You are on page 1of 13

5

A QUESTO DA GUA NO SEMIRIDO BRASILEIRO

A QUESTO DA GUA NO SEMIRIDO BRASILEIRO


Jos Almir Cirilo1 Suzana M.G.L. Montenegro2 Jos Nilson B. Campos3

RESUMO
As caractersticas edafo-climticas e scio-econmicas do semi-rido brasileiro requerem tecnologias especficas de utilizao e conservao dos recursos hdricos. Alm do quadro de escassez, a utilizao incorreta dos recursos hdricos aumenta a fragilidade da regio ao processo de desertificao. O impacto de possveis mudanas climticas pode ainda interferir negativamente em processos produtivos, na sade e na qualidade de vida na regio, pela reduo da disponibilidade hdrica. Nesse contexto, devem-se abordar o problema de escassez de gua e abastecimento a comunidades difusas, levando em considerao tecnologias alternativas, de baixo custo e fcil apropriao pela populao. Algumas dessas alternativas e a relevncia das obras de integrao entre bacias hidrogrficas para a regio so discutidas neste artigo, destacando a importncia da gesto dos recursos hdricos com foco na conservao e uso sustentvel. Palavras-chave: gesto dos recursos hdricos, regies semi-ridas, conservao de recursos hdricos.

ABSTRACT
Soil, climate conditions and socio-economic characteristics in the Brazilian semi-arid region require specific technologies aiming at water resources use and conservation. In addition to the water scarcity condition, incorrect use of water resources in the region enhances the susceptibility to desertification. Impacts of possible climate change may also negatively interfere in the

Professor Titular, Departamento de Engenharia Rural, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo, mvfolega@esalq.usp.br 2 Ps-doutorando, Departamento de Engenharia Rural, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo, rmsroman@esalq.usp.br 3 Professor Associado, Departamento de Engenharia Rural, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo, rdcoelho@esalq.usp.br
1

CAPTULO 5 81

productive processes, health conditions, quality of life and water availability. In this context, non-convention and low cost technologies, with easy assimilation by the communities, must be an approach deal to water scarcity problem and supply diused population. In the present paper, some of these alternative technologies and the importance for the river basin region integration and water transport across long distances are discussed, highlighting the role of water resources management aiming at conservation and sustainable use. Keywords: water resources management, semi arid regions, water resources conservation.

INTRODUO
A disponibilidade e usos da gua na regio Nordeste do Brasil, particularmente na regio semirida, continuam a ser uma questo crucial no que concerne ao seu desenvolvimento. fato que grandes esforos vm sendo empreendidos com o objetivo de implantar infra-estruturas capazes de disponibilizar gua suficiente para garantir o abastecimento humano e animal e via-

CAPTULO 5

bilizar a irrigao. Todavia, esses esforos ainda so, de forma global, insuficientes para resolver os problemas decorrentes da escassez de gua, o que faz com que as populaes continuem vulnerveis ocorrncia de secas, especialmente quando se trata do uso difuso da gua no meio rural. De qualquer modo, a ampliao e o fortalecimento da infra-estrutura hdrica, com uma gesto adequada, constituem requisitos essenciais para a soluo do problema, servindo como elemento bsico para minimizar o xodo rural e promover a interiorizao do desenvolvimento. Alm de obras, a ltima dcada do sculo passado trouxe para o pas um novo paradigma: a necessidade da gesto dos recursos hdricos. De fato, a partir dessa poca, implantou-se nos

82

estados, com o suporte da Unio e da Lei n 9433/1997, a chamada Lei das guas, uma nova filosofia: controle do uso por meio de instrumentos como outorga e da, ainda incipiente, cobrana pelo uso da gua bruta; planos de recursos hdricos para as bacias hidrogrficas e os estados; estruturao de entidades gestoras e organismos de bacia; e programas de obras estruturadoras. Pode-se at afirmar que, em funo das dificuldades histricas, os maiores avanos na gesto dos recursos hdricos, comparando-se as regies do pas, vm ocorrendo no Nordeste.

CARACTERIZAO FSICA DO NORDESTE SEMI-RIDO


O Nordeste do Brasil situa-se entre as latitudes 1 e 18 30 S e as longitudes 34 30 e 40 20 W e ocupa a rea de 1.219.000 km2, que equivalem a aproximadamente um quinto do territrio brasileiro. A regio abrange os estados do Maranho, Piau, Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, nos quais vivem 18,5 milhes de pessoas e dos quais 8,6 milhes esto na zona rural (Cirilo et al. 2007: 33). O clima da poro semi-rida caracterizado por um regime de chuvas fortemente concentrado em quatro meses (fevereiro-maio) e uma grande variabilidade interanual. As fortes secas que flagelam a regio sempre moldaram o comportamento das populaes e foram preponderantes para a formulao de polticas pblicas regionais. O denominado Polgono das Secas foi criado pela Lei n 175 de janeiro de 1936, como rea a ser objeto das polticas de combate s secas. O Polgono foi alvo de vrias modificaes, tendo sido, inclusive, inserido na Constituio Federal de 1946. Atualmente, o Polgono foi substitudo pela Regio Semi-rida do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (MMA 2004). O Ministrio da Integrao Nacional (Brasil 2005, 2007) redefiniu os limites da regio semi-rida do Nordeste.

POTENCIALIDADES HDRICAS REGIONAIS: GUAS SUPERFICIAIS


O Nordeste semi-rido uma regio pobre em volume de escoamento de gua dos rios. Essa situao pode ser explicada em funo da variabilidade temporal das precipitaes e das caractersticas geolgicas dominantes, onde h predominncia de solos rasos baseados sobre rochas cristalinas e, conseqentemente, baixas trocas de gua entre o rio e o solo adjacente. O resultado a existncia de densa rede de rios intermitentes, com poucos rios perenes e destaque para os rios So Francisco e Parnaba. Os rios de regime intermitente so encontrados na poro nordestina que se estende desde o Cear at regio setentrional da Bahia. Entre estes, destacase o Jaguaribe, no Cear, pela sua extenso e potencial de aproveitamento: em sua bacia hidrogrfica encontram-se alguns dos maiores reservatrios do Nordeste, como Castanho e Ors. A potencialidade hdrica superficial representada pela vazo mdia de longo perodo em uma seo de rio. Trata-se de um indicador importante, pois possibilita uma primeira avaliao da carncia ou abundncia de recursos hdricos de forma espacializada numa dada regio.

cadas em litros por segundo por quilmetro quadrado) nas diferentes bacias hidrogrficas da regio, como resultado dos estudos hidrolgicos desenvolvidos para o trabalho da ANA/MMA intitulado Atlas Nordeste: abastecimento urbano de gua (ANA 2005).

Figura 1. Vazes especficas mdias das bacias hidrogrficas do Nordeste do Brasil (Fonte: ANA 2005).

CAPTULO 5 83

A Figura 1 indica as potencialidades hdricas superficiais expressas por unidade de rea (indi-

POTENCIALIDADES HDRICAS REGIONAIS: GUAS SUBTERRNEAS


No que se refere ocorrncia de guas subterrneas, como o territrio nordestino em mais de 80 % constitudo por rochas cristalinas, h predominncia de guas com teor elevado de sais captadas em poos de baixa vazo: da ordem de 1 m h-1. Exceo ocorre nas formaes sedimentares, onde as guas normalmente so de melhor qualidade e pode-se extrair maiores vazes, da ordem de dezenas a centenas de m h-1, de forma contnua (Cirilo 2008). A Figura 2 mostra, de forma esquemtica, a ocorrncia dos aqferos no Nordeste. Rebouas (1997) ressaltou, a partir de estudos anteriores, que as reservas de gua doce subterrnea nas bacias sedimentares do Nordeste permitem a captao anual de 20 bilhes de m por ano, sem colocar em risco as reservas existentes. Esse volume equivale a 60 % da capacidade do reservatrio de Sobradinho, na Bahia (34 bilhes de m), principal responsvel pela regularizao das vazes do rio So Francisco; ou o triplo da capacidade do aude Castanho (6,7 bilhes de m). Trata-se, portanto, de volume considervel de gua. Segundo Cirilo (2008), necessrio ressaltar, no entanto, as peculiaridades dessas reservas, que so:

CAPTULO 5

concentrao espacial (no caso do semi-rido, Piau e Bahia detm os principais aqferos. No restante da regio, as ocorrncias so de manchas sedimentares esparsas); em muitos aqferos, a profundidade encarece o custo de implantao e operao dos poos (Chapada do Araripe, municpio de Bodoc, no lado pernambucano, h um poo com 950 m de profundidade e capacidade de 140 m h-1, onde o nvel dinmico da gua est a mais de 300 m abaixo da superfcie do solo); e

84

existe muita incerteza sobre os mecanismos de recarga dos aqferos sedimentares do semirido, bem como sobre a dimenso dessa recarga; por essa razo, uma explorao intensiva pode colocar em risco essas fontes.

Figura 2. Distribuio das rochas sedimentares e cristalinas na rea de abrangncia do Polgono das Secas da SUDENE (fonte: Demetrio et al. 2007).

Pelas razes expostas, Cirilo (2008) afirmou que as guas subterrneas devem ser, nas reservas sedimentares do semi-rido nordestino, usadas criteriosamente, de preferncia para o abastecimento humano (diversas cidades do Nordeste situadas sobre as bacias sedimentares ou prximas a elas so abastecidas por essas fontes) e que no faz sentido considerar que essa potencialidade seja capaz de atender s demandas regionais, at porque seriam necessrias grandes transferncias de gua para isso.

SADE PBLICA
A incidncia de doenas de veiculao hdrica associadas m qualidade da gua consumida por parte significativa da populao do semi-rido, especialmente a que reside nas zonas rurais, e a precariedade ou inexistncia de estruturas de tratamento de esgoto, reflete, principalmente, nos indicadores de mortalidade infantil na regio. Costa (2009) desenvolveu pesquisa em que relacionou a queda significativa de doenas, como por exemplo a diarria, sobre a populao mento de gua ou mesmo de tratamento de gua em sistemas simplificados. infantil de reas rurais de Pernambuco, aps a implantao de sistemas regulares de abasteci-

OCORRNCIA DE PROCESSOS DE DESERTIFICAO NO NORDESTE


A Conveno das Naes Unidas para o Combate Desertificao (UNCCD) conceituou deserticao como o processo de degradao das terras em regies ridas, semi-ridas e sub-midas secas, em decorrncia de fatores como a ao antropognica e as mudanas climticas. Essa degradao a perda ou reduo da produtividade econmica ou biolgica dos ecossistemas secos causada pela eroso do solo, deteriorao dos recursos hdricos e perda da vegetao natural. De acordo com estudo do Ministrio do Meio ambiente (BRASIL 2002: 42), as reas do Nordeste com sinais extremos de degradao, os chamados Ncleos de Desertificao, so Gilbus no Piau, Irauuba no Cear, Serid na fronteira dos estados da Paraba e Rio Grande do Norte e Cabrob, em Pernambuco. Estima-se que o processo de desertificao vem comprometendo uma rea de 181.000 km2 decorrente de impactos difusos e concentrados sobre o territrio da regio. A super-explorao dos recursos naturais nessa regio tem efeitos de mdio prazo sobre a qualidade ambiental na regio, onde predominam, como atividades econmicas, as culturas de subsistncia, a pecuria extensiva e alguns permetros de agricultura irrigada. Muitas reas irrigadas apresentam sinais de salinizao pela deficincia ou ausncia de drenagem dos solos. Em cerca de 600 mil hectares irrigados no Nordeste registram-se sinais de salinizao e/ou de compactao do solo em aproximadamente 30 % da rea (MMA 2002).

IMPACTOS POTENCIAIS DAS MUDANAS CLIMTICAS


O relatrio do IPCC, Intergovernmental Panel on Climate Change, denominado IPCC AR4 (disponvel no site http://ipcc-wg1.ucar.edu/) sobre as mudanas climticas concluiu, com mais de 90 % de confiana, que o aquecimento global dos ltimos 50 anos causado pelas atividades humanas. Segundo Marengo (2007), os resultados deste estudo para a Amrica do Sul indicam que as mudanas climticas mais intensas para o final do Sculo XXI, relativas ao clima atual, vo acontecer na regio tropical, especificamente na Amaznia e no Nordeste do Brasil. Estas duas regies so, portanto, as mais vulnerveis do Brasil s mudanas de clima. Numa atmosfera mais aquecida espera-se, de modo geral, a ocorrncia de precipitaes pluviais mais intensas nas regies mais midas, alm de veranicos e ondas de calor mais freqentes. Na

CAPTULO 5 85

regio semi-rida, a maioria dos cenrios de mudanas climticas sinaliza para, com o aumento da temperatura: o aumento da evaporao nos corpos dgua e, conseqentemente, a reduo do volume escoado nos mesmos; a reduo da recarga dos aqferos em at 70 % at o ano 2050 e, portanto, da realimentao da vazo dos rios; a concentrao do perodo chuvoso em um espao de tempo ainda menor, com reduo da precipitao (cenrio pessimista: para um aumento da temperatura de 2 a 4 C, 15 a 20 % a menos de chuva; cenrio otimista: 1 a 3 C mais quente, 10 a 15 % de reduo de chuva); a tendncia de aridizao da regio, com a substituio da caatinga por vegetao mais tpica de regies ridas, como as cactceas. A alterao dos processos hidrolgicos na regio semi-rida pode significar diferentes tipos de prejuzos para as comunidades que vivem nessas regies. Por exemplo, provvel que ocorra aumento da salinizao da gua subterrnea e superficial em virtude da elevao da evapotranspirao (Bates et al. 2008). Alm disso, nas bacias hidrogrficas dessas regies, as conseqncias de mudanas no regime de vazes podem trazer prejuzos para a gerao de energia hidroeltrica e para a manuteno de projetos de irrigao e abastecimento da populao. Devem ser

CAPTULO 5

realizados estudos hidrolgicos para predio e avaliao das conseqncias da mudana do regime de vazes e dos processos hidrolgicos nas bacias do Semi-rido Nordestino. Pinto & Assad (2008) destacaram que na maior parte do Brasil a elevao da evapotranspirao dever, com seu conseqente reflexo na deficincia hdrica do solo, acarretar um crescimento do risco climtico para a produo agrcola. Baseado em cenrios do IPCC e simulaes de cenrios com as condies futuras para plantio de diferentes culturas, os referidos autores destacaram que o aumento de temperatura dever diminuir o nmero de municpios com potencial agrcola nos anos de 2020, 2050 e 2070. Segundo ainda os mesmos autores, com a estimativa pelo IPCC de

86

aridificao do semi-rido do Brasil e da perda da produtividade de vrias culturas, devero ser produzidas conseqncias do ponto de vista de segurana alimentar na regio.

SOLUES PARA PROBLEMA DA GUA NO SEMI-RIDO NORDESTINO As secas e suas conseqncias


Desde os primrdios, as secas marcaram a histria do Nordeste. Ferno Cardin (citado por Souza 1979) relata que houve uma grande seca e esterilidade na provncia (Pernambuco) e desceram do serto, ocorrendo-se aos brancos no litoral cerca de quatro ou cinco mil ndios. Tambm merece destaque a citao ao Professor Joo de Deus de Oliveira (Paulino 1992) que relata movimentos dos Tabajaras e Kariris acossados pelas secas. Depreende-se dessas narrativas que os movimentos migratrios j aconteciam dos sertes j aconteciam mesmo em uma poca de baixa densidade demogrfica. A ocupao dos sertes foi bastante retardada em decorrncia, principalmente, das secas. Contudo, aps uma carta rgia, os criadores de gado tiveram que adentrar os sertes. De 1845 a 1876, aconteceram 32 anos sem secas intensas, que resultaram no aumento das populaes e dos rebanhos sem o aumento da infra-estutura hdrica. Veio, ento, uma seca intensa e duradoura de 1877 a 1879, que resultou em trgica mortandade da regio com estimativa de cerca de 500.000 bitos. Foi a partir desse choque que atingiu a sociedade brasileira que comeou uma busca de solues estruturais (Campos & Studart 1997). Foi nessa seca, que se atribui a Dom Pedro II a frase: venderei a ltima pedra da minha coroa antes que um nordestino venha a morrer de fome. De qualquer maneira, foi a partir dessa tragdia que aes mais efetivas, ainda em ritmo lento, comearam a ser tomadas. O aude Cedro no Cear, hoje um monumento histrico de baixa capacidade hidrolgica, foi iniciado ainda na poca do Imprio.

A busca de solues
O enfrentamento do problema da escassez de gua de qualidade no semi-rido no se deu atravs de uma soluo nica. A implantao de infra-estruturas hidrulicas, isoladas ou combinadas, constituem as aes necessrias para mitigar a problemtica da gua no semi-rido. A definio de infra-estrutura adequada e de estratgia de ao ou de gesto deve buscar o aumento da disponibilidade pelo aumento da eficincia do uso e controle da demanda e do desperdcio, notadamente no que se refere irrigao. As infra-estruturas podem ser agrupadas para atender dois tipos de demanda: a demanda concentrada e a demanda rural difusa. Na primeira, por exemplo, nas cidades e permetros de irrigao grandes vazes so supridas e distribudas entre usurios prximos uns dos outros. Na demanda rural difusa, h uma disperso espacial muito grande e as solues so especficas. Vamos iniciar pelos problemas regionais associados ao clima para contextualizar as solues praticadas e propostas.

Perfurao de poos
No Nordeste, estima-se que cerca de 100.000 poos tenham sido perfurados. Pelo fato de a maior parte da regio semi-rida do Nordeste ser de formao cristalina, poos usados como soluo para o suprimento das diferentes necessidades esto sujeitos s seguintes limitaes: baixas vazes, na maioria dos casos at 2 m3 h-1; teores de sais superior, em parcela significativa dos poos, ao recomendado para consumo humano; e altos ndices de poos secos, dadas as peculiaridades geolgicas. Os poos perfurados no cristalino tm profundidade da ordem de 50 m ao passo que nas bacias sedimentares as profundidades so variadas, na maioria dos casos entre 100 e 300 m. A perfurao de poos em solos cristalinos tem sido feita em conjuno com dessalinizadores de osmose reversa para a demanda rural. Em reas sedimentares, tem sido usada para atender ou complementar a demanda das cidades. No obstante os dessalinizadores se mostrem eficazes na melhoria da potabilidade da gua, problemas precisam ser gerenciados, como segue: destinao do rejeito proveniente da salinizao, alto custo de manuteno e logstica de operao complexa. Para a destinao do rejeito, algumas solues tm sido adotadas, como: uso de tanques com lminas dgua delgada para incremento da velocidade de evaporao e a conseqente deposio de sais; acumulao em tanques para a criao de peixes como tilpia rosa e camaro marinho; cultivo de Atriplex nummularia, planta com grande capacidade de absoro de sais, originria da Austrlia e introduzida, com sucesso, no Chile, apresentando-se como excelente forrageira, que contm entre 16 e 20 % de protenas e tem uma sobrevida de at 20 anos (Montenegro & Montenegro 2004, Porto et al. 2006).

Cisternas rurais
A construo de cisternas para guardar gua de chuva natural e intuitiva e tem, por isso, sido praticada h milnios. H registros de cisternas de mais de dois mil anos em regies como a China e o deserto de Negev, hoje territrio de Israel e Jordnia (Gnadlinger 2000). As cisternas com capacidade de acumulao normalmente entre 7 e 15 m3 representam a oferta de 50 litros dirios de gua durante 140 a 300 dias, admitindo que esteja cheia no final da esta-

CAPTULO 5 87

o chuvosa e nenhuma recarga tenha ocorrido no perodo. Tomados os devidos cuidados com a limpeza do telhado, da cisterna, da calha e da tubulao, uma soluo fundamental para o atendimento das necessidades mais essenciais da populao rural difusa. Embora existam aos milhares, espalhadas por todo o Nordeste, a quantidade de cisternas ainda nfima quando comparada necessidade da populao rural difusa. Contudo, deve-se ter em mente que no clima do semi-rido a cisterna no consegue, sem outras fontes, dar sustentabilidade s populaes. Deve ser usada como parte da soluo para as populaes difusas. Um exemplo dessa limitao est na instalao dos Jesutas em Dom Maurcio, no municpio de Quixad. Os Jesutas estabeleceram-se na rea no final do sculo XVIII e construram um convento/colgio com sustentao hdrica baseada em um conjunto de grandes cisternas. Na seca de 1915, eles fecharam o convento/colgio por absoluta falta de gua. Atualmente, o convento administrado por freiras que utilizam as cisternas em conjunto com outras fontes de gua, como um pequeno aude das proximidades.

CAPTULO 5

Barragens subterrneas
As barragens subterrneas justificam-se pela necessidade de incrementar a acumulao das guas nos aqferos aluviais das bacias de rios intermitentes. O regime de precipitaes com chuvas em geral de curta durao e elevada intensidade e a limitada capacidade de infiltrao do solo faz com que boa parte dessa precipitao seja perdida por rpido escoamento superficial. Dispositivos comuns de captao do escoamento superficial nessas bacias hidrogrficas constituem os audes e barreiros que, devido s altas taxas de evaporao caractersticas do

88

semi-rido, tm parte significativa de seu volume armazenado perdido antes da utilizao. A evaporao tambm tende, nesses casos, a incrementar a salinidade das guas captadas nesses dispositivos, tornando sua utilizao imprpria para diversos fins. A barragem subterrnea promove a infiltrao e o armazenamento da gua de chuva no depsito aluvial, com maior proteo evaporao e salinizao quando comparada com os audes e barreiros (Costa et al. 2000). Apesar de ser uma tecnologia bem antiga e de simples execuo, no vinha sendo aplicada no Brasil como um tipo de obra hdrica estruturadora. Diversos estados do Nordeste vm construindo barragens subterrneas, a exemplo de Pernambuco, Paraba e Bahia.

Reaproveitamento/tratamento de guas servidas


De forma geral, a destinao de esgotos com baixo ou nenhum tratamento ainda continua sendo os corpos dgua. As conseqncias so: poluio, doenas de veiculao hdrica, destruio da biodiversidade e reduo da disponibilidade de gua potvel. A disposio de nutrientes, principalmente nitrognio e fsforo, em rios e reservatrios tem resultado na eutrofizao de mananciais e na florao de algas txicas chamadas cianofceas, que constituem verdadeiras pragas para os reservatrios. Essas algas liberam toxinas (neurotoxinas e hepatotoxinas) que podem causar srios danos sade humana, at mesmo a morte. O tratamento da gua , alm de difcil, extremamente dispendioso. No Nordeste, o reuso de gua para atividades industriais vem surgindo em setores como, por exemplo, na produo de confeces. Ainda muito tmida resumindo-se, praticamente, a projetos-piloto e reutilizao de efluentes sanitrios, tratados ou no, para atividades agrcolas. Um dos agravantes desse problema a construo de sistemas de distribuio de guas sem destinao apropriada para as guas usadas. Os pequenos reservatrios so particularmente vulnerveis a esse problema. A intermitncia dos rios limita, drasticamente, o poder de autodepurao dos mesmos. Esse um tema onde ainda h muito campo para pesquisas.

Campello Netto et al. (2007: 494) comentaram que, em certos pases, como Israel, razes culturais e dficit hdrico favorecem a aplicao de resduos ao solo em vez de descarreg-los nos corpos dgua. A aplicao de resduos orgnicos na agricultura tem recebido maior ateno por causa dos custos e dos problemas ambientais associados com a disposio de resduos, alm de, como citado, da baixa disponibilidade de gua limpa para os processos de produo. No Nordeste, o reuso de gua para atividades industriais vem surgindo em setores como, por exemplo, a produo de confeces. Hespanhol (2003) destacou que, nas condies de escassez de gua no Nordeste semi-rido, pode-se salientar como palavras-chave em termos de gesto o reuso e a conservao; o autor analisou o potencial de reuso de gua no Brasil para diversos fins, particularmente para os no potveis. Ainda muito tmida e praticamente se resume a projetos-piloto, a reutilizao de efluentes sanitrios, tratados ou no, para atividades agrcolas.

Transporte de gua a grande distncia


mananciais prximos, a construo de adutoras a soluo mais adequada, seja a partir de reservatrios de maior porte, seja a partir de poos em reas sedimentares (com maior restrio para que sejam identificadas as potencialidades dessas reservas no que tange, principalmente, aos mecanismos de recarga), ou mesmo a partir de rios e reservatrios mais distantes, mesmo em outras bacias hidrogrficas, configurando as chamadas transposies ou transferncias de gua entre bacias. Grandes adues foram construdas ou esto em construo ou projetadas para abastecer as cidades do semi-rido. Por exemplo, o Canal da Integrao, no Cear, em fase de concluso, deve conduzirguas da bacia do Jaguaribe por 225 km, a partir do reservatrio Castanho at Fortaleza. Da, as guas so distribudas por toda a Regio Metropolitana de Fortaleza, incluindo a rea do Porto de Pecm. Outra situao hoje vivenciada o incio das obras para transposio de guas do rio So Francisco (BRASIL 2000) para os estados do Cear, Rio Grande do Norte, Paraba e Pernambuco. Segundo o Ministrio da Integrao Nacional, no final do projeto haver retirada contnua de 26,4 m s-1 de gua, equivalentes a 1,4 % da vazo garantida pela barragem de Sobradinho (1.850 m s-1). Esta vazo ser destinada ao consumo da populao urbana de 390 municpios do Agreste e do Serto dos quatro estados do Nordeste Setentrional. Nos anos em que o reservatrio de Sobradinho estiver vertendo, a vazo aduzida poder chegar a 127 m s-1. O chamado Eixo Norte da transposio foi projetado para uma capacidade mxima de 99 m s-1 e dever operar com uma vazo contnua de 16,4 m s-1, destinada ao consumo humano. Os volumes excedentes transferidos sero armazenados em reservatrios existentes nas bacias receptoras. No Estado de Pernambuco, os Eixos Norte e Leste serviro, ao atravessarem o seu territrio, de fonte hdrica para sistemas adutores existentes ou em projeto, responsveis pelo abastecimento de populaes do Serto e do Agreste.

CONCLUSES
O fortalecimento da infra-estrutura hdrica do Nordeste como poltica de convivncia com as secas tem sido praticado desde os tempos do Imprio. Muito j foi construdo e no se tem mais a vulnerabilidade do incio do sculo passado. Contudo, ainda h muito a ser feito. H necessidade, tambm, de tornar os investimentos mais eficientes. H ainda, entretanto, um grande segmento da populao rural que vive em condies vulnerveis e com baixo acesso a gua de boa qualidade.

CAPTULO 5 89

No que se refere ao abastecimento humano nas cidades do semi-rido que no dispem de

Para elaborar uma boa poltica, importante que se entenda a particularidade das solues. No se pode imaginar que grandes canais e adutoras iro abastecer as populaes rurais difusas, exceto aquelas prximas ao traado das obras. Portanto, cisternas, pequenos reservatrios, poos, dessalinizadores devem ter seu uso ampliado e melhorado, particularmente no que tange sua operao e manuteno. Pequenos audes e barragens subterrneas devem, onde for adequado, ser empregados para fomentar a agricultura familiar de forma sazonal. A piscicultura nos grandes reservatrios fonte importante de alimentao e renda, respeitados os limites para evitar a eutrofizao dos mesmos. Com a prtica da gesto de recursos hdricos, fomentada atravs da Lei n 9.433, aes emergenciais devem ser substitudas por aes de planejamento e gesto da gua de forma integrada, participativa e descentralizada, em apoio s aes dos rgos gestores locais, estaduais e organizaes no governamentais. Em essncia, o que todos queremos para o Brasil um pas justo, desenvolvido e ambientalmente correto. Contudo, um pas meio desenvolvido um pas subdesenvolvido. Assim, a continuao de polticas pblicas para reduzir as desigualdades re-

CAPTULO 5

gionais ainda uma tarefa para polticos e governantes. A busca pelo correto entendimento dos processos e polticas regionais a colaborao que os pesquisadores e cientistas podem dar.

REFERNCIAS CITADAS
ANA, Agncia Nacional de guas. 2005. Atlas Nordeste: abastecimento urbano de gua. Braslia, DF.

90

Bates, B.C., Kundzewicz, Z.W., WU, S. & Palutikof, J.P. 2008. Climate change and water. Technical Paper of the Intergovernmental Panel on Climate Change, IPCC Secretariat, Geneva. 210 p. BRASIL. 2000. Ministrio da Integrao Nacional. Projeto de transposio de guas do rio So Francisco para o Nordeste Setentrional. Braslia, 10 vols. BRASIL. 2002. Ministrio do Meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hdricos. Avaliao das guas do Brasil. Braslia. 86 p. Campello Netto, M.S.C., Costa, M.R. & Cabral, J.J.S.P. 2007. Manejo integrado de gua no semirido brasileiro. In: Cirilo, J.A., Cabral, J.J.S.P., Ferreira, J.P.L., Oliveira, M.J.P.M., Leito, T.E., Montenegro, S.M.G.L. & Ges, V.C. (orgs.). O uso sustentvel dos recursos hdricos em regies semi-ridas. ABRH, Editora Universitria da Universidade Federal de Pernambuco. p. 473-501. Campos, J.N.B. & Studart, T.M.C. 1997. Droughts and water policy in Northeast of Brazil: background and rationale: water policy. Universidade de So Paulo, So Paulo. Vol. 11(29): 127154. Cirilo, J.A. 2008. Polticas pblicas de recursos hdricos para o semi-rido brasileiro. Universidade de So Paulo, So Paulo. Vol. 63: 61-82. Cirilo, J.A., Costa, W.D., Goldemberg, D., Abreu, G.H.F., Azevedo, L.G.T. & Baltar, A.M. 2003. Solues para o suprimento de gua de comunidades rurais difusas no semi-rido brasileiro: avaliao de barragens subterrneas. Revista Brasileira de Recursos Hdricos 00: 5-24. Cirilo, J.A., Ges, V.C. & Asfora, M.C. 2007. Integrao das guas superficiais e subterrneas. In: Cirilo, J.A., Cabral, J.J.S.P., Ferreira, J.P.L., Oliveira, M.J.P.M., Leito, T.E., Montenegro, S.M.G.L. & Ges, V.C. (orgs.). O uso sustentvel dos recursos hdricos em regies semi-ridas. ABRH, Editora Universitria da Universidade Federal de Pernambuco. p. 167-175. Costa, M.R. 2009. Qualidade e sustentabilidade hdrica: avaliao de estratgias e polticas de convivncia com o semi-rido. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Costa, W.D., Cirilo, J.A., Abreu, H.F.G. & Costa, M.R. 2000. Monitoramento das barragens subterrneas no Estado de Pernambuco. In: V Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste ABRH/ LARHISA, Natal, Anais em CD. Demetrio, J.G.A., Feitosa, E.C. & Saraiva, A.L. 2007. Aqiferos Fissurais. In: Cirilo, J.A., Cabral, J. J. S. P., Ferreira, J.P.L.,Oliveira, M.J.P.M., Leito, T.E., Montenegro, S.M.G.L. & Ges, V.C. (orgs). O uso sustentvel dos recursos hdricos em regies semi-ridas. ABRH, Editora Universitria da Universidade Federal de Pernambuco. p. 105-132 Gnadlinger, J. 2000. Tcnicas de diferentes tipos de cisternas, construdas em comunidades rurais do semi-rido brasileiro. Anais do 1. Simpsio sobre Captao de gua de Chuva no Semi-rido Brasileiro. Hespanhol, I. 2003. Potencial de reuso de gua no Brasil: agricultura, indstria, municpios, recarga de aqferos. BAHIA ANLISE & DADOS. Salvador. Vol. 13, nmero especial, p. 411-437. Marengo, J. 2007. Aquecimento global e as conseqncias das mudanas climticas no Nordes-

Montenegro, S.M.G.L. & Montenegro, A.A.A. 2004. Aproveitamento sustentvel de aqiferos aluviais no semi-rido. In: Cabral et al. gua subterrnea: aqiferos costeiros e aluvies, vulnerabilidade e aproveitamento, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. MMA, Ministrio do Meio Ambiente. 2004. Programa de ao nacional de combate desertificao e mitigao dos efeitos da seca.PAN Brasil. 213 p. MMA, Ministrio do Meio Ambiente. 2002. GEOBRASIL 2002: perspectivas do meio ambiente no Brasil. Edies IBAMA. 440 p. Paulino, F.S. 1992. Nordeste, poder e subdesenvolvimento sustentado: discurso e prtica. Edies Universidade Federal do Cear, Fortaleza. PERNAMBUCO. 2008. Secretaria de Recursos Hdricos, Plano Estratgico de Recursos Hdricos e Saneamento. Secretaria de Recursos Hdricos. Recife. 112 p. Pinto, H.S. e Assad, E. 2008. Aquecimento global e a nova geografia da produo agrcola no Brasil. EMBRAPA Agropecuria/UNICAMP, So Paulo. 82 p. Porto, E.R., Amorim, M.C.C., Dutra, M.T.D., Paulino, R.V., Brito, L.T.L. & Matos, A.N.B. 2006. Rendimento da Atriplex nummularia irrigada com efluentes da criao de tilpia em rejeito da dessalinizao de gua. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental 10: 97-103. PROJETO RIDAS. 1994. Nordeste: uma estratgia de desenvolvimento sustentvel. Braslia, 217 p. Rebouas, A.C. 1997. gua na Regio Nordeste: desperdcio e escassez. Universidade de So Paulo, So Paulo. Vol. 11(29): 127-154. Souza, J.G.O. 1997. Nordeste brasileiro: uma experincia de desenvolvimento regional. Banco do Nordeste do Brasil, Fortaleza. 410 p. SUDENE. 1980. PLIRHINE: Plano de Aproveitamento Integrado dos Recursos Hdricos do Nordeste.

CAPTULO 5 91

te do Brasil. CPTEC/INPE, So Jos dos Campos, SP. 54 p.

You might also like