You are on page 1of 17

Aula

EDUCAO ESCOLAR NA POCA DO IMPRIO BRASILEIRO

META
Meu objetivo nesta aula apresentar para voc os esforos do governo imperial para implantar no pas a educao escolar.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: explicar como funcionou a educao elementar no Brasil durante o sculo XIX; analisar a estruturao do ensino secundrio durante o perodo do Imprio brasileiro; avaliar o legado educacional do Imprio brasileiro posteridade da nao.

PR-REQUISITO
para o bom aproveitamento desta aula, voc precisa do estudo da aula anterior e de conhecimentos bsicos sobre a Histria do Brasil durante o sculo XIX.

D. Pedro II e famlia em Petrpolis, em foto de Otto Hees, a ltima antes do fim do Imprio. Da esquerda para direita: a imperatriz, D. Antonio, a princesa Isabel, o imperador, D. Augusto(filho da irm da princesa Isabel, D. Leopoldina, Duquesa de Saxe). D. Luis, o Conde D, Eu e D. Pedro de Alcntara (prncipe do Gro-Par) (Fonte: http://www.passeiweb.com).

Histria da Educao Brasileira

INTRODUO
Ol, Companheiro(a)! Nesta aula, vamos nos concentrar no Brasil dos anos oitocentos, considerado um dos sculos mais cheios, devido grande quantidade de acontecimentos decisivos nele registrados. Alm disso, o sculo XIX, durante a maior parte do qual o Brasil foi a nica monarquia das Amricas, foi um perodo fundamental para a constituio de nosso pas. De um lado porque, a partir da emancipao poltica alcanada em 1822, foi feito um balano do que herdamos dos trs sculos de colonizao portuguesa e, de outro lado, porque se inicia uma nova fase de nossa histria em que as sementes da futura nao so plantadas; configurando-se, assim, o carter nacional. Do ponto de vista da educao formal, o sculo XIX tambm contribuiu para o desenvolvimento da modernidade educacional. Uma de suas principais contribuies foi o desenvolvimento da concepo de educao popular, cujo principal proponente foi Henrich Pestalozzi. Aliado a isso, aconteceu a laicizao e o controle estatal da educao. Em funo desse processo, a educao tornou-se uma questo social, vista como dever do Estado e direito do cidado. Nesta aula, vou-lhe apresentar como o Imprio brasileiro, face herana escolar desastrosa que herdou da administrao portuguesa de nosso pas, tratou a questo educacional e qual foi o legado que deixou para a posteridade nesse particular.

Johann Heinrich Pestalozzi nasceu a 12 de Janeiro de 1746 e faleceu a 17 de Fevereiro de 1827. Foi um pedagogo e educador pioneiro da reforma educacional. (Fonte: http://upload.wikimedia.org).

84

Educao escolar na epoca do Imprio Brasileiro

Aula

CARACTERSTICAS GERAIS DO IMPRIO BRASILEIRO


Apesar de nossa aula versar sobre o que era chamado poca de instruo pblica, precisamos ter em mente algumas caractersticas gerais do Imprio brasileiro. Do plano poltico, podemos depreender uma importante caracterstica da mentalidade reinante entre os brasileiros oitocentistas: O Brasil era uma monarquia nos moldes ingleses e nos orgulhvamos de sermos uma democracia coroada. Assim, a formao do Estado nacional brasileiro seguiu o modelo europeu de um Estado liberal-parlamentar. Isso demonstra uma peculiaridade que vai predominar na populao brasileira: o mimetismo em relao Europa ou, de um modo geral, em relao s naes centrais do capitalismo. Paris, a capital cultural do mundo de ento, e Londres, grande centro financeiro, que controlava o comrcio internacional brasileiro, constituem a fonte de inspirao cultural para o Brasil durante o sculo XIX.

Bandeira do Imprio (Fonte: http://www.brasilimperial.org.br).

Outra importante caracterstica da poca era o domnio de uma elite latifundiria cuja fonte de riqueza era a monocultura exportadora e que alimentava uma mentalidade conservadora e gradualista. Conservadora em relao estrutura socioeconmica escravocrata e patriarcal herdada da colnia e gradualista em relao s aes e polticas pblicas, traduzindo-se em resistncia s reformas. Assim, os maiores beneficirios da ao do Estado foram os grandes proprietrios rurais, sendo que os outros setores do pas como a indstria e a prpria instruo pblica padeciam de um atraso secular.
85

Histria da Educao Brasileira

Assim, vivamos uma situao contraditria em si mesma: enquanto tnhamos como modelo a ser imitado as naes liberais da Europa do sculo XIX; predominava uma mentalidade retrgrada, alheia s inovaes. Dessa forma, importvamos tudo que no ameaasse a manuteno do poder rural e rejeitvamos os modelos culturais progressistas que j apontavam para o nascente industrialismo burgus.
A respeito da relao da mentalidade conservadora brasileira com a ideologia liberal, Srgio Buarque de Holanda, em seu Razes do Brasil, afirma: Uma aristocracia rural e semifeudal importou-a e tratou de acomod-la, onde fosse possvel, aos seus direitos ou privilgios, os mesmos privilgios que tinham sido, no Velho Mundo, o alvo da luta da burguesia contra os aristocratas. E assim puderam incorporar situao tradicional, ao menos como fachada ou decorao externa, alguns lemas que pareciam os mais acertados para a poca e eram exaltados nos livros e discursos. Holanda (1995, p. 160).

Srgio Buarque de Holanda (1902-1982) Foi um dos mais importantes historiadores brasileiros. Foi tambm crtico literrio e jornalista.

Por outro lado, o catolicismo que se tornou a religio oficial do Imprio brasileiro a partir da Constituio de 1824, continuou sendo um elemento central da cultura nacional, influenciando em todo o sistema educacional e resistindo s mudanas modernizantes na escola, sobretudo porque estas chegaram ao Brasil por meio dos protestantes na segunda metade do sculo XIX. Assim, perceba que de alguma maneira no Brasil oitocentista permaneceu aquela mentalidade, herdada da cultura portuguesa, de se relacionar com a modernidade de forma parcial, portanto, a escola nos moldes modernos, conforme lhe apresentei na aula dois, vai encontrar forte resistncia para instalar-se no pas. Por outro lado, a historiografia de inspirao republicana tem pintado um quadro da situao educacional no Imprio mais trgico do que na realidade se consumaram as condies da instruo pblica naquela poca. Veja o que o primeiro historiador da educao brasileira, Jos Ricardo Pires de Almeida, em 1889, nos estertores do Imprio, declarou: O Brasil no est atrs de nenhuma nao sul-americana, em matria de ensino pblico e, em muitos aspectos, nada tem a invejar de outros povos. Almeida (1989, p. 22). Corroborando essa manifestao de Jos Ricardo Pires de Almeida, Luciano Mendes de Faria Filho, importante historiador da educao escreveu recentemente: Os recentes estudos a respeito da educao brasileira no sculo XIX, particularmente no perodo imperial, tm demonstrado que havia, em vrias Provncias, uma intensa discusso acerca da necessidade de escolarizao da populao,.. Mais adiante, considerando os limites impostos aos entusiastas da educao daquele tempo, ele afirma: sempre necessrio considerar a baixssima capacidade de investimento das provn-

86

Educao escolar na epoca do Imprio Brasileiro

Aula

cias, que algumas vezes chegavam a empregar mais de de seus recursos na instruo e obtinham pfios resultados. Faria Filho (2000, p. 135).

ENSINO PRIMRIO NO IMPRIO


Assim, conforme voc percebeu na aula anterior, quando o primeiro imprio iniciou-se em 1822 havia uma imensa deficincia educacional para ser superada. Muito havia para ser feito. A primeira tarefa foi ento o ordenamento jurdico da educao no pas. A premncia da situao educacional influenciou as primeiras medidas tomadas em relao educao. Ainda em 1 de Maro de 1823, foi criada no Rio de Janeiro uma escola de primeiras letras baseada no mtodo de ensino mtuo, o chamado mtodo lancasteriano. No decreto elogiou-se o mtodo pela facilidade e preciso com que desenvolve o esprito, e o prepara para acquisio de nova e mais transcendentes idias. Quanto s principais iniciativas legais propriamente ditas, Nunes (1984, p. 38) resume: O artigo 250 da Constituio, discutido na Assemblia Constituinte, fugia realidade brasileira ao determinar: Haver no Imprio escolas primrias em cada termo, ginsio em cada comarca e universidade nos mais apropriados lugares. J a carta outorgada por Pedro I, em 11 de maro de 1824, (...) realisticamente estabelecia no item 32 do art. 178: A instruo primria gratuita a todos cidados. No entanto, a regulamentao da lei s veio com a Lei de 15 de Outubro de 1827. Essa foi a primeira e nica lei geral relativa ao ensino primrio durante o Imprio. Em seu Art. 4, a lei de 1827 determinava: As escolas sero de ensino mtuo nas capitaes das provncias; e o sero tambm nas cidades, villas e logares populosos dellas, em que fr possvel estabelecerem-se. O encantamento das autoridades imperiais com o mtodo Lancaster decorria da fama que o mesmo havia adquirido de ser um mtodo capaz de atingir as massas com o ensino primrio em pouco tempo. Porm, j no incio da dcada de 1830, as autoridades do Imprio reconheciam o fracasso do mtodo, devido ausncia de pessoal qualificado e de instalaes adequadas. Almeida (1989).

MTODO DE ENSINO MTUO OU MTODO LANCASTER


Ao final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, havia na Inglaterra um grande nmero de crianas que no tinha oportunidade de obter educao elementar. As despesas para isso eram muito grandes e tambm no havia professores qualificados em nmero suficiente.

87

Histria da Educao Brasileira

Procurou-se solucionar a situao por meio do sistema de instruo monitorial.. Esse mtodo foi concebido inicialmente pelo Reverendo Andrew Bell e tambm por Joseph Lancaster. O mtodo consistia em o professor ensinar a lio a um grupo de meninos mais amadurecidos e inteligentes. Ento, todo o grande grupo de alunos era dividido em pequenos grupos e estes aprendiam a lio a partir daqueles a quem o mestre havia ensinado. Um professor principal poderia, assim, instruir muitas centenas de crianas.

Imagem de escola de Lancaster (Fonte: http://www.univ-paris13.fr).

O sistema atingiu grande popularidade na Inglaterra. Lancaster viajou pela Amrica, obtendo relativo sucesso. A instruo mtua resolveu o problema de despesa, pois era barata, demonstrando que se poderia lidar com grande nmero de crianas no mesmo edifcio escolar, representando uma contribuio para o conhecimento pedaggico. Quanto ao ponto principal, a utilizao de um condiscpulo, ainda que inteligente, para ensinar o que acabara de aprender, no provou ser muito eficaz. O mtodo de Bell e Lancaster no teve xito em produzir um substituto para professores formados. Eby (1962, p. 325).

88

Educao escolar na epoca do Imprio Brasileiro

Aula

Ensino mtuo (Fonte:http://www.adh.brighton.ac.uk).

ATIVIDADES
Acesse o site da Cmara dos Deputados e localize na Coleo de Leis do Imprio, a Lei de 15 de Outubro de 1827 que regulamentava a instruo pblica primria no Imprio e faa uma anlise dos diversos aspectos da legislao imperial sobre o funcionamento da educao primria durante o perodo imperial. Endereo da Internet: http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/ conteudo/colecoes/Legislacao/Legimp-J_19.pdf

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Quando da promulgao desta lei, j havia um consenso mnimo sobre a importncia de se investir na instruo pblica. No entanto, a limitao de recursos acabou transformando a legislao educacional na principal forma de interveno estatal no setor educacional. Por intermdio desta legislao, possvel perceber quais as disposies legais sobre os principais aspectos do funcionamento das escolas de primeiras letras, como era chamado o ensino primrio na poca.

89

Histria da Educao Brasileira

Voc pode observar que no perodo do chamado Primeiro Imprio, apesar do debate intelectual e poltico em torno da educao muito pouco foi feito para o progresso da educao no Imprio. Para completar, com o ato adicional de 1834, foram tomadas medidas que dificultaram ainda mais o desenvolvimento da instruo pblica. Segundo Holanda (1987, p. 376), esta determinao legal consumou o desastre para nosso sistema educacional, atribuindo competncia s assemblias provinciais para legislar sobre o ensino elementar e mdio. Apenas o ensino superior em geral e o elementar e mdio do Municpio Neutro permaneceram a cargo do governo central. Isso significou uma descentralizao precoce das polticas e do controle educacional, impedindo a unificao dos sistemas educacionais e criando uma dualidade de sistemas. Porm, apesar do desinteresse do governo central para com a educao primria e secundria, em vrias provncias do Imprio formaram-se redes de escolas pblicas e privadas. Sem contar com a educao domstica que continuou como desde o perodo colonial. Segundo Faria Filho (2000, p. 145) o nmero de escolas domsticas era elevado e atendia a um nmero de pessoas bem superior ao da rede pblica estatal. Tudo isso vai resultar na formao de sistemas educacionais provinciais com diferenas acentuadas entre si. Segundo Jos Ricardo Pires de Almeida, em 1832 havia, em todo o Imprio, 162 escolas para meninos e 18 escolas para meninas, distribudas pelo Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piau, Mato Grosso, Gois e Rio Grande do Sul. Alm do nmero mnimo de escolas para as meninas, o autor ressaltou a dificuldade de encontrar professoras capazes de lecionar porque a instruo das mulheres era nula ou quase nula e, doutra feita, os hbitos e costumes quase no permitiam mulher exercer uma funo pblica. Almeida (1989, p. 61). Segundo levantamento de Nunes (1984, p. 46) em 1828, estudavam em Sergipe 1.386 alunos distribudos entre 24 escolas pblicas e 31 particulares. Almeida (1989, p. 76) informa que a Provncia de Sergipe, em 1838, em termos de escolas pblicas, contava com seis cadeiras de Latim e trinta e seis escolas primrias. No se podendo dizer que todas estavam em funcionamento devido falta de professores.

ENSINO SECUNDRIO NO IMPRIO


Quanto educao secundria, o quadro parece ser mais dinmico. De um modo geral, o ensino secundrio durante o imprio estava predominantemente nas mos de particulares. Porm, o governo central se esforou para manter o padro do ensino a partir da criao, em 1837, do Colgio Pedro II, modelo a ser seguido em todo o pas. Quem conclua o curso no Colgio D. Pedro II recebia o ttulo de Bacharel em Letras e

90

Educao escolar na epoca do Imprio Brasileiro

Aula

era dispensado dos exames para o ingresso no ensino superior em qualquer Faculdade do Imprio.

Colgio Pedro II 1861, MG, Museu Mariano Procpio (Fonte: HISTEDB).

O Colgio Pedro II se caracterizou por adotar o modelo dos famosos Liceus da Frana, seu currculo possua uma forte nfase humanista, introduziu o estudo de lnguas modernas como o ingls e o francs, sendo o curso seriado com sete anos de durao. Nessa instituio, procurou-se implementar a modernidade educacional importando o modelo de funcionamento e plano de estudos da Europa e dos Estados Unidos. Em 1854, existiam dezesseis liceus nas Provncias e em 1872 esse nmero subiu para vinte. Todos esses se miravam no currculo e funcionamento do Colgio D. Pedro II. Os prprios livros didticos adotados nos liceus provinciais tendiam a ser os mesmos utilizados no Pedro II, tendo em vista que os chamados exames preparatrios, que davam acesso ao ensino superior, eram realizados seguindo o programa e os livros didticos do Colgio Pedro II. Na realidade, o ensino secundrio durante o perodo imperial foi um privilgio da elite. Os liceus e ateneus provinciais atraam a nata da sociedade de cada provncia. Assim, o ensino secundrio oficial por meio de seus liceus, em nmero limitado e reunindo os melhores professores, gozava de prestgio. Por outro lado, essa demanda por formao secundria, por ser a preparao necessria para o acesso educao superior, determinou a concentrao das iniciativas educacionais privadas nesse nvel educacional. Dentre as iniciativas particulares, merece destaque a penetrao da educao protestante no Brasil durante o ltimo quarto do sculo XIX.

91

Histria da Educao Brasileira

Fernando de Azevedo (1894-1974) Educador, socilogo, administrador, escritor e jornalista. Sua ateno esteve voltada para a cultura e pra a educao.

Aps a Guerra Civil americana (1861 a 1865), imigrantes presbiterianos e metodistas fundaram colnias norte-americanas no interior de So Paulo. Em funo dessa imigrao, foram criadas as primeiras escolas secundrias vinculadas a grupos religiosos protestantes. Em 1870, foi criada em So Paulo a Escola Americana, primeiramente de nvel elementar, a qual se acrescentou, em 1880, o curso secundrio, ambos no Mackenzie College, presbiteriano. Em 1872 foi fundado, em Campinas, o Colgio Internacional. Ainda no interior de So Paulo, foi fundado, em 1881, o Colgio Piracicabano para meninas e, em Porto Alegre, em 1885, o Colgio Americano, ambos de iniciativa dos metodistas. Fernando de Azevedo, ao analisar a educao brasileira, dentro do amplo quadro da cultura nacional, situa a origem da escola confessional protestante no pas sobre o pano de fundo da concorrncia entre a concepo da pedagogia catlica, ligada s tradies do regime imperial e a concepo da escola leiga, que cultua o esprito de investigao cientfica e liberdade, com a qual a mentalidade protestante encontra similaridades e ir se aliar no embate contra o sistema pedaggico catlico. Azevedo (1976). Conforme lhe mostrei no captulo 2, o protestantismo desempenhou um importante papel no incio da modernidade educacional. No sculo XIX, tambm vai contribuir para modernizar a educao no Brasil. Isso pode ser percebido pela relao de materiais didticos que deveriam ser utilizados em uma escola a ser fundada em 1875 na cidade de Itu, So Paulo, sob inspirao da educao norte-americana: Mesas, bancos de assentos reversveis, pedras de ardsia, mapas, globos, bacos, mapas de anatomia (olho, corao), modelo de cabea, retratos de homens ilustres, microscpios, aparelhos de fsica e qumica, aparelhos para ginstica, aparelho telegrfico, pequeno prelo e caixa com 64 formas e slidos para o ensino objetivo. BARBANTI (1977, p. 149). Considerando que o telgrafo atingiu o auge de sua importncia no perodo que abrange o final do sculo XIX e incio do sc. XX e que o primeiro telgrafo pblico do Brasil data de 1858, a presena desse equipamento no ano de 1875 em uma escola do interior paulista um indcio de modernidade. Tambm interessante notar que a ginstica moderna vai se desenvolver na Europa, apenas um pouco antes dessa data. As duas principais denominaes que trouxeram o protestantismo para o Brasil, presbiterianos e metodistas, alm de representarem o segmento religioso dominante nos Estados Unidos, contando com o apoio de seu governo para sua obra missionria, desfrutaram tambm da boa vontade do governo brasileiro, e por ocasio da inaugurao de seus respectivos sistemas educacionais, fizeram isso em aliana com as elites nacionais e em funo de um projeto liberal de preparo das elites dominantes. Assim, a modernidade educacional, do ponto de vista pedaggico, era representada no Brasil de ento pelo chamado mtodo de coisas ou

92

Educao escolar na epoca do Imprio Brasileiro

Aula

mtodo intuitivo, inspirando-se sobretudo nas ideias educacionais de Pestalozzi. Faria Filho (2000, p. 143) assim descreve o mtodo: O assim chamado mtodo intuitivo deve essa denominao acentuada importncia que os seus defensores davam intuio, observao, como momento primeiro e insubstituvel da aprendizagem humana. Parte ento do conhecimento sensvel para depois atingir um raciocnio superior, a reflexo. Assim, a primeira fase do mtodo a lio de coisas, quando o(a) aluno(a) posto(a) em contato com objetos, conforme a lista acima apresentada exemplificou. Observa-se que o fundamento primeiro do mtodo o empirismo, princpio fundamental da cincia moderna.

ESCOLAS PARA O POVO


Bem, quando pensamos em escolas para o povo, devido ao chamado dualismo educacional que prescreve uma escola para a elite e outra para os pobres, estamos nos referindo tambm ao ensino tcnico-profissional. Voc pode imaginar as dificuldades e os preconceitos que sofriam os trabalhadores em uma sociedade fundamentada no trabalho escravo, em que as tarefas que requeriam esforo fsico eram exercidas por escravos. Por outro lado, os mestres artesos que se dedicavam a atividades como a de ferreiros, mecnicos, pedreiros, carpinteiros, marceneiros, alfaiates ou funileiros geralmente eram europeus. Os poucos alunos que frequentavam o ensino profissional eram oriundos das camadas pobres e na sua maioria eram mestios. Por essa razo, o ensino profissional foi bastante marginalizado durante o sculo XIX no Brasil. Para voc ter uma idia de como funcionava essa discriminao, basta lhe informar que os poucos que concluam o ensino mdio profissional no tinham direito de acesso ao ensino superior. elite interessava o ensino mdio humanista, que preparava para o acesso aos cursos superiores que formavam profissionais liberais, principalmente advogados, mdicos e engenheiros. As poucas instituies que podem ser mencionadas como ofertando ensino profissionalizante, na segunda metade do sculo XIX, so os chamados Liceus de Artes e Ofcios. O Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro foi criado em 09 de Janeiro de 1858 pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831 1911) para atender a populao pobre. Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro Sendo uma instituio pioneira no pas, neste tipo de (demolido); fachada voltada para o Largo da Arquiteto Bthencourt da Silva (Foneducao, ainda hoje est em atividade. Tambm Carioca. te: http://www.vivercidades.org.br).
93

Histria da Educao Brasileira

merecem destaque os Liceus de Artes e Ofcios da Bahia (1872) e o de So Paulo, que na poca era chamado de Sociedade Propagadora da Instruo Popular e foi criado por iniciativa de Carlos Lencio da Silva Carvalho (1847 - 1912) em 1873. No entanto, com o avano do capitalismo, a presso resultante da Revoluo Industrial vivenciada na Europa, a imigrao de trabalhadores europeus, o surto de industrializao do Brasil e o crescimento urbano, surgiram presses para o desenvolvimento de escolas que atendessem tambm as classes populares. Em funo destas demandas, nas ltimas dcadas do sculo XIX, foram apresentados vrios projetos de Reforma educacional nos quais aumentava-se o compromisso do Estado em oferecer instruo pblica para o povo. Dentre estes, destacou-se a reforma implementada pelo Ministro do Imprio Carlos Lencio da Silva Carvalho atravs do decreto n 7.247 de 19 de Abril de 1879. As principais novidades da reforma de 1879 foram a liberdade de ensino e de frequncia, a abolio do ensino religioso obrigatrio, tornando-o facultativo, a permisso para que escravos se matriculassem nas escolas pblicas. Previa tambm a coeducao dos sexos at os dez anos de idade, a criao de jardins-de-infncia (educao infantil) para as crianas dos trs aos sete anos de idade, dentre outras alteraes. No entanto, dentre as alteraes radicais da reforma Lencio de Carvalho, interessa-nos ressaltar a disposio que obrigava o governo a criar, nas principais cidades das provncias, escolas profissionais que objetivassem dar instruo tcnica necessria s indstrias predominantes, bem como auxiliar ou criar escolas especiais que estivessem voltadas para o ensino prtico das artes e ofcios conforme as necessidades da populao e do Estado. Machado (2005, pp. 96, 97). Outro tipo de ensino profissionalizante que sofreu com a escassez de iniciativas foi a formao de professores. Apesar de as primeiras escolas normais do pas terem sido criadas no perodo das regncias (1831 a 1840) quando se chegou dcada de 1860, existiam apenas seis escolas para a formao de professores em todo o Imprio. Talvez, por isso, o quadro que Holanda (1987, p. 370) pinta dos professores que exerciam o magistrio primrio no imprio seja to desanimador: Os professores primrios, escolhidos sem nenhum critrio, leigos completamente sem preparo, eram pessimamente pagos, desconsiderados pelas autoridades e pela populao e se afastavam do magistrio, to logo conseguiam um trabalho melhor... No entanto, Xavier (1994, pp 84, 86) reconhece uma evoluo do quadro na segunda metade do sculo XIX: o Ensino Normal se expandiu nas ltimas dcadas do perodo. O Imprio acabou legando Repblica escolas para a formao de professores em praticamente todos os

94

Educao escolar na epoca do Imprio Brasileiro

Aula

Estados da Federao. Apesar de admitir que esse curso normal acabava por se constituir em um curso de humanidades de segunda classe, ou seja, seu carter profissional efetivamente no existia.

O ENSINO SUPERIOR DURANTE O SCULO XIX


Segundo Almeida (1989, p. 122) desde a chegada da famlia Real portuguesa ao Brasil que a elite nacional sonhava com a criao de uma Universidade. Porm, com o processo de independncia e a consolidao inicial do governo imperial, a idia s recobrou nimo em 1834. Em 1835, surgiu a ideia de reunir no Rio de Janeiro as Faculdades de Direito e Medicina, complementadas por um curso de Matemtica, e assim iniciar uma Universidade.

A chegada da famlia real portuguesa Bahia, Salvador, Associao comercial da Bahia, Banco da Bahia, 1952. (Cndido Portinari) (Fonte:http://www.multirio.rj.gov.br).

Embarque da famlia real portuguesa, em 1807. A vinda da corte portuguesa ao Brasil culminou em diversos fatos administrativos e polticos no Brasil, nos anos seguintes. Imagem de Francisco Bartolozzi (1725-1815) a partir de leo de Nicolas Delariva. Acervo: Museu Histrico Nacional. (Fonte: http://200anos.fazenda.gov.br).

95

Histria da Educao Brasileira

Em 1843, um projeto de lei que previa a criao da Universidade Pedro II, composta de cinco faculdades: Teologia, Direito, Matemticas, Filosofia e Medicina, foi aprovado numa comisso do Senado. Entretanto, o projeto caiu no esquecimento e durante todo o sculo XIX o pas ficou espera de sua primeira Universidade. As principais Faculdades do pas eram: Faculdade de Direito do Recife, Faculdade de Direito de So Paulo, Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Escola de Farmcia do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina da Bahia e a Escola de Farmcia da Bahia. No ano de 1869, essas seis instituies de ensino superior reuniam 1479 alunos. Estamos excluindo desta conta os seminrios catlicos existentes que ministravam o curso superior de Teologia. De um modo geral, o ensino superior era considerado uma via de ascenso social. Srgio Buarque de Holanda em Razes do Brasil criticou o vcio do bacharelismo existente no pas e reconheceu nessa prtica a tendncia nacional para exaltar acima de tudo a personalidade individual como valor prprio, superior s contingncias. E arremata: O que importa salientar aqui que a origem da seduo exercida pelas carreiras liberais vincula-se estreitamente ao nosso apego quase exclusivo aos valores da personalidade. Holanda (1995, p. 157). Com o desenvolvimento da economia, o aumento da estrutura de governo, o desenvolvimento urbano e a crescente complexidade da sociedade ao final do sculo XIX a demanda por letrados aumentou. Assim, quando se instalou a Repblica no Brasil, a criao de uma Universidade era uma urgncia. Porm, ainda demorou algumas dcadas para ser saneada.

CONCLUSO
Um balano da instruo pblica durante o perodo do Imprio brasileiro pode, num primeiro momento, revelar um quadro desanimador. Porm, uma realidade que no pode ser esquecida o fato de que a herana recebida pelos fundadores do Estado brasileiro do perodo colonial, do ponto de vista educacional, foi quase inexistente. Por outro lado, Srgio Buarque de Holanda assim descreve o legado do Imprio, no aspecto educacional, posteridade:
... Podemos dizer que a Repblica veio encontrar o pas, no terreno educacional, com uma rede escolar primria bastante precria, com um corpo docente predominantemente leigo e incapaz; uma escola secundria frequentada exclusivamente pelos filhos das classes economicamente favorecidas, mantida principalmente por particulares, ministrando um ensino literrio, completamente desvinculado das necessidades da nao; um ensino superior
96

Educao escolar na epoca do Imprio Brasileiro

Aula

desvirtuado nos seus objetivos, e ainda talvez esta seja a pior das heranas recebidas com o desvirtuamento do esprito da educao, em todos os graus de ensino. A Repblica no teve de enfrentar uma simples deficincia quantitativa mas o que era mais grave e mais difcil de ser modificado uma deficincia qualitativa. Em todos os nveis da nossa organizao escolar ministrava-se um ensino pobre de contedo, desligado da vida, sem qualquer preocupao filosfica ou cientfica e que somente conseguiu fazer de alguns, indivduos alfabetizados, de poucos, conhecedores de Latim e Grego, e, de pouqussimos, doutores. Holanda (1987, pp. 382, 383)

Para completar, o quadro Srgio Buarque de Holanda acusa que a influncia do clero sobre a educao predominou durante todo o perodo imperial e que assim, a pedagogia tradicional de origem jesuta vai predominar no Brasil at que o movimento dos pioneiros da educao nova lanou uma alternativa a esse modelo. Do ponto de vista da gesto da instruo pblica, faltou uma poltica integrada entre o governo Central e as provncias e a escassez de recursos comprometeu o atendimento populao. Do ponto de vista da modernidade educacional, uma persistente mentalidade conservadora vai retardar ao mximo a mudana da educao no pas.

RESUMO
As peculiaridades da mentalidade do povo brasileiro quando da formao do Estado Nacional, durante o sculo XIX, podem explicar alguns processos histricos vivenciados em nosso pas. Assim, o mimetismo em relao Europa, o conservadorismo e o elitismo da mentalidade brasileira determinaram boa parte das aes educacionais durante o perodo do Imprio. A instruo pblica primria foi relegada e o ensino secundrio foi um apangio da elite, tendo um carter meramente propedutico, isto , servia apenas para dar acesso ao ensino superior. Quanto ao ensino superior, tambm pouco se desenvolveu, concentrando um pequeno nmero de indivduos nos principais centros do pas em algumas poucas faculdades de Direito, Medicina, Farmcia e Engenharia, que estava a cargo dos militares. Portanto, o balano do legado do perodo imperial no que toca educao no muito alentador. Se considerarmos que no Imprio esto as razes da Repblica, as principais caractersticas que prevaleceram foram a baixa qualidade de nossa educao e a predominncia de uma pedagogia tradicional, fruto da influncia conservadora da mentalidade catlica brasileira. Em vrios aspectos, esta mentalidade resistiu durante o perodo republicano at a segunda metade do sculo XX.

97

Histria da Educao Brasileira

PRXIMA AULA
Na prxima aula, vou explicar para voc como o regime republicano tratou a questo educacional na primeira metade do sculo XX. Voc vai perceber que as questes educacionais possuem um longo tempo de maturao e que problemas que enfrentamos durante o sculo XIX vo persistir em pleno sculo XX.

AUTO-AVALIAO
Reflita assim: fiz uma leitura satisfatria do texto, a ponto de dizer que os objetivos propostos pelo professor-autor foram por mim alcanados? Pense tambm se houve, da sua parte, dedicao para cumprir a contento com as tarefas propostas. Em suma, responda em seu ntimo: sou capaz de explicar como funcionou a educao elementar durante o perodo imperial? Tenho condies de analisar o ensino secundrio brasileiro ao longo do sculo XIX? E, por ltimo: sou capaz de fazer uma avaliao equilibrada do ensino brasileiro durante o perodo do Imprio?

REFERNCIAS
ALMEIDA, Jos Ricardo Pires de. Histria da instruo pblica no Brasil, 1500 a 1889. So Paulo: EDUC; Braslia, DF: INEP/MEC, 1989. ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Histria da Educao. So Paulo: Moderna, 1996. AZEVEDO, Fernando de. A transmisso da cultura. In: a cultura brasileira. 5 ed. So Paulo: Melhoramentos. Braslia: INL, 1976. BARBANTI, Maria Lcia H. Colgios americanos de confisso protestante na provncia de So Paulo: Didtica, p. 23-32. 1981, sua aceitao pelas elites progressistas da poca. So Paulo. __________. Escolas americanas de confisso protestante na provncia de So Paulo: um estudo de suas origens. So Paulo, 1977. Tese de Doutorado. USP. Coleo das Leis do Imprio do Brasil, (1808 1889). Imprensa Nacional. Disponvel em <http://www2.camara.gov.br/legislacao/publicacoes/ doimperio>. Acesso em 01 Jan. 2009. CUNHA, Luiz Antonio. Educao e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: F. Alves, 1980. EBY, Frederick. Histria da educao moderna. Porto Alegre: Globo, 1962.

98

Educao escolar na epoca do Imprio Brasileiro

Aula

Enciclopdia Ita Cultural. Artes Visuais. Disponvel em <http:// www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm>. Acesso em: 02 Jan. 2009. FARIA FILHO, Luciano Mendes. Instruo elementar no sculo XIX. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educao no Brasil. Belo Horizonte: Autntica, 2000. HOLANDA, Srgio Buarque de. Histria Geral da Civilizao Brasileira. Tomo II. v. 4. O Brasil Monrquico. Declnio e Queda do Imprio. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. DIFEL, 1987. __________. Razes do Brasil. 26 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. MACHADO, Maria Cristina Gomes. O decreto de Lencio de Carvalho e os pareceres de Rui Barbosa em debate: a criao da escola para o povo no Brasil no sculo XIX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (orga) Histria e memria da educao no Brasil, vol. II: sculo XIX . Petrpolis, RJ: Vozes, 2005. NUNES, Maria Thetis. Histria da educao em Sergipe. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Aracaju: Secretaria de Educao e Cultura do Estado de Sergipe; Universidade Federal de Sergipe, 1984. PRADO JNIOR, Caio. Formao do Brasil contemporneo. So Paulo: Brasiliense; Publifolha, 2000. PILETTI, Nelson. Histria da educao no Brasil. So Paulo: tica, 1991. RIBEIRO, Maria Lusa S. Histria da educao Brasileira: a organizao escolar. 3 ed. So Paulo: Moraes, 1981. ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da educao no Brasil. 21 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. VECHIA, Aricl. O ensino secundrio no Sculo XIX: instruindo as elites. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (orga) Histria e memria da educao no Brasil , vol. II: sculo XIX. Petrpolis, RJ: Vozes, 2005. XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado. Poder poltico e educao de elite. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1980. XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado; RIBEIRO, Maria Lusa Santos; NORONHA, Olinda Maria. Histria da Educao: a escola no Brasil. So Paulo: FTD, 1994.

99

You might also like