You are on page 1of 15

Teorias do Espao

A A

ESPAOS LITERRIOS E SUAS EXPANSES


Luis Alberto Brando
UFMG

RESUMO
Este trabalho define os principais modos segundo os quais a categoria espao tem sido utilizada em anlises literrias. Estes modos so: representao do espao; espao como estruturao textual; espao como focalizao; espao da linguagem. Tambm aborda algumas tentativas de expandir o conceito de espao e discute possveis conseqncias para os Estudos Literrios.

PALAVRAS-CHAVE
Espao. Espao literrio. Literatura. Teoria da Literatura.

termo espao possui relevncia terica em vrias reas de conhecimento. Constata-se a vocao transdisciplinar da categoria tanto em estudos que articulam distintas reas como Geografia, Teoria da Arte, Fsica, Filosofia, Teoria da Literatura, Urbanismo, Semitica quanto naqueles que necessitam delimitar o grau de adequao, para determinada rea de conhecimento, de sentidos pressupostos em outras reas. Devese enfatizar que a feio transdisciplinar do conceito de espao fonte no somente de uma abertura crtica estimulante, j que articulatria, agregadora, mas tambm de uma srie de dificuldades devidas inexistncia de um significado unvoco, e ao fato de que o conceito assume funes bastante diversas em cada contexto terico especfico. Tal multifuncionalidade tambm se demonstra na posio varivel ocupada pela categoria espao no mbito da Teoria da Literatura. Segundo um prisma abrangente, observa-se que as oscilaes dos significados vinculados ao termo so tributrias das distintas orientaes epistemolgicas que conformam as tendncias crticas voltadas para a anlise do objeto literrio, orientaes que se traduzem na definio dos objetos de estudo, nas metodologias de abordagem e nos objetivos das investigaes. Assim, as correntes formalistas e estruturalistas tendem a no considerar relevante a atribuio de um valor emprico, mimtico, noo de espao como categoria literria; e a defender a existncia de uma espacialidade da prpria linguagem. Na direo oposta, as correntes sociolgicas ou culturalistas interessam-se justamente por adotar o espao como categoria de representao, como contedo social portanto reconhecvel extratextualmente que se projeta no texto.1 Cabe ressaltar, pois, que h, no escopo da Teoria da Literatura, diferentes concepes de espao, as quais nem sempre revelam,

1 Para o panorama, por ns proposto, da relao entre espao e algumas correntes da Teoria da Literatura, ver BRANDO. Breve histria do espao na Teoria da Literatura.

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2007

- jan.-jun. - v. 15 - A L E T R I A

207

explcita e contrastivamente, suas idiossincrasias, mesmo em casos em que estas geram perspectivas tericas conflituosas ou incompatveis. O presente trabalho2 um primeiro esforo de sistematizao das principais formas segundo as quais a categoria espao tem sido utilizada em anlises literrias. Alm disso, busca-se uma avaliao inicial da produtividade terica da noo de espao, em especial no campo das Humanidades. Isso corresponde a indagar em que medida tm sido eficazes, teoricamente, tentativas de expandir o conceito de espao; e a questionar quais so as conseqncias, quanto aos desdobramentos cabveis aos Estudos Literrios, de tais tentativas.

1. E SP AOS SPAOS

LITERRIOS

Em uma sistematizao preliminar, possvel definir quatro modos de abordagem do espao na literatura, tendo-se como escopo os Estudos Literrios ocidentais do sculo XX. So eles: representao do espao; espao como forma de estruturao textual; espao como focalizao; espao da linguagem.
1.1 R EPRESENT AO EPRESENTAO

AO D O ESP ESPAO

O primeiro modo, provavelmente o mais recorrente, o que se interessa pela representao do espao no texto literrio.3 Nesse tipo de abordagem, com freqncia nem se chega a indagar o que espao, pois este dado como categoria existente no universo extratextual. Isso ocorre sobretudo nas tendncias naturalizantes, as quais atribuem ao espao caractersticas fsicas, concretas (aqui se entende espao como cenrio, ou seja, lugares de pertencimento e/ou trnsito dos sujeitos ficcionais e recurso de contextualizao da ao). Mas h tambm os significados tidos como translatos: o espao social tomado como sinnimo de conjuntura histrica, econmica, cultural e ideolgica, noes compreendidas segundo balizas mais ou menos deterministas; j o espao psicolgico abarca as atmosferas, ou seja, projees, sobre o entorno, de sensaes, expectativas, vontades, afetos de personagens e narradores, segundo linhagens variadas de abordagem da subjetividade, entre as quais so bastante comuns a psicanaltica e a existencialista. Nos Estudos Literrios contemporneos, a vertente mais difundida dessa tendncia , possivelmente, a que aborda a representao do espao urbano no texto literrio.4 Outra vertente bastante significativa a que, com maior ou menor afinidade com os Estudos Culturais, utiliza um lxico espacial que inclui termos como margem, territrio, rede,
Este trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa Conceitos de espao literrio, desenvolvido com o apoio de bolsa de produtividade do CNPq. 3 No Dicionrio de termos da narrativa, l-se que a representao do espao questo dominante numa reflexo de ndole narratolgica. Em: REIS; LOPES. Dicionrio de termos da narrativa, p. 206. 4 Cf. PECHMAN. Cidades estreitamente vigiadas; GOMES. Todas as cidades, a cidade; LOBO; FARIA (Org.). A potica das cidades; PESAVENTO. O imaginrio da cidade; LIMA; FERNANDES (Org.). O imaginrio da cidade. Em geral, tais abordagens tm como base terica privilegiada a obra de Walter Benjamin (ver, sobretudo, BENJAMIN. The arcades project; BENJAMIN. Charles Baudelaire; BOLLE. Fisiognomia da metrpole moderna; SARLO. Paisagens imaginrias; ROUANET. A razo nmade) e, em escala mais reduzida, a de Angel Rama (RAMA. La ciudad letrada).
2

208

A L E T R I A - v. 15 - jan.-jun. -

2007

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

fronteira, passagem, cartografia,5 buscando compreender os vrios tipos de espaos representados no texto literrio em funo do fato de se vincularem a identidades sociais especficas. No mbito da representao se encontram algumas das chaves analticas mais freqentes em estudos crticos, quais sejam: o debate sobre as funes, os tipos e efeitos gerados por procedimentos descritivos em contraposio a procedimentos narrativos (a questo espacial tende a ser vista, predominantemente, como um problema relativo descrio);6 o reconhecimento de polaridades espaciais e a anlise de seu uso, tomando-se o espao como conjunto de manifestaes de pares como alto/baixo, aberto/fechado, dentro/fora, vertical/ horizontal, direita/esquerda; 7 e o estudo, em motivos considerados intrinsecamente espaciais, de valores que se confundem com o prprio espao, definindo-o; valores cuja ressonncia simblica, por vezes essencializada em arqutipos, julga-se relevante.8

1.2 E STRUTURAO

ACIAL ESP PACIAL

O segundo modo de ocorrncia do espao na literatura concerne a procedimentos formais, ou de estruturao textual. Mais especificamente, tende-se a considerar de feio espacial todos os recursos que produzem o efeito de simultaneidade. A vigncia da noo de espacialidade vincula-se, nesse contexto, suspenso ou retirada da primazia de noes associadas temporalidade, sobretudo as referentes natureza consecutiva (e tida, por isso, como contnua, linear, progressiva) da linguagem verbal. Dois estudos clssicos sobre a relao entre espao e literatura adotam tal premissa. No artigo Spatial form in modern literature, Joseph Frank aps debate com a obra de Lessing, a qual responsvel por consolidar a distino entre artes espaciais e artes temporais9 afirma:
A forma esttica na poesia moderna baseia-se, pois, numa lgica espacial que requer a completa reorientao na atitude do leitor com relao linguagem. J que a referncia primeira de qualquer grupo de palavras a algo interno ao prprio poema, a linguagem na poesia moderna realmente reflexiva. A relao do sentido completada somente pela percepo simultnea, no espao, de grupos de palavras que no possuem nenhuma relao compreensvel entre si quando lidos consecutivamente no tempo.10 Cf. JOHNSON et al. O que , afinal, Estudos Culturais?; BHABHA. The location of culture; HALL. A identidade cultural na ps-modernidade; SAID. Cultura e imperialismo; PEREIRA; REIS (Org.). Literatura e Estudos Culturais; ABDALA Jr. Fronteiras mltiplas, identidades plurais; HALL. Da dispora; SAID. Orientalismo; BITTENCOURT et al. (Org.). Geografias literrias e culturais; MATTELART; NEVEU. Introduo aos Estudos Culturais. 6 Importante obra para o debate sobre a relao entre narrao e descrio no texto literrio a de LUKCS. Narrar ou descrever? 7 Levantamento bibliogrfico sobre o uso, no mbito dos Estudos Literrios, de tais noes espaciais encontra-se em ZUBIAURRE. Hacia una metodologa del espacio narrativo. 8 A obra capital, aqui, indubitavelmente a de BACHELARD. A potica do espao. 9 Cf. LESSING. Laocoonte. 10 FRANK. The idea of spatial form, p. 15. Aesthetic form in modern poetry, then, is based on a spacelogic that demands a complete reorientation in the readers attitude towards language. Since the primary reference of any word-group is to something inside the poem itself, language in modern poetry is really reflexive. The meaning-relashionship is completed only by the simultaneous perception in space of word-groups that have no comprehensible relation to each other when read consecutively in time.
5

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2007

- jan.-jun. - v. 15 - A L E T R I A

209

Frank procura demonstrar, na anlise das obras de Flaubert, Joyce, Proust e Djuna Barnes, que esse mesmo princpio pode atuar no romance, para ento postular que os escritores modernos pretendem, de maneira ideal, que o leitor apreenda suas obras espacialmente, num lapso de tempo, mais do que como uma seqncia.11 Georges Poulet, em O espao proustiano, prope que a obra de Marcel Proust seja lida, na contramo da tendncia bergsonista, como srie de quadros que se justapem:
Tal como os quadros de um mesmo pintor exibidos nas paredes de diferentes museus da Europa, h toda uma srie de locais proustianos que parece proclamar o seu pertencimento a um mesmo universo. Mas esses locais ou quadros esto separados por grandes distncias neutras, de modo que o primeiro aspecto sugerido pela obra de Proust o de um conjunto bastante incompleto, onde o nmero de vestgios que subsistem amplamente ultrapassado pelo nmero de lacunas.12

Poulet sugere, assim, em um primeiro momento, que h um princpio geral de descontinuidade13 na obra de Proust; em momento posterior, retifica tal princpio, afirmando a existncia de uma continuidade que aparece no seio da descontinuidade.14 Um dos aspectos mais notveis do artigo que, para o desenvolvimento de seu raciocnio, Poulet estabelece a distino entre lugar informaes contextualizadoras responsveis por atribuir concretude s personagens e espao espcie de meio indeterminado onde os lugares erram, assim como os planetas no espao csmico.15 Tal distino nitidamente conjuga duas concepes de espao: a concreta, naturalizante, e a abstrata, idealizante. Em abordagens como as de Frank e Poulet, o fundamento do texto literrio moderno a fragmentao, seu carter de mosaico, de srie de elementos descontnuos. Pensase a literatura moderna como exerccio de recusa prevalncia do fluxo temporal da linguagem verbal. Espao sinnimo de simultaneidade, e por meio desta que se atinge a totalidade da obra. Em tais abordagens, verifica-se que o desdobramento lugar/espao se projeta no prprio entendimento do que a obra: por um lado, so partes autnomas, concretamente delimitadas, mas que podem estabelecer articulaes entre si (segundo, pois, uma concepo relacional de espao); por outro, a interao entre todas as partes, aquilo que lhes concede unidade, a qual s pode se dar em um espao total, absoluto e abstrato, que o espao da obra. Frank enuncia: Para experimentar a passagem do tempo, Proust descobriu que era necessrio sobrepuj-lo e abarcar tanto passado quanto presente simultaneamente num momento do que ele chamou de tempo puro. Mas o tempo puro no , obviamente, tempo de verdade percepo num momento de tempo, ou seja, espao.16

FRANK. The idea of spatial form, p. 10. ideally intend the reader to apprehend their work spatially, in a moment of time, rather than as a sequence. 12 POULET. O espao proustiano, p. 39-40. 13 POULET. O espao proustiano, p. 42. 14 POULET. O espao proustiano, p. 58. 15 POULET. O espao proustiano, p. 17. 16 FRANK. The idea of spatial form, p. 26-27. To experience the passage of time, Proust had learned it was necessary do rise above it and to grasp both past and present simultaneously in a moment of what he called pure time. But pure time, obviously, is not time at all it is perception in a moment of time, that is to say, space.

11

210

A L E T R I A - v. 15 - jan.-jun. -

2007

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Poulet, por sua vez, indaga, afirmativamente: No se encontra a, realizado num exemplo extremo, o mtodo proustiano por excelncia? Mtodo que consiste em eliminar a durao, suprimir a distncia, reduzir o mundo a um nmero determinado de imagens isoladas, contguas, estritamente delimitadas, as quais, como que expostas numa mesma parede, se oferecem simultaneamente ao olhar?17

1.3 E SP AO SPAO

COMO FOCALIZAO

O terceiro modo de ocorrncia compreende que de natureza espacial o recurso que, no texto literrio, responsvel pelo ponto de vista, focalizao ou perspectiva, noes derivadas da idia-chave de que h, na literatura, um tipo de viso. Em sentido mais estrito, sobretudo no mbito de narrativas realistas, trata-se da definio da instncia narrativa: da voz ou do olhar do narrador. Em sentido mais amplo, trata-se do efeito gerado pelo desdobramento, de todo discurso verbal, em enunciado (produto do que se enuncia, ou aquilo que dito) e enunciao (o processo de enunciar, a ao de dizer), a qual pressupe necessariamente um agente, revestido ou no da condio ficcional. Assim, o espao se desdobra em espao observado e espao que torna possvel a observao. Observar pode equivaler a mimetizar o registro de uma experincia perceptiva. Por essa via que se afirma que o narrador um espao, ou que se narra sempre de algum lugar. Mas observar tambm pode equivaler, bem mais genericamente, a configurar um campo de referncias do qual o agente configurador se destaca (o que justifica que se enfatize, por exemplo, a auto-reflexividade da voz potica). A viso , entendida mais ou menos literalmente, mais ou menos prxima de um modelo perceptivo, tida como uma faculdade espacial, baseada na relao entre dois planos: espao visto, percebido, concebido, configurado; e espao vidente, perceptrio, conceptor, configurador. A relao pode, naturalmente, adquirir distintas qualificaes: mais ou menos isenta, mais ou menos projetiva, mais ou menos autnoma, etc.18

1.4 E SP ACIALIDADE SPA

AGEM D A LINGU LINGUA

Como afastamento deliberado da perspectiva representacional, o quarto modo de se entender a feio espacial da literatura se traduz na alegao de que h uma espacialidade prpria da linguagem verbal. Afirma-se que a palavra tambm espao. Grard Genette, no artigo La littrature et lespace, chega a advogar que a linguagem [verbal] parece naturalmente mais apta a exprimir as relaes espaciais do que qualquer outra espcie de relao (e, portanto, de realidade).19 A defesa de tal ponto de vista se
POULET. O espao proustiano, p. 86. Cf. TODOROV. Estruturalismo e potica; GENETTE. Discurso da narrativa; BARTHES et al. Anlise estrutural da narrativa. Para um levantamento de tericos que se dedicam a explorar o espao como categoria de uma sintaxe narrativa, ver ZUBIAURRE. Aspectos semiolgicos y narratolgicos: sintaxis narrativa y funciones del espacio. 19 GENETTE. La littrature et lespace, p. 44. le langage semblait comme naturellement plus apte exprimer les relations spatiales que toute autre espce de relation (et donc de realit).
18 17

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2007

- jan.-jun. - v. 15 - A L E T R I A

211

assenta em duas linhas de argumentao. Na primeira, considera-se que tudo que da ordem das relaes espacial. Adota-se novamente o contraste com a categoria temporal: a ordem das relaes, que define a estrutura da linguagem, espacial medida que abordada segundo um vis sincrnico, simultneo, e no diacrnico, histrico. A prpria noo de estrutura considerada prioritariamente espacial. Iuri Lotman observa: Do mesmo modo, a estrutura do espao do texto torna-se um modelo da estrutura do espao do universo e a sintagmtica interna dos elementos interiores ao texto, a linguagem de modelizao espacial. 20 Vale destacar que a duplicidade de concepo de espao relacional e absoluta pode ser observada no par que atribui fala (no sentido saussuriano, ou seja, como manifestao concreta da lngua) o carter puramente diferencial, correlacional, opositivo; e lngua (como sistema geral de regras) a feio absoluta, universal e abstrata. De fato, Genette afirma que:
Ao se distinguir rigorosamente a parole (fala) da langue (lngua) e ao se atribuir a esta o papel principal no jogo da linguagem, definido como um sistema de relaes puramente diferencial onde cada elemento se qualifica pelo lugar que ocupa no quadro do conjunto, e por relaes verticais e horizontais que estabelece com os outros elementos semelhantes e vizinhos, inegvel que Saussure e seus continuadores colocaram em relevo um modo de ser da linguagem que se deve denominar de espacial, ainda que a se trate, como escreve Blanchot, de uma espacialidade da qual nem o espao geomtrico comum nem o espao da vida prtica nos permite recuperar a originalidade.21

Na segunda linha argumentativa, a linguagem espacial porque composta de signos que possuem materialidade. A palavra uma manifestao sensvel, cuja concretude se demonstra na capacidade de afetar os sentidos humanos, o que justifica que se fale da visualidade, da sonoridade, da dimenso ttil do signo verbal. Tal premissa, de inspirao notadamente formalista, ganhou grande destaque a partir, em especial, da obra de Roman Jakobson,22 e utilizada sobretudo em teorizaes sobre o texto potico, como aquelas amplamente difundidas por Octavio Paz: A relao entre erotismo e poesia tal que se pode dizer, sem afetao, que o primeiro uma potica corporal e a segunda uma ertica verbal.23 Tambm tomada como base, mas em sentido mais amplo, no final do anos 60 e princpio dos 70 do sculo XX, nas teorias sobre a significncia. Em um aforismo, Roland Barthes sintetiza: O que a significncia? o sentido ao ser produzido sensualmente.24
LOTMAN. A estrutura do texto artstico, p. 360. GENETTE. La littrature et lespace, p. 45. en distinguant rigoureusement la parole de la langue et en donnant celle-ci le premier role dans le jeu du langage, dfini comme un systme de relations purement diffrentielles o chaque lment se qualifie par la place quil occupe dans un tableau densemble et par rapports verticaux et horizontaux quil entretient avec les lments parents et voisins, il est indniable que Saussure et ss continuateurs ont mis en relief un mode dtre du langage quil fault bien dire spatial, encore quil sagisse l, comme lcrit Blanchot, dune spatialit dont ni lespace gomtrique ordinaire ni lespace de la vie pratique ne nous permettent de ressaissir loriginalit. 22 Cf. JAKOBSON. Lingstica e comunicao; JAKOBSON. Arte verbal, signo verbal, tiempo verbal; JAKOBSON. Lingstica. Potica. Cinema. 23 PAZ. A dupla chama, p. 12. 24 BARTHES. Le plaisir du texte, p. 257. Quest-ce que la signifiance? Cest le sens en ce quil est produit sensuellement. Ver, tambm, KRISTEVA. Introduo semanlise.
21 20

212

A L E T R I A - v. 15 - jan.-jun. -

2007

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

O texto literrio espacial porque os signos que o constituem so corpos materiais cuja funo intelectiva jamais oblitera totalmente a exigncia de uma percepo sensvel no ato de sua recepo. Aqui, o elemento contrapositivo no mais o tempo, mas o aspecto cognitivo, de codificao intelectual, usualmente tido como prioritrio na definio do discurso verbal em registros no-literrios. No artigo Smiologie et urbanisme, Roland Barthes ressalta:
os significados so como seres mticos, de uma extrema impreciso, e a um certo momento tornam-se sempre os significantes de outra coisa: os significados passam, os significantes ficam. A procura pelo significado no pode ser seno um procedimento provisrio. O papel do significado, quando se consegue delimit-lo, somente de nos dar uma espcie de testemunho sobre um estado determinado da distribuio significante. Alm disso, deve-se notar que se atribui uma importncia sempre crucial ao significado vazio, ao lugar vazio do significado. Em outros termos, os elementos so compreendidos como significantes mais por sua prpria posio correlativa do que por seu contedo.25

Assim, considera-se que o texto literrio to mais espacial quanto mais a dimenso formal, ou do significante, capaz de se destacar da dimenso conteudstica, ou do significado.

2. E XP ANSES XPANSES

DO ESP AO LITERRIO ESPAO

O quadro exposto acima no tem a inteno de ser exaustivo, o que significa que os quatro modos delineados no esgotam as possibilidades de abordagem do espao no texto literrio, no mbito da produo terica e crtica desenvolvida ao longo do sculo XX e princpio do XXI. Contudo, em funo de levantamentos realizados, pode-se afirmar que tais modos representam as tendncias genricas mais importantes (pelo menos quanto ao fator recorrncia), e em relao s quais plausvel situar outras possibilidades. Estas podem, assim, ser tomadas como expanses daquelas, como derivaes, em geral problematizadoras, do ncleo central constitudo pelas quatro vertentes primrias. No presente item, so descritas, sucintamente, algumas dessas expanses. Devese ter em mente que estas no chegam a constituir modos plenamente elaborados e, muito menos, consolidados , seja como sistemas tericos voltados especificamente para o texto literrio, seja como conjuntos de procedimentos metodolgicos que garantiriam uma aplicao imediata, capaz de gerar resultados avaliveis com nitidez. A meta , pois, demonstrar a viabilidade de uma investigao prospectiva, muitas vezes tomandose, como base, sugestes relacionadas em particular categoria espao, e conversveis ao campo literrio contidas em obras de autores diversos, obras no necessariamente enquadrveis como Estudos Literrios. A feio primordialmente especulativa tem como

BARTHES. Smiologie et urbanisme, p. 443. les signifis sont comme des tres mythiques, dune extrme imprcision, et qu un certain moment ils deviennent toujours les signifiants dautre chose: les signifis passent, les signifiants demeurent. La chasse au signifi ne peut donc constituer quune dmarche provisoire. Le role du signifi, lorsquon arrive le cerner, est seulement de nous apporter une sorte de tmoignage sur un tat dfini de la distribuition signifiante. En autre, il faut noter quon attribue une importance toujours croissante au signifi vide, la place vide du signifi. En dautres termes, les lments sont compris comme signifiants davantage par leur prope position corrlative que par leur contenu.

25

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2007

- jan.-jun. - v. 15 - A L E T R I A

213

mritos lanar luz sobre os modos j consagrados de se conceber os vnculos entre espao e literatura, sublinhando aporias, limitaes e potencialidades, bem como esboar hipteses para posterior verificao e eventual assentamento de novas veredas tericas e metodolgicas.

2.1 R E P R E S E N T A E S

HETEROTPICAS

Relativamente representao do espao no texto literrio, tem-se como eixo o problema de quais so os elementos que tornam reconhecvel, no texto, uma dada instncia extratextual e quais so os limites dessa reconhecibilidade. Trata-se, pois, no de indagar o que espao, mas de interrogar em que medida a literatura capaz de fazer uso daquilo que, em certo contexto cultural, identificado como espao. Isso equivale, em certo grau, e utilizando-se o termo proposto por Michel Foucault, a perguntar pela vocao heterotpica da literatura,26 ou seja, a perguntar em que medida, na operao representativa e mantendo-se o horizonte de reconhecimento os espaos extratextuais podem ser transfigurados, reordenados, transgredidos. Trata-se, enfim, no de um problema concernente descrio de espaos, mas proposio destes, ainda que por meio da subverso, operada no universo ficcional, das funes usualmente a eles atribudas. Trata-se, por exemplo, no de detectar a mera inverso de polaridades espaciais (alto/baixo, dentro/fora etc.), mas de observar se tais polaridades so colocadas sob perspectiva, a partir do emprego de algum elemento, tambm reconhecido como espacial, que tensiona a estabilidade dos pares opositivos. um caminho investigativo promissor a busca de se perceber, no campo da fico, a presena de elementos que atuam sobre os valores convencionalmente associados a espaos. Nessa busca admite-se, por um lado, a validade de uma fenomenologia espacial, um pouco maneira de Gaston Bachelard, j que valores vinculados a certos espaos tendem, de fato, a se cristalizar, gerando a impresso de que so anteriores a qualquer conceptualizao de que so, na terminologia bachelardiana, imagens, definidoras da imaginao potica. Por outro lado, contudo, enfatiza-se que tal fenomenologia deve ser compreendida segundo um prisma radicalmente cultural e semitico (ou, se se preferir, hermenutico), no qual so investigadas as condies que tornam vivel o poder de dadas significaes espaciais. 27 O tensionamento da representao espacial enfim, do efeito obtido pela aceitao tcita de que espaos podem ser transpostos do mundo para o texto se d precisamente pela radicalizao do sentido da ao de transpor, a qual passa a ser vista como de interferncia, dinamizao, provocao, desestabilizao: como ao, portanto, poltica.

Segundo Foucault, as heterotopias impossibilitam o lugar-comum, dessecam o propsito, estancam as palavras nelas prprias, contestam, desde a raiz, toda possibilidade de gramtica; desfazem os mitos e imprimem esterilidade ao lirismo das frases (FOUCAULT. As palavras e as coisas, p. 7-8). O desenvolvimento da noo de heterotopia se encontra em FOUCAULT. Des espaces autres. 27 Passagem reveladora, em A potica do espao, ocorre quando Bachelard, ao mencionar os arranhacus, recusa-lhes o estatuto de imagem por consider-los sem cosmicidade. (BACHELARD. A potica do espao, p. 44-45)

26

214

A L E T R I A - v. 15 - jan.-jun. -

2007

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2.2 O PERAES

AAMENTO D E ESP ESPAAMENTO

Quanto segunda vertente a que considera a espacialidade de um texto em funo de seu modo de estruturao , questo inevitvel saber quais modos de estruturao, alm dos j difundidos como espaciais, tambm poderiam ser dignos de tal atributo. Para alm do efeito de simultaneidade (portanto, de suspenso da primazia da sucessividade temporal), obtido a partir de recursos de fragmentao, de exerccio combinatrio de elementos textuais dispersos, quais outros efeitos de espacializao so possveis? Trata-se, aqui, de se considerar que h operaes, especificamente na experincia de leitura, de natureza espacial. Tal via se abre, sobretudo, a partir de certas experincias da literatura moderna, nas quais a noo de obra d lugar de obra-em-processo. 28 Nesse sentido, a espacialidade da obra se revela, em especial, no fato de que esta no homognea nem fixa, ou seja, ao fato de que os sentidos, s constituveis na ao fluida e varivel da leitura, podem ser gerados de diferentes modos e esto em constante deslocamento. A operao de espaamento (ou de intervalizao, distanciamento, diferimento, para se fazer meno ao lxico de Jacques Derrida) costuma no se dissociar da de temporizao.29 Trata-se, pois, de se indagar sobre a validade, agora fazendo eco a Mikhail Bakhtin, de uma cronotopizao30 generalizada dos procedimentos de escrita e leitura, ou seja, de uma maneira de abordar o texto segundo a variabilidade potencial de suas articulaes (o que inclui a atribuio de unidades, lugares minimamente estveis do sentido, e a possibilidade de desestruturao de tais unidades, da dinamizao dos sentidos). factvel, assim, que se perscrutem noes tidas como espaciais no no plano do que est semantizado no texto, mas nas operaes formadoras do sentido as quais o texto capaz de suscitar: proximidades e distncias, adjacncias e descontinuidades, ptico e hptico, tendncias articulatrias e desarticulatrias, de compactao e extensividade, de convergncia e divergncia. Em perspectiva abrangente, trata-se de se inquirir quais so os vetores de ordenao e de desordenao textual, ou, para utilizar os termos empregados por Gilles Deleuze e Flix Guattari, quais so os espaos estriados e os espaos lisos de um texto.31 Em perspectiva estrita, trata-se de interrogar em que medida a literatura constitui um arranjo especfico no qual a inevitvel ordenao da linguagem verbal (o irrecusvel poder estriador do espao literrio) pode ser constantemente reinventada com efeitos mais ou menos eficazes em determinado contexto de leitura pela suspenso dos cdigos ordenadores (pela propenso alisadora do espao literrio).

Blanchot, lendo Mallarm, destaca: O espao potico, fonte e resultado da linguagem, nunca existe como uma coisa, mas sempre se espaa e se dissemina. (BLANCHOT. O livro por vir, p. 346). 29 Segundo Derrida, o movimento da significao pressupe um intervalo no qual o presente se relaciona com algo diferente de si, no qual o presente no presente. Esse intervalo constituindo-se, dividindose dinamicamente, aquilo a que podemos chamar espaamento , devir-espao do tempo ou devirtempo do espao (temporizao). (DERRIDA. Margens da filosofia, p. 45). 30 Bakhtin apresenta o conceito de cronotopo no texto Forms of time and chronotope in the novel. O debate que propomos sobre a relao entre o conceito einsteiniano de tempo-espao e o bakhtiniano de cronotopo encontra-se em BRANDO. Chronotope. 31 Cf. DELEUZE; GUATTARI. O liso e o estriado.

28

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2007

- jan.-jun. - v. 15 - A L E T R I A

215

2.3 D I S T R I B U I E S

ACIAIS ESP PA

A terceira vertente toma como princpio a associao entre espao e ponto de vista literrio, ou seja, o espao, no texto, se define mediante um foco, uma perspectiva, uma viso, os quais tambm tm estatuto de espaos. Esse princpio necessariamente conduz questo sobre a validade do modelo de viso adotado, o qual usualmente derivado de uma concepo naturalista de corpo humano. Tal modelo pode ser recusado em nome de outros que expem, de maneira enftica, a instabilidade das categorias da percepo. Consideravelmente mutveis, passveis de desregulamentaes no acidentais, corpo, mente, mundo podem, no mbito do texto literrio, colocar sob suspeita o prisma perceptivo segundo o qual h dimenses elementares e indiscutveis na realidade emprica. O espao apriorstico pode ser tratado como conveno. A viso no , necessariamente, orgnica ou: sua organicidade pode estar em constante processo de mutao. A voz literria no possui natureza. Ela atpica, somente um trajeto. Viso e voz literrias podem se descorporificar, desnaturalizando o espao. exeqvel considerar o problema do espao na literatura no em termos de relaes entre sujeitos e objetos. Os sujeitos, apesar de ficcionais, tm usualmente como modelo uma humanidade naturalizada por meio da remisso a um sistema perceptivo cujas feies so orgnicas. Os objetos so definidos, com freqncia, segundo um modelo de realidade tambm de ndole naturalizante. Diferentemente, pode-se tratar o problema do espao como relaes entre planos, que no so hierrquicos, mas que se determinam mutuamente, ainda que segundo modos de determinao distintos e so tais modos que possibilitam a identificao particularizadora dos planos. Assim, interessa no o modo como certo espao ficcional percebido por uma personagem, mas como se d a distribuio, em nveis (os quais podem, em textos no realistas, se misturar, colocando em xeque seus limites), dos elementos que identificam o que a personagem como espao, o que o espao no qual a personagem se desloca (pressuposto, assim, como espao da no-personagem), o que o espao referido ou gerado pelas manifestaes de tal personagem, o que o espao que refere ou manifesta a personagem (o espao, por exemplo, da fala de um narrador que relata as aes da personagem). Observa-se que espao, nessa conjuntura, no uma noo dada a priori , mas o resultado da distribuio, necessariamente relacional, dos vrios elementos (ou perspectivas) apreensveis em um texto (ou: atribuveis a um texto segundo certo modo de leitura).32

2.4 E SP AOS SPAOS

D E INDETERMINAO

A quarta vertente de abordagem do espao no texto literrio a que faz convergir o debate para o cerne da linguagem, afirmando a espacialidade desta tambm se beneficia da aproximao conflituosa da tradio que concebe o espao segundo um prisma relacional daquela que vincula espao a percepo sensvel (e, por extenso, a
O que se vislumbra, aqui, talvez seja uma espcie de radicalizao sem qualquer feio gramaticalizante ou funcionalista do modelo actancial proposto por Greimas, modelo inspirado no sistema de funes narrativas de Vladimir Propp. Ver GREIMAS. Ensaios de semitica potica; GREIMAS. Semntica estrutural; PROPP. Morfologia do conto.
32

216

A L E T R I A - v. 15 - jan.-jun. -

2007

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

corpo). De fato, como apontado, estas so as duas linhas principais de argumentao na defesa de que a linguagem possui seu prprio espao: porque ela um sistema de relaes; porque seus constituintes possuem concretude sensoriamente apreensvel. A aproximao sobremaneira conflituosa (e estimulante, em termos teoricamente prospectivos), j que, por um lado, relaes no podem ser extradas dos dados materiais da linguagem, o que equivale a afirmar que, em grau bastante relevante, a operao relacional fruto de uma faculdade abstrativa. Isso tambm equivale a afirmar que o espao nunca puramente derivado de quaisquer referncias necessrio que haja alguma instncia que atribua, a partir de um modelo vlido, os vnculos entre elas. Por outro lado, no se estabelece uma relao entre referncias se se cr que estas so meras projees da relao, se no se aceita que estas possuem, de certa maneira, manifestao prpria, ou seja, que, independentemente daquela relao, possuem algum tipo de realidade, o que no significa entend-las segundo um prisma ontolgico (pelo qual possuiriam um ser essencial, um em si, algo que as fundamenta a si mesmas), mas simplesmente que so definidas por outras relaes que no a que foi colocada em foco. Trata-se, assim, no de recusar a existncia de uma corporeidade ao espao, mas de ressaltar que corpo no pode ser considerado nem como manifestao autofundante, nem como noo auto-evidente. Pelo menos duas alternativas tericas so suscitadas por essa aproximao ou passagem entre espao como relao e espao como dado; entre a operao relacionadora e a realidade que se oferece a tal operao, realidade que, por sua vez, se configura por intermdio de outras relaes; entre o estabelecimento de uma relao de determinao e o fato de que este s possvel a partir de elementos j determinados por outras relaes (estabelecimento que se d, pois, exatamente medida que ignora, ou considera irrelevantes, essas outras relaes, e assim pretende lidar com os elementos em si mesmos). A primeira alternativa aborda o espao a partir da discusso sobre os vnculos entre matria massa corprea indistinta e forma matria culturalizada, semiotizada. Pode-se, na esteira do que sugere Jean-Franois Lyotard,33 assumir que h, em toda paisagem (mas, em especial, em paisagens simuladas, como a que define a linguagem verbal em estado de literatura), a tentativa de insurreio da matria contra a forma. Nesse espao, matria e forma entram em choque, e fundamental averiguar em que medida a primeira capaz de subverter a domesticao que a segunda exerce. O espao literrio apresentase como paisagem, mas a irrealidade da paisagem que importa, aquilo que se esquiva do processo segundo o qual a forma culturaliza a matria. Importa saber se os recursos que tornam identificvel o corpo das palavras a fora formalizadora destas , se os arranjos que atendem s expectativas dos sentidos humanos podem se desmanchar a si mesmos, podem abdicar de sua capacidade de se fazerem reconhecveis, para que, no espao insurrecto, se revele a fora que a indeterminao exerce sobre a determinao. A segunda alternativa prope um sistema que procura radicalizar o aspecto dupla e contraditoriamente relacional e corpreo da linguagem literria aspecto que define
33

Cf. LYOTARD. Scapeland. Texto tambm seminal para esse debate o de BAKHTIN. O problema do contedo, do material e da forma na criao literria.

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2007

- jan.-jun. - v. 15 - A L E T R I A

217

sua espacialidade constitutiva. No se trata, porm, de colocar a pergunta sobre relaes e dados internos linguagem ou externos a ela. Trata-se, sim, em moldes similares ao que se encontra na obra de Wolfgang Iser,34 de se inquirir a viabilidade de um modelo, amplamente antropolgico, que conceba a literatura em funo, justamente, de seus fortes laos com a indeterminao (ou seja, com o imaginrio). Assim, abre-se uma via que aborda a literatura, simultaneamente, como uma realidade (algo que consolida relaes vrias, na forma de uma obra), como o processo segundo o qual esta realidade se corporifica (que o processo da fico, por meio do qual a indeterminao do imaginrio ganha algum nvel de determinao, processo pelo qual o horizonte de relaes possveis converge para uma srie especfica de relaes) e como a irremovvel presena dada pela negativa, ou seja, como campo contrastivo desse horizonte difuso, que o imaginrio, campo da indeterminao, a qual tambm a condio de possibilidade de quaisquer determinaes. Nessa conjuntura terica, o espao literrio passa a ser interrogado, ao mesmo tempo, como produto (obra, corpo, dado, referncia), relao (operao, atribuio, articulao) e condio (tanto da identificao de produtos quanto do estabelecimento de relaes).

A A ABSTRACT
This paper defines the main ways according to which the category space is used in literary analysis. They are: representation of space; space as textual structuration; space as focalization; space of language. Also investigates some attempts to expand the concept of space and discusses possible consequences to Literary Studies.

KEYWORDS
Space. Literary space. Literature. Literary Theory.

REFERNCIAS
ABDALA JNIOR, Benjamin. Fronteiras mltiplas, identidades plurais. So Paulo: Senac, 2002. BACHELARD, Gaston. A potica do espao . So Paulo: Martins Fontes, 2000. BAKHTIN, Mikhail. O problema do contedo, do material e da forma na criao literria. In: ______. Questes de literatura e de esttica. So Paulo: Unesp, Hucitec, 1988. p. 13-70. BAKHTIN, Mikhail. Forms of time and chronotope in the novel. In: ______. The dialogic imagination. Austin: University of Texas Press, 1981. p.84-258. BARTHES, Roland et al . Anlise estrutural da narrativa. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1972. BARTHES, Roland. Smiologie et urbanisme. In: ______. Oeuvres compltes. Paris: Seuil, 1994. v. 2. p. 439-446.

34

Cf. ISER. O fictcio e o imaginrio; ROCHA (Org.). Teoria da fico.

218

A L E T R I A - v. 15 - jan.-jun. -

2007

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

BARTHES, Roland. Le plaisir du texte. In: ______. Oeuvres compltes . Paris: Seuil, 2002. v. 4. p. 217-264. BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lrico no auge do capitalismo. 3.ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. BENJAMIN, Walter. The arcades project. Cambridge, London: Harvard University Press, 1999. BHABHA, Homi K. The location of culture. London, New York: Routledge, 1990. BITTENCOURT, Gilda Neves et al . (Org.) Geografias literrias e culturais : espaos/ temporalidades. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004. BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Lisboa: Relgio Dgua, 1984. BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrpole moderna. 2. ed. So Paulo: Edusp, 2000. BRANDO, Luis Alberto. Breve histria do espao na Teoria da Literatura. Cerrados. Braslia, UnB, n. 19, p. 115-133, 2005. BRANDO, Luis Alberto. Chronotope. Theory, Culture and Society, London, v. 23 (2-3), p. 133-134, march-may 2006. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Flix. O liso e o estriado. In: ______. Mil plats. So Paulo: 34, 1997. v. 5. p. 179-214. DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 5. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1990. FOUCAULT, Michel. Des espaces autres. In: ______. Dits et crits (1954-1988). Paris: Gallimard, 2001. p. 1571-1581. FRANK, Joseph. The idea of spatial form . New Brunswick, London: Rutgers University Press, 1991. GENETTE, Grard. Discurso da narrativa. Lisboa: Arcdia, 1979. GENETTE, Grard. La littrature et lespace. In: ______. Figures II. Paris: Seuil, 1969. p. 43-48. GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. GREIMAS, Algirdas Julien. Ensaios de semitica potica. So Paulo: Cultrix, 1976. GREIMAS, Algirdas Julien. Semntica estrutural: pesquisa de mtodo. 2. ed. So Paulo: Cultrix, 1976. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. 3.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. HALL, Stuart. Da dispora. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. ISER, Wolfgang. O fictcio e o imaginrio. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1996. JAKOBSON, Roman. Arte verbal, signo verbal, tiempo verbal. Mxico: Fondo de Cultura Econmica: 1992. JAKOBSON, Roman. Lingstica e comunicao. So Paulo: Cultrix, s.d. JAKOBSON, Roman. Lingstica. Potica. Cinema. So Paulo: Perspectiva, 1970. JOHNSON, Richard et al. O que , afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autntica, 1999.

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2007

- jan.-jun. - v. 15 - A L E T R I A

219

KRISTEVA, Julia. Introduo semanlise. So Paulo: Perspectiva, 1974. LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte: ou sobre os limites da pintura e da poesia. So Paulo: Iluminuras, 1998. LIMA, Rogrio; FERNARDES, Ronaldo Costa (Org.) O imaginrio da cidade. Braslia: Editora UnB, 2000. LOBO, Luiza; FARIA, Mrcia Gonalves (Org.). A potica das cidades. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1999. LOTMAN, Iuri. A estrutura do texto artstico. Lisboa: Estampa, 1978. LUKCS, Georg. Narrar ou descrever? In: ______. Ensaios sobre literatura . 2.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968. p. 47-99. LYOTARD, Jean-Franois. Scapeland. In: ______. O inumano: consideraes sobre o tempo. Lisboa: Estampa, 1990. p. 183-190. MATTELART, Andr; NEVEU, rik. Introduo aos Estudos Culturais . So Paulo: Parbola, 2004. PAZ, Octavio. A dupla chama. So Paulo: Siciliano, 1994. PECHMAN, Robert Moses. Cidades estreitamente vigiadas: o detetive e o urbanista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002. PEREIRA, Maria Antonieta; REIS, Eliana Loureno (Org.) Literatura e Estudos Culturais. Belo Horizonte: PosLit/Nelam, 2000. PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginrio da cidade: vises literrias do urbano. Porto Alegre: Editora UFRGS, 1999. POULET, Georges. O espao proustiano . Rio de Janeiro: Imago, 1992. PROPP , Vladimir. Morfologia do conto. 4. ed. Lisboa: Vega, 2000. RAMA, Angel. La ciudad letrada. Montevideo: Arca, 1998. REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionrio de teoria da narrativa. So Paulo: tica, 1988. ROCHA, Joo Cezar de Castro (Org.). Teoria da fico: indagaes obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1999. ROUANET, Srgio Paulo. A razo nmade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1993. SAID, Edward. Cultura e imperialismo . So Paulo: Companhia das Letras, 1995. SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como inveno do Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. SARLO, Beatriz. Paisagens imaginrias. So Paulo: Edusp, 1997. TODOROV, Tzvetan. Estruturalismo e potica. So Paulo: Cultrix, 1976. ZUBIAURRE, Mara Teresa. Aspectos semiolgicos y narratolgicos: sintaxis narrativa y funciones del espacio. In: ______. El espacio en la novela realista . Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 2000. p. 20-54. ZUBIAURRE, Mara Teresa. Hacia una metodologa del espacio narrativo. In: ______. El espacio en la novela realista. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 2000. p. 15-72.

220

A L E T R I A - v. 15 - jan.-jun. -

2007

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

You might also like