You are on page 1of 109

CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CCET CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Adriana da Silva Monteiro Rita de Cssia Alves dos

s Santos

PLANEJAMENTO E CONTROLE NA CONSTRUO CIVIL, UTILIZANDO ALVENARIA ESTRUTURAL

BELM PA 2010

ii

Adriana da Silva Monteiro Rita de Cssia Alves dos Santos

PLANEJAMENTO E CONTROLE NA CONSTRUO CIVIL, UTILIZANDO ALVENARIA ESTRUTURAL

Trabalho e

de

Concluso da

de

Curso da

apresentado ao Centro de Cincias Exatas Tecnolgicas Universidade Amaznia, para obteno do grau de Bacharel em Engenharia Civil. Orientador: Prof. Alexandre de Moraes Ferreira.

BELM PA 2010

iii

Adriana da Silva Monteiro Rita de Cssia Alves dos Santos

PLANEJAMENTO E CONTROLE NA CONSTRUO CIVIL, UTILIZANDO ALVENARIA ESTRUTURAL


Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Centro de Cincias Exatas e Tecnolgicas da Universidade da Amaznia, para obteno do grau de Bacharel em Engenharia Civil. Orientador: Prof. Alexandre de Moraes Ferreira.

Banca Examinadora ______________________________________ Prof. Alexandre de Moraes Ferreira Orientador ______________________________________ Prof: Jos Zacarias Rodrigues da Silva Jnior

_______________________________________ Prof: Wandemyr Mata dos Santos Filho Apresentado em: 17 /12 / 2010 Conceito: ________________________

BELM PA 2010

iv

DEDICATRIA

Dedicamos este Trabalho a Deus, por ter nos dado a oportunidade de estar no mundo, e realizarmos mais este sonho, ao concluirmos o curso de Engenharia Civil. E aos nossos familiares que nos apoiaram no decorrer destes anos.

AGRADECIMENTOS Adriana Monteiro Agradeo primeiramente a Deus, pela concluso de mais uma etapa de minha vida, dando-me fora e sade no percorrer destes anos de batalha. minha me, obrigada pelo sonho realizado, pela confiana, incentivo, e por todo apoio em minha caminhada, pois a conquista no apenas minha, NOSSA. minha tia Rita (in memorian), por todo seu carinho, amor e dedicao enquanto esteve ao meu lado, fazendo-me acreditar que sonhos e pessoas nunca morrem. Aos excelentes professores do curso, por toda dedicao, apoio e conhecimentos repartidos. Em especial ao professor Alexandre Ferreira, orientador deste trabalho, pela amizade, dedicao e pacincia no exerccio da docncia. Ao Ernesto Andrade, que, apesar da distncia, foi um dos meus motivadores a seguir a carreira de Engenheira Civil, sabendo o exato momento das broncas e incentivos necessrios, fazendo-me perseverar mesmo nos momentos de fraqueza. Muito obrigada pelo carinho de sempre. A minha prima Vernica Monteiro, que precisou aprender a diferena entre Alvenaria Estrutural x Alvenaria Convencional, suas vantagens e desvantagens e sobre o planejamento e gerenciamento de uma obra, para que assim pudesse realizar a correo deste trabalho. Muito obrigada por sua pacincia e dedicao. Ao Celso Davi por seu apoio incondicional ao final deste trabalho, no medindo esforos para me ajudar na entrega do mesmo. Aos colegas e amigos que conquistei durante o curso em especial ao Andr Monteiro, Davison Vieira, Dlson Jacob, Fbio Moreira, Jorge Dorival, Renato Lameira, Rita de Cssia, Rodrigo Augusto que permaneceram ao meu lado nesse final de curso. Ao Fbio Castro, pelo seu companheirismo, pacincia e amizade de sempre, que por diversas vezes me socorreu e me tranqilizou no decorrer da realizao deste trabalho. Muito obrigada.

vi

Aos amigos Mrcia Costa, Elaine Melo, Luanna Alysse, Mnica Lisboa, Rafella Brito, Carol Sousa, Mrcio Azevedo, Helaine Coelho, por acreditarem em mim, compreenderem e aturarem o meu mau humor nos momentos de presso decorrentes da realizao deste trabalho. assim que reconhecemos grandes e verdadeiras amizades. Aos meus ex-chefes, Dlio Arnour, Aricles Filho, Armindo Bitar, e ao atual Alexandre Neno, que muito contriburam para o meu aprendizado no decorrer do curso. minha famlia, em especial aos tios Zezinho (in memorian), Helena, Carmita e Ana, por tudo que sempre fizeram por mim, pelo exemplo, amizade, e carinho, fundamentais na construo do meu carter. A todos aqueles que estiveram presentes me incentivando, transmitindo foras e vibraes positivas atravs de oraes, sei que isso muito contribuiu para o meu bom desempenho na concluso deste trabalho. E a todos os outros que compartilharam momentos nicos e especiais.

vii

Rita de Cssia Agradeo primeiramente a Deus, por ter me dado a chance de ser aquilo que escolhi, por ter confiado em mim o dom de construir e por todas as coisas maravilhosas que tem feito em minha vida. Aos meus avs maternos, Orlandina (in memorian) e Henrique, pela criao que me deram, onde por muitas vezes se sacrificaram para me dar o melhor. A minha me Socorro, acreditou, se dedicou e se sacrificou por mim durante esses cinco anos de graduao, ajudando-me a construir. A todos meus familiares, que acompanharam minha jornada e me deram fora para conseguir os meus objetivos. A minha amiga Adriana, que compartilhamos ansiedades, alegrias e tristezas no decorrer desses anos. Agradeo pelas palavras de apoio, puxes de orelha na hora certa e pelo seu carinho. A todos meus amigos que contriburam direta ou indiretamente para a concluso deste ciclo. Ao meu mestre Eng. Joo Nassar, pela contribuio para minha aquisio da experincia, pelo despertar para aprender, por ter apontado novos horizontes e perspectivas e por repartir comigo o seu conhecimento, transformando meus ideais em realizao. Mas agradeo acima de tudo pelo apoio e carinho e a certeza que sempre poderei contar com ele. Aos meus professores, pela contribuio para minha construo e o meu crescimento. Muitos acrescentaram, contriburam e continuam acrescentando e

contribuindo para o meu crescimento profissional e pessoal. Nessa caminhada, muitos so lembrados e alguns so esquecidos. Aos que foram esquecidos, o meu eterno agradecimento.

viii

EPGRAFE

Espero que a nossa sabedoria cresa com a nossa fora, e que nos ensine que quanto menos usamos nossa fora, maior ela ser. (Thomas Jefferson).

ix

RESUMO

O presente trabalho aborda o processo de gerenciamento das construes, dando-se em trs etapas: planejamento, programao e controle. Agrupa-se os procedimentos realizados de acordo com a seqncia temporal de implementao na obra, tendo como elemento principal a utilizao da Alvenaria Estrutural. Propondo, assim, a utilizao deste sistema alternativo com blocos de concreto como tcnica construtiva para a obteno de parmetros importantes, como: qualidade e produtividade das obras, racionalizao e economia de materiais e servios, treinamento da mo de obra, entre outros. Concluiu-se que, quando comparada Alvenaria Convencional, a Alvenaria Estrutural obtm grandes vantagens econmicas, destacando-se como principais: menor tempo de execuo, menos resduos gerados, nmero reduzido de pilares, vigas e especialidades na obra, alm de servir como isolante termo-acstico.

Palavras Chave: Construo Civil, Planejamento, Controle, Gerenciamento, Alvenaria Estrutural,

ABSTRACT

This paper approaches the process of managing the buildings, which appears in three stages: planning, programming and controlling. We can classify the procedures performed according to the temporal sequence of implementation in the work, having as main element the use of Structural masonry. We can propose, therefore the use of this alternative system with concrete blocks as a construction technique for obtaining important parameters, such as quality and productivity of work, rationalization and economy of materials and services, training of the labors, among others. It was concluded that when compared to conventional masonry, the Structural Masonry obtains great economic advantages, especially: shorter execution time, less waste generated, reduced number of columns, beams and specialties in the work, besides serving as an insulator thermo-acoustic.

Keywords: Construction, Planning, Control, Management, Masonry Structures.

xi

LISTA DE FIGURAS

Figuras 01: Estrutura de um setor de planejamento tcnico ..................................... 27 Figura 02: Ciclo de vida de um projeto de construo .............................................. 30 Figura 03: Etapas da Oramentao......................................................................... 36 Figura 04: Exemplos de cronograma de Barras Gantt .............................................. 45 Figura 05: Placas de sinalizao de Segurana........................................................ 53 Figura 06: Farol de Alexandria ................................................................................. 57 Figura 07: Pirmides de Giz .................................................................................... 58 Figura 08: Edifcio Monadnock .................................................................................. 59 Figura 09: Hotel Excalibur ......................................................................................... 60 Figura 10: Blocos Estruturais .................................................................................... 63 Figura 11: Blocos Estruturais .................................................................................... 63 Figura 12: Argamassa de Assentamento em Alvenaria No Armada ....................... 64 Figura 13: Argamassa de Assentamento em Alvenaria Armada ............................... 65 Figura 14: Armadura ................................................................................................. 67 Figura 15: Lanamento do Graute............................................................................. 69 Figura 16: Blocos Vazados de Concreto da Famlia 29 ............................................ 72 Figura 17: Blocos Vazados de Concreto da Famlia 39 ............................................ 72 Figura 18: Tipos de Amarraes de Blocos............................................................... 73 Figura 19: Amarrao Direta de Paredes .................................................................. 74 Figura 20: Seqncia de Fiadas................................................................................ 75 Figura 21: Bloco e Meio (14x44x19).......................................................................... 75

xii

Figura 22: Fechamento com Bloco e Meio ................................................................ 76 Figura 23: Fechamento com Bloco em Transito ........................................................ 76 Figura 24: Marcao da 1 Fiada .............................................................................. 84 Figura 25: Execuo da 1 Fiada .............................................................................. 84 Figura 26: Limpeza e Umedecimento da 1 Fiada .................................................... 85 Figura 27: Colocao e Fixao do Eixo ................................................................... 85 Figura 28: Verificao da Verticalidade Externa........................................................ 85 Figura 29: Alinhamento Externo ................................................................................ 86 Figura 30: Alinhamento ............................................................................................. 86 Figura 31: Conferncia de Locao .......................................................................... 86 Figura 32: Conferncia de Esquadro......................................................................... 86 Figura 33: Junta entre Blocos.................................................................................... 90 Figura 34: Canaleta Grauteada ................................................................................. 90 Figura 35: Tela Eletrosoldada ................................................................................... 91 Figura 36: Caixas Eltricas........................................................................................ 91 Figura 37: Incio da 2 Elevao ................................................................................ 91 Figura 38: Gabaritos Metlicos.................................................................................. 92 Figura 39: Gabaritos Metlicos.................................................................................. 92 Figura 40: Forma do Beiral Externamente ................................................................ 93 Figura 41: Forma do Beiral Internamente .................................................................. 93 Figura 42: Escoramento da Laje ............................................................................... 93 Figura 43: Forma pronta para ser concretada ........................................................... 94 Figura 44: Bloco Hidrulico ..................................................................................... 100

xiii

Figura 45: Shaft Hidrulico ...................................................................................... 101 Figura 46: Enchimento em pia da Cozinha ............................................................. 102 Figura 47: Sanca ..................................................................................................... 102

xiv

LISTA DE TABELAS
Tabela 01: Tabela Salarial......................................................................................... 40 Tabela 02: Resistncia Compresso Caracterstica ............................................... 63 Tabela 03: Ferramentas e Equipamentos ................................................................. 82 Tabela 04: Tolerncias Dimensionais ..................................................................... 107

xv

LISTA DE PROJETOS
Projeto 01: Projeto Arquitetnico ............................................................................... 80 Projeto 02: Elevao Frontal ..................................................................................... 81 Projeto 03: Primeira Fiada ......................................................................................... 87 Projeto 04: Segunda Fiada ........................................................................................ 89 Projeto 05: Elevao da Paredes .............................................................................. 95 Projeto 06: Eltrico .................................................................................................... 98 Projeto 07: Hidrulico .............................................................................................. 104

xvi

SUMRIO
1- INTRODUO ...................................................................................................... 18 2- PLANEJAMENTO E CONTROLE NA CONSTRUO CIVIL ............................. 24 2.1- Planejamento .................................................................................................. 24 2.1.1- Estudos Preliminares da Obra .................................................................. 28 2.1.2- Memorial Descritivo .................................................................................. 29 2.1.3- Gerenciamento de Projetos ...................................................................... 30 2.1.4- Identificao da Equipe de Trabalho ........................................................ 32 2.1.5- Oramento ................................................................................................ 32 2.1.5.1- Tipos de Oramentos .......................................................................... 34 2.1.5.2- Elaborao de Oramentos ................................................................. 35 2.1.5.3- Estudo das Condicionantes ................................................................. 36 2.1.5.4- Composio de Custos ........................................................................ 37 2.1.5.5- Fechamento do Oramento ................................................................. 41 2.2- Programao .................................................................................................. 43 2.2.1- Cronograma.............................................................................................. 44 2.2.2- Logstica e Programao de Materiais e Mo-de-Obra ............................ 46 2.3- Controle .......................................................................................................... 47 2.3.1- Segurana e Medicina do Trabalho .......................................................... 52 2.3.2- Controle de Materiais e Mo-de-Obra ...................................................... 53 2.3.3- Controle do Desempenho Financeiro da Obra ......................................... 53 2.3.4- Relatrio Gerencial Mensal ...................................................................... 54 2.3.5- Controle de Execuo e da Qualidade ..................................................... 55 3- ALVENARIA ESTRUTURAL ................................................................................ 56 3.1- Histrico .......................................................................................................... 56 3.2- Conceito .......................................................................................................... 61 3.3- Componentes da Alvenaria Estrutural ............................................................ 62

xvii

3.3.1- Bloco Estrutural ........................................................................................ 62 3.3.2- Argamassa de Assentamento................................................................... 63 3.3.3- Armadura .................................................................................................. 66 3.3.4- Graute....................................................................................................... 67 3.4- Projeto em Alvenaria Estrutural ...................................................................... 70 3.4.1- Coordenao Modular .............................................................................. 71 3.4.2- Amarrao das Paredes ........................................................................... 74 3.4.3 Simetria na Modulao .............................................................................. 76 3.4.4- Projeto Estrutural ...................................................................................... 78 3.5- Execues em Alvenaria Estrutural ................................................................ 79 3.5.1- Ferramenta e Equipamentos .................................................................... 82 3.6- Processo Executivo ........................................................................................ 83 3.6.1- Marcao da Primeira Fiada..................................................................... 84 3.6.2- Segunda Fiada ......................................................................................... 88 3.6.3- Primeira Elevao .................................................................................... 90 3.6.4- Segunda Elevao ................................................................................... 91 3.7- Passagem das Tubulaes ............................................................................. 96 3.7.1- Instalaes Eltricas, Telefone, de TV e Interfone .................................. 96 3.7.2- Instalaes Hidro-Sanitrias ..................................................................... 99 3.8- Recomendaes para o Controle Tecnolgico de Construo em Alvenaria Estrutural .............................................................................................................. 105 3.8.1- Controle do Recebimento de Materiais e Componentes ....................... 105 3.7.2- Controle de Produo de Paredes Estruturais e da Estrutura da Edificao .......................................................................................................................... 106 3.9- Vantagens da Alvenaria Estrutural................................................................ 108 3.9.1- Reduo no desperdcio de materiais e mo-de-obra ........................... 108 3.9.2- Economia de frmas ............................................................................... 108 3.9.3- Reduo significativa na utilizao de argamassa nos revestimentos ... 108

xviii

3.9.4- Reduo no nmero de especialidades na obra .................................... 108 3.9.5- Simultaneidade das etapas da construo ............................................ 109 3.9.6- Conforto Trmico-Acstico ................................................................... 109 3.10- Desvantagens da Alvenaria Estrutural ........................................................ 109 3.10.1- Dificuldades de adaptao da arquitetura para novo uso .................... 109 3.10.2- Impossibilidade de execuo com mo-de-obra no qualificada ......... 109 3.10.3- Limitaes de projeto arquitetnico ..................................................... 110 3.10.4- Controle dos blocos estruturais ............................................................ 110 CONCLUSO ......................................................................................................... 111 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ....................................................................... 112

19

Introduo A Construo Civil um setor industrial de importante estratgia para a economia, apresentando srias deficincias em seus processos de gesto e, portanto, necessita cada vez mais de ferramentas que auxiliem os profissionais atuantes na rea. O Processo Construtivo forma um conjunto de atividades multidisciplinares e rotineiras de um cronograma seqencial que algumas vezes no se tornam prticas constantes devido a alguns contratempos existentes, destinadas a cumprir uma determinada meta, caracterizadas por um incio e um fim, delimitadas no tempo, compatibilizadas no custo e otimizadas no desempenho tcnico e produtivo. Assim, gerenci-lo significa utilizar recursos materiais, financeiros e humanos, empregados de acordo com o escopo de trabalho pr-estabelecido em um plano que fixa datas, um planejamento que define prioridades e um controle para garantir sua qualidade assegurando o lucro e o prazo de execuo, almejando tcnicas construtivas que ofeream rapidez, economia e reduo da gerao de resduos. O mercado da Construo Civil est cada vez mais exigente, sempre buscando a qualidade e o menor custo. Uma obra para ser bem executada e gerar lucros para construtora, necessita, antes de tudo, de um bom planejamento e gerenciamento em todas as suas etapas, principalmente em sua fase projetual. Vieira Netto (1988) afirma que o gerenciamento geral compreende a atuao sobre as reas de: Projetos; Recursos Financeiros e Construo.. Todavia, agrupase estes itens de acordo com seu encadeamento temporal de implantao na obra, que ocorre em trs diferentes fases: Planejamento, Programao e Controle. Atualmente, com o avano da tecnologia de construo, a Alvenaria Estrutural surge como um sistema construtivo que superou a fase experimental e se desenvolveu como opo eficiente e econmica, suprindo as necessidades de construes com baixo custo, atendendo o mercado consumidor sem exigncia de um alto grau de sofisticao construtiva. Porm, os projetos de Alvenaria Estrutural tm de ser racionalizados desde a sua concepo. Percebe-se, desta maneira, a necessidade da busca de novas

20

tecnologias no ramo construtivo para que, ento, se possa fazer uso do empreendimento com o melhor custo benefcio possvel, tanto para a construtora, quanto para os clientes que por ventura venham adquirir esses empreendimentos. Foi pensando nesse critrio de melhor custo-benefcio que o presente trabalho expe o planejamento e controle de um edifcio de 15 pavimentos utilizando a Alvenaria Estrutural, mostrando que Tentando mostrar que o emprego desta tecnologia em uma obra propicia a reduo de tempo e custo. O planejamento fundamental na vida de todas as pessoas, seja no ambiente profissional, familiar ou pessoal, podendo interferir de maneira positiva ou negativa, modificando-se conforme sua necessidade. No mbito da construo civil no diferente. Porm, este processo consiste, basicamente, em uma anlise minuciosa da lgica construtiva do empreendimento, relacionando todas as suas partes a um detalhado estudo de todos os mtodos, materiais e prticas construtivas. Passando a cumprir um papel fundamental nas empresas, o planejamento e o controle tm um forte impacto no desempenho da funo de produo. Inmeros estudos realizados no Brasil e no exterior comprovam este fato, indicando que deficincias relacionadas a este assunto esto entre as principais causas da baixa produtividade do setor, de elevadas perdas, da baixa qualidade de produtos e no grande atraso na entrega dos empreendimentos. Segundo Formoso (1991), planejamento o processo de tomada de deciso que envolve o estabelecimento de metas e dos procedimentos necessrios para atingi-las, sendo efetivo quando seguido de um controle.
No atual estgio da construo, no se pode mais dispensar o auxlio de computadores no planejamento, projeto, gerenciamento e acompanhamento das obras. Assim sendo, um nmero imenso de softwares vem sendo desenvolvido para cada uma dessas diferentes atividades, convergindo sempre para o mesmo ponto: melhoria da qualidade e aumento da produtividade na ao de construir (THOMAZ, 2001 p.277).

De acordo com Franco (1993), a evoluo tecnolgica na Construo Civil, como qualquer outro setor industrial, tem que ser baseada na pesquisa e no desenvolvimento tecnolgico. Vale destacar que o processo de desenvolvimento

21

tecnolgico de vital importncia para uma empresa, pois est fortemente associado sobrevivncia dela. J Agopyan (1998) ressalta que, na construo de edifcios, a evoluo tecnolgica passa pela criao e pelo aperfeioamento no s de materiais e componentes, mas tambm de procedimentos organizacionais (planejamento, administrao e controle das operaes construtivas). Franco (1993) lembra que a etapa de concepo de fundamental importncia, visto que no existem solues construtivas que sejam padronizadas. As solues devem estar submetidas tanto s condies da cultura e da economia dos locais onde vo ser aplicadas, quanto ao perfil e estrutura da empresa que a aplicar. O autor tambm refora que o desrespeito a esses condicionantes levar a erros graves de concepo e ao inevitvel insucesso. No mesmo sentido, Almeida (1990) afirma que est exaustivamente comprovado que, em qualquer projeto, as etapas de concepo e planejamento, tm peso decisivo no desenvolvimento de fases seqentes e no resultado final. Percebe-se que o ndice de perdas de materiais e a falta de ritmo na produtividade tm aumentado consideravelmente, ocasionando atrasos na entrega dos empreendimentos. O custo global de uma obra utilizando Alvenaria Convencional bastante elevado, podendo ser reduzido com a utilizao da Alvenaria Estrutural, j que no h necessidade da presena de pilares e vigas, tendo assim um processo de execuo mais acelerado. necessrio que se faa um planejamento inicial para a obra desde a elaborao de seus projetos at a sua execuo e entrega, de modo que se evitem os excessivos gastos presentes na construo civil, que variam dos insumos de materiais mo-de-obra. Um planejamento pode ser definido como uma seqncia de atividades ou eventos, com incio e fim, definidos e dirigidos por pessoas que se destinam a alcanar um dado objetivo dentro de parmetros de custo, tempo, recursos e

22

qualidade. Todavia nico, mesmo que haja alguma similaridade com um empreendimento executado, h caractersticas especficas e diferenciadoras. Segundo Arajo (2005), o controle gerencial nada mais que a comparao sistemtica entre o previsto e o realizado, tendo como objetivo fornecer subsdios para as anlises fsicas, econmicas e financeiras e estabelecer critrios lgicos para a tomada de decises. Para Varalla (2003), planejar um processo de previso de decises que envolve o estabelecimento de metas e a definio dos recursos necessrios para atingi-las, enquanto que controlar acompanhar o que foi planejado, de forma a subsidiar a tomada de decises apropriadas. Sendo assim, notrio que Planejamento e controle so atividades essenciais em qualquer ramo de atividade econmica. A ausncia de planejamento em uma obra atrapalha seu desenvolvimento, podendo apresentar, desta maneira, dificuldades administrativas, financeiras e/ou executivas. Cabe, portanto, ao engenheiro encontrar solues para evitar e/ou minimizar as dificuldades encontradas na obra, dando seguimento a execuo sem permitir que estes contratempos venham intervir de forma negativa no andamento da construo. Com base nestas consideraes iniciais, destaca-se a questo da pesquisa: como executar um bom planejamento em uma obra edificada em Alvenaria Estrutural, de forma a acelerar seu processo de execuo, evitando gastos excessivos onde os mesmos variam dos insumos mo-de-obra, fazendo-se uso das vantagens e superando as limitaes encontradas?. Faz-se necessrio a realizao de uma anlise da reduo do cronograma inicial dentro do planejamento apresentado, visando a reduo dos insumos de materiais e do tempo de utilizao da mo-de-obra necessria para a execuo. Apresentando os princpios bsicos que regem a correta utilizao da Alvenaria Estrutural, como integrao de projetos, modulao, racionalizao construtiva, entre outros. Examinando as principais vantagens e limitaes trazidas pelo

23

emprego deste sistema estrutural para a construo civil a fim de definir os pontos mais crticos da execuo deste sistema. Sabe-se que na construo civil h muito desperdcio de material, falta de controle das etapas, gastos excessivos e muitas vezes desnecessrios, deficincias que atrapalham o andamento da obra, distanciando-se do almejado. Logo, fundamental elaborar um planejamento de obra, indicando os principais pontos crticos, para que, assim, os obstculos e contratempos que ocorrerem possam ser, se no solucionados, minimizados, dando continuidade ao andamento da construo sem nenhuma interveno. Na adequao de custo e tempo, a Alvenaria Estrutural surge como opo segura e eficaz quando comparada Alvenaria Convencional. possvel diminuir o desperdcio de materiais e tempo de execuo de uma obra em Alvenaria Estrutural atravs do planejamento e controle efetivo sobre os processos construtivos. O presente trabalho tem como roteiro de estudo as seguintes etapas: 1 Planejamento: Estudos Preliminares da Obra, Gerenciamento de Projetos, Identificao da Equipe e Oramento. 2 - Programao: Cronograma, Logstica e Programao de Materiais e Mo-de-Obra e Planejamento do Controle de Obras. 3 Controle: Segurana e Medicina do Trabalho, Controle de Materiais e Mo-de-Obra, Controle do Desempenho Financeiro da Obra, Relatrio Gerencial Mensal, Controle de Execuo e Qualidade e Dirio de Obras. 4 - Conceitos Bsicos de Alvenaria Estrutural: Aspectos Tcnicos e Econmicos. 5 - Componentes da Alvenaria Estrutural, onde estudamos Blocos de Concreto, Argamassa, Groute e Ao. 6 Noes Bsicas do Projeto: Coordenao Modular, Projetos Complementares e Projeto Estrutural. 7 - Vantagens e Desvantagens da Alvenaria Estrutural. O objetivo deste trabalho elaborar o planejamento de execuo de uma obra utilizando Alvenaria Estrutural, a fim de diminuir os custos com materiais e mode-obra, alm de reduzir o tempo de execuo, contribuindo, assim, para a execuo mais acelerada, garantindo o retorno financeiro para a construtora. Tendo como parmetros a realizao de um planejamento e controle para a execuo da obra, de forma a se identificar os pontos crticos de cada etapa expondo solues adequadas para minimizar os contratempos existentes no canteiro.

24

2- Planejamento e Controle na Construo Civil utilizando Alvenaria Estrutural 2.1- Planejamento Com o avano da tecnologia no ramo construtivo surgem novas tcnicas, procedimentos, mtodos e processos que conduzem a necessidade de que sejam efetuadas mudanas, particularmente, no setor estratgico e na viso sistmica, direcionando, sem qualquer dubiedade, a implementao de tecnologias de informao que possam proporcionar um ambiente integrado e produtivo. Desta maneira, faz-se necessrio instigar primeiramente a conscientizao do carter imprescindvel de tais mudanas de posicionamento para depois partir efetivamente para a transformao. Segundo Goldman (2004), planejamento se constitui atualmente em um dos principais fatores para o sucesso de qualquer empreendimento. Na construo civil, essencial um sistema que possa canalizar informaes e conhecimentos dos mais diversos setores e, em seguida, direcion-los de tal forma que todas essas informaes e conhecimentos possam ser utilizados pela empresa, sendo a realimentao do sistema uma de suas caractersticas. O planejamento uma funo de apoio coordenao das vrias atividades de acordo com os planos de execues, de modo que os programas preestabelecidos possam ser atendidos com economia e eficincia. Dessa feita, o planejamento a definio do momento em que cada atividade deve ser concluda e o desenvolvimento de um plano de produo que mostre as entregas das atividades conforme necessidade e ordem de execuo. Alm disso, o mesmo responsvel em demonstrar o tipo de atividade a ser executada, quando executar, os sistemas construtivos e os recursos utilizados (CARDOSO; ERDMANN, 2001). Planejamento pode ser definido como um mtodo de deciso adotada, realizado para antecipar uma ao futura almejada, usando de meios eficazes para materializ-la. O objetivo do planejamento reduzir o custo, juntamente com o tempo de execuo dos projetos e as incertezas relacionadas ao seu escopo. Do mesmo modo, SYAL et al. (1992 apud SANTOS; MENDES, 2001) cita que o planejamento considerado como processo de tomada de deciso que resulta em

25

um conjunto de aes necessrias para transformar o estgio inicial de um empreendimento em um desejado estgio final. O planejamento a ferramenta administrativa que permite compreender a realidade, avaliar os caminhos, organizar um referencial futuro, estruturando o caminho adequado e reavaliar todo o processo a qual o mesmo se destina, sendo, portanto, a parte racional da ao. Com relao elaborao do projeto bsico, que serve como fundamento para as concorrncias, o projetista desenvolve o planejamento geral do empreendimento, considerando todos os elementos disponveis. Maffei (2007) afirma que nesta fase onde so gerados os nmeros para serem gerenciados a fim de cumprir os objetivos do gerenciamento. O planejamento requer muito tempo para a sua elaborao, exige profissionais com ampla experincia no ramo, representa um trabalho intenso mesmo para as pessoas com experincia considervel e deve ser elaborado no canteiro, utilizando-se das equipes mobilizadas. Caso o planejamento venha a ser elaborado nos escritrios centrais das empresas interessadas, por equipes afastadas dos problemas a serem enfrentados, certamente, conter imperfeies. Uma parte importante do planejamento de obras a programao das diferentes atividades necessrias para a concluso efetiva do empreendimento. Esta tarefa exige vivncia e conhecimento das prticas construtivas. Bons planejadores adquirem considervel conhecimento em programao, participando no planejamento e no controle de projetos reais. O planejamento essencial para o sucesso de um empreendimento, sua importncia aumenta quando, na sociedade, existe pouca disponibilidade de recursos, instabilidade no mercado, entre outros obstculos. O planejamento da construo torna-se indispensvel para que se canalize informaes e conhecimentos, direcionado utilizao nas execues dos servios da construo civil. Em funo destas situaes, fundamental a criao de um sistema capaz de garantir o perfeito cumprimento das metas preestabelecidas para a execuo da obra. O planejamento tem vrias funes, entre elas a de servir como assessor para

26

aquisio de materiais, para fechamentos de contratos, para orientaes tcnicas nas aplicaes de materiais ou nas execues de servios (GOLDMAN, 1997). O planejador, antes de tudo, deve deixar claro que planejamento no adivinhao. As principais funes do planejamento so: orientar, estudar, definir os mtodos construtivos e o caminho crtico, dimensionar os recursos, e detectar as dificuldades da obra em tempo. A sua essncia assessorial produo pesa significativamente para acentuar a diferena entre obra bem ou mal administrada. O resultado de todo o trabalho dever ser o mais conciso e simples possvel. Aqueles que contm excesso de detalhes, inteis produo, so os mais cheios de falhas, sendo assim com maiores possibilidades de no serem acompanhados e se converterem em malogro e duras crticas. A linguagem deve ser a mais abrangente e natural, para ser entendida pelos envolvidos. Em outras palavras: o planejamento deve ser simples o bastante para que o mestre-de-obras possa entender, e sinttico o suficiente para o presidente da empresa ter tempo para isto. O planejamento e gerenciamento implicam em organizar o canteiro de obra, dimensionar e administrar os recursos humanos, os materiais, fornecer e gerir os equipamentos, estabelecer metas, identificar e agir sobre as causas dos problemas que surgiro, entre outros. A execuo conforme o planejado permite ter processos estabilizados nas execues das obras de construo civil e de qualquer outro empreendimento (GUTSCHOW, 1999). O ato de planejar requer muito tempo e conhecimento especfico, o planejador, por sua vez, deve ter experincia principalmente no canteiro de obras, pois os fundamentos que se tem nas referncias bibliogrficas de consumo de material, produtividade e quanto s tcnicas construtivas so apenas um parmetro, sendo assim, para se executar um planejamento da forma mais adequada, de suma importncia a experincia no canteiro de obra, haja vista que neste ambiente que ocorrem os problemas. No papel tudo ocorre perfeitamente, no apresentando dificuldades nem empecilhos, mas quando comea a implantao das tcnicas e procedimentos, surgem as dificuldades que antes eram invisveis. O planejamento pea fundamental no campo da construo civil, podendo ser simples ou especfico - exigindo pessoas especializadas -, pois medida que o

27

planejamento passa a ocupar um lugar de destaque no cenrio da construo, tornam-se indispensveis a formao de profissionais. O planejamento visa organizao do trabalho, procurando sempre a utilizao racional e econmica da mo-de-obra, associada aos equipamentos e materiais de construo, assegurando o bom desempenho na execuo das atividades (CIMINO, 1987).
Em qualquer caso necessrio um planejamento adequado antes de dar incio ao processo de produo, para evitar uma perda de tempo, ociosidade de mo-de-obra e equipamentos e distores no abastecimento de materiais, resultando em perda de qualidade, baixa produtividade e perdas financeiras irrecuperveis (CIMINO, 1987, p.17).

Pode-se verificar como o planejamento e controle (fsico-financeiro) de uma obra esto diretamente ligados a outros setores importantes para todo o tipo de empreendimento. O planejamento da obra parte de um processo que tem interfaces com outros processos e sistemas internos da empresa, conforme fluxograma na Figura 1.

Figura 1: Estrutura de um setor de planejamento tcnico Fonte: GOLDMAN (1997)

28

Na fase inicial - planejamento -, devem ser desenvolvidos o memorial descritivo, as especificaes tcnicas (definindo as caractersticas dos materiais e servios), o caderno de encargos (que estabelece as normas tcnicas e de conduta a serem seguidas) e o oramento. A seguir sero apresentadas as etapas de um planejamento.

2.1.1- Estudos Preliminares da Obra Para que se possa dar incio ao planejamento de uma obra, faz-se necessrio efetuar estudos preliminares do empreendimento. importante tambm analisar a viabilidade tcnica e econmica da construo, que vai desde a escolha do local a estudos geotcnicos e topogrficos, para verificar se h alguma interferncia significativa que possa vir a trazer problemas futuros, de tal modo que comprometa a margem de lucro esperada. Tambm se deve montar um cronograma para atendimento das datas de incio e fim, fixadas pelo proprietrio. Para comear a um projeto, deve-se, primeiramente, fazer o planejamento dos servios iniciais, iniciando com o levantamento de informaes gerais, que sero indispensveis para a elaborao da planilha oramentria, a qual determinar em parte a viabilidade do empreendimento. Quanto metodologia de execuo da obra, importante saber qual sistema construtivo ir ser utilizado, pois a escolha da tecnologia decisiva na viabilizao de unidades econmicas em larga escala, tornando o empreendimento mais econmico atravs da utilizao da Alvenaria Estrutural. O levantamento dessas informaes se resume na verificao geral do pedido de oramento recebido, com o intuito de conhecer minuciosamente o escopo dos servios, as suas particularidades e os fatores que influenciam em sua execuo. De acordo com Vieira Netto (1988), o planejamento deve ser desenvolvido de forma acentuada, desde os primeiros estudos que envolvem o empreendimento, procurando-se as melhores alternativas para orientar as decises.

29

Alm das caractersticas reais de cada projeto, devem ser discutidos: Escopo dos servios; Local de execuo dos servios, facilidades e dificuldades dos locais; Prazos de mobilizao, de execuo dos servios, e desmobilizao; Documentos integrantes do pedido (projetos, especificaes, planilhas de quantidades, etc.); Atribuies e responsabilidades da contratada relativas execuo dos servios, mo-de-obra, fornecimento de materiais e equipamentos; Atribuies e responsabilidades da contratante; Sistema de contratao e pagamento; Reajuste de preos; Critrio de medio dos servios executados; Critrio de aceitao dos servios; Consideraes sobre servios extracontratuais; Clusulas relativas multa; Critrios de garantia dos servios; Critrios de resciso contrato.

2.1.2 Memorial Descritivo parte integrante dos contratos de compra e venda na planta ou em construo, descrevendo minuciosamente o que est sendo comprado. Precisam constar no memorial a metragem da rea privativa, de uso comum e total, o sistema de localizao da vaga na garagem (privativas ou rea comum), os acabamentos e sua qualidade, com a especificao de fabricantes ou marca dos materiais. Deve fornecer uma viso global da obra identificando todos os seus elementos construtivos com clareza. Seu objetivo resumir as etapas para racionalizar o perodo do planejamento, evitando as perdas qualitativas e quantitativas ao empreendimento, podendo ser feita uma compactao, de forma que no Memorial Descritivo contenha as referncias dos materiais, equipamentos e especificaes tcnicas.

30

2.1.3 Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de projetos a aplicao de conhecimentos, habilidades, ferramentas e tcnicas nas atividades de um projeto, objetivando atender ou exceder as necessidades e expectativas do cliente e de nossa empresa, naquele projeto (PARTICELLI, 2002). Segundo Nocra (2006), um projeto constitudo por cinco fases distintas, que compem o ciclo de vida do mesmo, que so: Iniciao, planejamento, controle, execuo e finalizao.

Figura 2: O ciclo de vida de um projeto de construo. Fonte: NOCRA

Em cada etapa do projeto se ramificam outras etapas e procedimentos necessrios para a administrao apropriada da obra. Desta forma, em cada fase ser exposta sua funo, relevncia no processo e o modelo prtico de formulrio para o devido acompanhamento, sendo aplicado a cada processo o modelo de gerenciamento OPCA, ou seja, organizao, planejamento, controle e aperfeioamento das atividades, pois, assim, pretende-se demonstrar a forma simples e eficaz de controlar a execuo e o andamento de uma obra, obtendo resultados significativos, como maiores lucros nos empreendimentos.

31

O plano de gerenciamento de projetos base principal para o sucesso do empreendimento. A partir das idias iniciais, a equipe dever expor e registrar o escopo do projeto de forma a caracteriz-lo da melhor maneira. Os objetivos do projeto determinado pelo cliente devem ser claros. Para definir os limites do projeto, deve-se relacionar de forma organizada inclusive com auxlio de desenhos todos os itens que o compem. O gerenciamento de projetos, em toda sua totalidade, garante ao longo do tempo de concepo, planejamento, execuo e finalizao, a segurana que todas as atividades que compe o projeto, sejam realizadas dentro das diretrizes e metas pr-estabelecidas. um processo contnuo e dinmico durante toda a sua execuo e se desenvolve de acordo com um trabalho em equipe, sendo de extrema importncia a existncia do fator humano e tcnico, e o foco ser sempre o objetivo estabelecido inicialmente.
O trabalho de coordenao na elaborao de projetos constitui-se em tarefa complexa e de cuja eficincia depender a qualidade do projeto resultante, justificando-se, portanto, a adoo de procedimentos metodologicamente estabelecidos, que visem orientar simultnea e conjuntamente os vrios profissionais e estabelecer adequado fluxo de informaes entre eles, alm de conduzir as decises a serem tomadas no desenvolvimento do projeto. (THOMAZ, 2001, p.271).

Para a execuo do planejamento de projetos, precisa-se considerar os fatores espao e tempo, prevendo as possveis interferncias que podem existir entre atividades no decorrer da obra. Deve-se determinar, de forma clara, o contedo esperado de cada projeto (nvel de detalhamentos, memrias de clculo, quantificaes de materiais e insumos) e tambm abastecer os projetistas com todos os levantamentos necessrios (planialtimtrico, cadastral, clima, sondagens), definindo uma referncia de nvel a ser adotada em todos os projetos. imprescindvel que sejam analisados os riscos de engenharia, como ao do vento, inundaes, incndios ou outros eventos semelhantes na fase de construo.

32

2.1.4- Identificao da Equipe de Trabalho O planejamento da mo-de-obra consiste no arranjo da equipe, partindo de histogramas dos eventos, distribudos em categorias profissionais, funo dos servios, ndices de produtividade previstos de acordo com a cultura da empresa. Partindo do quantitativo dos servios e jornada de trabalho, a tcnica consiste em dimensionar a equipe de trabalho para cada evento. Sendo assim, possvel distribu-la de maneira uniforme, evitando picos desnecessrios, orientando de acordo com a compatibilizao dos tempos e das quantidades. As equipes devem ser previstas de forma adequada pela decorrncia dos custos diretos de mo-de-obra, e tambm sobre os indiretos, envolvendo necessidades de escritrios, alojamentos, refeitrios, transportes, apoio administrativo, etc. importante ter o cuidado na hora de formar as equipes e suas respectivas divises em grupos nas frentes de trabalho, dando uma ateno maior aos encarregados e mestres, que muitas vezes so desprezados, porm so peas essenciais no desempenho de suas equipes. necessrio que haja o treinamento das equipes em obras pesadas ou no conjunto de obras de menor porte, executadas em programa contnuo, medida que envolva servios mais especializados, com um nvel de tecnologia mais avanado, como no caso da Alvenaria Estrutural, onde nem todos os operrios se encontram aptos a trabalhar com a mesma. Isso tudo necessrio para obter um melhor desempenho tcnico, treinamento de funcionrio em um local com menor custo de manuteno, reposio de funcionrios, acrscimo das equipes dentro do programa de mobilizao da obra, com nvel requerido de conhecimento.

2.1.5- Oramento O oramento basicamente um exerccio de previso, tendo muitos itens que influenciam e contribuem para o custo de um empreendimento. A tcnica oramentria envolve a identificao, descrio, quantificao, anlise e valorizao de uma srie de itens, assim sendo, requer, portanto, demasiada ateno e habilidade tcnica. Como o oramento elaborado antes da construo do produto,

33

muito estudo deve ser feito para no deixar lacunas na composio de custos, nem consideraes descabidas. Geralmente, um oramento determinado somando-se os custos diretos mo-de-obra de operrios, material, equipamentos aos custos indiretos equipes de apoio, despesas gerais do canteiro de obras, taxas e, por fim, adicionam-se os impostos e lucros para se chegar ao preo final. Por basear-se em previses, todo oramento aproximado, por mais que todas as variveis sejam ponderadas, h sempre uma estimativa associada. O oramento no precisa ser exato, porm tem que ser preciso. A aproximao de um oramento est embutida, por exemplo, na produtividade adotada para as equipes de trabalhadores, nas variaes de preos dos insumos, no percentual adotado de perdas e desperdcio de materiais, na produtividade de equipamentos, imprevistos, entre outros fatores. Uma importante caracterstica a ser observada no oramento a especificidade que ele apresenta, cada oramento nico. Por exemplo, o oramento de um prdio a ser construdo na cidade Belm ser diferente do oramento deste mesmo empreendimento caso seja construdo em Marab. Ento para que se possa obter o oramento mais real possvel, torna-se necessrio conhecer os preos de insumos e mo-de-obra da regio onde ser executado o empreendimento, pois os oramentos calculados com base em outras regies, geralmente, tendem a ser superestimados ou com valores inferiores aos comprados no mercado local. Outra caracterstica do oramento a temporalidade, ou seja, um oramento que foi elaborado h alguns anos atrs j no vlido hoje. Isto se deve, principalmente, a flutuao no custo dos insumos ao longo do tempo, criao ou alterao de impostos e encargos, evoluo dos mtodos construtivos, entre outros. Segundo Mattos (2006), o oramento no se resume definio do custo da obra, ele tem uma abrangncia muito maior, servindo de subsdio para outras aplicaes, tais como:

34

Levantamento dos materiais e servios; Obteno de ndices para acompanhamento; Dimensionamento de equipes; Capacidade de reviso de valores e ndices; Realizao de simulaes; Gerao de cronograma fsico-financeiro; Anlise de viabilidade econmico-financeira.

2.1.5.1- Tipos de Oramentos O oramento pode ser definido de acordo com seu grau de preciso e do contedo dos dados do projeto em questo:

1. Oramento por Estimativas Esse tipo de oramento realizado quando h pouca disponibilidade de tempo para o clculo dos custos para as tomadas de decises empresariais e pela pouca disponibilidade de dados tcnicos relativos ao projeto. Normalmente esse tipo de oramento elaborado a partir dos ndices sobre o custo unitrio do metro quadrado de construo, obtidos atravs de revistas tcnicas. Estes ndices so obtidos atravs de revistas tcnicas especializadas, por empresas de consultoria, por experincias de empreendimentos executados anteriormente ou atravs dos sindicatos estaduais da construo civil. Segundo Goldman(1999), a margem de erro nestes casos pode chegar a mais ou menos quarenta por cento, - margem considerada alta sendo estas diferenas induzidas pela falta de informao.

35

2. Oramento Preliminar A elaborao do oramento preliminar tem como objetivo detalhar os quantitativos e custos dos servios de construo, embora nem todos os projetos e informaes estejam completos. A estimativa do oramento feita com base no levantamento das quantidades dos servios, e na obteno dos preos unitrios dos servios de construo. Segundo Goldman (1999), a margem de erro nestes casos pode chegar a mais ou menos vinte por cento. 3. Oramento Detalhado Esse tipo de oramento busca detalhar os quantitativos e custos de todos os servios da construo civil com alto nvel de preciso e baixo grau de imprevistos. Para este tipo de oramento necessrio que tenhamos informaes completas sobre o empreendimento. A elaborao deste oramento se d com base no levantamento das quantidades e na obteno dos preos unitrios de construo. Segundo Goldman (1999), a margem de erro nestes casos pode chegar a mais ou menos dez por cento. 2.1.5.2- Elaborao de Oramentos Esquematicamente, a elaborao de oramentos engloba trs grandes etapas de trabalho: estudo das condicionantes (condies de contorno), composio de custos e fechamento do oramento (MATTOS, 2006), como mostra a Figura 03.

36

Figura 3: Etapas da Oramentao (MATTOS, 2006)

2.1.5.3- Estudo das Condicionantes Todo oramento se baseia em um projeto, a partir dele sero identificados os servios constantes da obra com suas respectivas quantidades, o grau de interferncia entre eles, a dificuldade relativa de realizao das tarefas, etc. De acordo com Mattos (2006) esta fase de estudo das condicionantes engloba os seguintes passos: Leitura e interpretao dos projetos e especificaes tcnicas; Leitura e interpretao do edital (se existir); Visita tcnica ao local onde ser realizada a obra.

37

2.1.5.4- Composio de Custos A composio de custos de um determinado servio construtivo a soma dos insumos totais, ou seja, materiais, mo-de-obra e meios de produo que atuam diretamente nesta atividade. No sentido de facilitar e agilizar o trabalho do oramentista, desenvolveu-se as composies de custo, fazendo-se necessrio seguir determinadas etapas para a elaborao de uma composio de custos, como:

1. Identificao dos Servios Deve-se fazer um levantamento contendo todos os servios que sero necessrios realizao da obra. No decorrer desta etapa, o profissional que est encarregado da elaborao do oramento dever ter uma ateno minuciosa, pois a retirada de alguns servios da obra poder vir a comprometer o oramento.

2. Levantamento de Quantitativos Aps a identificao dos servios necessrio quantific-los. Esta quantificao deve ser determinada com base nos projetos que foram fornecidos pelo projetista. Esta fase uma das que mais exigem ateno e conhecimento do oramentista, porque exige leitura do projeto, clculos de reas e volumes, consulta a tabelas de engenharia, etc.

3. Discriminao dos Custos Diretos feito o levantamento de todos os custos que esto diretamente ligados aos servios de campo, representando o custo orado dos servios executados. Pode-se citar como exemplo de custo direto a execuo das fundaes, fazendo a composio de custos envolvendo todos os insumos necessrios, como mo-de-obra (armador, ajudante, pedreiro, servente), materiais (areia, cimento, brita, ao, arame) e equipamentos (betoneira).

38

4. Discriminao dos Custos Indiretos So feitos os levantamentos de todos os custos que no esto ligados diretamente aos servios de campo, porm so necessrios para a execuo destes servios, tais como: transporte de funcionrios, alojamento provisrio, canteiro de obras, taxas e emolumentos, entre outras.

5. Cotao de Preos a coleta de preos no mercado para os diversos insumos da obra, presentes no custo direto e no custo indireto. nesta etapa que os preos so inseridos no oramento. Os preos devem ser obtidos no mercado de acordo com a lei 8.518, de 08 de janeiro de 1991, que institui normas para a defesa da concorrncia e d outras providncias. E da lei n 8.137, de 27 de dezembro de 1990, que define os crimes contra a ordem tributria, econmica e contra as relaes de consumo. Os preos de mercado devem ser cotados com condies de pagamento a vista, evitando a incluso de juros por parte dos fornecedores. Quando os materiais so comprados mais baratos e em grandes quantidades geram custos de movimentao e armazenagem no previstos, sendo necessrio informar na cotao as quantidades de futuras compras. Os valores de mercado sobreposto aos materiais e equipamentos do oramento, devem estar de acordo com a realidade da regio onde ser implantada a obra, porm, caso sejam comprados diretamente nas fbricas, deve-se verificar se o valor final da mercadoria entregue na obra valor da mercadoria e o frete tornase superior ao valor do mercado local, deixando assim o empreendimento, menos rentvel.

39

6. Tabela de Salrios A tabela de salrios resume-se no preo unitrio do salrio base dos profissionais da construo civil. Na composio unitria dos servios a mo-de-obra pode ser quantificada em horas, pois possibilita a definio do prazo para executar cada atividade. Considerando que a mo-de-obra paga mensalmente, onde os funcionrios so mensalistas, h a tabela de salrios, onde encontra-se o salrio mensal e o valor da hora de cada funcionrio variando de acordo com a funo. Pois, conforme mostra a tabela do sindicato na figura 04, os funcionrios da construo civil so classificados em profisses e faixas salariais, onde cada uma possui um valor especfico e envolve diversas funes classificadas de acordo com a qualificao do profissional.

40

41

1. Definio de Encargos Sociais e Trabalhistas So os encargos que recaem sobre a mo-de-obra direta, e so calculadas em funo do regime de trabalho, mensalista ou horista. So definidas para cada empresa e calculadas a partir de critrios e formulas que espelhem sua realidade nesta etapa que definimos o percentual dos encargos sociais e trabalhistas que sero aplicados na mo-de-obra. Envolve os diversos impostos que incidem sobre a hora trabalhada e os benefcios ao qual os trabalhadores tm direito e que so pagos pelo empregador. Como exemplo desses encargos, podemos citar o INSS1, FGTS2, seguro contra acidente de trabalho, frias, 13 salrio, etc., os quais podero ser pagos ao profissional o valor proporcional a qualquer momento, caracterizado como sua resciso caso o mesmo seja demitido ou solicite o desligamento da empresa. 2.1.5.5- Fechamento do Oramento No fechamento do oramento deve-se determinar o lucro que se deseja obter na obra em questo, efetuar o clculo do BDI Benefcios e Despesas Indiretas e realizar o deslocamento da planilha. Para a definio do lucro existem alguns fatores que precisam ser levados em considerao, como a concorrncia, risco do empreendimento, necessidade de se conquistar aquela obra, entre outros. Todavia necessrio que sejam adicionados os custos indiretos envolvidos e para isso aplica-se a taxa de Benefcios e Despesas Indiretas (BDI). Aps ser calculado o custo da obra, resultado da soma dos custos de todos os servios que compem a planilha oramentria, cujos custos unitrios podem ser calculados atravs das composies de consumo unitrio, aplica-se uma porcentagem de acrscimo, tambm chamada de margem bruta, para concluir o oramento.

Contribuio para o Instituto Nacional do Seguro Social, incide sobre a remunerao paga no decorrer do ms Contribuio para o Fundo de Garantia sobre Tempo de Servio. Percentual fixado por lei.

em questo. Percentual fixado por lei.


2

42

Para a execuo de obras com projetos especiais, complexos ou de maior porte recomenda-se calcular o BDI especificamente para cada situao, observadas as peculiaridades fsicas e tcnicas de cada uma delas. A equao geral, de acordo com a TCPO 13, para o clculo do BDI :

1 1 100 100 100 1 100 1 1 1 1 100 1 1 100

Sendo: i= Taxa de administrao central; r= Taxa de risco do empreendimento; f= Taxa de custo financeiro do capital de giro; t= Taxa de tributos federais; s= Taxa de tributo municipal ISS; c= Taxa de despesas de comercializao; l= Lucro ou remunerao lquida da empresa. Onde, as taxas no numerador incidem sobre os custos diretos e as taxas no denominador incidem sobre o preo de venda (faturamento). As letras i, r e f esto no numerador porque so custos que incidem sobre os custos diretos; t e b esto no denominador porque incidem sobre o valor de venda. As letras em minsculo so representativos de nmeros decimais. A taxa de risco r do empreendimento no risco de execuo, pois, esses podem ser cobertos por seguro. Esta taxa serve para cobrir eventuais servios que no foram considerados na planilha de oramento por omisso, esquecimento ou falha na sua elaborao, mas que a contratada ter que assumir, principalmente em

43

contratos de empreitada pelo preo fixo, global ou integral, onde os preos no podero ser mudados ou aditados. Segundo MATTOS (2006) como forma de melhorar a situao econmica do contrato, o construtor pode realizar uma distribuio no-uniforme do valor total do BDI nos itens da planilha, fazendo uma jogada de preos na planilha sem alterao do preo final. Este desbalanceamento da planilha de preos torna possvel obter vantagens da seguinte forma: Aumentando o preo de servios que ocorrem cedo na obra e diminuindo o preo dos servios que ocorrem mais perto do fim; Aumentando o preo dos servios cujo quantitativo tende a crescer e diminuindo daqueles cujo quantitativo tende a ser menor do que o da planilha. 2.2- Programao Implica na introduo do tempo no planejamento e deve ser efetuada assim que tenha a primeira rede de precedncias. A introduo do tempo tem grande influncia no tratamento a ser dado s atividades crticas, na redefinio dessas atividades, na antecipao ou retardamento de providncias. O uso de rede se precedncia, em particular o PERT-CPM3 (Program Evalution and Review Techinique and Critical Path Method), a base de discusso do mtodo do planejamento e programao (VIEIRA NETTO, 1988). A programao de obras permite a racionalizao do processo produtivo do empreendimento por meio do estudo sobre o tempo de execuo das atividades, custos e utilizao otimizada dos recursos. (SACOMANO, et al., 2004). Vieira Netto (1988, p.37) considera que a programao um elemento bastante dinmico que deve ser revista periodicamente, possibilitando a obteno do produto final dentro de prazos e investimentos compatveis.

As tcnicas PERT e CPM foram independentemente desenvolvidas para o planejamento e controle de projetos por volta de 1950, porm a grande semelhana entre estas fez com que o termo PERT/CPM seja utilizado corriqueiramente como uma nica tcnica. Estas tcnicas de planejamento consistem em uma rede com setas que representam as atividades e eventos de um projeto.

44

A programao deve ser analisada considerando as necessidades da obra em termos de prazo, recursos financeiros, da disponibilidade dos fornecedores e da capacidade dos projetistas em disponibilizar os documentos tcnicos. Considerando que a programao um elemento dinmico e mutvel, esta deve ser revista periodicamente, possibilitando os devidos ajustes para que os prazos sejam respeitados (AVILA e JUNGLES, 2006). Os softwares especializados so ferramentas que possibilitam uma grande agilidade na elaborao, anlise e acompanhamento desta programao. Dentre estes, destaca-se o software MS Project. Com ele, possvel revisar e mudar as datas e prazos periodicamente, possibilitando assim que sejam feitos os devidos ajustes. Ele ainda fornece uma grande variedade de relatrios para facilitar o acompanhamento do projeto. 2.2.1- Cronograma O cronograma programao da execuo das tarefas que compem uma obra ou servio, definindo a ordem de sucesso em que sero executadas, em funo dos prazos contratuais e dos custos constantes no oramento. Pode ser do tipo cronograma de barras tipo Gantt que mostra uma programao geral, e quando so definidas datas intermedirias e correlaes entre as atividades ele passa a ser um diagrama de precedncia, conforme mostra a Figura 04.

45

Figura 04: Barras de Gantt

Figura 4: Exemplo de Barras de Gannt

46

uma das ferramentas de planejamento mais utilizadas em projetos, principalmente pela fcil visualizao que oferece, o mais simples mtodo de planejamento e ainda o mais utilizado na construo civil tanto para planejamento quanto para controle. Ele pode ser elaborado no Software Excel ou pelo Software Microsoft Project, este ultimo composto por duas partes: uma tabela com as definies das atividades e uma rea grfica com barras indicando o incio e o trmino das atividades (NOCRA, 2000). A primeira etapa para iniciar a montagem do cronograma definir o nmero de perodos em funo do prazo final (pode ser em meses, semanas, dias) e, para cada tarefa a ser executada, deve-se estabelecer um tempo de durao. Este tempo ser em funo da equipe de operrios e de sua produtividade. Para estimar os perodos de execuo de cada etapa tambm dever ser levado em considerao, a experincia da empresa, dados histricos em construes similares, e a possibilidade de ocorrncia de imprevistos como falta de mo-de-obra, atrasos na chegada de materiais, chuvas excepcionais e falta de verba. O desdobramento de um cronograma genrico em outro mais detalhado ocasiona um controle mais eficaz sobre as tarefas, representando melhor o gerenciamento fsico financeiro. 2.2.2- Logstica e Programao de Materiais e Mo-de-Obra Logstica abrange as aes que esto relacionadas com a otimizao e a racionalizao no recebimento, armazenagem, movimentao e disponibilizao de insumos, materiais, ferramentas, equipamentos, mo-de-obra e informaes. O conceito deve ser abordado com base em dois aspectos: o interno e o externo. O interno diz respeito ao arranjo fsico do canteiro, trata-se da rea de transporte, armazenagem e manuseio do material dentro da obra e ser mais bem abordado no subitem de planejamento do canteiro de obras. A logstica externa faz interface com os fornecedores, planejamento e programao da entrega, transporte e descarga na obra.

47

O objetivo de um apoio logstico adequado o estabelecimento de planejamento e estrutura para aquisio, armazenamento, transporte, distribuio e aplicao de materiais para fins operativos e administrativos; recrutamento, seleo e contratao de pessoal; manuteno de mquinas e equipamentos e elaborao de contratos e prestao de servios. A compra/locao de materiais e equipamentos se desenvolve a partir da preparao de solicitaes de cotao que ocorre na fase seguinte aprovao do oramento por parte do cliente. Assim, possvel discriminar os materiais nas quantidades necessrias para cada etapa da obra. As solicitaes de cotao devem especificar os materiais, fabricante, condies de entrega e condies de pagamento. Feita a cotao de preos, a seleo de fornecedores ocorre com base nos dados levantados atravs da solicitao de cotao, e tambm avaliar os dados histricos a respeito de entregas de material e servios feitos anteriormente. 2.3- Controle O controle tem como objetivo levantar e verificar os desvios apresentados na execuo com relao ao planejamento e, principalmente, indicando qual a melhor forma para a correo da execuo ou do planejamento. Nele devero estar inclusos as atividades de levantamento de dados, compilao de dados, comparao com o planejado, anlise dos resultados e proposio de aes corretivas. Deve ser iniciado em simultaneidade com a execuo da obra e deve ser preventivo ao invs de corretivo, assim, quando for detectada uma tendncia ocorrncia de desvios na execuo, esta deve ser analisada prontamente e, se possvel, tomada as medidas necessrias para que possa ser realizada a correo de forma a evitar prejuzos futuros. Por outro lado, os desvios devidos a fatos no previstos no planejamento e que no so possveis de correo devero obrigatoriamente alimentar o replanejamento. O controle efetuado pelo sistema PCO - Planejamento e Controle de Obra -, inicia a partir do oramento quantificado na fase de planejamento, previamente elaborado atravs de sua estrutura integrada, segundo as normas usuais da ABNT, para apropriao dos dados, obedecendo a uma mesma classificao de materiais e

48

servios, permitindo ao sistema iniciar o controle em qualquer etapa da obra. Iniciase o seu acompanhamento, servio por servio, registrando-se, no banco de dados do computador, as quantidades e valores dos itens j devidamente codificados e em anloga correspondncia com o oramento pr-estabelecido (AXSES, 2003). O controle deve ser efetuado em tempo real, ou seja, deve orientar a realizao das atividades corretivas durante a realizao das mesmas. O conceito de controle expanda-se para alm da idia de inspeo ou verificao, identificado fortemente com a correo das causas estruturais dos problemas e deve ser baseado na pesquisa em estudo e no apenas na intuio e experincia (MOREIRA et al. 1999). A informao produzida pelo processo de controle permite tomar decises sobre novos objetivos e novos padres de controle. Freqentemente, s possvel planejar a partir de informaes de controle, e no de projees ou previses sobre o futuro. Para melhor conduzir um sistema de controle necessrio que:

O controle seja adequado quanto atividade e quanto natureza; O controle mostre rapidamente as irregularidades; O controle seja flexvel; O controle seja objetivo; O controle seja compreensvel; O controle seja econmico; O controle preveja o futuro; O controle d como resultado uma ao corretiva. O controle deve estar interligado ao planejamento, pois um sempre estar

assessorando o outro. Para um bom controle deve-se conhecer tudo o que acontece em torno das atividades a controlar, podendo ser dividido em: a) Materiais que sero utilizados na execuo das atividades. b) As ferramentas de trabalho dos operrios. c) A mo-de-obra necessria execuo. d) O prazo de execuo do servio. e) Consideraes sobre o mtodo de trabalho empregado.

49

f) A quantidade produzida de servio. g) Os custos correspondentes a cada insumo. Segundo SANTOS (2007) existem duas formas de controle, o operacional e o gerencial. O operacional trata-se do controle direto, sob a responsabilidade de mestres e encarregados alocados no canteiro de obras. Sua funo manter as atividades programadas dentro do prazo estipulado, conforme a produtividade prevista e mantendo a qualidade que foi pr-estabelecida para o servio. O gerencial tem base em relatrios peridicos (semanal, quinzenal ou mensal, dependendo do tipo de empreendimento). Sua funo comparar o previsto com o realizado para detectar anomalias para assim poder tomar as medidas necessrias para a sua correo. A palavra controle indica um processo administrativo que tem trs etapas: 1) Obter informaes sobre os resultados de uma atividade ou processo; 2) Compar-la com a informao sobre os objetivos; e 3) Implementar alguma ao para assegurar a realizao dos objetivos. O controle, em qualquer rea de aplicao, desempenha papel extremamente importante na preservao dos objetivos e na identificao da necessidade de mudar os objetivos. Como se sabe, no conjunto de funes administrativas o passo primordial o planejamento; posteriormente a organizao para atender a este planejamento, segue-se como vai ser direcionado o processo e, finalmente caracterizasse o controle, que tem como funo principal medir o progresso, impedir desvio dos planos, indicar ao corretiva. A ao corretiva pode envolver medidas simples, como pequenas mudanas. Poder at estabelecer novos objetivos, formulao de novos planos, modificao da estrutura organizacional e outros aspectos que conduzam ao melhor objetivo, atendendo desta forma ao princpio da flexibilidade (GOLDMAN, 1997).

50

Controle a funo administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de subordinados para alcanar os objetivos da empresa conforme os planos delineados: Investigar os erros, faltas, negligncias, possveis fraudes, analisando as causas, comentrios, verificando as responsabilidades, a fim de precaver a reincidncia com toda a classe de modificaes na organizao existente; Analisar e interpretar os resultados, seja qual for o prazo de tempo do perodo

a que se refere; Analisar e interpretar em idnticas condies cada uma das partes do ativo e passivo do balano; Formular uma crtica objetiva e construtiva, propondo sugestes ou modificaes. Para Goldman (1997) o controle das atividades de construo, assim como o planejamento de suma importncia para o sucesso do andamento da execuo de qualquer empreendimento. O ideal montar um sistema integrado entre planejamento obra compra, de forma que os pedidos de materiais feitos para as obras sejam sempre conferidos pelo setor de planejamento, no sentido de serem estritamente necessrios para a execuo, no permitindo assim perdas desnecessrias que quase sempre afetam consideravelmente as despesas das obras. O planejamento e controle afetam diretamente do inicio ao fim na execuo da obra. A fase de controle se realiza durante a execuo da obra, pois est diretamente ligada a qualidade do planejamento elaborado e a qualidade do acompanhamento fsico-financeiro da obra, propiciando um controle de boa qualidade e permitindo que se elabore um planejamento de curto prazo durante os servios em andamento, nos casos de correes. Os resultados so obtidos atravs de comparao do planejamento com as informaes obtidas do controle durante e aps a execuo da obra. A sistematizao do processo de oramento vem de encontro necessidade de uma avaliao detalhada dos custos pelo interessado (GOLDMAN, 1997).

51

O inter-relacionamento com o setor de arquitetura e projetos se d ao longo de todo o andamento da obra, mesmo assim ocorrem inmeras alteraes, devido a novas tcnicas de execuo de servio, falta de material no mercado ou criao de novos materiais e muitas vezes por questes financeiras, podendo reduzir o ritmo ou at mesmo aument-lo, conforme a necessidade (GOLDMAN, 1997). Geralmente, a construo civil apresenta os seguintes controles: 1) Controle de Custos o controle de gastos com materiais, mo-de-obra e equipamentos, alm de gastos com outros custos indiretos comparando o executado com o planejado. Os custos, porm podem sofrer influncias externas, como de oferta e de procura no mercado ou da inflao. 2) Controle de Prazos o controle realizado por cronogramas, como o de barras. Neste controle as atividades so quebradas em parte seguindo os perodos de execuo. Dever ser colocada a barra do planejamento e embaixo dela uma barra mostrando o que foi realizado. Tem como funo garantir a execuo dentro dos prazos previstos pelo planejamento. 3) Controle de Recursos o controle de materiais, mo-de-obra e equipamentos. Assim como o controle de prazos e custos, o controle de materiais e mo-deobra executado fazendo a comparao entre o realizado e o planejado, atravs das notas fiscais (materiais) e os ndices de produtividade (mo-de-obra). O controle de equipamentos tem por objetivo evitar o uso de ferramentas ou equipamentos inadequados, inseguros ou deficientes.

52

Para que o controle possa ser eficiente, necessrio que a obra disponha de condies favorveis obteno criteriosa dos itens discriminados anteriormente (GOLDMAN, 1997). 2.3.1- Segurana e Medicina do Trabalho De acordo com Saurin et al. (2002), a eliminao ou reduo dos riscos na suas origens , reconhecidamente, a medida preventiva prioritria para combater os acidentes de trabalho. Embora os projetistas encontrem-se na melhor posio para implantar tal abordagem, na construo civil, os mesmos normalmente tm como foco somente a segurana dos seus usurios temporrios, ou seja, os trabalhadores que executam a obra. Na integrao e nos treinamentos, devem-se orientar os funcionrios para que fiquem atentos a todos os cartazes colocados no canteiro a fim de facilitar o cumprimento das medidas de controle e segurana da obra. Uma obra bem sinalizada e organizada tem menor probabilidade de ocorrncia de acidentes. As sinalizaes utilizadas na construo civil devem ser feitas, como mostra o exemplo da Figura 5, j que o ndice de analfabetos nos canteiros de obra significativo. As Placas e os cartazes devem identificar as principais partes do canteiro e as sadas, mantendo assim a comunicao por meio de avisos, advertindo contra perigo de contato ou acionamento acidental de partes mveis de mquinas e equipamentos e quanto ao risco de queda e alertando quanto obrigatoriedade do uso de Equipamento de Proteo Individual (EPI), com advertncias prximas ao posto de trabalho. Dependendo do tipo de obra, necessrio tambm alertar quanto ao isolamento das reas de transporte e circulao de materiais por grua, guincho e guindaste, e identificar acessos, circulao de veculos e equipamentos na obra e locais com substncias txicas, corrosivas, inflamveis, explosivas e radioativas.

53

Figura 05: Placas e Sinalizao de Segurana (Fonte: http://www.seton.com.br/aanew/produtos/detalhe_mc.asp?sitegrpid=11&merchandisecodeid=X054&click menu=m%5B0%5D)

2.3.2- Controle de Materiais e Mo-de-Obra Para a gesto de qualidade dos materiais em obra, alm dos critrios de inspeo e de aceitao expressos nas especificaes internas da empresa referentes a cada material, a construtora deve elaborar um procedimento que defina, em linhas gerais, as regras a serem seguidas para o recebimento dos produtos, definindo claramente as responsabilidades dos envolvidos no processo.

2.3.3- Controle do Desempenho Financeiro da Obra O controle financeiro do empreendimento deve ser feito atravs de planilhas contendo: Cronograma financeiro A partir do cronograma da obra, so registrados percentual e acumulativamente, os dias decorridos e os valores das parcelas respectivas;

54

Medies So registrados, de forma percentual e acumuladamente os dias decorridos e os valores correspondentes s medies das parcelas (liberaes da fiscalizao do contratante, para emisso de faturamento); Receitas efetivas Finalmente acompanha-se percentualmente o efetivo ingresso dos recursos gerados pelo faturamento no caixa da empresa, em dias decorridos e valores. 2.3.4- Relatrio Gerencial Mensal O relatrio gerencial mensal tem como objetivo informar o contratante sobre as atividades desenvolvidas no ms, o planejamento feito para o perodo, as aes gerenciais, os resultados obtidos, os problemas solucionados e o progresso fsico e financeiro alcanado. A preparao do relatrio feita durante todo o perodo a partir do acompanhamento em tempo integral da obra. Podem constar os seguintes itens: Sumrio: so destacadas as principais atividades desenvolvidas durante o ms da obra, incluindo de forma resumida e sinttica os servios realizados, o progresso fsico-financeiro e uma concluso do estado da obra; Planejamento e controle fsico: so relacionadas as principais atividades de planejamento com descrio semanal dos itens; Controle do oramento: so indicadas as relaes entre os oramentos previstos e os executados; Boletim de Medio: registra a medio mensal; Grfico do progresso fsico financeiro: indicando os progressos previstos e

realizados em cada ms; Relatrio fotogrfico da obra: mostra a situao e os principais servios em execuo durante o ms;

55

Segurana, higiene e medicina do trabalho: relato das principais medidas adotadas, e o nmero de acidentes do ms e o acumulado, ilustrando com fotos; Organizao e mtodos: relato das principais medidas adotadas visando obter melhor eficcia e melhor qualidade. 2.3.5- Controle de Execuo e da Qualidade O controle do realizado com o previsto visa avaliar se a obra est se desenvolvendo dentro das condies econmicas esperadas, a fim de que sejam tomadas as medidas corretivas ou preventivas necessrias. Tambm tem como finalidade reduzir os desperdcios de materiais e mo-de-obra (ociosidade, malocao), que ocorrem com grande freqncia na construo. A avaliao da qualidade do servio executado pelo empreiteiro deve ser atravs de um relatrio, um documento, para ser analisado e servir de elemento corretivo. Assim que iniciado o processo de entrega, constatam-se defeitos construtivos, que se olhados e discutidos de forma aleatria, resultaro em situaes de conflito entre as partes, confundindo defeitos construtivos com aspectos de ordem pessoal. A soluo deve ser conseguida medindo-se o resultado do trabalho do empreiteiro pela codificao e quantificao dos defeitos, que tabelados e analisados indicam os pontos crticos e servem para conscientizar imediatamente os responsveis pelas correes.

56

3- ALVENARIA ESTRUTURAL 3.1- Histrico A alvenaria estrutural existe desde os primrdios da civilizao. Surgiu devido escassez de abrigos naturais e da necessidade dos povos nmades de proteo e conforto. Segundo Gallegos (1991), as primeiras moradias eram de pedras assentadas com argamassa de barro. Com o passar do tempo, os materiais e as formas construtivas foram se lapidando. Os egpcios, gregos e romanos utilizavam pedra bruta encaixada como um quebra-cabea na construo de fortalezas, igrejas e pirmides. Utilizando blocos de diversos materiais, como argila, pedra, mrmore e outros, foram produzidas obras que desafiaram o tempo, atravessando sculos ou mesmo milnios e chegando at nossos dias como verdadeiros monumentos de grande importncia histrica. Como exemplos, podemos citar: Farol de Alexandria como mostra a Figura 06, que foi construdo no ano 280 a.C., pelo arquiteto e engenheiro grego Sstrato de Cnido. Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, era uma torre de mrmore braco localizada na Ilha de Faros por isso farol prximo ao porto de Alexandria, Egito, no alto da qual ardia uma chama que, atravs de espelhos, iluminava aproximadamente 50km de distncia, onde deste fato que vem a grande fama e imponncia do Farol de Alexandria. Tratava-se de uma estrutura marcante do ponto de vista estrutural, com uma altura de 134 metros. Foi destrudo por um terremoto no sculo XIV.

57

Figura 06: Farol de Alexandria Fonte: http://gpratesgmarcus.blogspot.com/2009/11/farol-de-alexandria.html

Pirmides de Giz como mostra a Figura 07 construdas no ano de 2600 a.C., ocupam a primeira posio na lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Incluem as pirmides de Quops, Quefrem e Miquerinos, construdas em blocos de pedra. A grande diferena das Pirmides de Giz em relao s outras maravilhas do mundo que elas ainda persistem, resistindo ao tempo e s intempries da natureza, encontrando-se em relativo bom estado e, por este motivo, no necessitam de historiadores para serem conhecidas, j que podem ser vistas. importante frisar que estas obras histricas foram concebidas atravs de modo emprico, no dispondo de nenhum conhecimento cientfico ou algum embasamento matemtico; somente notaram que encaixando as pedras ou tijolos formariam paredes que lhes proporcionaria proteo e conforto. Todavia, estes monumentos impressionam por suas dimenses, vos, arquitetura e capacidade de conservao ao longo do tempo.

58

Figura 07: Pirmides de Giz Fonte: http://artistoria.wordpress.com/category/filme/

Na Idade Mdia, castelos, torres e catedrais eram construdas no s em pedra, mas tambm foram utilizados tijolos de barro sem nenhum reforo. Podemos citar a catedral de Albi (Frana). Com todas essas obras marcantes em nossa histria, executadas em alvenaria, somente a partir do sculo XX foram desenvolvidas teorias racionais visando o dimensionamento desse processo construtivo. As construes em alvenaria estrutural, at o final do sculo XIX, eram erguidas segundo regras puramente empricas, baseadas nos conhecimentos adquiridos ao longo dos sculos (SABBATINI, 1984, p. 8). As construes possuam paredes largas, feitas com unidades macias e unidas atravs de algum material cimentcio, como conseqncia do desconhecimento das tenses atuantes na alvenaria e da resistncia dos materiais empregados. O resultado era uma construo de custo oneroso, cuja potencialidade dos materiais no era totalmente explorada (MOHAMAD, 1998).
Com o surgimento do cimento hidrulico, na metade do sculo XIX, os construtores passaram a ter uma nova opo de elemento resistente. Iniciou-se, ento, na Europa, em 1850, a fabricao de blocos de concreto simples, pr-moldados, macios, que se demonstraram de difcil aplicao. Em 1866, surgiram as tcnicas de fabricao dos blocos vazados (OLIVEIRA, 1986, p. 4).

59

A alvenaria estrutural como conhecemos hoje foi utilizada pela primeira vez em Chicago, Estados Unidos, entre 1889 e 1891. O Edifcio Monadnock, conforme Figura 08, com 16 pavimentos e 65 m de altura, tem paredes de 1,80m de espessura na base e tambm foi dimensionado atravs de mtodos empricos. Ramalho e Corra (2003) afirmam que, se fosse dimensionado pelos procedimentos atuais e com os mesmos materiais, essa espessura seria inferior a 30 cm.

Figura 08: Edifcio Monadnock, Chicago Fonte: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/imagens/383_01.

Segundo Ramalho e Corra (2003, apud AMRHEIN, 1998) o mais alto edifcio em alvenaria estrutural da atualidade o Hotel Excalibur, em Las Vegas, Estados Unidos, conforme pode ser observado na Figura 09. Construdo com o objetivo de imitar um castelo, o hotel composto por quatro torres principais com 28 pavimentos cada. As paredes foram executadas em alvenaria armada de blocos de concreto e a resistncia do bloco compresso especificada na base foi de 28 MPa.

60

Figura 09: Hotel Excalibur Fonte: http://d9ptcxk3xvglv.cloudfront.net/ddb8ce3887e5a438fa74cf56dce491de

No Brasil, os primeiros prdios em alvenaria estrutural, foram construdos, em So Paulo, no Conjunto Habitacional Central Parque da Lapa, em 1966, com 4 pavimentos e blocos de concreto com espessura de 19cm. J na dcada de 70, houve o marco mais importante, foram construdas 4 torres de 12 pavimentos cada uma no mesmo conjunto. Segundo Prudncio Jr. et al. (2002, apud ARAJO, 1995), no perodo entre 1964 e 1976 foram construdos mais de dois milhes de unidades habitacionais em alvenaria estrutural no Brasil. No entanto, a falta de pesquisas tcnicas e a m utilizao do sistema geraram resultados insatisfatrios em relao qualidade e durabilidade do produto, desencorajando a utilizao da alvenaria estrutural nos anos que se seguiram. A alvenaria estrutural atingiu seu pice no Brasil na dcada de 80, difundida com a edificao dos conjuntos habitacionais, onde ficou conhecida como um sistema para baixa renda. Devido ao seu grande potencial de reduo de custos, diversas construtoras e produtoras de blocos investiram nessa tecnologia para tornla mais vantajosa.

61

Estima-se que tenham sido construdos no Brasil, entre 1964 e 1976, mais de dois milhes de unidades habitacionais em alvenaria estrutural. Porm, os resultados no eram os almejados quanto qualidade e durabilidade do produto, tornando-se necessrias pesquisas para eliminar as dvidas existentes com relao a esse tipo de construo (ARAJO, 1995, p. 11).

A inexperincia dos profissionais dificultou sua aplicao com vantagens e causou vrias patologias nesse tipo de edificao, fazendo com que o processo da alvenaria estrutural desacelerasse novamente. Apesar disso, as vantagens econmicas proporcionadas pela alvenaria estrutural em relao ao sistema construtivo convencional incentivaram algumas construtoras a continuarem no sistema e buscarem solues para os problemas patolgicos observados. Atualmente, no Brasil, com a abertura de novas fbricas de materiais assim como o desenvolvimento de pesquisas com a parceria de empresas do ramo (cermicas, concreteiras, etc.) fazem com que a cada dia, mais construtores utilizem e se interessem pelo sistema.

3.2- Conceito A alvenaria estrutural um sistema construtivo racionalizado, no qual as paredes so elementos portantes, composto por unidades de alvenaria, unidos por juntas de argamassa, capazes de resistirem a outras cargas, alm de seu peso prprio. o oposto da alvenaria tradicional, projetada e construda empiricamente. Segundo Roman (1999), alvenaria estrutural um processo construtivo em que as paredes e as lajes enrijecedoras funcionam estruturalmente em substituio aos pilares e vigas utilizados nos processos construtivos tradicionais, sendo dimensionado, segundo mtodos de clculos racionais e de confiabilidade determinvel. As paredes funcionam ao mesmo tempo estruturalmente e como vedao, o que proporciona maior simplicidade construtiva. Alm de suas funes estruturais, a alvenaria estrutural tem a propriedade de resistir a impactos, garantir a vedao, estanqueidade e conforto trmico e acstico.

62

3.3- Componentes da Alvenaria Estrutural Os termos, materiais, componentes e elemento so definidos conforme a NBR 10837/89, onde os materiais so as partes elementares da alvenaria estrutural, como a argila, a areia, a pedra, o cimento, a cal e a gua; componentes so constitudos a partir dos materiais bsicos, como blocos, argamassas e groutes; j os elementos so partes mais elaboradas formadas a partir da unio de um ou mais componentes como prismas, paredes, etc (GROHMANN, 2006). 3.3.1- Bloco Estrutural Os blocos so os componentes mais importantes que compe a alvenaria estrutural, uma vez que so eles que comandam a resistncia compresso e determinam os procedimentos para aplicao da tcnica da coordenao modular nos projetos. Os blocos de vedao e os blocos estruturais feitos de concreto so, aparentemente, fisicamente idnticos. Entretanto, os blocos estruturais possuem paredes mais espessas, o que lhe confere maior resistncia aos esforos de compresso e, portanto, podem ser usados para dar sustentao s construes.
Muitos mtodos de clculo de alvenaria estrutural baseiam-se nos valores das resistncias dos componentes para estabelecer a verificao da resistncia das paredes, utilizando correlaes de resistncias entre blocosparedes ou blocos-prismas para estabelecerem a capacidade ltima de clculo do elemento estrutural, como o caso da Norma Britnica (LOGULLO, 2006, p. 22).

Segundo Ramalho e Corra (2003), quanto aplicao, as unidades podem ser de vedao, quando tm somente funo de fechamento e estruturais, quando conferem resistncia e do suporte estrutura. A NBR 6136 Blocos vazados de concreto simples, para alvenaria estrutural especifica que a resistncia mnima do bloco, para compresso, deve obedecer aos seguintes limites, como mostra a Tabela 02.

63

Tabela 02: Resistncia Compresso Caracterstica

Resistncia Compresso Caracterstica dos Blocos (fbk) fbk 6 Mpa Blocos em paredes externas sem revestimentos fbk 4,5 Mpa Blocos em paredes internas com revestimentos
Fonte: NBR 6136

Com base nestes dados, a resistncia mnima para o bloco dever ser de 4,5 MPa, como mostram as Figuras 10 e 11.

Figura 10: Famlia de blocos estruturais de comprimentos 15, 30 e 45 cm,largura 15cm e altura 20cm Fonte: Ramalho e Corra, 2003

Figura 11: Famlia de blocos estruturais de comprimentos 20, 40 e 35cm,largura 15cm e altura 20cm Fonte: Ramalho e Corra, 2003

3.3.2- Argamassa de Assentamento o componente utilizado na ligao entre os blocos, evitando pontos de concentrao de tenses, sendo composta de: cimento, agregado mido, gua e cal,

64

sendo que algumas argamassas podem apresentar adies para melhorar determinadas propriedade. Tambm, existem algumas argamassas industrializadas vm sendo utilizadas na construo de edifcios de alvenaria estrutural.
A argamassa de assentamento (figura 12) possui as funes bsicas de solidarizar as unidades, transmitir e uniformizar as tenses entre as unidades de alvenaria, absorver as pequenas deformaes e prevenir a entrada de gua e vento nas edificaes (RAMALHO E CORRA, 2003, p. 7).

Figura 12: Argamassa de Assentamento em Alvenaria No Armada

Oliveira (1992) afirma que a argamassa possui as caractersticas de, havendo armaduras nas juntas (Figura 13), promover sua aderncia; no caso dos blocos aparentes, melhorar a esttica e compensar as variaes geomtricas dos blocos, ajudando a modular os vos. Ela serve de elemento de ligao das unidades de alvenaria que a transformam em uma estrutura nica, normalmente constituda de cimento, areia e aditivos plastificantes.

65

Figura 13: Argamassa de assentamento em Alvenaria Armada

Por ser o agente ligante que integra a alvenaria, a argamassa deve ser forte, durvel e capaz de garantir a integridade e estanqueidade da mesma, devendo tambm possuir certas propriedades elsticas, trabalhabilidade e ser econmica. A argamassa deve ter capacidade de reteno de gua suficiente para que quando em contato com unidades de elevada absoro inicial, no tenha suas funes primrias prejudicadas pela excessiva perda de gua para a unidade. importante tambm que seja capaz de desenvolver resistncia suficiente para absorver os esforos que possam atuar na parede logo aps o assentamento. As propriedades necessrias para a argamassa, em estado fresco, so: Trabalhabilidade: argamassa de boa trabalhabilidade deve se espalhar facilmente sobre o bloco e aderir nas superfcies verticais dele. A consistncia deve ser de tal densidade que o bloco possa ser prontamente alinhado, mas o peso dele e o peso das fiadas, subseqentes, no devem provocar posterior escorrimento da argamassa. A trabalhabilidade depende da combinao de vrios fatores, entre os quais: a qualidade do agregado, a quantidade de gua usada, a consistncia, a capacidade de reteno de gua da argamassa, o tempo decorrido da preparao, a adeso, a fluidez e a massa.

66

Reteno da gua: a retentividade a capacidade da argamassa de reter gua de assentamento. Oliveira (1992, p. 29) afirma que a no reteno adequada de gua pela argamassa, prejudicar a durabilidade e estanqueidade da parede; Tempo de endurecimento: o endurecimento funo da hidratao, ou seja,

da reao qumica entre o cimento e a gua. Alertam Roman, Mutti e Arajo (1999): se o endurecimento for muito rpido, causar problemas no assentamento dos blocos e no acabamento das juntas, se for muito lento, causar atraso na construo pela espera que se far necessria para a continuao do trabalho. J as propriedades da argamassa, em estado endurecido, so: Aderncia: de acordo com Sabbatini, (1997), a resistncia de aderncia a

capacidade que a interface bloco-argamassa possui de absorver tenses tangenciais (cisalhamento) e normais (trao) a ela, sem romper- se. Resistncia compresso: Roman, Mutti e Arajo (1999) entendem que a

argamassa deve ser resistente o suficiente para suportar os esforos a que a parede ser submetida. No entanto no deve exceder a resistncia dos blocos da parede, de maneira que as fissuras venham a ocorrer por expanses trmicas. 3.3.3- Armadura As barras de ao utilizadas nos projetos de alvenaria, so as mesmas utilizadas nas estruturas de concreto armado. Elas so envolvidas por graute e, segundo Manzione (2004), tm como funo combater os esforos de trao e esta tenso provocada pelos esforos de trao deve ser compatvel com a alvenaria. Ainda, nessa direo, Oliveira (1992) afirma que a funo da armadura de travamento (mecanismo adicional de resistncia), de combate retrao, de ajuda alvenaria na compresso e de resistncia aos esforos de trao. Elas tambm so usadas nas juntas das argamassas de assentamento e seu dimetro mnimo deve ser 3,8mm, no ultrapassando a metade da espessura da junta, como mostra a Figura 14.

67

Figura 14: Armadura utilizada na alvenaria estrutural preenchida por graute

3.3.4- Graute (Grout) O termo tcnico graute vem da literatura inglesa, grout, que definido como uma argamassa ou um micro-concreto fluido, sendo utilizado para o preenchimento de espaos vazios. J no Brasil, os engenheiros e o mercado da construo reconhecem diferenas muito claras entre qualquer argamassa ou micro-concreto fluido. O graute definido como sendo o elemento para preenchimento de alguns vazios dos blocos e canaletas de concreto (Figura15), para solidarizao da armadura a estes elementos e aumento da capacidade portante. composto de cimento, agregado mido, agregado grado, gua, cal ou outra adio destinada a conferir trabalhabilidade e reteno de gua de hidratao mistura. Sendo assim, o graute permite o aumento da capacidade resistente compresso das alvenarias, podendo tambm trabalhar em conjunto com as armaduras, para combater possveis esforos de trao e tambm de compresso. O aumento da capacidade resistente do bloco obtido atravs do aumento da seo transversal.

68

O incio do emprego do graute, na construo de alvenaria, deu-se nos Estados Unidos, em 1930, quando o espao existente em uma alvenaria formada de duas partes de tijolos era preenchido com graute e reforado com armaduras (OLIVEIRA, 1986, p. 5).

Para que uma argamassa ou concreto seja considerado um graute necessrio que: Apresente consistncia fluida que dispensa o adensamento; Atinja resistncias elevadas iniciais e finais e Apresente expanso controlada. Segundo a NBR 10837, o graute deve ter sua resistncia caracterstica maior ou igual a duas vezes a resistncia caracterstica do bloco. Segundo Coelho (1998), o graute deve ser preparado em betoneira e jamais manual. E aps seu lanamento que pode ser feito atravs de bombas ou manual deve ser adensado com auxlio de vibradores ou at mesmo por compactao manual, porm, os operadores de vibrador j orientados pelos responsveis tcnicos de como devem vibrar o graute devem tomar cuidados para no causar leses alvenaria, vibrando assim o graute por camadas e no deixando a agulha do virador tocar nas ferragens. Observam Roman et al. (1999) que o graute usado para preencher os vazios dos blocos quando se deseja aumentar a resistncia compresso da alvenaria sem aumentar a resistncia do bloco. O graute composto pelos seguintes componentes: cimento, cal hidratada, agregado mido e grado e gua. O preparo dele deve ser sempre em betoneira. Nessa mesma direo, Coelho (1998) afirma que os preenchimentos verticais dos vazios dos blocos, com graute, so feitos nos espaos prprios dos blocos e podem ser providos de ferros em seu interior. J o preenchimento horizontal dos vazios das canaletas, com graute, muito utilizado em vos de janelas e portas. O graute possui as seguintes funes, segundo Roman et al (1999), permitir que a armadura trabalhe conjuntamente com a alvenaria, quando solicitada;

69

aumentar localizadamente a resistncia compresso da parede e impedir a corroso da armadura.

Figura 15: Lanamento do Graute no Bloco de Concreto

Existem vantagens na utilizao de grautes no preenchimento de vazios, em relao a um concreto comum modificado com aditivo superplastificante. Estas vantagens podem ser apresentadas da seguinte forma: Grande facilidade de preenchimento de vazios e cavidades com elevada concentrao de armaduras, evitando deixar bolses de ar; Menor prazo de execuo; Elevada proteo contra a corroso, devido sua baixa permeabilidade; Grandes resistncias iniciais e finais e tima trabalhabilidade, devido ao seu estado fluido.

70

A fluidez do material permite que haja um preenchimento total da seo, sem que se faa necessrio o adensamento. Os principais campos de utilizao dos grautes so as obras novas e as de recuperao estrutural. A resistncia compresso do graute, combinada com as propriedades mecnicas dos blocos e da argamassa definiro a resistncia compresso da alvenaria. 3.4- Projetos em Alvenaria Estrutural Na alvenaria estrutural existe uma forte interdependncia entre os vrios projetos que fazem parte de uma obra (arquitetnico, estrutural, instalaes), pois a parede alm da funo estrutural tambm um elemento de vedao e pode conter os elementos de instalaes quaisquer. Logo, o projeto dever ser racionalizado como um todo. Assim, a coordenao de projetos a atividade em que o responsvel pelo projeto dever identificar as interferncias e as inconsistncias entre todos os projetos que fazem parte do projeto executivo geral, resolvendo conflitos de modo que no ocorram improvisaes na fase de execuo da obra. tambm nessa fase que o projetista estrutural dever optar pelo modelo que melhor represente a estrutura, considerando sua interao com os demais projetos. O pleno desenvolvimento dos projetos da edificao a ser executada em alvenaria estrutural tem papel fundamental no sucesso e na economia do empreendimento. Segundo o engenheiro e calculista estrutural Cludio Creazzo Puga (revista Tchne n 24), o segredo do projeto est no detalhamento minucioso, com a definio clara de procedimentos construtivos, at em perspectiva, para facilitar sua leitura. Ou seja, detalhes explicados de forma legvel para engenheiros e mestres tendem a evitar erros e retrabalho. Entre estes detalhes entram itens como amarraes, elevaes de cada parede, marcao dos blocos que recebero as caixas da instalao eltrica, etc.

71

3.4.1- Coordenao Modular A coordenao modular consiste no ajuste de todas as dimenses da obra, horizontais e verticais, como mltiplo da dimenso bsica da unidade, cujo objetivo principal evitar cortes e desperdcios na fase de execuo. Nessa fase devem ser previstos todos os encontros de paredes, aberturas, pontos de graute e ferragem, ligao laje/parede, caixas de passagem, colocao de pr-moldados e instalaes em geral. Ainda na fase da coordenao modular deve-se atentar para a formao de juntas verticais a prumo, que devem ser evitadas sempre que possvel, uma vez que senso comum que elas podem representar pontos de fraqueza e de surgimento de patologias, comumente na forma de fissuras. Para iniciar a modulao em planta baixa, necessrio definir alguns parmetros. O mais importante deles definir a famlia dos blocos a ser utilizada no empreendimento em questo e a largura dos blocos, definindo a unidade modular do lanamento em planta baixa. Mais usualmente so utilizadas duas famlias de blocos: a famlia 29 e a famlia 39. A FAMLIA 29 (Figura 16) composta de trs elementos bsicos: o bloco B29 (14x19x29 cm), o bloco B14 (14x19x19 cm) e o bloco B44 (44x19x14 cm). Utilizar a famlia 29 projetar usando a unidade modular 15 e mltiplos de 15, onde 15 a medida do bloco de 14 cm mais 1 cm de espessura das juntas. No caso da famlia 29, os blocos tm sempre 14 cm de largura. Ou seja, o comprimento dos blocos sempre mltiplo da largura, o que evita o uso dos elementos compensadores, salvo para ajuste de vos de esquadrias.

72

Figura 16: Blocos vazados de concreto, Famlia 29 Fonte: ABCP, 2008

A FAMLIA 39 (Figura 17) composta de trs elementos bsicos: o bloco B39 (39x19cm) e largura varivel, o bloco B19 (19x19 cm) e largura varivel e o bloco B54 (54x19 cm) e largura varivel. Utilizar a famlia 39 significa projetar usando a unidade modular 20 e mltiplos de 20, onde 20 a medida do bloco de 19 cm mais 1 cm de espessura das juntas. No caso da famlia 39, os blocos podem ter largura de 14 e 19 cm.

Figura 17: Blocos vazados de concreto, Famlia 39 Fonte: ABCP, 2008

Comumente as dimenses de referncia so de 15 ou 20 cm, cabendo salientar que o ideal que se tenham unidades que apresentem o comprimento como sendo o dobro de sua largura, pois desse modo a quantidade de blocos especiais na obra bastante reduzida. De qualquer forma, sem a utilizao de um

73

bloco especial para o encontro de trs paredes (T), haver pelo menos trs fiadas com junta prumo. A Figura 18 apresenta as possveis situaes de projeto com relao s famlias de blocos utilizadas e os blocos especiais necessrios.

Figura 18: Desenho dos tipos de amarraes de blocos Fonte: www.nepae.com.br

Estudos realizados por Corra & Ramalho (1989), mediante modelagem por elementos finitos, demonstram a grande influncia das amarraes entre paredes estruturais na distribuio de tenses, o que consiste num dos mecanismos essenciais do seu desempenho estrutural, tanto da capacidade portante individual dos painis, como do conjunto da edificao.

74

Na modulao de uma planta deve-se procurar, sempre que possvel, amarrar duas ou mais paredes que se encontrem. Esta amarrao garante a transmisso de aes de uma parede para outra, o que alivia uma parede muito carregada e acrescenta tenses em outra menos carregada, promovendo uniformizao de tenses. Esta uniformizao tima para a economia, pois a resistncia dos blocos de um pavimento dada pela tenso atuante na parede mais solicitada, j que no se usam blocos com resistncias diferentes em um mesmo pavimento, por razes operacionais. 3.4.2 Amarrao de Paredes A amarrao de paredes contribui na preveno do colapso progressivo, pois prov a estrutura de caminhos alternativos para transferncia de foras no caso de ocorrncia de uma runa localizada provocada por uma ao excepcional. Alm disso, a amarrao serve de contraventamento para as paredes. Segundo a ABNT (NBR-10837), item 5.4.9, a unio e solidarizao de paredes que se cruzam podem ocorrer por um dos seguintes mtodos: amarrao direta ou amarrao indireta. A amarrao direta feita atravs da prpria disposio dos blocos nas fiadas, com 50% deles penetrando alternadamente na parede interceptada, de acordo com a Figura 19.

Figura 19: Amarrao direta de paredes Fonte: Corra e Ramalho

75

No caso de unio de mais de duas paredes, a amarrao pode ser feita de duas formas: atravs da seqncia de fiadas (Figura 20) ou atravs da utilizao do bloco e meio (Figura 21). Nestas figuras optou-se por representar os blocos da modulao M15; contudo, deve-se atentar para o fato de que, na M20, o bloco de 34 aparece na seqncia de fiadas, e tambm que existe o bloco e meio de 54 para esta modulao, cujas dimenses so 14x54x19.

Figura 20: Seqncia de fiadas. Fonte: Corra e Ramalho

Figura 21: Bloco e meio (14X44X19) Fonte: Corra e Ramalho

76

3.4.3- Simetria na Modulao Ainda com relao modulao, outro item a ser destacado o uso ou no de simetria na mesma. Em geral, o que se faz em edifcios de planta simtrica modular metade do pavimento e rebat-la no outro lado, ajustando os pontos de encontro das duas partes. No caso bastante usual dos edifcios de 4 apartamentos por andar, pode-se fazer a modulao de apenas um deles e rebat-la duas vezes para obter os demais, fazendo pequenos ajustes nas regies de escada, elevadores e hall. Existem casos em que, devido s dimenses internas dos compartimentos cortados pelo eixo de simetria, sobra meio bloco justamente no meio da parede central do pavimento. Para se fazer o fechamento do painel, sem a ocorrncia de sobreposio de juntas, preciso que na elevao desta parede se utilize um dos seguintes artifcios: bloco e meio (Figura 22) - ou bloco em trnsito (Figura 23). O bloco e meio ocupar os trs ltimos espaos junto ao fechamento do painel, intercaladamente nas fiadas pares e mpares. O uso deste bloco fora da zona de encontro de paredes, nos poucos casos onde se fizer necessrio o ajuste, mantm a amarrao. Alternativamente, pode-se substituir nas fiadas pares ou mpares o bloco e meio por um bloco e um meio bloco, que se movimentar ao longo das fiadas, no permitindo a ocorrncia de mais de trs juntas a prumo consecutivas. o que se denomina, aqui, bloco em trnsito.

77

Figura 22: : Exemplo de situao de fechamento compensada com a utilizao de bloco e meio Fonte: Corra e Ramalho

Figura 23: : Exemplo de situao de fechamento compensada com a utilizao do bloco em trnsito. Fonte: Corra e Ramalho

78

importante destacar que, se o projetista optar pela perda da simetria na modulao, tal procedimento levar ocorrncia de juntas a prumo em vrios locais das paredes, mesmo que no sejam pontos de encontro das mesmas. Portanto, recomendvel, sempre que possvel, o uso da simetria, pois estas juntas impedem a transferncia de aes de uma parede para a outra. 3.4.4- Projeto Estrutural De acordo com Ramalho e Corra (2003), o principal conceito estrutural ligado utilizao da alvenaria estrutural a transmisso de aes atravs de tenses de compresso. Esse o conceito crucial a ser levado em conta quando se discute a alvenaria como processo construtivo para elaborao de estruturas. Especialmente no presente evidente que se pode admitir a existncia de tenses de trao em determinadas peas. Entretanto, essas tenses devem preferencialmente se restringir a pontos especficos da estrutura, alm de no apresentarem valores muito elevados. Em caso contrrio, se as traes ocorrerem de forma generalizada ou seus valores forem muito elevados, a estrutura pode ser at mesmo tecnicamente vivel, mas dificilmente ser economicamente adequada.
Os esforos que atuam sobre os elementos estruturais da alvenaria (paredes) devero ser obtidos por meio da anlise estrutural. Da mesma forma que ocorre com prdios estruturados em concreto ou ao, a alvenaria estrutural exige o devido projeto estrutural. Porm, a concepo do projeto em alvenaria estrutural requer dos projetistas conhecimentos e procedimentos diferentes dos tomados quando do clculo de estruturas reticuladas. Por serem processos diferentes, com filosofias distintas, o calculista no deve conceber solues com base em conhecimentos aplicveis a estas ltimas. importante que ele pense alvenaria estrutural. Humberto Santos Roman, engenheiro civil e professor titular da UFSC Universidade Federal de Santa Catarina (revista Tchne n 24, set/out 96).

79

3.5- Execues em Alvenaria Estrutural Com o surgimento da Alvenaria Estrutural, os prdios poderiam ser de no mximo 04 pavimentos, onde os mesmos no poderiam dispor de hall de entrada, salo de festas ou subsolos devido ser uma grande carga para a edificao, porm estas idias no se sustentam mais. A soluo para viabilizar a alvenaria estrutural foi simples: executar uma laje de transio de concreto no pavimento trreo, capaz de absorver as cargas das paredes portantes e distribu-las por pilares at as fundaes, ou seja, do trreo para baixo subsolos -, trata-se de uma obra normal; com a utilizao de pilares e vigas. A alvenaria estrutural sobe apenas a partir da laje do 01 pavimento. Uma das medidas de economia para viabilizar um empreendimento com mais de 04 pavimentos, empregar blocos de concreto com diversas resistncias compresso, de acordo com a faixa de andar executada, ou seja, da primeira fiada at o quinto pavimento, especifica-se blocos de 14, 12 ou 10 MPa, dependendo de quantos pavimentos ir ter o empreendimento. A resistncia dos blocos cai medida que sobem os andares, culminando com 6 MPa entre o ultimo pavimento e a cobertura. Tendo como base o condomnio estudado com 15 pavimentos (Projetos 01 e 02), o trreo foi executado com pilares e vigas, a partir do 01 pavimento comeou a utilizao da Alvenaria Estrutural utilizando blocos de 12 MPa onde o mesmo prossegue at o 05 pavimento. Do 06 ao 09 pavimento utiliza-se blocos de 10 MPa. Do 10 ao 12 pavimento, so utilizados blocos de 8 MPa e finalmente do 13 ao 15 pavimento, so utilizados blocos de 6 MPa.

82

3.5.1- Ferramentas e Equipamentos Alm das ferramentas e equipamentos utilizados usualmente na construo civil, h alguns que so especficos para o modo de construir em alvenaria estrutural, como, por exemplo, as ferramentas para assentamento de blocos: palheta, canaleta ou bisnaga, conforme mostra a Tabela 03. Recomenda-se a utilizao da colher de pedreiro para espalhar a argamassa para o assentamento dos blocos da primeira fiada, aplicar a argamassa de assentamento nas juntas transversais e para retirar o excesso de argamassa da parede aps o assentamento dos blocos. J a palheta, canaleta ou bisnaga, utilizase para distribuir os cordes de argamassa nas juntas longitudinais de assentamento dos blocos (ABCP, 2004).
Tabela 03: Ferramentas e Equipamentos utilizados em edificaes com o Sistema de Alvenaria Estrutural

Uso na execuo de Alvenaria Estrutural Ferramentas e Equipamentos Servios de Marcao


Colher de Pedreiro Palheta, Canaleta ou bisnaga Esticador de linha Fio Traador de linha Caixote para argamassa e suporte Trena de 5m e 30m Nvel laser Rgua prumo/nvel 1,20m Esquadro (60x80x100)cm Escantilho ou Rgua de Marcao Carrinho Especial - Transporte de Blocos Andaimes EPI's x
Fonte: ABCP, 2004

Servios de Elevao
x x

x x x x x x x x x

x x

x x x x

83

Quanto ao caixote para argamassa chamada usualmente de masseira e seu suporte, recomenda-se que as paredes do caixote sejam perpendiculares entre si para possibilitar o emprego das ferramentas especficas de assentamento da alvenaria (palheta e canaleta). O caixote no deve ser de material poroso que permita a perda da gua da argamassa - madeira, por exemplo perdendo assim, suas propriedades (ABCP, 2004). O mesmo autor recomenda que o suporte do caixote tenha rodas para facilitar o deslocamento dos profissionais sem a necessidade do auxlio do servente. Para obter preciso geomtrica na execuo das paredes, recomenda-se que o nvel seja laser, utilizado principalmente para nivelar com maior preciso as lajes; a rgua de prumo e nvel deve ter comprimento maior ou igual a 1,20m, utilizada para nivelar e prumar as fiadas de blocos durante o assentamento; e o esquadro deve ter medidas mnimas de 60cm x 80cm x 100cm, utilizado principalmente para medir os esquadros das peas durante a marcao da primeira fiada de blocos (ABCP, 2004).

3.6- Processo Executivo


O processo executivo est apresentado em etapas seqenciais de execuo descrevendo-se com detalhes as atividades essenciais da alvenaria estrutural. Para garantir a qualidade da construo, evitando-se perdas ou retrabalhos, apresentamse tambm os cuidados e as tcnicas adotadas durante a construo. De uma forma geral a construo com blocos estruturais obedeceu a seguinte seqncia construtiva: Marcao da Primeira Fiada; Primeira Elevao; Grauteamento da Primeira Elevao; Segunda Elevao; Forma; Grauteamento da Segunda Elevao; Armao e Instalaes; Concretagem da Laje.

84

3.6.1- Marcao da Primeira Fiada A primeira fiada (Projeto 02) de blocos a etapa que compreende o incio do ciclo, e muito importante, pois se trata da base das atividades posteriores (Figuras 24 e 25). fundamental o bom alinhamento e o esquadro das paredes, que devem dar seguimento para uma boa execuo da elevao, fazendo com que no haja desperdcios de materiais nos revestimentos internos e externos. Tambm nesta etapa foram realizados os seguintes pr-trabalhos: Limpeza do andar com remoo de poeiras e materiais soltos na laje, para melhor fixao e resistncia da base; Mapeamento da laje com nvel a laser identificando o ponto mais alto que ser tomado como referncia, para evitar problemas em vos de portas e janelas aps a elevao e execuo do contrapiso; Limpeza fina (varredura) e umedecimento ao longo do alinhamento da primeira fiada (Figura 26).

Figura 24: Marcao da primeira fiada Fonte: O autor

Figura 25: Execuo da primeira fiada Fonte: O autor

85

Figura 26: Limpeza e umedecimento no alinhamento da primeira fiada Fonte: O autor

Marcao dos eixos ortogonais (Figura 27) para proceder a locao dos

blocos das extremidades alinhando o mesmo pelo lado externo em relao ao pavimento inferior (Figura 28). Dessa forma em uma etapa futura, a fachada, poder ser executada com maior rapidez e racionalizao.

Figura 27: Colocao e fixao do eixo Fonte: O autor

Figura 28: Verificao da verticalidade externa (prumo externo) Fonte: O autor

86

Esticar uma linha de nylon entre os blocos extremos de cada vo garantindo assim o alinhamento da parede (Figuras 29 e 30).

Figura 29: Alinhamento externo Fonte: O autor

Figura 30: Alinhamento Fonte: O autor

necessrio contar com o acompanhando de um eletricista para a

marcao dos pontos eltricos para evitar a quebra de blocos estruturais e no comprometer a funcionalidade do sistema; Procurar fazer toda marcao com os mesmos funcionrios, pois com a repetio do servio no pavimento tipo minimiza-se a possibilidade de erros; Conferir a locao (Figura 31) e o esquadro (Figura 32) das paredes aps iniciar a marcao, assim como na estrutura convencional nesta etapa no pode haver erros.

Figura 31: Conferncia de locao Fonte: O autor

Figura 32: Conferncia de esquadro Fonte: O autor

88

3.6.2- Segunda Fiada Para a segunda fiada (Projeto 03), a principal preocupao de se evitar ao mximo as juntas a prumo. Ento, de acordo com Correa & Ramalho (2003) "As fiadas subseqentes so definidas de modo a se produzir a melhor concatenao possvel entre os blocos". Esta concatenao referida pelos autores seriam de um mdulo de diferena, afim da junta vertical ficar exatamente no meio do bloco superior, promovendo uma maior unicidade no conjunto. a partir desta fiada que comea de fato a elevao da alvenaria. Para as prximas fiadas, deve-se repetir a primeira fiada nos nmeros mpares e a segunda fiada nos nmeros pares, sendo que se recomenda fazer uma planta com a primeira e segunda fiada, sendo que as outras fiadas so representadas nas elevaes.

90

3.6.3- Primeira Elevao Esta etapa sobrepe o processo executado no item anterior, e deve seguir os passos compreendidos nos itens seguintes: As alvenarias devero ter juntas verticais totalmente preenchidas, como Na fiada de bloco canaleta, fundamental atentar-se para a quebra do bloco

mostra a Figura 31, para que haja transferncia de tenses de bloco para bloco; para que a armadura fique na altura especificada em projeto; Deve-se ter o cuidado na limpeza dos pontos de graute vertical e utilizar os prprios ferros para vibrao fazendo com que o graute preencha todos os vazios; No esquecer de conferir o nvel da fiada de bloco canaleta; O grauteamento encerra esta etapa de atividades, podendo ocorrer no mesmo dia da primeira elevao ou no dia posterior (Figura 33); Caso no exista amarrao por interpenetrao de blocos, dever ser utilizada tela eletrosoldada ou ferro gancho para que as alvenarias internas de vedao fiquem amarradas estrutura da torre (Figura 34); Nesta fase os blocos eltricos devero estar com as caixinhas chumbadas (Figura 35) e j devem ser assentadas no lugar correto, tambm nesta fase necessrio o acompanhamento de um eletricista.

Figura 33: Junta entre blocos Fonte: O autor

Figura 34: Canaleta grauteada Fonte: O autor

91

Figura 35: Tela eletrosoldada Fonte: O autor

Figura 36: Caixas eltricas Fonte: O autor

3.6.4- Segunda Elevao A segunda elevao (Projeto 05) a etapa posterior primeira e esta nova etapa compreende a parte da alvenaria que se inicia no peitoril das janelas. A finalizao dessa etapa ocorre no apoio da laje. Alm dos cuidados j tomados na etapa anterior, outros devero ser levados em considerao pois nessa fase estaro sendo locados os vos de portas e janela. Para a segunda elevao necessrio seguir as seguintes atividades: Segunda elevao (Figura 37), protees de periferia j colocada

Figura 37: Incio da segunda elevao Fonte: O autor

92

Nos vos das portas e das janelas so utilizados gabaritos metlicos para

garantir as medidas (Figuras 38 e 39), para que quando chegue a etapa da caixilharia seja essa uma etapa rpida e prtica, tendo como exemplo, executar todas as janelas de dormitrios com a mesma medida.

Figura 38: Gabaritos metlicos Fonte: O autor

Figura 39: Gabaritos Metlicos Fonte: O autor

Nessa etapa importante no se esquecer da verga em cima da porta da sacada e abaixo dos vos de janela que podero ser feitos com bloco canaleta; At a chegada do grauteamento da segunda etapa de bloco canaleta,

devero ser adotados os mesmos procedimentos da etapa anterior, so eles: nivelamento, preenchimento das juntas, colocao das caixas eltricas e colocao das telas eletrosoldadas. Montar a forma do beiral (Figuras 40 e 41) antes do grauteamento para ajudar

no travamento das paredes, evitando assim, que os blocos canaleta saiam do alinhamento; Foi frisado que nas formas do beiral necessrio um complemento de outra

fita de madeirite (Figura 41) para que a laje ao ser concretada no fique com

93

rebarbas, e assim evitar que na execuo da fachada no seja necessrio fazer cortes ou enchimento de argamassa.

Figura 40: Forma do beiral, vista pelo lado de fora Fonte: O autor

Figura 41: Forma do beiral, vista pelo lado de dentro Fonte: O autor

Para a montagem da laje necessrio que o escoramento esteja todo colocado, fazendo com que ele suporte o peso da laje sem que cause flexo aps a concretagem; Em seguida inicia-se o assoalhamento da laje, que a colocao das chapas

de madeirite, conforme mostra a Figura 42.

Figura 42: Forma do beiral, vista pelo lado de dentro Fonte: O autor

94

A concretagem da laje finaliza o ciclo de um pavimento, necessrio atentar para os arranques que do continuidade aos pavimentos superiores.

Figura 43: Forma pronta para ser concretada Fonte: O autor

96

3.7- Passagem das Tubulaes 3.7.1- Instalaes Eltricas, Telefone, de TV e Interfone As instalaes eltricas, de telefone, de TV e de interfone passam, em sua maioria, dentro dos vazados verticais dos blocos estruturais e pelas lajes. essencial, em termos de racionalizao construtiva, que estas instalaes no exijam o rasgamento das paredes, de acordo com FRANCO (1991). Ensaios feitos por PRASAN et al 1 apud HENDRY (1981) indicaram que cortes verticais executados em paredes estruturais tiveram pouca influncia em sua resistncia. Em outra ocasio, FISHER 2 apud HENDRY (1981), tambm ensaiando paredes estruturais, concluiu que o decrscimo de resistncia devido aos cortes verticais maior nas paredes mais esbeltas. Enquanto no h ainda um comportamento bem claro da reduo de resistncia observada nos ensaios, os resultados indicam que os cortes podem reduzir a resistncia da parede em torno de 20% ou mais (Projeto 06). Um procedimento simples e seguro descontar as partes da parede por onde passam os cortes verticais, como se faz com as aberturas para colocao de quadros de fora, observando o inconveniente de reduo de rea resistente. Recomenda-se tambm evitar os cortes horizontais e diagonais sempre, pois implicam na perda de seo transversal da parede. Na obra, os eletrodutos so lanados concomitantemente com a distribuio horizontal das lajes e com o assentamento das paredes. Nos pontos de luz ou tomadas so colocadas as caixas apropriadas, fazendo pequenos recortes nos blocos, de preferncia faceando uma junta horizontal, para facilitar o corte destes e o embutimento daquelas. As caixas e os aparelhos a serem embutidos na alvenaria devem ter medidas preferencialmente modulares, visando aperfeioar os procedimentos de assentamento e fixao. Na instalao do quadro geral, os eletrodutos devem ser centralizados em vazados contnuos, sendo que a interrupo em cada pavimento se d atravs de uma caixa modular. As caixas para quadros de distribuio e caixa de passagem devem ser projetadas com dimenses que evitem cortes nas alvenarias para sua

97

perfeita acomodao. O projetista estrutural dever ser informado das dimenses e posies dos quadros de distribuio para que detalhe o reforo necessrio, de modo que a abertura no prejudique a integridade estrutural da parede, e para que ele possa considerar a reduo de rea resistente. Aps o trmino da elevao das paredes, os fios so, ento, colocados dentro dos condutes.

99

3.7.2- Instalaes Hidro-Sanitrias O grande problema de passagem das tubulaes em alvenaria estrutural so as instalaes hidro-sanitrias, pelo fato de possurem dimetros maiores e poderem apresentar problemas de vazamento ou qualquer outro que requeira manuteno. importante salientar que eventuais necessidades de cortes para manuteno em caso de vazamento poder atingir a integridade das paredes e alterar sua funo estrutural. Portanto, o projeto das instalaes hidro-sanitrias deve prever o embutimento da forma mais racionalizada possvel, podendo empregar uma das seguintes solues para sua localizao: paredes no estruturais, shafts hidrulicos, enchimentos, sancas, forros falsos, etc. A primeira opo consiste em se definir, no projeto arquitetnico, algumas paredes como no portantes, ou seja, que no faro parte da estrutura do edifcio; paredes de vedao, cujos pesos prprios sero descarregados nas lajes que as sustentam. Nestas paredes permitida a execuo de rasgos para o embutimento das tubulaes. Geralmente so paredes pequenas, localizadas em banheiros, cozinhas ou reas de servio. O inconveniente de se executarem paredes no-estruturais a perda de racionalidade do processo, pois isto implica em duplo trabalho, desperdcio, maior consumo de material e de mo-de-obra. O tempo de execuo da obra fica comprometido, uma vez que se torna necessrio prever o encunhamento4 destas paredes s lajes, ou seja, o processo construtivo das mesmas diferente do das estruturais. Recomenda-se que a ltima fiada das paredes no-estruturais seja executada depois de prontas todas as lajes, comeando da cobertura e indo at o 1 pavimento, para que estas paredes no sirvam como apoio das lajes. Alm disso, necessrio executar o fechamento das aberturas das faces dos blocos onde ocorreram quebras para a introduo das canalizaes. Cabe aqui salientar que a presena de um elevado nmero de paredes no estruturais prejudica o sistema estrutural, sobrecarregando as demais paredes e diminuindo as possveis trajetrias de fora.

a ligao entre o topo da parede de alvenaria e a viga ou laje de concreto situam-se acima.

100

Em algumas regies, entre as paredes no estruturais existem as executadas com blocos hidrulicos, que so componentes com dimenses externas modulares iguais s do bloco estrutural, providos de uma concavidade nos trs septos transversais e de ranhuras verticais em uma das faces longitudinais (Figura 44). Estas ranhuras servem para direcionar a quebra de uma placa na face do bloco, criando assim uma canaleta vertical para o embutimento da tubulao.

Figura 44: Bloco Hidrulico Fonte: Franco (1991)

As ranhuras dos blocos hidrulicos servem tambm para identific-los, uma vez que se deve ter bastante cuidado de no misturar blocos na obra, tanto de resistncias como de funes diferentes. Uma boa opo so os shafts hidrulicos, normalmente executados junto aos boxes de banheiros e em reas de servio. Shafts so passagens deixadas nas lajes, de alto a baixo do edifcio, especialmente para a locao das prumadas primrias (Figura 45).

101

Figura 45: Shaft Hidrulico Fonte: Franco 1991

A opo de enchimento consiste em aumentar a espessura do revestimento em determinado trecho por onde passa a tubulao, que fica externa ao bloco. o caso que ocorre em situaes como a tubulao sob a pia da cozinha, onde o enchimento sob a bancada no chega a comprometer os aspectos arquitetnicos (Figura 46). As sancas so enchimentos executados entre o teto e a parede, semelhante ao anterior, por onde podem passar tubulaes horizontais (Figura 47). Juntamente com o forro falso de gesso, so opes bastante utilizadas para resolver o problema da passagem do trecho horizontal de tubulaes de grande dimetro. O rebaixamento de lajes, embora menos utilizado, constitui outra alternativa para o embutimento de instalaes hidro-sanitrias horizontais em banheiros, cozinhas e reas de servio, tambm podendo ser adotado em sacadas, varandas e outros ambientes, para proporcionar o desnvel e declividades exigveis.

102

Figura 46: Enchimento em pia de cozinha Fonte: ABCI (1990)

Figura 47: Sanca Fonte: ABCI (1990)

103

Preferencialmente recomendvel o emprego de paredes hidrulicas e do shaft hidrulico, por serem opes que propiciam maior racionalizao e independncia entre servios. Estas tambm tm a vantagem de no interferirem na estrutura da edificao, bem como facilitarem a posterior manuteno das instalaes, quando da edificao em uso. Outro motivo para o emprego dessas duas opes citadas a reduo de tempo conseguida na execuo do servio, em funo de que, tanto a parede hidrulica como o shaft hidrulico so executados em conjunto com o assentamento das demais paredes de alvenaria. A escolha da melhor soluo para a passagem das instalaes hidro-sanitrias constitui, entretanto, uma deciso de cada projeto, em funo das condicionantes e fatores intervenientes gerais de cada empreendimento. (ABCI, 1990).

Cabe aqui esclarecer a nfase dada aos detalhes das solues alternativas para a passagem das tubulaes, devido ao fato de que as paredes estruturais no devem ser seccionadas. Apesar de serem solues adequadas a qualquer sistema construtivo, no caso da alvenaria estrutural os cuidados devem ser maiores.

105

3.8- Recomendaes para o Controle Tecnolgico de Construo em Alvenaria Estrutural A obteno da qualidade especificada em projeto garantida por algumas aes de controle durante o processo de construo. Segundo Sabbatini (2003), o conjunto de todas estas aes denominado de controle tecnolgico da construo. Isto vlido para qualquer tipologia estrutural e, portanto, uma exigncia essencial na produo de edifcios em alvenaria estrutural. Os controles fundamentais para garantia do desempenho estrutural, citados em Sabbatini (2003) e de acordo com a NBR8798 (ABNT, 1985), so: a) Controle de recebimento (ou de aceitao) de materiais e componentes: blocos estruturais; concreto estrutural; graute de enchimento e argamassa de assentamento; b) Controle de aceitao da alvenaria: na terminologia da NBR8798 (ABNT, 1985) este controle denominado de controle de aceitao de componentes (item 6.1.2). c) Controle de produo (ou de processo) de paredes estruturais e da estrutura do edifcio: na terminologia da NBR8798 (ABNT, 1985) denominado de controle de produo de componentes (item 5.1.3 da norma). 3.8.1- Controle do Recebimento (ou aceitao) de Materiais e Componentes O controle de recebimento (ou de aceitao) dos blocos estruturais, concreto estrutural, graute de enchimento e da argamassa de assentamento devem ser realizados ao longo de toda a execuo da alvenaria estrutural. Sabbatini (2003) recomenda o controle dos seguintes itens: a) Blocos estruturais: deve-se realizar o controle da resistncia compresso caracterstica dos blocos de concreto e cermico, coeficiente de variao da resistncia compresso dos blocos e caractersticas dimensionais e geomtricas dos blocos, conforme normas vigentes. b) Argamassa de assentamento: deve-se realizar o controle de uniformidade de produo pela disperso dos resultados de resistncia compresso axial. Esta

106

disperso deve ser avaliada pelo coeficiente de variao (valor, em porcentagem, da diviso do desvio padro pela resistncia mdia de um conjunto de corpos-deprova). O limite superior admitido ensaio da argamassa segundo a NBR7215 (ABNT, 1996a) de CV 20%, em uma produo contnua por longos ou curtos perodos. c) Graute de enchimento: recomenda-se o controle de uniformidade de produo do graute. Este verificado indiretamente atravs dos ensaios de prismas cheios (vide controle de aceitao da alvenaria). Segundo a NBR8798 (ABNT, 1985), o parmetro de controle deve ser a resistncia compresso, obtida pelo ensaio de corpos-de-prova cilndricos. d) Concreto estrutural: o controle deve ser realizado da mesma forma de edificaes aporticadas em concreto armado. Tais procedimentos so descritos na NBR6118 (ABNT, 2003b), inclusive a definio dos lotes. 3.8.2- Controle de Produo de Paredes Estruturais e da Estrutura da Edificao Segundo a NBR8798 (ABNT, 1985), o objetivo do controle de produo avaliar uma ou mais propriedades do elemento ou componente produzido a intervir no processo de produo para manter essa(s) propriedade(s) dentro dos limites considerados satisfatrios. Este controle est intimamente ligado conformidade com as especificaes, relatada no captulo 2.5.1 do presente trabalho. As especificaes mais importantes para esta avaliao so, segundo Sabbatini (2003), o prumo, a planicidade, a posio e a perfeio geomtrica dos vos das paredes e o nivelamento dos referenciais de horizontalidade (peitoris e fiadas de apoio das lajes), pois, em conjunto, do uma medida da qualidade de execuo dos servios. Para Thomaz e Helene (2000), os controles da execuo das alvenarias estruturais devem compreender a qualidade dos componentes de alvenaria (integridade, regularidade dimensional e resistncia mecnica), controles geomtricos (posicionamento de vos, verticalidade das ombreiras, prumo e planeza das paredes, nvel, espessura e preenchimento das juntas), bitola e disposio de

107

armaduras verticais e horizontais, compacidade dos grauteamentos e preenchimento de cintas, vergas e contra-vergas, posicionamento de eletrodutos e caixas de luz, dentre outros. Os mesmos autores comentam que se deve dar especial ateno ao controle do prumo das paredes, espessura e nivelamento das fiadas. Salienta-se que nem todos os itens de controle e verificao so passveis de controles dimensionais. Nestes casos, adotar critrios de conformidade so mais difceis. A NBR8798 (ABNT, 1985) recomenda algumas tolerncias dimensionais, apresentadas na Tabela 04.

Tabela 04: Tolerncias Dimensionais

Fonte: Tabela 5 - NBR 8798 (ABNT, 1985)

Para realizar tais controles, a empresa deve ter um sistema de gesto da qualidade que defina e execute um controle de produo de paredes de alvenaria (SABBATINI, 2003).

108

3.9- Vantagens da Alvenaria Estrutural 3.9.1 Reduo no desperdcio de materiais e mo-de-obra Por ser parte integrante da estrutura, o bloco de concreto tem maior resistncia e durabilidade, o que gera um menor ndice de quebras durante a fase de execuo das paredes em relao ao tijolo furado e ao macio. Outra vantagem se deve ao fato de no de no haver necessidade do rasgamento de paredes para a passagem de tubulao eltrica e hidrulica, podendo as mesmas serem colocadas nos vazados dos blocos, colaborando para um menor ndice de gerao de entulhos e maior aproveitamento da mo-de-obra. 3.9.2 Economia de frmas Por dispensar a necessidade de pilares e vigas na edificao, a alvenaria estrutural gera economia de frmas, da mo-de-obra que seria utilizada na execuo destes elementos, ou seja, carpinteiros e ferreiros, alm de haver uma reduo considervel no consumo de concreto e ao. 3.9.3 Reduo significativa na utilizao de argamassa nos revestimentos Devido porosidade do bloco de concreto, possvel assentar o azulejo diretamente sobre a superfcie da parede, sem a necessidade da execuo de chapisco para fornecer aderncia. Da mesma forma, o revestimento das paredes das reas secas pode ser executado com a aplicao de placas de gesso diretamente sobre a superfcie do bloco, economizando argamassa e mo-de-obra. Outra soluo de cunho esttico a pintura com texturas aplicada diretamente sobre a superfcie do bloco, usualmente utilizada em habitaes de baixo custo. 3.9.4 Reduo no nmero de especialidades na obra Ao dispensar a execuo de pilares e vigas, torna-se desnecessria a presena de profissionais como carpinteiros e ferreiros no canteiro de obras. Da mesma forma, ao simplificar o projeto hidrulico passando a tubulao pelo interior das paredes, a necessidade da presena constante do encanador na execuo da edificao fica drasticamente reduzida.

109

3.9.5 Simultaneidade das etapas da construo A construo em alvenaria estrutural permite que diversas etapas da obra aconteam simultaneamente. So comuns os casos em que a fase de revestimento da edificao iniciada antes de serem concludas as elevaes das paredes nos ltimos pavimentos. 3.9.6 Conforto Trmico-Acstico As paredes de alvenaria formam boas barreiras acsticas e so bons isolantes trmicos, pois sua alta massa trmica uma vantagem que permite a criao de reas fechadas com bons nveis de controle passivo do ambiente. 3.10- Desvantagens da Alvenaria Estrutural 3.10.1 Dificuldade de adaptao da arquitetura para um novo uso Por possuir funo estrutural, as paredes da edificao no podem ser removidas, ocasionando um baixo grau de adaptabilidade para as edificaes e dificultando a sua utilizao para um novo uso (por exemplo, no caso de um prdio residencial passar a ser utilizado por escritrios, etc.). importante salientar que, atualmente, os prdios em alvenaria estrutural tm sido concebidos com o propsito de ter apenas as paredes necessrias com funo estrutural, fornecendo ao cliente opes variadas de layout para sua escolha. 3.10.2 Impossibilidade de execuo com mo-de-obra no qualificada Devido ao elevado grau de preciso exigido na execuo da alvenaria com funo estrutural, a equipe que executar as elevaes deve possuir treinamento e qualificao, o que demanda tempo e recursos financeiros. No entanto, por no permitir improvisaes no canteiro de obras, este sistema limita a funo do pedreiro como mero executor, no cabendo a este tomar decises que possam alterar o projeto.

110

3.10.3 Limitaes de projeto arquitetnico Como as paredes possuem funo estrutural, necessria a utilizao de vos relativamente pequenos no projeto arquitetnico (entre 5 e 6 m). Igualmente, no so comuns prdios em alvenaria estrutural com formas arredondadas e sacadas com balanos muito amplos. 3.10.4- Controle dos Blocos Estruturais Em virtude da grande utilizao grande de blocos estruturais com tamanhos e resistncias variadas, importante que haja um controle minucioso quanto ao seu armazenamento, a fim de que sejam agrupados de acordo com suas dimenses e resistncias, tentando evitar, desta forma, equvocos em sua utilizao, para que no venham a interferir de forma negativa na edificao.

111

Concluso Com a realizao deste trabalho foi possvel ressaltar e identificar a importncia do planejamento adequado e do controle das atividades que visando o aperfeioamento da qualidade e da produtividade na execuo da obra e nos setores envolvidos. A pesquisa mostra como resultado o carter vantajoso da Alvenaria Estrutural quando comparado a Alvenaria Convencional, haja vista que o sistema tradicional exigir um maior ndice de frmas, havendo a necessidade de aumentar as equipes de carpinteiros e ferreiros, devido a presena de vigas e pilares, o que demanda 15 dias em mdia para a execuo de uma laje com tamanho aproximado de 300 m. Com a modificao do sistema utilizado para a Alvenaria Estrutural, esta mesma laje poder ser executada em torno de 7 a 10 dias, havendo, assim, uma reduo de custos e desperdcio de material, visto que a Alvenaria Convencional gera muitos resduos. O IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis realiza atualmente um grande controle de madeiras, comprometendo, mesmo que indiretamente, o setor da construo civil. Sendo assim, as construtoras precisam criar meios de continuar seu trabalho, respeitando as normas e controles impostos pelo IBAMA, encontrando na Alvenaria Estrutural uma boa alternativa para a execuo, tendo em vista a reduo do uso da madeira de forma bem expressiva. Entretanto, apesar das inmeras vantagens existentes neste sistema, importante citar as desvantagens que tambm so encontradas, como, por exemplo, a limitao do projeto arquitetnico e eltrico, a exigncia de um controle minucioso dos blocos de concreto organizados de acordo com a resistncia -, alm da exigncia da utilizao de mo-de-obra qualificada. Desta feita, percebe-se que os aspectos negativos no afetam a relevncia da Alvenaria Estrutural, pois os percalos existentes podem ser supridos atravs do treinamento da mo-de-obra, organizao do canteiro-de-obras tendo um controle do armazenamento dos blocos de acordo com suas respectivas resistncias -, enfim, com um planejamento adequado no projeto de execuo, na seleo do material e mo-de-obra utilizada.

112

Referncias

ASSOCIAO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND: Selo de Qualidade ABCP. So Paulo, 2008. Disponvel em <http://www.abcp.org.br/downloads/cimento_hj/jornal35/images/qualidade-selo.gif>. Acesso 05 abr.2010. ASSOCIAO BRASILEIRA DA CONSTRUO INDUSTRIALIZADA (1990). Manual tcnico de alvenaria. So Paulo, ABCI / Projeto. ABCP - ASSOCIAO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto Curso de Formao de Equipes de Produo: Caderno do Aluno, 2003. 76 p. ABNT - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12721:2004 Avaliao de custos unitrios e preparo de oramento de construo para incorporao de edifcio em condomnio. ABNT - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12722:1992 Discriminao de Servios para a Construo de Edifcios. ABNT - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15812-1:2010 Alvenaria Estrutural Blocos Cermicos. Parte 1: Projetos. ABNT - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15812-2:2010 Alvenaria Estrutural Blocos Cermicos. Parte 2: Execuo e Controle de Obras. ABNT - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 8798:1985 Execuo e controle de obras em alvenaria estrutural de blocos vazados concreto. ABNT - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10837:1989 Clculo de Alvenaria Estrutural de Blocos Vazados de Concreto.

113

AGOPYAN, V. et al. Pesquisa Alternativas para a reduo de desperdcio de materiais nos canteiros de obras. Relatrio final volume 4 Resultados e anlises: ao, concreto usinado, blocos/tijolos. EPUSP/FINEP/ITCQ, 1998. PRUDNCIO JR., LUIZ ROBERTO, OLIVEIRA, ALEXADRE LIMA DE, e BEDIN, ALMEIDA, C.A. Construes em alvenaria estrutural de blocos cermicos: um breve panorama do empreendimento: aspectos do mercado, importncia do planejamento e aes para prevenir falhas freqentes. In: Alvenaria estrutural: novas tendncias tcnicas e de mercado. [S. l.]: Intercincia, 1990. ARAJO, N. M. C. 2005. Planejamento e controle de obras. Joo Pessoa: CEFET-PB, 2005. (Apostila, Curso Superior de Tecnologia em Gerncia de Obras de Edificaes). AVILA, Antonio Victorino; JUNGLES, Antonio Edsio. Gerenciamento na

Construo Civil. Chapec: Argos, 2006. 270p. AXSES, Sistema de Planejamento e Controle de Obra. Disponvel em: <http://www.axses.hpg.ig.com.br/index.html>, acessado em: maio de 2003. CARLOS AUGUSTO Alvenaria Estrutural de Blocos de Concreto. Florianpolis: Ed. Pallotti, 2002. 208 p. CARDOSO, J.G; ERDMANN, R.H. Planejamento e controle da produo na gesto de servios: O Caso do Hospital Universitrio de Florianpolis. In: XXI Encontro Nacional de Engenharia de Produo. Salvador, 2001. CIMINO, J.R. Planejamento e execuo de obra. 1 ed. So Paulo: Ed. Pini Ltda, 1987. 165p. FRANCO, L.S. O desenvolvimento de processos construtivos em alvenaria estrutural. In: III SIMPSIO DE DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUO CIVIL, 1991, Florianpolis. Anais... Florianpolis, 1991, p.125-134.

114

GALLEGOS, H. Albaileria Estructural. 2 ed,. DESA S. A. Editora. Lima, Peru, 1991. 483f. GOLDMAN, P. Introduo ao planejamento e controle de custos na construo civil brasileira: a estrutura de um setor de planejamento tcnico. 3 ed. So Paulo: Ed. Pini Ltda, 1997. 180p. GOLDMAN, P. Introduo ao planejamento e controle de custos na construo civil brasileira: a estrutura de um setor de planejamento tcnico. 3 ed. So Paulo: Ed. Pini Ltda, 1997. 180p. GOLDMAN, P. (1999). Sistema de planejamento e controle de custos na construo civil: Subsetor Edificaes. 140p. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal Fluminense, Niteri. GOLDMAN, P. (2004). Introduo ao planejamento e controle de custos na construo civil brasileira. So Paulo: Editora Pini. GROHMANN, Leandro Zampieri; Anlise do comportamento de prismas grauteados de alvenaria estrutural cermica. 2006. 160p. Dissertao (Mestrado em Construo Civil) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006. GUTSCHOW, C.A. A qualidade na construo. A formao e hierarquizao dos profissionais da construo civil: Desafio e Compromisso. In: I Simpsio Brasileiro de Gesto da Qualidade e Organizao do Trabalho I SIBRAGEQ. Recife, PE, GEQUACIL Ncleo de Gesto na Qualidade na Construo Civil, 1999, Anais... Vol.1 p. 177-184. LOGULLO, Brbara Gonalves. Influncia do graute e da taxa de armadura no comportamento da alvenaria de blocos de concreto. 192 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, 2006. agosto 2010. Disponvel em: <http://www.ppgec.feis.unesp.br/teses/2006/barbara_2006.pdf> Acesso em 26 de

115

MAFFEI, WALTER. Gerenciamento de Obras. Pelotas: SINDUSCON-PELOTAS, 2007. MANZIONE, L. Projeto e execuo de alvenaria estrutural. So Paulo: O Nome da Rosa, 2004. MATTOS, A. D. (2006). Como preparar oramentos de obras: dicas para oramentistas, estudos de caso, exemplos. So Paulo: Editora Pini. MOREIRA et al. Interveno no sistema de planejamento da produo de empresas construtoras. 1999. 89f. Relatrio (Ps-graduao em engenharia civil) Escola de Engenharia, NORIE Ncleo Orientado para a Inovao da Edificao. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (POA). NOCERA, R. J. Planejamento e Controle de Obras: na prtica: com o Microsoft Project 98. So Paulo, Ed. Tcnica de Engenharia, 2000. OLIVEIRA J.V. Recomendaes para projetos de edifcios de alvenaria estrutural. 1992.263f. Dissertao (Mestrado) Escola de Engenharia de So Carlos, USP, So Carlos, 1992. PARTICELLI, IRVANDO LUS. Gerenciamento de Projetos. So Paulo:PGASUS SOLUES, 2002. RAMALHO, MARCIO A. e CORRA, MRCIO R. S. Projeto de Edifcios de Alvenaria Estrutural, So Paulo: Ed. Pini, 2003. 174 p. ROCHA, Silvrio. Paredes Estruturais. Revista Tchne, set/out. 1996. n 24, p. 2224. ROMAN, Humberto R.; MUTTI, Cristiane do N.; ARAJO, Hrcules N. de. Construindo em Alvenaria Estrutural. Florinpolis: Editora da UFSC, 1999. SABBATINI, F.H. Desenvolvimento de mtodos, processos e sistemas construtivos: formulao e aplicao de uma metodologia. 1989. 336f. Tese (Doutorado) Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1989.

116

SANTOS, A.P.L; MENDES, R. Planejando um conjunto de 77 residncias utilizando a linha de balanceamento e last planner. In: II Simpsio Brasileiro de Gesto da Qualidade e Organizao do trabalho no Ambiente Construdo II SIBRAGEQ. Fortaleza, 04 06 set. 2001. ANTAC Associao Nacional de Tecnologia do Ambiente Construdo. Anais em CD-ROM, Fortaleza, UFC, 2001. SANTOS, D. G. (2007). Notas de aula. So Cristovo: UFS. SAURIN, T.A., Segurana e Proteo: um modelo para o planejamento e controle integrado, Porto Alegre: Tese de Doutorado em Engenharia de Produo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002. SCARDOELLI, L. S., SOUZA E SILVA, M. F., FORMOSO, C. T., HEINECK, L. F. M. Melhorias de qualidade e produtividade: iniciativas das empresas de construo. Porto Alegre: Programa da Qualidade e Produtividade na Construo Civil, Srie SEBRAE Construo Civil. Manual 2, 1994, 288p. SOUZA, ROBERTO DE et al. Qualidade na aquisio de materiais e execuo de obras. So Paulo: PINI, 1996. THOMAZ, ERCIO. Tecnologia, gerenciamento e qualidade na construo. So Paulo: PINI, 2001. VARALLA, R. Planejamento e controle de obras. So Paulo: O Nome da Rosa, 2003. VIEIRA NETTO, ANTNIO. Como gerenciar construes. So Paulo: PINI, 1988.

You might also like