You are on page 1of 14

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL EM LAVA JATOS DE PALMAS - TO ENVIRONMENTAL MANAGEMENT SYSTEM IN LAVA JETS OF PALMAS -TO Jalbas Alves

dos Reis Josiano de Sousa Andrade Alexandre Barreto Almeida dos Santos RESUMO Tendo em vista o rpido crescimento do nmero de lava-jatos em Palmas To, este trabalho teve como objetivo analisar a situao desse tipo de empreendimento no que diz respeito ao sistema de gesto ambiental. Foram levantadas informaes sobre todo sistema de funcionamento bem como os interesses em preservar o meio ambiente. Foi levantado tambm o potencial em termos de periculosidade ao meio ambiente. Essa pesquisa foi realizada atravs de entrevista, sendo coletados dados de 35 lava-jatos, onde pode ser constatado que a maioria dos lava-jatos no utilizam o mnimo cuidado com o desenvolvimento sustentvel e que poucos proprietrios tm conscincia da situao ambiental de seu estabelecimento. Palavras-chave: lava-jatos; sistema de gesto ambiental; desenvolvimento sustentvel. ABSTRACT Bearing in mind the rapidly growing number of car washes in Palmas To, this study aimed to analyze the situation of this kind of development with regard to the environmental management system. Was to collect information on all operating system and the interests in preserving the environment. Was also raised in terms of the potential hazard to the environment. This survey was conducted through interviews, data were collected from 35 car washes, where it might be noted that most car washes do not use the minimum of care for the sustainable development and that few owners are aware of the environmental situation of its establishment. Keywords: car washes, environmental management system, sustainable development.

Graduando do 4 perodo do curso de Tecnologia em Gesto Ambiental da Faculdade Catlica do Tocantins, e-mail: jalbasalves@yahoo.com.br Graduando do 4 perodo do curso de Tecnologia em Gesto Ambiental da Faculdade Catlica do Tocantins, e-mail: josiano@yahoo.com.br Professor Orientador, e-mail: Barreto@catolica-to.edu.br

INTRODUO

Entre os recursos naturais que os seres humanos dispem, a gua consta como um dos mais importantes, no entanto indispensvel para a sobrevivncia. Sendo que a utilizao cada vez maior dos recursos hdricos tem resultado em problemas, no s na carncia dos mesmos, bem como no comprometimento da sua qualidade (Mota, 2008). O principal responsvel por essa alterao na qualidade da gua o crescimento populacional, atravs do desenvolvimento industrial de forma inadequada e as demais atividades humanas. Uma das consequncias desse crescimento populacional o aumento da demanda de veculos para locomoo. Gerando assim cada vez mais a oferta desses veculos no mercado. Segundo Leite (2006), diretor da agncia de notcias especializada no setor automotivo AutoInforme. A frota brasileira de veculos vem crescendo nos ltimos anos em propores maiores do que o aumento da populao. O resultado que a relao veculo/habitante vem aumentando paulatinamente nos ltimo 14 anos. Em 1994 havia no Brasil um carro para cada 10,4 habitantes. Hoje, a relao de aproximadamente 8,5 pessoas por carro. Grande parte dessa frota utiliza-se dos servios dos lava-jatos, multiplicando assim o nmero de unidades desse tipo de empreendimento, tanto de forma legal ou ilegal no pas. Haja vista que grande parte desses lava-jatos no faz nenhum tipo de tratamento dos efluentes gerados pela natureza de suas atividades e no tem a menor preocupao com os danos ambientais advindos do mau uso dos resduos dos lava jatos. O que faz aumentar a gerao de resduos, considervel para se poluir e degradar os recursos hdricos. exigido pelo Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA) que esse tipo de empreendimento seja licenciado e implantado em locais com solos impermeveis e necessria a presena de caixas de areia para a reteno do material mais pesado gerado pela lavagem dos automveis e caixas separadoras de gua e leo. De acordo com os parmetros de exigncia ambiental legais e a conscincia ecolgica e social, esse tipo de empreendimento como os demais, precisa est paralelo a legislao, e procurar se adequar para manter o desenvolvimento de forma sustentvel.

Este trabalho vem com o objetivo analisar o sistema de gesto ambiental desse tipo de empreendimento, no que diz respeito importncia de preservao do meio ambiente, bem como o seu potencial em termos de periculosidade, que est relacionada sua origem.

REFERENCIAL TERICO

A gua uma substncia qumica composta de hidrognio e oxignio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida (Mota, 2008). frequente associar-se a gua apenas sua forma ou estado lquido, mas a substncia tambm possui um estado slido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de gua. De acordo com CIA-The Word Fact Book (Cetral Inteligence Agency),
a gua cobre 71% da superfcie da terra. Na Terra, ela encontrada principalmente nos oceanos, 1,6% encontra-se em aquferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partculas de gua slida e lquida suspensas no ar) e precipitao. Os oceanos detm 97% da gua superficial, geleiras e calotas polares detm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detm 0,6% da gua do planeta. Uma pequena quantidade da gua da terra est contida dentro de organismos biolgicos e de produtos manufaturados.

Na indstria ela desempenha o papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vrios processos de manufatura e transformaes de insumos bsicos e em bens comerciais. Tambem faz a locomoo de nutrientes e resduos por entre os vrios rgos do corpo dos animais, portanto a gua essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Segundo Mota (2008) o acesso gua potvel tem melhorado continuamente e substancialmente nas ltimas dcadas em quase toda parte do mundo. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da populao mundial sofrer com a falta de gua potvel. Resduos slidos constituem naquilo que genericamente se chama lixo, materiais slidos considerados sem utilidade, suprfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados. Constitui crime ambiental no s o descarte em local inapropriado como tambm comercializar, fornecer, transportar, queimar ou dar destino que no seja adequado atravs da reciclagem ou outros tipos de destino.

Tais crimes esto capitulados na Lei n 9.605 da CF Brasil de 1988 (MARQUES et al, 2009) As Tecnologias ambientais existentes inicialmente trabalhavam, principalmente, no tratamento dos resduos, efluentes e emisses existentes (ex: tecnologia de incinerao de resduos, tratamento de guas residuais, tratamento de emisses atmosfricas, etc.). Essas tecnologias so chamadas de Tcnicas de fim-de-tubo, ou seja, estudam os resduos no final do processo de produo. So caracterizadas pelas despesas adicionais para a empresa e diversos problemas, como por exemplo, a produo de lodo de esgoto atravs do tratamento e outros.

Resduos Lquidos

Depois de utilizada a gua passa a ser um resduo, pois j est poluda e imprpria ao consumo de enumeras coisas no sentido em que se a utiliza. Alm da gua contaminada, tambm so resduos lquidos os restos e sobras de produtos qumicos, como leos, graxas, agrotxicos e outros (COSTA, 2006). Os leos so ameaas constantes ao meio ambiente, vista que grandes partes dos lava jatos possuem troca de leo, e que as embalagens contm restos de leo dentro dos recipientes, esse leo mundialmente considerado como produto malfico ao meio ambiente e a sade pblica, estando inserido na Classe I dos Resduos Perigosos, por apresentar toxidade, conforme a classificao da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, de 2004 atravs da Norma Brasileira Registrada NBR, 10.004 e a Resoluo 09 do Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA de 1993. Todos os dias, milhes de litros de gua so usados na produo de energia, nas indstrias, na agricultura, no lazer e nas tarefas domsticas mais simples, como lavar as mos e preparar alimentos, por exemplo. No entanto, para onde vai toda essa gua depois de usada? E o que pode acontecer se ela no for tratada corretamente? A sujeira vai embora, mas no some. Quando a gua poluda desce pelo ralo, ela deve ser conduzida at um sistema de tratamento adequado, se em residncias estiver ligada rede coletora de esgoto, os resduos lquidos domsticos seguem para a Estao de Tratamento de Esgoto. No caso dos resduos lquidos industriais, as prprias indstrias so responsveis pelo tratamento em Estaes de Tratamento de Efluentes.

Produtos qumicos com validade vencida leos e graxas usadas, desengraxante sujo, efluentes sanitrios e domsticos, gua contaminada da lavagem de tubetes, gua contaminada da lavagem de equipamentos, conjuntos e peas derramamento de produtos qumicos (combustvel, leo hidrulico, lubrificante, herbicidas e outros), deve se devolver ao fornecedor ou descartar na lagoa de tratamento de efluentes da fbrica ou encaminhar aos depsitos apropriados, e, recolher em reservatrios especiais (COSTA, 2006). Desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das geraes futuras atenderem as suas prprias necessidades. O consumo consciente um ato de reflexo antes do ato da compra ou do descarte de um produto qualquer. No entanto devemos adotar o R de repensar, assim se contribui para um melhor exerccio da ecoeficincia da prtica dos trs Rs que exemplificaremos no discorrer deste. Reduzir significa economizar de todas as formas possveis. Numa sociedade onde quase todas as embalagens so descartveis, preciso repensar nas diversas maneiras de se combater o desperdcio, para um bom desempenho destes so necessrios que se adote algumas dicas mais comuns em nosso dia a dia como: procurar sempre produtos mais durveis; compre apenas o suficiente para consumo, evite desperdcio de produtos e alimentos; controle o uso da gua, no deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, so medidas que pode fazer a diferena no futuro. Essas e outras medidas podem ser adotadas por cada um de ns e so medidas que contribuem diretamente para um desenvolvimento sustentvel, bem como o desafogamento dos aterros sanitrios ou at mesmo dos lixes, pois grande parte das cidades brasileira ainda adota esse mtodo de disposio final de resduos slidos.

Reutilizar uma forma de evitar que v para o lixo aquilo que no lixo. Se no deu para reduzir nem reutilizar, a melhor soluo enviar as embalagens ps-consumo para a reciclagem. De acordo com Reviverde (2010) 60% do seu lixo so reciclveis, isto , pode voltar ao seu ciclo de vida em forma de uma nova embalagem ou produto. Garrafas de plstico, embalagens de produtos de limpeza e higiene, latinhas de ferro e alumnio, embalagens longa vida, jornais, revistas, folhetos, papis e leo vegetal usado podem ser encaminhados para as empresas recicladoras. O melhor a se fazer adoltar em seu edifcio a coleta seletiva de lixo, separar dentro de casa os materiais reciclveis, a equipe de limpeza recolhe e armazena ou dar

destino final adequado apenas aos resduos que voc no considerar til ou passvel de reciclagem. Depois faa parceria com catadores ou cooperativa de catadores para fazer a coleta desse material em seu condomnio. Percebe se que atitudes como essas podem ser adotadas no apenas em condomnios, mais tambm em todos os lugares por onde se passa, no s com essas atitudes mais tambm com a repreenso de quem pratica de forma ilegal, bem como a explicao de sua importncia para o meio ambiente ou at mesmo sobre os males sade pblica. Entende se como lava jato, a prestao de servios de higienizao e polimento de veculos automotivos, sendo ela pesada ou no como: mquina e caminhes, veculos de passeio, caminhonetas e motos respectivamente. (Eco Debate) A urbanizao das cidades demanda por servios que gerem cada vez mais benefcios proporcionando melhor qualidade de vida. Este conceito hoje se traduz por funcionalidade, agilidade e praticidade nas aes do cotidiano de vida. Em 1914, em Detroit nos Estados Unidos foi aberto o primeiro lava jato, conforme relatava TYSON (Como funcionam os lava rpidos. s. l. 2001. Disponvel em http://carros.hsw.com.br/lava-rapidos.htm> acesso em 20/11/2010) e da em diante no pararam de crescer no mundo. Os lava jatos de automveis surgiram com a finalidade, de facilitar a vida das pessoas que querem seus carros limpos. Os problemas so os efluentes lquidos, com guas servidas contaminadas com leos lubrificantes e outras impurezas, entretanto a gerao de resduos slidos e lquidos de vrios tipos. Costa (2006) os lava jatos descartam nos solos as guas servidas e no dispe em geral de programas de gesto de resduos slidos e lquidos. Geralmente os funcionrios ficam em contato direto com os produtos qumicos de limpeza sem nenhum equipamento de segurana e proteo individual. Na maioria dos empreendimentos que utilizam a gua como fonte de recurso, ou como a principal fonte de matria prima do seu empreendimento, em lava jatos no ha critrios diferentes com relao ao da sua fonte mantendedora. No entanto o que se ver so grandes consumos descontrolados, por parte das

empresas que a utilizam, sem qualquer preocupao com a escasses de gua potvel do mundo, ou at mesmo com o comprometimento do seu prprio negcio, bem como o futuro das prximas geraes (Costa, 2006).

Esse tipo de empreendimento se feito nas legalidades e nas conformidades vem a ter como impactos sociais positivos, a gerao de renda, empregos e a capacitao dos funcionrios para atendimento e manejo dos automveis e como principal motivo da usa existncia aquisio de grandes lucros e um desenvolvimento sustentvel.

MATERIAIS E MTODOS

A populao pesquisada neste trabalho foi a de proprietrios de lava jatos da cidade de Palmas, cidade com mais de 200 mil habitantes, que fica no centro do estado do Tocantins, Brasil. (IBGE, 2010) Utilizou na pesquisa entrevista estruturada, composta de formulrio com 10 perguntas ordenadas para a obteno das informaes especficas. Elas foram realizadas no perodo de Outubro a Novembro de 2010, atingindo um total de 35 lava jatos da cidade, num universo estimado de mais de 100 estabelecimentos desse gnero. Foram coletados dados para uma anlise dos possveis impactos causados ao meio ambiente por esse tipo de atividade, como os mecanismos utilizados na empresa para controle de resduos e preservao do meio ambiente, bem como se feito tratamento dos efluentes. Procurou tambm, conhecer a opinio dos proprietrios sobre a relao da atividade dos lava-jatos com a poluio do meio ambiente. Levantou o perfil social desse ramo de microempresas, como: o tempo em que est no mercado e situao legal da empresa. A anlise e a interpretao dos dados foram feitas por meio da tabulao e anlise estatstica das informaes.

RESULTADOS E DISCUSSO

Um dos graves problemas que atingem a qualidade das guas dos rios e lagos o controle inadequado dos efluentes industriais, bem como a implantao de indstrias em locais inadequados (Agenda 21, 1996). Nesse contexto, os lava-jatos so potenciais fontes de poluio, visto que seus efluentes contm uma quantidade considervel de derivados de petrleo e de surfactantes.

Nesta pesquisa foram entrevistados 35 proprietrios dos lava-jatos de Palmas, sendo que no houve variao significativa das caractersticas a serem questionadas. Os resultados quantitativos e qualitativos vieram a ser comparados, mostrando assim a situao geral mediante resultados individuais. Quando foi perguntado sobre a principal finalidade em se preservar o meio ambiente 16/35(40%) responderam que para promover uma melhor qualidade de vida e apenas 5/35(13%) responderam que para reduzir o efeito estufa, 6/35(17%) aposta na reduo do lixo e 13/35(32%) diz que preservar o meio ambiente manter a qualidade da gua, levando em considerao que o entrevistado pode ter mais de uma resposta dentro de uma s pergunta.
Qual a principal finalidade em preservar o meio ambiente?
Frequencia das respostas

20 15 10 5 0

Qualidade da gua 13

Reduo de lixo 6

Reduzir o efeito estufa 5

Diminuir queimadas 0

Qualidade de vida. 16

Srie1

Grfico 1 Finalidade em se preservar o meio ambiente. Fonte: Da pesquisa (2010)

As empresas dependem do meio ambiente para retirar os insumos de que se precisa para a execuo de suas atividades e, como parte de sua responsabilidade social, deve-se us-los racionalmente, como a energia, a matria-prima e a gua. Tal atitude no s contribui para a preservao ambiental como tambm representa economia para a empresa, aumentando as suas chances de sucesso. Na medida do possvel, os materiais devem ser reciclados ou reutilizados, como a gua usada na lavagem dos veculos em lava-jatos, a qual, passando por um tratamento, pode ser reutilizada na mesma atividade. Dos lava-jatos estudados, todos fazem algum tipo de controle de resduos a fim de preservar o meio ambiente, mas apenas 24 que corresponde a 52% tm o tratamento

bsico com viso proteo do nosso planeta em si, sendo uma estratgia o aproveitamento de um marketing comercial. O tratamento citado o de caixa de areia, sistema de separao fsica do leo. No entanto, bom frisar que este processo funciona apenas como um mtodo para minimizar os impactos causados ao meio ambiente, pois no se podem filtrar outros produtos qumicos que so solveis na gua, alm de retirar apenas a parte grossa do leo a areia tem que ser trocada em tempo determinado de acordo com a quantidade de veculos lavados e resduos gerados, tornando a areia antiga um passivo ambiental, que normalmente jogada em terrenos baldios. O leo e outros derivados de petrleo possuem substncias que so causadoras de vrios danos ecolgicos e que tambm afetam a sade dos seres humanos, por serem txicas, bioacumulativas, carcinognicas, mutagnicas e teratognicas (CETESB, 2005).

Grfico 2: Mecanismos utilizados na empresa para controle de resduos e preservao do meio ambiente Fonte: Da pesquisa (2010)

Sabendo que a maneira utilizada de apenas caixas separadoras de efluente, o detergente utilizado em grande quantidade lanado na rede de esgoto, na utilizao convencional, de forma simples sem o tratamento adequado. De acordo com Martins (1998), os sabes e detergentes sintticos praticamente no sofrem modificaes qumicas nos processos de lavagem com gua (salvo formaes de sais de clcio, magnsio e outros, quando se usam as chamadas guas

10

duras) e encontram-se, portanto, presentes nas guas residuais de escoamento das operaes de lavagem, incorporando-se ao esgoto domstico. Fairbanks, 1989, afirma que podem tambm originar diversos problemas ecolgicos. Esses problemas dizem respeito eutrofizao, ou seja, ao aumento da fertilidade das guas devido aos fosfatos, o que favorece o crescimento excessivo de algas em guas receptoras de efluentes, provocando a reduo acentuada do oxignio dissolvido nas guas. Revisando a Resoluo CONAMA n 357, de 2005, que estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes no seu artigo 34, determina que os efluentes de fontes poluidoras com leos e graxas minerais s podero ser lanados direta ou indiretamente 20 mg/L do referido poluente. Nesta pesquisa tambm procuramos analisar a quantidade de tempo que esses empresrios atuam no ramo de lava jato e constatamos que 39% dos entrevistados abriram sua empresa h menos de dois anos, 25% esto no mercado a menos de um ano, 22% a pelo menos trs anos e somente 14% abriram sua empresa a mais de cinco anos. Estes dados nos chamaram ateno, e que em nossa pesquisa tambm perguntamos se a empresa possua alvar de funcionamento emitido pelo rgo regularizador municipal e/ou pelo rgo de proteo ao meio ambiente no estado do Tocantins, Naturatins. Nos grfico a baixo podemos conferir na integra as respostas dadas a estas perguntas.

Grfico 3: Alvar de funcionamento emitido pelo rgo regularizador municipal. Fonte: Da pesquisa (2010)

11

Grfico 4: Alvar de funcionamento emitido pelo rgo de proteo ao meio ambiente. Fonte: Da pesquisa (2010)

Dos lava-jatos desta pesquisa, constatamos que 89% so formais e 11% so informais. Os proprietrios que no formalizaram a atividade alegam dificuldades financeiras para arcar com os encargos, dificuldades burocrticas, falta de informao, indefinio se vai continuar no ramo, e alguns no tiveram interesse em formalizar. Quanto regularizao junto ao rgo de proteo ambiental, Naturatins, 63% afirmaram que esto licenciados junto ao rgo enquanto 37% ainda encontram-se sem essa licena. Segundo o SEBRAE (2005), as empresas informais no Brasil j compem mais do que o dobro do nmero das empresas formais. Essa situao vem se agravando nos ltimos anos com o aumento do desemprego, pois os trabalhadores no tm muita escolha e geralmente aceitam o que lhes oferecido, ou seja, trabalhar na informalidade. Alm disso, as dificuldades encontradas pelo poder pblico para a fiscalizao das empresas aumentam com a informalidade, a disperso setorial e geogrfica. Soma-se a isso o fato de na maior parte dos municpios faltarem recursos e mecanismos para fiscalizao. A maioria das microempresas no tem rentabilidade suficiente para arcar com a carga tributria e o custo burocrtico da sua formalizao. A carga tributria do Brasil aproxima-se de 38% do PIB, sendo a mais elevada dos pases em desenvolvimento. essa pesada carga tributria que leva as microempresas informalidade e impede o seu crescimento, veta a possibilidade de contratar pessoas e de ter clientes maiores, dificulta o acesso ao crdito e a solidificao desses estabelecimentos no mercado.

12

CONSIDERAES FINAIS

Para que uma Gesto Ambiental seja eficaz, em primeiro lugar deve se implantar Educao Ambienta seja ela formal ou informal nesse tipo empreendimento, identificando para empresrios e funcionrios a importncia do meio ambiente conservado, bem como cobrir desde a fase da concepo do projeto at a eliminao efetiva dos resduos gerados pelo empreendimento depois de implantado, no discorrer da sua vida til. A falta de controle sobre o destino dos resduos lquidos e slidos provoca a poluio de rios, lagoas, mares e at mesmo a contaminao do solo e da gua dos lenis fretico. No entanto cabe aos governantes estimulares os empreendimentos desta esfera a se adotarem uma Gesto Ambiental sistemtica, para minimizar esses impactos ou at mesmo sanar alguns, seja por meio de fiscalizaes mais intensas, incentivos fiscais ou com implantao de escolas de gestores ambientais, onde pode se desenvolver educao e instruo ambiental sobre esses empreendimentos. Otimizar processos de operaes com novas tecnologias; reutilizar materiais e produtos dentre outras formas; dispor em aterros, minas, poos, armazns apropriados para cada resduo, preciso repensar nas diversas maneiras de se combater o desperdcio, para um bom desempenho. Portanto so necessrios que se adote algumas dicas mais comuns em nosso dia a dia como: procurar sempre produtos mais durveis; compre apenas o suficiente para consumo, evite desperdcio de produtos e alimentos; controle o uso da gua, no deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, passa o shampoo ou ensaboa a loua.Medidas simples com essas so de grande significncia ao meio ambiente se somadas. Portanto, o poder pblico e a coletividade deveria pesquisar e publicar as forma como essas empresas esto sendo administradas, pois se considera as mesmas responsveis por grandes consumos de gua sem a menor preocupao com a reutilizao, bem como a gesto dos resduos gerados por elas.

13

REFERENCIAS AGENDA 21 Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1996). Senado Federal, Subsecretaria de Edies Tcnicas, Braslia, 585 p. CETESB (2005). Efeitos do leo nos organismos. Disponvel http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/acidentes/vazamento/impactos/efeitos.asp>. Acesso em: Novembro de 2010. em:

COSTA MJC (2006). Tratamento biolgico de efluentes de lava-jato. Dissertao de mestrado. PRODEMA Universidade Federal da Paraba/Universidade Estadual da Paraba, 100 pp. FAIRBANKS, M. Detergentes espera LAB para crescer. Qumica e Derivados, So Paulo, v.24, n.264, p.40-46.jul, 1989. IBGE (2008). Estimativas Populacionais para os municpios brasileiros em 01/07/2008. Disponvel em :http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2008/POP_2008_TCU.pdf . Acesso em: Novembro de 2010.
LEITE. Joel (2009), O Brasil, cada vez mais motorizado. Disponvel: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Colunista2_Conteudo.vxlpub?hnid=36334. Acesso em: Novembro de 2010. MARTINS, A. Domissanitrios: uma monografia didtica. 1998. Monografia (Especializao em Qumica para Professores do Ensino Mdio)- Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 1998.

MOTA. Suetnio, Gesto Ambiental de Recursos Hdricos- 3 Ed, atual e revi. Rio de janeiro: ABES 2008. Os trs R's do consumo sustentvel. Disponvel http://www.reviverde.org.br/TresErres.htm. acesso em: Novembro de 2010. em:

PLANALTO. Lei n 12.305 de 2 de agosto de 2010. Disponvel em http//: www.planalto.gov.br/ccivil...2010/2010/lei/l12305.htm, acessado em 20 de novembro de 2010. PNMA Lei 6938 (1981). Polticas ambientais. Disponvel em: <http://www.ens.ufsc.br/~soares/AulaECO20a29.pdf>. Acesso em: Novembro de 2010. Resoluo CONAMA n 357(2005). Disponvel em http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf. acessado em: Novembro de 2010. SEBRAE (2005). Boletim estatstico de micro e pequenas empresas. Observatrio Sebrae 1 semestre de 2005. Braslia.

14

TYSON, Jeff. Como funcionam os lava rpidos. s/ed. 2001. Disponvel em http://carros.hsw.com.br/lava-rapidos.htm> acesso em: Novembro de 2010.
VALLE, C. E. Qualidade Ambiental: como ser competitivo protegendo o meio ambiente: como se preparar para as norma ISO 14000; Ed. Pioneira, 1995

You might also like