You are on page 1of 7

SSTC III. - Solid State Tesla Bobina de com 50Hz / 100Hz / DC operao SSTC III.

uma outra modificao introduzida de SSTCs anteriores. I usado secundrio a partir de ISSTC . Grande "toro" (toro feito de latas). diminui a frequncia de ressonncia para baixo para 222kHz. A ligao solto, o principal apenas o comeo 1 cm acima do secundrio. Depois de reduzir o nmero de voltas no primrio para 6turns o comprimento de ignio 18 cm, propaga at objetos aterrados 25 centmetros. Novas redues das o nmero de voltas (5 ou 4) no se estende as fascas, s faz com que MOSFETs mais quente. Eu adicionei interruptores para 50Hz / 100Hz / DC seleo de operao para este SSTC. Potncia de entrada 200W em 50Hz, 400W em 100Hz e quase 700W com a operao DC. Operao DC d descargas mais curtos, devido a sobrecarga transformador de isolamento. O transformador de isolamento no necessrio, voc pode oper-lo sem ela. Tentei anexar uma longa primavera para o toro, que comea a balanar ou girar quando a bobina de tesla operado. ATENO! Bobina de Tesla um dispositivo extremamente perigoso! Sem o conhecimento dos princpios de trabalhar com alta tenso, voc no deve constru-lo. Bobina de Tesla est causando uma interferncia de rdio freqncia de banda larga. A radiao eletromagntica pode danificar dispositivos eletrnicos ou mdia de armazenamento. Durante a operao que produz ozono (O3) e de outros gases txicos, deve ser ventilado! Tudo que voc faz por sua conta e risco! Para qualquer leso que no assume qualquer responsabilidade.

The esquemtica de Solid State Tesla Bobina de III.

SSTC IV. com IGBT SSTC IV. uma tentativa para construir Solid State Tesla Bobina de, o que em vez de MOSFETs usa IGBTs. Schematic esto baseadas no as conexo de circuitos comprovadas previas: o SSTC I. Os , . SSTC II umSSTC III. . I substitudo MOSFETs com transistores IGBT, cada um dos-los direito com dois pedaos :). Tipo de STGW30NC60W no tem nenhuma diodo interno, de modo-lo necessrio para usar diodos de antiparalelos discrete. I usado uma grande dupla diode STTH200L06TV1, mas eu acho-lo no necessariamente para usar tal grande um e ele iria trabalhar com 4pcs de MUR1560 ou FES16JT, um para cada IGBT.Outra soluo a utilizao de IGBT com diodos builtem. I testado o tipo de STGW30NC60WD, que no muito diferente a partir de o tipo de anterior, exceto aquelas diodos internos. Devido ao poder de entrada de alta I ter omitido o transformador de isolamento e conectado-lo diretamente para rede elctrica, como a maioria de os construtores de SSTC fazer. Portanto-lo necessrio para usar potencimetro de, os quais usadas para sintonizarlo para ressonncia, que tem eixo de plstico, ou, pelo menos, um boto de em matria plstica apropriada. EMI filtro de L1 eu tenho a partir de o forno de microondas. O dispositivo requer um adaptador externo 14 de-15V para circuito de corrente o controle, atual desenhada muito pequena, em torno de a 10 mA. Esta tenso de tambm pode ser obtido directamente a partir de mains via dispositivo resistor de de alta potncia. Freqncia de operao pode ser sintonizado em gama de 110 - 210kHz. De freqncia Resonance of o secundrio deve, por conseguinte encaixar-se esta gama. I utilizados secundrio a partir de ISSTC II. , o qual tem 0,2 milimetros dimetro de arame sobre tubulao de Novodur com um dimetro de 108 milmetros. comprimento de de enrolamento 375 milimetro. Resonance com nenhuma capacidade de topo 204kHz. Com a capacidade terminao (latas), eu alcancei a freqncia de ressonncia de 140kHz. The primrio tem 5z e tambm vem a partir de ISSTC II. Fascas para os grouns so cerca de 40 centmetro e flmulas 35 centimetros.O consumo de energia de aproximadamente 1200 - 1400 Watts. IGBTs so quase frio. ! ATENO! Bobina de Tesla um dispositivo extremamente perigoso! Sem o conhecimento dos princpios de trabalhar com alta tenso, voc no deve constru-lo. Todas as peas so conectadas diretamente rede eltrica. Bobina de Tesla est causando uma interferncia de rdio freqncia de banda larga. A radiao eletromagntica pode danificar dispositivos eletrnicos ou mdia de armazenamento. Durante a operao que produz ozono (O3) e de outros gases txicos, deve ser ventilado! Tudo que voc faz por sua conta e risco! Para qualquer leso que no assume qualquer responsabilidade.

ISSTC I. - SSTC Interruptor simples com interruptor Este o meu primeiro estado slido (semicondutores) Bobina de Tesla. Secundria tem um comprimento de 48 cm, dimetro 7,3 centmetros, 0.3 mm Fio, 1600turns, ressonncia sem a 360kHz toride. Resonance com o "toroid" a partir de latas e caixas de de metal 235kHz. O secundrio foi originalmente projetado para o TC clssico. para secondaries SSTC tipicamente usar wire muito fina. O secundrio tambm funciona, mas o seu comprimento um pouco fora de proporo com o comprimento de descargas :). Dimetro principal 4turns um milmetro de dimetro enrolada em 16 centmetros. Primria de cerca de 2 cm acima do incio da secundrio. Excitao nico terminou com MOSFET do tipo SMD STB25NM50N-1. Voc tambm pode usar a STP25NM50N equivalente em TO220 caso. A tenso de alimentao 60V, o consumo de apenas cerca de 10 - 15W. I usado UC3845 (IC para comutao fornecimentos) como um driver oscilador e gate, os 555 funciona como um interrupter com taxa de repetio, de 20 de Hz, ciclo de duty de cerca de de 6%.Circuito de controle precisa de tenso cca separada 14 - 15V a partir de um adaptador de parede. Usando potencimetro de 10k o oscilador est sintonizado em ressonncia com secundrio. Comprimento de fascas no ar de at sete centmetros, descargas em objetos aterrados at nove centmetros. ATENO! Bobina de Tesla um dispositivo extremamente perigoso! Sem o conhecimento dos princpios de trabalhar com alta tenso, voc no deve constru-lo. Bobina de Tesla est causando uma interferncia de rdio freqncia de banda larga. A radiao eletromagntica pode danificar dispositivos eletrnicos ou mdia de armazenamento. Durante a operao que produz ozono (O3) e de outros gases txicos, deve ser ventilado! Tudo que voc faz por sua conta e risco! Para qualquer leso que no assume qualquer responsabilidade.

Esquema de ISSTC - estado slido Bobina de Tesla com interruptor.

ISSTC II. - SSTC com interrupter Para obter este TC Eu fiz um novo secundria com um dimetro de 108 mm e um comprimento de 375 mm, dimetro de arame de 0,2 mm. Resonance sem capacidade de terminao 204kHz, a ressonncia com 6 "torides" feitos de latas de 134KHz. Resistncia de o fio de de cerca de 300R. Excitation novamente com o o circuito IR2153, interrupter UC3843 (baixa tenso equivalente de o popular UC3842). Mosfets so STW29NK50ZD com parmetros: 500V, 29a, 95mR, 350W, 6450pF, 45/45/133/25ns, TO247. At agora eu no t-los destrudos. Eles tm GS zener diodos de construdo-in, de modo nenhuma necessidade para queridos externos, mas eu tinha queridos em o circuito, ento eu deixei-los l :). In 100Hz operao (onda full), este coil tesla atrai cerca de 1000W, com a operao DC ao longo 1600W. Depois de se conectar interrupter o poder depende on o ciclo de duty set. As descargas no so 25 centimetros, em um 30 centmetro eletrodo de aterrada longo. ATENO! Bobina de Tesla um dispositivo extremamente perigoso! Sem o conhecimento dos princpios de trabalhar com alta tenso, voc no deve constru-lo. Todas as peas so conectadas diretamente rede eltrica. Bobina de Tesla est causando uma interferncia de rdio freqncia de banda larga. A radiao eletromagntica pode danificar dispositivos eletrnicos ou mdia de armazenamento. Durante a operao que produz ozono (O3) e de outros gases txicos, deve ser ventilado! Tudo que voc faz por sua conta e risco! Para qualquer leso que no assume qualquer responsabilidade.

esquemtica de ISSTC II. - Estado slido Bobina de Tesla com interruptor

ISSTC III. - Simples baixo ISSTC tenso de alimentao O objetivo do experimento foi a criao de uma forma muito simples SSTC - estado slido (transistor) Bobina de Tesla com interruptor, que no vai se envergonhar de sua fascas :). Finalmente eu fiz este ISSTC (Interrupterd SSTC) controlado pelo circuito integrado UC3844. O circuito de fornece tanto oscilador de na freqncia de ressonncia de as secundrias assim como bem j que as interrupes. De Interrupo est fornecida por o de UVLO com histerese. C3 estar sempre carregada para o 16V,, em seguida, IO1 voltas on e, comea a oscilar e controla T1. Como a corrente IO1 consumo maior que a corrente atravs de R1, o C3 gradualmente descarregada a 10V quando IO1 desliga. C3 cobrado novamente e as ciclo se repete. A especialidade deste SSTC , que opera com um nico transistor. Em este da CT, I utilizados o secundrio (III de enrolamento.) Com um dimetro de 108 mm e comprimento de 375 milimetros, dimetro do arame de 0,2 mm. Ressonncia sem capacidade de 204kHz, ressonncia com duas latas em cima de cerca de 150 160kHz. A resistncia de fio de cerca de 300R. Circuito de Integrado de UC3844 (aqui representa a o datasheet) e um outro o datasheet aqui semelhante para o bem-conhecida UC3842, mas o seu ciclo de dever limitado to 50% by by permitindo que o dbito a ser elevado apenas durante cada outro ciclo de oscilador. Freqncia de operao definida por P1 a ressonncia. Sintonizar gama com desses componentes cerca de 100-200kHz. Ele pode ser

deslocado alterando P1, R2 ou C6. De freqncia de Interrupo pode ser influenciada por mudando C3. Tanto a freqncia de interrupo e ciclo de interrupo tambm affcted o R1. Com R1 = 15k e C3 = 10uF de freqncia em torno de 40Hz, com o 100uF-lo 4Hz. T1 um mosfet poder IRFP260, IXFH50N20 ou simillar 200V tipo-N MOSFET do com RDS (por diante) abaixo 55mR e os mesmos ou de melhor parmetros. A resistncia menor Rds (on) o melhor. D1 qualquer diodo ultra acima de 200V, 8A, e de preferncia sob 50ns. Os T1 e D1 deve ser avaliado para mais do que 2x tenso de alimentao (practicly cerca de 3x od mais). O circuito pode ser modificado por outras tenses mudando o nmero de curvas I e II., R1, C1, C7 e possivelmente usando uma diferente T1 e D1. The transistor T1 e de diodo D1 so on o dissipador de calor. A maior parte do calor do dissipador de calor uma perda de poder de T1. Principal o dobro devido necessidade de reajuste. Isto necessrio porque-lo um nico circuito agindo. feito de cabo de 3 fios de energia. Os principais enrolamento de consiste de dois fios paralelos e auxiliares sinuosas II. feita up de terceiro de arame. Primria enrolada em um tubo de isolamento, que tem um dimetro de 14 cm e localizada a cerca de 5 cm acima do incio do secundrio (em posio superior h ameaa de arcover entre o primrio e secundrio). O condensador C7 assegura a remoo do pulso da indutncia disperso entre os enrolamentos I e II., Que necessrio para proteger contra picos de T1. Streamers no ar so 16 centmetros e arcos para aterradas eletrodo 20 cm. O dispositivo operado a partir de um oferta at aos 60V DC (tenso de relativamentesafe). Inspira-1.5A (potncia de 90W). O interruptor permite longas fascas na entrada de potncia relativamente baixa. ATENO! Bobina de Tesla um dispositivo extremamente perigoso! Sem o conhecimento dos princpios de trabalhar com alta tenso, voc no deve constru-lo. Todas as peas so conectadas diretamente rede eltrica. Bobina de Tesla est causando uma interferncia de rdio freqncia de banda larga. A radiao eletromagntica pode danificar dispositivos eletrnicos ou mdia de armazenamento. Durante a operao que produz ozono (O3) e de outros gases txicos, deve ser ventilado! Tudo que voc faz por sua conta e risco! Para qualquer leso que no assume qualquer responsabilidade.

esquemtico de ISSTC III. - Simple nico transistor baixo ISSTC de voltagem. SSTC I. - Solid State Bobina de Tesla Este o meu primeiro SSTC - o Solid State Bobina de Tesla. do tipo de bobina de Tesla utilizando os transistores (MOSFETs). Secundrio tem um comprimento de 26 centmetros, 8,7 centmetros de dimetro, fio 0,1 mm, 2.500 voltas. Freqncia de ressonncia (com o "toro" a partir de latas e garrafas PET embrulhados com papel de alumnio) 95kHz. Primrio tem 14 voltas de uma ferida fio dimetro um milmetro no dimetro de 16 centmetros. Ele est usando um par de MOSFETs IRF830 em uma topologia halfbridge. O circuito de controle IR2153 usada para acionar as

portas. Potencimetro usado para sintonizar a frequncia. O dispositivo alimentado por corrente elctrica e est ligado em srie com uma lmpada de halogneo de 1000W, o que limitaria a corrente em caso de avarias. O circuito integrado IR2153 alimentado por um pequeno adaptador de rede separado. A tenso da rede de onda completa retificada e filtrada. Consumo de energia da rede eltrica de cerca de 200 - 250W. Transistores so resfriados pelos dissipadores de calor dos antigos processadores (CPUs) e mesmo depois de longos perodos de tempo no aquecer demais. Dissipadores de calor tm dimenses de 74 x 65 x 44 mm (cada transistor tem seu prprio, isolando no so utilizados). O comprimento das fitas de at 10cm, descargas em objetos aterrados at 12 centmetros. ATENO! Bobina de Tesla um dispositivo extremamente perigoso! Sem o conhecimento dos princpios de trabalhar com alta tenso, voc no deve constru-lo. Bobina de Tesla est causando uma interferncia de rdio freqncia de banda larga. A radiao eletromagntica pode danificar dispositivos eletrnicos ou mdia de armazenamento. Durante a operao que produz ozono (O3) e de outros gases txicos, deve ser ventilado! Tudo que voc faz por sua conta e risco! Para qualquer leso que no assume qualquer responsabilidade.

O esquema do SSTC - Solid State Bobina de Tesla com MOSFET halfbridge

Escada de Jacob No vou descrever em detalhes o que a escada de Jacob. As imagens e vdeos abaixo podem descrev-lo muito melhor :). Ele consiste de dois eletrodos de alta tenso, em que um arco sobe gradualmente de baixo para cima, depois sai e imediatamente re-ignio na parte inferior. Ele ainda repetido com uma freqncia de cerca de 0,2-10 Hz. No meu caso, os elctrodos tm distncia entre si 0,5-1 cm no fundo e 3-4 cm na parte superior. Sua altura de 14 cm. Sua forma visto nas fotos. Este dispositivo deve ter uma fonte de alimentao de alta tenso poderoso o suficiente (10kV e pelo menos centenas de watts de potncia). A opo mais simples a utilizao de um transformador de sinal de non. No entanto, se nenhum estiver disponvel, uma fonte de alimentao de comutao de alta tenso pode ser utilizada como uma fonte de alta tenso. uma simples metade ponte, o mesmo que no aquecimento por induo . A sada est ligado a dois transformadores de alta tenso de TVs (originalmente projetado para uso com o multiplicador), que d a cada cerca de 5 - 6 kV, para 10 - 12kV em srie. PRIMRIAS so rebobinado e cada um tem cerca de 50 voltas. (Reduzindo o nmero de espiras pode aumentar a tenso de sada, mas no h o risco de avaria secundrio.) Bulbo de proteco no meu caso 100W + 200W em paralelo. Transistores tem pequeno dissipador de alimentao ATX. Potencimetro est definida para freqncia de operao cerca de 18 - 30 kHz (ajustado para o melhor efeito). ATENO! O dispositivo alimentado por uma poderosa fonte de alta tenso! O contacto com esta tenso pode ser fatal. A alta tenso tambm pode preencher distncia considervel ou quebrar o isolamento. Arcs produzir xidos de nitrognio txicos e oznio. Deve ser

ventilado. Tudo que voc faz feito por sua prpria conta e risco e danos sade, vida ou propriedade no assumir a responsabilidade.

Esquemtica dos SMPS de alta tenso por escada de Jac.

You might also like