You are on page 1of 1

DIRIO DE NOTCIAS Sexta-feira, 26 de Outubro de 2012

15

Economia

o xarope do povo
SO CONHECIDAS AS PROPRIEDADES TERAPUTICAS DESTE PRODUTO NATURAL
VICTOR HUGO vhugo@dnoticias.pt um xarope do povo que serve para aplicar em vrias frentes. Cura tudo. Bastam sete gotas em jejum ou ao pequeno-almoo e fica NLIAABREU como novo, diz convicta Nlia PRODUTORADE AZEITE-DE-LOURO Abreu, uma produtora de azeitede-louro no extremo Oeste da Regio. preciso percorrer largos quilmetros para poder presenciar a confeco de um produto utilizado pelo povo e conhecido como remdio milagroso para todos os males, confessa. At dor de cotovelo?, espicamos. O sorriso comprometedor leva esta popular residente no stio da Ribeira Vaca a no ficar sem resposta: J tive aqui uma senhora doutora que veio buscar um bocadinho de azeite-de-louro para fazer testes e verificar as propriedades e quais os benefcios para a sade. Deramlhe alguma resposta?, insistimos. Disse-me que era bom para a tuberculose, mas os mais idosos diziam que era bom para tudo. Para a diabetes, problemas de circulao, garganta, fgado, para feridas na pele, para o estmago... at para os animais bom, sustenta. Nlia Abreu, numa espcie de aco de marketing, afirma que esta pomada madeirense rene muita fama entre a comunidade emigrante que no olha ao preo para levar uma garrafa que leva selo Made in Madeira com um custo de 150 euros ao litro. Para as bolsas menos abastadas h garrafas de um quarto de litro Fazer azeite-de-louro um processo moroso e que requer muita pacincia. FOTO VICTOR HUGO com preo mais em conta, mas que mesmo assim pesa na carteira. 40 euros quanto vale um pouco de azeite-de-louro em que nem venezuelano ou sul-africano pem defeito. Os venezuelanos gostam muito. Alguns levam at para deitar aos porcos quando esto doentes ou aos coelhos, expressa, levando-nos para bem perto do pequeno lagar onde exemplifica o processo de cozedura e prensagem das bagas maduras, recolhidas nesta altura do ano mediante uma autorizao dos servios da direco regional de Florestas. H quem no tenha licena, mas fazem-nos concorrncia e at algumas das vezes acrescentam leo para render mais. Pior quando no sabem apanhar a baga estragando com os loureiros, prejudicando o no que vem, critica a produtora que, sua porta, tem dois placares onde anuncia a venda de azeite-de-louro.

Azeite-de-louro,

Comosefaz
Depois de cozidas so espremidas num pequeno lagar, num mtodo exactamente igual ao das vindimas. O lquido cai numa pequena tina e seguidamente recolhido como forma de azeite por ser menos denso. Um processo moroso e que requer muita pacincia. A ttulo de exemplo, Nlia Abreu confidencia que 100 quilos de baga de louro do para trs ou quatro litros de azeite. Durante a apanha entre Setembro a Novembro preciso pedir uma licena de autorizao. Debaixo dos loureiros estendido um manto de plstico para recolher e no desperdiar a baga. O batimento nos ramos do loureiro requer alguma percia para no causar dano s rvores.

100 quilos de baga de louro do para trs ou quatro litros de azeite

Portal digital aproxima comunidades


NLIO GOMES ngomes@dnoticias.pt

O valor mdio de avaliao bancria das casas manteve em Setembro a tendncia de reduo, recuando 0,1% face a Agosto e 7,0% em termos homlogos, para 1.027 euros/m2 segundo o INE. A Madeira (+4,4%) e o Algarve (+1,1%) foram excepes.

Chama-se Madeira no Mundo e o novo site criado pela Secretaria Regional de Turismo, Cultura e Transportes, que tem como objectivo facilitar a comunicao entre os emigrantes madeirenses espalhados pelo mundo e a Regio. O portal, que ser tutelado pelo Centro das Comunidades Madei-

renses, pretende ser um espao dinmico de partilha de informao, de comunicao activa e actualizada e tambm de agilizao de procedimentos. Isso mesmo foi destacado pela secretria da tutela, Conceio Estudante, ontem tarde na apresentao do novo site. Tambm realou o facto desta ser uma forma privilegiada de chegar s novas geraes de luso-descendentes, cuja ligao com as associaes de emi-

O NOVO SITE PODE SER ACEDIDO PELO ENDEREO HTTP://CCM.GOVMADEIRA.PT/

grantes cada vez mais tnue. Este portal disponibiliza uma base de dados com contactos teis para a emigrao, desde embaixadas a consulados, passando por mdicos, advogados, bancos e agncias de viagens existentes nos diferentes pases da dispora. O site ser actualizado diariamente e conta, tambm, com uma pgina no Facebook, para alm de reservar um espao para os imigrantes que vivem na Regio.

You might also like