You are on page 1of 10

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAO

CINCIAS PROVA 1 BIMESTRE 7 ANO

2010

PROVA DE CINCIAS 7 ANO Questo 1 A idade calculada da Terra de cerca de 4,5 bilhes de anos. Esse tempo dividido em Eras Geolgicas. Alguns fatos ocorridos nas eras geolgicas da Terra esto listados abaixo, fora de ordem: 1. Esfriamento da Terra e formao dos oceanos. 2. Os dinossauros dominam o planeta. 3. Planeta muito quente e coberto de vulces. 4. Surgimento do ser humano. 5. Surgimento dos organismos unicelulares. 6. Surgimento dos primeiros peixes. Marque a alternativa que mostre a ordem correta em que os fatos aconteceram no planeta Terra: (A) 3, 1, 5, 6, 2, 4 (B) 3, 2, 6, 1, 4, 5 (C) 5, 2, 4, 3, 1, 6 (D) 5, 3, 6, 4, 2, 1 Questo 2 O fssil do terceiro maior dinossauro do mundo, de 32 metros de altura e cerca de 80 toneladas, o Futalognkosaurus dukei foi encontrado quase completo por pesquisadores brasileiros e argentinos e, junto com a carcaa do animal, encontraram restos fossilizados de folhas e peixes de 80 milhes de anos atrs, quando ele viveu. A partir destas caractersticas, como seria, provavelmente, o lugar em que ele viveu? (A) Uma regio com um ambiente seco, coberta por poucas plantas rasteiras. (B) Uma regio com um ambiente seco, coberta por grande vegetao. (C) Uma regio alagada, coberta por grande vegetao. (D) Uma regio alagada e sem vegetao.

http://www.educacional.com.br/noticiacomentada/gigant

Questo 3 Os primeiros seres vivos da Terra viviam em um ambiente bem diferente do atual, quentssimo e sem oxignio. Os primeiros seres vivos do planeta eram (A) unicelulares e pluricelulares. (B) unicelulares e hetertrofos. (C) pluricelulares e auttrofos. (D) pluricelulares e hetertrofos. Questo 4 Observe as adaptaes que os seres vivos abaixo apresentam:

Gazelas do deserto no suam e quase no urinam.


http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?mi dia=chco&cod=_bichoseplantasosegredoda

Lagartos geckos se enterram na areia durante o dia e saem noite.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Gekkonidae

Helicnea Folhas grandes e largas.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Heliconia_strict a_-_auth-Huber_-_desc-flower_-_from-DC1.jpg

Mandacaru Folhas transformadas em espinhos, caules suculentos.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandacaru

Dentre estes seres vivos, o que possui melhores adaptaes para viver em um ambiente mido (A) a gazela do deserto. (B) o lagarto geckos. (C) a helicnea. (D) o mandacaru.

Questo 5 Leia a notcia abaixo: Extino em srie na Mata Atlntica Nordestina. A caa indiscriminada de aves e mamferos que se alimentam de frutos ameaa a extino de 34% das espcies de rvores, no que resta da Mata Atlntica ao Norte do Rio So Francisco. De Alagoas ao Rio Grande do Norte, das 427 espcies de rvores tpicas da regio, 305 dependem de animais como pssaros e mamferos para ter suas sementes espalhadas. Mas o efeito-domin no pararia nas rvores. Com tantas espcies a menos, o solo perderia proteo. Alm disso, muitos outros seres vivos dependem dessas rvores.
Adaptado de Jornal O Globo, de 02/03/2000

As rvores correm risco de extino devido (A) ao solo desprotegido, pois o desaparecimento das rvores facilita a caa de aves e mamferos. (B) caa de aves e mamferos que se alimentam de frutos, j que o desaparecimento das rvores deixa o solo e outros seres vivos desprotegidos. (C) caa de aves e mamferos que se alimentam de frutos, visto que o desaparecimento das rvores faz com que suas sementes sejam espalhadas. (D) s suas sementes serem espalhadas por aves e mamferos, porque o desaparecimento das rvores deixa o solo e outros seres vivos desprotegidos.

Questo 6 Na reproduo sexuada (A) ocorre a unio do gameta masculino e do gameta feminino, dando origem clula-ovo, formando-se um novo ser. (B) ocorre a diviso do corpo de um indivduo, em que cada parte d origem a um novo ser. (C) ocorre a unio de duas clulas do mesmo indivduo, formando um novo ser. (D) ocorre a diviso de uma nica clula, que d origem a outros indivduos.

Questo 7 Em relao evoluo dos seres vivos, podemos destacar duas idias defendidas por cientistas: 1) Transmisso dos caracteres adquiridos. 2) Seleo natural. Podemos afirmar que as teorias acima apresentam idias de (A) Darwin, tanto a primeiro quanto a segunda. (B) Lamarck, tanto a primeiro quanto a segunda. (C) Darwin, a primeira, e de Lamarck, a segunda. (D) Lamarck, a primeira, e de Darwin, a segunda.

Questo 8 O papel da reproduo sexuada na evoluo e diversidade das espcies , dentre outros fatores, (A) garantir o aumento da variabilidade gentica da espcie, tendo, assim, melhores condies de adaptao ao ambiente. (B) garantir a diminuio da variabilidade gentica da espcie, tendo, assim, melhores condies de adaptao ao ambiente. (C) garantir a transmisso das caractersticas genticas de um indivduo para seus filhos. (D) inibir a transmisso das caractersticas genticas de um indivduo para seus filhos.

Questo 9 Com base na classificao dos seres vivos em seus reinos, numere a 1a coluna, a dos Reinos, de acordo com a 2a, a das caractersticas. 1 coluna: Reinos (1) Animal ou Animlia ( 2 coluna: Caractersticas ) Tem caractersticas parecidas

com as dos vegetais, mas no tem clorofila. (


Foto: Angelo Mouro Filho

) So microorganismos

constitudos por uma clula, com ncleos celulares. ( ) So todos organismos hetertrofos e multicelulares. ( ) Seus componentes so auttrofos e clorofilados. ( ) So microorganismos constitudos por uma clula, sem
Foto: Angelo Mouro Filho

(2) Vegetal ou Plantae

(3) dos Fungos ou Fungi

ncleos celulares.

CoCogumelo Foto: http://pt.wikipedia.org

(4) Monera

Agora, com base no que ficou acima, correta: (A)3-5-1-24 marque a alternativa

BaBactrias-Foto: http://pt.wikipedia.org

(B)3-4-1-2-5 (C)5-3-1-2-4 (D)3-5-5-2-1

(5) Protista

Protozo ProtozoriosFoto:wikipedia.org

Questo 10 O Brasil considerado o pas com maior nmero de seres vivos diferentes no mundo. Segundo os cientistas, isso acontece porque o nosso pas tem muitos ambientes naturais, com grandes e diferentes ecossistemas. Sendo assim, podemos afirmar que o nosso pas tem ( A ) uma pequena Biodiversidade. ( B ) uma razovel Biodiversidade. ( C ) a maior Biodiversidade do mundo. ( D ) a menor Biodiversidade do mundo. Questo 11 Embora muitos confundam o que meio ambiente e o que ecossistema, existe grande diferena entre os dois. Sabemos que o conceito de ecossistema ( A ) mais complexo que o conceito de meio ambiente. ( B ) menos complexo que o de meio ambiente. ( C ) o conjunto de seres vivos de um ambiente. ( D ) o conjunto das caractersticas fsicas de um ambiente.

Questo 12 Andria e Renata, depois de muito discutirem sobre os assuntos Teia e Cadeia Alimentar, tema da aula de Cincias, perceberam que todos os Seres Vivos esto interligados. Entenderam, tambm, que todos, direta ou indiretamente, necessitam dos vegetais para sobreviver, porque eles sintetizam seus alimentos e servem de alimento para os outros seres. Chegaram concluso de que o ecossistema s pode existir se houver ( A ) gua, luz e nutrientes para as plantas fazerem a fotossntese. ( B ) gua e alimento para os consumidores. ( C ) escassez de gua. ( D) apenas luz, para que os vegetais possam fazer a fotossntese.

Questo 13 Na atual transformao do nosso Planeta Terra, dois grandes fatores vm provocando ameaa s espcies. Algumas vezes, essas ameaas so causadas pelo ser humano, mas, em alguns casos, a prpria natureza promove a extino das espcies. Pesquisando essas aes de extino, Joo Pedro e Jssica foram capazes de diferenciar essas duas vertentes. Vamos acompanh-los nessa aventura, marcando apenas as alternativas que caracterizam as aes humanas: I Grande terremoto. II O aumento das reas agrcolas. III O crescimento demogrfico da populao. IV Queimadas criminosas. V Desmatamento. ( A ) II, III e IV ( B ) I, II e IV ( C ) II, III, IV e V ( D ) I e IV

Questo 14 Depois de estudarem muito sobre os ecossistemas brasileiros, como a Mata Atlntica, a Floresta Amaznica, o Pantanal, a Caatinga e o Cerrado, os alunos receberam um passeio ao Zoolgico do Rio. L viram vrios animais de outros pases, mas, a pedido dos professores que os guiavam, tinham que encontrar os animais de nosso pas, os bem brasileiros, que viviam em nossas matas ou em nossos rios. Dentre muitos animais vistos, Mariana e Melissa foram as primeiras a enumerar corretamente os animais brasileiros.

1 Tamandu bandeira

2 Elefante

3 Ona pintada 4 - Lobo Guar

6 Peixe-boi 5 Zebra Fotos: http://pt.wikipedia.org/wiki/

Qual a sequncia correta? ( A) 1 2 3 6 (B)1346 (C)2346 ( D) 1 5 4 6

Questo 15 Patrcia e Leonardo conversavam para relembrar qual era a proposta da professora quando fez duas oficinas para a turma. A primeira oficina foi de papel artesanal na qual fizeram o uso de papeis velhos e usados para fazer papeis novos e coloridos; a segunda oficina foi de velas decorativas usou-se velas quebradas e restos de velas para fazer velas novas, coloridas e cheirosas. Eles prontamente entenderam que a proposta fazia parte de um projeto de uso responsvel dos recursos naturais; faltava apenas saber qual era a principal ao das atividades: ( A ) Reciclagem de material. ( B ) Reaproveitamento objetos. ( C ) Reutilizao de objetos. ( D ) Reduo de consumo.

You might also like