You are on page 1of 17

Aula

A EDUCAO ESCOLAR NO BRASIL REPUBLICANO: DA


PROCLAMAO DA REPBLICAAO ESTADO NOVO
META
Meu objetivo com esta aula que voc compreenda os esforos, desafios e conflitos enfrentados pelos republicanos para estruturar a educao brasileira na primeira metade do sculo XX.

OBJETIVOS
Ao final da aula, o aluno dever: analisar a influncia do contexto histrico do incio dos tempos republicanos sobre a educao brasileira; compreender os processos de longa durao que tm norteado o debate educacional no Brasil; relacionar as principais conquistas da educao escolar durante a primeira metade do sculo XX.

PR-REQUISITO
para entender esta aula, voc precisa dos conhecimentos obtidos na aula anterior e das informaes bsicas a respeito da Repblica Velha, da Nova Repblica e do Estado Novo.

Proclamao da Repblica em o Campo da Aclamao no dia 15 de novembro de 1889 (Fonte: http://lcweb2.loc.gov).

Histria da Educao Brasileira

INTRODUO
Ol, Companheiro(a)! O regime republicano instalou-se no Brasil sob o signo da modernidade! Tentava-se mostrar que a Monarquia representava um sistema ultrapassado e que, a partir de 1889, o pas ingressaria em uma fase de desenvolvimento. Segundo os idelogos do regime republicano, um dos principais instrumentos para assegurar o progresso da nao seria a educao. Assim, as primeiras aes tomadas pelos governos republicanos destinavam-se muito mais a servir de propaganda do que efetivamente a transformar o cenrio educacional herdado do Imprio. No entanto, os altos ndices de analfabetismo e at as novas exigncias apresentadas pela urbanizao crescente e desenvolvimento industrial incipiente do incio do sculo XX, motivaram o surgimento de movimentos em todo o pas pela valorizao da educao nacional. Nesta aula, vou mostrar para voc como ocorreram vrias iniciativas de reformas educacionais, tanto por parte do governo da Repblica como em diversos Estados do pas, nas primeiras dcadas do sculo XX. Como tambm os principais projetos educacionais que se apresentaram para a nao e importantes iniciativas de intelectuais para proporem um modelo de educao que se coadunasse com a modernidade que ento se instalava no pas.

Regime republicano ( Gravura publicada na revista Illustrao onde se documenta a proclamao do novo regime feita a partir da varanda da Cmara Municipal do Porto) (Fonte: http://ante-et-post.weblog.com).

102

A educao escolar no Brasil republicano...

Aula

A ELITE RURAL DO SUDESTE BRASILEIRO


A instabilidade institucional que se seguiu Proclamao da Repblica em 15 de Novembro de 1889 no alterou a dominao polticoeconmica da elite rural do sudeste brasileiro. Apesar de uma aliana de pequena durao entre a classe mdia urbana e militar e as elites agrrias, os donos do poder continuaram os mesmos.

Proclamao da Repblica, um golpe liderado por militares (Fonte:http:// www.exercito.gov.br).

Quanto cultura, o pas continuou com a poltica de transplante cultural, adotando, a partir do incio do sculo XX, como modelo de imitao os Estados Unidos. A sociedade passou por transformaes significativas desde o desafio de absorver a outrora populao escrava, a influncia do imigrante, em alguns casos de terceira gerao, trazendo idias revolucionrias e novas tcnicas de trabalho at o surgimento de movimentos dos prprios destitudos, como o Messianismo. Porm, as mudanas sociais no se fizeram acompanhar de mudanas na noosfera. A cosmoviso dominante continuou sendo predominantemente conservadora e marcada pelo Catolicismo. Tanto assim que, mesmo vigorando a separao Igreja X Estado pela Constituio de 1891, entre alguns intelectuais, predominava a ideologia da identidade nacional catlica. A situao era contraditria. Em que pese esta mentalidade conservadora cultivada o pas respirava um clima de modernizao impulsionado pelos ideais liberais e inovaes tcnicas importadas da Europa e Estados Unidos. Desde o sculo XIX que j se introduziam no pas modificaes nos transportes, com o trem e o barco a vapor, nas comunicaes, com o telgrafo e o telefone.

103

Histria da Educao Brasileira

Do ponto de vista das transformaes sobre o cotidiano das pessoas, sobretudo nas principais cidades do pas, podemos dizer que a modernidade chegou ao Brasil nas primeiras dcadas do sculo XX. neste perodo que so introduzidos em cidades como o Rio de Janeiro, a capital e grande vitrine nacional, o automvel, a aviao, a imprensa ilustrada, a indstria fonogrfica, o rdio e o cinema. Sevcenko (1998, p.522). Essas mudanas tcnicas vo contribuir para alterar o prprio modo de vida nas cidades. Nisso podemos incluir os ritos sociais, estilos de arte, formas de retrica, ritmos de dana, regras de conduta, modas nos trajes e penteados. Sevcenko (1998, pp. 522, 523). Alm desses novos padres culturais e de lazer podemos mencionar tambm alteraes no prprio interior dos lares pela adoo de novos hbitos (o consumo dirio de caf e o vcio do cigarro) e pela penetrao de novos utenslios domsticos, como os eletrodomsticos. O maior smbolo dessa nova fase que se desejava implantar no pas foram as reformas implementadas pelo Presidente Rodrigues Alves na capital federal, o Rio de Janeiro, entre 1904 e 1905. Em torno da chamada Avenida Central, um conjunto de obras foram realizadas para civilizar a cidade. De que forma a modernidade poderia chegar Educao? Bem, j vimos no captulo anterior que pela influncia das escolas protestantes que se instalaram no Brasil na segunda metade do sculo XIX, penetrou no pas o chamado mtodo de coisas ou mtodo intuitivo. Ora, So Paulo que j se destacava politicamente pela fora da monocultura cafeeira, alm do grande nmero de imigrantes que recebeu, tambm tomou a dianteira nas inovaes educacionais.

O ENSINO PRIMRIO NA REPBLICA VELHA


Em So Paulo, o grande nmero de escolas isoladas de ensino primrio existente inspirou o plano de reunir vrias escolas em um s edifcio, construdo especialmente para este fim. Foi elaborada toda uma sistemtica pedaggica e, em vrias cidades, imponentes edifcios foram construdos para abrigar o novo modelo de escola, o chamado Grupo Escolar, por meio do qual poder-se-ia implementar as exigncias da moderna pedagogia: espaos funcionais para o funcionamento da escola, incorporando ambientes como a sala da direo, anfiteatro, biblioteca, laboratrios, secretaria, oficina, ptios, salas de aula arejadas. Bencostta (2005). A idia se espalhou pelo pas. No incio do sculo XX os Estados do Paran, Minas Gerais, Esprito Santo, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Paraba adotaram o exemplo paulista e investiram na construo de edifcios imponentes, principalmente nas capitais, para abrigar escolas. Assim, a reunio de escolas isoladas e a construo de edifcios para o Grupo Es-

104

A educao escolar no Brasil republicano...

Aula

colar tornou-se uma prtica dos governos estaduais republicanos para propagandear a chegada do pas tambm modernidade educacional. No entanto, a implantao do Grupo Escolar no Brasil alm dessa funo de fazer propaganda do novo regime, pode ser vista como parte de um plano dos liberais republicanos em promover a educao popular no Brasil. Na explicao de Souza (2006, pp. 76,77):

Grupo Escolar da Liberdade Atual: So Paulo 1905. Fonte da foto: So Paulo (Estado) Inspetoria Geral do Ensino Anurio do Ensino do Estado de So Paulo- 1908-1909 so Paulo: Tip. Siqueira, Salles & Cia. 1909 (Fonte: http://www.crmariocovas.sp.gov.br).

A criao dos grupos escolares surge, portanto, no interior do projeto poltico republicano de reforma social e de difuso da educao popular uma entre as vrias medidas de reforma da instruo pblica no Estado de So Paulo implementadas a partir de 1890. A implantao dessa nova modalidade escolar teve implicaes profundas na Educao pblica e na histria da Educao brasileira. Introduziu e ajudou a introduzir uma srie de modificaes e inovaes no ensino primrio, auxiliou na produo de uma nova cultura escolar, repercutiu na cultura da sociedade mais ampla e encarnou vrios sentidos simblicos da educao no meio urbano, entre eles a consagrao da Repblica. Generalizou, ainda, no mbito do Ensino Pblico, muitas prticas escolares em uso nas escolas particulares e circunscritas a um grupo social restrito as elites intelectuais, polticas e econmicas.

Para alguns ento, o Grupo Escolar pode ser includo na dimenso ampla de um projeto de educao popular implementado pelos governos republicanos, ao longo da Repblica Velha, para reformar a Educao nacional. Por outro lado, Fernando Azevedo em sua obra clssica
105

Histria da Educao Brasileira

sobre a transmisso da cultura no Brasil afirma: Do ponto de vista cultural e pedaggico, a Repblica foi uma revoluo que abortou e que, contentando-se com a mudana de regime, no teve o pensamento ou a deciso de realizar uma transformao radical no sistema de ensino,.. Azevedo (1958, p. 134). Como conciliar o entusiasmo em torno dos Grupos Escolares com as palavras de Fernando de Azevedo? Bem, o problema a ser enfrentado era realmente imenso. Segundo Nagle (2001, p. 149), em 1920 o Brasil convivia com uma quota de 80% de analfabetos. Na verdade, o autor faz a distino entre a Repblica idealizada, teoricamente construda e a Repblica possivel, a realizada sob a presso das foras sociais do perodo. Nagle (2001, p. 135). Ou seja, em que pese os planos republicanos, quando se chegou ao ano de 1920, a realidade educacional do pas era desanimadora. A partir de ento, passou a operar em diversas instituies da sociedade civil, como a Liga de Defesa Nacional, um entusiasmo educacional e otimismo pedaggico que determinaram ampla mobilizao em defesa da escolarizao como a mais eficaz alavanca da histria brasileira. Nagle (2001, p. 136). Alm disso, ser durante a dcada de 1920 que se formar a primeira gerao de educadores profissionais do Brasil. A idia era transformar a escola primria efetivamente na instituio mais importante do sistema escolar brasileiro, tendo em vista que ela era considerada a matriz onde se integram o humano e o nacional Nagle (2001, p. 153). Por trs desse entusiasmo educacional, havia tambm um componente poltico, porque medida que os liberais lutavam pelo voto universal, interessava a Rui Barbosa (CPDOC/JMa foto 008) mais ampla alfabetizao da populao. TamA Liga de Defesa Nacional foi fundada em 1916 no bm havia o interesse econmico tendo em Rio de Janeiro por Olavo Bilac, Pedro Lessa e Miguel Calmon, sob a presidncia de Rui Barbosa (1849- vista que o capitalismo desenvolvia-se no 1923), que era favorvel ao apoio brasileiro aos Alia- Brasil e ficou claramente estabelecida a dos na Primeira Guerra Mundial. relao entre a capacidade produtiva e a cultura tcnica. Nagle (2001, p. 153). Em funo dessa mobilizao da sociedade fundou-se em 15 de Outubro de 1924, no Rio de Janeiro, a Associao Brasileira de Educao, com o objetivo de congregar educadores, professores, pessoas fsicas e jurdicas interessadas no estudo e no debate de assuntos ligados Educao e Cultura. ABE (2009). A atuao da ABE nota106

A educao escolar no Brasil republicano...

Aula

bilizou-se pela realizao das Conferncias Nacionais de Educao, a partir de 1927. Essa fermentao ao longo da Repblica Velha produziu vrias aes de reforma do Ensino. De acordo com a Constituio de 1891, a competncia para administrar o Ensino primrio era dos Estados e o Ensino secundrio ficou sob a responsabilidade da Unio. importante frisar que no existia at ento um organismo que se encarregasse de centralizar e coordenar as aes educacionais no pas, ficando os assuntos educacionais a cargo do Ministrio dos Correios e Telgrafos. Assim, em vrios Estados aconteceram reformas da instruo pblica, iniciando o processo reformista a partir de So Paulo, com a Reforma realizada por Sampaio Dria (1883-1964), Diretor Geral da Instruo Pblica naquele estado. O princpio que governou essa reforma foi a democratizao da educao sob ideais nacionalistas. Assim, o ponto mais destacado da reforma Sampaio Dria foi a instalao de uma educao popular em dois anos de escolarizao bsica. Por trs dessa iniciativa, estava uma tomada de posio em torno de uma questo: ensino primrio incompleto para todos ou ensino integral para alguns. Carvalho (2003, p. 230). Observe que a primeira gerao de educadores profissionais do Brasil foi a grande responsvel pela implementao de reformas da instruo pblica em vrios Estados. Em 1922, para implementar a reforma educacional no Cear, Sampaio Dria indicou Loureno Filho (1897-1970) cujo trabalho seguiu o padro moderno de interveno pblica: inicialmente promoveu uma pesquisa abrangente sobre a situao educacional do Estado, levantou os recursos disponveis e combateu a resistncia da populao s mudanas. Sua principal luta foi pela mudana das mentalidades, tanto da populao humilde, quanto dos professores e da elite. Entre 1924 e 1928, Ansio Teixeira (1900-1971), foi diretor-geral de instruo do governo baiano e promoveu a reforma do ensino na Bahia, onde foi rejeitada a soluo paulista de um ensino das primeiras letras em apenas dois anos. Em Minas Gerais, Francisco Campos (1891-1968), como Secretrio do Interior a partir de 1926 promoveu uma profunda reforma educacional cujo foco foi a formao dos professores. Em Pernambuco, Carneiro Leo, a partir de 1929, tambm reformou a educao. Sua nfase foi a valorizao do curso normal, introduzindo a disciplina Sociologia da Educao no currculo das escolas de formao de professores(as). Tambm merecem destaque as reformas da educao no Distrito Federal, implementada por Carneiro Leo entre 1922 e 1926 e a Reforma da Educao implementada por Jos Augusto no Rio Grande do Norte entre 1925 e 1928.

Loureno Filho Educador brasileiro conhecido, sobretudo por sua participao no movimento dos pioneiros da Escola Nova, realizador de um importante trabalho de reformulao do ensino no Brasil e em outros pases da Amrica Latina pelo qual mereceu o ttulo de Mestre das Amricas.

107

Histria da Educao Brasileira

Francisco Campos foi um jurista e poltico brasileiro, responsvel, entre outras obras, pela redao da Constituio brasileira de 1937 e do Ato Institucional do golpe de 1964.

O ENSINO SECUNDRIO NA REPBLICA VELHA


No que diz respeito ao ensino secundrio, segundo Nagle (2001, p. 191) no perodo de 1890 a 1920, o Poder Pblico se interessa apenas pela manuteno de estabelecimentos-padro que sirvam de modelo para as demais escolas secundrias do pas. A nfase estava na preservao da qualidade, no se preocupando em ampliar a oferta para a populao. Consequentemente, continuou um ensino elitista e dominado pela iniciativa privada. Quanto s reformas do Ensino Secundrio, a cargo do governo da Unio, foram ao todo em nmero de 05 (cinco) ao longo dos 41 (quarenta e um) anos da Repblica Velha: Benjamin Constant (1890); Epitcio Pessoa (1901); Rivadvia Correia (1911); Carlos Maximiliano (1915) e Joo Lus Alves (1925). Um balano dessas reformas foi feito por Azevedo (1958, p. 136):
Se examinarmos as reformas do Ensino Secundrio, no primeiro perodo republicano, verificaremos que, a no ser a de Benjamim Constant, nenhuma delas introduziu alterao substancial na sua estrutura interna nem procurou extirpar de nossos ginsios o seu carter utilitrio nem cuidou da formao do magistrio secundrio. Todas elas mostraram grande hesitao, alm de absoluta ausncia de esprito de continuidade, no estudo e nas solues dos problemas fundamentais de organizao do ensino.

108

A educao escolar no Brasil republicano...

Aula

O importante a ressaltar que por trs desse reformismo educacional estava um movimento de ideias, chamado escolanovismo, e que foi abraado exatamente por esses reformadores da instruo pblica acima mencionados. Em 1909, o pernambucano Carneiro Leo lanou um livro intitulado A Educao, pioneiro nesse movimento no Brasil. As idias principais do movimento foram: a cincia, o industrialismo e a democracia. A tese central era que a sociedade poderia ser democratizada e transformada por meio da escola. Os princpios que devem reger a educao, segundo os escolanovistas, so os princpios liberais, que determinam que a escola seja nica, laica, gratuita, obrigatria e predominantemente pblica. Bem, se voc lembrar-se da mentalidade conservadora predominante no Brasil durante a Repblica Velha vai perceber que esses pioneiros da Escola Nova enfrentaram uma resistncia acirrada. Do outro lado, estavam os que defendiam o ideal educacional catlico caracterizado pelo sobrenaturalismo, a subordinao da educao doutrina religiosa (catlica), a educao em separado para meninos e meninas, o ensino particular e a responsabilidade da famlia pela educao. Este utopismo passadista foi encabeado por alguns intelectuais catlicos como Jackson de Figueiredo Martins (1891-1928), organizador do movimento catlico leigo e fundador do Centro Dom Vital no Rio de Janeiro, em 1922, que tinha o objetivo de promover estudos e preparar uma reao catlica ao liberalismo em ascenso. Outro intelectual catlico que se destacou na luta contra os reformadores educacionais foi Alceu Amoroso Lima (1893-1983). Junto com D. Sebastio Leme, arcebispo do Rio de Janeiro, lutou pela restaurao dos privilgios do catolicismo no Brasil, incluindo esforos para introduzir na legislao nacional medidas que privilegiassem o ensino religioso e particular.

O ENSINO SUPERIOR NA REPBLICA VELHA


Quanto ao ensino superior, durante o perodo republicano, multiplicaram-se as faculdades pelo pas. No perodo que vai de 1891 a 1910 foram criadas 27 (vinte e sete) escolas superiores: 9 (nove) de Medicina, Obstetrcia, Odontologia e Farmcia; 8 (oito) de Direito; 4 (quatro) de Engenharia; 3 (trs) de Economia e 3 (trs) de Agronomia. Assim, o ensino superior continuou a ser ministrado no pas em estabelecimentos isolados. Acontece que havia forte resistncia da parte dos positivistas ideia de Universidade. Cunha (2003, pp. 158, 161). Porm, alguns Estados tornaram-se pioneiros na constituio de Universidades no pas, apesar de no terem progredido: A primeira Universidade criada no pas foi em Manaus, Amazonas, no ano de 1909, durante o chamado ciclo da Borracha. Foi uma iniciativa particular que perdurou

109

Histria da Educao Brasileira

at 1926. Grupos privados tambm criaram Universidade em So Paulo, em 1911, e em Curitiba, que apesar de ser uma iniciativa particular, contou com o apoio do governo estadual. As duas tentativas tambm fracassaram. Cunha (2003, pp. 161, 162). Como iniciativa do Governo Federal, que efetivamente perdurou, tivemos a criao da primeira Universidade pblica apenas em 1920, a Universidade do Rio de Janeiro. O princpio de organizao foi a aglutinao de faculdades profissionais preexistentes. No caso, reuniram-se as faculdades federais de Medicina e de Engenharia e uma faculdade de Direito, federalizada. O Estado de Minas Gerais, seguindo o mesmo princpio de organizao do Governo Federal, criou em Belo Horizonte, no ano de 1927, a Universidade de Minas Gerais.

A EDUCAO APS A REVOLUO DE 1930


De um modo geral, so bastante conhecidas as circunstncias que levaram ao fim da Repblica Velha com a Revoluo Liberal de 1930. Por trs desse movimento vitorioso, estavam duas classes sociais que reivindicavam participao na vida poltica do pas: a burguesia industrial e o operariado. Alm destas, outra fora social emergente era o movimento tenentista. A primeira modificao importante para a Educao que o governo revolucionrio, chefiado por Getlio Vargas (1883 -1954), implementou foi a criao, j em 1930, do Ministrio de Educao e Sade. Segundo Azevedo (1958, p. 169) este Ministrio veio a constituir-se, com a solidez e os progressos de sua organizao, um dos ministrios mais importantes no governo revolucionrio. O primeiro a ocupar o cargo de Ministro de Estado dos Negcios de Educao e Sade Pblica foi o educador mineiro Francisco Campos. Em 1931, realizou-se a IV Conferncia Nacional da Educao promovida pela ABE (Associao Brasileira de Educao). Na ocasio, o novo chefe do Governo brasileiro solicitou aos educadores a elaborao de um documento que definisse o sentido pedaggico da Revoluo de 1930. Em funo disso, um grupo de 26 (vinte e seis) educadores e intelectuais publicaram em 1932 um texto que ficou conhecido como o Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova. O Manifesto dos Pioneiros de 1932 foi uma continuidade, uma extenso, do discurso que fundamentou as reformas educacionais da dcada de 1920 e um prembulo da poltica nacionalizante da dcada de 1930. Em outras palavras, o Manifesto significou o amlgama das ideias dos renovadores em um documento de fora retrica e projeo poltica que garantiu as estratgias de reforma educacional para uma nova sociedade, administrando-a a partir de um projeto nacional. Mate (2002).

Getlio Vargas Revolucionrio em 30. Curitiba (PR). (CPDOC/CDAVargas)

110

A educao escolar no Brasil republicano...

Aula

ATIVIDADES
Pesquise na Internet a ntegra do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova de 1932, fazendo-lhe uma leitura, depois analise e destaque as principais teses defendidas pelos pioneiros da Escola Nova.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova foi um documento redigido por Fernando de Azevedo que refletia o pensamento dos primeiros educadores profissionais do Brasil. Uma gerao que durante a dcada de 1920 se encarregara de trazer para o pas o pensamento liberal de Educao, especialmente as idias do estadunidense John Dewey (1859-1952), e que estivera frente das reformas que haviam sido implementadas na educao em vrios Estados. Segundo seu redator, o manifesto continha as diretrizes de uma poltica escolar inspirada em novos ideais pedaggicos e sociais e planejada para uma civilizao urbana e industrial, com o objetivo de romper contra as tradies excessivamente individualistas da poltica do pas... Azevedo (1958, pp. 175). Assim, as linhas de fora do documento refletem o pensamento da ideologia liberal e burguesa de educao. Sua tarefa identificar estes princpios conforme foram exarados no documento.

John Dewey um dos maiores pedagogos americanos, contribuindo intensamente para com a divulgao dos princpios da Escola Nova.

O manifesto acirrou os nimos da disputa ideolgica que j vinha sendo travada entre os renovadores da educao, os escolanovistas, e os catlicos conservadores, representantes do poderoso setor da educao privada. Segundo Romanelli (1998, p. 143), trs pontos principais, defendidos no manifesto de 1932, causavam a maior ciso entre os dois grupos de interesses: Laicidade, obrigatoriedade de o Estado assumir a funo educadora; e a igualdade de direitos dos dois sexos educao. Apesar de iniciar com a dedicatria ao povo e ao governo o Manifesto dos Pioneiros de 1932, em ltima instncia, era uma interpelao ao Estado brasileiro, na ocasio controlada por uma nova configurao poltica, para que efetivamente transformasse a Educao nacional. E as reformas no tardaram. O Ministro da Educao e Sade Pblica, Francisco Campos, por meio de uma srie de decretos procedeu a uma ampla reforma que atingiu a estrutura do ensino em todo o territrio nacional. Dentre as reformas implementadas, podemos mencionar: a criao do Conselho Nacional de Educao, rgo consultivo mximo da Educao no Brasil; a organizao do Ensino Su111

Histria da Educao Brasileira

perior e adoo do Estatuto das Universidades Brasileiras; a organizao do Ensino Secundrio e do Comercial. At o final da dcada de 1920, como voc viu anteriormente, o ensino secundrio organizava-se em funo dos chamados preparatrios e de exames parcelados para o ingresso no Ensino Superior, isso impedia a seriao dos cursos secundrios. Com a Reforma Francisco Campos, o currculo seriado foi definitivamente implementado, a frequncia tornouse obrigatria e passou a vigorar a exigncia de concluso do Ensino Secundrio para o ingresso no Ensino Superior. A conclamao do Manifesto de 1932 e a Reforma Francisco Campos surtiram efeito e, no perodo de 1932 a 1936, registrou-se um crescimento da Educao pblica no Brasil e reduo da Educao privada. Em funo desse quadro, acirraram-se os nimos dos grupos de interesses que lutavam pela hegemonia sobre a Educao nacional. No perodo de Novembro de 1933 a Julho de 1934, por ocasio do funcionamento da Assemblia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar a segunda Constituio republicana, as presses sobre os constituintes foram muitas. Adotou-se ento, na Constituio de 1934, uma soluo de consenso, incorporando-se interesses dos conservadores catlicos e privatistas, como a reivindicao quanto ao ensino religioso, e tambm posies dos escolanovistas, como a de conferir Unio a competncia de traar as diretrizes educacionais para o pas. Porm, com o advento do Estado Novo em 1937, o conflito entre os grupos de interesses particulares em torno da Educao foi abafado pela natureza ditatorial do regime, s voltando a manifestar-se aps a redemocratizao em 1945. De qualquer forma, a Constituio de 1937, que vigorou de 1937 a 1945, incorporou prescries legais que beneficiavam os conservadores. Os escolanovistas, durante o perodo de ditadura, limitaram-se a lutar por seus ideais no mbito de suas vidas pessoais. Porm, o Estado Novo tambm procurou renovar alguns setores da Educao nacional. O Ministro da Educao do perodo, Gustavo Capanema (1900-1985), a partir das chamadas leis orgnicas, promoveu uma alterao no Ensino Secundrio cuja nfase estava no ensino tcnico-profissional. Por meio de decretos assinados entre 1942 e 1943, o ensino tcnico-profissional foi organizado em funo dos trs setores da economia: o Ensino Industrial foi reforado porque o governo tomou a iniciativa de engajar a indstria na tarefa de preparar sua prpria mo-de-obra. Assim, em 1942 foi criado o Servio Nacional de Aprendizagem dos Industririos, mais tarde chamado de Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), destinado a organizar e administrar escolas de aprendizagem industrial em todo o pas. Romanelli (1998, p. 166). Tambm foram organizados o Ensino Comercial e o Ensino Agrcola.

112

A educao escolar no Brasil republicano...

Aula

Aula prtica na escola tcnica do SENAI (Fonte: http://www.tuneldotempo.inep.gov.br)

O fim do Estado Novo em 1945, marcou o incio de um novo perodo de esperana para a educao brasileira e tambm de novas articulaes em torno do conflito entre conservadores e liberais. De um modo geral, porm, o balano que se pode fazer da Educao durante o perodo que vai da Proclamao da Repblica at o final da Segunda Guerra Mundial, que continuou a predominar um sistema dual de educao, as disparidades regionais entre os sistemas escolares estaduais se acentuaram, continuaram a predominar os mecanismos de transplante cultural, no caso representados pelos ideais da Escola Nova, e a mentalidade catlica conservadora, aliada aos interesses privados, permaneceu influenciando a educao nacional.

113

Histria da Educao Brasileira

CONCLUSO
Nesta aula, procurei historiar os principais acontecimentos da Educao no Brasil ao longo da primeira metade do sculo XX. Apesar de no perodo terem se manifestado as mais diversas propostas educacionais, desde uma idia ruralista, passando pelos ideais comunistas e anarquistas para a escola, detive-me nos dois principais grupos de interesses que propugnavam um projeto educacional para o pas: Os catlicos conservadores, vinculados a uma estrutura social baseada num modelo agrrio-exportador e os liberais que se vinculavam a uma estrutura social com base num modelo urbano-industrial. Ribeiro (1982, p. 107). Fazendo um balano do que essa metade de sculo nos deixou no aspecto educacional, a primeira coisa que lhe devo adiantar que, mesmo que avancemos no tempo, no poderemos falar da vitria definitiva de nenhum dos dois lados neste conflito ideolgico em torno da Educao brasileira, haja vista que, transfigurado em outros interesses, atualizados com as demandas dos tempos atuais, o conflito ainda permanece. Obviamente que, sobretudo do ponto de vista quantitativo, houve um crescimento da Educao em termos do nmero de escolas, de professores e de pessoas escolarizadas. No entanto, persistiu o dualismo educacional, reforado pela nfase no final do perodo no ensino tcnicoprofissional destinado s camadas mais pobres.

RESUMO
Nesta aula, voc aprendeu sobre a chegada da modernidade ao Brasil. No final do sculo XIX e incio do sculo XX, diversas inovaes foram introduzidas no cotidiano das populaes urbanas. Aps o golpe que alou os republicanos ao controle do Estado brasileiro, eles se preocuparam em modernizar tambm a Educao do pas. A partir do Estado de So Paulo, foram introduzidas novidades que passaram a ser copiadas por outros Estados nas diversas regies. A mais importante foi o Grupo Escolar. No entanto, durante a Repblica Velha, o ndice de analfabetismo no Brasil girava em torno dos 80% da populao. Em funo disso, um amplo movimento de defesa da universalizao da escolaridade bsica tomou conta do pas e que passou a se chamar de entusiasmo educacional e tambm de otimismo pedaggico, porque se acreditava que por meio da educao poder-se-ia garantir o futuro da nao. Influenciados pelos ideais liberais de Educao, formou-se a primeira gerao de educadores profissionais do Brasil e que se encarregaram de reformar o Ensino Primrio em vrios Estados do pas, luz das idias escolanovistas. O Ensino Secundrio, cargo do governo central, passou por vrias refor-

114

A educao escolar no Brasil republicano...

Aula

mas que no conseguiram efetivamente transformar o funcionamento tradicional, propedutico, recebido do Imprio. Tambm foi-lhe mostrado como se constituram as primeiras Universidades do Brasil. Dentre as organizaes civis que se formaram no perodo, destacou-se a Associao Brasileira de Educao (ABE), fundada em 1924 e que reuniu pessoas interessadas em debater sobre a Educao nacional. Assim, em torno da questo educacional se consolidaram dois grupos principais de interesses: Os catlicos conservadores e privatistas e os escolanovistas, defensores da Educao Pblica e da democratizao da Educao. Depois da Revoluo de 1930, sob incentivo do Governo revolucionrio, foi redigido o famoso Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, em 1932. Nele, os escolanovistas reuniram os princpios de sua proposta educacional para o Brasil, cujos principais pontos eram: o controle estatal da educao, a laicizao das escolas, a educao em igualdade de condies para ambos os sexos, obrigatria, pblica e gratuita. Um instrumento de democratizao, segundo os ideais liberais de educao.

PRXIMA AULA
Na prxima aula, vou-lhe apresentar o desenvolvimento educacional do Brasil na segunda metade do sculo XX. Ter finalmente o pas atingido a modernidade educacional? A educao popular, grande ideal dos escolanovistas, ter se consolidado? E o conflito entre conservadores e liberais, que feio assumiu?

AUTO-AVALIAO
Reflita assim: fiz uma leitura satisfatria do texto, a ponto de dizer que os objetivos propostos pelo professor-autor foram por mim alcanados? Pense tambm se houve, da sua parte, dedicao para cumprir a contento com as tarefas propostas. Em suma, responda em seu ntimo: Sei determinar como o ambiente poltico-econmico e social-cultural do Brasil, no incio do sculo XX, influenciou o processo educacional do perodo? Sei identificar os processos de longa durao que tm permeado a educao brasileira desde o final do Imprio e incio da Repblica? Sou capaz de listar algumas conquistas educacionais do povo brasileiro durante a primeira metade do sculo XX?

115

Histria da Educao Brasileira

REFERNCIAS
ABE Associao Brasileira de Educao. Disponvel em <http:// www.abe1924.org.br> Acesso em 11 Jan. 2009. AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira: a transmisso da cultura. Tomo terceiro. So Paulo: Melhoramentos, 1958. BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Grupos escolares no Brasil: um novo modelo de escola primria. In: STEPHANOU, Maria; BASTA, Maria Helena Camara (orgs.). Histria e memrias da educao no Brasil, v. III: sculo XX. Petrpolis, RJ: Vozes, 2005. CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Reformas da instruo pblica. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (orga). 500 anos de educao no Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2003. CPDOC da FGV. Disponvel em <http://www.cpdoc.fgv.br/ nav_historia/htm>. Acesso em: 11 Jan. 2009. CUNHA, Luiz Antonio. Educao e desenvolvimento social no Brasil. 9 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980. _______. A organizao do campo educacional: as conferncias de educao. In: Educao e Sociedade. Ano III, Nmero 9, Maio de 1981. _______. Ensino superior e universidade no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (orga). 500 anos de educao no Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2003. CURY, C. R. J. Ideologia e educao brasileira: catlicos e liberais. 4 ed. So Paulo: Cortez, 1988. ________. Cidadania republicana e educao: governo provisrio do Mal. Deodoro e congresso constituinte de 1890-1891. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. FREITAS, Marcos Cezar de. Educao Brasileira: dilemas republicanos nas entrelinhas de seus manifestos. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (orgs.). Histria e memrias da educao no Brasil, v. III: sculo XX. Petrpolis, RJ: Vozes, 2005. BENCOSTTYA, Marcus Levy Albino (orga). Histria da Educao: arquitetura e espao escolar. So Paulo: Cortez, 2005. MATE, Ceclia Hanna. O manifesto dos pioneiros de 32 como ampliao da poltica reformista. ANPED, GT Histria da Educao, 2000. Disponvel em <http://anped.org.br>. Acesso em 23 Abr. 2002. NAGLE, Jorge. Educao e sociedade na primeira repblica. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A; 2001. RIBEIRO, Maria Lusa Santos. Histria da educao brasileira: a organizao escolar. 3 ed. So Paulo: Moraes, 1982.

116

A educao escolar no Brasil republicano...

Aula

ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da educao no brasil: 19301973. 21 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. SEVCENKO, Nicolau. A capital irradiante: tcnica, ritmos e ritos do Rio. In: NOVAIS, fernando A; SEVCENKO, Nicolau (orga) Histria da vida privada no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. SOUZA, Rosa Ftima de. Demandas populares pela educao na Primeira Repblica: aspectos da modernidade brasileira. In: Educao e Filosofia. Uberlndia, 6 (12) 63-70, Jan./Dez. 1992. _______. Espao da educao e da civilizao: origens dos grupos escolares no Brasil. In: SAVIANI, Demerval; SOUZA, Rosa Fatima de; VALDEMARIM, Vera Teresa (orgs.) O legado educacional do sculo XIX. So Paulo: Autores Associados, 2006. VIEIRA, Luiz Renato. Educao e autoritarismo no Estado Novo. Em: Educao e Filosofia. Uberlndia (6) (12) 83-94, Jan./Dez, 1992.

117

You might also like