You are on page 1of 11

A HISTRIA SOCIAL DE ROMA Gza Alfldy I. A sociedade romana primitiva: 1.

Fundamentos e origens da organizao social primitiva: Primeiro povoamento: cemitrio nos arredores do Frum (a gora romana), no monte Palatino, datado do sc. 10 a.c. Latino-Faliscanos: migrantes indo-europeus, vindos da Europa Central e dos Balcs, desde o sc. 12 a.c. Economia: pastorcia e agricultura (secundria). Outro povoamento no monte Quirinal: Sabinos, subgrupo dos Osco-Umbros, cujas famlias mais importantes eram os Fbios, os Aurlios e os Cludios. Sabinos e Latinos foram se fundindo. A formao da cidade (Roma) s se completou no sc. 6 a.c., com a organizao destas comunidades primitivas em cidade-estado. Roma se expande para sul, leste e norte do Palatino, absorvendo ncleos populacionais e se delimitando em relao s regies circundantes (Pomerium). Instituies de carter permanente so criadas: magistrados, com jurisdio abrangendo o territrio da cidade; realeza, sob a forma da monarquia eletiva (chefe militar, juiz e pontfice mximo). Tais instituies so resultado da extenso do domnio etrusco sobre Roma: a comunidade urbana romana formou-se sob o domnio etrusco e seguindo o modelo etrusco: Instituies e reis etruscos. Tradies religiosas e culturais etruscas. Estrutura social herdada dos etruscos. Influncia grega, a partir do sc. 6 a.c.: colonizao do sul da Itlia e da Siclia: sobretudo cultural. Os etruscos: Surgiram no sc. 7 a.c.: nessa poca, comeam a crescer as cidades etruscas. Economia: ofcios e comrcio ligados minerao. Liga de doze cidades, cada uma governada por um rei. Estratificao social: nobreza e camada inferior (praticamente escravizada). Nobreza: proprietria das terras frteis e das minas; dominava completamente a vida poltica (conselho de ancios e magistraturas). Camada inferior: dependentes (criados, atletas, danarinos, artfices, mineiros, camponeses vinculados terra e obrigados prestao de servio militar). Modelo transferido para Roma e que vigorou at a plebe se tornar uma ordem independente: patrcios dominando clientes e escravos. Apogeu do domnio etrusco: sc. 6 a.c.: novas cidades fundadas ao Norte, na plancie do P; campanhas no Sul (Lcio, Campnia e, em 535 a.c., aliana com Cartago para combater os fcios, colonizadores gregos no Mediterrneo ocidental). Domnio sobre Roma at o sc. 6 a.c.: relao se inverte e Roma passa a controlar vrias cidades etruscas (Vulci, Tarqunios, Clsio). Reis de Roma continuam a ser etruscos at 508 a.c.: revolta da nobreza contra a monarquia (expulso de Tarqunio, o Soberbo). Tentativas de recuperar Roma fracassam e os etruscos perdem sua frota na batalha naval de Cumas, contra Heron de Sirausa, em 474 a.c., perdendo toda a influncia na regio. Organizao social do perodo etrusco manteve-se aps a abolio da realeza: a nica alterao foi a nobreza passar a desempenhar as funes do rei.

Conflitos sociais simples: os dependentes, ou os que tinha condies de se libertar da dependncia, esforam-se para obter igualdade de direitos polticos ou melhorias em sua situao econmica, luta ora aberta ora velada.

2. Estrutura da sociedade romana arcaica: Famlia: unidade econmica, social e religiosa: O chefe (pater familias) tem poder ilimitado sobre a mulher, os filhos, os escravos e os bens: auctoritas sobre a res familiaris. Funes do pater famlias: administrar os bens (bonorum administratio); tomar decises jurdicas aps consultar os homens adultos (a respeito de casamentos, castigos etc.); representar a famlia no exterior desta; presidir o culto dos antepassados (sacra familiae). Famlias aparentadas (e, inicialmente, vizinhas) faziam parte da mesma gens: Cl: unio de vrias famlias por lao religioso (e, inicialmente, tambm de vizinhana); Associao religiosa que cultua os antepassados das famlias nobres (sacra gentilicia) nas curiae (associaes de homens ou de vrios pater familias). Todos os membros possuem um nome em comum (nomen gentile). Unidade militar: os clientes fornecem soldados para as guerras dos patrcios. Curiae: presididas cada uma por um curio e todas por um curio maximus. O nmero de crias variou ao longo do tempo: 30 nos tempos de Rmulo, divididas por 3 tribos (Ramnes, Tities, Luceres). Comitia curiata (assembleia popular): decises referentes a herana, concesso do imperium aos magistrados eleitos. Legio: 10 cavaleiros e 100 infantes por cria, resultando em 300 cavaleiros e 3000 infantes. A mesma autoridade que tinha o pai de famlia sobre a sua famlia tinham os patrcios sobre os clientes que faziam parte da sua gens. As gens se dividiam em 3 tribos (Ramnes, Tities, Luceres). O sistema comea a mudar quando os plebeus comeam a formar suas gentes e as tribos passam a se formar regionalmente, por bairros. Os patrcios: nobreza de sangue e fundiria originria da cavalaria dos tempos etruscos (os celeres, rpidos, depois quites, cavaleiros, correspondentes ao hippeis de Atenas: Grupo fechado: s admitia-se na nobreza nobres de outras cidades e, aps o incio dos conflitos sociais, estes s eram admitidos na plebe; casamentos com plebeus eram proibidos. Insgnias de classe: anel de ouro (anulus aureus), ricas roxas na tnica (clavus), manto curto de cavaleiro (trabea), sapato alto com correias semelhantes a um bota (calceus patricius), discos ornamentais de metal precioso (phalerae). Posse da terra e de grandes rebanhos (custos de manuteno dos cavalos por parte das vivas e dos rfos da gens). Apropriavam-se da parte de leo dos despojos de guerra. Monopolizavam o poder poltico: assembleia do povo, baseada no sistema curial, dependia da ratificao do senado (senatus), o conselho de ancios dos patrcios (os conscripti, recrutados, senadores plebeus, no tinham direito a voto). S eles podiam indicar os magistrados (dois pretores, de incio, depois chamados de cnsules), o dictator (inicialmente, magister populi, eleito em emergncia militar por seis meses), os sacerdotes e o presidente do senado (princeps senatus). A plebe (de plebs: multido):

Homens livres, com direito de cidadania, mas sem os privilgios dos patrcios, incluindo camponeses dependentes e independentes, artesos e comerciantes (os dois ltimos considerados socialmente inferiores, pois os ofcios e o comrcio era para imigrantes estrangeiros que recebiam o asylum). Tem sua origem na clientela que se torna independente dos patrcios e se torna um grupo social fechado, com instituies prprias. Os clientes continuaram a existir como uma camada inferior de camponeses dependentes dos patrcios, geralmente fora da plebe, por no terem condies econmicas para se separarem dos patrcios. Os camponeses independentes integravam-se plebe mas podiam tornar-se clientes de um patrcio para promoverem-se socialmente. Os escravos: Propriedade do senhor (mancipium, propriedade) e, portanto, objeto de compra e venda. Menos considerado que o homem livre: o crime contra um escravo concebido como o crime contra um objeto e a punio do crime cortada pela metade. Sujeitos autoridade do pater famlias, tal como mulher e filhos (os ltimos podiam ser vendidos at trs vezes como escravos): o escravo era um membro da famlia (comia com o senhor, filhos amamentados pela senhora etc.). Trabalhava como agricultor, pastor e nos ofcios, na companhia de homens livres: complemento para o trabalho familiar. Obtidos por guerras, venda dos filhos pelos pais, escravido por dvidas (o devedor pode responder pela dvida com o prprio corpo) e multiplicao dos prprios escravos. Se libertos pela manumissio, tornavam-se dependentes dos seus ex-senhores (libertus), tal como os clientes dos patres, ou de outras famlias que oferecessem melhores condies de vida e trabalho. O medo dos escravos: conspiraes de escravos visando ocupar os montes, libertar os escravos, matar os senhores e apoderar-se das mulheres e outros bens.

3. As lutas sociais na Roma arcaica: O conflito social fundamental no era entre homens livres e escravos mas entre homens livres com vrios privilgios e homens livres com direitos polticos limitados e com situao econmica difcil: no era entre classes sociais mas entre ordens. Luta de ordens: durou mais de duzentos anos e alterou a forma de organizao da sociedade e do Estado romanos. Primeira fase (sc. 5 at dcada de 60 do sc. 4 a.c.): plebeus se organizam em bloco contra os patrcios. Segunda fase (dcada de 60 do sc. 4 at o sc. 3 a.c.): equilbrio entre os dois grupos, dando origem a uma nova elite, o que coincide com a expanso do domnio romano na pennsula itlica. Causas do conflito: Remontam ao sc. 6 a.c., o mesmo no final do qual a cidade completa sua formao, atravs da expulso da monarquia etrusca e da inverso da relao de dominao anterior entre romanos e etruscos Diferenciao no interior da plebe: Mercadores e artfices enriquecem com o surto de prosperidade dos tempos da monarquia (obras pblicas, equipamentos de combate, utenslios etc.), ao passo que muitos camponeses perdiam suas terras (diviso da herana ao longo das geraes) e se endividavam e eram escravizados.

Os camponeses em melhores condies queriam igualdade poltica (acesso s magistraturas, direito de voto no senado e fim da proibio do casamento entre patrcios e plebeus). Os camponeses em piores condies queriam aumentar a participao no ager publicus (terras do Estado obtidas nas campanhas militares) e liberao das dvidas. Expulso da monarquia etrusca vulnerabilizava Roma contra um ataque externo (os etruscos de Veios e as tribos das montanhas centrais da Itlia, os quos e os Volscos). A cavalaria era inadequada para combater inimigos com fortificaes poderosas (Veios) ou inimigos numerosos (tribos das montanhas): os patrcios dependiam da infantaria (hoplitas: formaes macias couraadas) e os plebeus ameaavam fazer ou faziam greves militares. Os plebeus (a massa desprivilegiada de homens livres) de todas as condies sociais unem-se e a plebe torna-se uma organizao religiosa, de autodefesa e de luta poltica, tornando-se um grupo social oposto nobreza e no mais agregado nobreza como clientela: Fundao de um templo dedicado deusa Ceres no Aventino em 493 a.c. (imitao do templo de Jpiter no Capitlio, fundado em 507 a.c.). A plebe torna-se um Estado dentro do Estado, i.e., cria instituies prprias: Assembleia do povo (concilia plebis), onde toma suas prprias decises (plebiscita); Chefes prprios: o aedilis (chefes do templo, aedes); o tribuni plebis (eram 2 e, depois, no sc. 5 a.c., passaram a 10): imunes (sacrossanti), intervinham nos processos de patrcios contra plebeus (ius intercendi), direito de veto contra os magistrados e o senado, para auxiliar a plebe na luta contra os patrcios (ius auxilii). Nova diviso tribal: soma, s 3 tribos gentlicas originais (Ramnes, Tities, Luceres), de 4 tribus urbanae (Suburana, Palatina, Esquilina e Collina) e, depois, de 16 tribus rusticae (em 241 a.c., quando as tribos deixaram de ser criadas, j eram 35 tribus rusticae): na antiga diviso da comitia curiata, os clientes votavam com os patrcios, todos divididos em 3 tribos; na nova diviso, vrias tribos (20 e, depois, 39) votavam com independncia em relao a essas 3 tribos. Lei das 12 Tbuas (imposta pelos plebeus em 450 a.c., aprox.): no era uma legislao favorvel aos plebeus mas fixava na escrita o direito vigente, caracterizado por: Domnio absoluto do pater famlias. Legitimao da escravatura por dvidas. Reconhecimento do direito de retribuir danos fsicos, da forma como eles foram infligidos (talio). Proibio do casamento entre patrcios e plebeus, desagradando os plebeus ricos. Defensor pblico para os que compareciam perante a justia (vindex). Podia-se, agora, reclamar contra as arbitrariedades do direito consuetudinrio, baseado nos costumes e transmitidos oralmente. Organizao timocrtica da sociedade (atribuda ao rei Srvio Tlio, um ex escravo eleito para reformar a cidade e que governou no sc. 6 a.c., mas provavelmente implementada depois da implementao da Lei das 12 Tbuas, que data de 450 a.c.): criao do censor, em 443 a.c., ao qual cabe avaliar a

qualificao dos cidados em funo da sua fortuna (distribuio censitria, em classis, dos vrios nveis de propriedade, dos assidui at os proletarii). Sistema de classis (contingentes militares): Supra classem, acima das classes (patrcios): 18 centrias de cavaleiros (1800 homens). Primeira classis (plebeus ricos): 80 centrias de infantaria de armas pesadas, com elmo, escudo grande e redondo, couraa para o peito e pernas, lana, dardo e espada (8000 homens). Acompanhados por 2 centrias de fabri (manejadores das mquinas de guerra). Segunda classis (plebeus pobres): 20 centrias de infantaria, com as mesmas armas mas sem a couraa para o peito e com escudo pequeno e comprido (2000 homens). Terceira classis (plebeus mais pobres): 20 centrias de infantaria, com elmo e armas de ataque, somente (2000 homens). Quarta classis (plebeus mais pobres): 20 centrias de infantaria, com lana e dardo, somente (2000 homens). Quinta classis (plebeus mais pobres): 30 centrias, armadas com a funda (3000 homens). Acompanhados por 2 centrias de msicos. Infra classem, abaixo das classes (proletrios): mensageiros e sentinelas. Total: 19200 homens, no total. 19000 combatentes. Substituio da comitia curiata pela comitia centuriata (nova modalidade de assembleia do povo): Cada centria tinha um voto, i.e., 98 centrias (os supra classem e os membro da primeira classis) contra as 95 centrias restantes: predomnio poltico dos proprietrios. No interior de cada classis, os seniores, maiores de 46 anos, formavam o mesmo nmero de centrias que os mais jovens ( iuniores): equilbrio entre os mais velhos (mais conservadores) e os mais jovens (menos conservadores). As reformas de 450 a.c. at o primeiro tero do sc. 4 a.c. no resolveram os conflitos sociais; ao contrrio, as diferenas sociais foram consolidadas. Apesar disso, a organizao social arcaica foi abalada nos seus alicerces, pois: Os laos gentlicos da massa da populao com as famlias aristocrticas se afrouxaram e perderam o seu significado: relao patro-clientes. Os nobres continuavam a dirigir a sociedade mas no por sua ascendncia nobre e sim por sua riqueza (h muito acumulada). Os plebeus conquistaram uma posio social mais elevada, que correspondia sua importncia econmica e militar e s suas ambies polticas. Os patrcios passaram a tender a se aliar prima classis do povo, um potencial aliado: a proibio do casamento entre patrcios e plebeus foi abolida em 445 a.c. pela Lex Canuleia (obra do tribuno Gaius Canuleius).

II. A sociedade romana do incio desde o incio da expanso at a Segunda Guerra Pnica: 1. A dissoluo da organizao social arcaica: equilbrio de ordens e sua expanso: Na passagem do sc. 5 para o sc. 4 a.c. os conflitos sociais se agravaram: Roma alargou os seus domnios atravs das conquistas de Fidena (426 a.c.) e de Veios (396 a.c.).

O nmero de sem-terra (proletrios) aumentou devido ao crescimento populacional e devido ao alargamento dos domnios: as terras conquistadas no eram divididas entre os proletrios mas entre os ricos proprietrios fundirios. Tais conquistas aceleraram o processo de estabelecimento de um equilbrio entre as elites (patrcios e plebeus ricos). Ambas, com o tempo, passaram a vislumbraram na expanso a resoluo da difcil situao econmica dos proletrios s custas de terceiros, bem como a possibilidade de obteno mais riquezas, as quais iriam para as mos dos que j as possuam. O descontentamento em relao desigualdade poltica se mantinha, entre todos os estratos da plebe: a infantaria pesada desempenhava um papel decisivo mas a influncia poltica no era proporcional. Em 387 a.c. a situao se agravou: salteadores gauleses, vindos do Norte, derrotam o exrcito e conquistam temporariamente a cidade ( exceo do Capitlio), saqueando a cidade e devastando os campos em redor. Resultado: As famlias que perderam seus bens, tornando-se proletrias, acabaram reduzidas escravido por dvidas. Os descontentes tentaram derrubar pela fora a ordem estabelecida, em 385 e 375 a.c. A necessidade de reformas tornou-se evidente e os patrcios aliados aos plebeus ricos conseguiram impor uma reforma por dentro da ordem, em 367 a.c., aps a aprovao da leis licnias-sextianas, dos tribunos Caio Licnio Estolo e Lcio Sextio Laterano. As leis licnias-sextianas: Abolio das dvidas que levariam escravido por dvidas dos proletrios. Ningum poderia dispor de mais de 500 jeiras (1,25 km) de terras estatais: os excedentes seriam restitudos e distribudos (essa lei s foi plenamente aplicada a partir de 340 a.c., com o prosseguimento da expanso romana). A escravido por dvidas foi abolida atravs da Lex Poetelia Papiria, em 326 a.c. Em 312 a.c., pio Cludio Caeco, censor de origem plebeia, imps outra medida: os exescravos por dvidas deixariam de ser incorporados nas tribos urbanas e seriam incorporados nas tribos rurais para poderem receber um pedao de terra, o que poderia permitir que eles influenciassem as tomadas de decises e a atividade poltica das populaes rurais. Os patrcios reagiram e a reforma anulada em 304 a.c., mas s parcialmente, pois os libertos mantiveram as terras. Tentativas de equilibrar os direitos polticos dos patrcios e dos plebeus: 304 a.c.: tribuno Gnaeo Flvio publica regras de procedimento legal que garantiam o tratamento equitativo de todos os cidados perante os tribunais (ius Flavianum) 300 a.c.: Lex Valeria de provocatione: se um cidado fosse condenado pelos magistrados pena mxima tinha o direito de apelar ( provocatio) para a assembleia do povo. Os processos criminais passam a ser da competncia da assembleia do povo. O principal objetivo dos lderes plebeus era abrir o acesso, para os plebeus, s magistraturas, ao Senado, alm da ratificao das funes da assembleia do povo em relao ao Senado: Criavam-se magistraturas especiais: tribunos (criados em 493 a.c., aprox.), tribunos militares (criados em 444 a.c.). Abertura das outras magistraturas aos plebeus: quaestor (ajudante do cnsul, encarregado de jurisdies criminais e de questes financeiras) , magister equitum (vice-ditador), dictator, censor, praetor (juiz), augures (colgio de sacerdotes responsveis pelos augrios), pontfices (estes ltimos a partir de 300 a.c. atravs da Lex Ogulnia).

Senado: aberto aos plebeus a partir de 312 a.c., com a Lex Ovinia, que determinou que os censores completariam periodicamente o Senado, nomeando plebeus, e que os plebeus teriam direito ao voto. E em 339 a.c. o Senado, para vetar uma deciso da assembleia do povo, deveria expressar-se perante esta assembleia (Lex Publilia). Em 287 a.c. fecha-se o ciclo de lutas sociais, com a aprovao da Lex Hortensia, que determina que os decretos da assembleia dos plebeus ( plebiscita) seriam considerados vlidos mesmo sem o acordo do Senado (os plebeus, na verdade, j estavam integrados na aristocracia senatorial). Vitria dos plebeus: nova diferenciao social. A reforma do sistema social no s coincidiu com a extenso do domnio romano como organicamente inseparvel desse processo. Aps recuperar-se do ataque dos gauleses e aps consolidar sua posio no Lcio e regies limtrofes por meios diplomticos Roma inicia, em meados do sc. 4 a.c. uma grande ofensiva: 338-283 a.c.: fundao de colnias: ncio, Terracina, Minturnas, Sinuessa, Castrum Novum, Sena Gallica. 290 a.c.: guerras contra os povos montanheses, unidos na liga dos samnitas. 285 a.c.: xitos decisivos contra os gauleses e os etruscos: sujeio da Itlia central. 282-270 a.c.: guerra contra Tarento e Pirro, rei do Epiro, ao sul. O sistema sociopoltico de Roma proporcionava s diferentes tribos e povos da Itlia a possibilidade de nele participarem atravs da concesso de cidadania romana (estratagema diplomtico, base de multiplicao do poder romano e unificao da pennsula no quadro de um Estado): Socii (aliados): autonomia nominal. Civitates sine suffragio: cidadania romana mas sem direito de intervir na escolha dos funcionrios romanos. Municipia: cidadania romana mas administrao comunal prpria. Nova estratificao social: Camada superior: patrcios e plebeus ricos, ligados entre si por laos familiares que exerciam as magistraturas e eram membros do Senado. Camponeses ricos que tinham recebido terras nos territrios conquistados. Pequenos artesos e comerciantes. Pequenos proprietrios e trabalhadores rurais dependentes (clientes). Libertos que exerciam profisses urbanas. Escravos que no laboravam mais no interior de um quadro familiar. Roma deixa de ser uma cidade-estado, dando lugar a um sistema estatal que compreendia muitos centros urbanos com territrios prprios.

2. A organizao social romana no sc. 3 a.c.: Consequncias das lutas sociais (entre ordens) e da extenso do poderio de Roma pennsula itlica: Agravamento da diferenciao social nos planos econmico e da organizao social. Roma deixou de ser uma s comunidade urbana, com um nmero relativamente pequeno de habitantes, para agregar vrias comunidades compostas por grupos sociais heterogneos e por vrios milhes de habitantes. Os diferentes grupos sociais iriam, inevitavelmente, se organizar numa hierarquia social aristocrtica.

O sistema social aristocrtico evoluiu aceleradamente no sc. 3 a.c. por causa da vitria na Primeira Guerra Pnica (264-241 a.c.) e s tomou uma nova direo em consequncia das perturbaes provocadas pela Segunda Guerra Pnica (218-201 a.c.). Economia: A grande maioria da populao vivia da agricultura e da pecuria e a posse da terra era a principal fonte e o principal smbolo de riqueza. Os ofcios e o comrcio desempenhavam um papel ainda restrito (os artfices e os comerciantes formavam uma pequena camada no interior da plebe). Em vez de moeda cunhada usavam-se formas arcaicas de troca. Entretanto, a par da expanso do Estado romano, os ofcios, o comrcio e a economia monetria desempenharam um papel considervel, contribuindo para o fortalecimento dos grupos sociais ativos nesse perodo: Depois do esforo de guerra da Primeira Guerra Pnica na sequncia das conquistas da Siclia (241 a.c.), da Sardenha e da Crsega (237 a.c.) e, sobretudo, aps o estabelecimento destas ilhas como primeiras provncias romanas (227 a.c.) Roma se tornou uma potncia martima impulsionadora da expanso econmica no Mediterrneo ocidental. O Estado romano comeou a proceder cunhagem regular de moeda em 269 a.c., em vsperas da Primeira Guerra Pnica, o que teve consequncias na fixao dos padres pelos quais era realizado o censo. O modelo primitivo e simples de uma sociedade dividida entre aristocracia e povo tornou-se, ento, inconcebvel, devido ao aumento populacional. Novo sistema aristocrtico: pde se desenvolver, em oposio a uma democratizao da sociedade, devido natureza da luta entre patrcios e plebeus e no devido s tendncias conservadoras de uma populao predominantemente rural: os dirigentes da plebe lutavam pela sua integrao aristocracia senatorial, no tendo desejado jamais o fim desta. Relaes de patronato e clientela: antes estabelecidas entre patrcios e plebeus, se estabeleciam agora tambm entre plebeus (ricos) e plebeus (pobres). A estratificao social: baseada, ainda, nos privilgios de sangue, acrescidos de outros fatores: Capacidades pessoais. Posse de terras e dinheiro. Influncia poltica conferida pela qualidade de membro do Senado e pelo acesso s magistraturas. Estatuto conferido pela cidadania e pela liberdade pessoal. Participao na produo agrcola e noutros setores da economia. Relaes polticas das diferentes comunidades itlicas com Roma. Novos grupos sociais: interessados no na posse de terras mas, cada vez mais, nos lucros obtidos atravs dos ofcios, do comrcio e das finanas. Novos conflitos sociais: no mais entre patrcios e plebeus mas entre: A nova aristocracia e a populao proletria urbana da cidade de Roma. Os romanos e seus aliados, muitas vezes oprimidos. Os senhores e os escravos. A nova aristocracia, no decorrer do sc. 3 a.c., conseguiu garantir a no exploso de novas lutas sociais, que contudo se preparavam, devido: Ao apoio que recebia dos camponeses que tinham recebido terras. guerra contra Cartago. A nobreza senatorial: composta por 300 homens aprox., dentre os quais se destacava um grupo numericamente inferior, a nobilitas, composta por membros de antigas gentes patrcias ainda existentes (Fbios, Cludios, Valrios etc.) e por membros de famlias

tradicionais da plebe que foram avolumando um histrico de magistraturas (Publlios, Atlios etc.). Algumas famlias tinham dois ramos (um patrcio e um plebeu); outras haviam se misturado por completo com famlias plebeias. As famlias nobres das comunidades aliadas passaram a manter relaes ntimas com a nobreza senatorial, inserindo-se nela. A nobilitas fornecia grande parte dos homens que ocupavam o cargo pblico mais importante: o consulado. Caracterstica fundamental da nova aristocracia: sua relativa permeabilidade, o que deixava em aberto a possibilidade de ingresso no seu crculo de descendentes particularmente dotados de famlias no senatoriais: os homens novos ( homo novus); ela continuava, entretanto, a ser uma nobreza de sangue. Alm de controlar o Senado, a aristocracia senatorial controla as magistraturas, sobretudo o consulado, pois: S os seus membros eram suficientemente ricos para obterem o cargo de cnsul atravs da adequada propaganda eleitoral e fazendo uso de uma grande quantidade de clientes. S eles eram suficientemente independentes para poderem assumir o encargo de desempenhar cargos pblicos no remunerados e que acarretavam certas obrigaes financeiras. S eles tinham sido educados no seio das famlias dominantes para tomar as decises mais importantes, gozar do prestgio da advindo e influenciar a opinio da massa dos cidados. O domnio da aristocracia senatorial sobre a massa do povo tambm era garantido pelas relaes de patronato e clientela, sendo a clientela composta por parentes pobres, vizinhos, libertos, comunidades inteiras da pennsula itlica. S os magistrados podiam convocar a assembleia do povo e os tribunos da plebe, agora tambm parte da aristocracia senatorial, podiam vetar todos os atos administrativos contrrios aos interesses desta. A aristocracia senatorial conquistava a hegemonia ideolgica atravs da religio, cujos quadros eram fornecidos pela prpria aristocracia senatorial, a qual era baseada na adorao dos antepassados: a aristocracia senatorial manipulava a memria coletiva dos grandes feitos dos antepassados para estimulara a juventude a tudo suportar para participar da glria dos homens de mrito. Bases econmicas do poder da aristocracia senatorial: Posse da terra, apesar de as leis licnias-sextianas terem impedido a formao de grandes domnios territoriais. Comrcio, possibilidade de enriquecimento aberta pelo alargamento do domnio romano na Itlia e pela expanso romana no Mediterrneo ocidental. At 218 a.c., quando a Lex Claudia vedou aos senadores e seus descendentes a posse de navios comerciais com capacidade de carga superior a 300 nforas: o A atividade era indigna dos senadores (justificativa). o A posse de terras mantinha os laos sociais entre a populao rural e os detentores do poder e era menos vulnervel s influncias externas. Comrcio e ofcios: impulsionados pelas duas guerras pnicas: Construo de navios de guerra: em 255 a.c., Roma construiu 220 navios em trs meses. Abastecimento do exrcito e compra dos produtos do saque. Fornecimento de crditos para armamentos e trabalhos de construo. Incio da evoluo que, no sc. 2 a.c., levou ao aparecimento da ordem equestre.

Os camponeses: estratos sociais diversos: dos proprietrios abastados de terras nas novas colnias romanas e latinas aos trabalhadores rurais e clientes em situao de dependncia pessoal da nobreza. Colonizao: Permitiu a concesso de terras em quantidade suficiente aos camponeses mais pobres e s massas proletrias de Roma. Reforou a posio das camadas superior e mdia do campesinato, as quais constituam a base de apoio da aristocracia por garantir o domnio romano nos territrios conquistados e por desempenhar um papel decisivo no exrcito. Concesses da aristocracia ao campesinato: Criao da ltima tribo em 241 a.c. Fundao de novas colnias. Colonizao do ager Gallicus, na regio de Sena Gallica, provomida por Caio Flamnio em 232 a.c., qual se opuseram os grupos mais conservadores da aristocracia. Reforma da assemblia do povo para dar mais peso aos votos dos camponeses ricos. Libertos: importncia e nmero cada vez maiores, sobretudo em Roma e noutras cidades, mas tambm no campo: Estatuto legal inferior ao dos camponeses livres. As principais famlias de Roma emancipavam seus escravos para que estes, recebendo a cidadania romana, as representassem na assembleia do povo. Os clientes continuavam a prestar servios pessoais e de carter econmico aos seus patres. Mesmo com a imposio do imposto de emancipao, 5% do valor do escravo, em 375 a.c., o nmero de libertos continuou a aumentar. Escravos: Posio social mais baixa desde a desagregao da organizao social arcaica at o incio da poca imperial. Importncia aumentada no decorrer do sc. 4 a.c. Fora de trabalho para os grandes proprietrios e para os camponeses ricos. Aquisio: Escravido por dvida abolida em 326 a.c. Comrcio de escravos com outros povos e Estados: tratado entre Roma e Cartago, de 348 a.c., proibia a venda como escravos dos aliados de cada parte contratante, dentro das respectivas esferas de influncia. Obtidos sobretudo pela reduo escravatura dos prisioneiros de guerra: povos da Itlia, Cartago e seus aliados. Durante as guerras pnicas: vulgariza-se a escravizao em massa, com a escravatura atingindo o seu apogeu. Produo econmica baseada no trabalho escravo: somente a partir da Segunda Guerra Pnica: subsistncia de formas patriarcais de escravido. Prisioneiros de guerra no reduzidos escravatura a troco de resgate. Rebelies: ainda raras: 280 a.c.: entre os Volsnios, aliados de Roma, os nobres etruscos libertaram os escravos e concederam-lhes o poder; depois consideraramse injustamente tratados pelos novos senhores e pediram auxlio romano, recuperando sua posio em 264 a.c., aps um conflito sangrento. 259 a.c.: coligao entre 3000 escravos e 4000 soldados da frota dos aliados de Roma (navales socii). 217 a.c.: revolta de 25 escravos em Roma.

Principais conflitos: referentes a se as comunidades da Itlia, to numerosas e to diversamente estruturadas, estariam preparadas a longo prazo para aceitar a supremacia romana e para a sua unio com o povo romano, no quadro de uma organizao social mais ou menos coerente (unificao da Itlia): Durante a Segunda Guerra Pnica muitos aliados de Roma desertaram, at a cidade de Cpua, muito ligada s famlias romanas dominantes. Resoluo: Entrada das famlias itlicas para a ordem senatorial. Incremento das relaes polticas e sociais entre a aristocracia romana e as camadas superiores de cada uma das comunidades. Formao de uma vasta camada camponesa com sentimentos romanos nos outros territrios da Itlia, a partir da colonizao.

You might also like