You are on page 1of 11

ASHTANGA

SDHANA:
7 e 8 angas
Yoganidr um estado que se situa no limite entre o sono e a viglia e que permite um contato com o subconsciente e o inconsciente, contato este associado a uma conscincia passiva dos fatos e ausncia de ansiedade e tenso.
Paramahansa Satyananda, no famoso livro Yoganidr

7 Anga Yoganidr
um termo snscrito composto de duas palavras: Yoga (unio, convergncia) e nidr (sono). Definio: sono lcido, sono consciente, tcnica de descontrao e relaxamento. Funes principais: um mtodo de relaxamento profundo, cujo objetivo o equilbrio fsico, emocional e mental. Quando ministrado no incio da aula, prepara o estudante para a prtica. Quando ministrado no final da aula, promove a assimilao dos benefcios da prtica.

O relaxamento antes de tudo o tranquilizante natural dos yogins, favorecendo o fim da iluso do ego cada vez menos afetado pelas emoes. Caractersticas O estado de relaxamento alcanado por uma interiorizao que afasta as sensaes exteriores. o relaxamento que auxilia os yogins na assimilao e manifestao dos efeitos produzidos por todos os angas executados anteriormente. A eles, somam-se os prprios efeitos de uma boa descontrao muscular e nervosa. Porm, o yoganidr quando ministrado no incio da prtica, ou antes, de qualquer anga, tem o efeito de auxiliar a abstrair os sentidos (pratyahra) e, consequentemente, potencializar a concentrao (dhrana) para os angas posteriores. Considerando que o Yoga um processo de comunho, a integrao dos contedos conscientes e inconscientes determina uma personalidade mais equilibrada e plenamente coerente. Dessa forma o relaxamento alcanado em yoganidr possibilita observar, como espectador, uma liberao de imagens subconscientes carregadas de emoes e contedos que foram reprimidos, os samskras. Tais contedos reprimidos, causa de nossas tenses profundas e da constante inquietude da mente, ficam interferindo subliminarmente nos nossos comportamentos na vida diria. Condicionam nossos pensamentos e experincias, nos compelindo a reagir de forma razoavelmente previsvel.

Benefcios O relaxamento consciente um meio eficaz de combate tenso e seus efeitos psicolgicos nocivos. A relao custo / benefcio excelente na intensidade, rapidez e segurana com que atua. Pode-se utilizar a prtica de yoganidr, no caso de pessoas que sofrem de insnia, produzindo um sono profundo, repousante e restaurador, evitando-se assim o estresse. Se uma pessoa aprende a administrar o estresse, respirar melhor, concentrar melhor, trabalhar o corpo alongando e fortalecendo a musculatura, melhorando a postura e beneficiando rgos internos, logo revitaliza toda sua estrutura biolgica e recebe um vigoroso incremento generalizado da sade que so intensificados pela prtica regular de yoganidr. Com a aquisio de tanta energia, os efeitos logo extrapolam o plano denso e comeam a atuar no plano mais sutil como no desenvolvimento de chakras (centros energticos), no despertar da kundalin (energia gnea latente) e no conseqente desenvolvimento dos siddhis (paranormalidades). Da meta, o samdhi (estado de hiperconscincia), um passo.

Tipos de Yoganidr
A parte mais sutil e interna somente desenvolvida se o praticante desejar. Caso contrrio, ele se restringe ao trabalho corporal que a base de tudo. Como voc pode perceber, nesse imenso universo de tcnicas e efeitos, O relaxamento apenas uma pequena parte no cmputo geral. Existem vrias formas de induo para O relaxamento. Vejamos algumas: O relaxamento atravs da bolha luminosa. O relaxamento no alto da montanha. O relaxamento das cores. O relaxamento dos sons. O relaxamento na praia. O relaxamento na clareira do bosque. O relaxamento da gota de orvalho caindo na superfcie de um lago sereno. O relaxamento num jardim encantado. O relaxamento num recanto campestre. O relaxamento da cachoeira de luz, entre inmeras outras... Todas elas utilizam a mesma base inicial que consiste em um comando de descontrao do corpo todo, parte por parte. A base inicial pode induzir a descontrao localizando a conscincia em cada segmento do corpo, um por um, a fim de desligar todos os pontos de tenso. O comando inicial sempre semelhante, mas pode seguir ordens distintas, variando a cada dia: Descontrao dos ps para a cabea ( a mais utilizada). Descontrao descendo pela frente, do pescoo at os ps, e subindo por trs, dos ps at cabea. Descontrao do centro para as extremidades, partindo do umbigo, sem retornar ao tronco. Descontrao em crculo (tronco, brao esquerdo, perna esquerda, perna direita, brao direito, cabea). Descontrao total do corpo, seguida de descontrao e relaxamento. Um bom relaxamento dividido em quatro estgios: Entrada Desenvolvimento Preparao para a sada Sada

1) Entrada: composta da descrio do anga e do comando de segurana: Exemplo: Permanea lcida e acordada ouvindo tudo o que eu disser, filtrando e assimilando apenas o que desejar. onde se d incio ao rodzio de conscientizao em que a mente focaliza as diferentes partes do corpo descontraindo-as, com a percepo da conscincia na presena da respirao (prnyma) com o intuito de relaxar e energizar abstraindo os sentidos, desprendendo as camadas mais grosseiras e alcanando as mais sutis. 2) Desenvolvimento: a forma como voc ir conduzir o praticante para tirar o melhor proveito da prtica, sendo composta pelo desenvolvimento das sensaes e visualizao interior sobre a tela mental como por exemplo, descrevendo histrias de forma a favorecer a vivncia de cores e imagens para desenvolver a concentrao (dhrana). 3) Preparao para a sada: onde o instrutor cria os meios descritivos coerentes para que o praticante volte ao ambiente da prtica, ativando cada um dos cinco sentidos de forma a sentir-se melhor, com mais disposio, cheio de vigor e energia, com serenidade e bem-estar, preparando-se para o anga seguinte. Neste momento um comando de segurana final recomendado. Exemplo: Torne a respirao mais presente. Retorne lenta e progressivamente ao ambiente de prtica trazendo a conscincia para o corpo fsico, atravs do despertar dos sentidos sensoriais: do mais sutil ao mais denso. Desperte gradualmente sentindo o perfume de incenso no ar; ouvindo melhor os sons ao redor, dos mais prximos aos mais distantes; passando a lngua nos lbios e sentindo o paladar; devolvendo movimentos ao corpo, iniciando pelas extremidades. 4) Sada: o momento de finalizar o anga e dar as descries de retorno completo, como por exemplo: Desperte resgatando todo o seu estado de presena no aqui e agora. Espreguice gostosamente, desfrutando de satisfao e contentamento, soltando sons, bocejando... Abra os olhos enxergando tudo ao redor e sinta-se plenamente desperto. Gire sobre a lateral do corpo, apoie a mo no cho e sente-se sem forar a coluna. Acomode-se em postura ereta, com os olhos suavemente fechados e as mos em mudr adequado meditao, para dar incio ao samyama. As duas primeiras tcnicas ligam-se ao relaxamento fsico, a terceira, ao emocional e a ltima, ao mental. A oportunidade de formular um propsito ou objetivo de ordem pessoal (sankalpa) pode ser oferecida no incio da prtica e no final antes do retorno. Aps este momento indicado permanecer por alguns instantes em silncio (pausa) para que o praticante canalize toda a energia para um foco determinado pelo sankalpa. Lembre-se: de extrema importncia que as gestantes saiam deste estado de relaxamento de maneira lenta, gradual e nunca de maneira abrupta, o que pode alm de assustar, causar outros desconfortos energticos.

Consideraes Gerais
No confunda shavsana com yoganidr. Alguns tipos de yoga encerram suas prticas apenas com o shavsana. Este, como o prprio nome j diz, apenas um sana, uma posio de relaxamento, seu ponto focal. certo que este sana, por si s, j tem grandes benefcios, como por exemplo: induzir a uma atitude de entrega, descontrair sem a necessidade de esforo algum, diminuir o biorritmo, desacelerar os batimentos cardacos, diminuir o estresse, regular a presso arterial. No entanto, o yoganidr completo aplica, alm da melhor posio para relaxar, a melhor respirao, o melhor tipo de som, de iluminao, de cor, de perfume e a mais adequada induo verbal. Alguns mestres indianos usam os seguintes sinnimos para o termo shavsana: mritsana (postura do cadver), prashritsana (posio deitada), shaithilysana (posio de relaxamento), shantsana (posio tranquila), prashantsana (posio quieta), nishchalsana (posio imvel) e achla kriy (prtica da imobilidade).
2

Caractersticas fundamentais do yoganidr Considera-se a melhor posio para induzir o relaxamento, se estar deitado no solo em decbito dorsal (uttara shavsana), deixando todas as vrtebras prximas ao cho, com as pernas afastadas, os braos afastados do corpo e as palmas das mos voltadas para cima em atitude receptiva. No entanto, em ocasies especiais poderemos utilizar tambm a posio em X com os braos e pernas bem afastados (maha shavsana), o decbito frontal (udhara shavsana) e o decbito lateral (Matsya kridsana para gestantes). As respiraes mais indicadas so o adhama prnyma (abdominal), prna kriy prnyma (completa), conquanto que seja sempre nasal, lenta, profunda e silenciosa. Naturalmente, ao ingressar nos estados mais profundos de descontrao a respirao torna-se mais suave, transformando-se em tamas prnyma (respirao quase imperceptvel). Geralmente, utilizam-se cores frias para a iluminao do ambiente, sendo o azul mais indicado pelo seu efeito relaxante ou verde, de efeito purificador. Caso no haja essa possibilidade, utiliza-se o dimer para reduzir a intensidade da luz ou mantm-se acesa apenas uma lmpada, proporcionando um ambiente suave de penumbra. Para perfumar o ambiente recomenda-se o uso de incensos de boa qualidade, que so geralmente produzidos a partir de resinas naturais, ervas medicinais e carvo vegetal. Deve-se evitar aqueles de odor muito forte ou muito doce, pois so compostos de essncias artificiais txicas que produzem tosse, irritao nos olhos e nuseas. Tais incensos pouco fazem no sentido de depurar o ambiente e eliminar os resqucios energticos densos, motivos pelos quais os utilizamos. O instrutor deve usar a terminologia tcnica, elegante, com palavras gentis, claras e precisas. importante evitar grias e termos esdrxulos no decorrer da aula. Sugere-se treinar a boa dico e evitar chiados na pronncia, regulando a entonao, o volume e o timbre da voz. Uma voz agradvel faz verdadeiros milagres.

O pensamento cria a realidade.


Mensageiros do Amanhecer

Sankalpa
Tcnica de mentalizao aplicada para desenvolver, unificar e direcionar a fora do pensamento. a resoluo interna com inteno direcionada para se fazer cumprir um objetivo especfico. Consiste em concentrar a energia da mente criando no nvel dos pensamentos aquilo que se almeja alcanar em outros nveis, seja no da matria, como nos mais sutis. Geralmente aplicado durante o yoganidr, quando o praticante se encontra num estado de relaxamento profundo, equilbrio e receptividade, mas pode ser feito junto com a pj, na fase do dhrana (concentrao) ou mesmo durante a execuo de sanas. O sdhaka cria uma afirmao positiva sinttica, mas repleta de significado. Tal afirmao dever ser repetida algumas vezes no incio e final da prtica, colocando-se muito bhva (sentimento pleno, conscincia focada) e shrddha (f intensa, ateno inabalvel), de modo a gerar um campo vibracional favorvel para que seu objetivo seja concretizado.

8 Anga Samyama
A meditao um instrumento de apreenso da realidade, de conhecimento da essncia e pureza da natureza. a tcnica de aperfeioamento da concentrao. Praticar a meditao exige um contnuo esforo consciente para assimilar o objeto de meditao e, assim, alcanar um estado mental livre de qualquer distrao. Convm frisar que meditao, assim como os demais angas do yoga, vivncia e no pura teoria. Inicialmente damos maior nfase s etapas preliminares, pr-requisitos para uma boa prtica e posteriormente estudaremos o tema da meditao em si, em sua complexidade terica e prtica.

As Etapas Preliminares
A mente deveras dispersa, sanar as suas instabilidades naturais o grande desafio do sdhaka. Como entrar direto na meditao bastante difcil para a maioria dos aspirantes, o yoga nos oferece algumas tcnicas preliminares para favorecer a prtica. So elas: Kaya Sthairyam, a firmeza do corpo. Pratyhra, a abstrao dos sentidos. Antar Mouna, o silncio interior. Primeiro focaliza-se na parada do corpo, auxiliando a desacelerar e harmonizar a respirao, facilitando assim o retraimento da mente sobre os objetos exteriores, pela abstrao dos sentidos e, consequentemente gerando um profundo silncio interior. Com tal aquietamento da mente possvel dar inicio prtica de concentrao que desencadear posteriormente o estado de meditao. Entenda que uma etapa desencadeia de forma espontnea a seguinte, estando aqui didaticamente separadas, mas, sendo de fato, inter-relacionadas e inseparveis. Estas funcionam como os degraus de uma escada ou elos de uma corrente que unidos formam uma pea nica e consistente. 1) Kaya Sthairyam: a firmeza do corpo. A tcnica consiste na determinao de manter-se num estado de imobilidade total. A prtica exige firmeza absoluta do corpo e da mente. Execuo: Sente-se num sana confortvel e alinhe a coluna de maneira que no precise movimentar qualquer parte do corpo durante todo o tempo de permanncia. A cabea, o pescoo e os ombros mantm-se devidamente encaixados e alinhados com a coluna, sem causar qualquer tipo de tenso. Braos e pernas bem posicionados e estveis, porm, sem contrao. Repouse os pulsos sobre os joelhos, com as mos em jana mudr. Feche os olhos suavemente, mantendo o semblante sereno. Faa 8 respiraes profundas, mentalizando algum mantra adequado para desacelerar as ondas mentais, como por exemplo o bja OM, o SOHAM ou o HAMSA. Na sequncia, adote um ritmo respiratrio bem lento e o mais natural possvel. Observe sua respirao e o fluxo energtico atravs da sushumn nd. Mantenha a conscincia plena sobre seu corpo, sem o mnimo de movimento. Procure no se coar, no piscar e nem ao menos engolir saliva. No d vazo a nenhum movimento voluntrio ou involuntrio. Permanea em estado de observao absoluta sobre as sensaes fsicas que possam aflorar. Apenas observe-as, mantendo a total imobilidade e a vontade firme de autossuperao.
4

Perceba a estabilidade do corpo, sem criar qualquer padro de rigidez, mantendo o relaxamento externo e interno. No deixe a mente divagar! Coloque o foco da conscincia no ato de simplesmente se observar, assumindo a posio de sakshi, a testemunha silenciosa que atentamente observa. Abstraia-se por completo, tornando sua respirao cada vez mais suave, quase imperceptvel (tamas prnyma). Perceba como este tipo de respirao sutil desacelera as ondas mentais, diminuindo os vrittis. Progressivamente, se distancie das sensaes do corpo e da respirao, colocando o foco da ateno sobre sua tela mental (chidksha). Observe tudo que ocorre sobre este espao vazio, de forma desapegada, sem interferir no processo.

2) Pratyhra: a abstrao dos sentidos. A tcnica consiste no controle sobre as influncias externas. A palavra deriva dos termos prati (contra, fora) e ahra (alimento), significando deixar para fora tudo que entra em voc, constantemente alimentando sua mente. Representa a limpeza dos pontos de disperso. Podemos entender o pratyhra como um estgio intermedirio ou uma ponte de conexo, entre os nveis mais externos do Yoga (kriy, prnyma e sana) e os nveis mais internos (dhrana, dhyna e samdhi). De fato, o pratyhra est relacionado a todos os angas e presente desde as prticas mais simples s mais elevadas formas de Yoga. Ao proteger o yogina dos apelos do ambiente, se torna um excelente instrumento de preparo para a meditao. composto por quatro mtodos especficos: 1. Prna pratyhra: o controle da energia, atravs da prtica de prnyma e mentalizaes apropriadas para o direcionamento interno da fora vital. Equilibrando-se a vitalidade, equilibram-se os sentidos. 2. Indriya pratyhra: o controle dos sentidos, atravs do fortalecimento da vontade pessoal e reduo da dependncia dos impulsos fsicos. O praticante deve abster-se das atividades e pensamentos que poluem a mente, no de maneira repressiva, mas com discernimento e disciplina. Consiste em preservar os sentidos dos incessantes estmulos negativos externos e criar impresses positivas internamente. Para os mestres antigos, existem algumas formas especficas para fechar as portas dos sentidos e limpar a mente. So elas: a) Yoni mudr: consiste em bloquear com os dedos, os 5 rgos dos sentidos. b) Shambhav mudr: consiste em sentar com os olhos abertos ou semi-abertos, sem focar num ponto externo especfico. O olhar foca no vazio ou volta-se para cima, enquanto voc direciona o foco da conscincia para o interior. O Gheranda Samhit diz que a pessoa deve fixar o olhar entre os olhos e contemplar o pomar do Si Mesmo. c) Trtaka: consiste em manter a ateno em uma fonte de impresses uniforme, como fixar o olhar diretamente na chama de uma vela, no azul do cu, no infinito do mar, etc. d) Criar impresses positivas aplicando: yoganidr, sankalpa, meditao sobre os atributos da natureza, vocalizao de mantras. Outras formas: visitar templos e locais sagrados, sentar beira do fogo, etc. e) Criar impresses interiores atravs de visualizaes de: cores, yantras (diagramas simblicos), imagem do guru ou das divindades, desenvolvendo um estado de nysa (identificao).

3. Karma pratyhra: o controle das aes, atravs do treinamento adequado dos rgos motores e prtica de tapas (austeridade no controle da lngua, dos ps e das mos, por exemplo). Os rgos da ao nos conectam diretamente ao mundo exterior: necessrio aprender primeiro a domin-los, para no estgio seguinte dominar os sentidos. Aqui se inclui tambm a noo de Karma Yoga, a prtica da ao correta e do trabalho espontneo, sem esperar obter benefcios pessoais. 4. Mano pratyhra: o controle da mente, desenvolvido pela determinao persistente de se alcanar estabilidade das ondas mentais. Como a mente responsvel pela coordenao dos rgos dos sentidos e dos rgos motores, para onde a mente se dirige, os sentidos e as aes a seguem. Assim, mano pratyhra consiste em controlar o prprio fluxo dos pensamentos. 3) Antar Mouna: o silncio interno. A tcnica consiste em se criar um espao de silncio interior, eliminando nossa relao com os rudos exteriores. uma tima maneira de se comear o treino para a meditao, pois o foco de ateno fica voltado ao espao de silncio dentro de si, onde possvel repousar as emoes e os pensamentos, favorecendo um estado de aquietamento e serenidade. Durante a permanncia no antar mouna, pouco a pouco afloram os vasnas e os samskras, latncias subconscientes que determinam nossa forma de pensar e agir. Eles surgem como lembranas, experincias, sentimentos reprimidos ou idias esquecidas nos recnditos da mente e, quase sempre relacionadas a questes mal resolvidas que bloqueiam a plena expresso do Ser, impedindo nossa evoluo. A meta do antar mouna observar o processo que alimenta o pensamento atravs dos sentidos sensoriais e das atividades subconscientes. Para realizar essa observao imparcial, o sdhaka precisa se manter em tempo integral no estado da conscincia testemunha, denominada sakshi.

Sakshi
Tcnica de auto-observao que consiste em manter-se num estado imparcial, a fim de testemunhar o que ocorre na sua mente e no campo das emoes, sem se deixar envolver. Consiste em no se identificar com quaisquer qualidades da mente, sejam elas negativas ou positivas, sabendo diferenciar o Ser real, na sua forma original (swarpa) das iluses externas (may). uma atitude essencial que ensina o praticante a manter-se presente em si mesmo, num estado de plena equanimidade em qualquer situao, sem se deixar levar pelas ondas de instabilidade e adversidades. Este estado de conscincia firme e inabalvel se desenvolve durante as prticas de yoga, mas logo passa a ser aplicado nas circunstncias da vida cotidiana.

YOGASH CHITTA VRITTI NIRODHAH Yoga a supresso da instabilidade da mente.


Patajali, Yoga Stra, I.2

Samyama
um mtodo chave para alcanar o objetivo do Yoga. Consiste num conjunto de tcnicas aplicadas com o fim de aniquilar, um a um, os diferentes condicionamentos que escravizam o homem. Envolve disciplina e conciliao. Definio: Samyama significa ir junto. Composto por trs estgios subseqentes: dhrana, dhyna e samdhi, que so praticados juntos, numa s sentada. E como vimos anteriormente, estes estgios so precedidos por outros trs, considerados prrequisitos: kaya sthairyam, pratyhra e antar mouna. Objetivo: Desenvolver as potencialidades humanas para se alcanar estados mais profundos de conscincia e conquistar a iluminao.

Os Trs Estgios do Samyama


Dhrana, dhyna e samdhi so diferentes nuances da mesma experincia. O primeiro se transforma no segundo e o segundo no terceiro, aprofundando e aperfeioando a experincia at o ponto culminante.

1 - Dhran
Definio: a concentrao em um nico ponto ou objeto. O termo deriva da raiz dhr, que significa manter apertado, focar. Objetivo: o desenvolvimento de uma intensa concentrao da mente em algum objeto com completa abstrao de tudo que est no exterior, ou seja, no mundo dos sentidos. Assim, o yogina adquire a capacidade de estreitar cada vez mais o foco de sua ateno. Aplica-se ekgrat (concentrao sobre um s ponto, fixao da ateno num objeto determinado), como passo prvio para a prtica de dhran. Esta tcnica unifica o fluxo dos pensamentos, controlando a faculdade dos sentidos (indriyas) e eliminando as atividades subconscientes (vsanas e samskras). Ao manter-se empenhado em concentrar-se no mesmo objeto, pouco a pouco se ganha mais profundidade na prtica. Quando a ateno se torna totalmente centrada e imvel, atinge-se dhran, o estado de perfeita concentrao. Este primeiro estgio consiste em concentrar-se na experincia, esquecer o ego. O contedo da conscincia um fluxo contnuo de pensamentos e impresses variadas, so estes turbilhes ou ondas mentais (vrittis) que a alimentam, porm tem duraes limitadas porque logo so substitudos por outros vrittis. A sucesso ininterrupta destas ondas mentais no pode ser interrompida bruscamente, o praticante as coloca em um determinado local delimitado.

Dhyna a contnua e prolongada corrente de pensamento dirigida a um determinado objeto at chegar a absorver-se ou unificar-se com ele.
Patajali, Yoga Stra, III. 2

2 Dhyna
Definio: a meditao atravs da estabilizao das ondas mentais. Pode ser definido tambm como contemplao.
7

Consiste em deter as turbulncias da mente atravs da contemplao de um objeto determinado, at alcanar a saturao das ondas mentais, transcendendo-se esse mesmo objeto. Essa tcnica praticada com o fim de assimilar o objeto de observao sem qualquer distrao. Necessita-se exerccio constante para alcanar-se algum progresso. fundamental treinar para se aprender a parar de pensar. Dhyna o aperfeioamento de dhran. Consolidando o controle sobre a ateno, eliminam-se os inumerveis pensamentos e distraes que intervinham na concentrao. Segundo as escrituras: dhran pode ser entendido como uma sucesso de gotas dgua e dhyna, como um fluxo homogneo e contnuo semelhante ao do leo ou mel. Nesta etapa, a ateno fixada se torna estendida e prolongada por sua vontade. Dhyna consiste em criar um estado interior no qual, na posio de testemunha silenciosa (sakshi) nos tornamos conscientes de nossos pensamentos e emoes, observando-os sem julgamentos e anlises, indo alm da funo analtica da mente comum. A meta no se identificar com as atividades mentais e identificar-se cada vez mais com o espao de silncio dentro de ns, livrando-se do julgo da mente concreta e do pensamento linear. Neste nvel os espaos internos criados pela contemplao do silncio interior so ampliados, gerando um estado de perfeita lucidez e equanimidade, ideais para aprimorar o estado de alerta e ateno plena, paulatinamente, eliminando os samskras gerados anteriormente e evitando a aquisio de novos samskras. Ao meditar assume-se a forma do objeto sobre o qual se medita, desaparecendo sua prpria forma. A lucidez do yogin se intensifica, dissipando a bruma mental que encobre a verdadeira natureza do Ser e revelando o objeto numa claridade fixa e direta. O objeto e o observador passam a ser um s. A prtica constante e disciplinada de dhyna permite, com tempo e dedicao, penetrar na essncia real do Ser. Sem condicionamentos se aprimora a viso clara da conscincia, em sintonia com o desenvolvimento pleno do Ser profundo. Objetivo: Desvencilhar a viso interpretativa e limitada da conscincia habitual, para ver as coisas como realmente so. Cessar as turbulncias da mente (vrittis), deixando que a inteligncia superior (buddhi) se manifeste. tambm, conduzir o praticante ao samdhi. A meditao a porta de ouro que uma vez aberta, conduz o praticante ao reino do eterno Sat (existncia) e sua contemplao incessante.

Pelo perfeito domnio dos sentidos e da mente, se alcana a luz do conhecimento.


Patajali, Yoga Stra, III.16

Tipos de Dhyna
1 Grau: Yantra Dhyna visual atravs de um objeto, smbolo ou do rosto do mestre. Visualizar o instrumento de visualizao na regio do aja chakra, num local denominado chidksha (espao da tela mental), com o fim de concentrar nesta imagem com cores vvidas e riqueza de detalhes. 2 Grau: Mantra Dhyna sonoro atravs de slabas, mantras, sons. Atravs de mantras (sons e ultrassons que auxiliam a parar o pensar) emitidos mentalmente, pode ser o sagrado pranava OM, ao ritmo cardaco ou de um metrmeno ou qualquer outro mantra.
8

Quando s o objeto meditado resplandece na conscincia, que parece esvaziada de sua prpria forma, tem-se o samdhi
Yoga Stra, Patajali, III.3

3 - Samdhi
Segundo Vysa: Yoga samdhi. um estado de arrebatamento exttico completo, considerado o ltimo passo para a meta final do Yoga (kaivalya). Deriva da palavra sam dha, que significa posse de si mesmo. aquele estado em que a concentrao mental chega a um ponto to extremo que a mente unificase com o objeto que se encontra concentrada, cessando todas as transformaes, perde-se a conscincia da individualidade (inclusive sua prpria) e se converte no Todo. Literalmente, pode-se traduzir como iluminao, mas significa morte, isto , entrar em samdhi um estado de morte em vida, porque o que h alm dessa morte a experincia da luz. Esta uma morte do ego, no do corpo. Sendo assim, no momento em que deixamos de ser ns mesmos (personalidade), livres da tirania do ego (ahamkra), a natureza se revela como ela (swarupa). uma ruptura, porque uma outra forma de conscincia de natureza iluminadora surge: a Luz da Conscincia ou Intuio Espiritual (praja) se revela. Definio: pode-se definir como a expanso da conscincia suprema. Porm, um termo intraduzvel. No existe qualquer equivalente em outras lnguas e aquilo que esta experincia mstica realmente designa no pode ser propriamente descrito ou explicado. A conscincia se encontra dissociada do corpo, num estado de xtase no qual a mente est completamente consciente de si mesma. A cada vez que medita, o yogina transpassa o vu das aparncias e penetra no mago da realidade. Atravs de pratyhra, os sentidos se retiram do mundo exterior e convergem na faculdade mental (manas). Atravs de dhran e dhyna, as modalidades psquicas so suspensas e unificadas no eu individual (ahamkra). No samdhi inicial (com suporte), o eu individual se reabsorve no princpio da pura inteligncia sem forma e supra-individual (buddhi) e mais adiante, na ltima forma de samdhi, nirbija (sem suporte), buddhi absorvida no Ser Absoluto (Purusha).

Graus de Samdhi
O samyama comporta diferentes graus conforme o objeto ao qual aplicado e o nvel que atingido. Tais graus devem ser dominados progressivamente, um aps o outro, sem saltar nenhuma etapa, exceto quando o yogina alcana nveis superiores pela Graa Divina (shwara Prasda) ou pela Graa do Mestre (Guru Prasda) A sucesso de mudanas no sdhaka o que produz transformaes (parinma) que ocorrem na natureza manifestada afetando os desejos, os pensamentos, a percepo e a prpria noo de tempo, mas no afetam chitta (a conscincia pura) quando esta est em sua condio natural. Essas transformaes levam o yogina a outro nascimento, livre de todas as influncias da matria. Tendo alcanado o kaivalya, no h mais aes nem sofrimento. O yogina iluminado se torna a mais pura fonte de sabedoria e repousa serenamente no seio do Absoluto.

Esquema comparativo
Numa ordem ascendente, o processo final do Yoga pode ser comparado Flor de Ltus, que nasce no lodo, cresce na gua e desabrocha no ar, necessitando da luz do sol (fogo) para alcanar a beleza mxima. 4. Samdhi Iluminao, hiperlucidez, supraconscincia. Sol = luz elemento fogo Simboliza a alquimia interior, pela transmutao, o despertar da beleza e luz radiante do Ser. Meditao, expanso da conscincia. Flor de ltus = conexo elemento ar Suas ptalas brancas, imaculadas perfumadas simbolizam a pureza do Ser.
2 disperso (auto-hipnose) 1 disperso

3. Dhyna

2. Ekagrta + Dhran

Concentrao sobre um s ponto. Caule = disperso intelectual elemento gua Canalizao das energias dispersantes.

1. Pratyahra
Pontos de disperso

Abstrao dos sentidos. Razes = pensar disperso elemento terra O lodo negro e mal cheiroso simboliza a parte mais densa do ser humano.

A nossa mente s funciona e se alimenta com disperso. Se voc no permitir disperso ela entra em letargia, se acalma, estabiliza e pra. preciso concentrar-se em um s ponto, sem analisar, sem questionar, pousando os pensamentos no silncio interior, no vazio. Quando paramos o corpo, as emoes afloram. As emoes eclipsam a mente. A mente muito densa e eclipsa a intuio. Se o seu objetivo meditar, voc deve cortar as derivaes do trabalho intelectual. Antes de estabilizarmos a mente, preciso estabilizar outras coisas. A entra o Yoga com suas tcnicas para estabilizar o corpo (sanas), estabilizar a respirao (prnyma) e estabilizar as emoes (yoganidr). Quando o corpo e a mente se unem, a conscincia das estruturas sutis comea a revelar-se. O primeiro passo permanecer sempre consciente, sem importar o que possa acontecer. A meditao um instrumento que nos permite revelar nossos prprios contedos subconscientes, o Ser total que temos dentro que nossa essncia, mas que no conhecemos por inteiro. Por isso, pratique e persevere at sentir o resultado de sua prtica.

Avaliao do ms: Resumo dos captulos 1 e 2 do livro da Fadynha. Aproveite para fazer consideraes sobre a prtica, pesquisar novas posturas, tcnicas, mtodos de relaxamento. Fale sobre a conduo do Yoganidr e Samyama na gestao. No esquea de indicar as referncias utilizadas.

10

You might also like