You are on page 1of 5

Arte na Idade Mdia

Durante a idade medieval (sculos V-XIV) a arte se caracterizou pela integrao da pintura, escultura e arquitetura. Nesse perodo, a igreja catlica exerceu forte controle sobre a produo cientfica e cultural concretizando uma ligao entre a produo artstica com o cristianismo. Isto proporcionou a predominncia dos temas religiosos nas artes plsticas, na literatura, na msica, na arquitetura e no teatro. O imaginrio dessa poca esteve sempre voltado para o teocentrismo (Deus como centro de tudo). As artes que mais se destacaram na Idade Mdia foram as artes plsticas: arquitetura, pintura e escultura. Suas principais realizaes foram as igrejas, podendose distinguir, nelas, dois estilos bsicos: o romnico e gtico. ESTILO ROMNICO Este estilo prevaleceu na Europa no perodo da Alta Idade Mdia (entre os sculos XI e XIII).

Arquitetura

A construo da poca foi fundamentalmente religiosa, pois somente a Igreja crist e as ordens religiosas possuam fundos suficientes ou pelo menos a organizao eficiente para arrecad-los e financiar o erguimento de capelas, de igrejas e de mosteiros. Na arquitetura, principalmente de mosteiros e baslicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abbadas (influncias da arte romana). Os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de defesa. As paredes eram grossas, quase sem reboco, e existiam poucas e pequenas janelas deixando seus interiores geralmente sombrios. Tanto as igrejas como os castelos passavam uma idia de construes pesadas, voltadas para a defesa. Da serem chamadas: fortalezas de Deus. As igrejas deveriam ser fortes e resistentes para barrarem a entrada das foras do mal, enquanto os castelos deveriam proteger as pessoas dos ataques inimigos durante as guerras. No final dos sculos XI e XII, na Europa, surge a arte romnica cuja estrutura era semelhante s construes dos antigos romanos. As caractersticas mais significativas da arquitetura romnica so: Abbadas em substituio ao telhado das baslicas; Pilares macios que sustentavam as paredes espessas; Aberturas raras e estreitas usadas como janelas; Torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada; e Arcos que so formados por 180 graus. A mais famosa a Catedral de Pisa sendo o edifcio mais conhecido do seu conjunto o campanrio que comeou a ser construdo em 1.174. Trata-se da Torre de Pisa que se inclinou porque, com o passar do tempo, o terreno cedeu. Na Itlia, diferente do resto da Europa, no apresenta formas pesadas, duras e primitivas.

Numa poca em que poucas pessoas sabiam ler, a Igreja recorria pintura e escultura para narrar histrias bblicas ou comunicar valores religiosos aos fiis. No podemos estud-las desassociadas da arquitetura. A pintura romnica desenvolveu-se, sobretudo nas grandes decoraes murais, atravs da tcnica do afresco, que originalmente era uma tcnica de pintar sobre a parede mida. Os motivos usados pelos pintores eram de natureza religiosa. As caractersticas essenciais da pintura romnica foram deformao e o colorismo. A deformao, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretao mstica que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, sempre maior do que as outras que o cercam. O colorismo realizou-se no emprego de cores chapadas, sem preocupao com meios tons ou jogos de luz e sombra, pois no havia a menor inteno de imitar a natureza. Na porta, a rea mais ocupada pelas esculturas era o tmpano, nome que recebe a parede semicircular que fica logo abaixo dos arcos que arrematam o vo superior da

Pintura e escultura

porta. Imitao de formas rudes, curtas ou alongadas, ausncia de movimentos naturais. Mosaicos so pequenas pedras coloridas que colocadas lado a lado, vo formando o desenho. Usado desde a Antiguidade, veio do Oriente a tcnica bizantina que utilizava o azul e dourado, para representar o prprio cu. No Ocidente foi utilizado principalmente nas igrejas.

O estilo gtico predominouna Europa no perodo da Baixa Idade Mdia (final do sculo XIII ao XV) e floreseu nos mais diversos pases europeus, em inmeras catedrais, que at hoje causam admirao pela beleza, elegncia, delicadeza e engenharia perfeita. As construes (igrejas, mosteiros, castelos e catedrais) seguiram, no geral, algumas caractersticas em comum. O formato horizontal foi substitudo pelo vertical, opo que fazia com que a construo estivesse mais prxima do cu. Os detalhes e elementos decorativos tambm foram muitos usados. As paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve. As janelas apareciam em grande quantidade. As torres eram em formato de pirmides. Os arcos de volta-quebrada e ogivas foram tambm recursos arquitetnicos utilizados. Caractersticas gerais do estilo gtico Verticalismo. Arco quebrado ou ogival. Abbada de arcos cruzados. O vitral.

ESTILO GTICO

Ao contrrio da igreja romnica, solidamente plantada na terra, a catedral gtica um movimento em direo ao cu. Tanto no exterior como no interior, todas as linhas da construo apontam para o alto. Essa atrao para cima acentuada pelo uso de arcos pontudos (arcos ogivais), substituindo os arcos plenos do estilo romnico. As abbadas tornam-se mais leves que as do romnico. Alm disso, parte do seu peso distribuda externamente, por meio de arcobotantes, apoiados em contrafortes. Com esta soluo de engenharia, foi possvel reduzir a espessura das paredes e colunas, abrir numerosas janelas e elevar o teto a alturas impressionantes. As paredes so rasgadas por imensos painis de vidro (vitrais), que inundam de luz o interior, aumentando a sensao de amplido no espao interno. As alturas vertiginosas ressaltam a idia da pequenez do homem, diante da grandeza de Deus. No exterior, as fachadas so quase sempre enquadradas por torres laterais, muito altas e arrematadas por flechas agudas. A tendncia para o alto reforada por numerosas torrezinhas (pinculos), que terminam em flechas. Para se fazer uma idia da aceitao do gtico, basta dizer que, s na Frana, entre 1170 e 1270, foram construdas mais de 400 igrejas e capelas neste estilo. Apesar do desprezo dos artistas do Renascimento, a arte gtica inventou solues de arquitetura que s foram superadas no sculo XIX, com o uso do ao; e outras, s no sculo XX, pelo concreto armado. ignorncia ou preconceito chamar de atrasada uma sociedade capaz de realizar obras to perfeitas. Alguns exemplos da arquitetura gtica encontram-se na Frana nas catedrais de Notre-Dame de Reims, Notre-Dame de Paris, de Chartres, Saint-Chapelle de Paris, na Inglaterra nas catedrais de Norwich, Lincoln e Westminsterem Londres. So exemplos

Na arquitetura

significativos tambm os palcios da Justia e do Louvre em Paris e o palcio dos Papas, de Avinho na Frana. Na Itlia, os edifcios em estilo gtico so de autoria de artistas que anunciavam o Renascimento. Como a Igreja de So Francisco de Assis, a catedral de Santa Maria Del Fiore e o Palazzo Vechi, em Florena e os palcios comunais de Bolonha, Pistia e Persia. Na pintura A finalidade primordial da pintura gtica era ensinar a criao divina e, num sentido mais didtico, narrar as Escrituras para o maior nmero de pessoas, quase sempre analfabetas. Os temas eram religiosos, tirados da tradio bizantina. Alm das histrias da Bblia, representava-se tambm a vida dos santos e a iconografia de Cristo, particularmente a crucificao, captulo central da teologia da Idade Mdia. Embora as pinturas fossem freqentemente substitudas pelos vitrais, so comuns as pinturas em painis de madeira e sobre relevos. As figuras adquirem mais naturalidade, e o colorido mais vivo. Os pintores do gtico elaboraram uma pintura carregada de simbolismo, a fim de tocar emocionalmente o observador. So, tambm, notveis as pinturas em manuscritos (iluminuras). No final do perodo, surge a preocupao com a perspectiva, melhorando as propores entre figuras prximas e afastadas.

Na escultura

Em geral, a escultura gtica est integrada na arquitetura. A princpio, as esttuas eram alongadas e no possuam qualquer movimento, com um acentuado predomnio daverticalidade, o que praticamente as fazia desaparecer. Eram esttuas-colunas. Aos poucos, ela foi-se libertando das rgidas formas romnicas e adquirindo maior expresso, primeiramente, no rosto e, depois nos movimentos. Alm dessa variao no tempo, h grande diferenciao de um lugar parara outro. Na fase final da Idade Mdia, as figuras j apresentam uma grande naturalidade. Os escultores buscavam dar um aspecto real e humano s figuras retratadas (anjos, santos e personagens bblicos). A separao em relao arquitetura torna-se um fato e as esculturas comeam a se destacar como obras independentes. As roupas ficam mais pesadas e se multiplicam as dobras, que j no so lineares e rgidas, mas sim onduladas, expressivas e mais naturais.

DANA E MSICA MEDIEVAL


Durante toda a Idade Mdia, a msica profana fez parte da corte medieval. Servia para danar, para animar o jantar, para se ouvir. Era indispensveis em cerimnias civis, militares, feriados e outras ocasies festivas com danas folclricas, e tambm para animar os Cruzados quando partiam para a Terra Santa ou de jbilo, quando regressavam das suas campanhas.

Os jograis pertenciam outra classe de msicos. Eles recitavam, cantavam, tocavam, danavam, faziam acrobacias e exibiam as habilidades de animais domesticados. Iam de terra em terra e, com as suas diverses, entretinham a nobreza e os ajuntamentos de pessoas nas praas pblicas. Eram vistos como vagabundos e viviam margem da sociedade, mas eram muito populares por trazerem as novidades e as notcias de outras terras. A dana de roda seguramente o tipo coreogrfico mais difundido na Europa e em todo o mundo. A sua simplicidade contribuiu decerto para isso: os danadores formam uma roda, intercalando os do sexo masculino com os do feminino. Na frmula mais difundida, do as mos uns aos outros, virados para o centro do crculo, evoluindo a roda no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. De vez em quando, nas ocasies em que a msica o sugere, param e batem palmas, para de seguida retomarem o movimento circular. Alm da simplicidade, autores h que atribuem a sua divulgao ao valor mgico do crculo e da evoluo em crculo. Seja como for, a roda a mais primitiva forma de dana coletiva. O seu tipo medieval mais conhecido a carole, que era seguramente cantada pelos danadores, primeiro por um solista, a que respondiam depois todos os outros. No sculo XIV aparece entre os nobres, o Momo, um gnero de dana que serviu como base do futuro ballet-teatro. Era uma espcie de Carolas onde os participantes danavam mascarados e disfarados. Nos bailes de Momos danava-se a Mourisca, uma dana importada dos rabes, em ritmo binrio, marcada por batidas dos ps ou, em caso de cansao, dos calcanhares. O movimento da coreografia era o seguinte: bate-se o calcanhar direito (no cho) / bate-se o calcanhar esquerdo / bate-se os dois calcanhares (um no outro) / suspiro. Na verdade, as partituras indicam uma pausa no momento do suspiro. O momo tornou-se uma dana espetculo quando comeou a ser danado como atrao entre os pratos de um banquete. J no final do sculo XV o momo estava estabelecido com firmeza nas cortes de prncipes. Apresentava, ento diversos elementos dos ballets de corte (antecessores dos ballets de repertrio), como danarinos, cantores, msicos, carros, efeitos de maquinaria; mas faltava-lhes a "alma" do espetculo: uma ao dramtica coordenada e a diversidade das danas, pois apenas danavam a Carola e a Mourisca. No final da Idade Mdia a dana e a msica tornaram-se parte de todos os acontecimentos festivos.

VESTURIO MEDIEVAL

As roupas e os sapatos da poca eram bastante volumosos e escondiam quase inteiramente o corpo, especialmente o da mulher. As mais jovens at chegavam a revelar o colo, mas a Igreja sempre desaprovou os decotes. Pode-se dizer tambm que j existia moda, naquele tempo, com a introduo de novidades na forma de vestidos, chapus, sapatos, jias, etc. Vesturio bsico das mulheres inclua roupa de baixo, saia ou vestido longo, avental e mantos, alm de chapus com formas as mais variadas (imitando a agulha de uma torre, borboletas, toucas com longas tiras) e exagerados (em alguns locais foi preciso alterar a entrada das casas para que as damas e seus chapus pudessem passar). Na poca, cabelos presos identificavam a mulher casada, enquanto as solteiras usavam cabelos soltos. As cores mais usadas pelas mulheres eram o azul real, o bord e o verde escuro. As mangas e as saias dos vestidos eram bufantes e compridas. As mais ricas usavam acessrios, como leques e jias. Para os homens, o vesturio se compunha de meias longas, at a cintura, culotes, gibo (uma espcie de jaqueta curta), chapus de diversos tamanhos e sapatos de pontas longas. Os tecidos variavam de acordo com a condio social dos cavaleiros, o clima, a ocasio e local e, nos dias de festa, por exemplo, usavam ricas vestimentas, confeccionadas com tecidos orientais, sedas, l penteada e veludo. E festa o que no faltava, o ano inteiro, nas feiras e nas datas religiosas e profanas da Europa Medieval. Tanto nos castelos quanto nas vilas, aldeias e cidades, em tempos de fartura, tudo era motivo para comer, beber e danar, com fantasias, mscaras, procisses, muita alegria e at certos excessos. Os camponeses, apesar do sofrimento e a da penria, gostavam de festas, danas e msicas. Vrias danas folclricas europias originam-se de festas e danas populares medievais.

You might also like