You are on page 1of 17

O Estatuto da Cidade e seu rebatimento na poltica de mobilidade urbana

O Estatuto da Cidade e seu rebatimento na poltica de mobilidade urbana

Prof Dr Erika Cristine Kneib Universidade Federal de Gois

Mobilidade Urbana = Desafio

Mobilidade Urbana = Desafio

Mobilidade Urbana = Desafio

Mobilidade Urbana = Desafio

Mobilidade Urbana: Desafio que comea com a necessidade de mudana de paradigma tanto dos gestores quanto da sociedade em geral

MOBILIDADE URBANA: conceito novo em fase de assimilao e amadurecimento Pressupe ARTICULAO de polticas de: transporte, trnsito, uso do solo, densidade, educao, sade, econmicas, de turismo, etc.

ABORDAGENS SOBRE MOBILIDADE URBANA: UM BREVE HISTRICO 2001 Estatuto da cidade: Plano de transporte urbano integrado 2003 - Introduo do conceito poltica Federal Conferncia das Cidades 2003 Cadernos MCidades (2004): Mobilidade: diferentes respostas dadas por indivduos e agentes econmicos s necessidades de deslocamento, considerando as dimenses do espao urbano e a complexidade das atividades nele desenvolvidas. Resoluo Concidades, julho 2005: Plano Diretor de Transporte e da Mobilidade Caderno PlanMob 2007: Mobilidade urbana sustentvel PLC 166/2010 : avano significativo 7

NECESSIDADE DE PLANEJAR A MOBILIDADE NA CIDADE PROCESSO DE PLANEJAMENTO PRODUTO DO PROCESSO = PLANOS DIRETORES

Reflexes:

PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS

Se existem leis e regulamentos federais e municipais, por que no se observa um avano prtico na melhoria da mobilidade? Observam-se abordagens e diretrizes sobre mobilidade nos PDMs atuais. So apenas copy cole de conceitos e diretrizes? Ou so incorporadas, de fato, ao planejamento da cidade?

10

PLANOS DIRETORES DE MOBILIDADE

Reflexes: O que um Plano de Mobilidade? Qual a diferena do Plano de Transportes (Tradicional)? Por que a maioria dos Planos de Mobilidade no se traduz na melhoria efetiva da mobilidade? O que falta? Qual a grande lacuna?
11

Mobilidade e os instrumentos do EC Plano diretor; Contribuio de melhoria; Direito de preempo; Outorga onerosa do direito de construir e de alterao de uso; Operaes urbanas consorciadas; Estudo prvio de impacto ambiental (EIA) e estudo prvio de impacto de vizinhana (EIV).

12

Se no conseguimos ainda refletir o planejamento da mobilidade em melhoria efetiva desta, como evoluir para aplicar os instrumentos do EC para favorecer a mobilidade?

13

Consideraes finais: Mobilidade Urbana: avanos importantes desde a aprovao do EC Vrios desafios: quebra de paradigma; apreenso do conceito; entendimento das reais prioridades para a cidade; articulao entre polticas relacionadas Principal : implementao de aes efetivas
14

O Estatuto da Cidade e seu rebatimento na poltica de mobilidade urbana


Prof Dr Erika Cristine Kneib Universidade Federal de Gois erikakneib@terra.com.br

You might also like