You are on page 1of 9

Mdulo de Economia Empresarial e para Executivos - Prof.

Paulo Pfeil

Trabalho de Economia para Executivos


A Questes conceituais:
1- O que voc entende pelos seguintes conceitos de economia, listados abaixo? a) Macroeconomia Analisa o comportamento da economia como um todo, por meio de preos e quantidades absolutos. Faz parte dela os movimentos globais nos preos, na produo ou no emprego. b) Microeconomia Estuda o comportamento de cada unidade econmica do sistema, por meio de preos e quantidades relativas. Para exemplificar, pode-se citar a anlise do funcionamento de empresas. c) Sistema de Contas Nacionais Parte da macroeconomia que estuda a construo e a mensurao das medidas agregadas (consumo, investimento, gastos do governo, exportaes, importaes, etc. Refere-se portanto ao regime contbil da atividade econmica e social de um pas, num certo perodo de tempo. d) Balano de Pagamentos o levantamento sistemtico de todas as transaes correntes que ocorrem durante um determinado perodo de tempo entre residentes (pessoas fsicas, jurdicas, instituies sem fins lucrativos e entidades governamentais) e os no residentes. 2- Do ponto de vista dos vendedores, quais os quatro principais tipos de mercados e como eles se diferenciam? No se esquea de ilustrar sua resposta com exemplos. Concorrncia Perfeita: - Grande nmero de compradores e vendedores; - Vendedores e compradores (atomizados) tm influncia desprez~ivel sobre preos; - Estabelecido o preo de mercado ningum ter razes para cobrar menos e, se cobrar mais, os compradores mudam de vendedor; - Livre entrada e sada de compradores e vendedores e homogeneidade dos produtos; - Exemplos: Bolsas de valores, feira livre etc. Concorrncia Monopolstica: - Nmero mais restrito de vendedores no mercado; - Diferenciao do produto ocorre por intermdio da marca; - Exemplos: Produtos de higiene, jeans etc.

Mdulo de Economia Empresarial e para Executivos - Prof. Paulo Pfeil

Mercado Oligopolista: Nmero restrito de vendedores no mercado; Diviso do mercado entre produtos; Poltica de preos e comercializao combinada entre produtos; Exemplos: indstria automotiva, cimenteira, etc.

Monoplio: - Apenas um produtor ou prestador de servios; - Exemplo: Correios para certos tipos de correspondncia. 3- Em um mercado de concorrncia perfeita, quais os fatores que influenciam na demanda e na oferta de produtos e servios? Fatores que influenciam na demanda: As preferncias dos consumidores e seu n~ivel de informao (pref.); O preo do produto em questo; Os preos dos produtos relacionados; A renda dos consumidores; A distribuio da renda; A disponibilidade de crdito; O total da populao; As polticas governamentais, como impostos, subsdios; As expectativas de renda e de preos futuros.

Fatores que influenciam na oferta: Tecnologia de produo das empresas; Preos dos produtos; Preos dos insumos; Nmero de concorrentes no mercado; Expectativa quanto ao futuro dos negcios; Tributos, subsdios e a regulamentao do governo.

4- O que voc entende pelos seguintes conceitos: a) Elasticidade-preo da demanda Mede a reao potencial dos consumidores com relao a variao dos produtos. b) Elasticidade-preo da oferta Mede a reao potencial dos produtores diante da variao de preos de seus produtos. c) Elasticidade-renda da demanda Mede a variao percentual na quantidade demandada de um bem dado uma variao percentual na renda do comsumidor. d) Elasticidade cruzada da demanda Mede a variao percentual na quantidade demandada de um bem dado uma variao percentual no preo de outro bem substituto. Por exemplo, de quanto

Mdulo de Economia Empresarial e para Executivos - Prof. Paulo Pfeil

seria o aumento na quantidade demandada de margarina se houvesse um aumento no preo da manteiga. e) Bens complementares e suplementares Bem substituto ou sucedneo um bem que possa ser consumido em substituio a outro. Por exemplo, margarina e manteiga so em geral consideradas bens substitutos, uma vez que exercem basicamente a mesma funo. Um bem complementar um bem que deve ser consumido com outro bem. Isto significa que, se os bens A e B forem complementares, um aumento no consumo do bem A resulta num aumento do consumo do bem B. A Um exemplo de bens complementares o do po com o fiambre. Se o preo do fiambre baixar, para alm de haver um aumento da quantidade consumida de fiambre, tambm haver um aumento da quantidade consumida de po, uma vez que os dois so frequentemente oferecidos em conjunto. Ilustre suas respostas com exemplos. 5- O que voc entende pelos seguintes conceitos microeconmicos listados abaixo? a) Quantidade de break-even. Quantidades mnimas de produo e venda que permitam a empresa continuar seus negcios de forma lucrativa. b) Oligoplio homogneo e diferenciado. Homogneo: Produtos padronizados, barreiras entrada de novos concorrentes e preos uniformes. Exemplo: Papel para impresso, baldes plsticos. Diferenciado: Mercado com produtos diferenciados, barreiras entrada de novos concorrentes e preos diferenciados. Exemplo: Eletrnicos, automveis e cervejas. c) Monoplio natural, legal e tecnolgico. Natural: Tamanho do mercado no permite mais de uma firma; Legal: Legislao institui monoplio; Tecnolgico: Domnio de segredos industriais. 6- O que voc entende por teoria dos jogos e qual seu objetivo geral? Os agentes econmicos no mercado de oligoplio podem interagir estrategicamente em uma infinidade de formas. Essas solues tem sido estudads, utilizando-se o instrumental da teoria dos jogos. A teoria dos jogos tem como objetivo geral representar os padres de interao nos quais os resultados auferidos por qualquer participante depende das aes dos outros.

Mdulo de Economia Empresarial e para Executivos - Prof. Paulo Pfeil

Dilema dos prisioneiros: Cooperaro ambos os prisioneiros para minimizar a perda da liberdade, ou um dos presos, confiando na cooperao do outro, o trair para ganhar a liberdade? 7- O que voc entende pelos seguintes conceitos de Contabilidade Nacional? a) Fatores da produo. So os elementos constituintes do processo de produo das empresas. So combinados de forma a se obterem produtos, que sero consumidos ou empregados em outras fases mais avanadas do processo produtivo. So basicamente a terra e recursos naturais (arrendamentos), trabalho (salrio), capital (juros), tecnologia (royalties) e capacidade gerencial (pr-labore). b) PIB, PNB e Renda lquida enviada ao exterior. PIB: o valor de mercado de todos os bens e servios finais produzidos em um pas em um dado perodo de tempo; PNB: Refere-se bens e servios finais produzidos pelos residentes do pas em um determinado perodo de tempo. Renda lquida enviada ao exterior: o somatrio da remunerao dos fatores de produo (mo-de-obra, terra, mquinas, equipamentos, tecnologias, capital financeiro, etc.), utilizados na produo de bens e servios de residentes e no residentes. c) PIL e PNL. PIL: o valor de mercado de todos os bens e servios finais produzidos em um pas em um dado perodo de tempo descontadas as depreciaes correntes; PNL: Refere-se bens e servios finais produzidos pelos residentes do pas em um determinado perodo de tempo descontadas as depreciaes correntes. d) Produto nominal e real. Produto nominal: Produto preos correntes, ou seja, com impacto da inflao; Produto real: Produto preos constantes, ou seja, preos do ano-base. 8- Quais as fontes de poupana que podem financiar o total de investimentos feitos em um pas? 9- Quais as funes da moeda e os motivos bsicos para sua demanda? 10- O que o Banco Central e quais seus objetivos? 11- O que voc entende por escambo? 12- De que se compe o spread bancrio e qual seu efeito sobre o custo dos emprstimos na economia? 13- Para o entendimento do funcionamento do sistema bancrio necessrio o conhecimento de alguns agregados monetrios. Neste contexto, o que voc entende por depsitos compulsrios, base monetria, M1 e M2? 14- Quais os canais de influncia da oferta de moeda na economia?

Mdulo de Economia Empresarial e para Executivos - Prof. Paulo Pfeil

15- Como funcionam os quatros instrumentos de poltica monetria que dispe o governo? 16- Qual a diferena entre processo de inflao e mudana de preos relativos? 17- Com o auxlio da curva clssica de Phillips, explique a relao entre taxa de inflao e emprego. 18- O que voc entende por inflao e como podemos caracteriz-la com base em suas origens? 19- Quais as conseqncias do processo inflacionrio sobre a economia? 20- No combate inflao, o que voc entende por polticas ortodoxas e heterodoxas? 21- O que passthrough e quais os regimes cambiais mais adequados para enfrent-lo? 22- O que voc entende pelo regime de metas de inflao? 23- Dentre os planos de estabilizao econmica no pas, faa um resumo dos planos Cruzado, Collor e Real. 24- Como so calculados os ndices de inflao IGP-DI, IGP-10, IGP-M e INPC? 25- Com relao estrutura do balano de pagamentos de um pas, responda: a) Quais as principais rubricas de um balano de pagamentos? b) Cite e explique cinco formas possveis de ajustes nos dficits permanentes do Balano de Pagamentos de determinado pas. c) Explique quais as principais polticas cambiais adotadas normalmente pelos pases?

B - Problemas:
26- Em determinada economia um aumento de 10% nos preos dos servios de energia eltrica (por kw/h) provoca uma queda de demanda de 5%. Calcule o valor da elasticidade-preo da demanda e interprete seus resultados.

Mdulo de Economia Empresarial e para Executivos - Prof. Paulo Pfeil

27- O setor produtivo de determinada economia aumentou a sua oferta de bens e servios em 3%, devido a um aumento de preos da ordem de 6%. Calcule o valor da elasticidade preo da oferta deste produto e interprete este resultado. 28- Determinado setor da economia possui as seguintes curvas de Demanda (Di) e Oferta (Oi): Di = 20 4pi Oi = 8 + 8 pi Pede-se: a) O preo de equilbrio e a respectiva quantidade negociada. b) o que aconteceria na economia se o preo fosse fixado respectivamente em 0,6 e 1,4 unidades monetrias? 29- Determinado setor da economia possui as seguintes curvas de Demanda (Di) e Oferta (Oi): Di = 16 4 pi Oi = 3 + 6 pi Pede-se: a) O preo de equilbrio a respectiva quantidade negociada. b) o que aconteceria na economia se os preos fossem fixados arbitrariamente aos nveis de 1,0 e 2,0 unidades monetrias? 30- Suponha que uma empresa tenha custo operacional fixo (F) equivalente ao valor de $ 2.400, que o preo (p) de venda por unidade de produto seja igual a $ 9 e que o custo operacional varivel por unidade (v) seja de $ 4,5. Determine o volume de vendas no ponto de equilbrio e interprete o resultado encontrado. 31- Seja uma economia com gap positivo de 12% e inflao referencial inercial de 20%. Suponha que o valor do (alfa) seja de 0,35. Calcule a evoluo de seu processo inflacionrio dessa economia at o instante de tempo (t) igual a trs (t=3). 32- Um profissional da rea financeira de Porto Alegre ganhava cerca de R$ 15.000,00 (quinze mil) em dezembro de 2007. Estime qual dever ser o salrio deste profissional no final de dezembro de 2014 para que seu poder de compra permanea o mesmo. Sabe-se tambm o seguinte: IPCA (2008) = 5,9% IPCA (2009) = 4,31% IPCA (2010) = 5,91% IPCA (2011) = 6,50% IPCA (2012) = 5,84% 33- Um conjunto de salas de consultrios mdicos no centro de Porto Alegre, RS, foi alugado em dezembro de 2007 por R$ 40.000,00 (quarenta mil) reais. Com base no IGPM, estime o novo valor a ser cobrado por essas salas a partir de 1 de janeiro de 2015. Sabe-se tambm o seguinte: IGPM (2008) = 9,81%

Mdulo de Economia Empresarial e para Executivos - Prof. Paulo Pfeil

IGPM IGPM IGPM IGPM

(2009) (2010) (2011) (2012)

= = = =

-1,171% 11,32% 5.09% 7,81%

34- Um ttulo de uma companhia de Caxias do Sul, RS foi lanado em Nova York, com prazo de resgate de 5 anos. Sabe-se tambm o seguinte: - Risco-pas considerado: 500 pontos - Taxa bsica dos ttulos do tesouro americano: 5% ao ano. - Desvalorizao projetada da taxa de cmbio no Brasil: 6% ao ano. Obs: Conceito de taxas bruta (ib) e real (ir): Frmula: (1 + ib) = (1 + ir) x (1 + taxa de cmbio) Em face do exposto, comente sob que condio seria mais interesse captar recursos no pas, em detrimento do exterior? 35- Dada a tabela abaixo, determine o crescimento real do PIB de determinado pas no ano de 2009 com relao ao ano de 2008. Alm disto, calcule tambm seu crescimento entre os anos de 2006 e 2009. Ano 2006 2007 2008 2009 PIB a preos correntes (Em R$ milhes) 1.699.148 1.941.498 2.147.944 2.322.818 Deflator implcito % aa. 13,73 8,04 7,47 4,28

36- Utilize polticas monetria e fiscal compatveis de tal forma que ocorra: a) Uma diminuio do nvel de renda, com manuteno da taxa de juros. b) Uma queda da taxa de juros, com manuteno do nvel de renda. c) Um aumento do nvel de renda, com manuteno da taxa de juros da economia. d) Um aumento da taxa de juros, com manuteno do nvel de renda.

37- Considere os seguintes dados agregados de Burkina Fasso: Pas: Burkina Fasso (capital: Uagadugu) Valor (R$ bilhes) 2007 2008

Mdulo de Economia Empresarial e para Executivos - Prof. Paulo Pfeil

Exportaes de bens e servios (X) Investimentos brutos totais (Ibruto) Consumo das famlias (C ) Consumo da administrao pblica (G) Investimentos pblicos (IG) Gastos do governo com INSS (GG) Importaes de bens e servios (M) Consumo das empresas (C ) Investimentos lquidos totais (Iliq) Deflator implcito

122,5 218,4 489,2 234,0 95,0 15,0 132,0 225,7 21,8 1,05

130.0 236,6 490,5 248,0 115,0 39,8 143,0 288,5 23,6 1,10

Pede-se: a) Os valores do PIB nominal em 2007 e 2008 PIB = C + G + Ib + IG + X M b) A taxa real de variao do PIB de 2008 em relao a 2007 (base 2006) c) O saldo em transaes correntes (STC) de 2007 e 2008 STC = X M d) O valor monetrio (R$) do PIL (PIB depreciao) de 2007 e 2008. PIL (PIB Depreciao) Depreciao = Investimento Bruto Investimento Lquido 38- Considere uma situao em que ocorra em um pas em determinado ano uma desvalorizao do Real de 40% e uma inflao de 20%, sendo que 22% dos bens e servios so considerados internacionais. Calcule o efeito desta desvalorizao cambial no nvel de preos desta economia.

39- O Tesouro Nacional lanou bnus da Repblica no mercado de Nova York, pagando juros semestrais de 12% ao ano, durante 15 anos. Considerando-se o valor de face destes ttulos de US$ 100,00, pede-se: a) Montar o fluxo de pagamento semestral destes ttulos. b) Caso o mercado s absorva estes ttulos a uma taxa de 14%, qual dever ser o desgio a ser considerado sobre o seu valor inicial de lanamento?

Mdulo de Economia Empresarial e para Executivos - Prof. Paulo Pfeil

c) Caso este ttulo passe agora a ser comercializado a uma taxa de 5% acima do seu valor de face, qual o novo rendimento destes ttulos (YTM)? 40- Em um determinado sistema econmico, a funo consumo definida como: C = 600 + 3/4 Y Pede-se: a) A equao da funo poupana. b) As propenses marginais a consumir e a poupar e seus significados. c) O nvel de renda de equilbrio (Y) e o multiplicador de investimentos. d) Para um nvel de investimentos (I) igual a 500 UM, determine o novo nvel de equilbrio (Y`) da economia. 41) De forma genrica, utilizando um esquema grfico, descreva os estgios de investimentos em empresas de base tecnolgica, desde a sua criao at a sua fase de consolidao. 42) O que voc entende pelo conceito de venture capital e como este se diferencia dos outros instrumentos de financiamento? Por intermdio de um esquema grfico, identifique os papis desempenhados pelos investidores, fundos de venture capital e empresas no mercado de venture capital. 43) Caracterize os diversos tipos de assimetria de informao que podem ocorrer em um mercado de venture capital

Observao: A resoluo deste Trabalho de Economia Empresarial dever ser entregue impreterivelmente no dia da prova, resolvido em grupo de no mximo trs alunos.

You might also like