You are on page 1of 104

REVISTA PC A FUNDO

O computador PESSOAL
Devido indiscutvel supremacia dos computadores pessoais (PC) na maior parte das atividades relacionadas informtica, quando se fala em computador a referncia mais comum o PC de padro IBM, ou simplesmente PC, tambm conhecido como computador compatvel ou clonado. Outros tipos de computador de uso pessoal, como os Macintosh da Apple, so mquinas menos difundidas que, basicamente, satisfazem as necessidades de determinados setores profissionais muito especializados, entre os quais, por exemplo, o design grfico. O sucesso do PC deve-se, sobretudo, sua arquitetura aberta. A principal caracterstica do primeiro PC da IBM era sua construo modular, ou seja, o computador constitua-se em um conjunto de componentes eletrnicos ligados entre si de maneira a facilitar tanto a manuteno quanto a posterior ampliao do hardware. Na viso do leigo, o PC uma caixa preta que possui dispositivos perifricos para entrada e sada de dados, gerenciada pelo sistema operacional que esto no mercado. Dentro de uma caixa metlica, que desempenhava ao mesmo tempo as funes de gabinete e de estrutura, localizavam-se : -a fonte de alimentao -os dispositivos de armazenamento de dados -e uma placa-me com o circuito principal, -ao qual se conectavam os componentes essenciais do PC - a memria, o processador e as placas de perifricos. A arquitetura tradicional do microcomputador constitui-se de: -microprocessador -memria -dispositivos e circuitos perifricos de entrada e sada.

Estes ELEMENTOS se comunicam atravs de sinais digitais (0 ou 1) de: -SINAIS DE controle -SINAIS DE dados -SINAIS DE endereos

Costuma-se agrupar estes sinais em barras( ou barramentos) que recebem os nomes : Barramento de dados Barramento de endereos Barramento de controle

REVISTA PC A FUNDO BARRAMENTO DE 8 BITS:

MEMRIA 1 BYTE

MICROPROCESSADOR

CONTROLE DE BARRAMENTO Sincronizar o fluxo de sinais digitais pelos barramentos O barramento uma via a ser compartilhada na placa me, ao qual so conectados todos os perifricos, a memria e a prpria CPU. Pelo barramento, as informaes so trocadas entre cada uma das partes do computador Os barramentos de dados e de endereos funcionam em conjunto O barramento de endereo serve justamente para selecionar o dado a ser transitado no barramento de dados Os dados so gerados pela CPU, ou por perifrico de entrada, e so colhidos nos perifricos de sada O barramento de controle possui sinais para o sincronismo das aes nos barramentos de dados e endereos

Embora os atuais PCs conservem em grande parte a estrutura do modelo inicial concebido pela IBM, o conceito original foi melhorando paulatinamente graas ao aumento de desempenho dos componentes (processadores, memrias etc.) e assimilao de novos padres e tecnologias inimaginveis poca do nascimento do primeira PC. Urn bom exemplo dessa evoluo a incorporao de tecnologias multimdia e dos mais recentes desenvolvimentos dos sistemas de comunicao.

As diferenas existentes entre os atuais PCs e os primeiros IBM-PCs so muito mais evidentes no aspecto externo do que nos componentes tecnolgicos em que as maquinas se baseiam. Por estranho que possa parecer, um PC de ltima gerao mantm a compatibilidade com os primeiros IBM-PCs.

REVISTA PC A FUNDO

Compatveis e clonados
Um grande nmero de empresas de prestgio, como Compaq, Hewlett Packard, Buli e Tandon, desenvolveu seus computadores pessoais seguindo os padres estabelecidos pela IBM, isto , a mesma arquitetura e a mesma concepo. Da resultaram os primeiros compatveis IBM PC. Com o tempo, os fabricantes desses compatveis viram chegar ao mercado computadores pessoais de outro tipo, os PCs clonados. Diferentemente dos compatveis, tambm conhecidos como PCs de marca, os clonados so produzidos por empresas de pequeno porte que compram os componentes avulsos para montar computadores de baixo preo. Atualmente existem diferenas mnimas entre computadores da faixa mais simples de fabricantes renomados (como Compaq, IBM ou Hewlett Packard) e a maioria dos clonados disponveis no mercado. O desnvel de preos verificado entre os computadores pessoais compatveis e os clonados explica-se, essencialmente, pela garantia e pelo suporte tcnico de ps-venda oferecidos pelos fabricantes dos primeiros. N a prtica, os computadores de marca apresentam inconvenientes provocados por sua prpria exclusividade. muito comum, por exemplo, que com essas mquinas o usurio s possa utilizar os perifricos e as ampliaes do prprio fabricante, que, como natural, tm preos superiores aos dos de qualquer computador clonado.

Funcionamento interno
Ver um computador funcionando j faz parte do cotidiano. Trabalhar com um processador de textos, controlar as contas bancrias ou navegar pela Internet tornaram-se atividades corriqueiras, que no exigem praticamente nenhum conhecimento tcnico sobre o funcionamento do computador. Em inmeras ocasies, o PC transforma-se num instrumento de uso to habitual que seus usurios at se esquecem da enorme quantidade de tecnologia que torna possvel o funcionamento da mquina. Embora o PC seja ligado com um aperto de boto, com a mesma simplicidade com que se liga um televisor, sua estrutura interna no pode ser explicada como um circuito eltrico convencional, em que a corrente que o alimenta faz os componentes se ativarem e comearem a funcionar. No computador, cada componente tem determinadas tarefas e depende dos demais para desempenhar seu papel, que essencialmente o de processar a informao que recebe. Em linhas gerais, o funcionamento de um PC divide-se em quatro grupos de tarefas.: 1) A CPU processa os dados que recebe, 2) a memria armazena a informao (tanto a processar quanto j processada), 3)as portas de entrada recebem a informao a ser processada ou armazenada 4)e as portas de sada enviam a informao, aps seu processamento, para fora do computador.

REVISTA PC A FUNDO

Para que esse sistema funcione, todos os elementos que compem o computador devem comunicar-se entre si, de tal modo que a informao possa circular entre os distintos grupos de tarefas. Dessa comunicao interna se encarrega o bus do sistema, que interliga os componentes bsicos do PC.

Mais sobre o funcionamento


A breve explicao anterior ajuda a entender a teoria do funcionamento. Mas, na prtica, o que efetivamente acontece? Quando o PC est operando, o microprocessador o elemento encarregado de manipular a informao que circula no computador e de controlar as tarefas executadas pelos demais componentes. Devido importncia de seu trabalho, costuma-se compar-lo ao crebro, embora no seja capaz, como este, de governar funes de seu organismo sem o apoio de outros rgos. O funcionamento do PC baseia-se na execuo de programas, isto , sries de instrues e comandos que indicam as aes que o microprocessador deve efetuar para realizar cada tarefa a ele atribuda, A CPU concebida para processar e manipular dados, mas no pode armazen-los. Por esse motivo, utiliza a memria RAM como armazm e fonte de informao. O processador comunica-se fisicamente com a memria do sistema por meio de um bus de dados que transporta a informao a grande velocidade. Quando um programa executado, os dados que o compem situam-se ou so carregados na memria do PC, para que o processador possa interpret-los e, posteriormente, armazenar a informao resultante da execuo do programa.

REVISTA PC A FUNDO

Na prtica, o processador e a memria so componentes conectados placa-me, que facilita a ligao e a comunicao entre os principais elementos do PC. A placa-me incorpora diversos buses de dados interconectados, na forma de circuitos eletrnicos e conectores, que em conjunto constituem o bus do sistema. A placa-me recebe a energia eltrica de que necessita para ativar todos os componentes a ela conectados, o BIOS, as memrias, o microprocessador etc. Os primeiros IBM PCs contavam com um bus que interligava todos os componentes do PC de modo igual: a memria, o microprocessador, os slots de expanso etc. Com o tempo, essa estrutura inicial demonstrou-se incapaz de absorveres enormes volumes de dados exigidos por todos os componentes. Ento, ela passou a ser fracionada e a especializar-se, propiciando o surgimento de novos buses de dados. Glossrio CPU-Central Process Unit -Unidade central de processamento. A CPU ou microprocessador controla o funcionamento do PC. onde ocorrem as operaes artmtlcas e lgicas, e se executam as Instrues dos programas. BUS DO SISTEMA - LInhas de comunicao situadas na placa-mae que transportamos dados entre o mlcroprocessador e os componentes bsicos do PC. Os computadores atuais estruturam-se internamente em funo do microprocessador e do chipset, um conjunto de chips que interliga e gerncia os diferentes buses de dados existentes na placa-me. Essa frequncia em MHZ ou GHZ indica a velocidade, em ciclos por segundo, em que o bus pode fazer a comunicao, enviando ou recebendo um dado por ciclo. A largura de banda de um bus indica o tamanho do dado que enviado em cada ciclo, ou seja, o nmero de bits que se transmitem em paralelo em cada envio, normalmente 8, 16, 32 ou 64 bits. O volume mximo da informao que um bus pode transmitir calculado em funo da largura de banda e da frequncia de trabalho, que definem o nmero de bits que o bus pode enviar em determinado perodo ou unidade de tempo. Para que o bus do sistema possa comunicar-se com os demais dispositivos do PC, o chipset o coloca em contato com o bus PCI (Perpheral Comportem Interconnect, interconexo de componentes perifricos). Para ligar os perifricos ao PC, o bus PCI incorpora placa-me slots de expanso por meio dos quais os perifricos podem fazer contato com ele.

Para manter a compatibilidade com as placas ISA (Industrial Standard Architecture, arquitetura industrial padro), os chipsets estabelecem uma passarela de conexo entre o bus PCI e o ISA. junto aos slots de expanso PCI costuma haver slots ISA que permitem ligar perifricos que exigem uma capacidade de transferncia muito pequena.

REVISTA PC A FUNDO

Chipsets
Por Gabriel Torres

Introduo
Antigamente, na poca dos primeiros PCs, a placa-me era formada por circuitos integrados discretos. Para cada circuito existente no micro realmente existia na placa-me um circuito integrado que desempenhava aquela funo. Por exemplo, existia um circuito controlador de interrupes, um controlador de DMA, um temporizador e assim por diante (curiosidade: esses circuitos eram, respectivamente, o 8259, 8237 e 8253).

Figura 1: Antigamente eram necessrios diversos circuitos para construir uma placa-me. Com o passar dos anos, a placa-me tenderia a ter cada vez mais circuitos integrados. Para a nossa sorte, os fabricantes de circuito integrado conseguiram reunir em poucos circuitos o que antes eram necessrios diversos circuitos para obter a mesma funo. Por exemplo, todos os circuitos integrados existentes na antiga placa-me do PC XT (Figura 1) hoje so encontrados em um s circuito, chamado Ponte Sul, como veremos nesta aula. Atualmente podemos construir uma placa-me com poucos circuitos, utilizando chipsets. A traduo mais coerente de chipset seria "conjunto de circuitos integrados de apoio ao processador" (chip = circuito integrado; set = conjunto). H diversos fabricantes de chipsets, como a Intel, a ALi, a SiS, a Via Technologies, a OPTi, a UMC, entre outros. Interessante notar que a maioria dos fabricantes de placas-me simplesmente implementa o circuito sugerido pelo fabricante do chipset. importante notar que na maioria das vezes o fabricante do chipset e o fabricante da placa-me so elementos distintos. O fabricante da placa-me compra os circuitos do chipset diretamente com o fabricante destes, montando as placas. Devemos deixar bem claro que o fabricante do chipset no necessariamente o mesmo da placa-me. Desta forma totalmente errado dizer que uma placa-me "Intel" s porque usa chipset Intel - afinal, no foi a Intel quem produziu tal placa. Na hora de especificar uma placa-me, devemos dizer a sua marca, o modelo do chipset e o tamanho do cache de memria L2 (quando aplicvel), como, por exemplo, "Placame Soyo com chipset Intel 430TX e 512 KB de cache de memria L2". Interessante notar que cada chipset designado por uma nomenclatura alfa-numrica, por exemplo 430TX. Esta nomenclatura no designa nenhum circuito em particular, mas sim o conjunto dos circuitos. O chipset 430TX por exemplo, formado pelos circuitos 82439TX e 82371AB. A maioria dos chipsets tambm conhecido por seu nome-cdigo. Por exemplo, o chipset Intel 430FX tambm conhecido como "Triton". Como esse foi o primeiro chipset da Intel a ter sucesso comercial, todos os tcnicos passaram a recomendar placas-me com chipset Triton (ou seja, com chipset Intel 430FX). Acontece que, na boca do povo, isso acabou virando "placa-me Triton" - termo que no existe.

REVISTA PC A FUNDO
Outro cuidado a ser tomado com os chipsets com nomenclatura "engana-trouxa": TX Pro, VX Pro e Cia. Sabendo do sucesso dos chipsets da Intel, diversos fabricantes de placas-me 1

Como funcionam
Aps o advento do barramento PCI, a construo de chipsets e de placas-me tornou-se ainda mais fcil, devido caractersticas prprias desse barramento, como voc pode observar na Figura 2. Chipsets para o barramento PCI possuem basicamente dois circuitos: Ponte Norte: Tambm chamada controlador de sistema, possui as seguintes funes: ponte barramento local-PCI, controlador de memria e controlador de cache L2 (exceto em placas-me para Pentium Pro, Pentium II e superiores, onde o controlador de cache L2 est no prprio processador). Ponte Sul: Tambm chamada controlador de perifricos, possui as seguintes funes: ponte barramento PCI-ISA, controlador de interrupo, controlador de DMA, controle dos perifricos "on board" (controladora da unidade de disquete, porta serial, porta paralela e portas IDE).

Figura 2: Arquitetura de uma placa-me soquete 7.

REVISTA PC A FUNDO

Figura 3: Localizao dos circuitos do chipset em uma placa soquete 7. Observando a Figura 2, podemos ter inmeras concluses. Alis, essa figura nos trs explicaes sobre diversos temas relacionados o desempenho, funcionamento dos barramentos e o funcionamento dos chipsets. Funcionamento da Ponte Norte Como voc pode observar, a Ponte Norte o circuito mais importante do chipset. Ela faz a converso dos sinais do barramento local para o barramento PCI. Como possui embutido o controlador de memria RAM , a Ponte Norte tambm influi no desempenho do micro. Uma Ponte Norte pode buscar dados na memria RAM utilizando menos pulsos de clock que outro modelo de Ponte Norte, por exemplo . Sim, isso significa que um chipset pode ser mais rpido do que o outro. De uma maneira mais ampla, chegamos concluso que uma placa-me pode ser mais rpida do que outra dependendo dos chipsets que elas utilizem. Da mesma forma, a utilizao de uma determinada tecnologia de memria RAM definida pelo controlador de memria RAM que est embutido na Ponte Norte. E, finalmente, a freqncia de operao da placa-me basicamente definida pela Ponte Norte. Funcionamento da Ponte Sul A Ponte Sul possui como caracterstica bsica fazer a comunicao (ponte) entre o barramento ISA e o barramento PCI. Alm disso, possui integrado o controlador de interrupes, controlador de DMA e tambm faz o controle dos perifricos "on board" bsicos. No caso de placas-me com outros perifricos integrados - como vdeo e udio - o controle ser feito por um processador de vdeo e/ou um processador de udio. Esses processadores so conectados diretamente ao barramento PCI. Outro detalhe sobre a Ponte Sul que o barramento USB conectado ele.

REVISTA PC A FUNDO

Pentium II / Pentium III


Os microprocessadores Pentium II, Celeron e superiores apresentam, em relao aos Pentium e similares, grandes diferenas na estrutura dos buses de dados. Visualmente, os Pentium II/Pentium III para SLOT1 exibem um aspecto exterior bem diverso do de seus antecessores.

Um cartucho de plstico abriga tanto o microprocessador como a memria cache; essa disposio permite que ambos possam comunicar-se, por meio de um bus interno, metade da frequncia do processador. Outra melhora introduzida nos microprocessadores Pentium II que funcionam a mais de 350 MHz e nos modelos seguintes a frequncia do bus do sistema, que passa de 66 a 100 MHz, incrementando notavelmente sua capacidade de transferncia e, portanto, o desempenho do PC. Numa escala superior, os processadores Pentium III-B aumentam a frequncia do bus do sistema at os 133 MHz. Os processadores Pentium II e superiores incorporam o suporte para o bus AGP (Accelerated Graphics Port, porta de grficos acelerada). Esse bus conecta-se ao chipset frequncia de 66 MHz, embora possa funcionar em modos especiais que multiplicam seu fluxo em x2 e x4. Graas ao bus AGP, a placa de vdeo deixa de conectarse ao bus PCI para ligar-se diretamente ao bus do sistema, acelerando enormemente os processos grficos em 3D.

REVISTA PC A FUNDO

MEMRIA CACHE L2 (Segundo nvel) Armazena os dados mais recentemente transferidos entre a memria RAM e o microprocessador. Assim, se precisar de uma parte dessa informao, a CPU acessa dlretamente a cache sem se socorrer da RAM. Dessa forma, acelera-se a execuo das instrues do microprocessador, pois a cache trabalha mais rpido que a RAM. Glossrio BIOS Basic Input/Output System - Sistema bsico de entrada/sada. Conjunto de rotinas ou programas bsicos que controlam os dispositivos do PC e que, entre outras coisas, permitem seu boot. Ficam armazenadas num chip de memria ROM Integrado a placame.

REVISTA PC A FUNDO

A memria
Assim como existem diferentes tipos de buses, tambm h muitas classes de memria. Basicamente, esta se classifica em dois tipos, a RAM (Random Access Memory, memria de acesso aleatrio) e a ROM (Read Only Memory, memria de somente leitura). Ambas armazenam os dados em forma de instrues que o microprocessador pode executar, ou os dados componentes da informao que o processador manipular durante a execuo de um programa. A grande diferena entre as memrias RAM e ROM est na forma pela qual cada uma delas mantm a informao. O microprocessador pode armazenar e recuperar dados na memria RAM de forma gil e rpida, mas estes se perdem quando a mquina desligada. No caso da memria ROM, o processador no pode armazenar informao, mas apenas l-la. Contudo, ao contrrio do que ocorre com a RAM, seu contedo no se perde quando o usurio desliga o computador. Devido a essa caracterstica da memria ROM, quando se d o boot no computador o microprocessador pode recuperar, a partir dela, o programa que lhe permitir comear a funcionar. Os atuais computadores j no empregam mais chips de memria ROM. Estes foram substitudos por memrias do tipo EEPROM (Electrically Erasable Programmable ROM), memria ROM eletricamente apagvel e programvel), que mantm seu contedo quando se desliga o PC, ao mesmo tempo que, por meio de um complexo processo, podem ser regravadas. Em cada computador pessoal h uma memria EEPROM ou ROM contendo as instrues que a mquina executa ao ser ligada. Esse programa de boot faz parte do BIOS. Alm do programa que permite inicializar o computador, o BIOS conta com uma srie de rotinas de apoio. So elas que permitem que o PC reconhea todos os perifricos a ele conectados. Da mesma forma que a memria RAM, o BIOS tambm est ligado ao bus do sistema.

REVISTA PC A FUNDO

Para calcular a quantidade real de informao que um bus pode transferir aplica-se a frmula da tabela abaixo. Para tanto, preciso conhecer o tamanho dos dados que ele transporta e sua frequncia CAPACIDADE DE TRANSFERENCIA DOS BUSES Frequncia do BUS Tamanho dos dados Converso de unidades X 1 byte/8bits Capacidade de transferncia = Megabytes/segundo

Megaciclos/seg

X bits/ciclo

Exemplo PCI: 33 megaciclos/seg X 32 bits/ciclo X 1 byte/8 bits = 132 megabytes/segundo CAPACIDADE DE TRANSFERNCIA 16 MB/S 132 MB/S 528 MB/S 1056 MB/S 528 MB/S 800 MB/S 1064 MB/S

BUS

FREQUNCIA

TAMANHO DOS DADOS 16 BITS 32 BITS 32 BITS 32 BITS 64 BITS 64 BITS 64 BITS

ISA PCI AGP X2 AGP X4 FSB 66MHZ FSB 100 MHZ FSB 133 MHZ

8 MHZ 33 MHZ 2X 66 MHZ 4 X 66 MHZ 66 MHZ 100 MHZ 133 MHZ

REVISTA PC A FUNDO

Como acontece o boot do PC?


Do momento em que o boto de ligar acionado at que o usurio possa comear a trabalhar, ocorre no computador uma sucesso de grande nmero de operaes. Em primeiro lugar, atva-se o hardware. Uma vez concludo esse processo, inicializa-se o sistema operacional (S).

Glossrio
POST Power On Sel f Test- Teste automtico ao ligar. PnP Plug & Play Deteco e configurao automtica de dispositivos e perifricos no computador.

1 2

Depois que o boto de ligar do PC acionado, a corrente eltrica chega placa-me vinda da fonte de alimentao at a unidade central de processamento. Paralelamente, a eletricidade atinge as unidades internas de armazenamento, acionando seus motores e, assim, provocando sua inicializao. Com isso, elas estaro totalmente operacionais quando o sistema precisar empreg-las ao final do processo de boot. O microprocessador ativa-se to logo recebe o primeiro sinal eltrico. Nesse processo, ele apaga e zera todos os seus registradores e contadores, para evitar que se armazenem dados residuais de sesses de trabalho anteriores. Uma vez terminada a fase de acionamento, o microprocessador est pronto para executar o programa de boot, que est armazenado de forma permanente na memria do BIOS.

REVISTA PC A FUNDO

3 4

Aps iniciar o programa de boot contido no BIOS, o microprocessador interpreta-o executando uma srie de testes do sistema conhecidos como POST.

Por meio do bus do sistema, o microprocessador envia sinais para detectar a presena e o correto funcionamento dos dispositivos conectados ao computador. Os dispositivos plug & play (PnP) ativarn-se e solicitam ao processador os recursos de que necessitam para funcionar. O processador compila todas as demandas dos dispositivos, de forma que o sistema operacional, ao ser inicializado, possa enviar-lhes os recursos necessrios. Nesse ponto do processo de boot, a placa de vdeo se inicializa e permite que apaream no monitor as primeiras mensagens informativas.

5 6 7

O POST executa com a memria RAM uma srie de testes, que consistem em armazenar e recuperar os dados, comprovando assim o correto funcionamento dela. Durante o processo costuma aparecer no monitor o contador da memria, medida que o POST avana em sua inspeo.

Uma das ltimas verificaes realizadas pelo POST durante o boot do computador o teste de funcionamento correto do teclado. Terminado esse teste, o usurio pode interromper o processo para reconfigurar um ou mais parmetros do BIOS.

Encerrados todos os testes do programa de boot armazenado no BIOS, este verifica as unidades de armazenamento disponveis para determinar a unidade de inicializaco. Nesta unidade de disco encontra-se o programa de inicializaco do sistema operacional(MBR-master boot record-512 bytes, no setor e trilha zero do disco), que o programa de boot carregar na memria e executar para poder passar-lhe o controle do PC.

IMPORTANTE Conhecer como funciona o processo de inicializaco ajuda a identificar eventuais problemas de boot do PC. Por exemplo, se ao lig-lo nada aparece no monitor nem se ouve som no alto-falante, bem provvel que os vrios programas do BIOS, entre eles os que integram o POST, no tenham se inlcializado e, assim, no possam fornecer mensagens ou Informaes de erro. Nesse caso, o problema deve estar no microprocessador ou na placa-me. Se nada aparece no monitor mas se ouve uma srie de apitos, isso significa que o POST detectou um erro antes de inicializar a placa de vdeo (passo 4 dos descritos anteriormente), que poderia estar mal conectada ou ento defeituosa.

REVISTA PC A FUNDO

COMO FUNCIONA O AUTO-TESTE INICIAL


1 introduo Ao ligar o computador, ele passa por um complexo conjunto de operaes para verificar se todos os componentes esto funcionando de acordo e avisar se algo esta errado. Esta operao a primeira etapa de um processo um tanto complicado, chamado de partida (bootstrap), ou apenas, boot. O programa de boot um pequeno programa, contido no BIOS da memria ROM, que instrui o processador sobre como proceder para ativar o auto-teste inicial e para localizar o sistema operacional no disco e carreg-lo na memria.

BIOS-BASIC INPUT OUTPUT SYSTEM)SISTEMA BSICO DE ENTRADA E SADA


Mas antes do computador carregar o sistema operacional, ele tem que ter certeza de que todos os seus componentes esto rodando e que a CPU e a memria esto funcionando corretamente. Este o trabalho do auto-teste inicial, ou POST(POWER-ON SELF-TEST). O auto-teste a primeira coisa que o computador executa quando ligado, e o primeiro a avisar quando h problemas em qualquer um dos componentes. Quando o auto-teste detecta um erro no monitor, na memria, no teclado ou em algum componente bsico, ele exibe um mensagem de erro na tela e, caso o monitor seja um dos problemas, emite um ou mais sinais sonoros(bips) que indicam problema. Os resultados do POST so comparados com o registro oficial existente no

chip CMOS(COMPLEMENTARY METAL-OXIDE SEMICONDUTOR-semicondutor de oxido metlico complementar), que informa quais componentes esto instalados.
O CMOS um tipo de chip de memria que no perde seus dados quando o computador desligado porque alimentado por uma bateria. Ele armazena informaes sobre a configurao do computador. Quaisquer alteraes na configurao bsica do sistema devem ser gravadas nos dados de configurao do CMOS. Em seguida, a carga do sistema operacional comea a ser feita pelo programa de boot do BIOS que procura alguns arquivos que permitem a execuo do sistema operacional. Ele l o setor zero do disco, que contem um conjunto de informaes chamado registro de inicializao (boot record ou MBR-master boot record) e os copia para a memria RAM. A partir desse momento, o sistema operacional assume o controle do compuador. 2 o auto-teste Quando voc liga o PC, um sinal eltrico segue um caminho permanente programado at a CPU para limpar os dados deixados nos registradores da memria interna do chip. O sinal reajusta o registrador da CPU chamado CONTADOR DE PROGRAMA para um determinado numero, no caso F000H.

REVISTA PC A FUNDO Esse nmero no CONTADOR informa CPU o endereo da prxima instruo que ser processada. Neste caso, o endereo o inicio do programa de inicializao (BOOT), armazenado permanentemente no endereo F000H no conjunto de chips ROM que contm o SISTEMA BSICO DE ENTRADA/SADA (BIOS-BASIC INPUT/OUTPUT SYSTEM) do PC. A CPU utiliza o endereo para encontrar e ativar o programa de inicializao (BOOT) no BIOS da ROM, que por sua vez, ativa uma srie de verificaes do sistema, conhecida como auto-teste ou POST (POWER-ON SELFTEST). Em primeiro lugar, a CPU faz a verificao de si mesma e do programa POST, atravs de um cdigo de leitura em vrias posies, comparando se estas verificaes esto idnticas aos registros permanentes A CPU envia sinais atravs do sistema de barramento (BUS) (os circuitos em que todos os componentes se conectam) para verificar se todos eles esto funcionando. Nos PCs mais antigos que possuem um ncleo de linguagem de programao BASIC na ROM, essa parte do cdigo conferida durante a verificao do temporizador (TIMER) do sistema, responsvel pela sincronia e ordem de todas as operaes funcionais do PC. O POST testa a memria contida na placa de vdeo e os sinais de vdeo que controlam o monitor. Ele faz com que o cdigo de BIOS da placa passe a fazer parte do BIOS total do sistema e da configurao da memria. a partir da que voc comea a ver algo no monitor do seu PC.

BIOS

CPU

PLACA DE VDEO

RAM

O POST executa uma bateria de testes para verificar se os chips da RAM esto funcionando sem problemas. A CPU grava dados em cada chip, em seguida faz uma leitura comparando estes dados enviados originalmente, um contador da memria que est sendo lida aparece na tela durante este teste. A CPU verifica se o teclado est devidamente conectado e se no existem teclas pressionadas.

REVISTA PC A FUNDO O POST envia sinais por caminhos especficos atravs do barramento (BUS) s unidades de disco e espera uma resposta para determinar quais unidades esto disponveis.

BIOS

CPU

HARD DISK

3,5 FLOPPY DISK

Nos computadores AT e mais recentes, os resultados dos testes POST so comparados com o registro oficial existente no chip CMOS, que informa quais componentes esto instalados. O CMOS um tipo de chip de memria que no perde seus dados quando voc desliga o micro ou h corte de energia eltrica, ele alimentado por uma bateria. Quaisquer alteraes na configurao bsica do sistema devem ser gravadas nos dados de configurao do CMOS, em todos os PC que possuem essa funo. BIOS CPU

CMOS

bateria Nos sistemas que contm componentes que incluem seus prprios BIOS, como certas placas controladoras de disco (SCSI DISK CONTROLLER), o cdigo do BIOS reconhecido e incorporado como parte do prprio BIOS do sistema e da utilizao da memria. O PC agora est preparado para a prxima etapa do processo de inicializao (BOOT): CARREGAR O SISTEMA OPERACIONAL DO DISCO.

REVISTA PC A FUNDO

BIOS

CPU

PLACA SCSI

RAM

COMO FUNCIONA O DISCO DE BOOT


Depois de executar o POST em todos os componentes de hardware do PC, o programa de inicializao (BOOT PROGRAM), contido na BIOS da ROM do computador, verifica a UNIDADE DE DISCO QUE ESTA FORMATADA, E POSSUIR O SISTEMA OPERACIONAL, que est em posies especificas do disco, nas quais devem estar os arquivos que compem o sistema operacional, na maioria dos PC, esses arquivos so o IO.SYS e o MSDOS.SYS. Se o disco de boot no possuir esses arquivos, o programa de inicializao exibir uma mensagem de erro. Depois de localizar o disco com os arquivos de sistema, o programa de inicializao l os dados armazenados no primeiro setor do disco e os copia para posies especificas na RAM. Estas informaes constituem o REGISTRO DE INICIALIZAO (BOOT RECORD) DO sistema operacional. O REGISTRO DE INICIALIZAO encontrado na mesma posio em todo disco formatado, ocupando apenas 512 bytes que correspondem ao cdigo necessrio para iniciar a execuo dos dois arquivos (IO e MSDOS no sistema DOS). Depois de o programa de inicializao do BIOS ter carregado o registro de inicializao para a memria no endereo 7C00H, o BIOS passa o controle para o registro atravs de um desvio para aquele endereo

O REGISTRO DE INICIALIZAO assume o controle do PC e carrega o IO.SYS na RAM. O arquivo IO.SYS possui extenses para o BIOS da ROM e uma rotina chamada SYSINIT que gerncia o resto do processo de inicializao.

REVISTA PC A FUNDO Aps carregar o IO.SYS, o registro de inicializao torna-se desnecessrio, sendo substitudo na RAM por outro cdigo.

BIOS

CPU

HARD DISK

MEMRIA RAM

BOOT RECORD IO.SYS

O SYSINIT assume o controle do processo de inicializao e carrega o MSDOS.SYS na RAM. O arquivo MSDOS.SYS trabalha em conjunto com o BIOS no gerenciamento de arquivos, execuo de programas e respostas aos sinais do hardware.

HARD DISK

MEMRIA RAM

MSDOS.SYS

O SYSINIT busca no diretorio raiz do disco de inicializao um arquivo chamado CONFIG.SYS. Se o CONFIG.SYS estiver presente, o SYSINIT pede para que o MSDOS.SYS execute os comandos contidos no arquivo. O CONFIG.SYS tambm pode conter instrues para carregar os drivers de dispositivos (DEVICE DRIVERS) que so arquivos que contm cdigos para ampliar a capacidade do BIOS no controle da memria ou dos perifricos do HARDWARE

O SYSINIT pede ao CONFIG.SYS para carregar o arquivo COMMAND.COM, este arquivo do sistema operacional composto de trs partes:

REVISTA PC A FUNDO 1 parte extenso das funes de entrada/saida, esta parte carregada na memria com o BIOS e passa a integrar o sistema operacional

2 parte contm os comandos internos dos DOS como DIR, COPY E TYPE, esta parte e carregada no final da memoria convencional, onde pode ser sobreposta por aplicativos caso necessite utilizar mais memoria

3 parte utilizad somente uma vez e depois descartada, esta parte busca no diretorio raiz o arquivo AUTOEXEC.BAT

REVISTA PC A FUNDO

A PLACA-ME
A estrutura fsica e lgica do PC repousa na placa-me, elemento que perdeu para a memria e o microprocessador o destaque principal no computador. No entanto, todos os seus componentes so imprescindveis para que o conjunto funcione. Continua a ser verdadeira a afirmao de que o dispositivo essencial sobre o qual se constri toda a arqutetura de um PC a placa-me.
Os fundamentos da arquitetura modular do PC esto na placa-me, pea-chave do hardware, qual so conectados todos os demais componentes e os perifricos do computador. Sua importncia explica-se pelo fato de que ela constitui o elemento determinante da arquitetura interna do computador, ou seja, da forma pela qual se comunicam todos os componentes da mquina. A placa-me uma placa de circuito impresso formada por um conglomerado de camadas de baquelita ou resina, entre as quais se intercalam os diversos circuitos eltricos que compem as linhas de conexo que intercomunicam todos os seus elementos. Em geral, todas essas linhas de comunicao integram fisicamente os buses de dados. No entanto, a placa-me no unicamente uma placa de circuito impresso. Em sua superfcie se concentram os vrios elementos que gerenciam e determinam seu funcionamento, como o soquete no qual encaixado o microprocessador, os slots para os mdulos de memria, o chipset e, entre outros componentes, os conectores dos buses de expanso e seus circuitos de apoio. Glossario CHIPSET- Conjunto de chips e circuitos integrados placa-me que interconectam os diversos componentes e buses de dados do PC. O CHIPSET de uma placa-me que determina suas caracteristicas principais, como a frequencia do bus do sistema

REVISTA PC A FUNDO

Tipos de placa-me (onboard ou offboard)


Os componentes incorporados em uma placa-me determinam seu desempenho. Por exemplo, aquelas que possuem um soquete do processador de tipo 7 s podem usar microprocessadores que utilizem esse tipo de conector, o que impede o emprego dos processadores Pentium III ou Athlon, que exigem soquetes do tipo Slot l, Socket 370 ou Slot A. Igualmente, o chipset determinar o restante das caractersticas tcnicas bsicas da placa-me e portanto do PC, como o tipo de memria a ser utilizado, a frequncia do bus do sistema ou o nmero e o tipo de seus slots de expanso. Vale acrescentar tambm que alguns modelos de placa-me incorporam em sua estrutura perifricos, como placas de vdeo ou de som(placa me onboard). Com esse procedimento, os fabricantes buscam reduzir o custo total de um computador. Com isso, o usurio se beneficia de um preo mais baixo. Em compensao, no pode remover as placas para ampliar o computador a seu modo. Para assegurar-se de no estar adquirindo um desses produtos, importante que o usurio saiba que as placas-me com perifricos incorporados, ou ento os computadores que as tm integradas, costumam identificar-se na publicidade corn frases do tipo "Com placa de vdeo integrada placa-me". Se as placas de expanso(placa de video, rede, som, fax, etc) so instaladas depois, ento, uma placa me offboard.

REVISTA PC A FUNDO

Frequncia e multiplicador
O relgio que marca a frequncia de trabalho do microprocessador tambm fica situado na placa-me. Portanto, quando se instala um novo processador necessrio reconfigurar a frequncia de trabalho dessa placa. Os microprocessadores atuais costumam trabalhar com frequncias que ultrapassam amplamente 300 Megahertz (MHz), embora o bus do sistema (FSB-front side bus) opere apenas com frequncias de 66,100 ou 133 MHz. Para alcanar a frequncia interna do microprocessador, a placa-me usa um fator de multiplicao aplicado frequncia do bus do sistema. Assim, um microprocessador de 300 MHz conta com uma frequncia de bus de 66 MHz e com um multiplicador de 4,5. Os microprocessadores Pentium II e Pentium III, com uma frequncia de 350 MHz ou superior, incorporam um bus de sistema de 100 MHz que melhora notavelmente seus desempenhos gerais. Os processadores Pentium III do tipo B, conhecidos como "Coppermine", vo um pouco mais adiante, trabalhando com um bus de 133 MHz. Um aumento de frequncia do processador incrementa sua velocidade de processamento e de clculo, embora a comunicao com os demais componentes, como as placas conectadas ao bus PCI, mantenha-se sempre igual a 33 MHz. Por outro lado, um aumento de frequncia do bus do sistema aumenta a capacidade de transferncia com a memria, com o bus PCI e com o bus AGP. As placas-me so concebidas para funcionar com o bus do sistema a uma determinada frequncia, normalmente 66, 100 ou 133 MHz. Na maioria delas possvel aumentar a frequncia de origem para alm dos valores padres. Essa opo permite aumentar o desempenho do computador forando o processador. A tcnica, conhecida pelo nome de overcloking (ultrapassar o relgio), ser explicada detalhadamente mais adiante. A configurao da frequncia do bus do sistema e do multiplicador costuma ser feita por meio de dois grupos de jumpers da placa-me situados nas proximidades do microprocessador, embora muitas placas tambm possam ser configuradas a partir do menu do BIOS, sem que se toque em nada (sistema jumperiess, ou seja, sem jumper ). Um dos grupos permite especificar a velocidade do bus; o outro, o multiplicador. Vale mencionar que ajustar rnal uma frequncia e um multiplicador pode danificar seriamente o microprocessador. OBTENO DA FREQUNCIA DO MICROPROCESSADOR Esta tabela apresenta a variao da freqncia alcanada por uma CPU em funo do multiplicador e da freqncia do bus do sistema. Freqncia do bus 66 mhz 66mhz 133 mhz 133 mhz multiplicador X4,5 X5 X 4,5 X5 Freqncia da cpu 300 mhz 333 mhz 600 mhz 665 mhz

REVISTA PC A FUNDO

Glossrio MEGAHERTZ(MHZ)unidade de frequencia equivalente a 1 milho de ciclos por segundo(1 hertz=1ciclo por segundo). O nome dessa medida uma homenagem ao cientista alemo Heinrich Hertz. GIGAHERTZ(GHZ)unidade de frequencia equivalente a 1 bilho de ciclos por segundo(1 hertz=1ciclo por segundo).

Slots de expanso
Uma das funes mais importantes da placa-me favorecer a conexo de novos perifricos ao computador. Por meio dos slots de expanso pode-se ligar uma placa diretamente a um bus de dados; cada um desses buses tem um tipo de conector especfico que permite evitar erros nas conexes. Na maioria dos PCs h dois tipos de slots, ISA e PCI. Alrn deles, os sistemas de ltima gerao tambm incorporam um slot AGP para a placa grfica. Os slots ISA mantm a compatibilidade com placas antigas, embora algumas atuais ainda usem esse bus de pouca capacidade porque operam com fluxo de dados muito pequeno e porque, fazendo isso, evitam ocupar um slot PCI. O bus ISA tem capacidade mxima de transmisso de 16 Megabites (Mb) por segundo, bem inferior aos 132 Mb do PCI, usado pela maior parte das placas de expanso que exigem altas taxas de transferncia. Hoje as placas ISA esto em franco retrocesso e tudo indica que desaparecero da superfcie das placas-me em poucos anos.(j desapareceu)

Outros slots
Alguns tipos de buses de expanso esto hoje em desuso, mas vale record-los. O primeiro IBM PC incorporava um bus ISA de 8 bits, que posteriormente passou para 16 bits, gerando o bus ISA hoje encontrado na maioria dos PCs. Quando esse bus comeou a demonstrar sua ineficincia para lidar com a avalanche de informao administrada por um PC, surgiram vrias alternativas. A proposta da IBM (com o nome de MCA - Micro Channel Arquitecture, ou seja, arquitetura microcanal) oferecia um bus de 32 bits mas tinha como desvantagens o uso exclusivo em PCs IBM e a total incompatibilidade com os buses ISA existentes. Por outro lado, o bus EISA (Ex-tended ISA, ISA estendido) permitia usar no mesmo slot qualquer tipo de placa ISA, propiciando uma largura de banda de 32 bits em modo EISA. Infelizmente, o alto custo dificultou sua implantao. Mais recentemente, dois buses de 32 bits, o Vesa Local Bus e o PCI, competiram durante curto perodo de tempo. As poucas melhoras em desempenho obtidas com a instalao do Vesa Local Bus acabaram por favorecer a afirmao do bus PCI, que se tornou um padro. Atualmente as placas de video esto com PCI-express x16

REVISTA PC A FUNDO

Glossario JUMPER-Ponte ou pequena pea em forma de U que serve para estabelecer contato entre dos circuitos nas placas de circuitos Impressos. MEGABYTE (Mb) Unidade de Informao equivalente a 1 milho de bytes (cada byte formado por um conjunto de 8 bits).

A necessidade de aumentar a capacidade de transferncia entre o computador e seus perifricos provocou uma evoluo continua dos bus de dados do PC. Entre eles, o AGP o mais recente, o PCI domina o mercado e o ISA est com os dias contados.

Barramentos: ISA, AGP, PCI, PCI Express, AMR e outros

Introduo
Barramentos (ou, em ingls, bus) so, em poucas palavras, padres de comunicao utilizados em computadores para a interconexo dos mais variados dispositivos. Neste artigo, voc conhecer algumas caractersticas dos principais barramentos presentes nos PCs, como ISA, AGP, PCI, PCI Express e AMR. Note que muitos desses padres j no so utilizados em computadores novos, mesmo assim, conhec-los importante. Antes de comearmos, importante voc saber que, no decorrer deste texto, o InfoWester utilizar com certa freqncia a palavra slot. Esse termo faz referncia aos

REVISTA PC A FUNDO

encaixes fsicos de cada barramento para a conexo de dispositivos (placas de vdeo, placas de rede, etc). Em geral, cada barramento possui um tipo de slot diferente.

Barramento ISA (Industry Standard Architecture)


O barramento ISA um padro no mais utilizado. Seu aparecimento se deu na poca do IBM PC e essa primeira verso trabalha com transferncia de 8 bits por vez e clock de 8,33 MHz (na verdade, antes do surgimento do IBM PC-XT, essa valor era de 4,77 MHz). Na poca do surgimento do processador 286, o barramento ISA ganhou uma verso capaz de trabalhar com 16 bits. Dispositivos anteriores que trabalhavam com 8 bits funcionavam normalmente em slots com o padro de 16 bits, mas o contrrio no era possvel, isto , de dispositivos ISA de 16 bits trabalharem com slots de 8 bits, mesmo porque os encaixes ISA de 16 bits tinham uma extenso que os tornavam maiores que os de 8 bits, conforme indica a imagem abaixo:

Slots ISA

Repare na imagem acima que o slot contm uma diviso. As placas de 8 bits utilizam somente a parte maior. Como voc j deve ter imaginado, as placas de 16 bits usam ambas as partes. Por conta disso, as placas-me da poca passaram a contar apenas com slots ISA de 16 bits. Curiosamente, alguns modelos foram lanados tendo tanto slots de 8 bits quanto slots de 16 bits. Se voc est acostumado com slots mais recentes, certamente percebeu o quo grandes so os encaixes ISA. O de 16 bits, por exemplo, conta com 98 terminais. Por a, possvel perceber que as placas de expanso da poca (isto , placas de vdeo, placas de som, placas de modem, etc) eram igualmente grandes. Apesar disso, no era difcil encontrar placas que no utilizavam todos os contatos dos slots ISA, deixando um espao de sobra no encaixe. Com a evoluo da informtica, o padro ISA foi aos poucos perdendo espao. A verso de 16 bits capaz de proporcionar transferncia de dados na casa dos 8 MB por segundo, mas dificilmente esse valor alcanado, ficando em torno de 5 MB. Como essa taxa de transferncia era suficiente para determinados dispositivos (placas de modem, por exemplo), por algum tempo foi possvel encontrar placas-me que contavam tanto com slots ISA quanto com slots PCI (o padro sucessor).

REVISTA PC A FUNDO

Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect)


O barramento PCI surgiu no incio de 1990 pelas mos da Intel. Suas principais caractersticas so a capacidade de transferir dados a 32 bits e clock de 33 MHz, especificaes estas que tornaram o padro capaz de transmitir dados a uma taxa de at 132 MB por segundo. Os slots PCI so menores que os slots ISA, assim como os seus dispositivos, obviamente. Mas, h uma outra caracterstica que tornou o padro PCI atraente: o recurso Bus Mastering. Em poucas palavras, trata-se de um sistema que permite a dispositivos que fazem uso do barramento ler e gravar dados direto na memria RAM, sem que o processador tenha que "parar" e interferir para tornar isso possvel. Note que esse recurso no exclusivo do barramento PCI.

Slots PCI

Outra caracterstica marcante do PCI a sua compatibilidade com o recurso Plug and Play (PnP), algo como "plugar e usar". Com essa funcionalidade, o computador capaz de reconhecer automaticamente os dispositivos que so conectados ao slot PCI. Atualmente, tal capacidade trivial nos computadores, isto , basta conectar o dispositivo, ligar o computador e esperar o sistema operacional avisar sobre o reconhecimento de um novo item para que voc possa instalar os drivers adequados (isso se o sistema operacional no instal-lo sozinho). Antigamente, os computadores no trabalhavam dessa maneira e o surgimento do recurso Plug and Play foi uma revoluo nesse sentido. Alm de ser utilizada em barramentos atuais, essa funcionalidade chegou a ser implementada em padres mais antigos, inclusive no ISA. O barramento PCI tambm passou por evolues: uma verso que trabalha com 64 bits e 66 MHz foi lanada, tendo tambm uma extenso em seu slot. Sua taxa mxima de transferncia de dados estimada em 512 MB por segundo.

REVISTA PC A FUNDO

Barramento PCI-X (Peripheral Component Interconnect Extended)


Muita gente confunde o barramento PCI-X com o padro PCI Express (mostrado mais abaixo), mas ambos so diferentes. O PCI-X nada mais do que uma evoluo do PCI de 64 bits, sendo compatvel com as especificaes anteriores. A verso PCI-X 1.0 capaz de operar nas freqcias de 100 MHz e 133 MHz. Neste ltima, o padro pode atingir a taxa de transferncia de dados de 1.064 MB por segundo. O PCI-X 2.0, por sua vez, pode trabalhar tambm com as freqncias de 266 MHz e 533 MHz.

Slot PCI-X

Barramento AGP (Accelerated Graphics Port)


Se antes os computadores se limitavam a exibir apenas caracteres em telas escuras, hoje eles so capazes de exibir e criar imagens em altssima qualidade. Mas, isso tem um preo: quanto mais evoluda for uma aplicao grfica, em geral, mais dados ela consumir. Para lidar com o volume crescente de dados gerados pelos processadores grficos, a Intel anunciou em meados de 1996 o padro AGP, cujo slot serve exclusivamente s placas de vdeo. A primeira verso do AGP (chamada de AGP 1.0) trabalha a 32 bits e tem clock de 66 MHz, o que equivale a uma taxa de transferncia de dados de at 266 MB por segundo, mas na verdade, pode chegar ao valor de 532 MB por segundo. Explica-se: o AGP 1.0 pode funcionar no modo 1x ou 2x. Com 1x, um dado por pulso de clock transferido. Com 2x, so dois dados por pulso de clock. Em meados de 1998, a Intel lanou o AGP 2.0, cujos diferenciais esto na possibilidade de trabalhar tambm com o novo modo de operao 4x (oferecendo uma taxa de transferncia de 1.066 MB por segundo) e alimentao eltrica de 1,5 V (o AGP 1.0 funciona com 3,3 V). Algum tempo depois surgiu o AGP 3.0, que conta com a capacidade de trabalhar com alimentao eltrica de 0,8 V e modo de operao de 8x, correspondendo a uma taxa de transferncia de 2.133 MB por segundo.

REVISTA PC A FUNDO

Alm da alta taxa de transferncia de dados, o padro AGP tambm oferece outras vantagens. Uma delas o fato de sempre poder operar em sua mxima capacidade, j que no h outro dispositivo no barramento que possa, de alguma forma, interferir na comunicao entre a placa de vdeo e o processador (lembre-se que o AGP compatvel apenas com placas de vdeo). O AGP tambm permite que a placa de vdeo faa uso de parte da memria RAM do computador como um incremento de sua prpria memria, um recurso chamado Direct Memory Execute.

Slot AGP 8x (3.0)

Quanto ao slot, o AGP ligeiramente menor que um encaixe PCI. No entanto, como h vrias verses do AGP, h variaes nos slots tambm (o que lamentvel, pois isso gera muita confuso). Essas diferenas ocorrem principalmente por causa das definies de alimentao eltrica existentes entre os dispositivos que utilizam cada verso. H, por exemplo, um slot que funciona para o AGP 1.0, outro que funciona para o AGP 2.0, um terceiro que trabalha com todas as verses (slot universal) e assim por diante. A ilustrao abaixo mostra todos os tipos de conectores:

As variaes do AGP. Ilustrao por Wikipedia.

REVISTA PC A FUNDO

Como voc deve ter reparado na imagem acima, o mercado tambm conheceu verses especiais do AGP chamadas AGP Pro, direcionadas a placas de vdeo que consomem grande quantidade de energia. Apesar de algumas vantagens, o padro AGP acabou perdendo espao e foi substitudo pelo barramento PCI Express.

Barramento PCI Express


O padro PCI Express (ou PCIe ou, ainda, PCI-EX) foi concebido pela Intel em 2004 e se destaca por substituir, ao mesmo tempo, os barramentos PCI e AGP. Isso acontece porque o PCI Express est disponvel em vrios segmentos: 1x, 2x, 4x, 8x e 16x (h tambm o de 32x, mas at o fechamento deste artigo, este no estava em uso pela indstria). Quanto maior esse nmero, maior a taxa de transferncia de dados. Como mostra a imagem abaixo, esse diviso tambm reflete no tamanho dos slots PCI Express:

Slots PCI Express 16x (branco) e 1x (preto)

O PCI Express 16x, por exemplo, capaz de trabalhar com taxa de transferncia de cerca de 4 GB por segundo, caracterstica que o faz ser utilizado por placas de vdeo, um dos dispositivos que mais geram dados em um computador. O PCI Express 1x, mesmo sendo o mais "fraco", capaz de alcanar uma taxa de transferncia de cerca de 250 MB por segundo, um valor suficiente para boa parte dos dispositivos mais simples. Com o lanamento do PCI Express 2.0, que aconteceu no incio de 2007, as taxas de transferncia da tecnologia praticamente dobraram.

Barramentos AMR, CNR e ACR


Os padres AMR (Audio Modem Riser), CNR (Communications and Network Riser) e ACR (Advanced Communications Riser) so diferentes entre si, mas compartilham da idia de permitir a conexo placa-me de dispositivos Host Signal Processing (HSP), isto , dispositivos cujo controle feito pelo processador do computador. Para isso, o chipset da placame precisa ser compatvel. Em geral, esses slots so usados por placas que exigem pouco processamento, como placas de som, placas de rede ou placas de modem simples.

REVISTA PC A FUNDO

O slot AMR foi desenvolvido para ser usado especialmente para funes de modem e udio. Seu projeto foi liderado pela Intel. Para ser usado, o chipset da placa-me precisava contar com os circuitos AC'97 e MC'97 (udio e modem, respectivamente). Se comparado aos padres vistos at agora, o slot AMR muito pequeno:

Slot AMR

O padro CNR, por sua vez, surgiu praticamente como um substituto do AMR e tambm tem a Intel como principal nome no seu desenvolvimento. Ambos so, na verdade, muito parecidos, inclusive nos slots. O principal diferencial do CNR o suporte a recursos de rede, alm dos de udio e modem. Em relao ao ACR, trata-se de um padro cujo desenvolvimento tem como principal nome a AMD. Seu foco principal so as comunicaes de rede e USB. Esse tipo foi por algum tempo comum de ser encontrado em placas-me da Asus e seu slot extremamente parecido com um encaixe PCI, com a diferena de ser posicionado de forma contrria na placa-me, ou seja, uma espcie de "PCI invertido".

Outros barramentos que no so mais utilizados


Os barramentos mencionados neste texto foram ou so bastante utilizados pela indstria, mas h vrios padres que, por razes diversas, tiveram aceitao mais limitada no mercado. o caso, por exemplo, dos barramentos VESA, MCA e EISA: VESA: tambm chamado de VLB (VESA Local Bus), esse padro foi estabelecido pela Video Electronics Standards Association (da a sigla VESA) e funciona, fisicamente, como uma extenso do padro ISA (h um encaixe adicional aps um slot ISA nas placas-me compatveis com o padro). O VLB pode trabalhar a 32 bits e com a freqncia do barramento externo do processador (na poca, o padro era de 33 MHz), fazendo com que sua taxa de transferncia de dados pudesse alcanar at 132 MB por segundo. Apesar disso, a tecnologia no durou muito tempo, principalmente com a chegada do barramento PCI; MCA: sigla para Micro Channel Architecture, o MCA foi idealizado pela IBM para ser o substituto do padro ISA. Essa tecnologia trabalha taxa de 32 bits e freqncia de 10 MHz, alm de ser compatvel como recursos como Plug and Play e Bus Mastering. Um dos empecilhos que contribuiu para a no popularizao do MCA foi o fato de este ser um barramento proprietrio, isto , pertencente IBM. Por conta disso, empresas interessadas na tecnologia tinham que pagar royalties para inser-la em seus produtos, idia essa que, obviamente, no foi bem recebida;

REVISTA PC A FUNDO

EISA: sigla de Extended Industry Standard Architecture, o EISA , conforme o nome indica, um barramento compatvel com a tecnologia ISA. Por conta disso, pode operar a 32 bits, mas mantm sua freqncia em 8,33 MHz (a mesma do ISA). Seu slot praticamente idntico ao do padro ISA, no entanto, mais alto, j que utiliza duas linhas de contatos: a primeira destinada aos dispositivos ISA, enquanto que a segunda serve aos dispositivos de 32 bits.
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 01/10/2008 - Atualizado em 01/10/2008

S para operaes grficas


O avano das artes grficas e o desenvolvimento das tecnologias multimdia tm levado a um constante aumento nos desempenhos grficos dos PCs. O ltimo aporte da Intel nesse campo ocorreu, paralelamente ao lanamento do Pentium II, com a incorporao s placasme de um slot do tipo AGP (Accelerated Graphics Port, porta de grficos acelerada) para esse microprocessador. As placas grficas que utilizam esse bus dedicado evitam a informao que flui pelo bus PCI ao se conectar diretamente ao chipset e conseguir, com isso, acesso mais rpido tanto ao processador como memria RAM. Essa porta dedicada aumenta consideravelmente a velocidade das operaes grficas e permite as placas aceleradoras de 3-D que utilizem a memria RAM do sistema para armazenar texturas e melhorar outras funes de visualizao e de clculo em 3-D.

O padro ATX
Esse padro um conjunto de especificaes tcnicas que definem parmetros para o desenvolvimento das placas-me e de alguns de seus complementos, como o gabinete do computador ou a fonte de alimentao. Em relao estrutura PC-AT, a norma ATX constitui um aperfeioamento de projeto que, basicamente, afeta a distribuio espacial dos componentes. A localizao do microprocessador nas placas ATX permite que todas as placas de expanso possam ser de tamanho completo. | o prjeto AT no possibilitava o emprego dessas placas porque tanto o microprocessador como seu ventilador inutilizavam muitos slots. A fonte de alimentao tambm varia um pouco de posio no padro ATX, passando a situar-se acima do microprocessador, de modo que seu ventilador ajuda a gerar a corrente de ar que o refrigera. Alm disso, os soquetes reservados para os mdulos de memria se localizam numa zona consideravelmente menos congestionada por conectores e cabos, e por esse motivo podem ser manipulados com maior comodidade. Outra caracterstica da disposio dos componentes em uma placa ATX a localizao dos conectores dos dispositivos de armazenamento, que ficam bem perto dos dispositivos fsicos, de maneira que os cabos de conexo podem ser mais curtos, o que contribui para mais ordem dentro da CPU.

REVISTA PC A FUNDO

Gerencamento de energia
Graas mudana da fonte de alimentao, o padro ATX introduziu tambm melhoras em outros aspectos. Por exemplo, o prprio PC pode ligar ou desligar a fonte, de modo que o controle do consumo de energia mais completo e funcional. Com a instaurao do padro ACPI (Advanced Control Power Interface, interface avanada de controle de energia), um computador pode dar o boot automaticamente e desligar-se por estmulo de uma chamada telefnica ou de outro computador. Isso possvel graas ao fato de que os computadores ATX no se desativam totalmente; quando se desliga um equipamento desse tipo, a fonte de alimentao continua fornecendo placa me uma pequena tenso eltrica que lhe permitir atuar quando necessrio. Embora esse mecanismo tenha implicado vantagens para os usurios domsticos, muitas grandes empresas no aceitam a ideia de instalar computadores que incorporem fontes ATX e sistemas de gerenciamento de energia. Elas explicam que, se todos os seus PCs fossem do padro ACPI, eles continuariam consumindo energia fora dos horrios de trabalho, o que significaria um acrscimo desnecessrio no consumo de eletricidade.

Dispositivos integrados
Outra das muitas vantagens da norma ATX a incorporao placa-me de componentes que, nas placas AT, embora indispensveis, tinham de ser instalados a posteriori. Por exemplo, muitas das placas-me do tipo AT no possuam as conexes necessrias para os dispositivos de armazenamento nem para as portas de comunicao ou as portas de impressoras. Tais conexes dependiam da instalao de placas de expanso adicionais. Na parte posterior das placas-me do tipo ATX encontram-se agrupados todos os conectores externos dos dispositivos por estas suportados, as portas de teclado e mouse tipo PS/2, duas portas seriais e uma porta paralela para impressora. Opcionalmente, as placas do tipo ATX podem tambm incorporar dois conectores para bus USB (Universal Serial Bus, bus serial universal), conectores de entrada e de sada de udio e, ainda, um conector de rede local (LAN-local area network). Para que todos os conectores possam coincidir com a abertura traseira dos gabinetes, cada placa-me ATX vem acompanhada de uma mscara de alumnio, com seus prprios orifcios. Essa mscara encaixada no espao vazio padro dos correspondentes gabinetes. Glossrio (Universal Serial Bus -Bus serial universal) Bus serial de ltima gerao, que permite conectar at 127 dispositivos em cadeia, conseguimos uma velocidade at 100 vezes maior, que a de um bus serial convencional. Adaptador ou placa grfica-Placa eletronica que, encaixada num slot da placa-me, permite que o monitor, conectado a ela, possa mostrar textos e graficos em sua tela.

O microprocessador
O microprocessador, ou simplesmente processador, executa as instrues e clculos que constituem os programas, ao mesmo tempo que se incumbe de enviar as informaes solicitadas por todos os componentes do PC e de receber aquelas por eles geradas.

REVISTA PC A FUNDO

Ele de vital importncia para o funcionamento geral do computador, pois de sua velocidade depende, embora no totalmente, o desempenho do sistema. Pode-se comparar o processador a um maestro, que supervisiona os msicos e lhes indica o ritmo de trabalho. Mas a atuao do regente no basta para garantir uma boa interpretao: preciso que os msicos estejam no nvel por ele exigido. Da mesma forma, para que um PC aproveite ao mximo o rendimento de seu processador, os mdulos de memria, o disco rgido, o adaptador de vdeo e os demais componentes devem ter um nvel de desempenho idntico ou superior ao seu. No adianta muito contar-se com um processador rpido (como um Pentium III de 550 MHz) se o PC dispe apenas de 16 MB de memria RAM ou de uma placa grfica para bus ISA. O processador, as vezes chamado unidade central de processamento UCP ou CPU(CENTRAL PROCESSING UNIT), o componente que manipula os dados da memria principal, e s pode operar mediante um programa de controle armazenado na mesma memria principal (RAM), uma vez que a inteligncia de um computador decorre do software, e no do hardware. Um programa compe-se de uma serie de instrues, cada uma delas ordenando ao computador que realize uma de suas funes bsica: -somar,subtrair, multiplicar, dividir, comparar, copiar, iniciar entrada ou sada de dados. Cada uma delas tem um cdigo de operao que especifica a funo a ser realizada, e um ou mais operandos, que identificam os endereos dos dados que tomaro parte na operao. O processador contem quatro componentes principais,e gerncia toda a operao do computador : CONTROLADOR DE EXECUO DE INSTRUES -traz as instrues da memria principal UNIDADE LGICA ARITMTICA -consiste em circuitos capazes de somar, subtrair,etc... CONJUNTO DE REGISTRADORES -os registradores armazenam temporariamente informaes de controle, dados e resultados CLOCK -gera pulsos eletrnicos precisamente cadenciados, que sincronizam a operao dos demais componentes
CONTROLADOR DE EXECUO DE INSTRUES

1.1.

Responsvel pelo sincronismo seqencial dos comandos do programa Ele possui 2 registradores, e realiza as seguintes aes:

REVISTA PC A FUNDO

REGISTRADOR DE INSTRUO- contm a instruo que est sendo executada a cada momento.

REGISTRADOR DE CONTADOR DE PROGRAMA- contm permanentemente o endereo da memria da prxima instruo a executar. Instrues em linguagem de mquina
So aquelas que o hardware de computador pode executar diretamente. Estas instruo tem o cdigo de operao e se for o caso, operandos ou endereos de memria. 1 byte 2 bytes Cod.operao 3 bytes Cod.operao 4 bytes Cod.operao Cod.operao Operando operando operando operando Operando Endereo

Endereo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Memria 10 MICROPROCESSADOR X 20 W W W 30 Z Z Z 40 50 60 X UNIDADE LOGICA/ARITMTICA REGISTRADORES AX,BX,CX,DX UNIDADE CONTROLE REG.INSTRUCAO REG.CONTADOR

REVISTA PC A FUNDO

CICLOS DE MAQUINA, CICLO DE BUSCA, CICLO DE FETCH A memria principal armazena instrues de programas e valores, e cada localizao da memria principal possui um endereo especifico. O processo tem inicio quando o clock gera um pulso de corrente que ativa a unidade de controle de instrues. Esta responsvel pela deciso do que a maquina far a seguir. O computador controlado por instrues de programas que, vale lembrar, esto armazenados na memria principal. O endereo da prxima instruo a ser executada encontrado no registrador contador de instrues que esta na unidade de controle. O contedo deste endereo lido pela unidade de controle de instruo, que ira coloca-lo no registrador de instrues. Enquanto busca e traz uma instruo da memria, a unidade de controle incrementa o contador de instrues , para que este passe a apontar para a prxima instruo a ser executada. A seguir, a ULA ativada pela unidade de controle, executando a instruo armazenada no registrador de instruo. Uma instruo trazida pela unidade de controle em tempo-I, ou tempo de instruo, e executada pela unidade lgica aritmtica em tempo-E, ou tempo de execuo. Este processo se repete-se at o termino do programa. O clock conduz o processo, gerando pulsos em intervalos de tempos precisos. A taxa, na qual estes pulsos so gerados, determina a velocidade de operao do computador. Conjunto de aces chamado ciclo de fetch(ou de mquina):

1. BUSCA NA MEMRIA PRINCIPAL, O CDIGO DA INSTRUO A SER EXECUTADA E COLOCA-O NO REGISTRADOR DE INSTRUO

2.

O CONTADOR DE PROGRAMA PASSA A APONTAR PARA A PRXIMA INSTRUO

3. DECODIFICA A INSTRUO EM SINAIS INTERNOS DE CONTROLE, E SE NECESSRIO BUSCA DADOS NA MEMRIA, COLOCANDO-OS NOS REGISTRADORES AUXILIARES

4. EXECUTA A INSTRUO. ARMAZENANDO OS RESULTADOS NOS LOCAIS DEVIDOS, QUER NA MEMRIA, QUER EM OUTRO COMPUTADOR

REVISTA PC A FUNDO 5. RETORNA AO ESTADO DE BUSCA DO CODIGO DE INSTRUCAO

UNIDADE LGICA E ARITMTICA Tambm possui seus registradores auxiliares, encarregados do armazenamento temporrio de valores das entradas e dos resultados de uma operao. A ALU deve realizar soma, subtrao, incremento, decremento, comparao, rotao, operaes de bit a bit, opcionalmente outras operaes e controle de desvios condicionais As entradas das operaes podem ser: dois registradores, fornecendo os operandos para uma operao aritmtica, ou lgica um registrador, nas operaes de deslocamento ou complemento

As sadias da operao so disponveis em dois registradores: REGISTRADOR DE RESULTADO, no qual so depositados os resultados produzidos pelos circuitos operadores REGISTRADOR DE FLAGS, contendo o status da ultima operao

CONJUNTO DE REGISTRADORES

Este conjunto de registradores esta dividido em quatro classes: -REGISTRADORES DE USO GERAL rascunho para alguns procedimentos - armazenar resultados parciais(AX,BX,CX,DX) 16 BITS -REGISTRADORES DE NDICE endereamento indireto(SP,BP,SI,DI) -REGISTRADORES DE SEGMENTO controle e otimizao do acesso a memria(CS,DS,SS,ES e IP) -REGISTRADORES DE STATUS flags da ultima operao lgica ou aritmtica, estado de interrupo, outros estados(FLAGS)

Velocidade do processador
A escolha do processador a deciso mais importante quando se deseja comprar ou melhorar o desempenho de um computador. Em geral, a velocidade a caracterstica que mais influi nessa deciso. Gigahertz(GHz) uma medida de frequncia, no de velocidade. Por esse motivo, no correto usar a frequncia de funcionamento para indicar a rapidez de um processador; se fosse assim, um Pentium II de 400 MHz deveria ter funcionamento duas vezes mais rpido que o de um Pentium MMX de 200 MHz. O rendimento especfico de determinado microprocessador no pode ser quantificado utilizando-se uma simples frmula, porque depende de uma grande variedade de fatores externos a ele, por exemplo o chipset, a memria disponvel ou o sistema de refrigerao nele incorporado, que influ em sua temperatura de funcionamento.

REVISTA PC A FUNDO

Especificaes
Para se identificar um processador preciso levar em conta duas caractersticas bsicas, sua frequncia e a largura de dados. habitual que a frequncia interna do processador seja indicada em milhes de ciclos por segundo, MHz ou GHZ. Um ciclo o elemento mnimo de tempo que o microprocessador pode gerenciar. Cada operao exige o mnimo de um ciclo para sua execuo, embora na maioria dos casos sejam necessrios vrios ciclos. Por exemplo, para enviar dados memria um processador Pentium III emprega um mnimo de trs ciclos na preparao da informao e mais outro ciclo no envio de cada dado, e precisa voltar a preparar mais informao para enviar cada seis dados. Assim, quando se assinala o nmero de instrues por segundo que um processador pode executar, o que se est indicando uma referncia da mdia de seu funcionamento em condies normais. Esse dado permite apreciar, na verdade, a evoluo dos microprocessadores.

Estes, alm de ter sua frequncia aumentada, com o passar do tempo foram reduzindo o nmero de ciclos que precisam gastar para executar qualquer instruo. Ao antigo processador Intel 8086 do IBM PC, que usava uma mdia de 12 ciclos por instruo, seguiram-se os modelos 80286 e 80386, que reduziram esse consumo para 4,5 ciclos.

REVISTA PC A FUNDO

A evoluo prosseguiu at que se chegou s trs ou quatro instrues que um processador Pentium III capaz de executar como mnimo. Esses nmeros s se tornaram possveis graas aos aperfeioamentos introduzidos na arquitetura interna dos processadores Pentium PR, Pentium II e Pentium III (como a execuo dinmica, a previso de mltiplas ramificaes ou o bus DIB, que sero examinados nas prximas pginas), que tanto os diferenciam de seus predecessores. Tais inovaes permitem entender por que dois microprocessadores funcionando mesma frequncia podem ter um desempenho diferente. H algum tempo, essa diferena podia ser constatada em processadores como o 80386 ou o 80486 com a mesma frequncia. Atualmente, os processadores das diversas geraes ou famlias que surgiram no mercado superam a frequncia de seus antecessores e no permitem que se estabeleam comparaes diretas. Por outro lado, a eficincia de cada processador em minimizar o nmero de ciclos empregados para executar cada instruo ajuda a distinguir e entender as diferenas reais entre os da Intel e os fabricados por empresas como a AMD ou a Cyrix. Embora totalmente compatveis, os processadores de cada marca apresentam notveis diferenas de rendimento, mesmo quando compartilham uma mesma frequncia de funcionamento.

Ciclos, buses e instrues


Outra confuso habitual diz respeito frequncia interna dos microprocessadores. Antes do surgimento dos 80486 da Intel, a frequncia do bus do sistema e do microprocessador era a mesma. Com a chegada do 486 DX2, a frequncia dos processadores passou a ser um mltiplo da do bus do sistema. Dessa forma, o microprocessador aumentava sua capacidade de clculo e de execuo, ao mesmo tempo que se mantinha a compatibilidade com todo o hardware existente, pois o bus do sistema permanecia intacto. Essa mudana permitiu introduzir uma melhora substancial no desempenho dos computadores. Com o passar do tempo, o projeto dos microprocessadores evoluiu de forma considervel, fazendo com que sua velocidade de processamento tenha chegado a tal ponto que os diferentes dispositivos conectados ao bus do sistema, trabalhando a uma frequncia muito menor, s vezes no conseguem receber e fornecer a informao no ritmo exigido pelo processador. Quando isso ocorre, e o processador no recebe informaes ou instrues, ele deixa passar um ou vrios ciclos sem fazer nada. Esses ciclos de inatividade so conhecidos pelo nome de estados de espera (wait states). A soluo para esse problema consiste em mudar a frequncia do bus do sistema. Paralelamente, para assegurar a compatibilidade com os demais componentes do PC, introduziram-se alguns aperfeioamentos que, embora no tenham significado urna alterao radical na arquitetura do sistema, implicaram a adoo de dois novos tipos de bus local, o VesaLB e o bus PCI. Esses buses locais acrescentaram s placas-me novos slots de expanso, que permitem ligar, com uma frequncia maior e de forma direta, os perifricos ao microprocessador e memria.

REVISTA PC A FUNDO

GLOSSRIO BUS LOCAL Bus criado em consequncia da proposta de alguns fabricantes, de unir de forma direta os perifricos ao bus do processador. Os principais tipos de buses locais so o Vesa Local Bus (VLB) e o Peripheral Component Interconnect(PCI)

Por sua vez, um chipset encarregava-se de ligar o bus do sistema convencional ao bus local, bem como de regular o trfego entre os dois. Essa conexo direta entre o processador e alguns componentes do PC permitiu otimizar seu rendimento, eliminando grande parte dos estados de espera. Como em outros casos comuns na evoluo dos computadores, ao longo da qual quase nunca houve lugar para a manuteno de tecnologias incompatveis, o bus local Vesa-LB desapareceu quando o bus PCI se afirmou como o padro preferido no mundo do PC. Com o tempo, mesmo o bus do sistema, com seus 66 MHz, atingiu seu limite para ser capaz de abastecer microprocessadores capazes de executar mais de quatro instrues por ciclo a frequncias superiores aos 500MHz (500MHz x 4 instrues por ciclo = 2.000.000.000 instrues por segundo, aproximadamente o que executado por um processador Pentium III de 500 MHz). Alguns meses depois da introduo do Pentium II no mercado apareceram as primeiras placas-me e os primeiros chip-sets dotados de um novo bus, denominado AGP (Accelerated Graphics Port, porta grfica acelerada), destinado nica e exclusivamente a acelerar os processamentos grficos do computador. Com a expanso dos sistemas operacionais grficos, aumentou significativamente a quantidade de informao que transita no interior do PC. Os SOs de janelas, como o Windows, em vez dos caracteres que um PC de sistema operacional MS-DOS tinha de mostrar, consomem recursos, memria e largura de bus. Movem zonas de tela de um lugar a outro, carregando e mostrando centenas de tipos de letra vetoriais ou simplesmente apresentando uma rea de trabalho de milhares de pontos horizontais e verticais com uma profundidade de 24 bits de dados por pixel. Tal como o bus PCI em seu tempo, o bus AGP acessa diretamente o processador e a memria por um bus dedicado de 66 MHz.

REVISTA PC A FUNDO

Fluxo e capacidade
Tanto ou mais importante que o ritmo no qual o processador recebe, processa e envia a informao o tamanho do bus de dados com o qual ele faz isso. Se compararmos uma rodovia com um bus de dados, as pistas dessa estrada seriam as linhas de comunicao que transportam os bits, e o nmero de pistas indicaria a largura do bus, que o tamanho dos dados que ele capaz de carregar em cada ciclo, expresso em bits. Quanto maiores forem a largura do bus e a frequncia, tanto maior ser a medida em que se consegue incrementar o fluxo de informao. O processador recebe e envia a informao pelo bus do sistema. Este varia em funo do processador, embora geralmente tenha frequncia de 66 MHz com uma largura ou tamanho de dados de 64 bits. Com o surgimento dos microprocessadores Pentium II com frequncias de 350 MHz, a Intel introduziu a mudana de frequncia do bus de sistema para 100 MHz, mas ele conservou a largura de 64 bits de seu antecessor. Tal alterao foi possvel graas ao lanamento de novos tipos de memria RAM capazes de suportar esse aumento de frequncia do bus do sistema, que, alm de melhorar a transmisso de informao entre os componentes, permite incrementar a frequncia de trabalho do microprocessador. A frequncia interna de um processador definida pela frequncia do bus do sistema, qual se aplica um fator de multiplicao. Da decorre que, quando se aumenta em alguns hertz a frequncia do bus, o processador experimenta uma mudana muito significativa. Os primeiros processadores Intel para bus de 100 MHz conseguiram aumentar sua frequncia interna inclusive reduzindo-se o multiplicador. Isso tornou impossvel fazer comparaes diretas entre processadores com diferentes frequncias de bus. Obtm-se a frequncia interna do processador aplicando o fator multiplicador frequncia do bus do sistema. Todos os processos que ocorrem no interior do microprocessador desenvolvem-se no ritmo definido por sua frequncia interna, empregando a largura de dados do bus interno. Desde o aparecimento do processador 80486, o bus de dados interno e os registradores que ele maneja tm o tamanho de 32 bits. Os registradores, clulas de armazenamento e suporte internas do processador, so imprescindveis para a execuo de qualquer instruo. Por exemplo, quando o microprocessador precisa efetuar uma soma bsica, ele armazena os dados de entrada em dois registradores distintos, para gerar o resultado em um terceiro. Milhes de vezes por segundo o processador executa as instrues simples que compem um software e que se agrupam nos blocos de rotinas ou sequncias de instrues bsicas de que os programas necessitam com frequncia. GLOSSRIO PCI-Peripheral component Interconnect/Interconexo de componentes perifricos) Resposta da Intel ao Vesa Local Bus(VLB). A diferena est em que o PCI diretamente conectado ao processador, enquanto o VLB controlado por um processador especifico.

REVISTA PC A FUNDO

CDIGO MNEMNICO-Cdigo concebido para abreviar uma sequencia de palavras, facilitando dessa maneira sua memorizao. A linguagem de programao utiliza cdigo mnemonicos como intrues

INTERPRETAO DE INSTRUES- passo a passo


Para copiar um dado de uma posio de memria para outra, o programa envia ao processador um dado com o cdigo mnemnico do comando copiar endereo (ou seja instruo MOV em assembler). O processador o interpreta e se prepara para fazer a cpia, espera dos dados de que necessita. No ciclo seguinte, recebe um dado com o endereo de memria de destino, que armazena em um registrador AX. No terceiro ciclo, recebe o endereo de memria em que esto os dados de origem, que deve copiar e que armazena em outro registrador BX. No quarto ciclo, a instruo executada e o contedo do registrador BX copiado no endereo do registrador AX. O processador fica esperando receber, no ciclo seguinte do relgio, outro comando em cdigo mnemnico do programa que est sendo executado.

Instruo copiar contedo do endereo 150 para o endereo 200 instruo mov [200],[150] Move endereo 200 destino para registrador AX(guarda endereo destino) Move contedo do endereo 150 origem para registrador BX(guarda contedo no BX) Move contedo de Bx e copiado no endereo 200 que esta no AX

Nos processadores Pentium, o cache L2 emprega o bus do sistema de 66 MHZ para se comunicar com o processador, enquanto nos Pentium II e III ela est incorporada no mdulo do processador, com o qual se conecta metade da frequncia interna dele.

REVISTA PC A FUNDO

Bus de endereos
A informao com os endereos de memria que o processador deve ler, ou nas quais ele deve armazenar informao, transmite-se pelo bus de endereos. Este no transfere fisicamente a informao entre o processador e os mdulos de memria; apenas indica o endereo de memria que dever receber o prximo dado transmitido pelo bus de dados. Em funo do tipo de microprocessador, o tamanho do bus de endereos varia e, portanto, varia tambm a quantidade mxima de memria que ele est capacitado a gerenciar. Os computadores dotados de processadores 80386 e 80486 incorporam um bus de endereos de 32 bits. Por tratar-se de um bus que direciona e controla as posies da informao que a memria armazena ou recupera, os dados que ele transporta indicam posies de memria que, possuindo um tamanho de 32 bits, conseguem alcanar um valor mximo de somente 4.294.967.296 bytes, ou seja, 4 Gigabytes (GB). Os microprocessadores Pentium PRO, Pentium II e Pentium III operam com bus de endereos de mais capacidade, de 36 bits(2^36). Portanto, podem gerenciar endereos de memria de 36 bits de tamanho, que equivalem a (2^36)68.719.476.736 bytes, ou 64 GB de memria RAM.

Cache em dois nveis


Quase todos os microprocessadores lanados no mercado nos ltimos anos contam com uma memria cache de primeiro nvel (tambm conhecida como cache L1 ou LeveL 1), que, integrada no processador, varia sua capacidade em funo deste. De todo modo, a variao de poucos Kbytes, que lhe so suficientes para o desempenho de sua funo. A memria cache uma rea pequena de memria, muito rpida, que est incorporada no mdulo do microprocessador. Graas a essa localizao, a comunicao entre ambos se efetua a frequncia interna do processador. Desse modo, a memria cache torna-se o nico elemento do sistema que trabalha efetivamente no ritmo definido pelo microprocessador. Sua funo reter a informao que circula vinda do microprocessador ou dirigida a ele, para minimizar os acessos, geralmente constantes, memria convencional e reduzir dessa forma os estados de espera. A memria cache de primeiro nvel completa-se com uma memria cache de segundo nvel (L2), com capacidade de armazenamento muito maior (entre 256 e 512 KB). Pelo fato de estar situada fora do processador, ela mais lenta que a cache de primeiro nvel. Nos processadores Pentium, a cache L2 emprega o bus do sistema de 66 MHz para comunicar-se com o processador, enquanto nos Pentium II e Pentium III ela est incorporada no mdulo do processador, com o qual se conecta metade da frequncia interna. Os Pentium PR, j fora de catlogo, e os Pentium III Xeon tm integrada a memria cache tanto de primeiro como de segundo nvel. Essa caracterstica lhes confere desempenhos muito elevados, mas a um preo tambm bastante alto, consequncia das dificuldades de fabricao derivadas de to grande nvel de integrao.

REVISTA PC A FUNDO

Overclocking do processador
O Overclocking uma tcnica que consiste em aumentar a frequncia de relgio do microprocessador para, com isso, melhorar seu rendimento. Esse mtodo comeou como uma prtica ilegal utilizada por alguns distribuidores de PCs clonados de baixa qualidade, que instalavam microprocessadores Pentium de desempenho menor que o anunciado. Tal utilizao fraudulenta do Overclocking acabou fazendo com que a tcnica de forar a frequncia do microprocessador passasse a ser vista como algo marginal e, consequentemente, pouco aceito. Embora seja possvel manipular os processadores Pentium II para incrementar sua frequncia, qualquer usurio pode reconhecer facilmente a frequncia real deles. A Intel inscreve na parte superior de todos os seus processadores um nmero de srie que permite identificar a frequncia de funcionamento e o tamanho da memria cache L2. Forar a frequncia do relgio do processador um recurso habitual de usurios experientes, que assim melhoram o desempenho de seus PCs sem que para isso precisem gastar dinheiro.

REVISTA PC A FUNDO

Glossario Rlogio(clock)- Dispositivo de quartzo que gera os sinais com os quais so sincronizadas as tarefas do microprocessador. Em geral esses relogios trabalham a frequencia compreendida entre 4 e 32 MHZ. A velocidade do relogio um dos indicadores da rapidez de funcionamento do sistema.

memria
SIMM DE 72 CONTATOS

SIMM DE 30 CONTATOS

SIMM 30 Os mdulos SIMM de 30 pinos esto disponveis 256 kB 1 MB 4 MB 16 MB

REVISTA PC A FUNDO

SIMM 72 (EDO, FPM)Existem muitas outras opes disponveis para as capacidades dos mdulos de 72 pinos 1 MB 2 MB 4 MB 8 MB 16 MB 32 MB 64 MB 128 MB

DIMM
DIMM de 168 contatos

REVISTA PC A FUNDO

DDR
DDR3 4GB CADA mdulos

de 4GB funcionam a uma velocidade de 1333 MHz

DDR2 2GB CADA mdulos

de 4GB funcionam a uma velocidade de 800 MHz

REVISTA PC A FUNDO

MEMORIA ddr1 1GB CADA mdulos

de 4GB funcionam a uma velocidade de 400 MHz

O grupo por trs do formato, JEDEC Solid State Technology Association, vem trabalhando h um bom tempo no padro sucessor do DDR3. Diversos fabricantes j apresentaram modelos de desenvolvimento de memria DDR4, mas agora que as coisas comeam pra valer com as especificaes finalizadas.

REVISTA PC A FUNDO

A proposta oferecer velocidade de at 3,2 GT/s (giga transferncias por segundo), sendo 1,6 GT/s o mnimo esperado por pino. A frequencia mais bsica dever ser de 2133 MHz, um grande avano perto dos tradicionais 1333 e 1666 MHz das DDR3. Elas funcionaro com 1,2 volts em vez de 1,5, valor do padro atual. Os consumidores domsticos ainda precisaro esperar alguns anos para tocar nestas memrias. O suporte a DDR4 deve chegar em 2014 nos processadores Haswell-EX da Intel, voltados a servidores. Nos PCs domsticos o uso dever ficar para 2015.
A memria um componente eletrnico do computador que pode receber, armazenar e fornecer informao. Ela formada por grande quantidade de clulas que atuam como diminutos condensadores capazes de reter as cargas eltricas recebidas e de indicar, graas a elas, cada bit de informao. Em geral, quando se fala de memria est se fazendo referncia memria RAM (Random Access Memory, memria de acesso aleatrio), que constitui a zona de trabalho do microprocessador. Todos os programas e dados manejados pelo processador ficam temporariamente armazenados nessa memria, capaz de acessar de modo rpido e aleatrio, e de conservar, qualquer dado. H um grande nmero de modalidades de memria RAM e diversas outras variedades de memria dotadas de caractersticas especiais que lhes permitem cumprir determinadas funes no PC. Atualmente, a maioria de componentes e perifricos incorpora algum tipo de memria. Na verdade, essa afirmao pode ser estendida a qualquer equipamento que conte com uma quantidade mnima de eletrnica para ajudarem seu funcionamento, como por exemplo os televisores, as lavadoras e os automveis mais modernos. Glossrio SIMM (SINGLE in-line memory module-modulo de memoria de conexao simples)modulo com os chips necessarios para se acrescer memoria RAM ou ROM ao PC. DIMM(DUAL in-line memory module-modulo de memoria de conexao dupla) igual a um SIMM mas com mais capacidade de largura de dados. Um DIMM de 168 contatos equivale a dois SIMM de 72 contatos

Unidades de medida
A caracterizao da memria como dispositivo de armazenamento costuma provocar muitas confuses. No ocorre o mesmo quando se faz meno ao disco rgido como um sistema de memria. Isso se deve ao fato de que a memria e os dispositivos de armazenamento como o disco rgido, o CD-ROM etc. empregam as mesmas unidades de medida e cumprem funes de armazenamento de dados.

REVISTA PC A FUNDO

Para evitar a confuso, pode-se recorrer a uma imagem: o computador seria como um pequeno escritrio no qual um arquivo e uma biblioteca de referncia armazenam grande quantidade de informao durante todo o tempo, permitindo que o usurio possa fazer consultas sempre que julgar conveniente. Essa mesma funo, no caso do computador, compete ao disco rgido. Por outro lado, todos os papis que poderiam ser encontrados sobre a mesa de trabalho equivaleriam informao armazenada pela memria RAM, que contm tudo o que necessrio para tornar possvel o trabalho, embora com um volume de dados mais limitado que o do disco rgido (o arquivo e a biblioteca) e com uma velocidade de consulta muito mais alta.

REVISTA PC A FUNDO

A unidade bsica de informao gernciada por um computador 1 bit (b), que s pode ter dois valores, 0 ou 1. Em combinao, vrios bits podem criar nmeros em formato binrio. A unio de 8 bits denominada byte (B), Em modo decimal, um byte converte-se ern um nmero com valor entre 0 e 255. importante lembrar a diferena entre bit e byte, j que alguns perifricos tm a capacidade de armazenamento indicada em Kb (Kilobits) ou em Mb (Megabits), enquanto em outros ela dada em K8 (Kilobytes),MB (Megabytes),TB(Terabytes), PB(pentabyte). Obviamente, a capacidade do dispositivo varia, de modo significativo, quando se usa uma ou outra medida (1 MB, ou 1.048.576 bytes, equivale a 8 Mb ou ~8.000.000 bits). Os prefixos kilo, mega e giga indicam fatores de 1.000, 1.000.000 e 1.000.000.000 quando utilizados para bits. Para bytes seu significado muda para fatores equivalentes a 1.024, 1.048.576e 1.073.741.824.

Tipos de memria
No interior da unidade central de um PC h vrios tipos de memria que permitem o funcionamento normal do sistema. Elas podem ser divididas em trs classes: memrias ROM, DRAM e SRAM, Cada classe subdivide-se, por sua vez, em subclasses. A caracterstica fundamental da memria ROM (Read Onty Memory, memria de somente leitura) sua capacidade de armazenar de forma permanente a informao, sem exigir para isso qualquer tipo de alimentao eltrica. Todos os PCs incorporam uma pequena quantidade de memria ROM, que contm o software de iniciao do sistema e as rotinas bsicas de entrada e sada (BIOS). Hoje em dia no se empregam memrias do tipo ROM tradicional. Em vez delas se utilizam as do tipo EEPROM (Electrically Era-scfa/e Programmabte ROM, ou seja, ROM etetricamente apagvel e programvel), muito mais prticas para os fabricantes de pla-cas-me porque, mediante um processo especial, possvel alterar ou regravar a informao nelas contidas e, dessa forma, atualizar com facilidade os programas e rotinas de iniciao sem manipular o chip de memria ou a plata-me, como acontecia com a ROM clssica-A DRAM (Dnamic RAM, RAM dinmica) o tipo de memria mais empregado atual-mente na maioria dos PCs. Sua principal vantagem a alta densidade de armazenamento, que permite a alocao de grande quantidade de bits em chips de memria de reduzidas dimenses. Cracas a isso, elas tm preo muito baixo, que possibilita a incorporao de grandes quantidades de memria principal num PC. Nas memrias DRAM, as clulas que armazenam a informao trabalham como diminutos acumuladores que retm a carga dos bits que circulam pelos buses. A carga armazenada em cada clula se consome com rapidez e, por isso, necessrio refrescar ou recarregar seu contedo de modo constante, para evitar a perda dos dados armazenados. Esse o principal inconveniente da DRAM. Seu funcionamento dinmico obriga o processador a fazer pausas contnuas para acessartodas as posies de memria, com o objetivo de refrescar o contedo das clulas. Cada ciclo de refrescamento emprega vrios ciclos do processador. Por esse motivo, nos processadores mais antigos o refrescamento da memria podia chegar a consumir cerca de 10% do tempo total do processador. Com os processadores Pentium II e superiores, esse valor diminuiu para at aproximadamente 1%,

Velocidade e frequncia

REVISTA PC A FUNDO

A velocidade dos processadores ou dos buses de dados reflete-se ern sua frequncia de funcionamento. As memrias tm sua velocidade expressa em nanossegundos (ns), magnitude que representa a bilionsima parte de um segundo. Para se ter uma ideia do que isso significa, tome-se como referncia a velocidade da luz no vcuo, de aproximadamente 300 mil quilmetros por segundo. Em urn nanosse-gundo, um raio de luz percorre apenas cerca de 29,98 cm. Para comparar a velocidade da memria (tempo gasto em cada ciclo) com a frequncia de relgio (nmero de ciclos que podem ser executados por segundo) preciso fazer um pequeno clculo: dividir 1 segundo pela frequncia. No quadro da pgina 74 podem ser verificados os resultados da relao existente entre MHz e ns. Glossrio Ciclo de refrescamento Tempo de que o processador precisa para acessar todos os endereos de memria, para atualizar seu contedo e no perd-lo. Um ciclo de refrescamento pode empregar vrios ciclos do processador Como se pode observar, quando se aumenta a frequncia de relgio o tempo gasto por ciclo diminui. A freqiincia do microprocessador no determina a velocidade que a memria deve suportar. Por exemplo, um microprocessador Pentium de 200 MHz no precisa utilizar memria to rpida como os 5 ns indicados na tabela da segunda pgina deste captulo. Nesse caso, o fato de a memria DRAM conectar-se com o bus do sistema a 66 MHz estabelece a velocidade mnima da memria em 15 ns para, desse modo, evitar tempos de espera. Calcular a velocidade tima da memria, adequada para uma determinada frequncia de comunicao, no to fcil como pode fazer supor o exemplo. O processo por meio do qual a memria transfere um dado divide-se basicamente em duas fases. Na primeira, a posio da memria localizada, fornecendo assim as coordenadas dentro da grade em que se dispem as clulas de informao, para, em seguida, transferir a informao. O tempo consumido durante a preparao inicial necessria para localizar o endereo de memria conhecido como latncia. O tempo real de acesso memria o resultado da soma da latncia com o tempo por ciclo. Por exemplo: se um mdulo de memria indicar um tempo de acesso de 60 nanossegundos, isso significa que se est falando de urna latncia de aproximadamente 25 ns e de um tempo por ciclo de cerca de 35 ns. O aumento de frequncia dos buses de dados e dos microprocessadores favoreceu o continuo surgimento de memrias RAM que se utilizam de tcnicas diferentes para conseguir acessos de memria muito rnais rpidos. O quadro Todas as memrias, publicado no final deste captulo, mostra uma relao completa das diferentes classes de memria existentes no mercado. Alm disso, indica as caractersticas principais de cada uma delas. A velocidade de acesso memria constitui no momento atual um importante gargalo, responsvel em grande parte pela conteno no processo de constante aumento de desempenho dos PCs.

A memria cache
A memria SRAM muito rnais rpida do que.qualquer das demais modalidades de memria DRAM. Diferentemente do que ocorre com todas as memrias de tipo dinmico, a DRAM, a de tipo esttico, no precisa do contnuo refrescamento de seu contedo para evitar a perda de dados. Essa caracterstica, juntamente com outras particularidades tcnicas, faz com que a

REVISTA PC A FUNDO

memria cache seja muito rpida, chegando a alcanar tempos de acesso inferiores a 2 nanossegundos. Em vez dos diminutos acumuladores caractersticos das memrias DRAM, as memrias SRAM contam com um grupo de seis transistores para o armazenamento de cada bit. Em consequncia, ocorre uma drstica reduo no tempo de acesso, pois se evitam os atrasos criados pelos processos de carga e descarga eltrica em cada acumulador. A presena de transistores melhora o rendimento das memrias estticas mas implica uma renncia alta densidade de armazenamento, tpica das memrias DRAM. O resultado um considervel aumento no tamanho fsico nos mdulos de memria SRAM e, tambm, ern seu custo de produo, o que impossibilita us-la como memria principal. Um dos avanos mais importantes introduzidos nos computadores pessoais o aproveitamento das caractersticas da SRAM para faz-la operar como memria cache, tambm conhecida corno memria intermediria. A memria cache de primeiro nvel (LI) situa-se fisicamente dentro do microprocessador para funcionar como ponte entre ele e a memria principal. Todos os dados transferidos entre a memria RAM e o processador passam pela cache, onde eles se mantm durante alguns ciclos de relgio. Em muitas das operaes que efe-tua, o processador precisa acessar repetidas vezes dados que foram processados poucos ciclos antes. Graas cache, ele pode acessar novamente essa informao que a SRAM mantm armazenada, evitando os tempos de espera inevitveis nurn acesso memria RAM. Glossrio Transistor-Elemento semicondutor bsico em eletrnica. Os transistores substituiram as vlvulas que eram utilizadas no primeiros circuitos eletrnicos, reduzindo bastante o tamanho destes.

Para melhorar ainda mais o desempenho da cache do processador, os PCs possuem uma cache de segundo nvel (L2), com velocidade inferior da cache de primeiro nvel mas de muito mais capacidade. Desse modo, aumentam as possibilidades de se conseguir um melhor grau de aproveitamento da informao armazenada nas memrias cache. Ao tentar ler um dado a partir da memria RAM, o PC tratar de localiz-lo, em primeiro lugar, na cache de primeiro nvel. Na hiptese de no o encontrar ali, far a mesma operao com a cache de segundo nvel, onde as probabilidades de encontr-lo so maiores. A cache de segundo nvel trabalha com tempos de acesso superiores aos da cache de primeiro nvel e, pelo fato de no estar integrada dentro do processador, no pode se comunicar com a mesma frequncia de relgio. Nos computadores equipados com microprocessadores Pentium, a cache L2 est situada na placa-me e co-necta-se com o processador frequncia do bus do sistema, j os processadores Pentium PR tm a cache 12 integrada em seu interior, para permitir que ela trabalhe mesma frequncia de relgio. Desse modo, o desempenho deles foi incrementado, mas custa de um aumento excessivo de seu preo. Os criadores do Pentium II introduziram uma mudana nesse sentido, ao retirar a cache de segundo nivel da p[aca-me e situ-la dentro do cartucho do processador. Diferentemente do que ocorre com o Pentium PR, nos Pentium II e III a cache L2 no se situa dentro do microprocessador; fica num mesmo mdulo que inclui um bus de dados especial entre ambos. Em consequncia, os processadores da famlia Pentium II e III comunicam o processador e a cache de segundo nvel metade da frequncia interna do processador. Os modelos Celeron constituem uma exceo, porque no possuem cache de segundo nvel; por sua vez, os modelos Xeon conseguem uma frequncia de comunicao entre o processador e a cache 12

REVISTA PC A FUNDO

igual frequncia interna do processador. Os processadores Pentium III do tipo "E", conhecidos como "coppermine", tambm tm incorporada uma memria cache que funciona mesma frequncia da CPU; no entanto, diversamente dos modelos anteriores do Pentium III, seu tamanho se reduz a 256 KB. O tamanho das memrias cache habitualmente no muito grande. Na de primeiro nvel, por exemplo, de somente 16 ou 32 KB nos diversos microprocessadores dos Pentium, Pentium II e Pentium III, aumentando na de segundo nvel at 256, 512 ou 1.024 KB. Um tamanho excessivo da cache pode chegar a ser contraproducente para o desempenho de um sistema. No caso de um PC de uso domstico ou equipado para tarefas multimdia, uma cache de segundo nvel muito grande faria com que o sistema gastasse um tempo desnecessrio em verificar se a informao de que necessita est dentro da cache. Isso acontece porque, ao executar aplicativos diferentes e programas muito grandes, o microprocessador necessita continuamente de informao que no acessou anteriormente, o que reduz a eficincia da memria cache. Em contrapartida, os computadores que efetuam tarefas muito concretas e repetitivas, como muitas vezes ocorre com os servidores de rede, fazem um uso muito mais intensivo da cache. Em consequncia, os microprocessadores para esses equipamentos melhoram seu desempenho com memrias cache de maior tamanho. O chipset da placa-me controla a cache de segundo nvel. Corno curiosidade, vale citar que os chipsets da Intel para os processadores da famlia Pentium tm a limitao de no poder empregar a memria cache de segundo nvel com os endereos de memria acima dos primeiros 64 MB. Isso faz com que, quando se amplia um PC acima dessa quantidade de memria, diminua a velocidade de acesso informao ali contida. Superar os 64 MB de memria em computadores equipados com chipsets HX, VX ou TX s recomendvel em determinados casos. Ao iniciar, os sistemas operacionais como o Windows utilizam boa parte dos primeiros endereos de memria e fazem uso intensivo de toda a memria que encontram no sistema. Num PC com 128 MB de memria que no pudesse empregara cache com 64 MB, o sistema poderia perder velocidade, de modo indesejado, ao colocar informao nesse espao. Com toda probabilidade seria possvel conseguir um melhor desempenho extraindo-se do PC a memria que excedesse os 64 MB.

Memria fsica
A memria principal constituda por mdulos que ficam inseridos em slots de expanso integrados na placa-rne. Um mdulo no mais do que uma pequena placa de circuito impresso que agrupa vrios chips de memria, para facilitar a instalao desta. Nos primeiros PCs era possvel ampli-la conectando os chips individuais de memria, ou DlPs (Duo/ Inline Package, cpsula dupla em linha) nos soquetes livres da placa-me. Esse mtodo frequentemente provocava a avaria dos DlPs durante a instalao, porque os pinos se dobravam. Os primeiros mdulos de memria eram SIMMs de 30 contatos, que se empregavam com microprocessadores anteriores aos 80486 da Intel. Os processadores Pentium II popularizaram e ampliaram os mdulos SIMM de 72 contatos. Esses mdulos de memria permitem o armazenamento de 32 bits por ciclo e, portanto, devem ser instalados em pares para trabalhar com processadores com bus externo de 64 bits, corno acontece com todos os Pentium. Os Pentium II e Pentium III possuem slots para mdulos de memria de 168 pinos e 64 bits, que, basicamente, so dois mdulos SIMM de 32 bits integrados em um. Os mdulos podem possuir diferentes tipos de memria. Os SIMMs de 72 contatos geralmente contem chips de memria DRAM (70 a 110 ns) e EDO RAM (40 a 60 ns). As altas frequncias de trabalho dos Pentium II e Pentium III exigem memrias de maior velocidade.

REVISTA PC A FUNDO

Assim, os mdulos DIMM costumam ter chips de memria SDRAM (7 a 11 ns), que melhoram notavelmente seu desempenho.

RAM

Random Access Memory, memria de acesso aleatrio

MEMORIA PRIMARIA de um computador, na qual se pode escrever ou ler informao em qualquer instante. Tecnologia que permite memria DRAM encurtar o caminho de transferncia de dados em entre a memria e a CPU Tipo de memria EDO RAM que melhora sua velocidade por poder acessar sem latncia endereos contguos de memria. O sistema mais comum de memria em PCs. Pode manter um dado durante um curto perodo de tempo, razo por que exige refrescamento continuo. mais barata que a memria esttica, e de acesso mais lento Tecnologia DRAM que usa um relgio para sincronizar a entrada e a sada de dados na memria de um chip. Esse relgio sincronizado com a CPU. Tecnologia de memria que melhora o desempenho da memria DRAM acessando endereos mediante mudanas de pgina

EDO RAM

Extended Data Out Random Access Memory, memria de acesso aleatrio com sada de dados estendida BURST EDO RANDOM ACCESS MEMORY, MEMORIA DE ACESSO aleatrio com sada de dados estendida a acesso Burst Dinamic Random Accessm memory, memria dinmica de acesso aleatrio

BEDO RAM

DRAM

SDRAM

Synchronous Dinamic Random Accessm memory, memria dinmica de acesso aleatrio sincrono FAST PAGE MODE DINAMIC RANDOM ACCESS MEMORY, MEMORIA DINAMICA DE ACESSO DE PAGINAO DE ACESSO ALEATORIO

FPM DRAM

REVISTA PC A FUNDO RDRAM Rambus DRAM, memria dinmica de acesso aleatrio para tecnologia RAMBUS Memria DRAM de alta velocidade desenvolvida para funcionar com futuras geraes de processadores com velocidades de 1GB/s Memria Ram muito rpida, que no exige processo de refrescamento. muito cara e, por esse motivo, pouco utilizada. Memria que permite um numero indeterminado de leituras mas que no pode ser modificada Memria que uma nica programao.Uma vez concluda a gravao, esta memria PROM equivale a uma Memria ROM Memria ROM que o usurio pode reprogramar eletronicamente com um programador PROM. Para apag-la deve-se exp-la a raios ultravioleta Evoluo das memrias EPROM. possvel alterar seu contedo mediante sinais eltricos, sem necessidade de programadores ou apagadores

SRAM

Static random access memory, memria estatica de acesso aleatorio

ROM

Read Only Memory, memria de somente leitura Programmable Read Only Memory, memria programvel de somente leitura

PROM

EPROM

Erasable Programable Read Only Memory, memria de somente leitura programvel e apagvel Electrically Erasable PROM, memria de somente leitura eletricamente programvel e apagvel

EEPROM

Configurao do CMOS Setup


Bios
Bios significa "Basic Input Output system". O Bios a primeira camada de software do sistema, um pequeno programa encarregado de reconhecer o hardware, realizar o boot, e prover informaes bsicas para o funcionamento do sistema. O Bios personalizado para cada modelo de placa me, no funcionando em nenhum outro.

Setup
O Setup um programa que nos permite configurar vrias opes acerca do Hardware instalado, opes relacionadas desempenho do sistema, senhas etc. As configuraes do Setup so cruciais para o funcionamento e bom desempenho do sistema, uma configurao errada do Setup pode tornar o sistema at 70% mais lento, ou seja, o seu computador pode virar uma carroa sem cavalos simplesmente devido uma configurao errada do Setup do micro. O objetivo deste tutorial justamente ensinar como configurar o Setup para um melhor desempenho.

CMOS
CMOS significa 'Complementary Metal Oxide Semicondutor". Nos primeiros PC's, tais como os antigos XT's e alguns 286's, todos os dados referentes configurao dos endereos de IRQ e DMA, quantidade e velocidade das memrias, HD's instalados etc., eram

REVISTA PC A FUNDO

configurados atravs de jumpers na placa me. No preciso dizer que a configurao de tais jumpers era um trabalho extremamente complicado. Para facilitar isso, foi criado o Setup, que permite configurar facilmente o sistema. A funo do CMOS armazenar os dados do Setup pra que no se estes no sejam perdidos. O CMOS uma pequena quantidade de memria Ram cerca de 128 bytes, geralmente embutida no cartucho da Bios. Como a memria Ram voltil, o CMOS alimentado por uma bateria, o que evita a perda dos dados. Porm, esta bateria no dura pra sempre, de modo que de tempos em tempos ela fica fraca e preciso troca-la.

Upgrade de BIOS
O Bios um programa que fica armazenado em chips de memria Flash Ram. O uso deste tipo de memria visa permitir que o Bios seja modificado. A esta modificao damos o nome de upgrade de Bios. De tempos em tempos, surgirem novas tecnologias, como o portas USB, barramento AGP, SCSI, etc. A funo do upgrade de Bios tornar o micro compatvel com estes novos recursos. Muitas vezes so lanados upgrades tambm para corrigir Bus no Bios ou melhorar o suporte a dispositivos. Os fabricantes deixam tais upgrades disponveis nas suas pginas para download gratuito, vindo os upgrades na forma de uma arquivo binrio e um programa para gravao dos dados. Durante o upgrade, os dados do Bios so completamente rescritos. Este um processo que costuma durar poucos minutos, o problema que se a atualizao for interrompida de alguma forma, seja por falta de energia, um esbarro no boto de reset, ou qualquer outro imprevisto. A Bios no ir funcionar mais, e sem ele a placa me se torna intil. Por isso, quando for fazer o upgrade do seu Bios, cerque-se de cuidados. Certifique-se que o arquivo que pegou o correspondente ao modelo da sua placa me e se possvel ligue o micro em um no-break. Atualmente os grandes fabricante de BIOS so a AWARD, com um Setup baseado em texto, e a AMI, com sua interface grfica para o Setup. Apesar das diferenas na Interface, as opes disponveis nos Bios destes dois fabricantes so parecidas, geralmente aparecendo apenas com nome diferentes. Em caso de opes que apaream com nomes diferentes dependendo do modelo do Bios, citarei em primeiro lugar o nome mais comum, colocando outros nomes entre parnteses. Para entrar no Setup, basta apertar a tecla Del durante a contagem de memria. Dentro do Setup use as setas do teclado para se locomover entre as opes. As opes do Setup esto divididas em vrios grupos, tais como Bios Features Setup, Chipset Features Setup, etc. Em Bios da Award, para acessar as opes de algum grupo use o Enter para voltar use o Esc. As teclas Page Up e Page Down servem para alterar os valores das opes. No setup de Bios da AMI voc poder utilizar o mouse para selecionar e mudar as opes, e o Esc para sair do Setup. Vou explicar brevemente agora algumas das opes mais comuns. possvel que o seu BIOS tenha alguma opo no documentada aqui, ou no tenha todas, mas de qualquer maneira, este tutorial vai lhe dar uma boa base para configurar corretamente qualquer tipo de BIOS.

Standard CMOS Setup


Esta parte do Setup abriga informaes bsicas sobre o sistema, como data, hora e discos instalados, praticamente igual em todos os modelos de BIOS Date / Time : Permite alterar a data e hora do relgio do CMOS, estes dados so usados por vrios programas como bancos de dados e pelo relgio do Windows

REVISTA PC A FUNDO

Hard Disks : Mostra os discos rgidos que esto instalados no computador. Atravs dessa opo possvel inserir manualmente o nmero de trilhas, setores, cabeas, etc. dos discos, mas prefervel usar a opo de IDE HDD Auto-Detection (est na tela principal do Setup) para detectar automaticamente os discos instalados. Aqui est tambm a opo de ativar ou no o modo de disco LBA, caso o seu disco seja maior do que 528 megas, esta opo dever ficar ativada. Drive A : Tipo de drive de disco flexvel instalado como Drive A, o mais comum possuirmos drives de 1,44 Mb e 3,5 polegadas, caso possua um drive mais antigo ou um de 2,8 Mb, basta selecionar a opo correspondente Drive B : Tipo de drive de disco flexvel instalado como drive B, caso no exista nenhum a opo correta "none" Vdeo : Caso voc possua uma placa SVGA a opo correta "EGA/VGA" Halt On : Procedimento que o Bios dever tomar caso sejam detectados erros de hardware durante o teste do sistema (POST) All Errors : A inicializao ser interrompida caso exista qualquer erro grave na mquina, como erro de teclado, nos drives de disquete, ou conflitos entre dispositivos No Errors : O micro tentar inicializar apesar de qualquer erro que possa existir All, But Keyboard : A inicializao ser interrompida por qualquer erro, com exceo de erros de teclado All, But Diskette : Qualquer erro com exceo de erros nos drives de disquete
All, but disk/Key : Exceo para erros no teclado e nas unidades de disquete

Bios Features Setup


Configuraes sobre o desempenho do sistema e opes do Post: (Enabled = ativado , Disabled = desativado)

REVISTA PC A FUNDO

Vrus Warning : Oferece uma proteo rudimentar contra vrus, monitorando as gravaes no setor de boot e na tabela de alocao de arquivos. O problema que alguns programas de diagnstico e particionamento/formatao de disco tambm escrevem nestas reas, o que pode acionar o alarme. Porm melhor manter esta opo ativada, pois os vrus que se alojam no setor de boot do HD so difceis de eliminar. CPU Internal Cache : Permite habilitar ou desabilitar o cache interno do processador ou cache L1, esta opo deve ficar ativada, caso contrrio o desempenho do computador ir cair cerca de 30%. CPU External Cache : Habilita ou desabilita o cache da placa me, ou cache L2. Como a opo acima, esta tambm deve ficar ativada. Pode-se desativa-la caso haja alguma suspeita de defeito no cache L-2 Quick Power On Self Test (Quick Boot) : Caso ativada esta opo, durante o Post alguns componentes no sero checados, resultando em um Boot um pouco mais rpido. Boot Sequence : Define a seqncia na qual os drives sero checados durante o boot: A, C : Opo mais comum. O sistema ir checar primeiro o drive de disquete procura de algum sistema operacional, caso no encontre nada, procurar no disco rgido C,A : O disco rgido ser checado primeiro, e em seguida o disquete C only : Ser checado somente o disco rgido Dependendo do modelo do seu BIOS, haver tambm a opo de dar o boot atravs do CD Rom. 1 st Boot Device, 2 nd Boot Device, 3 rd Boot Device, 4 th Boot Device : Estas opes, encontradas em Bios AMI, equivale opo Boot Sequence e define a seqncia na qual os drives sero checados durante o boot, aqui poder se definir se o bios tentar dar o boot primeiro atravs do drive de disquetes ou atravs do HD ou mesmo atravs de drive de CD Rom Try Other Boot Device : Caso no encontre nenhum sistema operacional nos drives selecionados, o Bios ir procura-lo em outros meios de armazenamento, como Zip Drives e cartes de memria Flash, dependendo do nvel de atualizao do Bios. Recomendvel a opo "yes" S.M.A.R.T for Hard Disks : O Smart uma nova tecnologia na qual um HD pode emitir sinais informando que est com problemas e est prestes a "pifar". Caso o HD seja compatvel, e em conjunto com um programa especfico, o HD poder lhe avisar quando o pior estiver prestes a acontecer, dando tempo de vc salvar os dados contidos nele. Esta opo no prejudica em nada o desempenho do HD e recomendvel mante-la ativada PS/2 Mouse Function Control : Habilita ou no a porta PS/2. Caso o seu computador no possua mouse ou teclado PS/2 (aqueles com encaixe redondo de cerca de 0,7 cm de largura) esta opo dever ficar desabilitada para desocupar um IRQ. Swap Floppy Drive : Caso voc tenha dois drives de disquetes, esta opo permite que sem a necessidade de mudar os cabos, inverta-se a posio dos drives, assim o Drive A passar a ser o drive B e vice-versa. Boot UP Floppy Seek : Habilita ou no a verificao do Bios para determinar se o drive de disquetes tem 40 ou 80 trilhas. Como somente os drives antigos de 180 e 360 kb possuam 40 trilhas, recomendvel desabilitar esta opo para um boot um pouco mais rpido.

REVISTA PC A FUNDO

Boot UP Numlock Status : Define se a tecla Numlock ser acionada ou no durante o boot. Boot UP System Speed : Define em qual velocidade a CPU ir trabalhar durante o boot: High : Boot na velocidade mxima do processador Low : O Boot executado na velocidade do barramento AT, alguns perifricos mais antigos (muito antigos :-) requerem que o boot seja dado nesta velocidade. no ser que enfrente algum problema devido a algum perifrico mais antigo, recomendvel a opo High para um boot mais rpido. IDE HDD Block Mode : Esta opo muito importante. O Block Mode permite que os dados sejam acessados em blocos, ao invs de ser acessado um setor por vez. Isto melhora muito o desempenho do HD. Somente HD's muito antigos no aceitam este recurso. altamente recomendvel manter esta opo ativada, caso contrrio, o desempenho do HD poder cair em mais de 20%. Em alguns BIOS esta opo est na sesso "Integrated Peripherals" Gate 20 option : O Gate 20 um dispositivo encarregado de enderear a memria acima de 1 Mb (memria extendida) esta opo permite definir em qual velocidade ser feito o acesso memria. recomendvel a opo 'fast" Typematic Rate Setting : Habilita ou no o recurso de repetio de teclas. Typematic Rate (chars/sec) : Define o nmero de repeties por segundo de uma tecla pressionada Typematic Rate Delay (msec) : Define quantos milessegundos o sistema dever esperar antes de habilitar a repetio de teclas caso uma tecla fique pressionada. Security Option : opo relacionado senha do Setup: Setup : A senha do micro ser solicitada toda vez que se tentar entrar no Setup System: A senha ser solicitada toda vez que se iniciar o micro USB Function : Habilita ou no o uso de um controlador USB (Universal Serial Bus) deixe esta opo ativada caso esteja fazendo uso de algum dispositivo USB USB Kb/Mouse Legacy Support : Ativa o suporte por parte do Bios a mouses e teclados padro USB PCI/VGA Palette Snoop : Opo de se instalar mais de uma placa de vdeo, este recurso suportado por muitos sistemas operacionais, como o win98 e o OS/2 Assign IRQ for VGA : Reserva uma IRQ do sistema para o uso da placa de vdeo. Geralmente as placas mais antigas no precisam desse recurso, neste caso ao o desativarmos ganharemos uma IRQ para ser usa por um outro dispositivo. Porm, A maioria das placas 3D modernas, Algumas placas porm, como a Viper V330 s funcionam corretamente se esta opo estiver ativada. Os Select for Dram > 64 Mb (Boot to OS/2) : Esta opo visa manter compatibilidade com o OS/2 quando so instalados mais de 64 MB de memria Ram no sistema. Deve ficar ativada apenas caso voc use o OS/2 e possua mais de 64 MB de Ram.

REVISTA PC A FUNDO

System Bios Shadow : Permite que os dados do Bios sejam copiados para a memria Ram. O Bios contm informaes sobre o hardware do micro que so acessadas a todo o momento pelo sistema operacional. Como a memria Ram muito mais rpida do que a memria Rom onde estes dados esto inicialmente instalados. A ativao do Shadow ir melhorar o desempenho geral do sistema em aplicativos MS-Dos. Vdeo Bios Shadow : Os dados do Bios da placa de vdeo sero copiados para a memria Ram. Recomenda-se a ativao dessa opo para melhorar o desempenho da placa de vdeo em aplicativos MSDos C8000-CBFFF Shadow, CC000-CFFFF Shadow, D0000-D3FFF Shadow, etc. Atravs destas opes, Bios de outros dispositivos tambm sero copiados para a memria Ram, melhorando a velocidade de acesso a estes dispositivos.

Chipset Features Setup


Esta parte do Setup a que possui maiores variaes de opes dependendo da data e modelo da BIOS, colocarei todas as opes de que tenho conhecimento existirem, muitas no estaro disponveis no Setup do seu micro. Aqui esto localizadas as opes referentes ao desempenho da memria Ram. Temos a opo de configurar os valores para o maior desempenho possvel, sacrificando um pouco da confiabilidade do equipamento, ou optar por configuraes menos agressivas a fim de aumentar a confiabilidade do equipamento. A escolha deve depender da qualidade do Hardware do seu equipamento e de quanto voc pretende exigir da mquina. Em caso de problemas, bastar voltar aos valores antigos. Auto Configuration : Atravs desta opo pode-se habilitar o recurso das configuraes do Chipset Features Setup serem feitas pelo prprio Bios, utilizando-se valores defalt .Isto garante uma maior confiabilidade do micro, porm se perde em desempenho. O ideal configurar manualmente as opes. Em alguns modelos de BIOS existe alm das opes Enabled/Disabled a opo de auto-configurao para memrias de 70 nanos e de 60 nanos, podendo configurar a opo de acordo com o tipo de memria usado (ver o tutorial sobre memrias) Dram Timing Control : Opo para configurar a velocidade em que a memria Ram do sistema ir trabalhar, geralmente esto disponveis as opes: normal, medium, fast e turbo, sendo a turbo a mais rpida. Quanto mais alta a velocidade, mais rpido ficar o micro como um todo, porm dependendo da qualidade das suas memrias, um valor muito alto poder causar travamentos, experimente o valor Turbo primeiro, caso tenha problemas tente baixar um pouco a velocidade. Em alguns Bios os valores para esta opo aparecem na forma de seqncias de 4 nmeros, que correspondem aos tempos de aceso. Neste caso, quanto mais baixos os nmeros, maior a velocidade. Dram Read Burst (EDO/FPM) : Define o tempo de espera entre cada ciclo de leitura da memria Ram. Quanto menor o tempo, mais rpida ser a velocidade de operao das memrias. Geralmente esto disponveis as opes: x222 , x333 e x444, sendo x222 o mais rpido. Caso esteja usando memrias EDO, provavelmente no ter problemas usando a opo x222. usando memrias FPM o valor correto ser x333 ou x444.

REVISTA PC A FUNDO

Dram Write Burst Timing : Tempo de espera entre cada ciclo de escrita da memria Ram. Opes idnticas ao Dram Read Burst Reduce Dram Leadoff Cycle : Opo de diminuir o tempo destinado ao primeiro ciclo das memrias, melhorando o desempenho do micro. Dependendo da qualidade das memrias o acionamento dessa opo pode causar travamentos, mas o ideal mante-la ativada. Cache Timing : Velocidade na qual o cache L-2 da placa me ir funcionar. Geralmente esto disponveis as opes fast e fastest . A menos que vc esteja desconfiado da qualidade da sua memria cache, ou o micro esteja trabalhando em overclock, use opo fastest para um melhor desempenho. Dram RAS# Precarge Time : Nmero de ciclos de CPU reservados para o sinal RAS# (Row Adress Strobe) conservar sua carga antes da restaurao dos dados da Ram (refresh), geralmente esto disponveis as opes 3 e 4 , significando 3 ou 4 ciclos de CPU, recomendvel manter o valor mais baixo para um melhor desempenho. Dram R/W Leadoff Timing : Nmero de ciclos de CPU dados memria Ram antes de cada ciclo de leitura ou escrita. O valor mais baixo resulta em um melhor desempenho. Speculative Leadoff : Alguns chipsets oferecem esse recurso, que pode ser ativado ou desativado no Setup. Quando ativado, ele aumenta a velocidade do primeiro acesso memria de cada ciclo, conseguindo-se um pequeno aumento de performance Interleaving : uma tcnica usada em alguns chipsets mais recentes para melhorar a performance das memrias, esta funo pode ser ativa no Setup das pacas compatveis. Com esse recurso o processador pode transferir mais dados para a Ram no mesmo espao de tempo, aumentando a performance. ISA Bus Clock : Velocidade de operao do barramento ISA em relao velocidade do barramento PCI, nesta opo pode-se escolher entre 1/3 ou 1/ 4 da velocidade do barramento PCI. Usando Bus de 66 ou 100 mhz, a opo correta 1/ 4. Caso o seu processador utilize bus de 50 mhz (Pentium 75) a opo correta 1/3 System BIOS Cacheable : Habilita ou no o cacheamento da memria Ram ocupada pelo BIOS da placa me. Esta opo pode ficar ativada para um melhor desempenho do sistema em aplicativos MS-Dos Vdeo BIOS Cacheable : Habilita ou no o cacheamento da memria Ram ocupada pelo BIOS da placa de vdeo, aumentando o desempenho dap laca em aplicativos MS-Dos 8 Bit I/O Recovery Time e 16 Bit I/O Recovery Time : Tempo de espera em ciclos de CPU em operaes de transferncia de dados do barramento PCI para o barramento ISA. Peer Concurrency : Opo para dois ou mais dispositivos PCI funcionarem ao mesmo tempo, deve ficar ativada.

Power Management Setup


Aqui esto as configuraes relacionadas ao modo de economia de energia, uma boa configurao pode economizar vrios reais na conta do final do ms :- )

REVISTA PC A FUNDO

Power Management : Define o tempo antes da ativao dos modos doze, standby e suspend para economia de energia: Disabled : todos os recursos de economia de energia ficaro desativados Min Saving : Economia mnima de energia, os recursos entram em apenas depois de uma hora de inatividade do micro. Max Savig : Economia mxima de energia todos os recursos de economia estaro ativados. User Defined : Permite definir manualmente cada opo PM Control by APM : Define se o padro APM (Advanced Power Management) existe no seu sistema, este permite uma maior economia de energia. Deve ficar ativada. Doze Mode: Aps o perodo escolhido nesta opo (pode ser de 1 mim at 1 hora) de inatividade do computador, a CPU entrar em modo de economia, voltando ao modo normal assim que houver qualquer atividade. Standby Mode : Aps o perodo escolhido nesta opo (pode ser de 1 mim at 1 hora) de inatividade do computador, o monitor e o HD sero desligados, voltando ao modo normal assim que houver qualquer atividade. Suspend Mode : Aps o perodo determinado, todos os dispositivos do micro, exceto a CPU sero desligados HDD Power Down : Tempo definido antes do HD ser desligado em caso de inatividade do micro. Este modo no funciona em HD's SCSI Wake Up Events in Doze & Standby e Power Down & Resume Events : Serve para monitorar a atividade de algumas interrupes (IRQ's) permitindo ou no que estas acordem o sistema: On: A interrupo selecionada pode acordar o sistema Off: A interrupo selecionada no ir acordar o sistema

PNP/PCI Configuration Setup


Permite configurar opes relacionadas com o suporte a dispositivos por parte do Bios: Plug and Play Aware OS : Nesta opo voc dever informar se o sistema operacional instalado na mquina compatvel com o padro plug and play. Caso voc estrja usando o Windows 95 ou 98, escolha "Yes" caso esteja utilizando outro sistema operacional, como o Linux, OS/2, Dos, etc. escolha "No", pois estes sistemas no so compatveis com o padro plug and paly. Resources Controlled by : Auto : O sistema atribuir automaticamente as definies de IRQ e DMA para todos os dispositivos (opo altamente recomendada)

REVISTA PC A FUNDO

Manual : Permite atribuir as definies manualmente, neste caso, aparecer uma lista de interrupes disponveis e voc dever configura-las manualmente, este processo difcil e qualquer erro pode impedir o boot do micro, selecione esta opo apenas se tiver problemas com a configurao automtica ou gostar de desafios. Reset Configuration Data : Reinicializa ou no o ESCD ao sair do COMS Setup Enabled : O ESCD ser reiniciado automaticamente quando for instalado um novo perifrico, atribuindo endereos para ele automaticamente (opo recomendada) Disabled : No reinicializa o ESCD PCI IDE IRQ Map To : Configura o tipo de controladora IDE em uso: PCI-Auto : O sistema determina automaticamente qual o tipo de controladora de disco IDE est instalada no sistema (opo recomendada) ISA: A controladora IDE padro ISA (use esta opo caso a sua controladora IDE seja daquelas antigas que so espetadas em um slot ISA) Primary IDE INT# e Secondary IDE INT# : Define qual a interrupo PCI que est associada s interfaces IDE. No recomendvel alterar os valores defalt Integrated Peripherals IDE Primary Master PIO , IDE Secundary Master PIO, IDE Primary Slave PIO e IDE Secundary Slave PIO : Determina o PIO Mode (velocidade mxima de transferencia de dados, ver tutorial sobre HD's) correspondente a cada disco ou CD-Rom Ide instalado: Auto : O sistema ir determinar o PIO automaticamente (opo recomendada) Mode 0 , Mode 1, Mode 2 e Mode 3 : modos usados em discos mais antigos. Mode 4 :Usado na maioria dos HD's de at 1 ano atrs UDMA : Utilizado pelos HD's mais novos Prefira usar a opo Auto, para que o prprio Bios detecte o Modo usado por cda dispositivo PCI IDE 2 nd Channel : Habilita ou no o uso de uma placa controladora IDE externa, conectada a um Slot PCI funcionando como IDE secundria On-Chip Primary PCI IDE e On-Chip Secundary PCI IDE : Permite desabilitar as interfaces PCI embutidas na placa me: Enabled : Habilita a interface IDE embutida na placa me) Disabled : Desabilita a interface IDE da placa me para o uso de uma placa externa conectada a um Slot PCI.

REVISTA PC A FUNDO

USB Controller : Habilita ou no o uso de um controlador USB (Universal Serial Bus) deixe esta opo ativada caso esteja fazendo uso de algum dispositivo USB Onboard FDD Controller : Habilita ou no a controladora de drivers de disquete embutida na placa me. Esta opo dever ficar ativada menos que vc v conectar uma controladora externa. 2 Onboard Serial Port 1 e Onboard Serial Port: Permite habilitar/desabilitar e especificar os endereos para a porta para as postas seriais do micro. A porta serial primria geralmente utilizada pelo Mouse e a segunda quase sempre est vaga (aquela sada de 25 pinos do lado da sada do mouse). Por defalt a porta serial primria (Onboard Serial Port 1) utilizada pelo mouse, usa a Com 1 e o endereo 3f8, caso vc instale algum perifrico que v utilizar esta porta (um modem configurado para utilizar a Com 1 por exemplo) poder mudar a porta utilizada pelo mouse para evitar conflitos. As opes so: Disabled : Desabilita a porta serial 3F8h, 2F8h, 3E8h, 2E8h : Especifica o endereo da porta Onboard Parallel Port : Esta a porta da impressora, aqui voc poder desabilita-la ou mudar o endereo atribudo para ela Onboard Parallel Port Mode : Determina o modo de operao da porta paralela do micro. Geralmente esto disponveis as opes Normal, Bidirecional, ECP e EPP. Os modos Normal e Bidirecional so mais bem mais lentos. A diferena entre eles que o modo Bidirecional permite comunicao bidirecional. O modo ECP mais rpido, sendo usado por impressoras um pouco mais modernas, alm de ser compatvel com a maioria dos Scanners, Zip Drives e outros dispositivos que utilizam a porta paralela. Temos tambm o EPP com velocidade semelhante ao ECP porm com menos recursos. ECP Mode Use DMA : Especifica o canal DMA a ser usado pela porta paralela caso seja escolhido o modo ECP

Mais Opes

Load Setup Defalts


Carrega os valores defalt do Bios para todas as opes do CMOS Setup.

Password Setting :
No Setup tambm existe a opo de se estabelecer um senha para o uso do micro, esta senha poder ser solicitada toda vez que se inicializar o micro, ou somente para se alterar os dados do Setup, isto pode ser definido na opo "Security Option" do Bios Features Setup. Caso se esquea a senha do micro, possvel retir-la apagando todos os dados do CMOS, para isso vc dever abrir o micro e retirar a bateria da placa

REVISTA PC A FUNDO

me por alguns minutos recolocando-a em seguida, em algumas placas me isto feito mudando-se a posio de um jumper especfico.

IDE HDD Auto Detection :


Esta a opo de permitir ao Setup configurar automaticamente todos os discos IDE que voc tem no micro, ao instalar um disco novo, no deixe de usar esta opo para configura-lo automaticamente.

Save & Exit Setup


Salvar todas as auteraes e sair

Exit Without Saving


Sair sem salvar qualquer alterao

REVISTA PC A FUNDO

INTRODUO

PCXT PC AT 8088 PC 286 PC 386 SX 16 BITS PC 386 DX 32 BITS PC 486 PC 585 PC 686 PENTIUM I,II,III,IV

REVISTA PC A FUNDO

MICROPROCESSADOR
1. MEMRIA responsvel pelo armazenamento temporrio ou permanente de programas. O programa poder assumir uma classificao de acordo com sua finalidade.

ROM - BIOS (BASIC INPUT OUTPUT SYSTEM)


Programa responsvel pela inicializao do computador e que coloca a disposio de outros programas as funes bsicas de acesso aos perifricos e circuitos de suporte, entre eles o Sistema operacional e Aplicativos

Em relao tecnologia de fabricao da memria, ela pode ser : NO-VOLATIL: quando no perde a informao ao retirar-se a alimentao de energia eltrica.

ROM READ ONLY MEMORY E uma tabela onde o dado fixo e lido a cada endereo

PROM PROGRAMMABLE READ ONLY MEMORY E programvel uma nica vez

EPROM ERASABLE PROGRAMMABLE READ ONLY MEMORY Pode ser apagada com raios ultravioleta e reprogramada

EEPROM ELECTRICALLY ERASABLE Pode ser reprogramada por circuitos apropriados

Voltil: quando perde a informao ao retirar-se a alimentao de energia eltrica

RAM RANDOM ACCESS MEMORY

REVISTA PC A FUNDO memria de acesso aleatrio permite operaes de leitura e gravao grande velocidade de leitura e gravao seus dados podem ser alterados pelo usurio ou pela CPU SRAM STATIC Extremamente rpida e de ALTO consumo de energia, mais tem um preo muito alto. E utilizada principalmente como MEMORIA CACHE. um circuito com milhares de registradores endereveis

DRAM DYNAMIC um arranjo eletrnico contendo cargas eltricas concentradas, que devem ser atualizadas periodicamente, isto e , recarregada a intervalos de tempo (refresh)

MEMORIA DIMM-DOUBLE INLINE MEMORY MODULES 168 PINOS 64 BITS

MEMORIA SIMM-SIMPLE INLINE MEMORY MODULES 72 PINOS 32 BITS

Tipo DRAM

Vantagens -ALTA CAPACIDADE DE INTEGRACAO -BAIXO CONSUMO -BAIXO CUSTO

Desvantagens -PRECISA DE REFRESH -MAIOR TEMPO DE ACESSO

SRAM

-NO PRECISA DE CIRCUITO REFRESH -MENOR TEMPO DE ACESSO

-ALTO CONSUMO - BAIXA INTEGRACAO

1.1.

MEMRIA PRINCIPAL a parte da UCP onde esto armazenadas as instrues e os dados necessrios para que um determinado processo possa ser realizado. EXISTEM 2 REGISTRADORES JUNTO A MEMORIA RAM: (MAR)REGISTRADOR DE ENDEREO - contm o endereo, onde se encontra ou vai ser armazenada a informao

REVISTA PC A FUNDO (MBR)REGISTRADOR INTERMEDIARIO recebe da ULA ou da memria RAM o dado a ser lido ou gravado

2.

DISPOSITIVOS PERIFRICOS

Os dispositivos perifricos para entrada e sada de dados envolvem circuitos de suporte, placas de expanso e aparelhos externos ao computador: Circuitos de suporte controlador de interrupes controlador de DMA temporizador programvel coprocessador matemtico interface de teclado controlador de cache circuito de refresh Placas de expanso controladora de disco rgido e flexvel porta serial porta paralela placa de som placa fax-modem placa de vdeo placa de processamento de imagens placa de TV/Fm Aparelhos externos -

teclado mouse HD Drive Monitor Impressora Joystick Microfone Camera de vdeo Telefone Modem Unidade de fita DAT Leitora tica Scanner Plotter

SISTEMA BSICO DE ENTRADA E SADA BIOS (MEMRIA ROM) Todo sistema de computador, para funcionar, necessita de programas. Mesmo estando desligado, ele e capaz de armazenar um pequeno programa, chamado monitor. Esse monitor reside numa memria que chamamos de ROM(read only memory) e e responsvel pela inicializao dos perifricos do equipamento e pela carga do sistema operacional do disco flexvel ou disco rgido. A esse monitor damos o nome de BIOS( basic input output system). Na ROM do IBM-PC, existe uma larga biblioteca de funes disponveis para a aplicao do usurio, tais como: tratamento de teclado, tratamento de vdeo, disco, etc. Todas essas funes so acessadas atravs da instruo INT nn, onde nn e o numero da funo(interrupo) que se deseja executar. Quando essas funes tiverem subfunes, sero acessadas informando, atravs do registrador AH, qual a subfuno que se deseja acessar. Os outros registradores contero parmetros auxiliares. O motivo de se acessar as funes do BIOS atravs da instruo INT e tornar o seu acesso independente de endereos, ou melhor, se o acesso ao BIOS fosse feito atravs da instruo CALL, toda vez que houvesse uma alterao do seu contedo, por parte do fabricante, por exemplo uma nova verso,

REVISTA PC A FUNDO

os endereos das rotinas seriam alterados e, consequentemente, todos os softwares escritos para esse equipamentos que utilizassem as funes do BIOS teriam tambm de ser alterados. Esse BIOS foi originalmente desenvolvido pela IBM, com o intuito de padronizar o desenvolvimento de softwares no equipamento IBM-PC.

INTERRUPO
O IBM-PC possui vrios perifricos, tais como teclado, interface serial, relgio de tempo real, etc.. Cada um destes perifricos tem seu prprio mecanismo de controle, um microprocessador dedicado para essa tarefa. Isso faz com que o 8088, o corao do IBM-PC, no precise monitorar esses perifricos, para verificar se algo foi teclado ou se algum caractere chegou pela interface serial. Esses perifricos, quando so acionados, avisam a CPU, por meio de um mecanismo chamado INTERRUPO, QUE ELES NECESSITAM DE ATENO. Por exemplo, suponha que voc esteja executando o comando DIR do DOS, e se durante a exibio do diretrio, voc teclar um outro comando qualquer, a CPU e capaz de armazenar esses caracteres para process-los assim que houver tempo para isso. Interrupes podem ocorrer a qualquer momento, e o processador deve ter dois recursos bsicos para tratlas: 1) o processador deve poder desabilitar o recebimento de interrupes. 2) quando ocorrer uma interrupo, o processador deve ser capaz de salvar as informaes sobre o que esta fazendo. Isso e necessrio para que ele possa retornar ao ponto anterior assim que a interrupo tenha sido tratada.

CPU EXECUTANDO UMA APLICAO

CPU CONTINUA EXECUTANDO A APLICAO

OCORRE UMA INTERRUPO

REVISTA PC A FUNDO um evento assncrono e inesperado, gerado por hardware, que, como o prprio nome diz, interrompe, momentaneamente, a execuo de um programa principal, chamando servios de uma subrotina j pronta. Algumas interrupes so reservadas para o processador e controlador de interrupes, mas a maioria est disponvel para o sistema operacional Exemplos: IRQ- INTERRUPT REQUEST

Interrupo Vetor Dispositivo IRQ1 IRQ7 IRQ14 09H 0FH 76H TECLADO ATO DE PRESSIONAR OU SOLTAR UMA TECLA IMPRESSORA / PORTA PARALELA ACESSO AO HD

QUANDO UMA TECLA PRESSIONADA, UMA INTERRUPCAO E GERADA, AVISANDO A DISPONIBILIDADE DO DADO AO SISTEMA OPERACIONAL OU AO PROGRAMA QUE ESTA RODANDO, QUANDO A TECLA E SOLTA, UM NOVO DADO E TRANSMITIDO SERIALMENTE, E OUTRA INTERRUPCAO OCORRE. Quando voc digita o nome de um programa aplicativo na linha de comando do DOS, o COMMAND.COM faz uma solicitao ao BIOS para buscar o caminho desse programa e copia-lo do disco para RAM. Atravs do programa, voc envia um comando para que o documento seja impresso, o programa gera uma INTERRUPO, um cdigo especial que solicita uma ateno especial do SO, o valor da interrupo informa ao SO qual servio est sendo solicitado. No caso de impresso de um caracter, a IRQ 33 e o servio usado e para enviar um caracter impressora, o sinal de interrupao interceptado pelo chip controlador de interrupcao, que notifica o processador que ocorreu uma interrupo e que necessita ateno imediata. O processador busca a subrotina na BIOS da ROM do PC. A rotina do BIOS terminar envia um caracter atravs da porta paralela da impressora, se por algum motivo a impressora no puder receber os dados, ela emite um sinal de erro para o PC. O BIOS reconhece o erro e tenta concertar esta situao sem interferir no programa aplicativo. A recuperao do erro, neste caso, uma tentativa de reenviar o caracter um determinado numero de vezes, se a tentativa falhar, o BIOS gera sua prpria interrupo, essa rotina exibe uma mensagem de erro na tela. Se a rotina do BIOS for completada com sucesso, o BIOS gera uma interrupo de retorno ou IRET, QUE SOLICITA AO PROCESSADOR QUE VOLTE AO SEU TRABALHO ANTERIOR. Vetor de Interrupo As interrupes em modo real muito fcil de se compreender. Para se fazer alguma coisa com respeito as interrupes, basta entender alguns conceitos bsicos sobre tabela de vetor de interrupo,rotinas de interrupo, IRQs e como feito o desvio de controle para a rotina de interrupo. A Tabela de Vetor de Interrupcao (TVI) que inicia no endereo 0000h:0000h ou endereo linear 00000h.Esta tabela permite no mximo 256 interrupes que equivale ao mesmo nmero de entradas nesta tabela.

REVISTA PC A FUNDO O limite da TVI est em 3FFh, ou seja, vai do endereo 0000:00000 at o endereo 0000:03FFh. Assim o tamanho mximo desta tabela de 1024 bytes. Nesta tabela existem uma classe de interrupes que so as interrupes de software, as interrupes de dispositivos atravs das solicitao de IRQ e as interrupes de hardware que sinaliza falhas (excees) ou eventos de processador. Quando ocorrer a execuo da instruo INT xx, sinal de IRQ ou sinal de evento de processador, o processador faz uma escala multiplicando a Interrupo por 4 para se encontrar o endereo da ISR (no confundir aqui o ISR com o registrador ISR do PIC) na tabela de vetor de interrupo. Cada entrada na TVI contm na ordem o segmento de 16 bits e offset de 16 bits. Desta forma, o processador ele salva na pilha o estado do registrador FLAGS e o endereo de retorno de onde ocorreu a interrupo (CS - code segment e IP - instruction pointer) e salta para o novo endereo da ISR especificado por uma das entradas da TVI. Todo este processo esta esquematizado na figura abaixo.

Perceba que cada entrada da TVI possui 4 bytes ao total, 2 bytes que contm o segmento e 2 bytes que contem o offset. Assim, para encontrar o offset relativo o processador escalona o handler (manipulador) por 4 o que significa multiplicar o nmero da INT por 4 para se encontrar o endereo da rotina de interrupo (ISR) na TVI. Desta forma, como exemplo, utilizando a INT 10h (Vdeo BIOS) ele far o seguinte clculo 10h = 16d 16 x 4 = 64 = 40h Logo o endereo da rotina na TVI se encontra em 0000:0040h. Portanto, neste endereo se encontra o segmento e offset da rotina de interrupo.

REVISTA PC A FUNDO As interrupes de software, utilizando a instruo INT xx, desviam o controle para a rotina de interrupo independente do estado do bit IF do registrador FLAGS. O bit IF influencia apenas as interrupes de hardware (exceo) e de dispositivos que so os IRQ's. Os de software no existem influncia por se tratar de uma chamada. Por exemplo, no modo real, se utilizarmos a INT 9h que relativo ao IRQ 1 (keyboard), mesmo com o IF resetado do registrador FLAGS, a chamada ser efetuada. Os requerimento de interrupes (IRQ's) e de hardware podem ser mascarados limpando o Bit IF do registro de EFLAGS. No modo real isto pode ser feito utilizando a instruo CLI. Quando acontece uma interrupo o processador imediatamente desliga as interrupes resetando automaticamente o bit IF e portanto no acontecer nenhuma interrupo enquanto um IRET no for efetuado isto porque ao IRET desempilhado FLAGS desde que o estado anterior antes da interrupo o IF estava ligado. Perceba que na ocorrncia de uma interrupo empilhado FLAGS e com isso salvo o estado do bit IF. Por isso que no retorno o estado do IF restaurado. Alm disso, mesmo dentro de uma rotina de interrupo no ocorrero nenhum IRQ enquanto o IF no for habilitado. Se sentir necessidade, por exemplo, de pulsos de timer dentro de uma rotina de interrupo, ento se deve ligar as interrupes atravs do uso da instruo STI. Mas, existe um inconveniente que no s o timer estar habilitado mas todas as interrupes. Portanto tudo vai depender da implementao das rotinas e do sistema para tratar eventuais situaes e problemas. Uma das formas de resolver isto simplesmente implementando rotinas do PIC que pode ser programado para desabilitar interrupes especificas de IRQ's independente do estado de IF de FLAGS. Voc poder verificar melhor a respeito de como direcionar as interrupes de dispositivos para outro vetor, vendo o captulo que trata sobre controlador (A)PIC. Assim o irq 1 (keyboard) por exemplo no precisa necessariamente ser associado a interrupo INT 9h que de keyboard, mas qualquer outra que se escolher outro vetor para o keyboard. O IRQ sempre o mesmo para o dispositivo mas a INT padro no necessariamente associado ao dispositiivo. Nas rotinas ISR para os dispositivos adicionada internamente ao cdigo um sinalizador que avisa ao controlador (A)PIC que a interrupo foi reconhecida, ou seja, est em fase de trmino e isto se aplica as interupes de IRQ. Para rotinas de interrupo de software no se faz uso deste processo. Assim, o bit do ISR para para o correspondente IRQ necessitam da linha de cdigo apresentada abaixo. mov dx,20h out dx,20h Se no receber o sinal de reconhecimento, este IRQ ficar desabilitado e indicar que a rotina ainda no terminou as etapas de execuo. O sinal deve ser emitido para o reconhecimento de IRQ do dispositivo pois este esto com seu pino de DIRQ setado e e enquanto no for resetado o dispositivo no emitir mais nenhum sinal de interrupo pendentes ou no.

REVISTA PC A FUNDO

Tabela - Mapa de IRQ padro para Modo Real A interrupo de IRQ (Interrupt Request, requerimento de interrupcao) ocorre de acordo com a caracterstica e natureza dos dispositivos. Por exemplo o IRQ 6 do floppy ocorre quando a controladora IDE terminou de executar um comando enviado pela porta da controladora ou ainda quando ela terminou de processar uma operao de leitura ou escrita. No reset do processador e aps a inicializao do programa BIOS do CMOS, colocado em determinados vetores da tabela como padro, endereos para rotinas de interrupes, sendo que algumas delas so as rotinas da INT 10h, 33h, 16h. Existe ainda a carga de rotinas padro ISR's completas e outras apenas contendo a instruo IRET.

REVISTA PC A FUNDO Um cuidado que se deve ter bviamente manter os endereos corretos para as rotinas de interrupo na TVI. Como o sistema possui interrupes de hardware e de dispositivos, estas entradas devem estar definidas para uma rotina de interrupo apropriada, mesmo que nela apresente somente uma instruo IRET. Para dispositivos que esto presentes no sistema mas que voc no queira definir as rotinas de IRQ na TVI ento basta apenas mascarar o IRQ do dispositivo bastando apenas desligar o bit correspondente ao IRQ no registrador OCW1 do (A)PIC. Resaltando que para as rotinas de IRQ, mesmo que no tenha dispositivos que as utilizem, sempre bom carregar uma rotina branca, ou seja, que contenha um sinalizador e uma instruo IRET ou simplesmente IRET e declare esta na ISR. Se seu programa estiver rodando sobre DOS se pode utilizar INTs de dispositivos (IRQ) como por exemplo timer, keyboard, bastando apenas criar uma rotina de interrupo, salvar o endereo original da entrada onde se quer colocar a nova rotina e nesta entrada colocar o endereo da sua rotina de interrupo. Agora te digo uma coisa... No vai querer substituir as ints do DOS, vai. . . ...!!! Glossrio IRQ: Interrupt Request ISR: Interrupt Service Routine TVI: Tabela de Vetor de Interrupo PIC: Programable Interrupt Controler APIC: Advanced Programable Interrupt Controler BIOS : Basic Input/Output System DIRQ : Device Interrupt Request

3. A PLACA ME DO PC aquela na qual so fixados muitos dos componentes do PC. Ela contm um microprocessador, circuitos de suporte, memria e conectores Circuitos de suporte: -coprocessador matemtico -controladores programveis de DMA-(DIRECT MEMORY ACCESS) e interrupes -interfaces para teclado e alto-falante

REVISTA PC A FUNDO -temporizador e relgio -portas seriais e paralelas -controlador de cache -gerador de clock e controlador de barramento

Memria: -ROM BIOS -BANCOS DE DRAM -MEMORIA CACHE SRAM -MEMORIA RAM CMOS -Conectores da placa me so exemplificados por:

slots para placas de expanso conectores para alimentao conectores para o painel do gabinete conector para o teclado

1. OS SLOTS PARA EXPANSES Os slots so conectores de encaixe que permitem o contato de novas placas com a placa ME. O SLOT contm sinais dos barramentos de dados, de endereos e de controle. Os principais barramentos comerciais, que definem os sinais dos slots, so: ISA, MCA,EISA, VLB e PCI ISA ( INDUSTRY STANDARD ARCHITECTURE) o barramento original do PC, por Ter seu fomento tcnico bem difundido, bastante utilizado pela industria, opera com 8 ou 16 bits MCA (MICRO CHANNEL ARCHITECTURE) Apareceu com o PS/2 e capaz de operar com 32 bits, sua divulgao me bastante restrita EISA (EXTEND INDUSTRY STANDARD ARCHITECTURE)

REVISTA PC A FUNDO Foi lanado por uma serie de fabricantes, visando melhorar o ISA, OPERANDO COM 32 BITS VLB e PCI (VESA LOCAL BUS e Peripherical Component Interconnect) A VESA (VIDEO ELETRONICS STANDARD ASSOCIATION) lanou o barramento VLB, que atende principalmente placas especiais de vdeo. Com grande aceitao do VLB, a INTEL especificou o PCI

8. Tipos de instruo

Nesta seo iremos no referir em instrues em linguagem de mquina, onde so aquelas que o hardware de computador pode executar diretamente. As instrues de mquina podem ser classificadas em: 1) 2) 3) 4) instrues de transferncia de dados instrues de ruptura de seqncia instrues aritmticas e lgicas instrues de declarao de dados

Vamos classificar as instrues pelo seu contedo, levando em conta: 1) todas elas tm em primeiro lugar o que chamamos de CDIGO DE OPERAO, que indica a operao que o processador deve realizar; 2) aquelas cuja finalidade executar alguma operao com determinados dados, devem contar, implcita ou explicitamente, esses dados, que denominamos OPERANDOS.

8.1. Instrues sem operandos tambm chamadas de instrues sem endereo. 8.2. Instrues com um operando tambm chamadas de instrues de um endereo, o resultado da operao e guardada no acumulador 8.3. Instrues com dois operandos Contm um cdigo de operao, seguido de dois operandos, um dos quais atua como receptor de resultado 8.4. Instrues com trs operandos Contm um cdigo de operao, seguido de trs operandos, dos quais os dois primeiros so os operandos e o terceiro o endereo onde ser armazenado o resultado

REVISTA PC A FUNDO EXEMPLO: CODIGO DE OPERAO FUNES ESPECIFICAS: -ADIO -SUBTRAO -LEITURA -ESCRITA -COMPARAO -MOVIMENTAO DADOS OPERANDO PODE SER: -ENDEREO DO DADO -ENDEREO DO DISPOSITIVO DE E/S

EXEMPLO FICTCIO - DEFINIO DAS INSTRUES

CDIGO DE OPERAO

OPERANDO

DESCRIO

10

SOMA O CONTEDO DO ENDEREO E AO ACUMULADOR SUBTRAI O ACUMULADOR DO CONTEDO DO ENDEREO F MULTIPLICA O ACUMULADOR PELO N MULTIPLICA O ACUMULADOR PELO CONTEDO DO ENDEREO G DIVIDE O ACUMULADOR PELO N

11

12 12

=N G

13

=N

14

CARREGA O ACUMULADOR COM O CONTEDO DO ENDEREO I TIRA DO ACUMULADOR E JOGA NO ENDEREO J

15

REVISTA PC A FUNDO 5.A+16. =D

TEM-SE A EXPRESSO MATMATICA A SER PROGRAMADA: supor que os valores A,B,C,D, esto na MEMRIA, e o resultado deve ficar ARMARZENADO NO ENDEREO 1010H

Endere o 1000H 1001H 1002H 1003H 1004H 1005H 1006H 1007H 1008H 1009H 1010H

Memria

PROGRAMA:

CODIGO DA OPERAO 14 12 15

OPERANDO

DESCRIO

1000H =5 2000H

Carrega A no acumulador Multiplica acumulador por 5 Tira do acumulador e guarda em 2000H

REVISTA PC A FUNDO 14 12 10 13 11 15 16 1002H =16 2000H 1004H 1006H 1010H Carrega B no acumulador Multiplica o acumulador por 16 Soma o contedo 2000H ao aumulador Divide o acumulador pelo valor do endereo 1004H Subtrai o acumulador do endereo 1006H Armazena o acumulador em 1010H Para o programa

Exerccio para resolver: 5. (4+B)=D .2 Linguagem Simblica Montadora ( ASSEMBLER LANGUAGE)


CODIGO DE OPERAO SO MNEMNICOS -LD -ADD -DIV -SUB -ST OPERANDO PODE SER: -ENDEREO DE MEMRIA PARA OS DADOS SO ENDEREOS SIMBLICOS

CODIGO DA OPERAO LD MPI ST

OPERANDO

DESCRIO

A =5 TMP

Carrega A no acumulador Multiplica acumulador por 5 Tira do acumulador e guarda em 2000H

REVISTA PC A FUNDO LD MPI ADD DIV SUB ST B =16 TMP C D RESULT Carrega B no acumulador Multiplica o acumulador por 16 Soma o contedo 2000H ao aumulador Divide o acumulador pelo valor do endereo 1004H Subtrai o acumulador do endereo 1006H Armazena o acumulador em 1010H

REVISTA PC A FUNDO

11. COMO FUNCIONA O TRANSISTOR

(-)

(-)

C A

Uma pequena carga eltrica positiva enviada para um condutor de alumnio localizado dentro do transistor

A carga positiva atrai eltrons carregados negativamente, criando uma ponte de ligao preenchendo o vcuo e acionando o transistor para que ele represente 1.

REVISTA PC A FUNDO http://www.pcmais.com/hard/hd.htm

Disco Rgido

Os Discos Rgidos so um dos meios fsicos utilizados para armazenamento de dados digitais. Conhecidos tambm como Hard Disk (HD), Hard Disk Drive (HDD) e Winchester.

So perifricos que possuem como mdia de armazenamento discos (pratos) construdos em ligas de alumnio, gerando a denominao disco rgido ou hard disk. Uma mesma unidade contem de um a quatro pratos, genericamente, sendo que cada prato l (leitura) e escreve (gravao) dados nas duas superfcies.

A gravao feita por cabeas magnticas acopladas aos braos acionados e controlados pelo atuador, que se movimentam no sentido radial dos discos. Existe um brao para cada superfcie e todos se movimentam sob o comando do mesmo eixo simultaneamente, ou seja, seu movimento no independente. Imagine seus dedos das mos exceto o polegar. Agora imagine CDs entre cada um deles e movimente os dedos todos ao mesmo tempo e voc ter uma idia de como os braos se movimentam movidos pelo atuador.

A placa lgica do HD recebe e interpreta os comandos da controladora da unidade de disco. Os comandos so transformados em sinais eltricos que fazem com que o brao leve as cabeas de leitura/gravao sobre os platers que, nos HDs mais comuns, giram numa rotao de 5.400 rpm (rotaes por minuto). H HDs mais rpidos que j esto trabalhando a 7.200 rpm e at a 10.000 rpm. Quanto maior a rotao, menor o tempo de acesso s informaes. Os platers recebem em sua superfcie um revestimento com caractersticas magnticas, a base de xido de ferro. Para que tudo isto funcione as cabeas magnticas de leitura/gravao no devem tocar no disco sob pena de danificar sua superfcie, impedindo a leitura/gravao de dados. Por isso estes discos so acondicionados numa caixa metlica absolutamente vedada, mas no sob vcuo. Deste modo ao acionar o disco h a formao de um colcho de ar entre as cabeas magnticas e os platers, cuja espessura de aproximadamente dois milionsimos de polegada (0,000002 pol), menor que uma partcula slida existente na fumaa do cigarro. A fabricao destes dispositivos feita em "salas limpas", cem vezes mais limpas que uma UTI hospitalar, para que no haja presena de partculas dentro das unidades de disco. No preciso pensar muito sobre os efeitos de impactos sobre os HDs. Mas h outras formas de danificar a superfcie magntica dos platers que, embora seja protegida por uma fina camada protetora, ao receber o contato das cabeas magnticas pode ser danificada.

REVISTA PC A FUNDO
Quando desligamos normalmente o computador os braos acionadores "estacionam" na regio central dos discos. Caso ocorra uma queda brusca de energia os braos estacionaro no ponto onde estiverem lendo/gravando. Lembre-se que os discos esto girando a uma velocidade constante de 5.400 rpm, na hiptese de um disco comum. Imagine um Boeing 747 a 900 km/h a 5cm do solo. Coloque-se como um passageiro tipo Fred Flinstone e freie o jato.

Mas como so lidos/escritos os dados nos pratos? Primeiramente os pratos devem ser "loteados" em trilhas circulares como se fossem ruas. As trilhas so divididas em setores que por sua vez dividem-se em clusters. Como os discos tm superfcie magntica, as cargas ali existentes podem ser ordenadas de tal forma que a controladora do disco possa interpretar estes dados para l-los. Mas como gravar? Na verdade cada cabea de gravao uma bobina que induz um campo magntico, o qual orienta as cargas existentes na superfcie do disco de forma que possa ser interpretado posteriormente.

Um HD dividido em num nmero muito grande de clusters (quanto maior a capacidade de armazenamento dos discos, mais trilhas, mais setores e mais clusters) e necessrio gerenciar as informaes que sero armazenadas em cada cluster. As informaes necessrias para gerenciar estas informaes esto na FAT (File Alocation Table), gravada na trilha zero do HD. O contedo de cada cluster est a registrado

Quando voc cria um arquivo ele gravado no HD, mas pode no caber em apenas um cluster, por isso geralmente so necessrios vrios clusters para armazenar as informaes. Assim o arquivo a ser gravado dividido entre diversos clusters. A FAT registra o contedo de cada cluster e seu respectivo nmero, como se ela fosse o livro de registro de hspedes de um hotel, onde voc tem o nmero do quarto e o nome do hspede, caso o quarto esteja ocupado naquele momento. Nem sempre h clusters em seqncia para armazenar um arquivo, sendo necessrio grav-lo em clusters distantes uns dos outros. Ao ser solicitada a leitura de um arquivo a FAT informar quais os endereos dos clusters que o contem, a partir do primeiro. Este contedo ser enviado para a memria RAM que disponibilizar as dados para serem visualizados. Este procedimento existe para agilizar o sistema, j que a leitura da RAM muito mais rpida que a leitura do HD, trazendo grande benefcio particularmente na leitura de dados repetitivos. Diversos so os fatores que afetam a velocidade de leitura/gravao de dados num Disco Rgido. A velocidade em que giram os platers um deles. O tempo de acesso de um HD medido em milisegundos (ms, ou seja, 1s 1.000) enquanto o tempo de acesso de um mdulo de memria convencional pode chegar a 7 nanosegundos (ns, ou seja, 1s 1.000.000.000). Se levarmos em conta as milhares de operaes executadas por segundo pelo processador principal, isto far muita diferena. Padres de Discos Rgidos

REVISTA PC A FUNDO

Existem dois padres de Discos Rgidos: IDE (Integrated Drive Eletronic) e SCSI (Small Computer System Interface). Estes padres no so exclusivos para HDs, sendo utilizados para outros perifricos tais como drives de CD e DVD-ROM e scanners. Padro IDE

O padro IDE mais comum e seu preo mais accessvel. Sua taxa de transferncia inferior ao padro SCSI. O nome IDE deve-se controladora lgica j integrada ao drive. Esta controladora lgica faz a comunicao do drive com a controladora IDE ou EIDE (Enhanced Integrated Drive Eletronic) integrada nas placas-me.

Placas controladoras so utilizadas para controlar o fluxo de dados provenientes de diversos dispositivos de armazenamento internos. Nos PCs mais antigos (equipados para receber processadores 386 e at alguns 486) estas placas eram independente se e podiam receber a conexo de dois HDs, um floppy, uma porta paralela e duas portas seriais (controladoras Super IDE), mas motherboards mais avanadas tecnologicamente equipadas com Socket 3 - para processadores da famlia 486, incluindo o 586 - j as traziam integradas, on board.

REVISTA PC A FUNDO

Um computador padro IBM-PC pode receber at quatro Hard Disks padro IDE. Existem duas portas IDE: a primria e a secundria, sendo cada uma delas dividida em master (mestre) e slave (escravo). Apesar da terminologia - mestre e escravo - no h esta relao na prtica. A "preferncia" existe entre a primria e a secundria, j que a porta primria recebe uma IRQ que a capacita a ser atendida antes pelo processador, com relao porta secundria. A configurao possvel por meio de jumpers na parte traseira do drive IDE juntamente com a configurao do Setup no BIOS, quando ocorre a identificao das caractersticas da unidade de disco. Como o BIOS reconhece estas configuraes necessrio que o HD a ser instalado esteja dentro das informaes disponveis na memria ROM. Caso contrrio ser necessrio utilizar um software para "forar" o reconhecimento correto.

A conexo de um drive padro IDE feita por meio de um flat cable (cabo chato) de 40 vias. Os padres ATA 66 e ATA 100 utilizam flat cables de 80 vias. O tempo de acesso pode variar de 8 ms a 11 ms.

Abaixo temos uma tabela com as taxas de transferncia de cada modo de operao.

Modo de Operao PIO mode 0 PIO mode 1 PIO mode 2 PIO mode 3 PIO mode 4 UDMA 33 ou UDMA 2

Taxa mxima de transferncia de dados 3,3 MB/s 5,2 MB/s 8,3 MB/s 11,1 MB/s 16,6 MB/s 33,3 MB/s

REVISTA PC A FUNDO UDMA 66 ou UDMA 4 UDMA 100 ou UDMA 6 66,6 MB/s 100,0 MB/s

Fonte de referncia: Prof. Carlos E. Morimoto. Upgrade e Manuteno de Hardware, 2001, Ed. Book Express, 1 ed.

importante observar que apesar das altas taxas de transferncia observadas na tabela acima, a limitao fica por conta da taxa de transferncia interna dos discos rgidos, que normalmente no ultrapassam 16 MB/s. Outra observao importante que para poder usufruir dos benefcios oferecidos pelos modos UDMA 4 e UDMA 6, deve-se observar os seguintes requesitos:

Que a placa-me tenha suporte a estes modos mais modernos; Que se instale os drivers correspondentes;

Se houver a necessidade de instalao de outro drive como slave primeiro, este tambm dever ser ATA 66 ou ATA 100; Utilizar flat cable especial com 80 vias.

Padro SCSI

O padro SCSI (l-se scsi e no scusi) menos accessvel, podendo uma unidade deste padro custar trs vezes mais que uma unidade padro IDE equivalente em espao para armazenamento. No entanto, so mais velozes e confiveis, caractersticas que as recomendam para utilizao em computadores que necessitam desempenhar tarefas de grande responsabilidade (high end) com performance superior, como os servidores de rede com trfego intenso de dados e workstations com alto poder de processamento. O padro SCSI no utiliza as configuraes master e slave. Cada dispositivo SCSI recebe um nmero chamado de ID, que configurado por jumpers existentes nos drives. Cada dispositivo deve ter um ID que ir variar de acordo com o nmero de drives suportado pela controladora e que no pode ser utilizado por outro dispositivo SCSI, sob pena de ocorrer um conflito. A conexo entre as unidades e a controladora feita por meio de um flat cable de 50 ou 68 vias. Existem diversos padres SCSI: SCSI 1, SCSI 2, SCSI 3, Wide-SCSI e Ultra Wide-SCSI.

REVISTA PC A FUNDO

Quando adquirimos uma unidade SCSI necessrio adquirir uma controladora padro SCSI que poder ser "single" - para uma unidade apenas - ou para at 15 unidades. O desempenho de Hard Disks padro SCSI s compensador quando instalado um sistema operacional que permita aproveitar os recursos destes drives. Tendo o Windows NT como plataforma, a relao custo/benefcio atraente, observando-se um desempenho at trs vezes superior a um dispositivo padro IDE. O tempo de acesso varia de 4 ms a 9 ms no padro SCSI.
Padro SCSI-1 SCSI-2 Wide SCSI-2 Fast SCSI-2 Fast-Wide SCSI-2 Ultra SCSI-3 Ultra Wide Ultra 2 SCSI-3 Wide Ultra 2 SCSI-3 Ultra 3 Ultra 160 SCSI-3 Frequncia Barramento Taxa de transferncia Conector Sinalizao Comprimento mximo do cabo 5 MHz 5 MHz 5 MHz 10 MHz 10 MHz 20 MHz 20 MHz 40 MHz 40 MHz 80 MHz 80 MHz 8 bits 8 bits 16 bits 8 bits 16 bits 8 bits 16 bits 8 bits 16 bits 8 bits 16 bits 2 a 5 MB/s 5 MB/s 10 MB/s 10 MB/s 20 MB/s 20 MB/s 40 MB/s 40 MB/s 80 MB/s 80 MB/s 160 MB/s 50 pinos 50 pinos 68 pinos 50 pinos 68 pinos 50 pinos 68 pinos 50 pinos 68 pinos 50 pinos 68 pinos SE SE SE SE SE SE SE LVD LVD LVD LVD 6 metros 6 metros 6 metros 3 metros 3 metros 1,5 metros 1,5 metros 12 metros 12 metros 12 metros 12 metros

SERIAL ATA (SATA)

REVISTA PC A FUNDO

Para a conexo de dispositivos de baixo custo destinados ao armazenamento de dados, sempre tivemos o ATA(tambm conhecido como IDE) como opo. Criado nos anos 80, o padro j teve diversas otimizaes, sendo as mais recentes os Ultra-ATA 33/66/100/133, onde o valor indica a vazo mxima de transmisso de dados.

Com a constante evoluo tecnolgica dos discos rgidos, no parece ser mais vivel a utilizao do barramento paralelo ATA(IDE). Dessa forma, a mudana para a transmisso serial uma opo que ter maior aceitao, j que tem um custo menor que a otimizacao da soluo de transmisso em paralelo.

REVISTA PC A FUNDO
O serial ATA(SATA) no perde em taxa de transferncia para os ATA tradicionais. A primeira especificao define 150 MB/s, contra um mximo de 133 MB/s dos ATA. Outra vantagem a reduo do tamanho do conector e a diminuio da largura do cabo, que sempre foi um problema em maquinas com diversos dispositivos e pouco espao.

Porem, a principal mudana real para um usurio comum e a simplificao da instalao de qualquer dispositivo que siga a nova especificao. Pois no h mais o conceito MASTER/SLAVE, que obriga a quem fosse instalar um novo drive de HD, CD-ROM, DVD-ROM, por exemplo, e verificar os conectores disponveis, e a configurao de jumpers do drive, necessria para o correto funcionamento do sistema.

Discos Rgidos externos Existem discos rgidos conectados externamente ao computador. Nos modelos mais antigos a porta utilizada a paralela, enquanto modelos mais atuais so conectados via sadas padro USB (Universal Serial Bus). Sua vantagem a versatilidade e a facilidade de transporte, desde que tomados todos os cuidados possveis para evitar choques mecnicos.

Hard Drive Technologies


Hard Drive Technologies O conceito de um disco rgido de um grande recipiente para os dados de computador entendido por muitos. No entanto, seu funcionamento interno e os mtodos pelos quais os discos rgidos so conectados a computadores um pouco mais confuso. Este artigo uma explicao rpida e suja de como discos rgidos de trabalho e os vrios tipos de mtodos pelos quais eles esto ligados a computadores. Como os discos rgidos funcionam?

REVISTA PC A FUNDO

Um disco rgido contm vrios round, discos achatados chamados pratos. Estes pratos so rgidas e so freqentemente chamados de "discos". Estes discos rgidos dar os discos rgidos do seu nome (alguns discos eram feitos de plstico fino, eles foram chamados de disquetes) pratos, que normalmente mede 3,5 polegadas de tamanho, so revestidas com uma substncia que permite que os dados ser gravados magneticamente. Montado sobre um eixo, estas travessas esto empilhados um em cima do outro, separado por uma almofada de ar a escassos milmetros de distncia. Dentro deste espao, a unidade de leitura / escrita cabea passa por cima de cada um dos pratos e l e grava os dados em cada prato usando sinais eletromagnticos. Cabeas pode ler e escrever em cada lado de cada prato individual, dependendo da capacidade da unidade, as travessas em mais de uma unidade, maior ser a capacidade pode ser. Os dados so gravados em crculos concntricos (chamados de trilhas) que contm um nmero de setores. Cada um dos sectores contm centenas ou milhares de bytes de dados.

Os pratos esto num eixo que est ligado a um motor de acionamento direto, em que o eixo do motor serve como fuso. O eixo gira os pratos milhares de rotaes por minuto, dependendo da velocidade do disco rgido. A maioria dos discos rgidos baseados consumidor tm velocidades de rotao de 5400 RPM ou 7200 RPM ou enquanto as unidades de servidores mais rpidos suportam velocidades de 10.000 RPM e 15.000 RPM. Esta velocidade de rotao considerada a velocidade mecnica da unidade, geralmente, quanto maior for a velocidade, mais rpido os dados podem ser acedidos e ler.

Densidade Areal Velocidade de rotao apenas metade da equao para determinar a velocidade do disco rgido.

REVISTA PC A FUNDO Velocidades de leitura tambm so determinados pela densidade de rea, ou a quantidade de dados que embalado em um centmetro quadrado de espao prato. Quanto maior a densidade areal, o mais apertado os bits de dados so embalados, eo mais rpido de leitura / gravao de cabeas pode ler dados. A medio de densidade de rea gigabits por polegada quadrada (Gb / polegada quadrada) - lembre-se que 8 bits = 1 byte, portanto, um disco rgido com uma densidade de armazenamento de 16 Gb / polegada quadrada tem 2 gigabytes de dados embalados em cada quadrado centmetro de seu prato. Somar todos esses nmeros e depois multiplique pelo nmero de pratos (incluindo ambos os lados do prato em algumas unidades) e voc pode determinar o tamanho total da unidade. By the way, discos rgidos com densidades de rea de 16 Gb / polegada quadrada surgiu em 2000, hoje, os discos rgidos tm densidades de rea que se aproximam de 100 Gb / polegada quadrada! Assim, um nico "prato de 3.5 com uma densidade superficial de 100Gb/square polegadas poderia conter aproximadamente 44PT de dados em cada lado. Isto significa que, se ambos os lados do prato foram utilizados e um disco rgido alojados quatro dessas travessas, a capacidade global de que a unidade seria de 350GB.

Internal Cache Buffer(Buffer cache interno) A taxa de uma unidade de disco rgido de transferncia interna diferente do que a taxa de transferncia externa. A taxa interna a velocidade com que a leitura / gravao de cabeas pode ler dados a partir dos pratos e, em seguida, passar os dados para memria cache onboard do carro (tambm chamado de buffer de leitura.) Esta memria cache muito mais rpido do que a unidade mecnica. Memria cache armazena dados que a unidade j havia lido, ento quando voc solicitar dados, o sistema verifica o cache antes de verificar a unidade real que muito, muito lento em comparao. Fabricantes de discos rgidos tm realmente aumentado a velocidade do disco rgido, aumentando o tamanho dos buffers de cache interno. Com um buffer de 8 MB de cache maior, o sistema de computador tem uma chance melhor de recuperao de dados em cache em vez de esperar a leitura / escrita cabea da unidade para localizar os dados sobre o prato e, em seguida, transferi-lo. A taxa de transferncia externa a taxa na qual a unidade pode enviar os dados a partir do cache onboard, atravs de uma interface de barramento do inversor, por meio de cabos, e na memria principal do sistema.

IDE Hard Drive Connection Technology


IDE (Integrated Drive Electronics) refere-se ao controlador na prpria unidade o crebro por trs do disco rgido que contm todas as informaes necessrias para transferir dados para o computador. Antes, os discos rgidos precisavam de uma placa adaptadora em separado para controlar o fluxo de dados entre o computador e os discos IDE.

REVISTA PC A FUNDO Mas o que faz uma conexo com o disco rgido em e por que meios essa conexo realizado? Os discos rgidos so conectados placa-me atravs de soquetes EIDE, que so, por sua vez ligado a um chip controlador IDE da placa-me. Hoje, dois soquetes Enhanced IDE (EIDE) so construdos para a maioria das placas-me antigas, fornecendo computadores com duas conexes por que quatro discos rgidos podem ser usados (dois discos rgidos por soquete.).

Um cabo de fita de 40 pinos ou 80 pinos, dependendo da velocidade do disco rgido (mais sobre isso depois), usado para conectar a unidade placa-me do sistema. Um cabo de alimentao, geralmente denotado por quatro fios vermelho, preto e amarelo com um conector branco, usada para alimentar o disco rgido. Este conector de alimentao ento ligado a uma fonte de alimentao especial, que fornece energia para o computador. Qual a tecnologia ATA? Embora o IDE abreviatura popularmente usado em referncia a conexes de interface de disco rgido, ATA (AT Attachment - AT refere-se Tecnologia fator de forma da motherboard Avanado) tambm usado. IDE e ATA so a mesma coisa. O termo Integrated Drive Electronics (IDE) de propriedade da Western Digital, para que outras empresas, incluindo a Maxtor, Quantum e Seagate, use o ATA termo em seu lugar. Aps a reflexo, interessante que a maioria dos usurios de computador se referir aos discos rgidos como IDE enquanto os fabricantes usam o termo ATA. Cada uma das especificaes ATA est classificado para diferentes velocidades e todas as especificaes ATA so compatveis, por isso mesmo o mais antigo ATA-1 discos rgidos pode ser executado sobre as ltimas nibus Ultra ATA.

Os tipos de ATA -1, a primeira especificao ATA, foi classificada para 8,3 MB / s (megabytes por segundo) de rendimento e foi introduzida em meados de 1980. -2, tambm conhecido como ATA rpida foi introduzida em 1994 e duplicando a taxa de transferncia de 16,6 MB / s. -3, lanado em 1997, acrescentou uma srie de melhorias na interface, juntamente com o relatrio de erros. A terceira especificao no aumentar a velocidade de ATA. -4 anunciava a idade do "Ultra". Quantum introduziu o Ultra o apelido para designar as velocidades mais rpidas do padro poderia alcanar. Este termo jogou bem com me e fabricantes de disco rgido e preso com revises sucessivas ATA. ATA-4, tambm

REVISTA PC A FUNDO conhecido como ATA-33 e Ultra ATA/33, duplicando a taxa de transferncia de 33,3 MB / s. -5, tambm conhecido como ATA-66 ou Ultra ATA/66 dobrou a velocidade de ATA de novo para 66,6 Mb / seg. -6 (Ultra ATA/100) no o dobro da velocidade como os outros, chegando a apenas 100 MB / seg. -7, a verso atual e final da especificao ATA, atingiu o teto do limite da interface, suporta um mximo de 133 MB / seg.

Direct Memory Access(Acesso Direto Memria) O termo Ultra DMA tambm veio a ser conhecido. DMA significa acesso direto memria e um mtodo, comeando com a ATA-2, atravs da qual os dados podem ser transferidos diretamente para a memria do computador sem a ajuda do processador, como ou sem muita ajuda. Este mtodo tambm referido como "o Controle de Barramento." DMA essencialmente libera o processador para fazer outros trabalhos mais importantes, como dados do processo para aplicaes. ATA-1, em comparao, usou um mtodo de transferncia mais antiga chamada Programmed Input / Ouput (PIO), que depende muito da CPU para transferir dados de e para o disco rgido. Os discos rgidos ainda apoiar modos PIO e reverter a esta norma mais velho quando o computador tem problemas de driver ou est sendo executado em modo de segurana. A diferena de desempenho do disco rgido entre PIO e DMA perceptvel.

The ATA Speed Limit

REVISTA PC A FUNDO

A especificao ATA tem outros problemas tambm. As motherboards conter apenas dois soquetes EIDE suporte duas unidades cada, IDE limitado a duas unidades de uma cadeia. Este um problema uma vez que a especificao ATA usa uma interface de barramento paralelo. Barramentos paralelos so canais que transmitem dados compartilhados por vrios fios simultaneamente. Como tal, outros dados no podem ser transferidas de outros dispositivos at que os dados a partir da primeira unidade terminado. Isso pode ser um problema quando duas unidades esto ligados ao mesmo cabo, eles tm de se revezar para se comunicar. Alm disso, drives IDE ligado ao mesmo cabo dever ser configurado como master e slave. Pinos na unidade esto em ponte com conectores plsticos pequenos para especificar se a unidade a primeira ou a segunda ou escravo rgido para o computador sabe qual qual. Isso pode ser confuso para aqueles que querem adicionar um outro disco rgido de seu sistema.

Serial ATA Hard Drive Connection Technology

ATA Serial, a tecnologia mais recente conector da unidade de disco, uma substituio evolutiva para a interface paralela ATA (PATA). Serial ATA foi desenvolvido e administrado e pela The Serial ATA Working Group, uma organizao da indstria, cuja misso definir, desenvolver e entregar a especificao da indstria para a interface Serial ATA. Ao contrrio do USB 2.0 e conectores FireWire, Serial ATA est planejada para ser a interface de armazenamento primrio dentro do sistema PC.

REVISTA PC A FUNDO

A primeira gerao do padro Serial ATA suporta uma velocidade de ponta de 150 MB / seg - o que no muito mais rpido do que o Ultra ATA/133. No entanto, era extremamente improvvel que o Ultra-ATA 133 especificao poderia fazer o salto para 266 megabytes por segundo. Esta no uma preocupao com Serial ATA. Na verdade, a segunda gerao do padro Serial ATA j foi ratificado. Esperar para ver Serial ATA II que suportam velocidades de 300 megabytes / segundo e, em seguida, dobrando novamente at 600 megabytes por segundo com Serial ATA III. Acelera essa alta pode parecer um exagero, mas eles so obrigados a manter o ritmo com as tecnologias de disco rgido. Estaes de trabalho high-end e servidores de tirar proveito da tecnologia RAID. RAID (matriz redundante de discos Barato / Independente) um mtodo pelo qual os discos rgidos podem ser ligados de tal forma que os dados so intercalados, de tal maneira que o aumento global de melhoria de desempenho de um factor do nmero de unidades de usada. Ento, se voc tem trs discos rgidos com taxas de 40 MB / seg de transferncia de cada um, o potencial RAID total combinado quando combinada de 120 MB / seg.

Serial ATA completamente compatvel com o software de hoje, proporcionando muitas melhorias arquitetnicas. Usando fios mais finos que se conectam a apenas 4 pinos ao invs dos 80 pinos utilizados hoje em dia, e as tenses mais baixas de cabos Serial ATA permitir-lhes ser de at um metro de comprimento em comparao com o 18 "limitao de 40 - e 80-pin plana . cabo - quase trs vezes o comprimento Isto significa que os fios Serial ATA so mais fceis de rota dentro de um computador e proporcionar um melhor fluxo de ar em torno das partes Alm disso, a mudana de arquitetura fsica de paralelo para serial, a designao master / slave est desaparecido, a ponto. a-ponto da interface Serial ATA exige que cada unidade a ser conectada diretamente tomada da placa-me, de modo que os dias de cascateamento dois discos rgidos fora de uma nica conexo desaparecido. naturalmente, desde conectores Serial ATA so fisicamente menores do que Parallel ATA sockets, mais imveis liberado em placas-me e placas controladoras.

REVISTA PC A FUNDO

Hoje mais e mais fabricantes de placas-me , esto incluindo o novo conector fangled de discos Serial ATA em seus projetos. Mas no se preocupe em perder os conectores mais velhos Parallel ATA to cedo quanto eles ainda vo ser em torno de bastante tempo antes de serem eliminados. Preo competitivo ambiente de trabalho venha a fazer discos rgidos Serial ATA e sua arquitetura uma realidade generalizada no mesmo perodo.

SCSI Hard Drive Connection Technology

SCSI, pronuncia-se "Scuzzy", significa Small Computer System Interface. um padro de interface paralela de alta velocidade que cresceu a partir de uma especificao de 20 pginas, em 1980, em um padro ANSI 600 pginas complexas (American National Standards Institute). O SCSI Trade Association foi formada em 1996 para promover o uso e compreenso SCSI como um barramento de expanso completo que pode ser usado para conectar uma ampla variedade de perifricos a um computador, incluindo discos rgidos, drives de CD / DVD pticos, unidades de fita de backup interna e externamente . Perifricos SCSI requer um adaptador

REVISTA PC A FUNDO de host dedicado SCSI, seja construdo diretamente na placa-me ou adquirido separadamente como um carto de expanso. Devido ao custo adicional, SCSI normalmente s construdo em estao de trabalho e me de classe de servidor. Muita confuso existe entre ATA e SCSI. Maior defeito do ATA o seu comprimento de cabo limitada, com apenas 18 centmetros de comprimento, o padro no adequado para dispositivos externos. E enquanto Serial ATA suporta comprimentos de cabo de at 1 metro, ele provavelmente nunca vai oferecer suporte a dispositivos externos, isto especialmente verdadeiro desde que USB 2.0 e FireWire so mais que suficientes para o trabalho. Mas, nos primeiros dias, antes de USB e FireWire, a nica maneira de conectar um disco rgido de alto desempenho foi externamente usando uma conexo SCSI. SCSI melhor do que o ATA? SCSI tem muitos mais pontos fortes e as caractersticas que o tornam atraente. Discos rgidos baseados em iSCSI velocidades do eixo mais rpido e caches maiores, como eles so projetados para aplicaes de servidor. Profissionais de vdeo cobiam drives SCSI por sua alta produtividade, baixo custo operacional CPU, e as taxas de transferncia suaves. Alm disso, SCSI pode lida com muitos mais dispositivos na verdade, adaptadores host SCSI modernas pode controlar at 30 dispositivos! Compare isso com Ultra 2 dispositivos da ATA por canal (a maioria das placas-me vem com apenas dois) e torna-se evidente o quo poderoso SCSI. SCSI naturalmente melhor em executar tarefas de dados com fome, tais como multitasking, isto porque o controlador de barramento SCSI capaz de controlar as unidades sem qualquer trabalho pelo processador. Alm disso, todas as unidades de srie SCSI so cabos de operao ao mesmo tempo. Esta foi uma vantagem de desempenho muito grande em comparao com Parallel ATA, mas com o advento da ATA Serial, essa vantagem desaparece essencialmente.

However, these features come at a price; SCSI costs more, especially after applying costs for the extra SCSI Host Adapter. SCSI is also a bit more difficult to install the secret of SCSI is complete mastery of the elusive art of termination. Without proper termination, SCSI just doesnt work. Termination works through resistors placed on either end of the SCSI chain, which consists of all the SCSI hard drives and devices connected to a SCSI host adapter. Older SCSI devices required a special resistor to be attached. Modern SCSI devices like hard drives, backup devices and optical drives have little plastic jumpers or switches to enable termination. SCSI cables are available with terminator blocks on the end of the cable as well. Also, every SCSI device must have a unique numbered ID which is set on each device by either setting jumpers or by using a built-in push-button dial. If the same ID is given to two devices or a devices receives the same ID as the host adapter, none of the SCSI devices will work. When SCSI doesnt work, it is often due to poor termination or conflicting IDs.

The Flavors of SCSI

REVISTA PC A FUNDO

SCSI has continuously been upgraded many, many times; in fact, it is quite mind-boggling when one considers all of the different specifications. They include SCSI-1, SCSI-2, SCSI-3, Fast SCSI, Fast Wide SCSI, Ultra SCSI, Ultra Wide SCSI, Ultra2, Ultra160 and Ultra320 and iSCSI.

SCSI Specifications

SCSI-1 was en vogue between 1980-1985, could transfer 8-bits of data at a time at a whopping 5 MB/sec and could control up to 7 SCSI devices. SCSI-2 (1986-1992) made many improvements, the largest of which was Command Tag Queuing. SCSI-2 is an 8-bit bus that could transfer 10 MB/sec on a 50-pin connector, but rarely acheived that speed.

SCSI-3 (1993-1996) contained a family of standards including Fast Wide SCSI (16-bit, 20 MB/sec on 68-pins), Ultra SCSI (8-bit, 10-20 MB/sec with data bursts) and Ultra Wide SCSI (16-bit, 40 MB/sec on 68pins).

Ultra2 SCSI (1997-2000) doubled the total bus throughput of Ultra Wide SCSI to 80 MB per second by increasing the clock rate to 40 MHz. Ultra2 SCSI uses a transceiver technology called low-voltage differential (LVD) to transfer signals. LVD signaling draws dramatically less power, has a bus length of 12 meters, and is backward compatible with older SCSI devices of every flavor. For LVD to work properly, a special terminator must be used. Ultra 2 supports up to 16 devices per channel.

Ultra 3 SCSI, finalmente, tornou-se Ultra160 SCSI. Isso ocorre porque Ultra ATA/66 estava se tornando moda e os czares por trs do padro SCSI comeou a aprender a importncia do marketing. Ento, ao invs de se referir SCSI pelo seu nmero de especificao, foi decidida a ligao SCSI com a sua velocidade de conexo, mantendo a denotao "Ultra". Assim, Ultra160 SCSI nasceu. E sim, ele suporta 160 MB / velocidades de transferncia de seg. Ultra160 faz isso usando um recurso chamado double-edge clock que dobra a taxa de transferncia, aproveitando tanto a subida e descida do pedido / reconhecimento relgio. Esta mesma tcnica foi popularizada na Taxa de memria DDR (Double Data). Desde o Ultra160 realiza a duplicao da largura de banda, sem adicional de clock interno, reduz incompatibilidades com dispositivos SCSI mais velhos. Ultra160 SCSI tambm inclui CRC (verificao cclica de redundncia) para a integridade dos dados e utiliza o mesmo cabeamento LVD como Ultra2 SCSI.

REVISTA PC A FUNDO

O mais recente sabor de SCSI Ultra320 e a stima gerao a ser entregue no aniversrio de 20 anos do SCSI. Ainda com apenas 16 bits de largura, SCSI Ultra320 continua a aderir compatibilidade durante a evoluo do padro SCSI, ao mesmo tempo. Os novos recursos incluem SCSI empacotados, Arbitragem e rpida seleo (QAS), ler e escrever transmisso de dados e controle de fluxo, tudo o que diminui comando areo, aumentando ainda mais o desempenho. A ltima novidade padro iSCSI, que curto para Internet SCSI. iSCSI basicamente um mtodo para o transporte de baixa latncia SCSI blocos atravs de redes IP. Isso faz com que uma conexo iSCSI armazenamento ideal para redes de rea de armazenamento e para ligar grandes lojas de dados atravs da Internet, pois fornece s caractersticas muito importantes que regularmente SCSI no; alta disponibilidade no caso de uma linha vai para baixo e alta escalabilidade para a expanso de armazenamento capacidade sem desligar aplicaes.

REVISTA PC A FUNDO

REVISTA PC A FUNDO

COMO FUNCIONA O PLUG AND PLAY


At recentemente, quando se comprava uma placa de expanso para o computador, era um pesadelo tentar que ela se ajustasse pacificamente com os demais componentes, j presentes no sistema. Problemas apareciam porque cada componente precisa se comunicar com o processador e com outros perifricos e h somente alguns poucos canais de comunicao. Estes canais so chamados usualmente como recursos de sistema. Um destes recursos de sistema uma interrupo.(IRQ) Outro recurso de sistema uma linha direta com a memria chamada de DMA Direct Memory Access(acesso direto memria). Como o nome sugere, uma interrupo faz o processador interromper o que quer que esteja fazendo, para dar ateno solicitao que um componente est fazendo para o tempo do processador. Se dois dispositivos usam ambos a mesma interrupo, o processador no pode diferenciar qual deles est solicitando ateno. Se dois dispositivos usam o mesmo DMA, um dispositivo vai sobrepor os dados um do outro, j armazenados na memria. Quando algo assim acontece, chamado de conflito, e no um bom sinal. Nas pocas difceis dos PCs (dcada de oitenta e metade da de noventa), havia duas solues para evitar os conflitos: 1) Uma forma era ser muito cuidadoso e ter um registro completo de todos os recursos empregados por cada dispositivo no PC. claro, que ningum tinha estes registros. 2) Outra forma de evitar o conflito era conectar uma nova placa de expanso e ver se tudo funcionava bem e quando no funcionava, removia-se o novo dispositivo e comeava-se novamente. Isto envolvia alterar algumas chaves quase microscpicas para modificar os recursos que o dispositivo usava, conect-lo novamente, reiniciar, e verificando se tudo funcionava e assim por diante at que finalmente nos deparvamos com uma combinao que parecia funcionar

Agora, muitas empresas de PCs, incluindo as influentes MICROSOFT e INTEL, acordaram e desenvolveram um sistema chamado, PLUG AND PLAY(LIGUE E USE).

Em teoria, se todos os dispositivos em seu PC obedecerem ao padro PLUG AND PLAY, o BIOS do PC, vrios programas de sistemas e os prprios dispositivos trabalhariam em cooperao para garantir automaticamente que nenhum deles iria disputar os mesmos recursos de sistema. Antes do Plug and Play, se se desejava adicionar hardware, tinha-se de desligar o sistema antes de instalar o componente.

REVISTA PC A FUNDO Mas o Plug and play permite alterar os dispositivos dinamicamente, sem desligar o sistema, em um processo chamado de hot swapping em ingls, ou permuta a quente. quase como o que se faz com notebooks que usam os cartes PCMCIA. O truque que o PC, seu BIOS, os perifricos e o sistema operacional, todos tm de suportar o PLUG AND PLAY. A partir do Windows 95, e que a MICROSOFT veio a fornecer muitos drives PLUG AND PLAY, que outras empresas podiam usar, mas no h como obrigar aos fabricantes de PCs e de componentes a obedecerem a este padro, que um grande passo para uma instalao descomplicada.

PASSO A PASSO
1) Quando se liga um sistema Plug and Play, o principal rbitro entre o software e o hardware o BIOS, ele o primeiro componente a assumir o controle; 2) O BIOS busca todos os dispositivos de que precisa (placa de vdeo, teclado, uma unidade de disco), de forma que o PC possa operar adequamente; 3) O BIOS identifica estes dispositivos, atravs do cdigos de instrues gravados na ROMs dos dispositivos; 4) O BIOS ento passa o controle para o SISTEMA OPERACIONAL; 5) O SO executa drivers especiais denominados enumeradores(programas que agem como interface entre o SO e os diferentes dispositivos); 6) Existem enumeradores de barramentos, enumeradores de portas, e outros. 7) O SO solicita a cada enumerador que identifique que dispositivo ele vai controlar e de que recursos de sistema que precisa; 8) O SO recebe as informaes dos enumeradores e as armazena em uma rvore de hardware, que um banco de dados armazenado em RAM; 9) O SO ento examina a rvore de hardware para controlar e arbitrar os recursos de sistema; 10) Em outras palavras, aps ter armazenado as informaes no banco de dados, o sistema operacional decide que recursos de sistema (IRQ interrupes), alocar para cada dispositivo; 11) Os enumeradores salvam esta informao de IRQs(recurso) nos microscpicos registros programveis do perifrico, que so um tipo de bloco de rascunho digital localizado nos chips de memria do perifrico; 12) Finalmente, o SO busca os drives de dispositivo apropriados para cada dispositivo. Um driver de dispositivo um pequeno cdigo adicional para o SO, que o instrui sobre particulares partes do perifrico com que precisa se comunicar; 13) Se o SO no encontrar o driver de que necessita, ento pede que voc o instale; 14) O SO ento carrega todos os drivers de dispositivos necessrios e informa a cada driver que IRQ(recurso) seu dispositivo est usando; 15) Os drivers de dispositivos inicializam seus respectivos perifricos e o SO conclui a inicializao

16)

O SO ento informa aos enumeradores as IRQs(recurso) que alocou para seus respectivos dispositivos;

You might also like