You are on page 1of 10

PREFCIO

Quando pensamos em rejuvenescer, como eu penso, geralmente s observamos nosso estado fsico. Nunca lembramos que o corpo tambm o resultado materializado de todas as neuroses, de todos os preconceitos e desejos no realizados, acumulados num dia-a-dia cruel que, impreterivelmente, procura nos carregar para baixo antes do tempo. Aos poucos, mas no to devagar como parece, fui substituindo hbitos antigos, um aps o outro, por um novo estilo de vida, bem mais condizente com meus verdadeiros pensamentos e sentimentos. Estar de bem com o esprito, mesmo que cheios de dvidas, nos faz voltar a pisar em terrenos at ento esquecidos ou nunca pisados. No meu caso, o pensar diferente no s transformou meu corpo para melhor, como tambm trouxe de volta uma juventude que, por direito, ainda era minha.
Leonardo Guimares Personagem principal

Acostumado ao cabresto social, nunca sei se estou mais prximo de Deus ou do Diabo.
NELSON LUIZ
DE

CARVALHO Autor

1
Os primeiros sinais ocorreram em meu corpo. Comecei a emagrecer lentamente, medida que voltei a sonhar. Finalmente, aos 35 anos de idade, no me dei por satisfeito com minha vida. Passei de 97 quilos para apenas 65 quilos. Sentindo-me uma nova pessoa, as pizzas s sextas-feiras, os churrascos aos sbados e as cantinas italianas aos domingos deixaram de ser minha maior diverso. Talvez tudo isso seja interessante daqui a uns trinta anos, mas no agora. difcil mudar quando se est casado h quinze anos com a mesma mulher e muito bem empregado numa grande empresa h quase dez anos. Mesmo assim, o desejo pelo novo era mais forte do que o passado e o presente juntos. Reescrever a vida no fcil, mas consegui dar o primeiro passo em pouco mais de um ano, quando estabilizei meu peso em setenta quilos. Minha histria comea aqui: Hora de levantar! O almoo est quase pronto. Isabela disse isso j abrindo as cortinas e a janela do quarto. Detesto quando ela faz isso. E o Andr? Ainda est dormindo? Acordou cedo! Sua me veio busc-lo para o campeonato de futebol de boto no prdio. Alis, mais um pouco e vocs chegariam juntos. Isabela suspirou antes de continuar: Voc tem de pensar um pouco mais no seu filho! Ele s tem 5 anos e sente muito sua falta. Voc est exagerando. No sempre que chego tarde assim.

11

Nelson Luiz de Carvalho

Exagerando, Leonardo? De uns meses para c, voc sai todos os finais de semana. No esquea que vivemos de aparncias h muito tempo. Voc quis assim. Lembra? Gostaria muito de deixar tudo como est, mas infelizmente no consigo mais. Se por um lado sou um pai carinhoso, que no mede esforos para a felicidade de Andr e at mesmo de Isabela, por outro sou um ser humano que vive em completa angstia e procura desesperadamente pelo tempo perdido: Voc no vai descer? gritou ela da cozinha. J estou indo! De short preto, camiseta branca e havaianas, desci as velhas escadas ainda pensando na noite anterior: Leonardo? J estou descendo! Indiferente como sempre, Isabela preparava o almoo como se nada tivesse sido dito. Tem caf? Sente-se que eu lhe sirvo. No suporto quando ela me serve caf em xcara molhada. Por que no enxuga? O que voc fez para o almoo? Com uma tigela de salada sobre a mesa, ela respondeu: Macarro a alho e leo, bife milanesa e salada de alface lisa, como voc gosta. Ao contrrio de muitas mulheres, Isabela faz questo de viver em letargia. Vestida de dona de casa, posio que no suporta mas cmoda, ela incapaz de puxar as rdeas de seu destino. Sem foras para sonhar e com inmeras dificuldades sua frente, como se s ela tivesse problemas na vida, bem mais fcil no lutar por nada. Coca ou guaran? Coca. Confesso que, sobre meus ombros, um enorme peso se faz presente nos ltimos meses. O medo do novo e minha no-convivncia diria com meu filho so coisas que me assustam no futuro que est por vir. Contudo, no posso mais parar. Pimenta?

12

Apartamento 41

No, obrigado. Essa aquela especial que sua me trouxe de Minas. No, obrigado. Envolvido demais nesse admirvel mundo novo, j no consigo s me masturbar pensando em algum; tenho de me realizar nesse universo de corpos em que beijos e olhares insinuantes predispem um inusitado bal de falos. Acho que devo estar enlouquecendo. Mais salada, Leonardo? Hum, hum.

Extrovertida na poca de nosso namoro, Isabela aproximouse de mim quase um ano aps a morte de Rodrigo que, alm de ser meu melhor amigo, foi a primeira pessoa por quem me apaixonei de verdade. Adolescentes, Digo e eu ramos bem diferentes dos jovens de hoje. Inseguros e bloqueados psicologicamente por regras morais, nossas famlias sempre foram muito rgidas, no ramos honestos um com o outro nem quando podamos. Na inocncia espiritual de nossa alma, Digo e eu namoramos por quase um ano sem nunca assumir para ns mesmos essa posio. Mgicos na essncia, nossos momentos ntimos faziam-se presentes nas pequenas coisas, como na vez em que ele cortou o p... Entre, Leonardo. Tudo bem com a senhora? Agora sim, depois do susto que o Rodrigo me fez passar. Pode subir. Ele est l no quarto descansando. E no repare na baguna, Leonardo, acabamos de chegar do pronto-socorro. Claro que no, dona Elisabeth. Com suaves batidas na porta do quarto, fui entrando: Posso entrar? Claro que pode. Voc no precisa pedir licena para entrar em nada do que meu. Comecei a rir: Olha que eu no vou me esquecer disso nunca! Comeamos a rir. Deixe de ser palhao! Voc entendeu o que eu quis dizer.

13

Nelson Luiz de Carvalho

Entendi perfeitamente, cara! Ele ficou muito, mas muito sem graa: Eu no vou responder a essa sua brincadeira idiota! Deitado na cama, seu aspecto voltou a ser plido, por simples charme. Mas e a, Digo, tudo bem? Com um sorriso de doente, ele disse que sim. O que voc aprontou dessa vez? Eu nunca apronto nada! Rimos. No, fala srio. O que aconteceu? Ca do telhado. Comecei a rir. Voc ri porque no foi voc que rolou telhado abaixo. O que voc estava fazendo l em cima? Fui trocar a merda da antena e acabei escorregando numa telha solta. At ele riu. E a ca no quintal, bem em cima daquela velha pia da cozinha. Aquela que minha me mandou trocar na semana passada. Quantos pontos voc levou no p? Cinco. Dona Elisabeth entrou no quarto: D licena. Me ajude aqui, Leonardo. Dona Elisabeth trazia um pratinho com vrios pedaos de bolo, imaginei que de cenoura, pela cor, e dois copos grandes de chocolate batido no liquidificador. Faa-o comer um pouco, Leonardo. Me, eu no estou com fome! So quase trs horas e voc ainda no comeu nada, Rodrigo. Me me, Digo. Eu no estou com fome nenhuma. Mas voc t plido, cara. Custa comer um pouco? Alm do mais, deve ser de cenoura. Ele s come bolo de cenoura. de cenoura! Pelo cdigo do deixar acontecer, e sem dizer uma palavra sequer, Digo e eu, sempre que podamos, ultrapassvamos o limite da amizade em busca dos desejos mais escondidos:

14

Apartamento 41

Voc no quer passar a chave na porta, Leonardo? Sentando a seu lado na cama, ele continuava deitado, comecei a comer o pedao de bolo que ele levava minha boca, no sem antes sentir, propositadamente, um de seus dedos dentro de minha boca: Bom demais! disse ele num sorriso. J sentado, com as pernas arqueadas e coberto por um lenol azul da cintura para baixo, Digo continuava a levar pedaos minha boca, enquanto eu, j com a mo debaixo do lenol, acariciava-o suavemente entre as pernas. Chocolate, Leonardo? Quero. Com freqncia, masturbvamos um ao outro, utilizando situaes comuns como pano de fundo e tendo como resultado muita sensualidade. Leonardo? ele havia acabado de gozar. Fala! Nada, cara, nada. No fundo, acho que nunca consegui superar a ausncia dele. Tenho muita saudade do meu Digo...

Leonardo? Leonardo? Isabela? Voc est bem? Est pensando em qu? Na vida. No Rodrigo. Que Rodrigo? Sorri. Digo lhe mais familiar? Nossa, Leonardo! Faz tanto tempo. Pare de pensar nos mortos. No fale assim, Isabela. Mais salada? No consegui continuar comendo. Posso ser muito honesto, Isabela? Ela sorriu antes de responder: Pode. Suspirei. O que rolava entre Rodrigo e mim?

15

Nelson Luiz de Carvalho

Isabela sorriu amarelo: Vocs eram amigos. Por qu? Sorri como h muito no fazia. Pare de representar, Isabela! Voc sabe que entre mim e ele havia muito mais do que uma simples amizade. Aonde voc quer chegar, Leonardo? No que voc j sabe, mas insiste em no querer dizer. Ela ficou em silncio. Sabe, Isabela, posso ter todos os defeitos do mundo, mas, quando nosso casamento era uma verdade, sempre fui um homem completo para voc! No fui? Voc sabe que foi. Sem conseguir ficar sentado, comecei a andar pela cozinha. No tenho certeza se a separao um passo certo ou errado, mas sei que no consigo mais viver nesse nosso casamento de mentira! No posso morrer me sentindo insatisfeito na vida! Alguma coisa dentro de mim me faz seguir em frente. Por muito tempo fui feliz com voc, s que agora quero resgatar meu outro lado. Mas o Andr vai sofrer com nossa separao. O Andr no vai ser o nico filho de casais separados na face da terra! Silncio. Voc conheceu algum? No, Isabela, no conheci ningum. Ento faa da vida o que quiser, saia com homem ou com mulher, mas continue morando aqui. Agachei-me ao seu lado. Olha s o que voc est dizendo. Voc acha isso realmente certo? Impaciente, ela se levantou. O que no est certo voc deixar seu filho e eu no passado. Nervosa, ela comeou a lavar a loua. Pelo amor de Deus, Isabela! No isso! Voc est confundindo as coisas! No estou trocando vocs por ningum! Que absurdo! Pare de lavar a loua e olhe para mim, por favor! Ficamos frente a frente. Fala, Leonardo, fala! Olhei bem nos olhos dela.

16

You might also like