You are on page 1of 18

Artigo

Breves consideraes acerca da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth com enfoque nos Padres de Reconhecimento

Autora: Karine Giotti Souza Cruz

Filiao institucional: Unidade Doctum de Juiz de Fora/MG

Qualificao acadmica: Acadmica do 6 perodo de Direito. Monitora de TGP e de Processo Penal.

Endereo, telefone e endereo eletrnico: Rua Silva Jardim, 385/419. (32) 9931-3908. kagiotti@yahoo.com.br

Breves consideraes a respeito da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth com enfoque nos Padres de Reconhecimento

Sumrio: 1 Introduo; 2 Teoria de Axel Honneth e sua estruturao no pensamento desenvolvido por Winnicott; 3 - Influncia de T. H. Marshall na demonstrao de Honneth do processo de ampliao dos direitos fundamentais; 3.1 Consideraes necessrias a respeito da Moral e das Regras de Trato Social como forma de integrao e (in) evoluo social; 3.1.1 Moral; 3.1.2 Regras de Trato Social; 3.1.3 Formas de interao social x atuao do Direito; 4 - Sistematizao da teoria do reconhecimento; 5 Padres de Reconhecimento; 5.1 Amor; 5.2 Direito; 5.3 Solidariedade; 5.3.1 Solidarismo social; 6 Desrespeito aos padres de reconhecimento e a consequente patologia social; 7 - Concluso. Resumo: O presente trabalho tem por finalidade demonstrar a origem e a evoluo do que se entende por Teoria de Reconhecimento, tendo por base os ensinamentos de Axel Honneth. Dessa forma, possvel perceber o quo importante a anlise dos Padres de Reconhecimento estabelecidos pela referida Teoria (amor, direito e solidariedade) para o atual desenvolvimento produtivo da sociedade, uma vez que, em sua falta, esta, como um todo, adoece e perde suas caractersticas mais importantes e peculiares, que a distingue dos demais grupos de atores sociais estabelecidos ao redor do mundo. Extremamente importante, ainda, a relao do amor, do direito e da solidariedade com a evoluo dos Direitos Fundamentais, que so, de certa forma, consequncia das reivindicaes dos grupos que representam as minorias sociais. Palavras-chave: Teoria do Reconhecimento, Axel Honneth, amor, direito, solidariedade. Abstract: This paper aims to demonstrate the origin and evolution of what is understood by the Theory of Recognition, based on the teachings of Axel Honneth. Thus, we can notice how important the analysis of the Recognition Standards established by the mentioned Theory (love, law and solidarity) are to the current productive development of society, since, in its absence, it, as a whole, becomes ill and loses its most important and peculiar features, which distinguishes it from other established groups of social actors set around the world. It is of extreme importance still, the relationship of "love", "law" and "solidarity" with the evolution of Fundamental Rights, which are, in a way, consequences of the demands of groups that represent social minorities.
2

Keywords: Theory of Recognition, Axel Honneth, love, law, solidarity. 1 Introduo: A origem do conceito de reconhecimento se deu pela obra de G. W. F. Hegel, denominada escritos de Jena (escrito entre os anos de 1801 e 1806 durante o perodo em que Hegel lecionava em Jena). Porm, conquistou uma maior projeo filosfica, sendo reinserido no debate filosfico e das cincias polticas e sociais, a partir dos escritos sobre a Dialtica do Senhor e do Escravo na Fenomenologia do Esprito, conforme escrito por Jlia Valente e Luiz Phillipe de Caux. Apesar de a palavra reconhecimento ter origem alem (Anerkennung), explicam Bethnia Assy e Joo Feres Jnior que: o conceito filosfico de reconhecimento no significa simplesmente a identificao cognitiva de uma pessoa, mas sim, tendo esse ato como premissa, a atribuio de um valor positivo a essa pessoa, algo prximo do que entendemos por respeito 1. Duas obras, formuladas pelos precursores na busca da concepo dialgica da identidade social e cultural em 1992, so essenciais para a percepo da contempornea reformulao existente da teoria do reconhecimento, quais sejam, o ensaio The Politics of Recognition do canadense Charles Taylor, escrito em 1994 e o livro Luta por Reconhecimento do alemo Axel Honneth, publicado, pela primeira vez, em 2003. Charles Taylor enfatiza o conceito de reconhecimento visando uma melhor compreenso dos vrios conflitos existentes dentro do meio social, sejam por motivos religiosos, culturais, das minorias polticas, etc, haja vista que o devido reconhecimento no apenas uma cortesia que ns devemos s pessoas. uma necessidade humana vital 2. Alm disso, esclarece-se que: nossa identidade em parte formada pelo reconhecimento ou pela falta dele, e muitas vezes pelo reconhecimento errneo (misrecognition) por parte dos outros, e, assim, uma pessoa ou grupo de pessoas pode sofrer um dano real, uma distoro real, se as
1

ASSY, Bethnia e FERES JNIOR, Joo. Reconhecimento. In: BARRETO, Vicente Paulo (coord.). Dicionrio de filosofia do direito. So Leopoldo: Unisinos Rio de Janeiro: Renovar, 2006, p. 705). 2 TAYLOR, Charles. The politics of recognition. In: GUTMANN, Amy (Ed.). Multiculturalism: Examining the politics of recognition. Princeton University Press, 1994, p. 26 traduo de Jlia Leite Valente e Luiz Philipe de Caux.

pessoas ou a sociedade em torno lhe espelharem em retorno uma imagem limitada, aviltante ou desprezvel dela prpria 3. Axel Honneth atual responsvel pela tradio do conhecimento crtico da Escola de Frankfurt, embora sua tese seja criticada pelo fato de o reconhecimento ser visto, hodiernamente, de forma errnea como a luta de grupos minoritrios de forma a estimular as especificidades culturais, levando alguns autores a criticar Honneth e Taylor por reessencializar identidades, fomentar a ideia do self-soberano e negligenciar o fato de haver reinvindicaes socialmente injustificveis 4.

2 Teoria de Axel Honneth e sua estruturao no pensamento desenvolvido por Winnicott: Sua teoria foi estruturada em duas partes: De um lado, procurou salientar as carncias da interpretao dada pela teoria crtica desenvolvida por Habermas, sustentando que tal teoria necessita ser analisada horizontalmente, em uma dimenso intersubjetiva social, principalmente pelo fato de propor que a racionalidade comunicativa seria anterior ao conflito social, deixando, em segundo plano, a luta por reconhecimento e, de outro lado, Honneth empenha-se em desenvolver sua prpria verso de teoria crtica ex negativo, concluindo, em Kritik der Macth, que a sociedade deveria estar preocupada em interpretar-se a partir de uma nica categoria: a do reconhecimento. Segundo Giovani Saavedra e Emil Sobottka, em Kampf um Anerkennung, Axel aprimora a concluso acima exposta e, desenvolvendo-a de forma consequente, insere os primeiros elementos da sua teoria a partir da categoria da dependncia absoluta, desenvolvida por Winnicott, que demonstra a primeira fase do desenvolvimento infantil, na qual a me e o beb se encontram em uma situao simbitica, no havendo entre eles nenhum tipo de limite de individualidade, resultando em uma espcie de unidade. Aos poucos, esta relao vai se transformando, justamente pela necessidade de um retorno gradativo da me s tarefas dirias, de forma a ampliar a relao de independncia entre ambos.

TAYLOR, Charles. The politics of recognition. In: GUTMANN, Amy (Ed.). Multiculturalism: Examining the politics of recognition. Princeton University Press, 1994, p. 25 traduo de Jlia Leite Valente e Luiz Philipe de Caux. 4 MENDONA, Ricardo Fabrino. Dimenso intersubjetiva da auto-realizao em defesa da teoria do reconhecimento. Ver. bras. Ci. Soc. Vol. 24, n 70. So Paulo: Junho de 2009. A referncia, em especial, direcionada a americana Nancy Fraser.

Aps os 6 (seis) primeiros meses de vida, a criana necessita se acostumar com a ausncia da me, o que incita o desenvolvimento de capacidades no beb que o estimulam a se diferenciar do seu ambiente (seria esta a fase da relativa independncia de Winnicott), admitindo que sua me possui direitos prprios e que no faz parte do seu mundo subjetivo. A criana participa desta nova experincia pelo que Honneth chama de destruio (uma espcie de luta que a criana tem consigo mesma para reconhecer a me como um ser independente e com reivindicaes e desejos prprios) e fenmeno de transio (fase do reconhecimento recproco, onde me e beb comeam a vivenciar uma experincia de amor recproco sem que haja necessidade de um retorno ao estgio simbitico), sendo que somente ocorrer este segundo mecanismo (o fenmeno de transio) se a criana tiver desenvolvido com a destruio uma experincia elementar de confiana na dedicao da me. A partir de ento, Honneth traa os princpios norteadores do primeiro nvel de reconhecimento, que se caracteriza pelo fato de a criana experimentar a confiana nos cuidados da me, desenvolvendo, dessa forma, uma relao saudvel consigo mesma (autoconfiana). Esse primeiro estgio de ampliao da autoconfiana visto por Axel como o alicerce das relaes entre os adultos. Em um segundo momento, analisando o segundo nvel de reconhecimento, este autor aprofunda ainda mais seus estudos e percebe que o amor a essncia de toda a moralidade, chegando concluso de que o desenvolvimento do autorespeito ajuda a melhorar a participao na vida em coletividade. Dessa forma, sob uma perspectiva honnethiana, percebe-se uma intensa crtica s sociedades tradicionalistas, ancoradas na concepo de status (onde um sujeito s conseguiria o devido reconhecimento social em funo da posio ocupada na comunidade, bem como se fosse reconhecido como membro ativo dela). Com a evoluo da sociedade, fica notrio que o sistema jurdico no mais permite atribuir privilgios e excees s pessoas simplesmente em funo do status. O direito ento, deve ser geral o suficiente para levar em considerao todos interesses de todos os participantes da comunidade 5.

3 - Influncia de T. H. Marshall na demonstrao de Honneth do processo de ampliao dos direitos fundamentais: Antes de, efetivamente, esclarecer a relao entre direitos fundamentais e a teoria do reconhecimento de Honneth, necessrio ter em mente que a vida em coletividade implica em
5

SAAVEDRA, Giovani Agostini e SOBOTTKA, Emil Albert; Texto: Introduo teoria do r econhecimento de Axel Honneth, 2008, pg 11.

organizao e provoca a existncia do Direito, que, com o intuito de formular os alicerces da justia e segurana, uma das maneiras de obteno do bem-estar social. Surge devido exigncia dos indivduos de ordem e equilbrio social, constituindo simplesmente um meio eficaz que possibilita o convvio e o progresso sociais, desde que reflita os fatos sociais, entendidos por mile Durkheim como maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivduo, dotadas de um poder de coero em virtude do qual se lhe impem 6. O Direito deve ser uma expresso da vontade social, e, assim, a legislao deve apenas similar os valores positivos que a sociedade estima e vive. (...) Se o homem em sociedade no est propenso a acatar os valores fundamentais do bem comum, de viv-los em suas aes, o Direito ser incuo, impotente para realizar a sua misso 7. Analisada essas questes iniciais, percebe-se que, Axel Honneth, influenciado por T. H. Marshall, se esfora para demonstrar que o direito moderno deve ser restabelecido como um processo de ampliao dos direitos fundamentais, cujos atores sociais s conseguem desenvolver a conscincia de que eles so pessoas de direito, e agir consequentemente, no momento em que surge historicamente uma forma de proteo jurdica contra a invaso da esfera da liberdade, que proteja a chance de participao da vontade na formao pblica e que garanta um mnimo de bens materiais para a sobrevivncia 8. Adiantando um pouco o segundo modelo de reconhecimento defendido por Honneth (o Direito), ressalta-se que seria a consolidao dos direitos fundamentais uma consequncia, via de regra, das reivindicaes de grupos que representam as minorias, resultando na insero no direito positivado de reconhecimento recproco. A luta pelo reconhecimento fica evidente com a prpria evoluo dos direitos fundamentais: Os de primeira gerao pedem uma atuao negativa por parte do Estado, de forma a permitir a ampla liberdade entre os indivduos (direitos negativos, representados pelo lema Liberdade da Revoluo Francesa de 1.789); os de segunda gerao ressaltam a necessidade de uma interveno estatal, ainda que mnima, para garantir a igualdade entre os indivduos, bem como a participao dos
6

DURKHEIM, mile, As Regras do Mtodo Sociolgico, Cia. Editora Nacional, So Paulo, 1960, cap. I. Sobre a presente definio, v. Jos Florentino Duarte, O Direito como Fato Social, Srgio Antnio Fabris Editor, Porto Alegre, 1982, p. 17 e segs. 7 NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito/ Paulo Nader Rio de Janeiro; Forense, 2008, pgs. 18 e 19. 8 SAAVEDRA, Giovani Agostini e SOBOTTKA, Emil Albert, citando - HONNETH, Axel. Kampf um Anerkennung: Zur moralischen Grammatik sozialer Konflikte. Frankfurt am Mais: Suhrkamp, 2003, p. 190.

mesmos nas escolhas pblicas (representados pelo lema Igualdade da Revoluo Francesa de 1.789); os de terceira gerao tm uma maior preocupao com o Estado Social e com uma justia que permita no s uma igualdade formal, mas tambm uma igualdade material entre os atores sociais (representados pelo lema Fraternidade da Revoluo Francesa de 1.789). Sabrina Naritomi diz que: deste processo histrico de consolidao dos direitos fundamentais pode-se deduzir que a imposio de cada nova classe de direitos e deveres esteve relacionada presso de grupos desfavorecidos 9. O reconhecimento recproco das pessoas de uma dada coletividade como pessoas dotadas de direitos (ou pessoas jurdicas), contempla tanto as capacidades abstratas de uma orientao moral como as concretas, que permitem uma existncia digna, dando azo ao desenvolvimento do auto-respeito por parte do sujeito de direitos. Sendo assim, analisando a forma de reconhecimento do direito, so ressaltadas as propriedades gerais do ser humano, enquanto que no caso da valorao social, a relevncia consiste nas singularidades, o que torna o indivduo diferente dos demais. Esta ltima seria a terceira forma de reconhecimento: a comunidade de valores ou solidariedade, que deve ser contemplada como um tipo normativo ao qual correspondem as mais variadas formas de auto-relao. Honneth procura demonstrar que, com a evoluo da sociedade (tradicional para moderna), surgiu um tipo de individualizao que no pode ser negada. A solidariedade deveria ser vista, ento, como um meio social a partir do qual as propriedades diferenciais dos seres humanos venham tona de forma genrica, vinculativa e intersubjetiva 10, fazendo uma espcie de integrao e avaliao social de valores estabelecidos pela auto-compreenso social, tendo por base, a moralidade. 3.1 Consideraes necessrias a respeito da Moral e das Regras de Trato Social como forma de integrao e (in) evoluo social 3.1.1 Moral

HONNETH, Axel. Luta por Reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais, p. 191. No mesmo sentido: NARITOMI, Sabrina. Princpio constitucional da solidariedade: um direito-dever de redistribuio de reconhecimento?... p. 82. 10 SAAVEDRA, Giovani Agostini e SOBOTTKA, Emil Albert; Texto: Introduo teoria do reconhecimento de Axel Honneth, 2008, p. 13.

Aqui cabem algumas consideraes acerca da Moral, norteadora dos padres que os prprios atores sociais estabelecem para que o convvio em sociedade se d de forma amena, e das Regras de Trato Social. A ideia de Moral, que se fundamenta na noo de bem, surgiu na Grcia antiga, mas foi entendida ao longo da histria de maneiras distintas, haja vista que acompanha o que a sociedade, como um todo e numa poca especfica, considera correto, bom. Alguns exemplos podem ser citados nesse sentido: no estoicismo, a moral compreendia desprendimento, saber enfrentar a dor, o sofrimento, de forma branda, suave, (muito ligada ideia de virtude, do ser virtuoso); j para o epicurismo, a ideia de bem estaria intimamente ligada ideia de prazer, de divertimento, observados certos limites. Atualmente, segundo Paulo Nader, consideramos bem tudo aquilo que promove o homem de uma forma integral e integrada. Integral significa a plena realizao do homem, e integrada, o condicionamento a idntico interesse do prximo 11. A anlise da Moral deve ser observada sobre dois aspectos, quais sejam, a moral natural e a moral positivada. Enquanto aquela no convencionada pelos atores sociais, sendo uma ideia essencialmente ligada natureza, esta uma interpretao criada pelo homem, devendo ser ponderada de acordo com a poca e o local em que ele est inserido, sendo subdividida em trs setores distintos, denominados por Heinrich Henkel como: Moral autnoma: entendida como a noo de bem que cada ser humano possui intrinsecamente, norteando o seu dever-ser sem restries ou condicionamentos estabelecidos pela coletividade. tica dos sistemas religiosos: entendida como a noo de bem que os cultos, seitas religiosas transmitem aos seus fiis, de forma a influenciar na vida e o comportamento destes. Deve ser um todo coerente e harmnico, para que possa criar certa obrigatoriedade de comportamento dos seus seguidores, estabelecendo o que correto ou no. Moral social: entendida como a noo de bem que a sociedade como um todo entende como correta num dado lugar e em determinado tempo. o que orienta a conduta dos indivduos e, de certa forma, influencia o Direito (apesar das distines de ordem formal e

11

NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito/ Paulo Nader Rio de Janeiro; Forense, 2008, p. 36.

quanto ao contedo existente entre eles), j que, este, como uma cincia social aplicada, deve estar sempre se reestruturando, devido mobilidade social. Segundo Paulo Nader: Se o Direito envelhece, deixa de ser um processo de adaptao, pois passa a no exercer a funo para a qual foi criado. No basta, portanto, o ser do Direito, indispensvel o ser atuante, o ser atualizado. Os processos de adaptao devem-se renovar, pois somente assim o Direito ser um instrumento eficaz na garantia do equilbrio e da harmonia social 12. Sendo assim, segundo a Teoria do mnimo tico, desenvolvida por Jellinek, o Direito deve representar o mnimo de preceitos morais necessrios ao bem-estar da coletividade. Para o jurista alemo toda sociedade converte em Direito os axiomas morais estritamente essenciais garantia e preservao de suas instituies 13. 3.1.2 Regras de Trato Social Segundo Paulo Nader, as regras de trato social so padres de conduta social, elaboradas pela sociedade e que, no resguardando os interesses de segurana do homem, visam a tornar o ambiente social mais ameno, sob presso da prpria sociedade 14. So conhecidas como Convencionalismos Sociais e Usos Sociais, percebidas, notadamente, nas regras de etiqueta, de linguagem, de educao, de protocolo, de amizade, dentre outras. Seu objetivo tornar possvel o dilogo entre os atores sociais, reduzindo as disputas entre eles, fazendo com que a integrao social se d de forma agradvel e saudvel. Para que seja eficiente, pressupe a existncia tanto do Direito quanto da Moral, uma vez que sua natureza no independente, mas, sim, complementar. Algumas caractersticas bsicas das regras de trato social: so normas que se referem apenas s aparncias, ao mundo exterior; constituem uma forma de se apresentar a outra pessoa; impem deveres, mas no direitos; criam padres de conduta que devem ser obedecidos independentemente da vontade/conscincia de cada indivduo; no acarretam sanes estatais, apesar de se submeter crtica, reprovao e censura sociais, etc.

12 13

NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito/ Paulo Nader Rio de Janeiro; Forense, 2008, p. 19. NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito/ Paulo Nader Rio de Janeiro; Forense, 2008, p. 43. 14 NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito/ Paulo Nader Rio de Janeiro; Forense, 2008, p. 44.

Analisando o aspecto histrico, notria a evoluo das regras de trato social, principalmente no que tange sua natureza complementar, tendo em vista que em pocas passadas, os instrumentos de controle social se mantinham indiferenciadas. Importante ressaltar que Lon Duguit percebeu, dentro do emaranhado de normas que governam a sociedade, a existncia da chamada norma da solidariedade, conceituada por Bustamante y Montoro como no fazer nada que atente contra a solidariedade social, em qualquer de suas formas, e fazer tudo que conduza a realizar e a desenvolver a solidariedade social mecnica e orgnica 15 (que sero vistas em breve). 3.1.3 Formas de interao social x atuao do Direito Observando as pessoas que formam grupos sociais e, consequentemente, a prpria sociedade, percebe-se que estas se relacionam pela necessidade de convivncia entre os atores sociais (j que o ser humano um ser essencialmente social que s no vive em comunidade em trs hipteses, segundo Santo Toms de Aquino mala fortuna16, corruptio naturae17 e excellentia naturae18) buscando seus objetivos, j que somente atravs dela que o ser humano desenvolve suas faculdades e todas as suas potencialidades. Segundo Paulo Nader, os processos de mtua influncia, de relaes interindividuais e intergrupais, que se formam sob a fora de variados interesses, denominam-se interao social
19

, pressupondo a existncia de uma cultura e do conhecimento por parte dos

integrantes da sociedade das normas de conduta, as regras de trato social, do Direito em si e da Moral, adotadas pelo corpo social. A interao social se d atravs de trs formas especficas denominadas cooperao, competio e conflito, sendo que as duas primeiras formas sero disciplinadas pelo Direito apenas quando existirem relaes potencialmente conflituosas.

15

NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito/ Paulo Nader Rio de Janeiro; Forense, 2008, p. 46, cita - A. S. Bustamante y Montoro, Introduccin a la Ciencia del Derecho, 3 ed., Cultural S.A., La Habana, 1945, p. 37. 16 Mala fortuna se d quando, por um infortnio, ocorre o isolamento do ator social (como, por exemplo, no caso de naufrgios). 17 Corruptio naturae se caracteriza quando, devido a uma alienao mental (de sprovimento de Inteligncia), o ser humano se distancia dos demais indivduos. 18 Excellentia naturae ocorre quando o homem em questo possui uma grande espiritualidade, de tal forma a possibilitar seu distanciamento da sociedade como um todo. 19 NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito/ Paulo Nader Rio de Janeiro; Forense, 2008, p. 25.

10

A cooperao se d quando as pessoas conjugam seus esforos, visando um mesmo objetivo e valor intrnsecos, trabalhando em conjunto para a consecuo do fim pretendido (sendo, portanto, uma relao direta e positiva). J na competio, h uma disputa sendo que, pelo fato de terem o mesmo objetivo, uma pessoa deseja a excluso da outra para obteno do que deseja. Por fim, existe o conflito que se faz presente a partir do impasse, quando os interesses em jogo no logram uma soluo pelo dilogo e as partes recorrem luta, moral ou fsica, ou buscam a mediao da justia 20, entendendo ter esta ltima forma (o conflito) uma ntima e direta relao com o desenvolvimento e complexidade social (quanto maior este, maior ser aquele). Necessrio, ainda, destacar que a sociedade sem o Direito no resistiria, seria anrquica, teria seu fim. O Direito a grande coluna que sustenta a sociedade. Criado pelo homem, para corrigir a sua imperfeio, o Direito representa um grande esforo para adaptar o mundo exterior s suas necessidades de vida 21.

4 - Sistematizao da teoria do reconhecimento: Em sua obra Luta por Reconhecimento, Axel Honneth faz a principal sistematizao de uma teoria do reconhecimento, observando os escritos de Hegel (que demonstra uma dinmica muito ampla do reconhecimento, envolvendo, inclusive, relaes afetivas e sociais, bem como o componente da solidariedade que vai alm do cunho jurdico propriamente dito), e, ao contrrio de Taylor, busca uma slida fundamentao do que, efetivamente, seria a luta por reconhecimento. Honneth constri a ideia de que a prpria experincia do desrespeito a causa, emotiva e cognitiva, da resistncia social e da inquietao da sociedade, mesmo que se leve em considerao o processo prtico das experincias individuais como motivos indutores da ao, tendo uma exigncia comum por amplas relaes de reconhecimento. Nesta obra, em suas pginas 204 e seguintes, o autor expressa in verbis: (...) uma pessoa desenvolve a capacidade de sentir-se valorizada somente quando as suas capacidades individuais no so mais avaliadas de forma coletivista. (...) Em funo dessa mudana estrutural existe, porm, no centro da vida moderna uma permanente tenso, um permanente processo de luta, porque nesta nova forma de

20 21

NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito/ Paulo Nader Rio de Janeiro; Forense, 2008, p. 25. NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito/ Paulo Nader Rio de Janeiro; Forense, 2008, p. 28.

11

organizao social h, de um lado, uma busca individual por diversas formas de autorealizao e, de outro, a busca de um sistema de avaliao social. Essa espcie de tenso social que oscila permanentemente entre a ampliao de um pluralismo valorativo que permita o desenvolvimento da concepo individual de vida boa e a definio de um pano de fundo moral que sirva de ponto de referncia para avaliao social da moralidade faz da sociedade moderna uma espcie de arena na qual se desenvolve ininterruptamente uma luta por reconhecimento (...) Alm disso, com o processo de individualizao das formas de reconhecimento surge nesta esfera de reconhecimento a possibilidade de um tipo especfico de auto-relao: a autoestima 22. Diante do exposto, cabe dizer que a construo das identidades individuais e/ou coletivas est intimamente ligada ao reconhecimento do outro e pelo outro, ressaltando o que cada pessoa pensa sobre si mesma e de como deseja que os outros a vejam. Honneth, juntamente com Hegel, prope uma tipologia progressiva de formas de reconhecimento: AMOR, DIREITO e SOLIDARIEDADE, que possuem trs maneiras de desrespeito (MAUS TRATOS e VIOLAO, PRIVAO DE DIREITOS e

DEGRADAO MORAL e INJRIA, respectivamente) especificadas ao longo do presente trabalho. E em contraposio a essas formas de no-reconhecimento que se desenvolvem as desavenas sociais, tendo por consequncia sua vagarosa superao. Quando o sujeito social sente, vivencia o reconhecimento, passa a ter um auto-relacionamento positivo, enquanto que, se vivencia o desrespeito, consequentemente, a sua auto-relao positiva se perde. E, em uma anlise mais global, se cada indivduo ou grupo de indivduos perde essa intersubjetividade, a sociedade, como um todo, adoece. Os mais recentes subsdios trazidos ao debate, apesar de no completamente aceitos por Honneth, so de Nancy Fraser, filsofa poltica americana, que visualiza, em sua obra denominada Redistribution or recognition?: a political-philosophical exchange, a problemtica sob um aspecto econmico, uma vez que se baseia na diferena e na ntida relao entre respeito e condio financeira (lutas por reconhecimento subordinao de status e lutas por redistribuio motivadas pelas desigualdades de classes sociais ). 5 Padres de Reconhecimento:
22

SAAVEDRA, Giovani Agostini e SOBOTTKA, Emil Albert; Texto: Introduo teoria do reconhecimento de Axel Honneth, 2008, pp. 13 e 14.

12

Quanto aos padres de reconhecimento propriamente ditos, fazem-se precisos os seguintes comentrios: 5.1 Amor: A esta primeira forma de reconhecimento, correspondem os modos de desrespeito denominados, por Honneth, de maus tratos e violao. Porm, a violao no se d diretamente integridade fsica, mas sim psquica, autoconfiana, que, segundo Winnicott, adquirida com o tempo por meio de um longo processo intersubjetivo de socializao que surge atravs da dedicao afetiva. Materializa-se na dependncia de afetuosidade que cada indivduo precisa para suprir, ou reduzir, as carncias humanas. As principais relaes amorosas, para Honneth, so: Primrias fortes ligaes emotivas, mas com poucas pessoas; Relaes erticas ligao entre dois parceiros; Relaes de amizade e entre pais e filhos. Presume-se que esta primeira forma de reconhecimento vista por Axel como a mais importante para que os atores sociais construam uma identidade estvel e uma personalidade intacta, j que sem ela, seria impossvel o desenvolvimento das demais formas de reconhecimento e, portanto, de um bom convvio social. 5.2 Direito: A esta segunda forma de reconhecimento viabilizada pela dimenso de auto-respeito, corresponde o modo de desrespeito intitulado de privao de direitos, onde o ncleo de personalidade lesado o da integridade social e, consequentemente, do auto-respeito, uma vez que toda sbita retirada da autonomia deve ser vista como associada a um tipo de sentimento. Para Honneth, a habilidade de cada pessoa deve ser dimensionada de acordo com seu envolvimento com relao universalizao e materializao do direito, ou seja, com o grau de responsabilidade moral individual, apesar da situao de desrespeito jurdico presente no quotidiano dos atores sociais, explicitando, ainda, a relao dos sujeitos de direitos com a conscincia dos deveres e das obrigaes para com os demais indivduos. Para que a sociedade seja saudvel, necessrio permitir a participao de todos os cidados, independentemente de suas singularidades e predilees, nos julgamentos polticos da comunidade em que vivem. Obedecendo mesma lei, os sujeitos de direito se reconhecem reciprocamente como pessoas capazes de decidir com autonomia individual sobre normas morais 23.

23

HONNETH, Axel. Luta por Reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais, p. 182.

13

5.3 Solidariedade: A esta terceira forma de reconhecimento, correspondem as formas de desrespeito denominadas degradao moral e injria, onde o componente da personalidade que ameaado a dignidade, constituindo uma espcie de degradao autoestima, uma vez que a pessoa impedida da possibilidade de construir e desenvolver uma imagem positiva de si mesma. O que sobressai na ideia da solidariedade o reconhecimento social das singularidades individuais que so antagnicas igualdade que uniformiza as diferenas. a autoestima, por oposio dignidade de todos os sujeitos de direito que se manifesta aqui. A relao entre as dimenses do direito 24. ensejadora da valorizao das singularidades e da identidade de cada indivduo, necessitando, portanto, de relaes simtricas entre os membros da sociedade, fazendo com que sejam reconhecidas as caractersticas de cada um como indispensveis, essenciais, para a sociedade, viabilizando a criao de estimas recprocas entre os indivduos, que contribuem, com suas propriedades pessoais, para uma melhor postura do outro, a ponto de se ver nele. 5.3.1 Solidarismo social: Importante notar que a solidariedade no consiste apenas na alteridade onde os atores sociais interagem com a finalidade de ajudarem o outro, pensando, exclusivamente, no bemestar do prximo a ponto de se ver nele, mas tambm como uma forma de solidarismo social (melhor denominada entrosamento social), cujo objetivo a reciprocidade do

reconhecimento, uma interao social por cooperao. Lon Duguit, tendo por base os ensinamentos de mile Durkheim, dividiu as formas de solidariedade social em: Solidariedade por semelhana (ou mecnica) e Solidariedade por diviso (ou orgnica), sendo aquela caracterizada quando o grupo social desenvolve um trabalho unindo esforos para a realizao do seu objetivo, no havendo separao das atividades a serem desenvolvidas e, justamente por isso, pode ser percebida em sociedades menos desenvolvidas. J a Solidariedade por diviso consiste na separao do trabalho em etapas e de acordo com a sua natureza, de forma a permitir uma maior especializao e celeridade no desenvolvimento do trabalho e do objetivo proposto.

24

SOUZA, Jess. Uma teoria crtica do reconhecimento, Lua Nova, n 50, 2000, pp. 151-152.

14

Para Duguit, o Direito se revelaria como o agente capaz de garantir a s olidariedade social e a lei seria legtima enquanto promovesse tal tipo de interao social 25. Sendo assim, percebe-se que a sociedade, para que consiga evoluir (de maneira saudvel), deve estabelecer e buscar como um fim primordial o desenvolvimento da solidariedade (no somente a da utpica, baseada na alteridade, mas tambm naquela que permite um entrosamento social, haja vista que a sociedade se desenvolve e amadurece com a interao entre os indivduos que a compe, j que o ser humano um ser essencialmente social, levando em considerao suas singularidades que permitem formas diferentes de agir e de pensar). 6 Desrespeito aos padres de reconhecimento e a consequente patologia social: Honneth, observando todas essas formas de reconhecimento, e dos consequentes desrespeitos, adotou o conceito psicanaltico de patologia para explicitar, de forma mais clara, sua teoria do reconhecimento, que deve, por sua vez, ser capaz de apontar a srie dos sintomas que os atores sociais permitem transparecer (reaes externas de sentimentos patolgicos interiores ou psquicos) quando atingidos por essas formas de desrespeito em seu estado patolgico. Para que o estudo em questo seja acreditado, somente as experincias de injustia que geram fenmenos patolgicos devem ser analisadas, haja vista que so o estopim par excellence da luta por reconhecimento e demonstram que a experincia de desrespeito age como forma de freio social, podendo ocasionar a paralisia do indivduo ou do grupo social, j que o ser humano no consegue agir de forma neutra a ela. Neste sentido, G.H. Mead diz que quando o ser humano participa da ntida prtica de desrespeito mtuo, obrigado a reinterpretar a situao de forma que o seu eu prtico comea a atuar. Porm, apesar de negativo, justamente este aspecto que demonstra o quanto o ator social dependente do reconhecimento social, j que como o indivduo est sempre ligado a um complexo emaranhado de relaes intersubjetivas, dependente estruturalmente do reconhecimento dos outros atores sociais. Isto posto, entende-se que a experincia de desrespeito deve ser tamanha que sirva, inclusive, de base motivacional para a luta por reconhecimento e para posterior desenvolvimento da sociedade de forma mais justa e igualitria, tendo em vista que, para G.H. Mead, quanto maiores as necessidades do sujeito, individualmente considerado, de ver respeitadas as vrias especificidades das pessoas, maior
25

NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito/ Paulo Nader Rio de Janeiro; Forense, 2008, p. 27.

15

ser a sua alteridade, ou seja, sua capacidade de descentralizar suas egosticas aspiraes de maneira que ele consiga se colocar na perspectiva do outro, mantendo sua identidade pessoal conservada. Para Honneth, existe uma interdependncia entre as autonomias privada e pblica, sendo o Eu, viso individualista do prprio sujeito, anterior sociedade jurdica na qual est inserido. As foras que conduzem o movimento de reconhecimento so os impulsos incontrolveis do Eu que se expressam prontamente quando encontram a concordncia do outro generalizado. Ao estarem decididos pela no legitimao das normas, a desafiam (necessidade psquica) e passam a se dedicar pela ampliao de reconhecimento jurdico, sendo este um padro de reconhecimento amplo, universal, direcionado a toda a comunidade. Esse enriquecimento da comunidade, diz, Honneth na esteira de Mead, o que se pode chamar de luta por reconhecimento 26. Axel Honneth salienta que, ao contrrio do que os modelos utilitaristas dizem para explicar os movimentos sociais, a emerso destes deve ser entendida a partir de uma semntica coletiva que torne possvel a interpretao das experincias individuais de injustia, a partir de um crculo intersubjetivo de sujeitos que experimentam da mesma patologia social (no apenas como uma vivncia isolada de um indivduo). Um fator importante a ser ressaltado que, quanto maior a influncia da luta de reconhecimento de um determinado grupo para que haja mudana na postura social, maior ser a criao de um tipo de interpretao subcultural, que ressaltar a relao entre sentimento individual de injustia e luta generalizada por reconhecimento, alm de resultar na formao de diversos tipos de sociedades, cada uma com suas caractersticas peculiares que se amoldam de acordo com os objetivos que os atores sociais buscam a partir da luta coletiva por reconhecimento. Honneth procura esclarecer que, acompanhando os acontecimentos histricos, existe, com o passar dos anos, um processo de desenvolvimento moral, sendo que o modelo de luta por reconhecimento deve tornar efetivos dois objetivos, quais sejam, de ajudar na interpretao e na compreenso da origem das lutas sociais e de permitir o processo de desenvolvimento moral.

26

SOUSA, Bruno Stigert, em sua dissertao citando - HONNETH, Axel. Luta por Reconhecimento... p. 145.

16

7 Concluso: Em que pese tais consideraes, seria possvel mensurar se houve uma involuo ou uma evoluo da sociedade, alm da constatao de qual o atual desenvolvimento dela. O incio do processo de formao moral mensurado a partir de um momento histrico em que o modelo de reconhecimento amor/direito/solidariedade (modelo tripartite) ainda no tenha se distinguido, para que se possa verificar o que cada esfera de reconhecimento carrega internamente e qual a valorao e importncia atribudas a elas ao longo do tempo. de extrema importncia que cada uma seja bem desenvolvida, no permitindo que a sociedade evolua tendo por base relaes patolgicas que dificultaro a intersubjetividade saudvel entre os indivduos pertencentes a esta comunidade. Por derradeiro, deve-se ressaltar que, quando os indivduos se unem com a finalidade de encontrar o reconhecimento silenciosamente perdido pela sociedade, volta-se a ter um pouco deste, tendo em vista que representaria mais um progresso social em busca do to sonhado (e, porque no, necessrio) reconhecimento.

17

Bibliografia: ASSY, Bethnia e FERES JNIOR, Joo. Reconhecimento. In: BARRETO, Vicente Paulo (coord.). 2006. Dicionrio de filosofia do direito. So Leopoldo: Unisinos Rio de Janeiro. Renovar. HONNETH, Axel. 2009. Luta por Reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais. 2 edio. So Paulo. Ed: 34. NADER, Paulo. 2008. Introduo ao estudo do direito. Rio de Janeiro. Forense. SAAVEDRA, Giovani Agostini e SOBOTTKA, Emil Albert. 2008. Introduo teoria do reconhecimento de Axel Honneth. Civitas - Revista de Cincias Sociais. Endereo na internet: http://redalyc.uaemex.mx/pdf/742/74211531002.pdf, pesquisado no dia 22/08/2011. SOUSA, Bruno Stigert de. 2010. "O Constitucionalismo Solidrio:

responsabilidade, democracia e incluso", dissertao de mestrado defendida em 26/08/2010 conforme quadro publicado pela UERJ, no endereo:

http://www.direitouerj.org.br/2005/download/outros/Defesa_Dissertacoes_mestrado_2010.pdf , pesquisado no dia 28/02/11; SOUZA, Jess. 2000. Uma teoria crtica do reconhecimento. So Paulo. Lua Nova: Revista de Cultura e Poltica, n 50. Endereo eletrnico: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-

64452000000200008&script=sci_arttext, pesquisado em 22/08/11. TAYLOR, Charles. The politics of recognition. In: GUTMANN, Amy (Ed.), 1994. Multiculturalism: Examining the politics of recognition. Princeton University Press traduo de Jlia Leite Valente e Luiz Philipe de Caux. VALENTE, Jlia Leite e DE CAUX, Luiz Philipe. O que a Teoria do Reconhecimento?. Endereo na internet: http://www.polos.ufmg.br/arquivos/downloads/texto-o-que-e-a-teoriado-reconhecimento, pesquisado no dia 22/08/2011.

18

You might also like