You are on page 1of 2

Linguagem, Lngua e Lingustica RESUMO

LINGUAGEM, LNGUA, LINGUSTICA.

PETTER, Margarida.Linguagem, lngua, lingstica. In: Introduo lingstica. FIORIN, Jos Luiz (org.). 5 ed. So Paulo: Contexto, 2006.

Linguagem, lngua, lingstica, o primeiro captulo do livro Introduo Lingstica, de autoria de Margarida Petter. No decorrer das pginas, a autora apresenta como idia central linguagem humana e as lnguas. Com o ntido propsito de desmanchar a viso de Lingstica prescritiva/normativa, substituindo tais termos por explicativa/descritiva, Petter apresenta um breve relato do estudo da linguagem e uma relevante discusso sobre o que linguagem e a existncia ou no de uma linguagem animal. Em seguida discorre sobre o que Lingstica e o que implica essa posio descritiva/explicativa oposta gramtica normativa/prescritiva. Descreve ainda sobre as noes equivocadas de supremacia da lngua escrita sobre a falada, de lngua melhor ou pior e de lngua mais evoluda e menos evoluda, negando veemente tais equvocos.

Linguagem a representao do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicao e a interao entre as pessoas. Ela relativamente autnoma: como expresso de emoes, idias, etc, orientada pela viso de mundo, pelas injunes da realidade social, histrica e cultural de seu falante. As linguagens podem ser organizadas em dois grupos: a linguagem

verbal e a linguagem no verbal.

A linguagem verbal a matria do

pensamento e o veiculo de comunicao social. A lngua um cdigo de que se serve o homem para elaborar mensagens, para se comunicar e interagir com outras pessoas. um conjunto de unidades que se relacionam organizadamente dentro de um todo Ela pertence a todos os membros de uma sociedade e como um cdigo socialmente aceito, um nico indivduo no capaz de cri-la ou modifica-la. A fala, entretanto, sempre individual e seu uso dependa da vontade do ser falante. Nem a lngua nem a fala so imutveis. A lngua evolui transformando-se historicamente.

Lingustica o estudo cientfico da linguagem humana. Estuda a principal modalidade dos sistemas signos, as linguagens naturais, que so a forma de comunicao mais altamente desenvolvida e de maior uso. A lngua est sujeita a muitas variaes, variaes lingsticas, as quais sinteticamente podem ser: de poca para poca; de regio para regio; de grupo social para grupo scia; de situao para situao. Diante de tantas variantes no possvel dizer, em termos absolutos, que existe uma forma mais correta, esse julgamento no so levados em conta pelos lingistas, cuja funo estudar toda e qualquer expresso lingstica como um fato merecedor de descrio e explicao dentro de um quadro cientfico adequado. Os lingistas consideram a lngua um objeto de estudo que deve ser examinado empiricamente. O homem distingui-se dos demais animais por possui um poderoso dispositivo mental que lhe permite organizar de forma bem complexa suas percepes de mundo e expressar seus pensamentos com potencial criativo potencialmente ilimitado. Todo ser humano dotado desse dispositivo constitudo por um complexo sistema de regras. O que existe, portanto, so distintas programaes lingsticas mentais. Desse modo, o que o purista considera errado no estruturalmente ilgico nem carente de regras, mas organizado segundo uma lgica estrutural e gramatical distinta daquela do purista e de sua lgica. Um sistema no superior ao outro. Os sistemas lingsticos so apenas estruturados segundo lgicas diferentes.

You might also like