You are on page 1of 9

Sistema digestrio 1- Em que rgo produzido o cido clordrico? 2- Que rgo lana a bile no intestino? Qual a funo da bile?

e? 3- Indique em que rgo pode se manifestar cada uma das seguintes doenas: lcera pptica, cirrose, apendicite. 4- Por que possvel comer alguma coisa mesmo estando de cabea para baixo (No v tentar fazer isso, porque voc pode engasgar). 5- Alm da pepsina, o estmago dos bebs fabrica muita renina, uma enzima que ataca protenas, e lipase gstrica, uma enzima que ataca lipdios. Qual a importncia disso para o beb? 6- Suponha que um cientista tenha posto batata e suco gstrico em um recipiente de vidro. Em outro vidro, clara de ovo e saliva e, em um terceiro vidro, farinha de trigo dissolvida em gua e saliva. Em qual dos trs recipientes ocorreria a digesto Justifique a sua resposta. 7- Por dia, chegam ao intestino delgado cerca de 10 L de gua e alimentos slidos e lquidos, mas desse total somente 0,5 a 1 L chega ao intestino grosso. Explique por que isso acontece. 8- O professor explicou turma que apenas uma pequena parte do amido dos alimentos digerida na boca, j que no mastigamos os alimentos por um tempo suficiente para digerir todo o amido. Um estudante deduziu ento que esse amido no digerido no seria aproveitado, e o corpo o eliminaria com as fezes. A concluso do estudante est certa? Justifique a sua resposta. 9- Voc sabe que os dentes so importantes para a digesto. Agora, explique o significado da frase: Acar a toda hora, cido a toda hora. 10- Por que a digesto necessria para o aproveitamento dos alimentos 11- Que tipo de nutriente comea a ser digerido na boca e qual a enzima que realiza esse trabalho. 12- Como surge a crie e o que devemos fazer para evit-la? 13- A tosse importante quando uma pessoa engasga. Explique por qu. 14- Cite duas substncias presentes no suco gstrico que agem na digesto. Cite tambm um nutriente que comea a ser digerido no estmago. 15- Em que rgo do sistema digestivo ocorre a maior parte da absoro do alimento? 16- Cite uma enzima do pncreas que age sobre as protenas, outra que age sobre os lipdios e outra que age sobre o amido. 17- Qual a funo das vilosidades e micro vilosidades do intestino delgado? 18- Quais as funes do intestino grosso? 19- Por que a diarreia pode ser perigosa? 20- O que digesto? 21- Onde esto localizados os centros reguladores da fome e da saciedade. 22- Cite trs funes da saliva. 23- Cite duas diferenas entre a dentio de leite e a dentio permanente.

24- Quando a crie est muito avanada, o dentista precisa abrir o canal do dente para retirar as bactrias que o esto destruindo. Que estruturas existem dentro do canal? 25- Quais as funes da lngua enquanto nos alimentamos? 26- Por que o estmago no digere ele mesmo 27- De que modo os nutrientes chegam s clulas de todo o corpo? 28- Analise a tabela a seguir, que relaciona caractersticas de algumas enzimas digestrias. Note que alguns espaos esto preenchidos por nmeros. Que informaes correspondem aos nmeros na tabela? Enzima Local de Local de pH timo de Substncia produo atuao atuao que digere Ptialina (1) Boca Neutro (2) (3) (4) Intestino (5) Lipdios delgado (6) Parede Estmago (7) Protenas estomacal Tripsina (8) (9) Alcalino (10) 29- (Cesupa PA) No estmago humano, as glndulas situadas na parede produzem o suco gstrico, constitudo de cido clordrico (HCl), enzimas e muco. O HCl mantm o interior do estmago com pH cido, necessrio atividade enzimtica e eliminao de muitas bactrias existentes nos alimentos ingeridos. Pode-se, ento, afirmar que baixo nveis de HCl no estmago a) prejudicam a ao da pepsina. b) ativam a formao de proteases e peptonas. c) aceleram a produo de muco. d) mantm inalterada a digesto gstrica de protenas. 30- (Ufac) A principal enzima ativa no suco gstrico a pepsina, que secretada pelas glndulas da parede estomacal em uma forma inativa, chamada pepsinognio. Este, ao entrar em contato com o cido clordrico, transforma-se na enzima ativa. No que se refere ao suco gstrico, determine a alternativa abaixo que contm o nome de outra substncia presente nesse suco, a qual produzida em grande quantidade no estmago de crianas, mas em pequena quantidade em pessoas adultas. Saliente-se, ainda, que a referida substncia provoca a coagulao das protenas do leite, o que faz com que elas permaneam por mais tempo no estmago e sejam mais bem digeridas. a) prolactina. b) lactina. c) lecitina. d) renina. e) tripsina. 31- (UEPB) O fgado tem uma participao importante no processo digestivo, produzindo cerca de 700 ml/dia de bile, que no contm enzimas, mas apresenta sais biliares, que emulsionam os lipdios (gorduras). Alm desde papel, o fgado realiza diversos processos vitais. Sobre estes processos, incorreto afirmar: a) O fgado armazena a lactase na forma de glicognio, lanando-o no sangue de acordo

com as necessidades do corpo. b) Fabrica protenas no sangue. c) Transforma o amonaco em ureia, que menos txica. d) Armazena vitaminas. e) Transforma excesso de glicdios e protenas em lipdios. 32- (Unesp-adaptado) Qual das alternativas indica o rgo que, na digesto humana, no produz enzima digestiva? a) Fgado. b) Duodeno. c) Pncreas. d) Estmago. e) Glndula salivar. 33- (PUC-SP) Na digesto humana, uma srie de enzimas atuam quebrando os alimentos em molculas menores que so absorvidas pelo nosso organismo. O quadro abaixo mostra a relao entre algumas enzimas, seus locais de produo e os substratos sobre os quais atuam. Enzima (1) Amilase Tripsina Local de produo Estmago (2) Pncreas Substratos Protenas Amido (3)

Para completar corretamente o quadro 1, 2 e 3 devem ser substitudos, respectivamente por: a) maltase, intestino e protenas. b) pepsina, glndula salivar e aminocidos. c) peptidase, intestino e aminocidos. d) pepsina, glndula salivar e protenas. e) peptidase, intestino e pncreas. 34- (Unesp) Considere as seguintes etapas da digesto. I- Absoro de nutrientes. II- Adio de cido clordrico ao suco digestivo. III- Incio da digesto das protenas. IV- Adio da bile e do suco pancretico ao suco digestivo. V- Incio da digesto do amido. Dentre estes processos, ocorrem no intestino delgado apenas a) I e IV. b) I e III. c) II e III. d) II e IV.

e) III e V. 35- (UFRGS-RS) Tiago comeu um sanduche de po francs com queijo, presunto e manteiga, acompanhado de um copo de suco de laranja sem acar. Relacione cada um dos itens alimentares do lanche de Tiago, listados na coluna da direita, com as principais enzimas que atuaro na sua digesto, indicadas na coluna da esquerda. 1- pepsina 2- lipase 3- amilase 4- sacarase (__) po francs (__) manteiga (__) presunto (__) queijo (__) suco de laranja A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo : a) 3 2 1 1 4 b) 4 3 2 1 3 c) 1 4 3 2 2 d) 1 3 2 4 4 e) 2 1 4 3 3 36- (E) Um ser humano que se alimenta exclusivamente de frutas, como os tucanos, deve complementar sua dieta por meio da ingesto de massas. (C) Os sais encontrados na bile facilitam a digesto das gorduras. (E) A absoro de alimentos ocorre principalmente no estmago. (C) A capacidade de digerir alimentos depende da quantidade e qualidade das enzimas presentes no organismo. (C) Os aparelhos digestrios dos vertebrados no apresentam diversificao morfolgica. 37- (UFGO) Um jovem comeu um sanduche de po, queijo, carne, alface, tomate e maionese. Considerando os conceitos e processos que envolvem a digesto humana, correto afirmar que: a) (E) a degradao da maionese se inicia na boca, pela ao das enzimas encontradas na saliva. b) (C) a digesto da carne inicia-se na boca, atravs da mastigao. c) (C) o po sofrer uma quebra qumica e fsica, ainda na boca, atravs da salivao e da mastigao. d) (C) o fgado participa na digesto do queijo e da maionese, por estes conterem lipdios na sua constituio. e) (C) o po fornecer glicose; a carne fornecer aminocidos e a maionese, aminocidos, cidos graxos e glicerol aps digeridos. 38- Os animais, salvo raras excees, alimentam-se a partir da incorporao do material nutriente atravs do sistema digestrio. Quanto a esse processo, no homem, incorreta a afirmao: a) A saliva amolece os alimentos e inicia a quebra do amido com o auxlio da ptialina. b) A digesto de protenas inicia-se no estmago, por ao da pepsina.

c) Os sais biliares emulsionam as gorduras, facilitando a ao das lipases. d) O suco intestinal, composto por diversas enzimas, quebra o alimento em molculas simples, para que possam ser absorvidas. e) As molculas so absorvidas no intestino grosso, que apresenta vilosidades e micro vilosidades celulares, que aumentam a rea de absoro. 39-(UECE) A pepsina e o HCl so produtos da ao glandular durante a digesto dos alimentos. Estas substncias so produzidas nos seguintes tipos de glndulas: a) salivares; b) gstricas; c) fgado; d) pncreas. 40- (Fuvest-SP) A ingesto de alimentos gordurosos estimula a contrao da vescula biliar. A bile, liberada no: a) estmago, contm enzimas que digerem lipdios; b) estmago, contm cidos que facilitam a digesto dos lipdios; c) fgado, contm enzimas que facilitam a digesto dos lipdios; d) duodeno, contm enzimas que digerem lipdios; e) duodeno, contm cidos que facilitam a digesto. 41- (Unesp-SP) O enxado da obra bateu onze horas Vamo simbora Joo, vamo simbora Joo Qu que voc troxe na marmita, Dito? Truxe ovo frito, truxe ovo frito E voc, Beleza, o qu que voc troxe? Arroz com feijo E um torresmo milanesa Da minha Tereza (Torresmo milanesa -Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro) A digesto da refeio de Beleza requer a ao predominante de: a) amilase salivar, carboidrases e lipases pancreticas; menos intensamente da pepsina e tripsina. b) pepsina e tripsina, menos intensamente amilase a carboidrases e lipases pancreticas. c) tripsina e amilase salivar; menos intensamente carboidrases e lipases pancreticas e pepsina. d) pepsina e lipase pancretica; menos intensamente amilase salivar, carboidrases e tripsina. e) amilase salivar e pepsina; menos intensamente carboidrases e lipases pancreticas e tripsina.

42- (Cefet PR) Por que salivamos diante de uma comida apetitosa? Isso acontece porque o organismo j est se preparando antecipadamente para a digesto. A viso do prato e seu cheiro estimulam o crebro que, por sua vez, aciona as glndulas produtoras de saliva, secreo que tem a funo de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida. Essa reao um exemplo de reflexo condicionado... (Superinteressante, ed.177, julho 2002, p.31.) A pergunta acima foi enviada revista, e a respeito desse assunto poderamos complementar a resposta CORRETA afirmando o seguinte: a) A ao da ptialina ocorre em meio com pH cido, tanto na boca quanto no estmago. b) A saliva contm uma enzima, a ptialina, que inicia a digesto do amido formado pela maltose. c) A digesto do amido realiza-se exclusivamente na boca. d) A saliva contm enzimas que digerem gorduras, como as lipases. e) A ptialina presente na saliva realiza a digesto das protenas. 43- (UFRGS) A bile produzida pelo fgado tem como funo: a) lubrificar a mucosa intestinal. b) emulsionar as gorduras. c) estimular a secreo de suco gstrico. d) digerir as gorduras. e) digerir as protenas. 44- (Unesp SP) Considere as seguintes etapas da digesto: I- absoro de nutrientes; II- adio de cido clordrico ao suco digestivo; III- adio da bile e do suco pancretico ao suco digestivo; V- incio da digesto do amido. Dentre esses processos, ocorrem no intestino delgado apenas: a) I e IV. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e V. 45- O esquema representa o sistema digestrio humano e os nmeros indicam alguns dos seus componentes.

O local onde se inicia a digesto enzimtica das gorduras que ingerimos como alimento est identificado pelo nmero: a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 46- Associe as colunas. (A) Fgado (B) Estmago (C) Pncreas (D) Intestino Grosso (E) Esfago (F) Intestino delgado (G) nus alimentos. (H) Dentes

( ( ( ( ( (

)Absorve a gua e os sais minerais ) considerada uma glndula mista. ) Produz uma secreo rica em enzimas digestivas. )Cortam e trituram os alimentos. )Produz a bile que auxilia na digesto das gorduras. ) por onde ocorre a eliminao das fezes ( )Nele tem lugar a digesto qumica e mecnica dos ( )Conduz os alimentos ao estmago.

47- Escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) A digesto dos alimentos inicia-se na boca com a participao dos dentes, da lngua e do pncreas. ( ) A coroa a parte visvel do dente e a raiz a parte que fixa o dente ao osso. ( ) Os dentes permanentes so conhecidos popularmente por dentes de leite. ( ) A saliva contm uma enzima chamada ptialina. ( ) A maior glndula do corpo humano(pesa cerca de 1,400 kg ) e que produz a bile o fgado. ( ) O bolo alimentar no estmago chamado de quilo. ( ) O flor um elemento qumico importante no fortalecimento dos dentes. 48- Marque x na alternativa correta: a- O tubo digestrio comea: ( ) no nariz ( ) na faringe ( ) no esfago ( ) na traquia ( )nda b- O esfago est situado: ( ) entre o estmago e o intestino delgado ( )entre o pncreas e o estmago ( )entre a boca e o estmago ( ) o intestino grosso e o intestino delgado ( ) nda

c- A saliva e o suco pancretico contm: ( ) acares que auxiliam a digesto ( ) apenas gua ( ) enzimas que ajudam a quebrar os alimentos ( ) gua e gorduras que ajudam a quebrar os alimentos ( ) nda d- O estmago responsvel ( )pela digesto mecnica e qumica dos alimentos ( ) apenas pela digesto de gorduras ( )apenas pela digesto mecnica dos alimentos ( )pela absoro de gua e sais minerais ( ) nda e- A bile produzida: ( ) na vescula biliar e armazenada no fgado ( )no fgado e armazenada na vescula biliar ( ) no duodeno ( )no fgado e lanada no estmago ( ) nda f- no intestino delgado que ocorre: ( )a absoro de gua e sais minerais graas s vilosidades ( )a absoro de gorduras ( )a absoro dos nutrientes, como aminocidos e acares, graas s vilosidades ( )a eliminao das fezes ( ) nda g- Os principais papis do intestino grosso na digesto so: ( ) a absoro de nutrientes, como protenas, e a formao das fezes ( )a absoro de gua e de sais minerais e a formao das fezes ( ) nda ( )a formao de gases e a eliminao de gua ( )a produo de enzimas e a absoro das fezes h- O bolo alimentar caminha pelo tubo digestrio graas aos: ( ) movimentos circulares ( )movimentos voluntrios ( ) msculos abdominais ( )msculos mastigatrios ( ) nda i- So glndulas anexas ao tubo digestrio: ( ) o fgado e a hipfise ( ) a faringe e a vescula biliar ( ) a hipfise e a tireide ( )as glndulas salivares, o pncreas e o fgado ( ) nda j- Esfncter o nome que recebe: ( )a superfcie interna do intestino delgado ( )cada um dos vasos sangneos presentes no estmago ( )a estrutura que permite controlar a eliminao das fezes pelo nus ( ) a parte final do tubo digestrio ( ) nda 49- Associe as colunas ( 1 ) Inflamao das glndulas salivares ( 2 ) Comeam a cair por volta dos seis anos ( 3 ) Uma das glndulas salivares ( 4 ) O ato de engolir ( 5 ) inflamao do estmago ( 6 ) Nascem entre os 14 e os 30 anos. ( 7 ) Transforma o amido em maltose 50- Observe o esquema: ( ) dentes do siso ou juzo ( ) ptialina ( ) gastrite ( ) dentes de leite ) partidas ) deglutio

( (

Identifique: a) o sistema representado no esquema. b) os rgos apontados pelas setas de 1 a 4. c) o detalhe representado em 5. d) o local das trocas gasosas.

You might also like