You are on page 1of 3

Luis Vaz de Cames (1524 1580) Cames: cantor de uma poca e de um povo Luz Vaz de Cames considerado um dos

os maiores poetas da lngua portuguesa. Em sua vasta obra, imortalizou as glrias de seu povo, registrou de modo sublime os sofrimentos amorosos, indagou sobre as inconstncias do amor e incertezas da vida. Soneto Transforma-se o amador na [cousa amada, Por virtude do muito imaginar; No tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada. Se nela est minha alma [ transformada, Que mais deseja o corpo de [ alcanar? Em si somente pode descansar, Pois consigo tal alma est liada. Mas esta linda e pura semideia, Que, como o acidente em seu sujeito, Assim com a minha alma se conforma, Est no pensamento como ideia; E o vivo e puro amor de que sou feito, Como a matria simples busca [a forma.

Os lusadas: reinveno pica da Histria de Portugal Os lusadas so uma epopeia de imitao, porque seguem o modelo estabelecido, na Antiguidade, pelos poemas homricos. Quando Cames publicou sua epopeia, cumpriu a funo de relembrar a grandiosidade portuguesa, j em decadncia naquele momento. Como homem de seu tempo, Cames faz em Os lusadas uma crtica explcita cobia e tirania no episdio do Velho do Restelo (Canto IV). O velho, ao protestar contra as grandes navegaes no momento da partida da esquadra de Vasco da Gama, deixa claro que povo quem navega e morre, enquanto o rei e a burguesia dividem entre si os lucros. A estrutura de Os lusadas A estrutura: dividido em dez Cantos que apresentam, no total, 1.102 estrofes organizadas em oitava rima (ABABABCC) tambm conhecida como oitava real e que perfazem 8.816 versos, todos decasslabos. O tema: cantar a glria do povo navegador portugus e a memria dos reis que foram dilatando a F, o Imprio. O heri: o navegador Vasco da Gama. A leitura do poema, porm, revela tambm o carter herico do povo lusitano (portugus).
Lrica camoniana Considerada como excelncia potica do sculo XVI, a lrica camoniana concilia a tradio lrica medieval portuguesae a tradio moderna da lrica italiana. Os textos provenientes dessa orientao potica de Cames so identificados como integrantes da medida velha (inspirada na lrica medieval) e da medida nova (inspirada no humanismo e no Renascimento italiano). Continuadora da poesia palaciana, a medida velha apresenta versos em redondilhas maior e menor. Conforme a medida nova italiana, o verso camoniano utilizado o decasslabo. Destacam-se os sonetos. Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer; um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; nunca contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder; querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos coraes humanos amizade, Se to contrrio a si o mesmo Amor?

(LUS DE CAMES)

O desconcerto do mundo Cames estabelece espcie de lrica filosfica, nomeada pela crtica como desconcerto do mundo. Atualssima, tal orientao potica expressa aordem do mundo em oposio realizao do ser que nele habita. Ao desconcerto do mundo Os bons vi sempre passar No mundo graves tormentos; E para mais me espantar, Os maus vi sempre nadar E mar de contentamentos. Cuidando alcanar assim O bem to mal ordenado, Fui mal, mas fui castigado. Assim que s para mim Anda o mundo concertado. (LUS DE CAMES)

You might also like