You are on page 1of 5

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO NORTE RS

Dados do Projeto de Pesquisa e do Proponente


Ttulo do Projeto: Aplicao do ndice de Qualidade da gua em um crrego no municpio de Barra Funda - RS

Acadmico: Orientador: Co-orientador: Data:

Claudia Regina Pazini Bruno Segalla Pizzolatti

Palavras Chave: ndice de Qualidade da gua,

Frederico Westphalen, julho de 2013.

1. Caracterizao e Justificativa O uso de indicadores de qualidade de gua consiste no emprego de variveis que se correlacionam com as alteraes ocorridas na microbacia, sejam estas de origens antrpicas ou naturais (Toledo & Nicolella, 2002). O termo qualidade da gua refere-se a certo grau de pureza, a certo padro aceitvel para consumo, prximo do estado em que se encontra na natureza, antes do contato com a atividade humana. Esse grau de pureza ou qualidade desejvel depende do uso a que se destina a gua como pesca, turismo, consumo domstico, uso industrial, gerao de energia eltrica, irrigao, etc. Mesmo tomando o uso potvel como o mais importante, h variaes de tolerncia s impurezas, dependendo do sistema de tratamento de gua em foco face legislao vigente (MARQUES, 2002). A avaliao da qualidade da gua o processo global de verificao da natureza fsica, qumica e biolgica da gua, em relao qualidade natural (de referncia), efeitos das aes dos humanos e usos esperados. Procura-se assim detectar e explicar as tendncias e o estabelecimento da relao de causa-efeito (MARQUES, 2002). O objetivo de um ndice de Qualidade das guas (IQA) comunicar a qualidade de um determinado corpo hdrico aos atores institucionais de uma bacia hidrogrfica, sejam eles a populao, as prefeituras, os rgos de controle ambiental, os comits das bacias hidrogrficas, as organizaes no governamentais, entre outros (Silva & Jardins, 2006). O IQA composto por nove parmetros (slidos totais, turbidez, temperatura, fosfato, nitrato, DBO, pH, coliformes termotolerantes e oxignio dissolvido), com seus respectivos pesos (w), que foram fixados em funo da sua importncia para a conformao global da qualidade da gua (ANA). Nesta conjuntura que o ndice de Qualidade da gua ser aplicado em um afluente do Rio Agusso que desagua Rio da Vrzea, chamado de Sanga da Fonte em Barra Funda RS, que faz parte da Bacia Hidrogrfica do Rio da Vrzea, ao norte do estado do Rio Grande do Sul. Este projeto apresentar, por meio do IQA, a real situao deste corpo hdrico para a populao e poder pblico e se atestado a necessidade, sero elencadas propostas de recuperao da rea.

2. Objetivos e Metas 2.1. OBJETIVO GERAL DO PROJETO:

Determinar o grau da qualidade da gua do crrego Sanga da Fonte e por meio desta determinao esclarecer quais so os reais agravantes que esto acarretando esta situao ao longo de todo o curso. 2.2. METAS TCNICO-CIENTFICAS ESPECFICAS DO PROJETO: Dentre as principais metas tcnico-cientificas tem-se: Avaliar a qualidade da gua do crrego atravs dos parmetros determinados pelo IQA; Em relao s metas especficas:

Identificar possveis despejos de substancias prejudiciais biota aqutica especfica;


Identificar os possveis despejos pontuais e difusos existentes.

3. Metodologia e Estratgia de Ao 3.1 Localizao da rea de estudo Barra Funda localiza-se no interior do estado do Rio Grande do Sul situada no mdio Alto Uruguai do estado, interior gacho. Pertence a mesorregio Noroeste Riograndense e microrregio de Carazinho, na Regio Hidrogrfica do Rio Uruguai e na Bacia Hidrogrfica do Rio da Vrzea, seu rio principal o Rio da Vrzea que possui cinco afluentes no municpio o Rio Agusso, Sanga Carijo, Sanga Ervalzinho, Sanga Encantado e a Sanga da Fonte. O ndice de Qualidade da gua ser aplicado no afluente Sanga da Fonte. (ver detalhes sobre afluente VAZO, COMPRIMETO, CARACTERSTICAS) 3.2 Coletas e analises dos dados coletados 3.2.1 Coleta de amostras Os pontos de coleta de gua sero selecionados ao longo da Sanga da Fonte compreendendo desde a rea rural at a rea urbana do municpio, sero seis pontos que sero escolhidos aps caracterizao in locu de todo este percurso.

3.2.1 Anlises dos Parmetros e Aplicao do IQA Aps levantamento dos pontos de coleta ser empregado o ndice de Qualidade da gua (IQA) com o intuito de analisar os parmetros que compem este ndice para determinar as condies da gua neste crrego. As amostras sero avaliadas entre os meses de agosto e outubro de 2013 e sero coletadas quinzenalmente. Sero analisados os nove parmetros que caracterizam o ndice de Qualidade da gua (IQA) para cada ponto onde as amostras so coletadas. (CITAR CADA PARAMETRO E A FORMA QUE SER ANALISADO). 4. Resultados e Impactos Esperados 4.1 Indicadores de resultados ao final do projeto:
Comprovar a importncia do estudo para a preservao e recuperao do crrego; Obter as concentraes dos poluentes e realizar o monitoramento dos mesmos atravs dos parmetros pertencentes ao IQA; Obter o comportamento dos parmetros que sero analisados ao longo do crrego; Obter o comportamento espacial dos possveis contaminantes na rea em que o estudo ser realizado, sendo fundamentais nas determinaes; Produzir trabalhos cientficos para expandir os conhecimentos adquiridos.

4.2 Repercusso e/ou impactos dos resultados: Apresentar os resultados da aplicao do IQA, relacionando os estes com as cores de avaliao de qualidade da gua ao longo de todo o curso, facilitando assim o entendimento para a populao. Apresentao dos resultados do estudo ao poder pblico e comunidade, promovendo assim um debate com ambos em relao s providncias a serem tomadas no caso de degradao ambiental. 5. Riscos e Dificuldades

A dificuldade presente a distncia do local de estudo, cerca de 90 km de Frederico Westphalen e pode vir a influenciar nos resultados de anlises (no caso das anlises que necessitam ou serem feitas no local ou em curto espao de tempo aps a coleta). Possvel interferncia nos resultados em relao as variveis climticas durante o perodo de coleta das amostras.

6. Melhores prticas do grupo no tema ou rea proposta (mximo de 1 pgina) Informe as principais realizaes, competncias, realizaes e experincias do pesquisador/grupo no tema ou rea propostos nos ltimos cinco anos.

7. Oramento e cronograma 7.1 Cronograma de Atividades 04/2013 05/2013 06/2013 07/2013 08/2013 09/2013 10/2013 11/2013 12/2013 Reviso Bibliogrfica Elaborao do PTCC Coleta das Amostras Anlises das Amostras Levantamento dos Resultados Elaborao do TCC Defesa do TCC 7.2 Oramento 8. Referncias Bibliogrficas

You might also like