You are on page 1of 7

COMPETENCIAS BSICAS

Competncias a serem desenvolvidas ao longo da Educao Infantil e do Ensino Fundamental


Tnia Maris de Azevedo1; Vania Morales Rowell2

Graduada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestre em Letras Lingustica Aplicada, pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (1995) e doutora em Letras Lingustica Aplicada, pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente, professora titular do Curso de Letras e docente colaboradora do Programa de Ps-Graduao em Educao Mestrado, da Universidade de Caxias do Sul. Suas reas de atuao em pesquisa e ensino (em cursos de graduao e ps-graduao) so, principalmente, semntica argumentativa, discurso, enunciao, gneros discursivos e prtica de ensino. Atua, tambm, como consultora nos seguintes temas: ensino de lngua materna, competncias e habilidades, formao de conceitos, problematizao, planejamento e avaliao educacional. tmazeved@ucs.br
2

Graduada em Letras pela Universidade de So Paulo (2000) e mestre em Letras Lingustica Aplicada, pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (2006). professora titular das disciplinas de Lngua Portuguesa Instrumental e Produo Cientfica e Textual, na Faculdade da Serra Gacha (Caxias do Sul-RS). colaboradora do grupo de pesquisa Linguagem, Semntica e Ensino, coordenado pela professora Tnia Azevedo. Atua, ainda, como consultora nos seguintes temas: ensino de lngua materna, competncias e habilidades, formao de conceitos, problematizao, planejamento e avaliao. vania.rowell@fsg.br

1 INTRODUO

Muito vem sendo debatido e estudado sobre o desenvolvimento de competncias na educao formal. Em tempos de reestruturao curricular do Ensino Fundamental e da Educao Infantil, no h como se ausentar da discusso acerca de o que se entende por competncia e de que competncias devam ser desenvolvidas pelos alunos nesses nveis de ensino. Fruto de anlise e estudo de grande parte da bibliografia existente sobre o tema e da considervel experincia docente em nvel de Ensino Fundamental e de Educao Superior em cursos de licenciatura, relativos, portanto, formao de professores, vimos realizando, desde 1998, junto a docentes de Caxias do Sul e da regio, alguns estudos sobre a aprendizagem como desenvolvimento de competncias e habilidades, formao de conceitos, constituio de valores e adoo de atitudes. De fato, para ns, o currculo escolar deve estar fundamentado numa concepo de aprendizagem que abranja esses cinco aspectos, pois acreditamos que a formao de conceitos e, portanto, a construo de conhecimentos no resulta necessariamente em saber, mas a mobilizao dos conhecimentos construdos, das competncias e habilidades desenvolvidas, das atitudes adotadas, dos valores constitudos e sua converso em estratgias eficazes e viveis para a soluo dos problemas prprios da sobrevivncia e da vida em sociedade que esto na base da constituio de um saber. Com o intuito de alargar a discusso, apresentaremos, mesmo que brevemente, algumas concepes de competncia, incluindo a nossa, para que possamos fundamentar o elenco de competncias cujo desenvolvimento julgamos indispensvel oportunizar ao sujeito conhecedor ao longo da Educao Infantil e do Ensino Fundamental.

2 CONCEPES DE COMPETNCIA

Comecemos por examinar as concepes de competncia veiculadas por alguns documentos que compem a legislao do ensino no Pas. De acordo com o Conselho Nacional de Educao (CNE), uma competncia no fica restrita ao mbito do conhecer, vai alm, porque pressupe ao numa dada situao. O agir competente inclui decidir e agir em situaes imprevistas, mobilizar conhecimentos, informaes e hbitos, para aplic-los, com capacidade de julgamento, em situaes reais e concretas3. Competncia, na viso do CNE, implica, ento, um agir situado, contextualizado, e no mecanizado, automatizado. Torna-se importante essa constatao para que um ensino voltado ao desenvolvimento de competncias seja inteiramente repensado, reconfigurado.

Conselho Nacional de Educao, Parecer n16/99, PCNb, 1999, p.32.

Competncias, segundo o documento do ENEM (1999) so as modalidades estruturais da inteligncia, ou melhor, aes e operaes que utilizamos para estabelecer relaes com e entre objetos, situaes, fenmenos e pessoas que desejamos conhecer. Desde essa perspectiva, competncia, ao mesmo tempo em que pressupe ao, pressuposta pelo conhecer, ou seja, para conhecer preciso estabelecer relaes entre objetos, situaes, fenmenos e pessoas, por meio de aes e operaes, por meio de competncias. Para Perrenoud (2000, p. 15), competncia a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situao. E continua, dizendo que as competncias no so elas mesmas saberes, savoir-faire ou atitudes, mas mobilizam, integram e orquestram tais recursos. Ainda conforme o mesmo autor, essa mobilizao s pertinente em situao, sendo cada situao singular, mesmo que se possa trat-la em analogia com outras, j encontradas. Novamente, aqui, encontramos a noo de ao contextualizada, inserida em um tempo e um espao nicos, embora passveis de serem semelhantes a outros. Garcia (2007) parece ratificar essa ideia de que a ao est imbricada na competncia ao afirmar que uma competncia permite mobilizar conhecimentos para enfrentar uma determinada situao. E, se envolve mobilizao, a competncia no o uso esttico de regrinhas aprendidas, mas uma capacidade de lanar mo dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e do modo necessrios. Monereo e Pozo tambm referem o carter circunstancial da competncia.

Ser competente supone muchos complementos circunstanciales: para qu, en qu lugar, en qu tiempo, de qu modo, con qu recursos, etc., y esas circunstancias deben estar presentes durante la enseanza y la evaluacin. Dicho de otro modo, pensamos que desde la educacin formal podemos sobre todo ensear habilidades y estrategias que el estudiante, cuando se enfrente a un problema autntico, podr coordinar en una competencia; sin embargo, esa competencia se consolidar en su contexto de uso, por lo que la formacin permanente deber tener un papel crucial. (MONEREO e POZO, 2001, p. 18)

Parece ser consenso entre esses autores a natureza contextual da competncia e disso inferimos que um ensino que no exponha os aprendizes a situaes-problema isto , a problemas circunstanciados, cujas solues exijam deles a mobilizao de conhecimentos construdos, habilidades desenvolvidas, atitudes e valores constitudos no redundar no desenvolvimento de competncias. Com base nesses e em outros estudos (que no referiremos dados os limites deste artigo), concebemos competncia como a capacidade, desenvolvida pelo sujeito conhecedor, de mobilizar, articular e aplicar intencionalmente conhecimentos (sensoriais, conceituais, procedimentais), habilidades, atitudes e valores na soluo pertinente, vivel e eficaz de situaes que se configurem problemas para ele. 2

Explicitemos os termos grifados: (a) utilizamos mobilizar no sentido de acessar (localizar e selecionar) e trazer conscincia, o que pressupe conhecimentos construdos, habilidades desenvolvidas, atitudes e valores constitudos convm explicar que o desenvolvimento de competncias no a finalizao do processo de aprendizagem, mas seu objetivo maior, portanto, se desenvolver competncias implica apropriao de conhecimentos, habilidades atitudes e valores, simultaneamente configura-se como decisivo e indispensvel para a ampliao e o aperfeioamento das aprendizagens consolidadas e para a efetivao de novos aprenderes; (b) o termo articular foi usado aqui com o sentido de pr em relao, adequar, fazer convergir, pois no h como pensar o desenvolvimento de competncias a no ser sistemicamente, na intrincada e complexa rede de relaes em que o saber se constitui, e aprender nada mais que tecer essa rede; (c) aplicar, nessa concepo, tem o sentido de pr em ao para resolver problemas, at porque no h sentido algum em desenvolver competncias seno para resolver os problemas que se impem ao sujeito conhecedor, ningum julgado competente a no ser que resolva, de forma vivel e eficaz, os problemas aos quais exposto. Ainda guisa de esclarecimento, consideramos competncia uma capacidade, por crermos ser um potencial passvel de desenvolvimento, configurandose, portanto, como algo possvel de ser aprendido, aprimorado e ampliado no curso das vivncias e experincias4 interativas do sujeito cognoscente. Por julgarmos ser a competncia objeto de aprendizagem porque h que ser desenvolvida , vemos seu desenvolvimento como intencional, subordinado vontade do aprendiz, e no como fruto do acaso ou de situaes aleatrias e de atos de pensamento involuntrios (se isso for possvel) ou ocasionais. Se assim , para que haja aprendizagem, desenvolvimento de competncias, o aprendiz dever estar imbudo do desejo de aprender, de ampliar e aprimorar seu desempenho.

3 COMPETNCIAS-FOCO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

Pensando no aluno como cidado de um mundo globalizado, competitivo e pleno de diversidades, acreditamos ser imprescindvel a ele, no mnimo, o desenvolvimento das cinco competncias que passamos a comentar sucintamente. importante dizer que a ordem em que sero citadas s diz respeito sua apresentao, no a uma hierarquizao de qualquer natureza. So elas:
4

resolver problemas de forma vivel e eficaz; utilizar adequadamente diversas linguagens humanas, sejam verbais (em nvel oral e/ou escrito), sejam no-verbais; avaliar criticamente dados, situaes e fenmenos; usar adequadamente a informao acumulada; e atuar em grupo.

Em sentido lato, abrangendo no s vivncias e experincias concretas mas inclusive abstraes e generalizaes.

Tratemos, agora, de explicitar em que consiste cada uma delas e de justificar sua insero nos currculos da Educao Infantil e do Ensino Fundamental.

3.1 Resolver problemas de forma vivel e eficaz

Para sobreviver, o sujeito precisa, a todo o momento, resolver os problemas a que a convivncia lhe expe. No entanto, para ser considerado um sujeito competente, no basta propor solues, preciso que tais solues sejam viveis e o mais eficazes possvel, sendo esse o diferencial que determina o grau de competncia do sujeito, nos mbitos pessoal, social e profissional. Resolver um problema uma atividade complexa que pressupe, minimamente: (a) identificar uma situao como sendo um problema, portanto, exigindo a transposio de um obstculo para chegar a uma soluo; (b) compreender o problema, seu enunciado e o que ele exige, mobilizando o conhecimento prvio e, se necessrio, acessando, selecionando e adquirindo novas informaes, construindo novos conhecimentos, aperfeioando habilidades ou desenvolvendo novas, adotando atitudes inditas ou no e assumindo seus valores, redimensionando-os ou constituindo outros; (c) construir estratgias para chegar soluo, buscando recursos e percursos que otimizem o processo de soluo; (d) monitorar o processo de soluo, julgando a pertinncia das estratgias criadas e reconfigurando-as, quando necessrio; e (e) avaliar a soluo encontrada, testando-a a fim de verificar sua eficcia e viabilidade. justamente por sua complexidade que a resoluo de problemas considerada por ns uma competncia a ser desenvolvida desde a Educao Infantil.

3.2 Utilizar adequadamente diversas linguagens humanas, sejam verbais (em nvel oral e/ou escrito), sejam no-verbais

Num contexto em que prevalecem a multiplicidade de diferenas e a circulao de inmeras informaes, o domnio da linguagem, seja verbal ou noverbal, quer no que tange compreenso/interpretao, quer no que se refere produo, de substancial relevncia. pela linguagem, seja qual for sua natureza, que o ser humano interage com os outros seres, com o ambiente, com o conhecimento social e historicamente produzido, enfim, a linguagem que viabiliza a interao do sujeito cognoscente com o objeto de conhecimento, por meio dela que o sujeito acessa e processa informaes, estabelece relaes, forma conceitos e os representa. Portanto, torna-se imprescindvel ao sujeito, para a vida em sociedade, a aprendizagem de diversas formas de linguagem, a fim de poder utiliz-las de forma adequada em todos os 4

contextos nos quais se insira. Eis o porqu de o desenvolvimento, sistemtico e formal, dessa competncia ser previsto j para o incio da escolaridade.

3.3 Avaliar criticamente dados, situaes e fenmenos

Se o domnio e a utilizao da linguagem so essenciais ao sujeito para sua insero social, de igual importncia a avaliao crtica de dados, situaes e fenmenos com os quais ter que interagir. Inmeros e diversificados so os contextos com os quais o sujeito interage ao longo de sua existncia. Em um mundo tecnologicamente avanado como o que temos hoje, a complexidade e multiplicidade de informaes disponveis e a velocidade de circulao dessas informaes exigem do sujeito conhecedor uma avaliao crtica, constante e criteriosa, de modo a que possa selecion-las e, efetivamente, de posse delas, exercer sua cidadania global. No h como conceber um sujeito social autnomo e cnscio de seu papel no mundo sem que se valha da avaliao crtica da diversidade de inter-relaes e interaes pressupostas pela vida social.

3.4 Usar adequadamente a informao acumulada

Esta competncia est diretamente vinculada s anteriores, pois, para que a informao produzida pela humanidade possa ser utilizada adequadamente, indispensvel uma avaliao crtica desse universo de informaes. Para essa avaliao, fundamental o domnio das diferentes linguagens por meio das quais as informaes foram produzidas e veiculadas. Para a resoluo vivel e eficaz de problemas, faz-se necessrio selecionar e utilizar informaes de forma adequada. Todas essas implicaes justificam a premncia do desenvolvimento dessa competncia desde a Educao Infantil at o final do Ensino Fundamental. Na verdade, em plena era da informao, essa competncia dispensa maiores comentrios. Quais sero as chances de sobrevivncia com um mnimo de qualidade de vida para um sujeito que no tiver acesso e/ou no souber utilizar convenientemente a informao produzida pela humanidade?

3.5 Atuar em grupo

De outro lado, saber atuar em grupo, atualmente, tornou-se a mola mestra da convivncia e da sobrevivncia na sociedade. Cada vez mais, o ser humano 5

precisa conviver com diferentes grupos, em diferentes esferas sociais, com diferentes propsitos e interagir significativamente na busca de soluo para problemas coletivos ou individuais complexos. condio para o exerccio pleno da cidadania global o desenvolvimento dessa competncia, da a proposta de sua integrao no currculo dos dois primeiros nveis da Educao Bsica.

4 GUISA DE CONCLUSO

Se o aprendiz, ao final do Ensino Fundamental, tiver desenvolvido as competncias aqui propostas, cremos que o alicerce de toda a sua formao ter sido coerente com as finalidades e com a prpria denominao desse nvel de ensino. Alm disso, se a aprendizagem escolar tiver como foco o desenvolvimento de competncias, tornar-se- significativa, pois ter a ao e a interao como alicerces, facilitando ao aprendiz a atribuio de sentido aos objetos de estudo, visto que estes estaro inseridos em situaes-problema a serem solucionadas. Se o desafio que promove a aprendizagem, no h desafio sem a necessidade de aprender, ou melhor, a necessidade de solucionar um problema que move o sujeito conhecedor, que o desafia a buscar novas informaes, a construir conhecimentos, a desenvolver habilidades, a constituir atitudes e valores essenciais para tal soluo. O ensino, por sua vez, deixa de ser um mero instrumento de transmisso de informao para assumir a configurao de contexto problematizador capaz de antecipar conflitos impostos pela sobrevivncia social e de capacitar efetivamente o sujeito cognoscente a enfrent-los e super-los de forma competente, como verdadeiros cidados.

5 REFERNCIAS

GARCIA, Lenise. A. M. Competncias e habilidades: voc sabe lidar com isso? Disponvel em: http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=36. Acesso em: 10/06/2007. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Exame Nacional do Ensino Mdio: Documento Bsico 2000. Braslia: INEP, 1999. PERRENOUD, P. Dez novas competncias para ensinar. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. MONEREO, C. e POZO, J. I.. Competencias para sobrevivir en el siglo XXI. In.: Cuadernos de Pedagoga, n. 370 (enero), 2001, p. 50-55. 6

You might also like