You are on page 1of 4

1

A IMPORTNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA EDUCAO

Luciana Sanches da Silva Nbia da Silva Correia Snia Maria de Souza Cruz Amador Ytaciara Alves da Silva Curso: Pedagogia Polo: Faculdade Atual / Boa Vista RR Orientadora: Luiza Helena da Silva Dias Silveira

RESUMO
O presente artigo aborda a importncia das Novas Tecnologias para educao, especificando a aprendizagem dos alunos. Para tanto procurou-se averiguar o uso de mdias nas escolas brasileiras e, especialmente, no Estado de Roraima. Na metodologia utilizou-se pesquisas bibliogrficas com citaes diretas e indiretas, em pesquisas de livros e sites. Conclu-se que as Novas Tecnologias so de grande importncia para todos os alunos, de todas as sries, pois, melhora o potencial para a compreenso da ministrao das aulas. Dessa forma, as novas tecnologias de Informao na educao esto acontecendo continuamente na prtica docente. Palavras-chave: Novas Tecnologias, Educao, Aprendizagem, Alunos.

INTRODUO
As Novas Tecnologias constituem a base no universo das aprendizagens, elas so objetos de estudos e de revises constantes. Observando esse conceito foi possvel estipular o tema como A importncia das Novas Tecnologias para Educao". O uso de mdias nas escolas brasileiras e, especialmente, no Estado de Roraima j uma realidade, contudo, precisa ser melhorada em algumas dessas Instituies. comum encontrar nas escolas computadores com acesso a internet, aparelhos de DVD, aparelhos de som, pen drive, TV e atualmente o data show. Porm, para o professor

2 integrar as mdias no contexto pedaggico necessrio ter conhecimento tcnico e pedaggico para utiliz-las e a maioria no possui esse conhecimento, sendo necessria a presena de um profissional qualificado para auxiliar tais professores. Alm da falta de qualificao, existe a questo do espao fsico, que em muitas escolas insuficiente. A falta de adequao fsica das salas de aula para o uso das mdias visvel e as salas de aula no possuem as condies mnimas para sua utilizao. Diante ao rpido avano tecnolgico, o professor necessita acompanhar tal velocidade para a renovao de sua prtica buscando os conhecimentos necessrios para beneficiar a aprendizagem de seus alunos. A problemtica desta pesquisa surgiu na escolha do tema A importncia das Novas Tecnologias para a Educao, pois as escolas geralmente possuem fatores relevantes de interferncia para o uso e aplicao de mdias em sala de aula. A escola deve estimular um futuro promissor aos alunos, levando-os a se desenvolverem fisicamente, emocionalmente e intelectualmente, para que os mesmos consigam chegar ao mercado de trabalho com conhecimentos o suficiente para o sucesso profissional (LOURENON et al., 2013). A partir desses estudos realizados as escolas podero ofertar novas tecnologias que evidenciem uma aprendizagem mais consistente para o aluno, levando-o ao avano da educao. Com o objetivo de investigar o uso pedaggico das novas tecnologias pelos professores, o presente contexto busca: identificar as novas tecnologias presentes na escola; saber se h professores capacitados na rea tecnolgica; relacionar quais as mdias com maior e menor utilidade para a escola; analisar a estrutura fsica da escola quanto ao espao, ventilao, iluminao e eletricidade; e quantificar a mdia de alunos por turmas verificando se os mesmos so fatores de interferncia no uso e aplicao das Novas Tecnologias. A partir desse contexto estipulou-se o seguinte problema a ser investigado: Qual a importncia das Novas Tecnologias para a Educao?. De onde foi possvel averiguar a seguinte hiptese: as Novas Tecnologias possuem uma importncia singular para um melhor desenvolvimento e aprendizagem dos alunos que convivem com as mesmas, pois, o prazer de estudar se torna mais intenso, quando algo chama a ateno do aluno para a busca pelo conhecimento. O desenvolvimento a seguir, dever ser visto como um ponto de partida para um ensino mais expressivo, que tenha por finalidade desenvolver um intermdio de avaliao de competncias, visando expor conceitos sobre a importncia das Novas Tecnologias para Educao.

1.

NOVAS TECNOLOGIAS PARA A EDUCAO


A evoluo est acontecendo em um perodo muito rpido, no se sabe como estaro

exatamente as tecnologias inovadoras nos dias futuros. Dessa forma fica fcil compreender a importncia da formao continuada dos professores, os mesmos no podem parar de estudar, precisam levar o aluno a um conhecimento maior a cada dia, pois somente atravs da constante atualizao que tero condies de acompanhar as evolues e mudanas que j esto porta, revertendo-as em benefcios tecnolgicos e psicolgicos para ao aluno (TABORDA, 2013). Compreende-se que a aprendizagem um processo ativo e flexvel de aceitao de uma mente, no sendo possvel trabalhar o mesmo contedo, no mesmo momento, da mesma forma, na mesma mente. O professor necessita estar num processo contnuo de questionamento, ser um investigador, tomar conscincia de suas aulas constantemente (SAMPAIO; LEITE, 2009). Segundo Taborda (2013), os professores e a equipe pedaggica tem um mesmo pensamento sobre como utilizar a informtica dentro do processo de aprendizagem, demonstrando que no significa que os alunos conseguiro usar essa tecnologia de forma a promover o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Para Defnet (2006), as tecnologias inovadoras aplicadas educao precisam ser vivenciadas pelo professor enquanto est buscando a aprendizagem, para que o mesmo possa entender e refletir sobre os processos ocorridos nessa dcada. Papert coloca com bastante propriedade que:
Para encontrar os princpios correspondentes para a aprendizagem, temos que olhar para dentro de ns mesmos tanto como para dentro dos computadores: princpios como assumir a responsabilidade, identidade intelectual e apaixonar-se (1994, p.33).

O professor como facilitador da aprendizagem s integralmente um educador se permitir a curiosidade e a humildade de um aluno. Compreende-se que todos tm direito de expresso, e assim poder questionar e tambm dizer que ainda no conseguiu compreender, sugerindo uma nova explicao, se possvel com outras palavras. Possivelmente dessa forma poder perceber o conhecimento como algo em constante construo atravs da cooperao entre saberes diferentes.

4 De acordo com Defnet (2006), as tecnologias inovadoras possuem diferentes tipos de utilidades, compatveis com a sociedade em que se vive: pois ela est em constante mutao e interatividade. A partir dessa incluso nas tecnologias inovadoras possvel desenvolver de forma plena, vrias habilidades, facilitando a formao de indivduos polivalentes e multifuncionais, isso demonstra a diferena de uma mquina de datilografia que possibilitava a formao de um nico profissional, o datilgrafo.

2. CONSIDERAES FINAIS
As novas tecnologias de Informao na educao esto acontecendo continuamente na prtica docente. Os posicionamentos so diferenciados no decorrer de cada aula, o uso das mdias na educao apresentado como um reforo de prticas renovadas, assim como a mudana que estas realizam para interagirem entre os professores, alunos e a comunidade. A globalizao tem efeitos na educao com a incluso de prticas de divulgao atravs de meios de comunicao. As mdias como o computador, a internet, o tablet e outros, enfim, so questionadas a partir do uso que se faz delas nas salas de aulas. Diversos trabalhos j tm sido realizados e apresentados com bons resultados, contudo, os mesmos, continuam no anonimato por falta de incentivo, interesse e motivao na formao dos alunos para a realidade atual.

3. REFERNCIAS
DEFNET. A Informao na Educao. Disponvel em: <http://www.defnet.org.br/>. Acesso em: 10 de junho de 2006. SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lgia Silva. Alfabetizao Tecnolgica do Professor. 3 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. TABORDA, Mrcia. Informtica na Educao. Disponvel http://www.eduk.com.br/Tecnologia_da_educacao/Informatica_educativa/>Setembro 2001. Acesso em: 18 de mar. de 2013. em: de

You might also like