You are on page 1of 6

Escola Bsica e Secundria da Calheta

Qumica 10 ano

Atividade Laboratorial 0.1


Tcnicas de Separao e Purificao

Questo Problema n1 Nos laboratrios de qumica, o material de vidro, aps ser lavado com gua, passado por acetona (lquido muito voltil) para que a secagem seja mais rpida. Proponha um processo para recuperar a acetona (misturada com gua), tendo em vista a sua reutilizao. Objetivo Com esta atividade laboratorial, pretende-se aplicar os conhecimentos tericos que adquirimos sobre as tcnicas de separao e purificao. Assim pretende-se: Separar e recuperar a acetona da mistura com gua para que possa ser reutilizada, atravs de uma destilao simples.

A destilao simples uma tcnica de separao em que, por aquecimento, se d a separao dos componentes, ao vaporizar a substncia que tem o ponto de ebulio mais baixo. O componente vaporizado condensado por arrefecimento e recolhido noutro recipiente. vulgarmente utilizada para separar solues em que os lquidos tm pontos de ebulio muito diferentes. Material/Reagentes Material: Suporte universal; Balo de destilao; Termmetro; Condensador de Liebig; Manta de aquecimento; Reagentes:

Soluo homognea de acetona (CH3COCH3) e gua (H2O) Cuidados a ter com o material/reagentes

Ter em ateno a capacidade dos recipientes; No tocar na manta de aquecimento aquando a sua utilizao; Procedimento

Depois de todo o equipamento devidamente montado, colocar a mistura dentro do balo de destilao. Ligar a manta de aquecimento. Observar resultados.

Esquema da destilao simples

Resultados Quando se aproximar do ponto de ebulio da acetona (56C), esta transforma-se em vapor, sendo transportada para o condensador de Liebig, onde arrefecida por circulao de gua. Ao lquido recolhido chama-se destilado. Concluso Como a soluo a destilar formada por dois lquidos miscveis, d-se a vaporizao do lquido com o ponto de ebulio mais baixo, enquanto o restante ficar dentro do balo, pois tem um ponto de ebulio mais alto. Foi possvel separar os componentes da experiencia. Questo Problema n2 As garrafas de azeite, para poderem ser reutilizadas, comeam por ser lavadas com uma mistura de gua e sal grosso. Sugira um procedimento que permita reutilizar os trs componentes da mistura (gua, sal e azeite). Objetivo

Com esta atividade laboratorial, pretende-se aplicar os conhecimentos tericos que adquirimos sobre as tcnicas de separao e purificao. Assim pretende-se: Separar e recuperar os trs componentes da soluo heterognea em questo atravs de uma decantao e de uma cristalizao.

A decantao uma tcnica utilizada para a separao de misturas heterogneas de um lquido e um slido ou de dois lquidos imiscveis. A cristalizao de um constituinte de uma fase lquida consiste na sua separao por formao de uma fase slida cristalina. Material/Reagentes Material: Gobel; Suporte universal; Ampola de decantao; Funil; Caixa de Petri;

Reagentes:

Soluo heterognea de azeite, gua (H 2O) e sal (NaCl) Cuidados a ter com o material/reagentes

Antes de colocar a soluo na ampola de decantao, testar a torneira desta. Procedimento

Colocar a soluo na ampola de decantao no suporte universal. Deixar em repouso (os constituintes separar-se-o em fases distintas de acordo com as respetivas densidades). Abrir a torneira da ampola, deixando verter a gua. Quando o liquido passar, fechar a torneira. As etapas fundamentais a realizar numa cristalizao so: a escolha do solvente, a preparao da soluo, o arrefecimento e a recuperao dos cristais. Para isso, colocar a soluo de gua e sal grosso anteriormente

separada do azeite numa caixa de Petri, colocando ao sol, para que a gua evapore. Observar resultados.

Esquema de uma decantao

Esquema de uma cristalizao

Resultados Durante a decantao reparamos que, ao chegar a zona da soluo em que a gua e o azeite se misturam, se torna difcil separ-los na perfeio. Concluso Conclumos que o primeiro processo ao qual submetemos a soluo no 100% fivel. Na cristalizao, no recuperamos a gua, logo no possvel recuperar todos os componentes. Questo Problema n3 O sal que habitualmente usamos para temperar a comida pode ser obtido por evaporao da gua do mar mas tambm por extrao em minas de sal-gema (zonas onde h muitos milhes de anos haveria mar, mas no entretanto secaram). Ao ser extrado, este sal-gema vem misturado com areia. Como se poder separar estes dois componentes da mistura (sal e areia)? Objetivo Com esta atividade laboratorial, pretende-se aplicar os conhecimentos tericos que adquirimos sobre as tcnicas de separao e purificao. Assim pretende-se:

Separar dois slidos (areia e sal) atravs de uma filtrao e de evaporao.

A filtrao um mtodo para separar um slido de um lquido , pela passagem do lquido ou fluido atravs de um meio permevel capaz de reter as partculas slidas (neste caso, papel de filtro). Material/Reagentes Material: Suporte universal; Funil; Gobel; Papel de filtro;

Reagentes:

Areia e sal (NaCl); gua; Procedimento

Depois de todo o material devidamente montado, dobrar o papel de filtro da forma como mostra a figura:

Posteriormente, misturar gua com a areia e o sal, para o sal dissolva e podermos recorrer filtrao. Depois colocar a soluo de gua e sal junto a uma fonte de calor para se dar a evaporao. Observar resultados.

Resultados Depois da filtrao, a areia fica retida no filtro, separando-se do sal. Como o sal est misturado com a gua, ao colocar a soluo numa fonte de calor a gua evapora, deixando ficar o sal. Concluso possvel separar os componentes eficazmente.

Nicole Oliveira n15 Paulo Costa n16 Rui Maia n17 Srgio Silveira n18

You might also like