You are on page 1of 33

Farmcia

EFTOS
Estrutura e Funo dos Tecidos, rgos e Sistemas
Profa. Dra. Paula M. Castelo Depto. de Cincias Biolgicas Setor de Fisiologia e Farmacologia
Diadema 2013

DOR

DOR
O estudo de Pimenta et al. (2005), na cidade de Londrina (PR) observou que: das 915 crianas com idade entre 7 e 14 anos, 28,78% tiveram diagnstico de dor crnica. Entre os 515 adultos entrevistados, 61,38% enquadravam-se nos critrios desse diagnstico, com perda de desempenho mas sem causar necessariamente ausncia no trabalho. Entre 451 idosos (entre 60 e 85 anos), 51,4% tinham dor crnica.

INTRODUO
A dor parte integrante e essencial da vida, desde o nascimento at a morte. Geralmente (mas nem sempre) associada a doenas, processos inflamatrios, acidentes, procedimentos mdicos ou cirrgicos.

alarme Interrompe o fluxo de processos mentais e assume prioridade. Clinicamente parte integrante dos sintomas de muitas doenas e auxilia no diagnstico. Mas sua intensidade e frequncia podem exceder suas funes protetoras e comprometer a qualidade de vida do indivduo.

INTRODUO
J foi atribuda a: castigo mandado por deuses ofendidos presena de maus espritos perda de substncias vitais do organismo

TRS MECANISMOS BSICOS: Transduo: ativao dos nociceptores Transmisso: o conjunto de vias sensitivas e mecanismos que permitem o impulso nervoso ser conduzido ao SNC Modulao: mecanismo de supresso da sensao dolorosa e que desencadeado pelas prprias vias nociceptivas

Rene Descartes (1664) sugere que a dor se transmite da pele ao crebro atravs de fios delicados. A chama que queima a mo transmitida ao longo do sistema nervoso para o crebro como um estimulo onde atormenta o homem como uma pequena chama.

1 Estimulo nocivo (por ex.,


calor intenso)

2 Ativao do nociceptor
3

3 Transmisso para o crebro 4 Percepo como dor

1 2

Strong (1895): A dor ocorre em decorrncia de uma sensao e da reao que a pessoa tem a essa sensao. Melzack, Casey e Wall (1960): seus trabalhos enfocaram motivao, afeto e cognio como aspectos psicolgicos associados dor. MLTIPLA CAUSALIDADE da DOR De acordo com a Associao Internacional para o Estudo da Dor (IASP), a DOR definida como uma experincia sensitiva e emocional desagradvel associada ou relacionada leso real ou potencial dos tecidos, ou relatada como se uma leso existisse, e cada indivduo aprende a utilizar esse termo atravs das suas experincias anteriores.

Existem trs principais tipos de Dor: Dor nociceptiva: originada nos nociceptores, mecnicos, trmicos ou qumicos junto rea fsica em que ocorre o estmulo que a origina. Dor neuroptica : provocada por uma leso ou doena no tecido nervoso. Normalmente descritas como sensaes agudas, de queimadura ou de choque elctrico, ou ainda como sensaes de formigueiro. de difcil tratamento e frequentemente torna-se crnica. muitas vezes incapacitante. Dor psicolgica: a dor de origem emocional, rara, incapacitante e de difcil tratamento. O paciente sente dor a partir de pequenos estmulos, que so como que amplificados pelo seu estado emocional de medo, ansiedade, etc...

Existem trs formas bsicas pelas quais se desencadeia a sensao da dor, ou nocicepo: Atravs de alteraes mecnicas ou trmicas atuando nas terminaes nervosas. Atravs de alteraes com origem na liberao de substncias inflamatrias, como resposta do organismo. Doenas ou acidentes podem causar danos ao tecido nervoso que originem o que se chama dor neuroptica.

BASES CLNICAS

SUBJETIVIDADE DA DOR
A dor uma experincia com um alto grau de subjetividade, dependente de aspectos fisiolgicos do indivduo que a sofre, assim dos seus aspectos emocionais e de sua histria pessoal. por vezes difcil caracterizar o que desencadeia a experincia da dor; certo que a exposio da pele a queimaduras produz dor, j o grau dessa dor e a forma como cada pessoa a suporta tem um alto grau de variabilidade.

SUBJETIVIDADE DA DOR
A dor compreendida a partir de trs dimenses (Melzack & Torgerson, 1971): SENSITIVO-DISCRIMINATIVO caractersticas clnicas da dor AFETIVO-MOTIVACIONAL influncia das emoes e do comportamento COGNITIVO-AVALIATIVO a memria avaliando a experincia dolorosa atual a partir de experincias anteriores

A dor uma experincia individual, com caractersticas prprias (fisiolgicas) associadas s caractersticas nicas do organismo (subjetivas), sua histria passada e ao contexto no qual ela percebida.

CARACTERSTICAS DA DOR: Localizao: msculos, articulaes, pele, dentes Qualidade: queimao, pontada, ardor, latejamento. Frequncia: ininterrupta, episdica

CARACTERSTICAS DA DOR:

Natureza: orgnica ou psicognica Etiologia: fratura, cirurgia, artrite reumatide, corte, pancada. Durao: Aguda minutos as semanas (ps-operatrios, leses teciduais) Crnica mais de 6 meses (artrite reumatide, dor fantasma, cncer) Recorrente com perodos de remisso: enxaqueca

CARACTERSTICAS DA DOR: Intensidade Dor um fenmeno individual e subjetivo. A comunicao da experincia dolorosa pelos doentes aos profissionais de sade que os atendem fundamental para a compreenso do quadro lgico, implementao de medidas analgsicas e avaliao da eficcia teraputica.

Ento, como medir dor?

A necessidade de se conhecer e comparar quadros dolorosos entre populaes diferentes e de quantificar a resposta a diversas terapias despertou o interesse em desenvolver instrumentos de avaliao de dor passveis de comparao e que possibilitassem o desenvolvimento de uma linguagem universal sobre a experincia dolorosa. O conceito de dor como um fenmeno diretamente relacionado extenso da leso tecidual foi preponderante at a dcada de 60. Esta a razo pela qual os primeiros trabalhos sobre avaliao da dor mediam, exclusivamente, sua intensidade.

"escalas de dor unidimensionais: Verbal Numrica Visual-analgica

MELZACK desenvolveu o "Questionrio para Dor McGill que avalia quatitativamente as qualidades sensoriais, afetivas e avaliativas do fenmeno doloroso (multimensional).

1 a 10: respostas sensitivas experincia dolorosa 11 a 15: respostas de carter afetivo (medo, punio, respostas neurovegetativas) 16 avaliativo (avaliao da experincia global) 17 a 20 so miscelnea

Verso longa do questionrio de dor McGill Costa et al., 2011

Verso curta do questionrio de dor McGill. Costa et al., 2011

CONSEQUNCIAS PSICOLGICAS DA DOR

BASES NEURAIS

VIA ESPINOTALMICA LATERAL (neoespinotalmica) Via responsvel pela comunicao dos componentes sensorialdiscriminativos da dor As fibras dolorosas A do tipo rpido transmitem principalmente as dores mecnica e trmica agudas Dor localizada, em pontada

VIA ESPINOTALMICA MEDIAL (paleoespinotalmica) Sistema muito mais antigo filogeneticamente e transmite a dor principalmente oriunda das fibras perifricas crnicas lentas do tipo C, apesar de transmitir alguns sinais das fibras do tipo A tambm. No tem organizao somatotpica: pouco localizada, profunda, crnica. Responsvel pelos componentes afetivo, motivacional, atencional e avaliativo do processo doloroso

TRATO TRIGEMINOTALMICO Conduz impulsos somestsicos da face, boca e dentes para o crtex somatossensorial.

PLACEBO

Placere = agradar Estudo cego / duplo cego A crena de que o tratamento funcionar pode ser suficiente para causar ativao de sistemas endgenos de supresso da dor. Acupuntura, hipnose, etc.

ANESTSICOS LOCAIS So drogas que bloqueiam temporariamente os PA nos axnios injetados diretamente nos tecidos ondem a anestesia desejada. LIDOCANA Liga-se a canais de sdio voltagem-dependentes no lado intracelular.

Dor Referida
Referncia dor de origem visceral na pele

Convergncia de fibras aferentes viscerais e somticas (da pele) sobre os neurnios de 2a ordem que ascendem por vias comuns

Dor do membro fantasma


Referncia dor do membro ausente

Percepo da estimulao espontnea nos cotos nervosos remanescentes da via nociceptiva

TRABALHO EM GRUPO Figura 1 localizar: - corpo celular da fibra C; corpo celular da fibra A delta; - trato para dor em pontada (rpida) - trato da dor lenta. Figura 2 assinalar: - neurnio de 2. ordem; - interneurnio inibitrio do neurnio de 2. ordem; - controle descendente; - neurnio de 1. ordem (fibra nociceptiva); - responda: Quais so os neurotransmissores que excitam os neurnios de 2. ordem?

You might also like