos na priso pblica. Porm, de noite, veio um anjo do Senhor e abriu as portas da priso e, tirando-os para fora, disse: Vo ao templo e digam ao povo todas as palavras desta vida. E, ouvindo isso, foram e, chegando a manh, foram ao templo, como havia dito o anjo. O sumo sacerdote e os que estavam com ele se reuniram e pediram que trouxessem os apstolos. Mas, quando foram at a priso, no os acharam, e voltaram para anunciar, dizendo: Achamos a sela trancada, com toda segurana, os guardas na frente das portas, mas, quando abrimos, ningum estava l dentro. E todos estavam espantados com isso, quando um homem chegou dizendo que aqueles que haviam sido presos estavam no templo, ensinando ao povo. E buscaram a eles, ento o sumo sacerdote perguntou por que eles insistiam em ensinar sobre Jesus, sendo que haviam sido avisados para no o fazer, eles, ento, responderam: mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Ouvindo essas palavras, se irritaram muito e planejavam mat-los. Porm, um homem fariseu, chamado Gamaliel, pedindo que levassem os apstolos para fora, disse que no convinha que matassem aqueles homens, pois, se no fossem de Deus, logo a obra deles desapareceria, mas, se fossem, eles no poderiam desfazer o que faziam e ensinavam. E todos concordaram com Gamaliel, ento, depois de punirem os apstolos, mais uma vez disseram para no pregarem o nome de Jesus e os soltaram. E retiraram-se os apstolos, contentes por terem sofrido pelo nome de Jesus, e todos os dias ensinavam esse nome.

15

O anjo abriu as portas da priso para que os apstolos sassem. Voc consegue encontrar as 7 diferenas? Depois pinte a primeira cena!

Aps serem libertos da priso, os apstolos voltaram ao templo. Encontre o caminho!

16

Retiraram-se, pois, da presena do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.
Atos 5:41

Os crentes faziam duas coisas muito importantes todos os dias. Leia Atos 5:42 e escreva quais eram! Ensinar e anunciar a Jesus Cristo. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

17

Diconos Estevo

Texto base:

Atos 6 e 7

A igreja continuava a crescer em nmero, e houve murmurao da parte dos gregos, por acharem que seus necessitados estavam sendo desprezados. Ouvindo isso, os doze convocaram aos crentes e disseram que no era bom eles, os apstolos, deixarem a pregao da Palavra para atender s necessidades cotidianas. Ento falaram para escolherem sete homens de boa reputao, sbios para servirem a esse propsito, estes seriam os diconos. Ento foram escolhidos: Estevo, Filipe, Prcoro, Nicanor, Timo, Parmenas e Nicolau. Sobre eles os apstolos impuseram as mos e oraram. Estevo, um dos diconos, fazia grandes sinais entre o povo, e alguns homens queriam competir com ele, por inveja, mas no conseguiam super-lo em sabedoria e obras. Com isso, pagaram uns homens para falarem que ele dizia coisas contra Moises e Deus e o levaram ao sumo sacerdote, que o interrogou. E Estevo disse muitas palavras sbias que irritaram muito queles homens. E olhando para o cu, ele viu a glria de Deus, e Jesus, e disse: Eis que vejo os cus abertos, e Jesus, que est em p mo direita de Deus. Mas os homens no o ouviam e, expulsando-o da cidade, apedrejavam-no, antes colocando suas capas aos ps de um homem chamado Saulo, e Estevo dizia: Senhor Jesus, recebe o meu esprito, ento, ajoelhando-se, disse mais: Senhor, no lhes imputes este pecado, e faleceu.

18

Coloque em ordem os acontecimentos na histria de Estevo!

19

Em sua defesa, Estevo citou o nome de alguns personagens do Antigo Testamento. Encontre-os e complete a cruzadinha! Depois pinte!

E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalm se multiplicava muito o nmero dos discpulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia f.
Atos 6:7

Pergunte a seus pais ou irmos da igreja qual a funo dos diconos segundo Atos 6:1-3. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

20

Material Versculo

Lio

21

Por Ellise Ferro e Sabrina Sukerth Gardner

O EVANGELHO EM JERUSALM O EVANGELHO NA JUDIA E SAMARIA O EVANGELHO ANUNCIADO NO MUNDO

Rua das Flautas Transversais, 115 Estncia Tangar, So Paulo SP www.ibbindependente.com

You might also like