You are on page 1of 2

Introduo 1 fala

-Cumprimento inicial: Em nome do grupo, desejo um bom dia a todos vocs. - Fala principal: Imaginem agora todos ns totalmente nus dentro desta sala. Pode parecer um exerccio mental um tanto imoral, mas este seria o caso se em nossa herana sociocultural no estivesse includo o costume de usar roupas. E como instintivo do Homo sapiens perscrutar a natureza das coisas, como elas so feitas e qual a maneira mais simples de se chegar a elas, a tecelagem e tingimento do tecido esto intimamente ligados a este costume. O objetivo de nossa exposio mostrar como foi o desenvolvimento destes processos ao longo da histria, quais so os principais expoentes do ramo atualmente e seus esforos para manter a harmonia produo X meio-ambiente, e, no cerne da investigao, como eles funcionam. -Concluso: Veremos de maneira superficial os detalhes subjacentes ao tingimento do tecido (afinal no temos tempo para um estudo exaustivo), o fluxograma do processamento, e algumas curiosidades. Esperamos que vocs absorvam e aproveitem a apresentao.

Recapitulao histrica 2 fala


-Fala principal: Os mtodos de tintura na antiguidade eram variados. J nos tempos bblicos, cerca de 1600 a.C., e nos tempos da Fencia, um daqueles mtodos era a mistura de frutos modos e sangue, que, dependendo da proporo e do fruto usado, apresentavam diferentes tonalidades de colorao. O corante amarelo, por exemplo, era extrado das folhas de amendoeira; o vermelho, das razes de certas plantas e de um inseto que se aloja em carvalhos. Outro modo era coletar moluscos conhecidos como mrice, e deles extrair um corante chamado prpura, de cor vermelha. Como eram necessrios cerca de 10 mil moluscos pra se tingir apenas uma capa ou manto, a prpura era sinal de elevada condio financeira, razo pela qual era to procurada na Antiguidade. Geralmente os tecidos eram feitos, misturados aos seus corantes, e postos ao Sol para secarem. Em um tempo mais recente, um material de tingimento extrado de uma rvore familiar a ns, o pau-Brasil. A explorao deste nos anos subsequentes ao descobrimento do Brasil era exatamente devido ao seu potencial txtil em tingimento. Aps a revoluo industrial, os processos de tecelagem e tingimento se otimizam, e ento chegamos era atual, onde grande parte do trabalho manual foi deixado para trs. -Concluso: Aps esta abordagem historiogrfica -cultural, podemos partir aos prximos tpicos com uma ideia bsica do tema em questo.

Concluso ltima fala


Fala principal: A situao imaginria que propus no incio do trabalho serviu para mostr-los que, embora os tecidos no sejam estritamente necessrios nossa sobrevivncia, eles so de interesse profundo fundamentado na evoluo do pensamento humano e nas regras de convivncia social. Conclumos o trabalho mostrando a importncia do tecido e seus mtodos de tingimento, como eles refletem a sociedade, e como so conciliados com o meio-ambiente. A partir de hoje, quando

vocs abrirem seus guarda-roupas, reflitam mais a fundo sobre o longo caminho que as vestimentas sua frente passaram at chegarem onde esto. Concluso: Obrigado pela ateno!.

You might also like