You are on page 1of 3

Seleo dos captulos e questes:

Introduo Para que Filosofia?


1. Que crenas silenciosas sustentam nossas afirmaes, negaes, avaliaes e condutas na vida cotidiana? 2. Que passar da atitude ingnua do senso comum atitude filosfica? 3. Quais as definies de Filosofia existentes? Quais podemos aceitar e por qu?

Unidade 1 A Filosofia
Captulo 1 A origem da Filosofia 4. Que quer dizer a palavra filosofia? Que sentido lhe deu Pitgoras de Samos? 5. Que significa afirmar que a Filosofia grega? Captulo 2 O nascimento da Filosofia 6. Como surgiu a Filosofia? 7. Qual a diferena entre mito e Filosofia? 8. Que condies histricas permitiram o nascimento da Filosofia na Grcia? 9. Comente a tese orientalista e a do milagre grego, referentes ao nascimento da Filosofia. 10.Explique as principais caractersticas da Filosofia ao surgir como pensamento racional.

Unidade 2 A razo
Captulo 1 A razo 11.Qual a diferena e a semelhana entre o uso da palavra razo na vida cotidiana e na Filosofia? 12.Exponha a origem da palavra razo do latim e do grego e verifique como o conceito de razo sintetiza vrias sentidos provenientes das palavras que o exprimem. 13.Quais so os princpios da razo? Explique o que um princpio. 14.Que problemas levaram a ampliar os princpios da razo?

Captulo 2 A atividade racional 15.Qual a diferena entre intuio sensvel e intuio intelectual? 16.Por que o Cogito cartesiano uma intuio intelectual? 17.Faa distino entre deduo e induo. D exemplos de ambos. 18.Explique o que so realismo e idealismo. Captulo 3 A razo: inata ou adquirida? 19.Qual a tese central do inatismo? 20.Distinga empirismo de inatismo, comparando suas teses principais. 21.Compare a posio de Plato com a de Descartes. Captulo 4 Os problemas do inatismo e do empirismo: solues filosficas 22.O que a razo para Kant? 23.Que significam a priori e a posteriori? 24.O que a razo para Hegel? Que crticas faz a inatistas, empiristas e kantianos? 25.Comente a crtica kantiana a Descartes e a Hume.

Unidade 8 O mundo da prtica


Captulo 4 A existncia tica 26.O que so o senso moral e a conscincia moral? 27.D exemplo de um juzo de fato e um de valor, explicando o que so estes juzos. 28.Como nossa sociedade concebe a violncia? 29.Qual a relao entre tica e violncia? 30.O que um sujeito moral? 31.Como se d a relao entre meios e fins na tica? Captulo 5 A filosofia moral 32.Qual a diferena entre existncia moral e filosofia moral? Por que essa diferena se torna clara a partir de Scrates? 33.Qual a diferena, estabelecida por Aristteles, entre prxis e tcnica? A tica se ocupa com a primeira ou com a segunda? Por qu?

34.Por que o cristianismo introduz a ideia de dever? 35.O que e a ideia de inteno? 36.Qual a diferena entre Rousseau e Kant no que se refere relao entre natureza humana e dever? 37.O que e como se exprime o imperativo categrico? 38.O que a vontade objetiva, segundo Hegel? Como se relaciona com a vontade subjetiva? 39.Como se d a passagem da passividade virtude, segundo Espinosa? 40.Quais as principais crticas de Nietzsche moral e ao racionalismo moral? 41.A psicanlise impossibilita a tica ou permite reformul-la? Por qu?

You might also like