You are on page 1of 34

CRTE COORDENAO REGIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAO NRE GOIOER - PR

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0


Autor Jos Ricardo Matiussi jmatiussi@seed.pr.gov.br Coautores Aparecida de Arajo cidamurro@seed.pr.gov.br Fernando Aparecido de Carvalho nandocarvalho@seed.pr.gov.br Janisley Carlos Leal janisleyleal@seed.pr.gov.br Nelson Jos da Silva nelsonnjs@seed.pr.gov.br Crditos CRTE/NRE Goioer Paran - http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/goioere/
Elaborado em Julho de 2011.

Autorizao:
A CRTE/NRE de Goioer, Estado do Paran determina que todos esto autorizados a copiar, modificar e reproduzir em todo ou em parte o contedo do manual Conhecendo BrOffice.org Impress 3.3.0 Bsico, desde que os trabalhos dele derivados garantam a todos os seus leitores esse mesmo direito e que as referncias aos seus autores sejam mantidas.

APRESENTAO A adoo do BrOffice est proporcionando uma grande oportunidade de se trabalhar com ferramentas que auxiliam o desenvolvimento das atividades promovidas pela equipe pedaggica, equipe tcnica e tambm prope aos nossos alunos uma excelente alternativa em aprender uma ferramenta que est entrando fortemente no universo corporativo, pela sua facilidade e economia. Este material foi produzido objetivando a facilitao do acesso a esse novo modo de trabalho, por meio dos aplicativos que compem a famlia do BrOffice.org. Aproveitem!

Atenciosamente Equipe CRTE/NRE Goioer

SUMRIO

INTRODUO..................................................................................................................................................................5 INICIANDO O IMPRESS 3.3.0........................................................................................................................................6 CONHECENDO O AMBIENTE IMPRESS 3.3.0...........................................................................................................8 CONFIGURANDO UM SLIDE........................................................................................................................................9 FORMATANDO TEXTOS..............................................................................................................................................10 FORMATANDO CORES NO SLIDE.............................................................................................................................13 FORMATANDO CAIXAS DE TEXTOS.......................................................................................................................14 LOCALIZANDO E SUBSTITUINDO UMA PALAVRA EM UM TEXTO............................................................... 16 ORTOGRAFIA E GRAMTICA...................................................................................................................................16 INSERINDO NOVO SLIDE............................................................................................................................................17 FECHANDO UM DOCUMENTO..................................................................................................................................20 CRIANDO UM NOVO DOCUMENTO ().....................................................................................................................21 ABRINDO UM DOCUMENTO EXISTENTE ()..........................................................................................................21 COPIAR, CORTAR E COLAR UM TEXTO................................................................................................................23 FORMATAR PARGRAFO...........................................................................................................................................25 MARCADORES E NUMERAO................................................................................................................................26 INSERINDO FIGURAS...................................................................................................................................................27 UTILIZANDO FERRAMENTAS DE DESENHO........................................................................................................29 EXPORTANDO PARA TV PEN DRIVE....................................................................................................................... 31

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

INTRODUO O BrOffice.org Impress 3.3.0, uma ferramenta livre voltada para organizao de aulas, oficinas, seminrios, desenvolvimento de apresentao que utiliza recursos visuais e audiovisuais, tais como transparncias, tvs multimdias e por meio de retro-projetores. O BrOffice.org Impress 3.3.0, possui todos os recursos necessrios para a produo de materiais de apresentao, e assemelha-se muito com o Microsoft PowerPoint do Windows. Esse aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado no sistema operacional Windows e tambm para as verses do sistema operacional Linux. Cada um desses sistemas operacionais possui particularidades na utilizao de recursos nativos aos mesmos. Essa apostila apresentar o Impress 3.3.0 destacando as diferenas existentes no sistema Windows, no Linux Educacional e no Linux Paran Digital PRD, pois esses so os mais utilizados na rede de ensino no Estado do Paran. Para facilitar a identificao das diferentes formas de aplicao, utilizaremos as seguintes imagens para representar o sistema operacional correspondente ao exemplo dado, sendo: - Quando o exemplo for para o Sistema Operacional Windows;

- Quando o exemplo for para o Sistema Operacional Linux Paran Digital;

- Quando o exemplo for para o Sistema Operacional Linux Educacional. Os demais exemplos que no possurem algumas dessas indicaes so nativas do pacote BrOffice e so comuns para todos os sistemas operacionais.

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

INICIANDO O IMPRESS 3.3.0 Ao iniciarmos o Impress 3.3.0, surge uma tela, chamada Assistente de apresentaes, que nos permite escolher um entre trs tipos de apresentaes, sendo: - Apresentao vazia: Essa opo permite que se crie uma apresentao a partir de um slide sem nenhuma formatao, ou seja, em branco. - A partir do modelo: Optando por essa forma, o usurio ter acesso a um modelo de apresentao que poder ser seguido, auxiliando assim a construo de sua apresentao. - Abrir uma apresentao existente : Esse recurso permite que se abra uma apresentao existente, possibilitando que a mesma seja alterada conforme a necessidade do usurio.

Escolha o tipo de apresentao

Clique em prximo para avanar

Figura 1

Ao clicar em avanar, o assistente possibilitar ao usurio escolher o tipo de modelo do slide e o tipo de mdia de sada que ser produzido a apresentao conforme demonstrado na figura2.

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

Escolha o plano de fundo

Escolha o tipo de mdia desejada

Clique em prximo para avanar


Figura 2

Clicando em prximo, ser possvel configurar os efeitos e o tipo de apresentao. Optando por padro, voc ter uma apresentao controlada manualmente, esse tipo de apresentao indicado quando o perodo de passagem de um slide para outro depende do quanto tempo o apresentador necessitar para expor a sua idia, ficando ele encarregado de avanar ou voltar conforme necessrio. Por outro lado, quando a apresentao no depende da interferncia do apresentador, a mesma pode ser configurada como automtica, nesse caso ser disponibilizado o acesso aos itens que permitem a configurao do tempo de durao da pgina e da pausa, que devero ser ajustados conforme a necessidade do apresentador. Veja a figura3.

Selecione um efeito Selecione um tipo de apresentao e o tempo

Clique em criar para iniciar o seu projeto


Figura 3
CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao
NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

CONHECENDO O AMBIENTE IMPRESS 3.3.0


3-Barra de Ferramentas 2.Menu Principal

4-Barra opes de slides

1-Visualizao dos slides produzidos

5-Ferramenta de Desenho

6- rea de construo do slide Figura 4

O ambiente do Impress 3.3.0, composto pelos seguintes itens de Menu: 1-Visualizao dos slides produzidos : Permite a visualizao da sequncia de slides produzidos; 2-Menu Principal: Possui todas as ferramentas e recursos existentes no ambiente ; Impress 3.3.0 3-Barra de Ferramentas: Disponibiliza determinados grupos de ferramentas mais utilizadas, facilitando o seu acesso ao usurio; 4-Barra de opes de slides : Disponibiliza recurso de manipulao de slides como modelos, animaes entre outros que conheceremos no decorrer desta apostila; 5-Ferramentas de Desenho: Oferece recursos para trabalhar com desenhos, diagramas, figuras geomtricas, caixas de textos, entre outros; 6-rea de construo do slide: Permite que o usurio crie seu slide, nesse espao que se poder acrescentar, modificar, retirar e configurar elementos de nossa apresentao.
CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao
NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

CRIANDO UMA APRESENTAO Para criar uma apresentao, primeiramente temos que planejar. Essa fase muito importante, pois nela que so definidos os temas, assuntos e os elementos que sero necessrios para desenvolver nossa idia de forma interessante. Observe a figura5.
Adicione um ttulo nesse espao conhecida como caixa de texto. Adicione um texto para que descreva o objetivo da sua apresentao

Figura 5

CONFIGURANDO UM SLIDE Para configurar um texto, necessrio, primeiramente, selecionar o texto desejado. Para selecionar o texto, d um clique sobre o texto e em seguida clique novamente no incio do mesmo e arraste para o lado correspondente ao final. Essa ao semelhante forma utilizada em editores de textos. Aps clicar sobre a caixa de texto, surge na Barra de Ferramentas uma caixa que contem ferramentas que possibilitam a formatao de elementos textuais, conforme demonstrado na figura 6.

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

10

Essas ferramentas somente aparecero quanto o texto estiver evidenciado.

Para selecionar o texto, clique aqui e arraste o cursor no sentido da seta.

Figura 6

FORMATANDO TEXTOS muito frequente a necessidade de realizar alteraes nos textos, para isso, o Impress 3.3.0 oferece vrios recursos que podem ser utilizados de maneira fcil e rpida, vejamos alguns deles: Negrito Para negritar, primeiramente selecione um texto, em seguida d um clique no boto ( ) existente na Barra de Ferramentas, ou pressione a tecla Ctrl+B. Caso o texto

selecionado j esteja em negrito, o mesmo ser desnegritado. Itlico Para deixar a fonte em modo itlico, primeiramente selecione um texto, em seguida d um clique no boto ( original da fonte.
CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao
NRE GOIOER - PARAN

) existente na Barra de Ferramentas, ou pressione a tecla

Ctrl+i. Caso o texto selecionado j esteja em modo itlico, o mesmo voltar ao estado

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

11

Sublinhado Para sublinhar um texto, primeiramente selecione um texto, em seguida d um clique no boto ( fonte. Tamanho da Fonte Para alterar o tamanho da fonte, selecione o texto que deseja formatar e em seguida clique em ( Tipo de Fonte Para alterar o tipo da fonte, selecione o texto que deseja formatar e em seguida clique em ( Cor da Fonte Para alterar a cor da fonte, selecione o texto que deseja formatar e em seguida clique em ( ) encontrado na Barra de Ferramentas, a cor da fonte modificar de acordo com a ) encontrado na Barra de Ferramentas, o tipo da fonte ) encontrado na Barra de Ferramentas, o tamanho da fonte ) existente na Barra de Ferramentas, ou pressione a tecla Ctrl+U.

Caso o texto selecionado j esteja sublinhado, o mesmo voltar ao estado original da

aumentar proporcionalmente ao valor numrico escolhido.

modificar de acordo com o estilo selecionado.

seleo. Outra forma de configurar o texto, acessar FORMATAR/CARACTERE na Barra de Menu e utilizar os recursos da janela demonstrada na figura 7 Modifica a cor da fonte Atribuem efeitos de linha na fonte

Atribuem efeitos da fonte


Figura 7
CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao
NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

12

Coloca o texto selecionado de modo Sobrescrito, Normal ou Subscrito.

Gira e dimensiona o texto de acordo com a necessidade do usurio

Modifica a distncia entre as letras da fonte

Para configurar o alinhamento primeiramente temos que selecionar o texto que se deseja alinhar, aps clique nos seguintes botes: => Alinhar a esquerda; => Centralizar; => Alinhar a direita; => Alinhar a esquerda e a direita (justificar).

Ou Clique em FORMATAR / PARGRAFO encontrado na Barra de Menu e formate o texto conforme demonstrado na figura8.

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

13

Clique na opo desejada e acompanhe como seu texto ficar no exemplo.

Figura 8

FORMATANDO CORES NO SLIDE Para formatar a rea do slide, devemos clicar em FORMATAR/PGINA na Barra de Menu e em seguida escolher um tipo de preenchimento para definir o estilo cor de plano de fundo, conforme demonstrado na figura 9. Clique aqui para exibir os tipos de preenchimentos

Escolha um tipo de preenchimento

Figura 9
CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao
NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

14

FORMATANDO CAIXAS DE TEXTOS Para formatar uma caixa de texto, necessrio que a mesma esteja selecionada, para isso temos que clicar uma vez sobre a caixa de texto desejada. Em seguida clique em FORMATAR/REA na Barra de Menu. Na figura 10, podemos observar que a tela de formatao possui 7 abas que oferecem todas as ferramentas necessrias para a formatao da caixa de texto, sendo: rea; Sombra; Transparncia; Hachuras; e Bitmaps. Dentre essas 7 abas destacaremos as abas Sombra e Transparncia, pois as demais abas Cores, Gradientes, Hachuras e Bitmaps correspondem as mesmas funes de preenchimento existente na aba rea, conforme demonstrado na figura abaixo.

Escolha um tipo de preenchimento Observe a caixa de textos selecionada

Essa tela se abre aps clicar em FORMATAR/REA

Figura 10

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

15

A aba Sombra permite que se aplique uma sombra contornando a caixa de texto, esse efeito permite uma melhor visualizao de caixa caso necessite uma melhor diferenciao dessa caixa em relao ao plano de fundo do slide. Observe a figura 11. Clique aqui para aplicar o efeito de sombra Permite configurar a posio da sombra na caixa de texto. Observe o exemplo destacado em vermelho. Define a distncia da sombra em relao caixa de texto Determina a cor e o nvel de transparncia da sombra.
Figura 11

A aba Transparncia permite reduzir a intensidade da cor selecionada para a caixa de texto atravs do efeito de transparncia ou de gradiente, observe a figura 12. Determina a intensidade da transparncia aplicada na caixa de texto. Demonstra a variao da tonalidade da cor da caixa, conforme necessrio

Figura 12

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

16

LOCALIZANDO E SUBSTITUINDO UMA PALAVRA EM UM TEXTO Esse recurso permite a localizao de palavras, caracteres e at partes de um texto, possibilitando a substituio das mesmas por outras conforme necessrio. Para tanto clique no boto localizar/substituir ( Veja o exemplo da figura 13. Clique para localizar uma ocorrncia Informe o que se deseja localizar Clique para substituir uma ocorrncia Clique para substituir todas as ocorrncias ) existente na Barra de Tarefas, ou acesse o

Menu EDITAR/LOCALIZAR/SUBSTITUIR da Barra de Menu.

Informe o que ir substituir o item localizado


Figura 13

ORTOGRAFIA E GRAMTICA O Impress 3.3.0 exibe linhas onduladas abaixo das palavras que ele no possui em seu dicionrio, sugerindo outras palavras com semelhanas gramaticais que auxiliam o usurio na construo de textos, minimizando possveis enganos ortogrficos. Para se ter esse recurso automaticamente em seu documento, ative essa propriedade clicando no boto ( ) autoverificao ortogrfica, existente na Barra de Menu.

Caso exista a necessidade de se fazer uma reviso ortogrfica mais detalhada, clique no boto ( ) ortografia e gramtica, tambm localizada na Barra de Menu, onde ser

exibida uma janela com as seguintes caractersticas, conforme Figura 14:

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

17

Ignora uma ocorrncia Ignora todas as ocorrncia Adiciona a palavra no Dicionrio Substitui a palavra em questo Pedaggo pela palavra sugerida. Pedagogo

Figura 14

Substitui todas as palavras Pedaggo existente no texto pela palavra sugerida. Pedagogo INSERINDO NOVO SLIDE

Para inserir um novo slide, podemos utilizar trs formas diferentes, sendo: 1 Clicando no boto ( );

2 Acessando INSERIR/SLIDE, na Barra de Menu; 3 Clicando com o boto direito do mouse e em seguida na opo Novo slide, conforme demonstrado na figura 15.

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

18

Clique com o boto direito AQUI e em seguida clique na opo NOVO SLIDE.

Figura 15

SALVANDO UM DOCUMENTO Existem duas possibilidades de salvar um documento, que ser exibido a seguir: SALVAR ( )

Para salvar um documento, clique no boto SALVAR, existente na Barra de Ferramentas ou clique em ARQUIVO/SALVAR encontrado na Barra de Menu, caso o seu documento no tenha sido salvo ainda, ser exibido uma janela que possibilitar ao usurio escolher o nome do arquivo, o tipo do arquivo e o local onde ser armazenado o arquivo. Lembrando que essa janela somente aparecer na primeira vez que o arquivo for salvo, sendo que nas prximas vezes o documento ser salvo sem notificar o usurio, j que o mesmo possui NOME, TIPO e encontra-se armazenado em LOCAL conhecido.

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

19

Local de armazenamento

Nome do arquivo armazenamento

Tipo do arquivo armazenamento

Figura 16

Local de armazenamento

Nome do arquivo armazenamento

Tipo do arquivo armazenamento

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

20

Nome do arquivo armazenamento

Local de armazenamento

Tipo do arquivo armazenament

Dica: voc pode utilizar o atalho Ctrl+S SALVAR COMO Essa opo de salvamento existe para possibilitar a alterao de NOME, TIPO ou LOCAL que o arquivo se encontra. Para utilizar esse recurso, acesse, ARQUIVO/SALVAR COMO, logo aparecer a janela exibida na Figura 16. FECHANDO UM DOCUMENTO Para fechar um documento clique em ARQUIVO/FECHAR, caso o documento no tenha sido salvo, ser exibido uma caixa conforme demonstrado na Figura 16. SALVAR: Essa opo permitir que seu documento seja salvo e fechado em seguida; DESCARTAR: Essa opo fechar o documento sem salvar as ltimas alteraes; CANCELAR: A opo cancela a operao de fechamento do documento.

Figura 17
CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao
NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

21

CRIANDO UM NOVO DOCUMENTO (

Para iniciar um novo documento, clique em ARQUIVO/NOVO/DOCUMENTO DE TEXTO, conforme indicado na Figura 18, ou clique no boto ( Menu. ) existente na barra de

Figura 18

ABRINDO UM DOCUMENTO EXISTENTE (

Para abrir um documento, clique em ARQUIVO/ABRIR, e ser exibida uma tela que possibilitar a localizao do arquivo que se deseja abrir, conforme demonstrado na Figura 19. Aps a localizao do arquivo, basta clicar no boto Abrir e o arquivo ser exibido.

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

22

Figura 19

Tipos de Arquivos Procurados

Arquivos Encontrados

Abrir Arquivo

Arquivos Encontrados

Abrir Arquivo Tipos de Arquivos Procurados

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

23

Arquivos Encontrados Tipos de Arquivos Procurados Abrir Arquivo

Para criar uma pasta clique em criar pasta, na sequncia

nomeie a pasta e em seguida pressione a tecla Enter do teclado. COPIAR, CORTAR E COLAR UM TEXTO. Antes de copiar ou cortar um texto, devemos selecionar o que desejamos colar. Para selecionar, posicione o cursor do mouse no inicio do texto, pressione o boto esquerdo no mouse e mantendo o boto pressionado arraste na direo restante do texto, demarcando assim a rea de seleo, veja o exemplo na Figura 20. Depois de selecionado podemos realizar quatro formas diferentes para copiar, cortar e colar, sendo: 1. Utilizando a Barra de Menu: a. Clicando em EDITAR, teremos a exibio de vrias opes, dentre elas, CORTAR, COPIAR e COLAR 2. Utilizando a Barra de Ferramentas: a. D um clique no boto ( b. D um clique no boto ( ) cortar; ) copiar;
CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao
NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

24

c. D um clique no boto (

) colar;

3. Utilizando o boto direito do mouse; a. Clicando com o boto direito do mouse, teremos a exibio de vrias opes, dentre elas, CORTAR, COPIAR e COLAR. 4. Utilizando teclas de atalho no teclado; a. Para cortar utilizam-se as teclas Ctrl+X; b. Para copiar utilizam-se as teclas Ctrl+C; c. Para Colar utilizam-se as teclas Ctrl+V; Nesse caso, pressiona-se a tecla Ctrl e mantendo ela pressionada, pressiona-se a tecla X ou C ou V, conforme indicado no exemplo acima.

Inicio do Texto Trajetria do cursor do mouse

Fim do Texto

Figura 20

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

25

FORMATAR PARGRAFO Alinhamento utilizando Barra de Ferramentas: Primeiramente temos que selecionar o texto que se deseja alinhar, aps clique nos seguintes botes: => Alinhar a esquerda; => Centralizar; => Alinhar a direita; => Alinhar a esquerda e a direita (justificar).

Ou Clique em FORMATAR / PARGRAFO encontrado na Barra de Menu e formate o texto conforme demonstrado na figura 21. Clique na opo desejada e veja como seu texto ficar no exemplo.

Figura 21

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

26

Recuos e Espaamentos

Define o espaamento entre os pargrafos

Define o espaamento entre as linhas do texto

Figura 22

MARCADORES E NUMERAO importante comentar que essa estrutura pode ser trabalhada com nveis, para isto basta clicar na tecla Tab para avanar um nvel e clicar na tecla Shift+Tab para recuar. Vejamos o exemplo Primeiro Nvel (Clique em Tab) o Segundo Nvel (Clique em Tab) Terceiro Nvel (Clique em Tab) Etc... o Segundo Nvel (Clique em Shift+Tab)

O Impress 3.3.0 oferece outros modelos de marcadores que podem ser configurados acessando FORMATAR/MARCADORES E NUMERAO, existente na Barra de Menu. Veja a Figura 23.

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

27

Selecione o estilo desejado e clique em OK

Figura 23

INSERINDO FIGURAS Para inserir uma imagem, clique em INSERIR/FIGURA/DE UM ARQUIVO, existente na Barra de Menu. Aps essa ao, ser aberta uma janela conforme demonstrado na figura 24. Localizar a pasta onde esto as imagens. Contedo da pasta selecionada Visualizao da imagem selecionada. Para visualizar a imagem marque a opo Visualizar.

Figura 24

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

28

Localizar a pasta onde esto as imagens.

Contedo da pasta selecionada

Visualizao da imagem selecionada. Para visualizar a imagem marque a opo Visualizar.

Localizar a pasta onde esto as imagens.

Contedo da pasta selecionada

Visualizao da imagem selecionada. Para visualizar a imagem marque a opo Visualizar.

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

29

UTILIZANDO FERRAMENTAS DE DESENHO O Impress 3.3.0 possui ferramentas que so muito teis para enriquecer uma apresentao. Para ter acesso a esse recurso, verifique a existncia da seguinte Barra de Ferramentas na parte inferior da tela, conforme demonstrado na figura 25.

Barra de Ferramentas de Desenho

Figura 25

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

30

Caso essa barra no esteja visvel, basta ativar a sua visualizao acessando EXIBIR/BARRA DE FERRAMENTAS/DESENHO, conforme demonstrado na figura 26.

Clique aqui para ativar

Figura 26

No exemplo a seguir, iremos inserir imagens e adicionar elementos de desenho com o objetivo de valorizar o sentido da informao, vejamos:

Figura 27
CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao
NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

31

EXPORTANDO PARA TV PEN DRIVE Em todas as escolas do Estado do Paran, encontra-se disponvel em suas salas de aula, televisores 29 polegadas com sistema USB que possibilita a utilizao de materiais alocados em dispositivos de armazenamento pen-drive. Para a apresentao de aulas desenvolvidas no Impress, temos que transformar cada slide em uma imagem com extenso JPG, para tanto necessitamos exportar o documento seguindo os seguintes passos. 1. Acesse ARQUIVO/EXPORTAR, na Barra de Menu; 2. Crie uma nova pasta; 3. Defina um nome para seu arquivo; 4. Defina o formado do arquivo como Documento HTML, conforme demonstrado na figura 28. 5. Clique em salvar e siga as instrues demonstrada nas figuras 28, 29, 30, 31 e 32.

Criar nova Pasta Defina nome do arquivo Clique para exportar

Defina o tipo do arquivo

Figura 28

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

32

Criar nova Pasta Defina nome do arquivo Defina o tipo do arquivo Clique para Salvar

Defina nome do arquivo Criar nova Pasta Defina o tipo do arquivo

Clique para Salvar

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

33

Figura 29

Clique em prximo para avanar

Figura 30

Selecione a opo JPG

Clique em prximo para avanar Clique em criar para gerar as imagens

Figura 31

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

Conhecendo o BrOffice.org Impress Bsico Verso 3.3.0

34

Clique aqui para no salvar arquivos HTML


Figura 32

Pronto, agora voc poder salvar a pasta criada em um pendrive e exibi-los em uma TV Pen-Drive na sua escola.

CRTE Coordenao Regional de Tecnologia na Educao


NRE GOIOER - PARAN

You might also like