You are on page 1of 3

Aula 02

Citologia II (ncleo e diviso celular)


Ncleo Generalidades
Funes: Reproduo; Hereditariedade; Reproduo celular; Regeneraes.

MITOSE
Objetivo: Crescimento e reparaes.

Clulas: Mononucleadas > A maioria das clulas; Binucleadas > Paramecium (macro / micro); Polinucleadas > Clula muscular estriada; Anucleada > Hemcias humanas.

MEIOSE Diviso celular


Objetivo: Produo de clulas reprodutoras.

b) apenas no item II. c) apenas no item III. d) apenas nos itens II e III. e) em nenhum dos itens.

2) Assinale o que for correto: (01) A membrana plasmtica constituda por uma bicamada de lipdios associados s molculas de protenas distribudas irregularmente. (02) Nas clulas acinosas do pncreas, o complexo de Golgi libera vesculas de secreo contendo as enzimas do suco pancretico. (04) O ncleo celular est presente nas clulas eucariticas e procariticas, diferindo apenas na forma em que se apresenta nessas clulas. (08) A cromatina pode ser visualizada ao microscpio ptico, em forma de filamentos individualizados, denominados cromossomos, durante a diviso celular. (16) Os ribossomos so estruturas cilndricas, compostos basicamente de DNA e protenas, nos quais ocorre a sntese protica. D a soma dos itens corretos.

Exerccios:
1) Analise as alternativas abaixo, referentes ao ncleo: I A maioria das clulas mononucleada, como os neurnios, mas existem clulas polinucleadas, como a fibra muscular estriada esqueltica. II A membrana nuclear lipoprotica e possui numerosos poros que permitem a passagem de substncias, como o RNA ribossmico que produzido no citopLasma e passa para o ncleo. III Existem ncleos com cromossomos gigantes, como cromossomos politnicos e plumulosos. Foi cometido um erro: a) apenas no item I.

3) Principal componente do cromossomo, onde esto localizadas as informaes genticas: a) RNA ribossmico. b) RNA mensageiro. c) RNA transportador.

d) DNA e RNA ribossmico. e) DNA.

esquema II que ocorre o rompimento do envoltrio nuclear. 4) durante o estgio representado pelo esquema I que ocorre a separao das cromtides-irms.

4) Admitamos como correta a hiptese de que a causa da diviso celular a duplicao do DNA (que interfsica). Se pudssemos, nos organismos adultos bloquear especificamente a sntese de DNA, em determinados locais, estaramos tentando: a) impedir que o organismo crescesse. b) induzir o organismo a aumentar suas mitoses.

5) Durante a diviso celular, o estgio representado pelo esquema III precede o representado pelo esquema I. 6) Durante a diviso celular, o estgio representado pelo esquema II precede o est representado pelo esquema III.

Quais so as afirmaes corretas? c) bloquear o desenvolvimento de um eventual tumor. d) favorecer o desenvolvimento normal do organismo. e) produzir clulas com menor quantidade de DNA.

5) Os esquemas I, II e III representam diferentes estgios da mitose.

1) O esquema III representa o estgio de anfase. 2) O esquema II representa o estgio de metfase. 3) durante o estgio representado pelo

Gabarito
1B 2 15 3E 4C 5 3/ 4/ 5/ 6

You might also like