You are on page 1of 7

Universidade Federal da Bahia Instituto de Fsica Departamento de Fsica do Estado Slido

Disciplina: Fsica Geral e Experimental III Prtica Professor: Marcus Bity

Linhas Equipotenciais

Alunos: Bruna Oliviera Cunha; Tamyres

I - Objetivo

Fazer um mapeamento das famlias de linhas equipotnciais e das de fora de um campo eltrico, atravs da simulao do caso eletrosttico, utilizando para tal uma das trs diferentes configuraes de cargas e de sinais opostos. Configurao 1. Dois condutores cilndricos iguais. Configurao 2. Uma barra de 5cm e um condutor cilndrico. Configurao 3. Um barra de 40cm e um condutor cilndrico.

II - Parte terica

Introduo Se trouxermos (para um espao livre de qualquer influncia eltrica) uma carga eltrica, toda regio em sua volta ficar perturbada pelo que passou a se chamar campo eltrico. Mas como detectar a sua presena, se a perturbao provocada no pode ser percebida nem pelos olhos nem pelo tato? Recorremos ento a uma outra carga para fazer surgir uma fora de atrao (como no caso desse experimento) ou repulso e essa fora invisvel que denuncia a existncia do campo eltrico. Para que possamos dar um tratamento matemtico as propriedades observadas do campo eltrico, imaginaremos um carga eltrica Q que modifica as propriedades eltrica de uma certa regio (o campo eltrico). Num ponto qualquer da regio que envolve Q, uma outra carga eltrica muito pequena (carga de teste ou prova) que ser, por convenincia, positiva. Essa segunda carga sofrer a ao de uma fora F. Por definio, o vetor campo eltrico no ponto onde colocamos a carga teste ser: campo

F E q

onde q a carga da eltrico no ponto onde

prova, a fora que atua sobre ela, e se encontra a carga da prova.

vetor

Conceitos Fsicos Lei de Coulomb. A lei de Coulomb da relao quantitativa entre a fora eletrosttica e as cargas eltricas. A fora F entre as cargas Q e Q' varia diretamente com o valor de cada carga e inversamente com o quadrado da distncia entre elas, em smbolos:

Q Q' 2 Ao segundo membro acima acrescentaremos um coeficiente k, e ento, d Q Q' F k 2 d F

Direo de um campo eltrico Assim como representamos graficamente o campo gravitacional atravs de linhas de fora gravitacionais, podemos tambm faz-lo com o campo eltrico, ou seja, podemos representar graficamente o campo eltrico numa regio atravs de linhas de fora. Um linha de fora de um campo eltrico uma linha traada de tal modo que a tangente a ela em qualquer ponto indique a direo do campo eltrico naquele campo.

Potencial, superfcie equipotencial Uma superfcie escolhida de modo a que todos os pontos tenha o mesmo potencial chamada superfcie equipotencial. Uma linha de tal superfcie conhecida como linha equipotencial. Superfcies equipotenciais so sempre perpendiculares s linhas de fora. Nesse experimento temos linhas de fora que partem radialmente do eletrodo de carga positivo e que entram radialmente no eletrodo de carga negativa. Trata-se de um dipolo eltrico.

Superfcies condutoras Se as cargas tm liberdade para se deslocar num certo meio, este meio chamado meio condutor de eletricidade ou simplesmente condutor. Num meio condutor hmico, o fluxo eltrico por segundo corrente eltrica proporcional a diferena de potencial V: I = G.V, onde G a condutncia eltrica do meio. A resistncia eltrica definida como R = 1 / G. Portanto, podemos ter a seguinte relao: V = R . I Quando uma diferena de potencial V mantida entre pontos de uma superfcie condutora, que foi o caso desse experimento, h uma corrente eltrica de um lugar de potencial mais alto para outro de potencial mais baixo. As linhas de corrente, so os caminhos seguidos pelas cargas eltrica. Estas linhas so perpendiculares s superfcies equipotenciais. Todas as linhas de corrente tm exatamente a mesma configurao que as linhas de fora em um campo eletrosttico. Isto devido ao fato de que sua configurao no alterada quando a corrente reduzida; quer dizer, os portadores de cargas no meio considerado continuam seguindo os mesmos caminhos, mas em nmero menor por segundo. Se a corrente fosse reduzida a zero pelo aumento da resistncia do meio, as linhas de corrente se tornariam linhas de campo. As linhas equipotenciais permaneceriam imutveis durante o processo. III - Teoria da medida

Galvanmetro Utilizamos nesse experimento o galvanmetro para detectar o zero, ou seja, a inexistncia de corrente em determinado ponto. Com relao ao voltmetro, e at o ampermetro, o galvanmetro leva vantagem nos itens sensibilidade e escala de graduao. Por ser um instrumento frgil, foi colocado uma resistncia R em srie com o mesmo, reduzindo, portanto, um pouco sua sensibilidade, mas no o suficiente para comprometer o experimento. O zero da sua escala est situado no centro, j que a corrente pode passar nos dois sentidos.

Lquido condutor em cuba de vidro O problema foi limitado em duas dimenses. O meio condutor uma soluo de sulfato de cobre (CuSO4) sendo a conduo devida ao deslocamento de portadores de cargas positivas (ons Cu ++) e portadores de cargas negativas (ons SO4-). Os eletrodos so placas metlicas e esto ligados a fonte de tenso de modo a estabelecer a diferena de potencial. Existe uma folha de papel milimetrada que servir de referncia para as medidas.

IV - Parte Experimental

Lista de material nvel; cuba de madeira e vidro com papel milimetrado na superfcie inferior; pilha de telefone (duas); eletrodos cilndricos; barras de metal 5 e 40 cm; sonda mvel; sonda fixa com resistncia para proteger o galvanmetro; lquido condutor sulfato de cobre; galvanmetro de zero central; placa de ligao; chave liga-desliga; folhas de papel milimetradas (3); fios.

O cuidado com a horizontalidade do fundo da cuba foi necessrio para se garantir uma resistividade constante da soluo. Antes de iniciarmos as medidas, nos certificamos de estabelecer essa horizontalidade atravs de pequenos ajustes na cuba feitos com o auxlio de um nvel. Medidas IV.1 Mapeamento As polaridade dos eltrodos foram anotadas. Fizemos os registros de diversos pontos em papel milimetrado, de acordo com as configuraes descritas a seguir. IV.2 Configurao 1 Foram utilizados dois eletrodos cilndricos no primeiro trabalho, e posteriormente acrescentada um placa quadrada metlica para segundo trabalho. No primeiro trabalho colocamos em pontos fixos um sonda e determinamos a famlia de linhas equipotenciais. No segundo, um placa metlica de 10 cm de comprimento foi colocada na soluo e ento outra vez procuramos determinar as linha equipotenciais.

IV. 3 Configurao 2 Um dos eletrodos foi substitudo por por uma placa de metal, a mesma da configurao 1. Determinamos a famlia de linhas equipotenciais de acordo com cada ponto fixo estabelecido. IV. 4 Configurao 3 Dos vrios modelos eletrostticos clssicos, ficamos com o da fig. 8 do relatrio. Outra vez, foram determinadas as linhas equipotenciais de acordo com os pontos fixos estabelecidos.

V - Relatrio

1. O que medido ao se mergulhar a ponta de prova (sonda mvel) na soluo? medida a diferena de potencial entre a ponta mvel e a ponta fixa. Existem medidas onde os dois pontos, a (sonda mvel) e b (sonda fixa), possuem o mesmo potencial, isto , V = 0; portanto, no haver corrente circulando pelo galvanmetro isso ocorrer justamente quando os pontos estiverem situados numa mesma linha equipotencial.

2. Para as configuraes, trace as linhas equipotenciais e algumas linhas de corrente no esquecendo os sentidos das mesmas. Vide grfico anexo.

3. Identifique a polaridade dos eletrodos da sua configurao. Vide grfico anexo.

4. Podem duas superfcies equipotenciais diferentes interceptarem-se? Superfcies equipotenciais so sempre perpendiculares as linhas de fora, e isso est de acordo com a definio do trabalho da fora eletrosttica produto escalar da fora pelo deslocamento. Caso as superfcies se interceptassem no teramos essa perpendicularidade. E essa teoria ns pudemos constatar experimentalmente atravs dos grficos encontrados. 5. Assumindo que a resistividade da soluo de sulfato de cobre muito superior resistividade do metal dos eletrodos, explique tambm por que os eletrodos podem ser considerados como sendo equipotenciais. 6. Tente analisar o que aconteceria no resultado do experimento se o fundo da cuba no fosse horizontal. Antes de jogarmos a soluo na cuba, utilizando um nvel, fizemos os ajustes necessrios para que ela ficasse na horizontal; do contrrio, isto , um pequeno desnvel na cuba, acarretaria uma variao da rea da seo transversal da soluo, comprometendo os resultados, alterando enfim, as linhas equipotenciais. 7. Explique por que uma variao da profundidade da cuba resistiva anloga a uma variao de dieltrico no caso eletrosttico equivalente. Considerando a profundidade da cuba resistiva um dieltrico, as sondas funcionariam como se fossem armaduras de um capacitor; e, portanto, ao variarmos a profundidade (dieltrico) estaramos variando a capacitncia, sendo mantida a ddp deste capacitor. 8. Explique por que a obrigatoriamente pela sonda fixa. equipotencial determinada pela sonda mvel deve passar

9. A configurao estudada no experimento corresponde a um problema em duas dimenses. Imagine uma modificao do experimento que permita simular problemas eletrostticos em trs dimenses. Aumentando a profundidade da cuba o bastante para que os eletrodos ficassem submersos e situados na regio central desta nova configurao passaramos a encontrar superfcies equipotenciais, pois o campa eltrico se propagaria pelo espao, no mais pelo plano. 10. Explique por que se duas linhas equipotenciais se interceptam elas pertencem, obrigatoriamente mesma superfcie equipotencial. J explicamos o motivo pelo qual duas superfcies equipotenciais no se interceptam, ento

fcil concluir que quando duas linhas se interceptam elas pertencero a mesma superfcie equipotencial; caso contrrio, isto , caso duas linhas se interceptassem e pertencessem a superfcies diferentes, essas superfcies tambm se interceptariam, contrariando a afirmao j citada. Num campo eltrico situado no espao, existem vrias linhas equipotenciais cruzando uma com as outras, mas todas elas pertencentes a mesma superfcie equipotencial.

11. Simetria das linhas equipotenciais e de corrente. Os pontos encontrados no fez perceber uma clara simetria dessas linhas (equipotencial e corrente) em relao a um determinado eixo. Inclusive essa simetria ajudou no esboo das linhas.

12. Configurao das equipotenciais perto dos condutores. Observamos que as linhas equipotenciais ao se aproximarem dos eletrodos tendem a envolvlos.

13. Linhas de corrente perto dos eletrodos. Elas so radias em relao aos eletrodos e perpendiculares em relao s linhas equipotenciais. 14. Focalizao das linhas de corrente pela placa. 15. Regies de campo mais intenso. So aquelas regies situadas prximas aos eletrodos, aonde a densidade de linha de campo eltrico maior do que em regies mais distantes. 15. Efeito de pontas. Nas pontas a concentrao de linhas de fora maior, por isso, o campo eltrico mais intenso. 16. Analogia com o caso eletrosttico correspondente. 17. Estudo dos erros experimentais. Os fatores que podem ter provocado erros so: nivelamento da cuba; leitura no galvanmetro; sujeira na superfcie da cuba ou na prpria soluo condutora; leituras das coordenadas dos pontos encontrados; descuido no manuseio da sonda mvel, variando no ngulo formado com a superfcie da cuba; deslocamentos da sonda fixa ou dos eletrodos.

You might also like